Artrite Reumatóide do Cotovelo: O que é e Como tratar

Publicado em: 22/08/2011 |Comentário: 0 | Acessos: 1,224 |

O que é a Artrite Reumatóde

A Artrite Reumatóde (AR) é uma doença degenerativa, auto-imune e sistêmica, que deteriora a cartilagem  e as articulações de maneira progressiva. Acomete 5% das mulheres com 55 anos ou mais e, é a causa mais comum de artrite do cotovelo. Acomete o cotovelo em 20 a 25% dos pacientes com 5 anos do início da doença.

Manisfestação

A Ar se manisfesta  de várias maneiras na articulação do cotovelo, sendo desde nódulos anteriores, bursite, sinovite,  progressiva destruição óssea até paralisia dos nervos ulnar e interósseo posterior. Geralmente, é mais comum a AR ocorrer em pacientes com envolvimento do ombro e punho, sendo que o lado dominante é o mais acometido.

Quanto há a sinovite, geralmente o paciente reclama de dor, havendo edema local e sinais  de um processo inflamatório localizado. Devido a esse processo inflamatório a capsula se torna frágil, propiciando a formação de cistos, os quais podem, por ventura, comprimir algum nervo, levando desde alterações sensitivas até alterações motoras. Essa sinovite pode progredir, causando a destruição óssea. 

Avaliação Radiográfica

Radiograficamente  a Artrite Reumatóide pode ser classificada em 5 tipos diferentes.

Tipo 1- observa-se apenas uma osteopenia localizada e clinicamente o paciente apresenta um edema local

Tipo 2- pequena diminuição do espaço articular e, eventualmente, alguma erosão marginal

tipo 3- diminução importante do espaço articular – pode haver subluxação anterior da cabeça do rádio e, ocorre perda significativa da flexo-extensão do cotovelo e, há destruição óssea.

tipo 4- destruição do arcabouço ósseo grave

Tipo 5- devido a destrição óssea ocorre uma instabilidade grossseira do cotovelo

Sitomas

O paciente com artrite reumatóide reclama de edema local, dor, crepitação e perda progressiva da movimentação. Em casos mais avançados a dor é pior e eventualmente o paciente pode se queixar de instabilidade do cotovelo.

Tratamento Ortopédico

A sinovectomia deve ser indicada nos pacientes que apresentam leve diminuição do espaço articular e dor que não melhora com o uso de analgésicos e anti-inflamatório, além de fisioterapia. Os melhores resultados são obtidos nos pacientes que apresentam pouca limitação dos movimentos de flexo-extensão e maior perda dos movimentos de pronação e supinação. O ganho da supinação nesses casos costuma ser o mais apreciado pelos pacientes, já que essa não consegue ser compensada pelas outras articulações, diferente do movimento de pronação. Hoje em dia, há uma tendência de se realizar a sinovectomia por meio da artroscopia e a ressecção da cabeça do rádio pode ser associada para os casos de dor lateral no cotovelo ou nos casos em que a cabeça do rádio está subluxada e que pode bloquear parcialmente a mobilidade do cotovelo.

Para os casos de maior destruiçao óssea, com diminuição do espaço articular importante, a protese total de cotovelo é recomendada e seus resultados são muito satisfatórios.

De uma maneira geral, o paciente apresenta uma melhora importante da dor e da amplitude de movimento.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/medicina-artigos/artrite-reumatoide-do-cotovelo-o-que-e-e-como-tratar-5148990.html

    Palavras-chave do artigo:

    dor

    ,

    cotovelo

    ,

    artrite

    Comentar sobre o artigo

    Ricardo Miguel

    Saiba o que é a artrite e conheça as 21 dicas caseiras que podem ajudar bastante a aliviar os sintomas da artrite. Previna este problema e livre-se das dores!

    Por: Ricardo Miguell Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 03/02/2014 lAcessos: 89

    O uso da prótese de cotovelo vêm aumentando no país. Contudo pouca gente sabe o que é uma prótese de cotovelo, como ela funciona, quais seus riscos e quais seus benefícios O objetivo desse artigo é informar o paciente sobre esse assunto de maneira simples e objetiva.

    Por: joel murachovskyl Saúde e Bem Estar> Medicinal 23/05/2011 lAcessos: 957 lComentário: 3

    A polimiosite é caracterizada pela destruição das fibras musculares através de um infiltrado inflamatório nos músculos, associado a amiotrofias, relacionado com o déficit motor frequentemente nas musculaturas da cintura escapular e nas porções proximais dos membros.

    Por: Aldina Maria Fernandesl Saúde e Bem Estarl 24/10/2011 lAcessos: 4,184
    João Carlos Baldan

    Aqui você irá encontrar tentativas de explicar o inexplicável. Ao menos até hoje. Afinal, não se sabe muito bem a origem e nem o que é fibromialgia. O que se reconhece são seus principais sinais, sintomas e tratamentos atuais. Os modernos são medicamentosos, os tradicionais, como a Acupuntura, encara o problema de outra maneira, com um tratamento todo peculiar. O artigo não encerra o assunto. Ao contrário, sugere que se busque novas pesquisas. Mas, acredito, é um bom primeiro passo. Seja feliz.

    Por: João Carlos Baldanl Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 01/12/2009 lAcessos: 852

    Podemos definir a bursite como uma inflamação da bursa, ou seja, uma pequena bolsa contendo líquido que envolve as articulações e funciona como um amortecedor entre os ossos, tendões e tecidos musculares.

    Por: Alexandre Vieiral Saúde e Bem Estarl 20/01/2009 lAcessos: 2,910 lComentário: 1

    Número de casos diminui, mas doença ainda é a segunda causa de óbito por agente infeccioso no mundo

    Por: Ricardo Machado Comunicaçãol Saúde e Bem Estar> Medicinal 23/03/2015

    A cirurgia juntamente com outros tipos de terapias, pode ser uma opção de tratamento para o câncer de pulmão que ainda são pequenas em estágio inicial de desenvolvimento. Se caso a cirurgia puder ser realizada, ela oferece uma boa chance de sucesso da cura da doença.

    Por: Vinicios Ferreiral Saúde e Bem Estar> Medicinal 20/03/2015

    Os 5 piores tipos de câncer. Câncer de pele. O câncer de pele e o tipo de tumor mais comum na população mundial, pois cerca de vinte e cinco por cento dos casos de câncer, são de câncer de pele, o câncer de pele acontece quando ocorre o crescimento acelerados das células que compõem a pele.

    Por: Vinicios Ferreiral Saúde e Bem Estar> Medicinal 20/03/2015

    De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2030 as doenças cardiovasculares serão responsáveis por quase 24 milhões de óbitos. Hoje, no Brasil, a cada cinco minutos alguém sofre um infarto. Das 300 mil ocorrências desse tipo que acontecem anualmente, 80 mil resultam em morte. As estatísticas são alarmantes e chama atenção o fato de que, mesmo aqueles que fazem check-up anualmente e se creem livres de risco, não são poupados.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 17/03/2015
    Mariangela de Oliveira Castro

    Compõe o currículo da Graduação em Educação Física, disciplinas de Ciências Médicas e sendo esta, reconhecida como área da Saúde, de acordo com a resolução do Conselho Nacional de Saúde (CNS nº. 218/1997), percebe-se que o professor de Educação Física é atualmente, o profissional melhor capacitado dentro da escola para prestar assistência aos alunos portadores de Diabetes, bem como atuar em situações de emergência.

    Por: Mariangela de Oliveira Castrol Saúde e Bem Estar> Medicinal 06/03/2015 lAcessos: 13

    No começo da vida sexual, o maior medo das meninas é engravidar ‘sem querer'. Nessa fase, engravidar parece a coisa mais fácil do mundo e muitas meninas pensam que será assim para o resto da vida. Até que se casam e percebem que – mesmo parando de tomar pílula – a gravidez não se confirma. Isso ocorre com muita frequência e muitos casais precisam cada vez mais de ajuda especializada para ter um filho.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 03/03/2015 lAcessos: 17

    Estudo publicado no jornal Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention revela uma mutação genética que acomete famílias afrodescendentes. Especificamente, mulheres negras têm mais chances de serem diagnosticadas com câncer de mama do que mulheres brancas antes dos 40 anos.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 02/03/2015 lAcessos: 18
    marco rogerio silva

    Um time forte é fundamental para empresas que querem chegar ao sucesso. Nos últimos tempos, as empresas redescobriram o trabalho em equipe, pois não podemos dizer que esse modelo nunca existiu, ao contrário, é um velho conhecido desde muito tempo. Com os programas de qualidade, esta forma de trabalhar voltou como uma onda muito forte ao cotidiano de muitas pessoas.

    Por: marco rogerio silval Saúde e Bem Estar> Medicinal 01/03/2015

    Nesse artigo explicamos quais as possiveis causas de dor no ombro e como devemos proceder na presença de uma dor que atraplaha nas atividades da vida diária

    Por: joel murachovskyl Saúde e Bem Estar> Medicinal 29/08/2011 lAcessos: 292

    Nesse artigo explicamos como ocorre a luxação Acrômio-clavicular. Abordamos a sintomatologia dos pacientes e como tratamos essa lesão.

    Por: joel murachovskyl Saúde e Bem Estar> Medicinal 24/08/2011 lAcessos: 2,538

    Neste artigo explicamos como ocorre a compressão do nervo ulnar no cotovelo. Abordamos a sintomatologia e as diversas formas de tratamento até a cirurgia

    Por: joel murachovskyl Saúde e Bem Estar> Medicinal 24/08/2011 lAcessos: 2,396

    Nesse artigo explicamos como ocorre a lesão do tendão distal do bíceps. Quais os sintomas apresentados pelos pacientes e como se realiza seu tratamento

    Por: joel murachovskyl Saúde e Bem Estar> Medicinal 23/08/2011 lAcessos: 1,300

    Nesse artigo explicamos porque o ombro, eventualmente desloca, qual são as queixas dos pacientes e como podemos tratar esse problema.

    Por: joel murachovskyl Saúde e Bem Estar> Medicinal 22/08/2011 lAcessos: 1,026

    Nesse artigo explicamos o que é a lesão SLAP, seus sinais e sintomas e como devemos tratar essa lesão

    Por: joel murachovskyl Saúde e Bem Estar> Medicinal 22/08/2011 lAcessos: 2,181

    Nesse artigo explicamos de maneira resumida o que é a atrose do ombro e como podemos tratá-la.

    Por: joel murachovskyl Saúde e Bem Estar> Medicinal 22/08/2011 lAcessos: 613

    A epicondilite lateral acomete um número grande de atletas e seu tratamento pode ser difícil ou demorado. É importante entender isso para o sucesso do tratamento e entendendo a doença o paciente fica mais tranquilo ao tratá-la.

    Por: joel murachovskyl Saúde e Bem Estar> Medicinal 22/08/2011 lAcessos: 1,468 lComentário: 2
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast