Artrite Reumatóide do Cotovelo: O que é e Como tratar

Publicado em: 22/08/2011 |Comentário: 0 | Acessos: 1,189 |

O que é a Artrite Reumatóde

A Artrite Reumatóde (AR) é uma doença degenerativa, auto-imune e sistêmica, que deteriora a cartilagem  e as articulações de maneira progressiva. Acomete 5% das mulheres com 55 anos ou mais e, é a causa mais comum de artrite do cotovelo. Acomete o cotovelo em 20 a 25% dos pacientes com 5 anos do início da doença.

Manisfestação

A Ar se manisfesta  de várias maneiras na articulação do cotovelo, sendo desde nódulos anteriores, bursite, sinovite,  progressiva destruição óssea até paralisia dos nervos ulnar e interósseo posterior. Geralmente, é mais comum a AR ocorrer em pacientes com envolvimento do ombro e punho, sendo que o lado dominante é o mais acometido.

Quanto há a sinovite, geralmente o paciente reclama de dor, havendo edema local e sinais  de um processo inflamatório localizado. Devido a esse processo inflamatório a capsula se torna frágil, propiciando a formação de cistos, os quais podem, por ventura, comprimir algum nervo, levando desde alterações sensitivas até alterações motoras. Essa sinovite pode progredir, causando a destruição óssea. 

Avaliação Radiográfica

Radiograficamente  a Artrite Reumatóide pode ser classificada em 5 tipos diferentes.

Tipo 1- observa-se apenas uma osteopenia localizada e clinicamente o paciente apresenta um edema local

Tipo 2- pequena diminuição do espaço articular e, eventualmente, alguma erosão marginal

tipo 3- diminução importante do espaço articular – pode haver subluxação anterior da cabeça do rádio e, ocorre perda significativa da flexo-extensão do cotovelo e, há destruição óssea.

tipo 4- destruição do arcabouço ósseo grave

Tipo 5- devido a destrição óssea ocorre uma instabilidade grossseira do cotovelo

Sitomas

O paciente com artrite reumatóide reclama de edema local, dor, crepitação e perda progressiva da movimentação. Em casos mais avançados a dor é pior e eventualmente o paciente pode se queixar de instabilidade do cotovelo.

Tratamento Ortopédico

A sinovectomia deve ser indicada nos pacientes que apresentam leve diminuição do espaço articular e dor que não melhora com o uso de analgésicos e anti-inflamatório, além de fisioterapia. Os melhores resultados são obtidos nos pacientes que apresentam pouca limitação dos movimentos de flexo-extensão e maior perda dos movimentos de pronação e supinação. O ganho da supinação nesses casos costuma ser o mais apreciado pelos pacientes, já que essa não consegue ser compensada pelas outras articulações, diferente do movimento de pronação. Hoje em dia, há uma tendência de se realizar a sinovectomia por meio da artroscopia e a ressecção da cabeça do rádio pode ser associada para os casos de dor lateral no cotovelo ou nos casos em que a cabeça do rádio está subluxada e que pode bloquear parcialmente a mobilidade do cotovelo.

Para os casos de maior destruiçao óssea, com diminuição do espaço articular importante, a protese total de cotovelo é recomendada e seus resultados são muito satisfatórios.

De uma maneira geral, o paciente apresenta uma melhora importante da dor e da amplitude de movimento.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/medicina-artigos/artrite-reumatoide-do-cotovelo-o-que-e-e-como-tratar-5148990.html

    Palavras-chave do artigo:

    dor

    ,

    cotovelo

    ,

    artrite

    Comentar sobre o artigo

    Ricardo Miguel

    Saiba o que é a artrite e conheça as 21 dicas caseiras que podem ajudar bastante a aliviar os sintomas da artrite. Previna este problema e livre-se das dores!

    Por: Ricardo Miguell Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 03/02/2014 lAcessos: 80

    O uso da prótese de cotovelo vêm aumentando no país. Contudo pouca gente sabe o que é uma prótese de cotovelo, como ela funciona, quais seus riscos e quais seus benefícios O objetivo desse artigo é informar o paciente sobre esse assunto de maneira simples e objetiva.

    Por: joel murachovskyl Saúde e Bem Estar> Medicinal 23/05/2011 lAcessos: 934 lComentário: 3

    A polimiosite é caracterizada pela destruição das fibras musculares através de um infiltrado inflamatório nos músculos, associado a amiotrofias, relacionado com o déficit motor frequentemente nas musculaturas da cintura escapular e nas porções proximais dos membros.

    Por: Aldina Maria Fernandesl Saúde e Bem Estarl 24/10/2011 lAcessos: 4,118
    João Carlos Baldan

    Aqui você irá encontrar tentativas de explicar o inexplicável. Ao menos até hoje. Afinal, não se sabe muito bem a origem e nem o que é fibromialgia. O que se reconhece são seus principais sinais, sintomas e tratamentos atuais. Os modernos são medicamentosos, os tradicionais, como a Acupuntura, encara o problema de outra maneira, com um tratamento todo peculiar. O artigo não encerra o assunto. Ao contrário, sugere que se busque novas pesquisas. Mas, acredito, é um bom primeiro passo. Seja feliz.

    Por: João Carlos Baldanl Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 01/12/2009 lAcessos: 849

    Podemos definir a bursite como uma inflamação da bursa, ou seja, uma pequena bolsa contendo líquido que envolve as articulações e funciona como um amortecedor entre os ossos, tendões e tecidos musculares.

    Por: Alexandre Vieiral Saúde e Bem Estarl 20/01/2009 lAcessos: 2,908 lComentário: 1
    marco rogerio silva

    O presente trabalho aborda a concepção do profissional de enfermagem em relação ao descarte adequado dos Resíduos Sólidos dos Serviços de Saúde (RSSS), tendo como objetivo analisar o que a literatura demonstra sobre como estes profissionais realizam a separação dos resíduos sólidos dos serviços de saúde. Esta pesquisa apresenta um resultado qualitativo, dado através de uma revisão bibliográfica integrativa.

    Por: marco rogerio silval Saúde e Bem Estar> Medicinal 23/02/2015
    marco rogerio silva

    Instituições de saúde nos últimos anos têm-se preocupado em incentivar e fiscalizar a adoção de medidas básicas de higiene. Este estudo tem como foco principal apresentar aos profissionais de saúde uma abordagem pormenorizada sobre a importância da higienização das mãos em Unidades de Terapia Intensiva, identificando e descrevendo suas vertentes, refletindo sobre a sua importância.

    Por: marco rogerio silval Saúde e Bem Estar> Medicinal 23/02/2015

    Especialista dá três conselhos importantes para quem está começando a vida sexual

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 23/02/2015
    Élida Alexandre

    Os resultados de um ensaio clínico de fase III chamado ALSYMPCA mostram que o rádio-223 dichloride (Xofigo®) melhora a sobrevida global em homens com câncer de próstata avançado que se espalhou para os ossos em comparação com um placebo.

    Por: Élida Alexandrel Saúde e Bem Estar> Medicinal 20/02/2015
    Rubens Britto

    O que você pensa sobre o tabagismo e seu abandono? Em geral, a maioria das pessoas, incluindo os fumantes, é contra o tabagismo. Esse posicionamento é imperioso para que se obtenha êxito pleno na abdicação do vício tabágico.

    Por: Rubens Brittol Saúde e Bem Estar> Medicinal 18/02/2015
    marco rogerio silva

    Este projeto aborda estudos que revelam uma grande proximidade dos fatores para o desenvolvimento da hipertensão arterial, e descrever os fatores de risco que ocasionam a doença tais como: a hereditariedade, a idade, o gênero, o grupo étnico, o nível de escolaridade, o status socioeconômico, a obesidade, o etilismo, o tabagismo. Tem como objetivo, descrever as causas, evolução e o tratamento da Hipertensão Arterial em idosos.

    Por: marco rogerio silval Saúde e Bem Estar> Medicinal 15/02/2015
    marco rogerio silva

    O presente estudo tem como questão-problema: Qual a importância da humanização do âmbito laboral para o profissional, bem como para o usuário? A partir daí, emerge como objetivo a discussão sobre a humanização do trabalho do profissional da enfermagem do trabalho.

    Por: marco rogerio silval Saúde e Bem Estar> Medicinal 15/02/2015

    Mochila pesada tem maior risco para crianças de até 12 anos de idade. Fisioterapeutas e Ergonomistas alertam ao risco do excesso de peso na mochila escolar das crianças. O alerta vai principalmente para os pais que devem fiscalizar o que os filhos levam em suas mochilas. Muitas crianças carregam além do material escolar, álbum de figurinhas, brinquedos, cadernos pesados e estojos que em sua maior parte trazem um excesso de material acarretando ainda mais peso para as crianças.

    Por: Amochilal Saúde e Bem Estar> Medicinal 14/02/2015

    Nesse artigo explicamos quais as possiveis causas de dor no ombro e como devemos proceder na presença de uma dor que atraplaha nas atividades da vida diária

    Por: joel murachovskyl Saúde e Bem Estar> Medicinal 29/08/2011 lAcessos: 288

    Nesse artigo explicamos como ocorre a luxação Acrômio-clavicular. Abordamos a sintomatologia dos pacientes e como tratamos essa lesão.

    Por: joel murachovskyl Saúde e Bem Estar> Medicinal 24/08/2011 lAcessos: 2,489

    Neste artigo explicamos como ocorre a compressão do nervo ulnar no cotovelo. Abordamos a sintomatologia e as diversas formas de tratamento até a cirurgia

    Por: joel murachovskyl Saúde e Bem Estar> Medicinal 24/08/2011 lAcessos: 2,347

    Nesse artigo explicamos como ocorre a lesão do tendão distal do bíceps. Quais os sintomas apresentados pelos pacientes e como se realiza seu tratamento

    Por: joel murachovskyl Saúde e Bem Estar> Medicinal 23/08/2011 lAcessos: 1,287

    Nesse artigo explicamos porque o ombro, eventualmente desloca, qual são as queixas dos pacientes e como podemos tratar esse problema.

    Por: joel murachovskyl Saúde e Bem Estar> Medicinal 22/08/2011 lAcessos: 1,016

    Nesse artigo explicamos o que é a lesão SLAP, seus sinais e sintomas e como devemos tratar essa lesão

    Por: joel murachovskyl Saúde e Bem Estar> Medicinal 22/08/2011 lAcessos: 2,171

    Nesse artigo explicamos de maneira resumida o que é a atrose do ombro e como podemos tratá-la.

    Por: joel murachovskyl Saúde e Bem Estar> Medicinal 22/08/2011 lAcessos: 597

    A epicondilite lateral acomete um número grande de atletas e seu tratamento pode ser difícil ou demorado. É importante entender isso para o sucesso do tratamento e entendendo a doença o paciente fica mais tranquilo ao tratá-la.

    Por: joel murachovskyl Saúde e Bem Estar> Medicinal 22/08/2011 lAcessos: 1,454 lComentário: 2
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast