Álcool em excesso pode encolher o cérebro, diz estudo

Publicado em: 24/02/2012 |Comentário: 0 | Acessos: 81 |

Estudo realizado com camundongos e que será divulgado na edição de maio do jornal norte-americano Alcoholism: Clinical and Experimental Research revela que algumas regiões do cérebro podem encolher por causa do consumo elevado de álcool. Através das imagens de ressonância magnética foi possível chegar à conclusão de que a linhagem de camundongos que não contava com um tipo específico de receptor de dopamina – importante neurotransmissor – apresentava um encolhimento relevante do cérebro.

 

De acordo com o coautor e neurocientista Peter Thanos, os estudos contribuem para um melhor entendimento do papel da variabilidade genética nos danos cerebrais provocados pelo alcoolismo e apontam caminhos para estratégias mais eficazes de prevenção e tratamento, já que esse padrão de dano cerebral imita um aspecto único da patologia observada em alcoólatras humanos.

 

"A ressonância magnética tem condições de diagnosticar vários tipos de lesões causadas pelo álcool no cérebro dos indivíduos – algumas reversíveis e outras permanentes. O consumo crônico de álcool resulta na redução e atrofia de partes específicas do cérebro que podem levar à alteração do equilíbrio e marcha, dificuldade de raciocínio, cálculo e memória, muitas vezes progressivos e irreversíveis, além de quadros graves que evoluem para coma e morte se não forem tratados com rapidez e eficiência", diz a radiologista Flavia Cevasco, do Centro de Diagnósticos Brasil (CDB), em São Paulo.

 

De acordo com a médica, alguns desses sintomas são encontrados na Síndrome de Wernicke-Korsakoff, com achados específicos na ressonância que permitem o diagnóstico e tratamento rápido e eficaz. As regiões do cérebro mais afetadas pelo consumo excessivo de álcool são responsáveis por alterações na memória, comportamento, déficit cognitivo, dificuldade para articular palavras e movimentos.

 

As imagens de ressonância magnética obtidas no estudo norte-americano mostram que os camundongos submetidos ao consumo diário de uma solução com 20% de álcool durante seis meses sofreram atrofia do cérebro, de modo geral, e um encolhimento específico do córtex cerebral naqueles indivíduos com falta de receptor de dopamina D2.  

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/medicina-artigos/alcool-em-excesso-pode-encolher-o-cerebro-diz-estudo-5690421.html

    Palavras-chave do artigo:

    alcool

    ,

    cerebro

    ,

    estudo

    Comentar sobre o artigo

    Ressonância magnética revela lesões que comprometem raciocínio, fala, movimentos e memória Estudo desenvolvido pelo neurocientista norte-americano Peter Thanos revela que o consumo elevado de álcool pode encolher algumas regiões do cérebro.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 14/08/2014
    Meio News RJ

    Viciados em Internet têm alterações similares no cérebro àqueles que usam drogas e álcool em excesso, de acordo com uma pesquisa chinesa.

    Por: Meio News RJl Saúde e Bem Estarl 12/01/2012 lAcessos: 35
    André Reis

    Este trabalho tem, por finalidade, a exposição de pensamentos contrários à descriminalização de maconha. Igualmente esclarece que o momento atual, em plena campanha contra o tabagismo e o álcool, não é oportuno para essa discussão e como a liberação de drogas ilícitas afetaria, de maneira negativa, o povo brasileiro. Finalmente, indica questões prioritárias e emergenciais para o Brasil.

    Por: André Reisl Notícias & Sociedadel 18/12/2009 lAcessos: 321 lComentário: 1

    Em várias partes do mundo foi determinado um consumo-limite de álcool como forma de aumentar a segurança no trânsito. Pesquisadores do Canadá estudaram quanto e de que forma a visão é comprometida mesmo dentro desses parâmetros aceitáveis, chegando à conclusão de que a visão pode ser prejudicada em até 30% antes mesmo de o bafômetro acusar que a pessoa atingiu ou passou desse limite.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 11/02/2014 lAcessos: 26
    Frederico Gazel

    Jogador de xadrez disputa campeonato embriagado É comum no xadrez brasileiro vermos amadores e até mestres nas noites no decorrer dos jogos para uma descontração entre amigos.

    Por: Frederico Gazell Esportel 18/12/2010 lAcessos: 133
    Erineia nascimento da Silva

    Cérebro é o órgão onde se forma a cognição, o órgão mais organizado do corpo humano. Portando a cognição pode emergir no cérebro e nele acontece dinâmicas evolutivas que permitem ao ser humano revelar-se como um ser auto-eco-organizador, para isso e necessário o envolvimento das funções bio-psico-sociais ou bioantropologicas.

    Por: Erineia nascimento da Silval Educaçãol 08/09/2014 lAcessos: 15
    Walter Santos Jr

    O estudo PRECAME é um estudo inedito, exclusivo, inovador, que invade a base do iceberg do processo aterosclerotico, vai à fundo, no cerne do inicio do processo de formação da placa de ateroma, que acomete o leito vascular sistêmico, principalmente as arterias aorta, coronarianas e cerebrais, que irrigam os principais orgãos alvos do organismo humano.( Walter Santos Jr, Clinica Corpori Sano ).

    Por: Walter Santos Jrl Ciênciasl 11/12/2009 lAcessos: 289
    Walter Santos Jr

    ESTUDO PRECAME PREVENÇÃO DE EVENTOS CARDIOVASCULARES COM METFORMINA EM OBESOS NÃO DIABÉTICOS

    Por: Walter Santos Jrl Ciênciasl 10/12/2009 lAcessos: 153

    A obesidade pode ser definida com base no IMC que é obtido pela divisão da massa corporal pelo quadrado da estatura. O tratamento farmacológico da obesidade está indicado quando o paciente possui um IMC maior que 30,0kg/m2 ou quando apresenta doenças associadas ao excesso de peso. Objetivando realizar pesquisa bibliográfica sobre a obesidade e o uso de anorexígenos. Concluindo que a obesidade vem atingindo números agravantes e o uso dos anorexígenos cada vez mais comuns na busca corpo perfeito.

    Por: Aline Meurerl Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 29/10/2011 lAcessos: 867

    Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 20 milhões de pessoas deixaram de enxergar por conta do problema. Tendência é a de que casos aumentem significativamente nos próximos anos.

    Por: Ricardo Machado Comunicaçãol Saúde e Bem Estar> Medicinal 10/10/2014

    A alergia ao pólen ou também chamada "polinose" é causada pelo contato dos polens de certas plantas com o desencadeamento de manifestações alérgicas.

    Por: Central Pressl Saúde e Bem Estar> Medicinal 03/10/2014

    ESTE TRABALHO FOI DESENVOLVIDO PARA A APLICAÇÃO DOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS TRABALHADOS COM ALUNOS DOS 3º ANOS DO ENSINO MÉDIO. FOI BASTANTE GRATIFICANTE, POIS OS ALUNOS TIVERAM CONTATO COM OS CONTEÚDOS NA PRÁTICA E AINDA DESCOBRIRAM NOVAS INFORMAÇÕES.

    Por: Josimara L. Furtado dos Santosl Saúde e Bem Estar> Medicinal 02/10/2014

    Do ponto de vista do paciente, ficar internado num hospital não é nada agradável. Mas pode ser ainda pior quando outros problemas começam a surgir. Estudo divulgado no Journal of Clinical Periodontology (Estados Unidos) acompanhou 162 pacientes internados por quinze dias, desde a internação até a alta hospitalar. O que se descobriu é que os níveis de placas bacterianas e gengivite aumentaram consideravelmente no período.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 30/09/2014

    Muito usada em consultórios, clínicas, hospitais, consultórios odontológicos e demais áreas da saúde, a mangueira de silicone é muito presente no cotidiano de pacientes. Por outro lado, ela por vezes acaba ficando desapercebida por não estar entre os principais e mais chamativos aparelhos médicos.

    Por: Thiago Castriottol Saúde e Bem Estar> Medicinal 30/09/2014

    Você perfurou algum local do corpo? Agora você precisa tomar todos os cuidados devidos! Saiba como fazer!

    Por: Andrél Saúde e Bem Estar> Medicinal 27/09/2014

    Apesar de a Anvisa ter liberado o uso de medicamentos para emagrecer que haviam sido banidos por oferecer algum risco à saúde dos pacientes, o ideal mesmo é emagrecer aos poucos e de forma natural – com exceção de casos mais severos de obesidade. Para grande parte das mulheres – principalmente aquelas que afirmam precisar perder ‘só mais três quilinhos' – é possível dar início ao "projeto verão" adotando um método de emagrecimento monitorado.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 23/09/2014

    Plano de saúde é igual seguro de carro: os melhores são aqueles que você não precisa. Ao contratar um plano de saúde, é fundamental que o adquirente tome ciência de todos os termos do contrato, já que depois, quando se ver diante de uma situação de emergência que o plano de saúde [infelizmente] não cubra, não poderá fazer nada além de desembolar um dinheiro a mais para poder contornar a situação.

    Por: Julianal Saúde e Bem Estar> Medicinal 22/09/2014

    Este ano, os incidentes de cibersegurança aumentaram 48% nos Estados Unidos em relação ao ano passado. Em recente entrevista, o coordenador de segurança cibernética da Casa Branca, Michael Daniel, destacou a importância dos dispositivos de leitura biométrica na substituição de senhas alfanuméricas. Na opinião do especialista, as senhas devem ser mortas e enterradas, dando lugar a um método mais fácil de usar e mais seguro.

    Por: Vítor Margatol Tecnologia> Segurançal 15/10/2014

    Mulheres são as principais vítimas de dor na articulação temporomandibular. Em permanente estado de ansiedade, já que tendem a acumular responsabilidades, muitas continuam sem saber se a causa do mal-estar está relacionada à tensão pré-menstrual, à enxaqueca, ou a um problema de ATM. Principalmente entre 30 e 45 anos, muitas convivem com uma dor de cabeça crônica sem imaginar que sofrem de bruxismo – que é o apertar e ranger de dentes durante o sono.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Odontologial 14/10/2014

    Estudo dinamarquês comprovou que mesmo quem bebe moderadamente está prejudicando a qualidade do esperma e poderá enfrentar problemas relacionados à fertilidade. De acordo com a professora Tina Kold Jensen, da University of Southern Denmark, esse é o primeiro estudo realizado com homens jovens e saudáveis que avalia a fundo o consumo de álcool e o impacto que isso pode gerar na procriação.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 09/10/2014

    Engordar durante o inverno é bastante comum, até mesmo para quem pratica exercícios regularmente. E é justamente nesta época que as pessoas começam a se preparar para as festas de fim de ano e as férias de verão. Gordura localizada, rugas, celulite e flacidez são as principais queixas nas clínicas de estética e cirurgia plástica.

    Por: Vítor Margatol Beleza> Cirurgia Plástical 07/10/2014

    Falar em ‘Plano de Recuperação de Desastres' é sempre relevante para negócios de todos os tipos e tamanhos. Ainda assim, muito empresário tem o hábito de procrastinar decisões – dando margem à lamentação e arrependimento depois de uma pane inesperada, da invasão de um hacker ou ainda de armações de colaboradores insatisfeitos ou mal intencionados.

    Por: Vítor Margatol Tecnologia> Tecnologiasl 06/10/2014

    A variedade de tratamentos que surgem para o ceratocone têm elevado a doença à condição de especialidade. A doença, resultado de uma alteração das fibras de colágeno que, progressivamente, faz com que a córnea adquira formato cônico e irregular, resultando em consequente progressão da miopia e do astigmatismo, acomete uma em cada duas mil pessoas.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Oftalmologial 03/10/2014

    O mundo ainda está sob o impacto do lançamento do iPhone6 e iPhone6 Plus, que – além de ter batido recorde de venda nas primeiras 24 horas – cria a possibilidade de fazer pagamentos sem que o cliente tenha de usar o cartão de crédito físico. Com o ApplePay, a autorização do pagamento é concluída através da aproximação da unidade a um terminal. Trata-se de uma combinação inteligente entre a tecnologia NFC (Comunicação de Campo Próximo) e o reconhecimento da impressão digital do usuário.

    Por: Vítor Margatol Tecnologia> Segurançal 30/09/2014

    Do ponto de vista do paciente, ficar internado num hospital não é nada agradável. Mas pode ser ainda pior quando outros problemas começam a surgir. Estudo divulgado no Journal of Clinical Periodontology (Estados Unidos) acompanhou 162 pacientes internados por quinze dias, desde a internação até a alta hospitalar. O que se descobriu é que os níveis de placas bacterianas e gengivite aumentaram consideravelmente no período.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 30/09/2014
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast