Ação do hormônio testosterona no homem e na mulher

Publicado em: 11/04/2011 |Comentário: 1 | Acessos: 3,480 |

A Testosterona é um hormônio esteróide, ou seja, que têm como precursor comum uma molécula de colesterol e é produzido tanto nos homens quanto nas mulheres.

A produção diária do hormônio testosterona nos homens é  20 a 30 x maior em comparação com a produção das mulheres, mas apesar da menor quantidade, a testosterona na mulher tem efeitos importantes na parte física e mental feminina.

Nos homens o hormônio testosterona é produzido pelos testículos após estímulo do hormônio luteinizante (LH), hormônio que é liberado por um glândula situada na base do cérebro, chamada de hipófise. Nos indivíduos do sexo feminino, a testosterona é produzido pelos ovários (veja imagem abaixo), também pelo estímulo do LH, e, em pequena quantidade, em ambos os sexos, também pelas glândulas supra-renais.

 

 Produção de Testosterona na Mulher

A deficiência do hormônio testosterona tanto em homens quanto em mulheres pode ter conseqüências sérias tanto físicas como mentais, prejudicando a saúde do indivíduo. Os sinais e sintomas variam dependendo da etapa da vida na qual a deficiência de testosterona ocorre.

No homem a deficiência de testosterona ocasiona dificuldade de ereção, perda da libido, dificuldade de concentração, memória ruim, perda do interesse em atividades antes prazerosas, diminuição do contato social, ondas de calor, náusea, palpitações, cansaço (fadiga), diminuição da flexibilidade, diminuição da massa óssea, perda muscular, fragilidade, distúrbio do sono, depressão e irritabilidade (veja imagem abaixo).

 

Sinais e Sintomas de Deficiência de Testosterona no Homem

 

Na mulher a deficiência do hormônio testosterona ocasiona diminuição da libido, diminuição da produção de fatores de liberação de feromônios (liberados pelas glândulas sebáceas), que têm como função atrair o sexo oposto,  diminuição do metabolismo da quebra de gorduras, perda da massa muscular e principalmente diminuição da energia mental e assertividade.

A diminuição do hormônio testosterona ocorre principalmente com o aumenta da idade em ambos os sexos, homem e mulher, mas apesar de sua diminuição ser mais conhecida em homens, é na mulher que a testosterona diminui de forma mais rápida. Níveis sanguíneos do hormônio testosterona em uma mulher de 40 anos é usualmente metade da dosagem quando comparado a uma mulher de 21 anos de idade. 

A reposição do hormônio testosterona somente deve ser feito após análise médica clínica e laboratorial, pois existem vários fatores individuais que interferem na própria produção de testosterona, por exemplo, a própria atividade física quando realizada de maneira intensa e o estresse podem diminuir a nossa própria testosterona endógena, por inibir a secreção do LH. A pílula anticoncepcional nas mulheres, por exemplo, produz o aumento das proteínas ligadoras de hormônios sexuais, que quando em excesso não deixam a testosterona livre agir de maneira eficiente.

Em resumo, a reposição de testosterona se faz necessária para reverter os sinais e sintomas que ocorrem com a sua deficiência. Fatores como o aumento da idade, estresse, pílula anticoncepcional, entre outros fatores, devem ser avaliados como possíveis causas de sua deficiência. A testosterona pode ser administrada de várias maneiras, como via oral, transdérmica e intramuscular, cabe ao médico com experiência em tratamento hormônal do envelhecimento, determinar quando e como tratar.

Para mais informações sobre hormônio testosterona e Anti-Aging Medicine (antienvelhecimento) acesse o site: www.clinicahigashi.com.br

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/medicina-artigos/acao-do-hormonio-testosterona-no-homem-e-na-mulher-4579408.html

    Palavras-chave do artigo:

    testosterona

    ,

    hormonio testosterona

    ,

    testosterona no homem

    Comentar sobre o artigo

    Andrea de Souza Nunes

    Hormônios são substâncias químicas que transferem informações e instruções entre as células do nosso organismo regulando o nosso metabolismo e envelhecimento. Os hormônios bioidênticos são hormônios que têm exatamente a mesma estrutura química e molecular encontrada nos hormônios produzidos pelo nosso organismo, independentemente da fonte da qual se origina (assim pode ser natural ou sintética).

    Por: Andrea de Souza Nunesl Saúde e Bem Estar> Medicinal 13/08/2010 lAcessos: 3,569 lComentário: 4

    O aumento da expectativa de vida, tanto do homem como da mulher, leva a uma procura incansável pela "fonte eterna da juventude". Além disso, como o processo de envelhecimento está normalmente associado a um maior número de problemas de saúde ou a uma maior chance de desenvolvê-los, diferentes substâncias, como o famoso "hormônio antienvelhecimento", têm sido usadas com o objetivo de retardar este processo

    Por: Flávia Ghiurghil Saúde e Bem Estar> Medicinal 10/08/2012 lAcessos: 58
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Sou filósofo com formação diversificada em outros campos, inclusive em psicologia, mas o que estou escrevendo é como hipótese especulativa, fundamentada em parte por uma obra escrita citada em referencia, como a finalidade de evitar a ideologização religiosa da homoafetividade.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 02/03/2014 lAcessos: 25

    Segundo o médico da Slimming World, Jacquie Lavin, existem muitas razões para que os homens sejam mais bem-sucedidos do que as mulheres na perda de peso.

    Por: Izaara Carvalho Alvarengal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 03/11/2008 lAcessos: 2,182 lComentário: 1
    Meio News RJ

    A testosterona pode até ajudar muitos marmanjos durante suas relações sexuais. Mas também pode fazer com que uma pessoa se torne mais egocêntrica.

    Por: Meio News RJl Saúde e Bem Estarl 01/02/2012 lAcessos: 73
    Emerson Santana

    Câncer de próstata ou cancro da próstata é uma doença na qual ocorre o desenvolvimento de um cancro/câncer na próstata, uma glândula do sistema reprodutor masculino.

    Por: Emerson Santanal Saúde e Bem Estar> Medicinal 02/10/2013 lAcessos: 59
    Pastor Wanderson da Silva

    Perguntas do tipo: "Como deixar de fazer algo que é tão bom para o corpo e mente? Como viver em santidade se não posso controlar os impulsos fortes e a adrenalina que se levanta quando nós beijamos? Pequei e não consigo resistir a vontade de fazer sexo com minha namorada? Será que terei que deixar o ministério?... Perguntas como esta e outras semelhantes é que me levou a escrever este artigo. Neste estudo apresentaremos a saída para aqueles que não conseguem abandonar a fornicação..

    Por: Pastor Wanderson da Silval Religião & Esoterismo> Evangelhol 20/07/2010 lAcessos: 16,963 lComentário: 9
    Pastor Wanderson da Silva

    Descubra as varias facetas da disfunçao sexual feminina. Muitos casais estao secos sexualmente sem saber a causa do problema. Aqui você tera acesso a informações sobre sexualidade do ponto de vista clinico e cristã.

    Por: Pastor Wanderson da Silval Lar e Família> Casamentol 09/03/2009 lAcessos: 64,473 lComentário: 75
    Pastor Wanderson da Silva

    MUITOS QUEREM DITAR REGRAS SEXUAIS PARA OS CASAIS QUE VERDADEIRAMENTE NAO ESTAO NA BIBLIA. QUAL A VERDADE O QUE E OU NAO E PECADO DE ACORDO COM DEUS? DESCUBRA AQUI...

    Por: Pastor Wanderson da Silval Lar e Família> Casamentol 24/07/2009 lAcessos: 6,917

    O documento, fruto da parceria com a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), pretende auxiliar os médicos a reduzir o risco de os pacientes contraírem infecções.

    Por: Ricardo Machado Comunicaçãol Saúde e Bem Estar> Medicinal 30/10/2014

    Estudo publicado no Breast Cancer Research demonstrou a importância de não incluir apenas as mulheres com histórico de câncer de mama na família, mas também aquelas que têm mamas densas no grupo de risco. Afinal, esse é considerado um fator de risco significativo que deveria ser acompanhado de perto como forma de prevenção da doença.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 28/10/2014

    O câncer tem sido causa de morte em todo o mundo e motivo de preocupação para muitos. Contudo, um estudo publicado no jornal científico Células-tronco, apresentado como mais uma forma bem sucedida de combate ao câncer e esperança de cura para aqueles que convivem com a doença.

    Por: josi feitosal Saúde e Bem Estar> Medicinal 28/10/2014

    Muitas pessoas podem acabar por reclamar, ou até mesmo proclamar elogios com relação a saúde publica de sua região, no entanto também podemos verificar que acaba por ser considerado como comum o fato do que seria a saúde pública. Sendo assim, iremos falar agora mesmo o que seria, e até mesmo como funciona a saúde pública.

    Por: anamarial Saúde e Bem Estar> Medicinal 28/10/2014

    Muitas pessoas podem acabar por ter a necessidade de realizar um exame que seja considerado como complexo, no entanto podemos verificar que alguns destes exames acabem por causar uma determinada dúvida.

    Por: anamarial Saúde e Bem Estar> Medicinal 24/10/2014

    O Alzheimer modifica consideravelmente a vida das pessoas afetadas e dos seus familiares. As pessoas com Alzheimer estão, sobretudo em fases mais avançadas, física e cognitivamente muito comprometidas. Por isso, é particularmente importante para os doentes viverem num ambiente em que se possam movimentar com facilidade e segurança.

    Por: tkencasal Saúde e Bem Estar> Medicinal 24/10/2014

    A Mentalmédica é um Centro de Referência nas Áreas da Saúde Mental e Neurociências. Para a concretização dos seus objetivos a Mentalmédica inclui no seu Corpo Clínico Especialistas nas Áreas da Saúde Mental e Neurociências, assim como de várias outras áreas da saúde, que trabalham em Articulação Constante.

    Por: MENTALMÉDICAl Saúde e Bem Estar> Medicinal 23/10/2014

    Uma em cada quatro mulheres com doença inflamatória pélvica (DIP) tem sequelas a longo prazo. A infertilidade é uma delas – podendo afetar até 60% das pacientes depois de um episódio. Nos Estados Unidos, a DIP atinge 1,5 milhão de mulheres todos os anos.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 22/10/2014

    A aplicação de Plasma Rico em Plaquetas ou PRP tem surgido como um avanço na para acelerar o processo de cicatrização das lesões de tendão, muscular e articular, de uma maneira fisiológica e segura. O PRP é uma modalidade de tratamento de uma nova área em ascensão da medicina chamada de medicina regenerativa, o principio é unir tecnologia de ponta com a habilidade natural do organismo para curar-se.

    Por: Dr. Rafael Higashil Saúde e Bem Estar> Medicinal 14/09/2012 lAcessos: 172

    A evolução da história da humanidade é marcada por mudanças de paradigmas e o envelhecimento esta sendo questionado: Porque devo envelhecer? É com este questionamento que cientistas e médicos iniciaram a medicina antienvelhecimento ou medicina anti-aging, com o objetivo de amenizar o declínio funcional do envelhecimento.

    Por: Dr. Rafael Higashil Saúde e Bem Estar> Medicinal 15/10/2010 lAcessos: 679

    A deficiência do hormônio de crescimento (GH) no adulto é associado a sintomas mentais e emocionais como cansaço, tendência a depressão, isolamento social, baixa auto-estima, ansiedade e memória falha, e sinais físicos como aumento de gordura abdominal, diminuição da massa muscular, diminuição da densidade mineral óssea, pele fina, flácida e enrugada, alteração no metabolismo dos lipídios e intolerância à glicose.

    Por: Dr. Rafael Higashil Saúde e Bem Estar> Medicinal 22/06/2010 lAcessos: 1,613 lComentário: 2

    O avanço da neurociência permite hoje estimulação direta do cérebro com a Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) é um grande avanço no tratamento das doenças neurológicas e psiquiátricas tratadas, até então, somente com medicamentos e psicoterapia. Entre as patologias beneficiadas com essa nova técnica ressaltamos dores crônicas, depressão, reabilitação do acidente vascular cerebral e Mal de Parkinson.

    Por: Dr. Rafael Higashil Saúde e Bem Estar> Medicinal 07/05/2010 lAcessos: 2,424 lComentário: 8

    A Fibromialgia tem um como base alteração genética associado a três fatores: alterações neuroendocrinológicas (substâncias que podem modificar o humor, ânimo e gordura de todo o nosso organismo), alterações de neurotransmissores (substâncias que podem modificar o emoções no cérebro) e disfunção neurosensorial (alteração no sistema neurológico que pode modificar o modo como sentimos a dor).

    Por: Dr. Rafael Higashil Saúde e Bem Estar> Medicinal 03/05/2010 lAcessos: 2,035 lComentário: 2

    Hérnia de disco é uma condição dolorosa a qual pressiona a raiz do nervo o que leva a inflamação e dor local e irradiada fibrosa. O bloqueio epidural é uma técnica especial de injeção realizado por médicos com experiência em clínica de dor, através de uma agulha especial consegue-se introduzir medicação antiinflamatória diretamente próximo a raiz no nervo inflamado para alívio imediato e a longo prazo da dor

    Por: Dr. Rafael Higashil Saúde e Bem Estar> Medicinal 29/04/2010 lAcessos: 4,412 lComentário: 3

    Comments on this article

    0
    joao de souza 06/08/2011
    uma pergunta: qual o as causas no homem se tomar hormonio feminino?
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast