Artrite Reumatóide do Cotovelo: O que é e Como tratar

Publicado em: 22/08/2011 |Comentário: 0 | Acessos: 855 |

O que é a Artrite Reumatóde

A Artrite Reumatóde (AR) é uma doença degenerativa, auto-imune e sistêmica, que deteriora a cartilagem  e as articulações de maneira progressiva. Acomete 5% das mulheres com 55 anos ou mais e, é a causa mais comum de artrite do cotovelo. Acomete o cotovelo em 20 a 25% dos pacientes com 5 anos do início da doença.

Manisfestação

A Ar se manisfesta  de várias maneiras na articulação do cotovelo, sendo desde nódulos anteriores, bursite, sinovite,  progressiva destruição óssea até paralisia dos nervos ulnar e interósseo posterior. Geralmente, é mais comum a AR ocorrer em pacientes com envolvimento do ombro e punho, sendo que o lado dominante é o mais acometido.

Quanto há a sinovite, geralmente o paciente reclama de dor, havendo edema local e sinais  de um processo inflamatório localizado. Devido a esse processo inflamatório a capsula se torna frágil, propiciando a formação de cistos, os quais podem, por ventura, comprimir algum nervo, levando desde alterações sensitivas até alterações motoras. Essa sinovite pode progredir, causando a destruição óssea. 

Avaliação Radiográfica

Radiograficamente  a Artrite Reumatóide pode ser classificada em 5 tipos diferentes.

Tipo 1- observa-se apenas uma osteopenia localizada e clinicamente o paciente apresenta um edema local

Tipo 2- pequena diminuição do espaço articular e, eventualmente, alguma erosão marginal

tipo 3- diminução importante do espaço articular – pode haver subluxação anterior da cabeça do rádio e, ocorre perda significativa da flexo-extensão do cotovelo e, há destruição óssea.

tipo 4- destruição do arcabouço ósseo grave

Tipo 5- devido a destrição óssea ocorre uma instabilidade grossseira do cotovelo

Sitomas

O paciente com artrite reumatóide reclama de edema local, dor, crepitação e perda progressiva da movimentação. Em casos mais avançados a dor é pior e eventualmente o paciente pode se queixar de instabilidade do cotovelo.

Tratamento Ortopédico

A sinovectomia deve ser indicada nos pacientes que apresentam leve diminuição do espaço articular e dor que não melhora com o uso de analgésicos e anti-inflamatório, além de fisioterapia. Os melhores resultados são obtidos nos pacientes que apresentam pouca limitação dos movimentos de flexo-extensão e maior perda dos movimentos de pronação e supinação. O ganho da supinação nesses casos costuma ser o mais apreciado pelos pacientes, já que essa não consegue ser compensada pelas outras articulações, diferente do movimento de pronação. Hoje em dia, há uma tendência de se realizar a sinovectomia por meio da artroscopia e a ressecção da cabeça do rádio pode ser associada para os casos de dor lateral no cotovelo ou nos casos em que a cabeça do rádio está subluxada e que pode bloquear parcialmente a mobilidade do cotovelo.

Para os casos de maior destruiçao óssea, com diminuição do espaço articular importante, a protese total de cotovelo é recomendada e seus resultados são muito satisfatórios.

De uma maneira geral, o paciente apresenta uma melhora importante da dor e da amplitude de movimento.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/medicina-artigos/artrite-reumatoide-do-cotovelo-o-que-e-e-como-tratar-5148990.html

    Palavras-chave do artigo:

    dor

    ,

    cotovelo

    ,

    artrite

    Comentar sobre o artigo

    Ricardo Miguel

    Saiba o que é a artrite e conheça as 21 dicas caseiras que podem ajudar bastante a aliviar os sintomas da artrite. Previna este problema e livre-se das dores!

    Por: Ricardo Miguell Saúde> Medicina Alternatival 03/02/2014 lAcessos: 28

    O uso da prótese de cotovelo vêm aumentando no país. Contudo pouca gente sabe o que é uma prótese de cotovelo, como ela funciona, quais seus riscos e quais seus benefícios O objetivo desse artigo é informar o paciente sobre esse assunto de maneira simples e objetiva.

    Por: joel murachovskyl Saúde> Medicinal 23/05/2011 lAcessos: 625 lComentário: 3

    A polimiosite é caracterizada pela destruição das fibras musculares através de um infiltrado inflamatório nos músculos, associado a amiotrofias, relacionado com o déficit motor frequentemente nas musculaturas da cintura escapular e nas porções proximais dos membros.

    Por: Aldina Maria Fernandesl Saúdel 24/10/2011 lAcessos: 3,404
    João Carlos Baldan

    Aqui você irá encontrar tentativas de explicar o inexplicável. Ao menos até hoje. Afinal, não se sabe muito bem a origem e nem o que é fibromialgia. O que se reconhece são seus principais sinais, sintomas e tratamentos atuais. Os modernos são medicamentosos, os tradicionais, como a Acupuntura, encara o problema de outra maneira, com um tratamento todo peculiar. O artigo não encerra o assunto. Ao contrário, sugere que se busque novas pesquisas. Mas, acredito, é um bom primeiro passo. Seja feliz.

    Por: João Carlos Baldanl Saúde> Medicina Alternatival 01/12/2009 lAcessos: 804

    Podemos definir a bursite como uma inflamação da bursa, ou seja, uma pequena bolsa contendo líquido que envolve as articulações e funciona como um amortecedor entre os ossos, tendões e tecidos musculares.

    Por: Alexandre Vieiral Saúdel 20/01/2009 lAcessos: 2,875 lComentário: 1

    A cada cinco pessoas, uma sofre de gordura no fígado – muitas vezes sem saber. A ‘esteatose hepática não alcoólica' é uma condição cada vez mais comum nos países ocidentais e provoca aumento do fígado e mudança em sua coloração – podendo evoluir para hepatite gordurosa e cirrose hepática caso não seja diagnosticada e tratada a tempo.

    Por: Vítor Margatol Saúde> Medicinal 03/04/2014

    A dor crônica tem atingido milhões de pessoas no brasil. Ela consiste em um tipo de dor que persiste por mais de 3 meses e hoje os pacientes que sofrem com esse problema já podem contar com tratamentos menos invasivos e que estão demonstrando ótimos resultados.

    Por: Afonso Françal Saúde> Medicinal 31/03/2014 lAcessos: 21

    A menstruação atrasada pode estar ligada a diversos fatores, entre eles, (descartando a gravidez) os mais comuns são as alterações hormonais. Muitas mulheres sofrem com problemas de atraso menstrual ou fluxo desregulado e muitas vezes desconhecem os motivos, simplesmente ignoram, acham que é normal e não buscam a ajuda de um médico. Saiba que este é um problema muito sério e que pode acarretar problemas ainda mais sérios se não for tratado.

    Por: Liange Angelil Saúde> Medicinal 24/03/2014 lAcessos: 15

    Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam para quase 33 mil novos casos de câncer colorretal em 2014. Passível de tratamento e cura, a doença ainda é responsável por cerca de 14 mil mortes ao ano. Daí a importância cada vez maior do diagnóstico precoce, antes que o tumor possa se espalhar para outros órgãos.

    Por: Vítor Margatol Saúde> Medicinal 21/03/2014 lAcessos: 19

    Menopausa é um tema muito mais recorrente do que andropausa. Não só por conta de uma sociedade ainda sexista, mas porque muitas mulheres não veem impedimento em falar sobre os problemas que enfrentam. Mas é fato que o envelhecer altera a capacidade reprodutiva dos homens também, ainda que de modo mais muito lento.

    Por: Vítor Margatol Saúde> Medicinal 18/03/2014

    A partir deste mês, os sensores de impressão digital da norte-americana Lumidigm, parte da HID Global, passam a integrar as soluções criadas pelo VaxTrac – contribuindo para interromper o desperdício de vacinas de 31 novas clínicas no sul do Benin (país africano que tem o francês como idioma oficial).

    Por: Vítor Margatol Saúde> Medicinal 18/03/2014

    As pessoas, em geral, não costumam dar muita atenção à saúde ocular. Mas, basta entrar um cisco no olho para desencadear estresse. Ou seja, é preciso dar mais atenção à visão, cuidar bem dos olhos sempre de maneira preventiva. Essa é a opinião do oftalmologista Renato Neves, diretor-presidente do Eye Care Hospital de Olhos, em São Paulo. O especialista aponta os sete erros mais frequentes que as pessoas cometem e que acabam prejudicando a visão

    Por: Vítor Margatol Saúde> Medicinal 18/03/2014 lAcessos: 20

    Os rins são importantes reguladores do equilíbrio hidroeletrolitico (eliminação das impurezas do sangue, bem como retenção de nutrientes, como a albumina), e também são importantes no controle da pressão arterial

    Por: Central Pressl Saúde> Medicinal 13/03/2014

    Nesse artigo explicamos quais as possiveis causas de dor no ombro e como devemos proceder na presença de uma dor que atraplaha nas atividades da vida diária

    Por: joel murachovskyl Saúde> Medicinal 29/08/2011 lAcessos: 237

    Nesse artigo explicamos como ocorre a luxação Acrômio-clavicular. Abordamos a sintomatologia dos pacientes e como tratamos essa lesão.

    Por: joel murachovskyl Saúde> Medicinal 24/08/2011 lAcessos: 1,992

    Neste artigo explicamos como ocorre a compressão do nervo ulnar no cotovelo. Abordamos a sintomatologia e as diversas formas de tratamento até a cirurgia

    Por: joel murachovskyl Saúde> Medicinal 24/08/2011 lAcessos: 1,962

    Nesse artigo explicamos como ocorre a lesão do tendão distal do bíceps. Quais os sintomas apresentados pelos pacientes e como se realiza seu tratamento

    Por: joel murachovskyl Saúde> Medicinal 23/08/2011 lAcessos: 1,081

    Nesse artigo explicamos porque o ombro, eventualmente desloca, qual são as queixas dos pacientes e como podemos tratar esse problema.

    Por: joel murachovskyl Saúde> Medicinal 22/08/2011 lAcessos: 890

    Nesse artigo explicamos o que é a lesão SLAP, seus sinais e sintomas e como devemos tratar essa lesão

    Por: joel murachovskyl Saúde> Medicinal 22/08/2011 lAcessos: 1,991

    Nesse artigo explicamos de maneira resumida o que é a atrose do ombro e como podemos tratá-la.

    Por: joel murachovskyl Saúde> Medicinal 22/08/2011 lAcessos: 460

    A epicondilite lateral acomete um número grande de atletas e seu tratamento pode ser difícil ou demorado. É importante entender isso para o sucesso do tratamento e entendendo a doença o paciente fica mais tranquilo ao tratá-la.

    Por: joel murachovskyl Saúde> Medicinal 22/08/2011 lAcessos: 1,299 lComentário: 2
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast