Agomelatina (Valdoxan): Um Novo Antidepressivo Com Ação Na Melatonina

Publicado em: 29/07/2009 |Comentário: 2 | Acessos: 38,170 |

Foi recentemente aprovado pela ANVISA no Brasil o uso do Valdoxan, a agomelatina, um novo medicamento antidepressivo com ação em receptores de melatonina. A agomelatina estava sendo esperada pela comunidade médica pois o seu perfil de eficácia e tolerabilidade é bastante bom. É o primeiro antidepressivo com ação diferente dos neurotransmissores clássicos como a serotonina, dopamina e noradrenalina.

Segundo a EMEA, agëncia regulatória de medicamentos na Europa, a agomelatina representa uma significante inovação no tratamento da depressão. Em estudos comparativos a agomelatina foi superior à venlafaxina no tratamento da depressão, além de ser melhor tolerada.

A agomelatina é um dos antidepressivos com menor índice de cefaleia, dor de cabeça como efeito colateral. Devido ao grande número de evidencias que ligam o sistema de melatonina com a enxaqueca, o potencial de uso da agomelatina no tratamento preventivo da enxaqueca e outras cefaleias é bastante esperado, novas pesquisas informarão detalhes sobre o assunto.

O valdoxan foi lançado em comprimidos de 25 mg, podendo ser ajustada a dose para 50 mg. Espera-se que com a agomelatina o arsenal terapëutico medicamentoso da depressão seja aumentado, com um medicamento que possa agir fora do sistema serotoninérgico, dopaminérgico ou adrenérgico, como são os antidepressivos atualmente. O clássico antidepressivo Prozac, a fluoxetina, por exemplo age como um inibidor da recaptação de serotonina, melhorando a função da serotonina no cérebro. A agomelatina agindo na melatonina abre uma outra opção de tratamento para depressão.

Clique na palavra para ler mais sobre melatonina, valdoxan-agomelatina, e as pesquisas e textos do Dr Mario Peres sobre enxaqueca e melatonina

Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 7 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/medicina-artigos/agomelatina-valdoxan-um-novo-antidepressivo-com-acao-na-melatonina-1077491.html

    Palavras-chave do artigo:

    agomelatina

    ,

    melatonina

    ,

    valdoxan

    Comentar sobre o artigo

    marco rogerio silva

    O presente trabalho aborda a concepção do profissional de enfermagem em relação ao descarte adequado dos Resíduos Sólidos dos Serviços de Saúde (RSSS), tendo como objetivo analisar o que a literatura demonstra sobre como estes profissionais realizam a separação dos resíduos sólidos dos serviços de saúde. Esta pesquisa apresenta um resultado qualitativo, dado através de uma revisão bibliográfica integrativa.

    Por: marco rogerio silval Saúde e Bem Estar> Medicinal 23/02/2015
    marco rogerio silva

    Instituições de saúde nos últimos anos têm-se preocupado em incentivar e fiscalizar a adoção de medidas básicas de higiene. Este estudo tem como foco principal apresentar aos profissionais de saúde uma abordagem pormenorizada sobre a importância da higienização das mãos em Unidades de Terapia Intensiva, identificando e descrevendo suas vertentes, refletindo sobre a sua importância.

    Por: marco rogerio silval Saúde e Bem Estar> Medicinal 23/02/2015

    Especialista dá três conselhos importantes para quem está começando a vida sexual

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 23/02/2015
    Élida Alexandre

    Os resultados de um ensaio clínico de fase III chamado ALSYMPCA mostram que o rádio-223 dichloride (Xofigo®) melhora a sobrevida global em homens com câncer de próstata avançado que se espalhou para os ossos em comparação com um placebo.

    Por: Élida Alexandrel Saúde e Bem Estar> Medicinal 20/02/2015
    Rubens Britto

    O que você pensa sobre o tabagismo e seu abandono? Em geral, a maioria das pessoas, incluindo os fumantes, é contra o tabagismo. Esse posicionamento é imperioso para que se obtenha êxito pleno na abdicação do vício tabágico.

    Por: Rubens Brittol Saúde e Bem Estar> Medicinal 18/02/2015
    marco rogerio silva

    Este projeto aborda estudos que revelam uma grande proximidade dos fatores para o desenvolvimento da hipertensão arterial, e descrever os fatores de risco que ocasionam a doença tais como: a hereditariedade, a idade, o gênero, o grupo étnico, o nível de escolaridade, o status socioeconômico, a obesidade, o etilismo, o tabagismo. Tem como objetivo, descrever as causas, evolução e o tratamento da Hipertensão Arterial em idosos.

    Por: marco rogerio silval Saúde e Bem Estar> Medicinal 15/02/2015
    marco rogerio silva

    O presente estudo tem como questão-problema: Qual a importância da humanização do âmbito laboral para o profissional, bem como para o usuário? A partir daí, emerge como objetivo a discussão sobre a humanização do trabalho do profissional da enfermagem do trabalho.

    Por: marco rogerio silval Saúde e Bem Estar> Medicinal 15/02/2015

    Mochila pesada tem maior risco para crianças de até 12 anos de idade. Fisioterapeutas e Ergonomistas alertam ao risco do excesso de peso na mochila escolar das crianças. O alerta vai principalmente para os pais que devem fiscalizar o que os filhos levam em suas mochilas. Muitas crianças carregam além do material escolar, álbum de figurinhas, brinquedos, cadernos pesados e estojos que em sua maior parte trazem um excesso de material acarretando ainda mais peso para as crianças.

    Por: Amochilal Saúde e Bem Estar> Medicinal 14/02/2015
    Mario Peres

    Dr Mario Peres, médico neurologista, com pós-doutorado na área das cefaleias explica como é o tratamento da Cefaleia em Salvas com o Bloqueio do Nervo Occipital Maior.

    Por: Mario Peresl Saúde e Bem Estar> Medicinal 18/02/2011 lAcessos: 2,235
    Mario Peres

    Dr Mario Peres, médico neurologista, Fellow do American College of Physicians, Pós-doutorado na Thomas Jefferson University, explica sobre as causas, sintomas e tratamento das hérnias de disco, hérnia de disco lombar e hérnia de disco cervical.

    Por: Mario Peresl Saúde e Bem Estar> Medicinal 14/02/2011 lAcessos: 7,356
    Mario Peres

    Dr Mario Peres, médico neurologista, escreve sobre as possibilidades de tratamento para enxaqueca sem remédios. Enxaqueca pode ser tratada sem remédios? Existe tratamento natural para enxaqueca? Tratamentos para enxaqueca caseiros podem funcionar? Enxaqueca pode ser tratada na gravidez sem medicamentos? São todas perguntas muito frequentes em quem sofre de crises de enxaqueca.

    Por: Mario Peresl Saúde e Bem Estar> Medicinal 21/01/2011 lAcessos: 3,020
    Mario Peres

    Como evitar as dores de cabeça da enxaqueca, como tratar a enxaqueca. Dr Mario Peres, médico neurologista, com pós-doutorado na Filadélfia, explica as várias formas de tratamento da enxaqueca. Centro de Cefaleia São Paulo 11 3285-5726. Hospital Albert Einstein 11 2151-0110

    Por: Mario Peresl Saúde e Bem Estar> Medicinal 25/12/2010 lAcessos: 905 lComentário: 1
    Mario Peres

    Um texto para enfrentamento do luto Abaixo encontramos um texto para ajudar no enfrentamento do luto, as chamadas estratégias de coping, são fundamentas para que o processo seja levado de maneira mais suave.

    Por: Mario Peresl Saúde e Bem Estar> Medicinal 12/09/2010 lAcessos: 510
    Mario Peres

    Dr Mario Peres, médico neurologista com pós-doutorado em cefaleias nos EUA, 11 32855726, (centro de cefaleia são paulo), 11 2151-0110 (hospital albert einstein) escreve artigo sobre Tratamento da Enxaqueca com Exercícios Físicos, recomendações para exercícios físicos segundo a Colégio Americano de Medicina Esportiva.

    Por: Mario Peresl Saúde e Bem Estar> Medicinal 17/04/2010 lAcessos: 975
    Mario Peres

    Dr Mario Peres, médico neurologista escreve sobre o que pode ser e como tratar tiques nervosos, tiques motores como piscar de olhos e a sindrome de Tourette

    Por: Mario Peresl Saúde e Bem Estar> Medicinal 20/12/2009 lAcessos: 17,137 lComentário: 3
    Mario Peres

    Especialista em enxaqueca, artigo escrito pelo Dr Mario Peres, médico neurologista com pós-doutorado em cefaleias nos EUA, 11 32855726,centro de cefaleia são paulo

    Por: Mario Peresl Saúde e Bem Estarl 29/11/2009 lAcessos: 4,337

    Comments on this article

    10
    Fani 17/08/2011
    Estou tomando este remédio há 02 semanas, exatamente. Foi o período que a psiquiatra disse q precisaria para que o farmaco começasse a agir. Até agora está tdo igual...minha depressão se não está igual, piorou, minha tristeza e meu humor alterados, da mesma forma. Não vi nenhuma mudança, mínima sequer, o meu estado emocional...senão para pior. Amanhã tenho retorno, vou relatar isso para a médica.
    Não sei se ele será eficaz para o meu quadro depressivo...
    21
    Saulo 13/08/2010
    Fantástico medicamento, infelizmente a Melatonina "orfã" é proibida em nosso país, então consegui obter o Valdoxan, sensacional.. Estou em começo de tratamento e já notei por exemplo meu sono como quando eu tinha 12 anos, cheios de sonhos noturnos, e dia seguinte durante o dia muito animado. Já tomei alguns anti depressivos mas sempre desisti devido aos efeitos colaterais sub-humanos na qual nunca concordei e sempre desisti dos tratamentos, este é bárbaro, na medida.
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast