Bócio - Causas, sintomas, tratamento e prevenção

Publicado em: 29/07/2010 |Comentário: 2 | Acessos: 6,545 |

O bócio  caracteriza-se pelo aumento da glândula tireóide. A glândula tireóide desempenha importantes funções no organismo, ela participa do controle do metabolismo e produz hormônios.

Nas pessoas que apresentam o bócio pode-se verfivicar uma elevação dessa glândula na região do pescoço. Essa doença atinge cerca de 10% da população e é mais frequente em mulheres entre quarenta e cinquenta anos.

Causas da doença

As causas dessa doença são diversas pode ser hereditárias, ou pelo excesso ou redução do funcionamento da tireóide, hipertireoidismo e hipotireoidismo respestivamente. Também podem ser causadas por deficiência de iodo na dieta, uso de medicamentos, tumores malignos (familiares ou associados a exposição à radiações) ou benignos (de origem desconhecida) e doenças autoimunes (anticorpos que bloqueiam ou estimulam a fabricação de hormônios).

Sintomas da doença

Os sintomas mais comuns são os nódulos e inchaços na região do pescoço. No entanto, a pessoas também pode apresentar dificuladdes para respirar, deglutir e dores nas articulações. Para fazer o diagnóstico o médico realiza exames clínicos, observa e examina a região do pescoço e também baseia-se na história clínica do paciente.

Tratamento e Prevenção

O melhor tratamento para a doença será decidido pelo médico. O tratamento pode incluir desde medicamentos até cirurgia para a retirada da tireóide em alguns casos. Após alguns tipos de tratamentos pode ser necessário a reposição hormonal.

O consumo do sal iodado é uma boa forma de prevenir a doenças, as pessoas que apresentam casos de bócio na família deve consultar o médico regularmente. Além disso outra forma de prevenção é evitar expor a tireóide a radiações.

 

Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 4 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/medicina-artigos/bocio-causas-sintomas-tratamento-e-prevencao-2926956.html

    Palavras-chave do artigo:

    bocio

    ,

    iodo

    Comentar sobre o artigo

    Berenice C. Furtado Carvalho

    A tireóide é regulada pelo TSH (hormônio estimulador da tireóide), produzido na hipófise, o qual é regulado pelo hormônio hipotalâmico. Localizada abaixo da laringe. A Tiroxina T4 e Triiodotironina T 3 agem em todas as células produzidas pela tireóide.

    Por: Berenice C. Furtado Carvalhol Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 28/06/2011 lAcessos: 511

    O hipertireoidismo é uma doença comum, que afeta principalmente as mulheres e, se não tratado, pode levar a complicações em diversos órgãos do corpo.

    Por: FABIANO TENORIO FRANÇAl Saúde e Bem Estar> Medicinal 24/06/2014 lAcessos: 47

    A tireoide é uma glândula localizada na região do pescoço, responsável por produzir os hormônios tiroxina (também chamado de tetraiodotironina) e tri-iodotironina. Ambos auxiliam na manutenção da pressão sanguínea, do ritmo cardíaco, do tônus muscular e das funções sexuais.

    Por: Flávia Ghiurghil Saúde e Bem Estar> Medicinal 11/07/2013 lAcessos: 80

    Realizou-se este estudo com o objetivo de avaliar as condições sanitárias e ambientais da comunidade do Loteamento e do Residencial Manaíra, ambos localizados no município de Paço do Lumiar – MA. A metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica exploratória, seguindo uma linha de abordagem quantitativa, análises de dados obtidos a partir de visita nas áreas circunvizinhas aos poços de abastecimento tanto do Loteamento quanto do Residencial, com aplicação de questionários.

    Por: Raimundo Nonato dos Santosl Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 25/01/2013 lAcessos: 193
    Araceli Canova

    A dança exige performance complexa com padrão preciso e controlado. O balé clássico, por exemplo, com movimentos realizados com o peso do corpo sobre a ponta dos pés, demanda esforços extras para manter a estabilidade dos membros inferiores. Se algo interferir na mobilidade normal da articulação, necessitar-se-á de compensações posturais e alterações de movimentos que podem ocasionar aumento do estresse até em outras partes do organismo, resultando em lesões.

    Por: Araceli Canoval Saúde e Bem Estar> Medicinal 27/03/2015

    Número de casos diminui, mas doença ainda é a segunda causa de óbito por agente infeccioso no mundo

    Por: Ricardo Machado Comunicaçãol Saúde e Bem Estar> Medicinal 23/03/2015

    A cirurgia juntamente com outros tipos de terapias, pode ser uma opção de tratamento para o câncer de pulmão que ainda são pequenas em estágio inicial de desenvolvimento. Se caso a cirurgia puder ser realizada, ela oferece uma boa chance de sucesso da cura da doença.

    Por: Vinicios Ferreiral Saúde e Bem Estar> Medicinal 20/03/2015

    Os 5 piores tipos de câncer. Câncer de pele. O câncer de pele e o tipo de tumor mais comum na população mundial, pois cerca de vinte e cinco por cento dos casos de câncer, são de câncer de pele, o câncer de pele acontece quando ocorre o crescimento acelerados das células que compõem a pele.

    Por: Vinicios Ferreiral Saúde e Bem Estar> Medicinal 20/03/2015

    De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2030 as doenças cardiovasculares serão responsáveis por quase 24 milhões de óbitos. Hoje, no Brasil, a cada cinco minutos alguém sofre um infarto. Das 300 mil ocorrências desse tipo que acontecem anualmente, 80 mil resultam em morte. As estatísticas são alarmantes e chama atenção o fato de que, mesmo aqueles que fazem check-up anualmente e se creem livres de risco, não são poupados.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 17/03/2015
    Mariangela de Oliveira Castro

    Compõe o currículo da Graduação em Educação Física, disciplinas de Ciências Médicas e sendo esta, reconhecida como área da Saúde, de acordo com a resolução do Conselho Nacional de Saúde (CNS nº. 218/1997), percebe-se que o professor de Educação Física é atualmente, o profissional melhor capacitado dentro da escola para prestar assistência aos alunos portadores de Diabetes, bem como atuar em situações de emergência.

    Por: Mariangela de Oliveira Castrol Saúde e Bem Estar> Medicinal 06/03/2015 lAcessos: 14

    No começo da vida sexual, o maior medo das meninas é engravidar ‘sem querer'. Nessa fase, engravidar parece a coisa mais fácil do mundo e muitas meninas pensam que será assim para o resto da vida. Até que se casam e percebem que – mesmo parando de tomar pílula – a gravidez não se confirma. Isso ocorre com muita frequência e muitos casais precisam cada vez mais de ajuda especializada para ter um filho.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 03/03/2015 lAcessos: 18

    Estudo publicado no jornal Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention revela uma mutação genética que acomete famílias afrodescendentes. Especificamente, mulheres negras têm mais chances de serem diagnosticadas com câncer de mama do que mulheres brancas antes dos 40 anos.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 02/03/2015 lAcessos: 18

    Em tempos difíceis, pode ser bastante desafiador conseguir manter seu dinheiro em seu bolso, com todos os problemas e contas a pagar. Além disso, há um grande apelo ao consumismo que, se não tomar cuidado, pode levá-lo a problemas financeiros. Neste artigo, você aprenderá algumas dicas sobre como proceder a fim de evitar alguns gastos e assim manter seu dinheiro em seu bolso.

    Por: Christiano Lima Santosl Finanças> Finanças Pessoaisl 19/06/2013 lAcessos: 41

    Você provavelmente já leu muitos bons conselhos que há por aí. Apesar de serem bons, muitas vezes os ignoramos ou até mesmo eles não são suficientes. E então, para complementar nosso conhecimentos, podemos nos valer também de dicas sobre o que não fazer. Essas dicas sobre o que não fazer podem, assim, ajudar-nos a evitar certas situações.

    Por: Christiano Lima Santosl Finanças> Finanças Pessoaisl 19/06/2013 lAcessos: 38

    Há várias dicas pela web para quem quer saber como ser rico. O grande problema é que metade delas são de pessoas que somente querem vender-lhe seus produtos e serviços para "ficar rico rápido" ou "ganhar dinheiro dormindo". E quase a outra metade é, na verdade, somente um monte de pessoas a repetir aquilo que tantos outros já cansaram de falar pela web. Em outras palavras: é tanto conteúdo repetitivo que às vezes pode ser bem difícil encontrar informação realmente válida.

    Por: Christiano Lima Santosl Finanças> Finanças Pessoaisl 19/06/2013 lAcessos: 20

    Este breve texto tem capacidade de ajudá-lo assim, apontando tentações a serem evitadas quando buscando-se a independência financeira. Isso auxiliará não por discursar sobre o que executar, e sim instruindo-o sobre o que poderá impedi-lo de conquistar seu objetivo de tornar-se rico ou pelo menos mais independente financeiramente falando.

    Por: Christiano Lima Santosl Finanças> Finanças Pessoaisl 19/06/2013 lAcessos: 31

    Com certeza você também está interessado em aprender mais a fim de alcançar também o seu objetivo de tornar-se rico, ou pelo menos financeiramente independente - o que, em minha opinião, já é uma meta audaciosa e boa o bastante! Bem, já passei várias dicas em meu outro blog, Clube do dinheiro, mas vou apresentar aqui cinco delas, tal que você já possa saber um pouco do que pode encontrar por lá.

    Por: Christiano Lima Santosl Finanças> Finanças Pessoaisl 19/06/2013 lAcessos: 28

    Quem quer ganhar dinheiro, precisa se diferenciar dos concorrentes no mercado que está tão acirrado nos dias de hoje. Para te ajudar nessa tarefa árdua, daremos dicas nesse artigo de soluções criativas para ganhar dinheiro.

    Por: Christiano Lima Santosl Negócios> Pequenas Empresasl 19/06/2013 lAcessos: 49

    Ter um blog não é nada fácil e até atingir a maturidade necessária para que o mesmo ganhe o suficiente para pagar por seu tempo de trabalho você pode estar interessado em escrever para terceiros, a fim de faturar uma renda extra no final do mês. Ou talvez você nem tenha interesse em ter o seu próprio blog e deseja que a tarefa de escritor de conteúdo para websites e blogs seja um "emprego extra" para você.

    Por: Christiano Lima Santosl Negócios> Negócios Onlinel 16/06/2013 lAcessos: 38

    Quem está à caça de novas oportunidades para ganhar dinheiro na Internet já deve, em algum momento, ter encontrado os famosos sistemas PTC - paid to click. Nesses websites, ao menos na teoria, você é pago para clicar em propagandas, mas será que você será realmente pago? Algumas pessoas na web dizem que sim, que estão a receber dinheiro por meio de tal sistema. Bem, até onde isso é verdade ou mentira? Hora de analisar tal sistema.

    Por: Christiano Lima Santosl Negócios> Negócio de Casal 16/06/2013 lAcessos: 32

    Comments on this article

    0
    josiane 14/08/2011
    otmo adorei esse site e 10 um bjinho
    0
    liza 09/05/2011
    eu amei
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast