Para que Serve a Andiroba?

Publicado em: 08/07/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 4,591 |

 

Andiroba (Carapa guianensis AndirobaAubl. ) é uma árvore da família Meliaceae. O nome deriva de "andi-roba", a palavra tupi-guarani que refere as sementes desta árvore e que significa gosto amargo. É reconhecida oficialmente pelo Ministério da Saúde do Brasil como possuidora de propriedades fototerápicas.

Nomes científicos

Carapa guaianensis e Carapa procera (há pequenas diferenças entre as duas espécies). São usadas medicinalmente.

Nomes populares

Andiroba, andirova, angirova, carapa, purga-de-santo-inácio.

Família

Meliáceas (mesma do cedro, canjerana, mogno e cinamomo).

Características

Árvore de grande porte, que chega a atingir 30 metros de altura. O fuste (parte que vai do solo aos primeiros galhos) é cilíndrico e reto. A casca é grossa, tem sabor amargo e desprende-se facilmente em grandes placas. Copa de tamanho médio e bastante ramosa. A inflorescência é uma panícula (espécie de cacho). As flores têm cor creme e o fruto é uma cápsula que se abre quando cai no chão, liberando de quatro a seis sementes. Floresce de agosto a outubro na Amazônia e frutifica de janeiro a maio. Porém, há muitas variações dependendo da região. É nativa da Amazônia. O óleo e as gorduras são extraídos e utilizados para a produção de: REPELENTES DE INSETOS, ANTICÉPTICOS, CICATRIZANTES e  ANTIINFLAMATÓRIOS.

Muito utilizada pelas populações da região Norte do Brasil. Utiliza-se também em animais que apresentam ferimentos. É aplicado o óleo de andiroba sobre as partes feridas e expostas, evitando a contaminação e aproximação de insetos nocivos.

Ocorrência

América Central, América do Sul, Caribe e África tropical. No Brasil, ocorre em toda a Bacia Amazônica, principalmente em regiões de várzeas e áreas alagáveis ao longo dos igapós. Também é encontrada desde o Pará até a Paraíba.

Plantio

Em condições naturais, as sementes perdem o poder de germinação rapidamente. Para manter a viabilidade, a melhor forma de armazenamento é em câmara seca ou úmida, acondicionadas em sacos plásticos. As sementes são plantadas sem nenhum tratamento em recipientes individuais, contendo substrato rico em matéria orgânica e em ambiente semi-sombreado. A germinação acontece entre 25 e 35 dias depois da semeadura. Em seis ou sete meses, as mudas estão prontas para ir ao campo, onde o desenvolvimento é rápido.

Óleo de AndirobaO óleo contido na amêndoa da andiroba é amarelo-claro e extremamente amargo. Quando submetido à temperatura inferior a 25°C, solidifica-se ficando com consistência parecida com a da vaselina. Contém substâncias como a oleína, a palmitina e a glicerina. Possui propriedades anti-sépticas, antiinflamatórias, cicatrizantes e inseticidas.

Usos

Popularmente, o óleo é utilizado para contusões, inchaços, reumatismos e cicatrizações, esfregando-se sobre o local machucado. Como repelente, há quem passe o óleo sobre a pele e quem queime o bagaço. A vela que está no mercado é feita com o bagaço.Deve ser acesa de manhã e à tarde, na hora em que os mosquitos começam a atacar. Na indústria cosmética, usa-se o óleo em sabonetes, xampus e cremes. O óleo é tido como remédio para calvície. Também funciona bem como solvente natural. Usa-se também como reconstituinte celular da derme, eliminando inflamações e dores superficiais. Tem ação purgativa na eliminação de vermes.

Causas de risco de extinção

Principalmente por não ser uma planta muito forte, as chuvas fortes e derrubadas estão pondo em risco a sua sobrevivência. Justamente pelo fato de ser uma planta medicinal, seu risco de extinção preocupa. Faz parte do módulo da vitrine de técnicas da EMBRAPA Floresta, num sistema agroflorestal multiestrato.

Dicas: www.sabedorianatural.com.br

Fonte: Wikmedia/Sabedoria Natural

 

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/medicina-alternativa-artigos/para-que-serve-a-andiroba-2795765.html

    Palavras-chave do artigo:

    andiroba

    ,

    citronela

    ,

    essencia

    Comentar sobre o artigo

    Sua pele faz coisas bem incríveis. Em um dia quente de verão, por exemplo, ela pode produzir mais de 10 litros de suor para ajudar a regular a temperatura do seu corpo. Para se manter saudável, sua pele está constantemente produzindo novas células e descartando velhas num ritmo de 50 mil células por minuto [fonte: Markey]. Além disso, a pele protege seus órgãos, age como defesa contra germes e é o condutor para o tato.

    Por: A. D. Silval Beleza> Cosméticosl 02/09/2010 lAcessos: 254

    Há diferenças significativas entre cosméticos naturais e cosméticos com ingredientes naturais em sua formulação. Isto quer dizer que não basta haver um ingrediente natural na fórmula para fazer do cosmético um produto natural. Para que os cosméticos sejam considerados naturais, devem seguir rígidos padrões em seu processo de formulação e não conter qualquer ingrediente químico entre seus componentes.

    Por: A. D. Silval Beleza> Cosméticosl 10/07/2010 lAcessos: 916
    Produervas Soluções Naturais

    Muitas pessoas convivem diariamente com sintomas em seu organismo, que praticamente já estão incorporados ao seu meio de vida. Esses sintomas acabam tornam-se crônicos e vamos nos acostumando com eles. Isto está errado. Você pode melhorar sua qualidade de vida e livrar-se de problemas "comuns" com atitudes simples. Veja o artigo.

    Por: Produervas Soluções Naturaisl Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 11/10/2014

    Estudo dinamarquês comprovou que mesmo quem bebe moderadamente está prejudicando a qualidade do esperma e poderá enfrentar problemas relacionados à fertilidade. De acordo com a professora Tina Kold Jensen, da University of Southern Denmark, esse é o primeiro estudo realizado com homens jovens e saudáveis que avalia a fundo o consumo de álcool e o impacto que isso pode gerar na procriação.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 09/10/2014
    Professora Eliete M M Fagundes

    Professora explica o surgimento do termo "doses homeopáticas" na linguagem popular e sua ligação com a Homeopatia

    Por: Professora Eliete M M Fagundesl Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 06/10/2014
    Naturals Brazil

    Bem, não sou nenhuma especialista no assunto, mas em minhas pesquisas e leituras me deparei com um trabalho bem interessante sobre coloides: FUNDAMENTOS DE QUÍMICA COLOIDAL E DE ELETROQUÍMICA APLICADOS AOS ESTUDOS DE CONTROLE DA QUALIDADE DAS ÁGUAS, que trata justamente dos coloides como sistemas coloidais e não simplesmente substâncias coloidais, porque pode haver várias de comportamentos dessas substâncias na água. Vou tentar simplificar as 27 páginas, pois a parte que nos interessa são

    Por: Naturals Brazill Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 03/10/2014

    benefícios da medicina chinesa ,não possui afeitos colaterais em relação à medicina tradicional que visa apenas a obtenção de lucros,e são empresas cotadas na bolsa de valores e impedem que sejam divulgada as curas naturas de várias doenças que eles não querem que você saiba

    Por: gleidson de oliveira bezerral Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 29/09/2014

    Confira dicas de bons chás para você substituir pelo café e ter mais saúde e qualidade de vida esta tarde!

    Por: Andrél Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 27/09/2014 lAcessos: 14

    De acordo com a Organização Mundial da Saúde, mais de 35 milhões de pessoas estão infectadas globalmente com o vírus da AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) – doença que pode levar entre dez e quinze anos para se manifestar. É consenso entre os médicos que a infecção pelo HIV representa uma importante barreira para a reprodução. Mas, como 86% dos infectados se encontram em idade reprodutiva, se impõe uma questão importante a ser estudada com muito interesse.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 25/09/2014 lAcessos: 11

    O farmacêutico e presidente da Farmácia Artesanal, Evandro Tokarski, alerta sobre a importância do homem cuidar mais da sua saúde

    Por: Marianal Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 23/09/2014

    Se você escolher usar limpadores químicos, tome cuidado para diminuir os riscos. - Abra as janelas para que o ar fresco dissipe vapores e poluentes. - Use luvas de borracha e roupas de mangas compridas. Para trabalhos mais pesados, use máscaras e protetores para os olhos. - Não misture produtos. Você pode criar uma substância mais tóxica. - Evite sprays, para não inalar o produto. - Enxágüe bem as superfícies que limpar e evite usar produtos químicos nas áreas onde cozinha e come.

    Por: A. D. Silval Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 21/10/2010 lAcessos: 199

    Parece que tudo é bactericida hoje em dia. Cerca de 75% dos sabonetes líquidos vendidos atualmente, em lojas americanas, possuem essa palavra no rótulo e a adição de produtos bactericidas aos nossos arsenais de limpeza não tem fim. Isso tudo significa que estamos mais limpos do que jamais estivemos? Alguns especialistas dizem que não.

    Por: A. D. Silval Beleza> Cosméticosl 21/10/2010 lAcessos: 677 lComentário: 1

    É normal ficar triste de vez em quando, mas o que acontece quando esse sentimento persiste e se transforma em desesperança e desespero? Pode ser depressão, doença que afeta 121 milhões de pessoas no mundo, segundo dados de 2005 da Organização Mundial da Saúde (340 milhões, segundo pesquisa de 2006 a Federação Mundial para Saúde Mental). Só no Brasil, 17 milhões de pessoas têm depressão, sendo as mulheres as mais atingidas pela doença.

    Por: A. D. Silval Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 21/10/2010 lAcessos: 1,293

    O conceito de biopirataria foi lançado em 1992, com a assinatura da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), da Organização das Nações Unidas. Neste tratado, que circulou pela Rio-92, foi estabelecido que os países têm soberania sobre a biodiversidade de seus territórios. A palavra se popularizou e espalhou-se como uma mensagem de alerta. sobre os perigos que passam o conhecimento tradicional das comunidades dos que vivem em áreas de rica biodiversidade e os recursos biológicos...

    Por: A. D. Silval Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 08/10/2010 lAcessos: 1,460 lComentário: 2

    A celulite é uma doença que faz a pele ficar com o aspecto de uma "casca de laranja" uma vez que, quando presente, a pele fica com uma aparência enrugada de uma laranja. Para aqueles que a possuem, a celulite é como se um monstro horrendo se instalasse embaixo da sua pele, deixando para trás uma grotesca trilha como evidência. No melhor dos casos essa trilha se parece com uma casca de laranja. Já nos piores, ela está mais para um queijo cottage.

    Por: A. D. Silval Beleza> Cosméticosl 08/10/2010 lAcessos: 298

    Por que fazer a compostagem? O principal objetivo da compostagem é reduzir a quantidade de resíduos sólidos que você produz. Se você reduzir os resíduos sólidos, poupará espaço nos depósitos de lixo municipais, fazendo com que seus impostos sejam reduzidos. O composto acabado tem a vantagem de ser um útil fertilizante natural, sendo ambientalmente mais amigável do que fertilizantes sintéticos.

    Por: A. D. Silval Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 15/09/2010 lAcessos: 1,735

    Sua pele faz coisas bem incríveis. Em um dia quente de verão, por exemplo, ela pode produzir mais de 10 litros de suor para ajudar a regular a temperatura do seu corpo. Para se manter saudável, sua pele está constantemente produzindo novas células e descartando velhas num ritmo de 50 mil células por minuto [fonte: Markey]. Além disso, a pele protege seus órgãos, age como defesa contra germes e é o condutor para o tato.

    Por: A. D. Silval Beleza> Cosméticosl 02/09/2010 lAcessos: 254

    Será que a batalha que a sociedade trava há um longo tempo com a "barriguinha indesejável" finalmente chegou ao fim? E a solução para este problema parece ser um agente controlador de apetite que não requer prescrição médica, não tem efeito colateral e custa muito pouco. Cientistas que participavam do 240º Encontro Nacional da Sociedade Química Americana divulgaram o resultado de um novo ensaio clínico confirmando que apenas oito copos por dia do "elixir", preferencialmente antes das refeições..

    Por: A. D. Silval Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 27/08/2010 lAcessos: 310
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast