Agomelatina (Valdoxan): Um Novo Antidepressivo Com Ação Na Melatonina

Publicado em: 29/07/2009 |Comentário: 2 | Acessos: 37,984 |

Foi recentemente aprovado pela ANVISA no Brasil o uso do Valdoxan, a agomelatina, um novo medicamento antidepressivo com ação em receptores de melatonina. A agomelatina estava sendo esperada pela comunidade médica pois o seu perfil de eficácia e tolerabilidade é bastante bom. É o primeiro antidepressivo com ação diferente dos neurotransmissores clássicos como a serotonina, dopamina e noradrenalina.

Segundo a EMEA, agëncia regulatória de medicamentos na Europa, a agomelatina representa uma significante inovação no tratamento da depressão. Em estudos comparativos a agomelatina foi superior à venlafaxina no tratamento da depressão, além de ser melhor tolerada.

A agomelatina é um dos antidepressivos com menor índice de cefaleia, dor de cabeça como efeito colateral. Devido ao grande número de evidencias que ligam o sistema de melatonina com a enxaqueca, o potencial de uso da agomelatina no tratamento preventivo da enxaqueca e outras cefaleias é bastante esperado, novas pesquisas informarão detalhes sobre o assunto.

O valdoxan foi lançado em comprimidos de 25 mg, podendo ser ajustada a dose para 50 mg. Espera-se que com a agomelatina o arsenal terapëutico medicamentoso da depressão seja aumentado, com um medicamento que possa agir fora do sistema serotoninérgico, dopaminérgico ou adrenérgico, como são os antidepressivos atualmente. O clássico antidepressivo Prozac, a fluoxetina, por exemplo age como um inibidor da recaptação de serotonina, melhorando a função da serotonina no cérebro. A agomelatina agindo na melatonina abre uma outra opção de tratamento para depressão.

Clique na palavra para ler mais sobre melatonina, valdoxan-agomelatina, e as pesquisas e textos do Dr Mario Peres sobre enxaqueca e melatonina

Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 7 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/medicina-artigos/agomelatina-valdoxan-um-novo-antidepressivo-com-acao-na-melatonina-1077491.html

    Palavras-chave do artigo:

    agomelatina

    ,

    melatonina

    ,

    valdoxan

    Comentar sobre o artigo

    Uma em cada quatro mulheres com doença inflamatória pélvica (DIP) tem sequelas a longo prazo. A infertilidade é uma delas – podendo afetar até 60% das pacientes depois de um episódio. Nos Estados Unidos, a DIP atinge 1,5 milhão de mulheres todos os anos.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 22/10/2014

    As Hepatites são doenças de etiologia viral que acometem o fígado causando inflamação, cirrose e até câncer hepático.

    Por: Central Pressl Saúde e Bem Estar> Medicinal 20/10/2014

    É possível que em diferentes momentos as pessoas já tenham ouvido falar sobre a ressonância magnética, no entanto também é possível que poucos tenham conhecimento do que se trata realmente este exame.

    Por: anamarial Saúde e Bem Estar> Medicinal 17/10/2014

    Segundo estudo divulgado na revista científica Lancet, o Brasil tem mais pessoas acima do peso ou obesas do que a média mundial. De acordo com a pesquisa, a obesidade atinge mais da metade da população adulta brasileira, sendo 58% das mulheres e 52% dos homens.

    Por: Flávia Ghiurghil Saúde e Bem Estar> Medicinal 15/10/2014

    Muitas pessoas podem acabar por não ter conhecimento sobre o que seria o livro branco, assim como também o porque ele deveria existir ou as pessoas deveriam ter o real conhecimento sobre a sua funcionalidade.

    Por: anamarial Saúde e Bem Estar> Medicinal 15/10/2014

    Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 20 milhões de pessoas deixaram de enxergar por conta do problema. Tendência é a de que casos aumentem significativamente nos próximos anos.

    Por: Ricardo Machado Comunicaçãol Saúde e Bem Estar> Medicinal 10/10/2014

    A alergia ao pólen ou também chamada "polinose" é causada pelo contato dos polens de certas plantas com o desencadeamento de manifestações alérgicas.

    Por: Central Pressl Saúde e Bem Estar> Medicinal 03/10/2014

    ESTE TRABALHO FOI DESENVOLVIDO PARA A APLICAÇÃO DOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS TRABALHADOS COM ALUNOS DOS 3º ANOS DO ENSINO MÉDIO. FOI BASTANTE GRATIFICANTE, POIS OS ALUNOS TIVERAM CONTATO COM OS CONTEÚDOS NA PRÁTICA E AINDA DESCOBRIRAM NOVAS INFORMAÇÕES.

    Por: Josimara L. Furtado dos Santosl Saúde e Bem Estar> Medicinal 02/10/2014
    Mario Peres

    Dr Mario Peres, médico neurologista, com pós-doutorado na área das cefaleias explica como é o tratamento da Cefaleia em Salvas com o Bloqueio do Nervo Occipital Maior.

    Por: Mario Peresl Saúde e Bem Estar> Medicinal 18/02/2011 lAcessos: 2,187
    Mario Peres

    Dr Mario Peres, médico neurologista, Fellow do American College of Physicians, Pós-doutorado na Thomas Jefferson University, explica sobre as causas, sintomas e tratamento das hérnias de disco, hérnia de disco lombar e hérnia de disco cervical.

    Por: Mario Peresl Saúde e Bem Estar> Medicinal 14/02/2011 lAcessos: 7,226
    Mario Peres

    Dr Mario Peres, médico neurologista, escreve sobre as possibilidades de tratamento para enxaqueca sem remédios. Enxaqueca pode ser tratada sem remédios? Existe tratamento natural para enxaqueca? Tratamentos para enxaqueca caseiros podem funcionar? Enxaqueca pode ser tratada na gravidez sem medicamentos? São todas perguntas muito frequentes em quem sofre de crises de enxaqueca.

    Por: Mario Peresl Saúde e Bem Estar> Medicinal 21/01/2011 lAcessos: 2,992
    Mario Peres

    Como evitar as dores de cabeça da enxaqueca, como tratar a enxaqueca. Dr Mario Peres, médico neurologista, com pós-doutorado na Filadélfia, explica as várias formas de tratamento da enxaqueca. Centro de Cefaleia São Paulo 11 3285-5726. Hospital Albert Einstein 11 2151-0110

    Por: Mario Peresl Saúde e Bem Estar> Medicinal 25/12/2010 lAcessos: 878 lComentário: 1
    Mario Peres

    Um texto para enfrentamento do luto Abaixo encontramos um texto para ajudar no enfrentamento do luto, as chamadas estratégias de coping, são fundamentas para que o processo seja levado de maneira mais suave.

    Por: Mario Peresl Saúde e Bem Estar> Medicinal 12/09/2010 lAcessos: 498
    Mario Peres

    Dr Mario Peres, médico neurologista com pós-doutorado em cefaleias nos EUA, 11 32855726, (centro de cefaleia são paulo), 11 2151-0110 (hospital albert einstein) escreve artigo sobre Tratamento da Enxaqueca com Exercícios Físicos, recomendações para exercícios físicos segundo a Colégio Americano de Medicina Esportiva.

    Por: Mario Peresl Saúde e Bem Estar> Medicinal 17/04/2010 lAcessos: 960
    Mario Peres

    Dr Mario Peres, médico neurologista escreve sobre o que pode ser e como tratar tiques nervosos, tiques motores como piscar de olhos e a sindrome de Tourette

    Por: Mario Peresl Saúde e Bem Estar> Medicinal 20/12/2009 lAcessos: 16,678 lComentário: 3
    Mario Peres

    Especialista em enxaqueca, artigo escrito pelo Dr Mario Peres, médico neurologista com pós-doutorado em cefaleias nos EUA, 11 32855726,centro de cefaleia são paulo

    Por: Mario Peresl Saúde e Bem Estarl 29/11/2009 lAcessos: 4,239

    Comments on this article

    10
    Fani 17/08/2011
    Estou tomando este remédio há 02 semanas, exatamente. Foi o período que a psiquiatra disse q precisaria para que o farmaco começasse a agir. Até agora está tdo igual...minha depressão se não está igual, piorou, minha tristeza e meu humor alterados, da mesma forma. Não vi nenhuma mudança, mínima sequer, o meu estado emocional...senão para pior. Amanhã tenho retorno, vou relatar isso para a médica.
    Não sei se ele será eficaz para o meu quadro depressivo...
    21
    Saulo 13/08/2010
    Fantástico medicamento, infelizmente a Melatonina "orfã" é proibida em nosso país, então consegui obter o Valdoxan, sensacional.. Estou em começo de tratamento e já notei por exemplo meu sono como quando eu tinha 12 anos, cheios de sonhos noturnos, e dia seguinte durante o dia muito animado. Já tomei alguns anti depressivos mas sempre desisti devido aos efeitos colaterais sub-humanos na qual nunca concordei e sempre desisti dos tratamentos, este é bárbaro, na medida.
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast