Tratamentos Com Picadas De Abelha

Publicado em: 19/03/2010 |Comentário: 1 | Acessos: 7,265 |

O veneno da abelha é um consagrado medicamento contra diversos distúrbios e problemas. O veneno da abelha, também chamado de apitoxina, é produzido por glândulas existentes no abdômen e introduzido no corpo das vítimas através do canal existente no ferrão, provocando reações que variam de intensidade de acordo com a sensibilidade de cada pessoa.

E uma substância química complexa formada por águas e aminoácidos, açúcares, histamina e outros componentes.

O uso da apitoxina é muito antigo e veio provavelmente da observação de que os primeiros apicultores recebiam muitas picadas e não tinham problema de reumatismo. A apitoxina pode ser encontrada no mercado de forma clandestina (pois não tem autorização do Ministério da Saúde para ser vendida como remédio) em injeções subcutâneas, pomadas, inalações e até mesmo em comprimidos. A picada natural da abelha também é um método empregado, principalmente por acupunturistas. E recomendada para doenças como artrites, nevrites, afecções cutâneas, doenças oftalmológicas, no tratamento de esclerose múltipla.

Em doze países europeus, na categoria de droga, nós podemos achar vinte e quatro produtos que contêm veneno de abelha. Esses produtos incluem formas de creme, linimentos, unguentos, pomadas ou injeção no tratamento de diversas doenças humanas.

Com a ajuda de pinças especiais aproxima-se a abelha da região a picar, a qual deve ser previamente limpa e ter colocado uma bolsa com gelo. Não se deve fazer uma nova picada no mesmo local senão ao fim de cinco dias. Após quatro dias da tumefação, sensação de dor e outras reações terem passado e o doente suportado bem o tratamento, a apiterapia poderá continuar. As regiões a picar são aquelas onde se dão habitualmente as injeções subcutâneas ( partes externas das espáduas e as ancas). O reservatório de veneno esvazia-se muito lentamente sob a ação dos gânglios contráteis. São necessárias várias horas. O veneno é rapidamente absorvido pelos tecidos envolventes e passa para o sangue. Não se deve extrair o ferrão até todo o veneno tiver saído do reservatório.

As injeções intradérmicas é muito mais prático do que as picadas naturais pelas abelhas, porque permite a injeção de doses variadas de apitoxina segundo o estado e a reação do doente. Por outro lado, pode-se sempre ter de reserva uma preparação de apitoxina em qualquer estabelecimento médico. A injeção intradérmica (entre a epiderme e a derme) de solução de apitoxina provou ser o método mais simples e mais eficaz. Com efeito, um quinto do nosso sangue encontra-se localizado na pele, de modo que uma vez o veneno inoculado na pele, espalha-se imediatamente pela via sanguínea através de todo o organismo.

 Este processo é muito mais prático do que as picadas naturais pelas abelhas, porque permite a injeção de doses variadas de APITOXINA segundo o estado e a reação do doente. Por outro lado, pode-se sempre ter de reserva uma preparação de apitoxina em qualquer estabelecimento médico (Hospital, Clínica, Dispensário). A injeção intradérmica (entre a epiderme e a derme) de solução de apitoxina provou ser o método mais simples e mais eficaz. Com efeito, um quinto do nosso sangue encontra-se localizado na pele, de modo que uma vez o veneno inoculado na pele, espalhar-se-á imediatamente pela via sanguínea através de todo o organismo. A imperceptível gotícula de veneno introduzida no nosso corpo durante uma picada de abelha é um remédio muito ativo. Pelo contrário, dezenas destas gotículas tornam-se já tóxicas para o nosso organismo, enquanto que uma dose de várias centenas é mortal.

A sensibilidade do organismo ao veneno de abelha varia segundo os indivíduos: os mais sensíveis são as mulheres, as crianças e as pessoas idosas. A experiência mostrou que 1 a 5 e mesmo 10 picadas de abelhas são muito bem suportadas por um indivíduo em bom estado de saúde e não provocam senão uma vermelhidão, ligeiro inchaço, sensação de queimadura.

Cynara Campanati

www.vettherapy.com.br

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/medicina-alternativa-artigos/tratamentos-com-picadas-de-abelha-2014388.html

    Palavras-chave do artigo:

    abelha

    ,

    picada

    ,

    tratamento

    Comentar sobre o artigo

    Medicina alternativa e remédios caseiros para picadas de abelhas

    Por: Nuno Goncalvesl Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 30/10/2010 lAcessos: 376

    As picadas de abelhas são mundialmente por serem muito dolorosas e por ter um componente em seu veneno que causa muita dor e irritação na pele humana. Porem, o que muitos não sabemos é que o veneno das abelhas, tão temido por nós, hoje em dia esta sendo utilizado para produzir um creme de tratamento cutâneo. Isso mesmo, tratamento para a pele.

    Por: Bruno Souzal Saúde e Bem Estarl 30/12/2014

    Os vegetais crucíferos têm recebido atenção cada vez maior ao longo dos últimos anos, em parte por causa do combate ao câncer e a inúmeros benefícios para a saúde ligados a esses vegetais. Eles normalmente são consumidos crus, cozidos ou em conserva, embora possam ser cozidos e utilizados em frituras ou adicionado a sopa. O rabanete, Raphanus sativus, pertence à família Brassicaceae, pode ter cor branca, vermelha, roxa ou preta, cilíndrica longa ou de forma redonda. O óleo obtido das sementes d

    Por: Marcelo Rigottil Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 28/11/2009 lAcessos: 37,452 lComentário: 3
    Irismar Martins

    Consumido há milhares de anos pelas mais diferentes civilizações, o mel já foi utilizado tanto para a escrita quanto para embalsamar múmias, devido a sua ação bactericida.

    Por: Irismar Martinsl Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 20/03/2011 lAcessos: 99

    Segundo pesquisas já publicadas o aumento de testosterona através de ingestão de comprimidos de testosterona, gel, e injecção, parece não ser 100% segura para a saúde dos homens.

    Por: carlos zinl Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 19/01/2015

    Pesquisadores da Universidade de Adelaide (Austrália) comprovaram pela primeira vez o importante papel do selênio nas primeiras etapas da fertilidade feminina. Antioxidante natural, o selênio é encontrado em alimentos ricos em proteínas, como carne vermelha, frutos do mar e oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas, avelãs etc.), sendo fundamental para o bom funcionamento do organismo – especialmente para aumentar a imunidade e equilibrar a produção de hormônio da tireoide.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 19/01/2015

    Estudo realizado na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, relacionou pela primeira vez defeitos no sêmen masculino com outros problemas de saúde. Depois de analisar as causas da infertilidade de mais de nove mil homens, pesquisadores perceberam forte correlação entre a baixa qualidade do sêmen e um aumento das chances de sofrer de hipertensão, doenças de pele ou endocrinológicas.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 12/01/2015 lAcessos: 13
    Natuforce

    É um óleo rico em ômegas 6 e 9, vitamina E, A, carotenóides e propriedades antioxidantes

    Por: Natuforcel Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 18/12/2014

    Engravidar é um dos principais desejos dos casais que já estão há algum tempo junto e ainda não sentiram o gostinho de ter um bebê engatinhando pela casa. Mas 10% das pessoas em idade reprodutiva enfrentam a questão da infertilidade – o que pode gerar algum desgaste emocional e insatisfação para quem se rende aos fatos e não busca reverter essa situação adversa.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 12/12/2014 lAcessos: 128

    O sol pode ser muito legal, mas a pele sofre. Durante o verão, quando aumentam as atividades ao ar livre, o acúmulo de raios ultravioletas pede ainda mais proteção. Isso porque a incidências de UVA e UVB, principais vilões da pele, são ainda maiores. Neste caso, o uso de filtro solar torna-se indispensável. Para evitar o envelhecimento precoce, risco de queimaduras, câncer da pele e outros problemas, a farmacêutica Naiana Tokarski, orienta como aproveitar a estação mais quente do ano.

    Por: Marianal Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 08/12/2014

    No Brasil, anualmente surgem mais de 500 mil casos de câncer. O número de pacientes em tratamento e que estão em idade reprodutiva é bastante expressivo. Depois do diagnóstico, a primeira coisa que vem à cabeça é "quero salvar minha vida". E têm razão! Em mais de 70% dos casos, esses pacientes vão se curar. Mas enfrentar um câncer não deve ser encarado como sentença de esterilidade. As técnicas de reprodução assistida são muito eficientes e alcançam ótimos índices com os tratamentos disponíveis.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 02/12/2014 lAcessos: 15
    Marcelo R Santos

    Muitas pessoas apesar de terem bons colchões, não conseguem ter uma boa noite de sono. Interessante é que nem mesmo se dão conta de que o vilão pode ser seu travesseiro. Entenda como escolher um bom travesseiro.

    Por: Marcelo R Santosl Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 01/12/2014 lAcessos: 32
    Cynara Campanati

    A Fisioterapia Veterinária é uma especialidade da Medicina Veterinária cuja aplicação tem demonstrado excelentes resultados. Nos últimos anos, o desenvolvimento por médicos veterinários, de técnicas específicas para o tratamento e reabilitação em animais proporcionou um grande avanço na recuperação e reabilitação de cães, gatos, equinos e animais exóticos.

    Por: Cynara Campanatil Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 02/05/2011 lAcessos: 188
    Cynara Campanati

    A eletrotermoterapia é o uso de equipamentos produtores de radiação elétrica e magnética, moduladas de acordo com as necessidades terapêuticas de cada tecido. Estes agentes quando prescritos adequadamente ao corpo do paciente podem promover a redução da dor local, controle do processo inflamatório, cicatrização tecidual, melhora da elasticidade tecidual e a melhora da função muscular.

    Por: Cynara Campanatil Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 25/11/2010 lAcessos: 673
    Cynara Campanati

    O propósito dos florais é dar ao paciente o apoio para que este possa lutar contra as doenças, harmonizando a depressão, a ansiedade, os traumas ou outros fatores emocionais que impedem a cura física.

    Por: Cynara Campanatil Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 25/11/2010 lAcessos: 175
    Cynara Campanati

    O contato do ser humano com os gatos vem de muitos anos. De personalidade independente, tornou-se um animal de companhia ao redor do mundo. O gato ocupa o topo da cadeia alimentar. É um predador natural de diversos, animais, como pássaros, ratos, etc.

    Por: Cynara Campanatil Lar e Família> Animaisl 25/11/2010 lAcessos: 457
    Cynara Campanati

    Os problemas comportamentais são uma constante no dia a dia, muitos animais acabam abandonados, outros chegam a vir a óbito devido a alguma doença, etc.

    Por: Cynara Campanatil Lar e Família> Animaisl 20/11/2010 lAcessos: 254
    Cynara Campanati

    A palavra transmitida verbalmente tem um grande poder sobre as mentes do público e afeta diretamente as zonas cerebrais adequadas. É preciso considerar que a comunicação pessoal insere, na mensagem emitida, a força da voz, as expressões faciais e corporais, além da transmissão das ondas cerebrais do emissor.

    Por: Cynara Campanatil Relacionamentosl 20/11/2010 lAcessos: 124
    Cynara Campanati

    Nos dias de hoje as palavras mais comuns no vocabulário das pessoas são: estresse, preocupação e tensão, o que resulta em dores e doenças e esse modelo de vida afeta não somente os seres humanos, mas seus animais também.

    Por: Cynara Campanatil Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 20/11/2010 lAcessos: 283
    Cynara Campanati

    Assim como os seres humanos, os animais também sofrem acidentes, se machucam, ingerem substâncias tóxicas e necessitam de um pronto atendimento.

    Por: Cynara Campanatil Saúde e Bem Estar> Medicinal 17/11/2010 lAcessos: 161

    Comments on this article

    0
    Rosemara 14/12/2010
    por: Gilvan Gonçalves
    ando com muita dor nos meus dois calcanhar , e eu ainda nao fui ao medico pra saber o q e ,mas desconfio q e esporao uma inframaçao, quando derrepente uma abelha destas q faz mel me picou sem eu perceber, dai no outro dia vim perceber q meu pe nao doia mais , sera q foi da picada q meu pe sarou mais a picada so foi no pe direito e o esquerda ainda doi , tenho vontade de pegar uma abelha pra picar outro pe, sera q devo? grato
    1
    mara 14/12/2010
    Dro. estoubem
    ando com muita dor nos meus dois calcanhar , e eu ainda nao fui ao medico pra saber o q e ,mas desconfio q e esporao uma inframaçao, quando derrepente uma abelha destas q faz mel me picou sem eu perceber, dai no outro dia vim perceber q meu pe nao doia mais , sera q foi da picada q meu pe sarou mais a picada so foi no pe direito e o esquerda ainda doi , tenho vontade de pegar uma abelha pra picar outro pe, sera q devo? grato
    5
    Simone 15/10/2010
    Dra. Cynara, Boa Tarde!
    Poderia me informar se poderia aplicar betametasona no meu cachorro que é alérgico a picada de abelha e qual seria a dose certa a ser aplicada?
    Grata.
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast