Álcool em excesso pode encolher o cérebro, diz estudo

Publicado em: 24/02/2012 |Comentário: 0 | Acessos: 79 |

Estudo realizado com camundongos e que será divulgado na edição de maio do jornal norte-americano Alcoholism: Clinical and Experimental Research revela que algumas regiões do cérebro podem encolher por causa do consumo elevado de álcool. Através das imagens de ressonância magnética foi possível chegar à conclusão de que a linhagem de camundongos que não contava com um tipo específico de receptor de dopamina – importante neurotransmissor – apresentava um encolhimento relevante do cérebro.

 

De acordo com o coautor e neurocientista Peter Thanos, os estudos contribuem para um melhor entendimento do papel da variabilidade genética nos danos cerebrais provocados pelo alcoolismo e apontam caminhos para estratégias mais eficazes de prevenção e tratamento, já que esse padrão de dano cerebral imita um aspecto único da patologia observada em alcoólatras humanos.

 

"A ressonância magnética tem condições de diagnosticar vários tipos de lesões causadas pelo álcool no cérebro dos indivíduos – algumas reversíveis e outras permanentes. O consumo crônico de álcool resulta na redução e atrofia de partes específicas do cérebro que podem levar à alteração do equilíbrio e marcha, dificuldade de raciocínio, cálculo e memória, muitas vezes progressivos e irreversíveis, além de quadros graves que evoluem para coma e morte se não forem tratados com rapidez e eficiência", diz a radiologista Flavia Cevasco, do Centro de Diagnósticos Brasil (CDB), em São Paulo.

 

De acordo com a médica, alguns desses sintomas são encontrados na Síndrome de Wernicke-Korsakoff, com achados específicos na ressonância que permitem o diagnóstico e tratamento rápido e eficaz. As regiões do cérebro mais afetadas pelo consumo excessivo de álcool são responsáveis por alterações na memória, comportamento, déficit cognitivo, dificuldade para articular palavras e movimentos.

 

As imagens de ressonância magnética obtidas no estudo norte-americano mostram que os camundongos submetidos ao consumo diário de uma solução com 20% de álcool durante seis meses sofreram atrofia do cérebro, de modo geral, e um encolhimento específico do córtex cerebral naqueles indivíduos com falta de receptor de dopamina D2.  

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/medicina-artigos/alcool-em-excesso-pode-encolher-o-cerebro-diz-estudo-5690421.html

    Palavras-chave do artigo:

    alcool

    ,

    cerebro

    ,

    estudo

    Comentar sobre o artigo

    Ressonância magnética revela lesões que comprometem raciocínio, fala, movimentos e memória Estudo desenvolvido pelo neurocientista norte-americano Peter Thanos revela que o consumo elevado de álcool pode encolher algumas regiões do cérebro.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 14/08/2014
    Meio News RJ

    Viciados em Internet têm alterações similares no cérebro àqueles que usam drogas e álcool em excesso, de acordo com uma pesquisa chinesa.

    Por: Meio News RJl Saúde e Bem Estarl 12/01/2012 lAcessos: 35
    André Reis

    Este trabalho tem, por finalidade, a exposição de pensamentos contrários à descriminalização de maconha. Igualmente esclarece que o momento atual, em plena campanha contra o tabagismo e o álcool, não é oportuno para essa discussão e como a liberação de drogas ilícitas afetaria, de maneira negativa, o povo brasileiro. Finalmente, indica questões prioritárias e emergenciais para o Brasil.

    Por: André Reisl Notícias & Sociedadel 18/12/2009 lAcessos: 318 lComentário: 1

    Em várias partes do mundo foi determinado um consumo-limite de álcool como forma de aumentar a segurança no trânsito. Pesquisadores do Canadá estudaram quanto e de que forma a visão é comprometida mesmo dentro desses parâmetros aceitáveis, chegando à conclusão de que a visão pode ser prejudicada em até 30% antes mesmo de o bafômetro acusar que a pessoa atingiu ou passou desse limite.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 11/02/2014 lAcessos: 22
    Frederico Gazel

    Jogador de xadrez disputa campeonato embriagado É comum no xadrez brasileiro vermos amadores e até mestres nas noites no decorrer dos jogos para uma descontração entre amigos.

    Por: Frederico Gazell Esportel 18/12/2010 lAcessos: 130
    Erineia nascimento da Silva

    Cérebro é o órgão onde se forma a cognição, o órgão mais organizado do corpo humano. Portando a cognição pode emergir no cérebro e nele acontece dinâmicas evolutivas que permitem ao ser humano revelar-se como um ser auto-eco-organizador, para isso e necessário o envolvimento das funções bio-psico-sociais ou bioantropologicas.

    Por: Erineia nascimento da Silval Educaçãol 08/09/2014
    Walter Santos Jr

    O estudo PRECAME é um estudo inedito, exclusivo, inovador, que invade a base do iceberg do processo aterosclerotico, vai à fundo, no cerne do inicio do processo de formação da placa de ateroma, que acomete o leito vascular sistêmico, principalmente as arterias aorta, coronarianas e cerebrais, que irrigam os principais orgãos alvos do organismo humano.( Walter Santos Jr, Clinica Corpori Sano ).

    Por: Walter Santos Jrl Ciênciasl 11/12/2009 lAcessos: 286
    Walter Santos Jr

    ESTUDO PRECAME PREVENÇÃO DE EVENTOS CARDIOVASCULARES COM METFORMINA EM OBESOS NÃO DIABÉTICOS

    Por: Walter Santos Jrl Ciênciasl 10/12/2009 lAcessos: 150

    A obesidade pode ser definida com base no IMC que é obtido pela divisão da massa corporal pelo quadrado da estatura. O tratamento farmacológico da obesidade está indicado quando o paciente possui um IMC maior que 30,0kg/m2 ou quando apresenta doenças associadas ao excesso de peso. Objetivando realizar pesquisa bibliográfica sobre a obesidade e o uso de anorexígenos. Concluindo que a obesidade vem atingindo números agravantes e o uso dos anorexígenos cada vez mais comuns na busca corpo perfeito.

    Por: Aline Meurerl Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 29/10/2011 lAcessos: 842

    Não ter filhos é uma decisão que envolve a escolha do melhor método de contracepção. Há um ou vários métodos indicados para cada caso e a escolha passa pela avaliação da mulher, do parceiro e do médico. A informação ainda é a melhor aliada para a análise dos riscos e benefícios de cada método contraceptivo.

    Por: ADS Comunicaçãol Saúde e Bem Estar> Medicinal 15/09/2014
    José Guimarães

    O objetivo de eu escrever este artigo é compartilhar você o que aprendi sobre a distribuição de remédios de graça. Acredito que, assim como eu não sabia antes, muitas pessoas ainda não sabem da existência de distribuição de remédios para determinados grupos de doentes crônicos. As condições para conseguir remédios grátis devem ser vistas nos postos de saúde de sua cidade ou em farmácias participantes do programa.

    Por: José Guimarãesl Saúde e Bem Estar> Medicinal 12/09/2014

    Algo que podemos verificar com uma determinada facilidade nos dias de hoje, é o fato de que há uma série de hospitais que podem acabar por não seguir as conformidades que seriam determinadas como básicas.

    Por: anamarial Saúde e Bem Estar> Medicinal 11/09/2014

    Se você está lendo isso, você pode estar pensando em usar lentes de contato pela primeira vez. Você também pode estar se perguntando se há algum problema com o uso de lentes de contato e você deve estar ciente antes de você desistir de seus óculos. Justo! Vamos descobrir juntos, explorando e respondendo a perguntas diferentes sobre o assunto, separando o fato da ficção.

    Por: Lentenet Lente de Contatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 08/09/2014

    Pesquisadores dinamarqueses estudaram mais de 58 mil mulheres submetidas ao exame de mamografia entre os anos de 1991 e 2005. O resultado, publicado recentemente no jornal Cancer Epidemiology, revela que as pacientes que receberam resultado falso-positivo demonstraram 27% mais chances de ter câncer de mama ao longo da vida em relação àquelas que receberam resultado negativo. Esse fenômeno, ainda não explicado, não está relacionado a erros de classificação.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 08/09/2014

    O Stress é uma das funções vitais do organismo e ao mesmo tempo uma das doenças mais importantes que afecta a nossa sociedade, tem uma acção de alarme no nosso organismo antes do perigo acontecer.

    Por: Alice Coutol Saúde e Bem Estar> Medicinal 07/09/2014

    A Fibrose Cística, também conhecida como Mucoviscidose, é uma doença genética que afeta diretamente as glândulas exócrinas de diversos órgãos - responsáveis pela produção de determinadas substâncias que auxiliam na manutenção e função do nosso organismo.

    Por: Central Pressl Saúde e Bem Estar> Medicinal 04/09/2014 lAcessos: 19

    Ginecomastia é o crescimento de glândulas mamárias em homens, podendo ter origem hereditária, em alterações hormonais ou ainda no uso de determinadas substâncias – como os anabolizantes. A doença acomete entre 30% e 40% dos adolescentes e, na maioria dos casos, tem regressão espontânea até atingirem a fase adulta.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 04/09/2014

    Em anos recentes, a população passou a ser alertada com mais regularidade sobre os riscos da falta de vitamina D – obtida 90% através da exposição ao sol, principalmente aos raios UVB, e 10% através da alimentação (óleo de fígado de bacalhau, gema de ovo, fígado, manteiga e peixes, como salmão, cavala, arenque, sardinha e atum).

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 16/09/2014

    Pesquisadores dinamarqueses estudaram mais de 58 mil mulheres submetidas ao exame de mamografia entre os anos de 1991 e 2005. O resultado, publicado recentemente no jornal Cancer Epidemiology, revela que as pacientes que receberam resultado falso-positivo demonstraram 27% mais chances de ter câncer de mama ao longo da vida em relação àquelas que receberam resultado negativo. Esse fenômeno, ainda não explicado, não está relacionado a erros de classificação.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 08/09/2014

    Ginecomastia é o crescimento de glândulas mamárias em homens, podendo ter origem hereditária, em alterações hormonais ou ainda no uso de determinadas substâncias – como os anabolizantes. A doença acomete entre 30% e 40% dos adolescentes e, na maioria dos casos, tem regressão espontânea até atingirem a fase adulta.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 04/09/2014

    Empresas usam a TI (Tecnologia da Informação) para rápida e efetivamente processar ‘informação'. Usam também a EDI (Electronic Data Interchange) para enviar documentos e ordens de pagamento a parceiros comerciais em outros países. Funcionários usam e-mail e voz sobre IP para se comunicar. Servidores processam informações e armazenam grandes volumes de dados.

    Por: Vítor Margatol Tecnologia> Tecnologiasl 02/09/2014

    Conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, membrana fina e transparente que reveste os olhos. Trata-se de uma das doenças oculares mais comuns, com grande potencial de transmissão entre as pessoas. Os olhos ficam avermelhados, irritados, e dificultam a visão. Mas, quando acomete crianças pequenas, incapazes de manifestar exatamente o que as incomoda, a doença exige medidas extras por parte dos oftalmologistas.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 29/08/2014

    Nos Estados Unidos, 3% de todos os cânceres que atingem a população feminina estão relacionados à tireoide. No Brasil, dados da Sbem (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia) revelam que a incidência do câncer de tireoide aumentou em 10% nos últimos anos, mas sua mortalidade diminuiu. Vale ressaltar que o diagnóstico precoce tem ajudado muito a diferenciar nódulos e tumores, sendo que, na maioria dos casos, o diagnóstico de câncer é descartado.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 28/08/2014

    Recentemente, em São Paulo, um casal que teve ajuda de uma amiga da família para realizar o sonho de ter um filho conseguiu na justiça o direito de registrar a criança em seu nome, sem mencionar o nome da pessoa que passou por "barriga de aluguel". Trata-se de um caso raro, porque as crianças que nasceram nessa circunstância eram antes registradas apenas no nome de quem deu à luz – e de seu esposo, quando casada.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 26/08/2014

    Além de combater a desigualdade, programas de inclusão social e bancária têm permitido que a população de baixa renda – classes C, D e E – tenha mais acesso a cartões de débito e crédito, bem como a outros tipos de transações financeiras.

    Por: Vítor Margatol Tecnologia> TIl 22/08/2014
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast