Tratamentos Com Picadas De Abelha

Publicado em: 19/03/2010 |Comentário: 1 | Acessos: 7,186 |

O veneno da abelha é um consagrado medicamento contra diversos distúrbios e problemas. O veneno da abelha, também chamado de apitoxina, é produzido por glândulas existentes no abdômen e introduzido no corpo das vítimas através do canal existente no ferrão, provocando reações que variam de intensidade de acordo com a sensibilidade de cada pessoa.

E uma substância química complexa formada por águas e aminoácidos, açúcares, histamina e outros componentes.

O uso da apitoxina é muito antigo e veio provavelmente da observação de que os primeiros apicultores recebiam muitas picadas e não tinham problema de reumatismo. A apitoxina pode ser encontrada no mercado de forma clandestina (pois não tem autorização do Ministério da Saúde para ser vendida como remédio) em injeções subcutâneas, pomadas, inalações e até mesmo em comprimidos. A picada natural da abelha também é um método empregado, principalmente por acupunturistas. E recomendada para doenças como artrites, nevrites, afecções cutâneas, doenças oftalmológicas, no tratamento de esclerose múltipla.

Em doze países europeus, na categoria de droga, nós podemos achar vinte e quatro produtos que contêm veneno de abelha. Esses produtos incluem formas de creme, linimentos, unguentos, pomadas ou injeção no tratamento de diversas doenças humanas.

Com a ajuda de pinças especiais aproxima-se a abelha da região a picar, a qual deve ser previamente limpa e ter colocado uma bolsa com gelo. Não se deve fazer uma nova picada no mesmo local senão ao fim de cinco dias. Após quatro dias da tumefação, sensação de dor e outras reações terem passado e o doente suportado bem o tratamento, a apiterapia poderá continuar. As regiões a picar são aquelas onde se dão habitualmente as injeções subcutâneas ( partes externas das espáduas e as ancas). O reservatório de veneno esvazia-se muito lentamente sob a ação dos gânglios contráteis. São necessárias várias horas. O veneno é rapidamente absorvido pelos tecidos envolventes e passa para o sangue. Não se deve extrair o ferrão até todo o veneno tiver saído do reservatório.

As injeções intradérmicas é muito mais prático do que as picadas naturais pelas abelhas, porque permite a injeção de doses variadas de apitoxina segundo o estado e a reação do doente. Por outro lado, pode-se sempre ter de reserva uma preparação de apitoxina em qualquer estabelecimento médico. A injeção intradérmica (entre a epiderme e a derme) de solução de apitoxina provou ser o método mais simples e mais eficaz. Com efeito, um quinto do nosso sangue encontra-se localizado na pele, de modo que uma vez o veneno inoculado na pele, espalha-se imediatamente pela via sanguínea através de todo o organismo.

 Este processo é muito mais prático do que as picadas naturais pelas abelhas, porque permite a injeção de doses variadas de APITOXINA segundo o estado e a reação do doente. Por outro lado, pode-se sempre ter de reserva uma preparação de apitoxina em qualquer estabelecimento médico (Hospital, Clínica, Dispensário). A injeção intradérmica (entre a epiderme e a derme) de solução de apitoxina provou ser o método mais simples e mais eficaz. Com efeito, um quinto do nosso sangue encontra-se localizado na pele, de modo que uma vez o veneno inoculado na pele, espalhar-se-á imediatamente pela via sanguínea através de todo o organismo. A imperceptível gotícula de veneno introduzida no nosso corpo durante uma picada de abelha é um remédio muito ativo. Pelo contrário, dezenas destas gotículas tornam-se já tóxicas para o nosso organismo, enquanto que uma dose de várias centenas é mortal.

A sensibilidade do organismo ao veneno de abelha varia segundo os indivíduos: os mais sensíveis são as mulheres, as crianças e as pessoas idosas. A experiência mostrou que 1 a 5 e mesmo 10 picadas de abelhas são muito bem suportadas por um indivíduo em bom estado de saúde e não provocam senão uma vermelhidão, ligeiro inchaço, sensação de queimadura.

Cynara Campanati

www.vettherapy.com.br

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/medicina-alternativa-artigos/tratamentos-com-picadas-de-abelha-2014388.html

    Palavras-chave do artigo:

    abelha

    ,

    picada

    ,

    tratamento

    Comentar sobre o artigo

    Medicina alternativa e remédios caseiros para picadas de abelhas

    Por: Nuno Goncalvesl Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 30/10/2010 lAcessos: 364

    Os vegetais crucíferos têm recebido atenção cada vez maior ao longo dos últimos anos, em parte por causa do combate ao câncer e a inúmeros benefícios para a saúde ligados a esses vegetais. Eles normalmente são consumidos crus, cozidos ou em conserva, embora possam ser cozidos e utilizados em frituras ou adicionado a sopa. O rabanete, Raphanus sativus, pertence à família Brassicaceae, pode ter cor branca, vermelha, roxa ou preta, cilíndrica longa ou de forma redonda. O óleo obtido das sementes d

    Por: Marcelo Rigottil Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 28/11/2009 lAcessos: 36,741 lComentário: 3
    Irismar Martins

    Consumido há milhares de anos pelas mais diferentes civilizações, o mel já foi utilizado tanto para a escrita quanto para embalsamar múmias, devido a sua ação bactericida.

    Por: Irismar Martinsl Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 20/03/2011 lAcessos: 96

    Confira dicas de bons chás para você substituir pelo café e ter mais saúde e qualidade de vida esta tarde!

    Por: Andrél Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 27/09/2014

    De acordo com a Organização Mundial da Saúde, mais de 35 milhões de pessoas estão infectadas globalmente com o vírus da AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) – doença que pode levar entre dez e quinze anos para se manifestar. É consenso entre os médicos que a infecção pelo HIV representa uma importante barreira para a reprodução. Mas, como 86% dos infectados se encontram em idade reprodutiva, se impõe uma questão importante a ser estudada com muito interesse.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 25/09/2014

    O farmacêutico e presidente da Farmácia Artesanal, Evandro Tokarski, alerta sobre a importância do homem cuidar mais da sua saúde

    Por: Marianal Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 23/09/2014

    A bebida popularmente conhecida pela infusão de folhas, flores e raízes apresenta cada vez mais benefícios para o organismo, em novos sabores e um jeito diferente de consumir.

    Por: Marianal Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 17/09/2014

    Em anos recentes, a população passou a ser alertada com mais regularidade sobre os riscos da falta de vitamina D – obtida 90% através da exposição ao sol, principalmente aos raios UVB, e 10% através da alimentação (óleo de fígado de bacalhau, gema de ovo, fígado, manteiga e peixes, como salmão, cavala, arenque, sardinha e atum).

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 16/09/2014 lAcessos: 17

    Professora especialista informa que o curso de Homeopatia é considerado livre a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional

    Por: Terezinha Tarcitanol Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 01/09/2014
    Professora Eliete M M Fagundes

    Professora dá dicas de como fazer tratamento homeopático sem corres riscos em alguma blitz policial de teste do Bafômetro

    Por: Professora Eliete M M Fagundesl Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 14/08/2014
    Gabriel Reis Stein

    É um método terapêutico complementar que se utiliza da impostação das mãos e da Energia Vital no intuito de equilibrar os campos energéticos do indivíduo, auxiliando-o no restabelecimento do seu equilíbrio físico, mental e espiritual. Esta técnica foi resgatada no século XIX pelo monge budista Mikao Usui.

    Por: Gabriel Reis Steinl Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 13/08/2014
    Cynara Campanati

    A Fisioterapia Veterinária é uma especialidade da Medicina Veterinária cuja aplicação tem demonstrado excelentes resultados. Nos últimos anos, o desenvolvimento por médicos veterinários, de técnicas específicas para o tratamento e reabilitação em animais proporcionou um grande avanço na recuperação e reabilitação de cães, gatos, equinos e animais exóticos.

    Por: Cynara Campanatil Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 02/05/2011 lAcessos: 179
    Cynara Campanati

    A eletrotermoterapia é o uso de equipamentos produtores de radiação elétrica e magnética, moduladas de acordo com as necessidades terapêuticas de cada tecido. Estes agentes quando prescritos adequadamente ao corpo do paciente podem promover a redução da dor local, controle do processo inflamatório, cicatrização tecidual, melhora da elasticidade tecidual e a melhora da função muscular.

    Por: Cynara Campanatil Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 25/11/2010 lAcessos: 623
    Cynara Campanati

    O propósito dos florais é dar ao paciente o apoio para que este possa lutar contra as doenças, harmonizando a depressão, a ansiedade, os traumas ou outros fatores emocionais que impedem a cura física.

    Por: Cynara Campanatil Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 25/11/2010 lAcessos: 162
    Cynara Campanati

    O contato do ser humano com os gatos vem de muitos anos. De personalidade independente, tornou-se um animal de companhia ao redor do mundo. O gato ocupa o topo da cadeia alimentar. É um predador natural de diversos, animais, como pássaros, ratos, etc.

    Por: Cynara Campanatil Lar e Família> Animaisl 25/11/2010 lAcessos: 448
    Cynara Campanati

    Os problemas comportamentais são uma constante no dia a dia, muitos animais acabam abandonados, outros chegam a vir a óbito devido a alguma doença, etc.

    Por: Cynara Campanatil Lar e Família> Animaisl 20/11/2010 lAcessos: 247
    Cynara Campanati

    A palavra transmitida verbalmente tem um grande poder sobre as mentes do público e afeta diretamente as zonas cerebrais adequadas. É preciso considerar que a comunicação pessoal insere, na mensagem emitida, a força da voz, as expressões faciais e corporais, além da transmissão das ondas cerebrais do emissor.

    Por: Cynara Campanatil Relacionamentosl 20/11/2010 lAcessos: 119
    Cynara Campanati

    Nos dias de hoje as palavras mais comuns no vocabulário das pessoas são: estresse, preocupação e tensão, o que resulta em dores e doenças e esse modelo de vida afeta não somente os seres humanos, mas seus animais também.

    Por: Cynara Campanatil Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 20/11/2010 lAcessos: 272
    Cynara Campanati

    Assim como os seres humanos, os animais também sofrem acidentes, se machucam, ingerem substâncias tóxicas e necessitam de um pronto atendimento.

    Por: Cynara Campanatil Saúde e Bem Estar> Medicinal 17/11/2010 lAcessos: 158

    Comments on this article

    1
    Rosemara 14/12/2010
    por: Gilvan Gonçalves
    ando com muita dor nos meus dois calcanhar , e eu ainda nao fui ao medico pra saber o q e ,mas desconfio q e esporao uma inframaçao, quando derrepente uma abelha destas q faz mel me picou sem eu perceber, dai no outro dia vim perceber q meu pe nao doia mais , sera q foi da picada q meu pe sarou mais a picada so foi no pe direito e o esquerda ainda doi , tenho vontade de pegar uma abelha pra picar outro pe, sera q devo? grato
    2
    mara 14/12/2010
    Dro. estoubem
    ando com muita dor nos meus dois calcanhar , e eu ainda nao fui ao medico pra saber o q e ,mas desconfio q e esporao uma inframaçao, quando derrepente uma abelha destas q faz mel me picou sem eu perceber, dai no outro dia vim perceber q meu pe nao doia mais , sera q foi da picada q meu pe sarou mais a picada so foi no pe direito e o esquerda ainda doi , tenho vontade de pegar uma abelha pra picar outro pe, sera q devo? grato
    4
    Simone 15/10/2010
    Dra. Cynara, Boa Tarde!
    Poderia me informar se poderia aplicar betametasona no meu cachorro que é alérgico a picada de abelha e qual seria a dose certa a ser aplicada?
    Grata.
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast