Bolas De Queijo Na Garganta - Cáseos

Publicado em: 01/07/2009 |Comentário: 133 | Acessos: 196,019 |

É freqüente muitas pessoas se questionarem sobre umas massas parecidas com grãos de arroz de cor branco ou amarelada, que vêm da garganta e aparecem na boca. Muitos pensam que são apenas restos de comida, mas não...

Os cáseos amigdalianos apresentam-se como pequenas massas esbranquiçadas ou amareladas de odor extremamente desagradável. O seu nome deriva do latim "caseum", que significa queijo, devido à sua semelhança com uma pequena bolinha de queijo. Formam-se em buracos das tonsilas denominados criptas. São frequentemente associados a uma sensação de desconforto, irritação de garganta e são expelidos durante a fala, tosse ou espirros. Podem ocorrer em qualquer idade e até em indivíduos que nunca apresentaram queixas.

A composição consiste em células epiteliais descamadas da mucosa oral, proteínas salivares e restos alimentares que servirão de substrato alimentar para as bactérias anaeróbicas proteolíticas. Quando essas bactérias digerem as proteínas, são liberadas substâncias que têm mau cheiro. Entre elas o gás sulfídrico, resultante do metabolismo anaeróbico – escatol, que libera cheiro de ovo choco – putrescina, substância encontrada nas fezes – cadaverina, produto usual da decomposição de corpos. A mistura dos odores dessas substâncias não costuma ser percebida pelos portadores, mas provocam repulsa nos que se relacionam com eles.

Pesquisas recentes da Universidade de Michigan, lideradas por Walter Loesche, concluiram que os microorganismos presentes nos cáseos são diferentes dos relacionados com a placa bacteriana dentária. Também se concluiu que o substrato nutritivo necessário para a atividade das bactérias dos cáseos não serão os restos de alimentos dispersos pela boca, mas sim matéria em decomposição retida na área posterior da língua.

A explicação proposta é simples. Essa região recebe fluxo diminuído de saliva e contém grande número de criptas – invaginações, nas quais bactérias podem se esconder. Nesse local privilegiado, digerem proteínas celulares originadas da descamação da boca, como também as contidas no muco que gotejam imperceptível dos seios da face na direção da faringe – corrimento nasal posterior.

Esse gotejamento persistente é encontrado em cerca de 25% da população urbana, resultado de alergias, poluentes químicos e processos inflamatórios das mucosas nasais e seios da face (sinusites).

O controle da formação dos cáseos é importante na prevenção de diversas doenças. As bactérias presentes neste processo estão associadas a outros problemas de saúde, como gastrite, pneumonia e doença periodontal.

Existem diversas opções no tratamento dos cáseos. Antigamente removiam-se de forma radical as tonsilas, tema de muita polémica na comunidade científica dada a função das tonsilas como órgão de defesa importante. Atualmente pode-se optar pela criptólise a laser, que consiste na remoção cirúrgica apenas das criptas das tonsilas, conservando assim um remanescente. No entanto, em muitos casos o problema do hálito persiste dado que a origem da halitose é multifatorial. Além do pós-operatório doloroso, podem ser necessárias outras intervenções cirúrgicas.

Este tema levou pesquisadores do hálito a desenvolverem protocolos não cirúrgicos com tratamentos conservadores e muito eficientes. Estudos com pacientes portadores cáseos da Universidade de São Paulo (USP) concluíram que mediante exames precisos de diagnóstico, tratar as causas da formação é a melhor solução. É neste contexto que os especialistas em halitose são cada vez mais procurados, evitando os incovenientes e riscos associados a qualquer cirurgia. O profissional investiga quais as causas e elabora um tratamento específico.

De uma forma mais genérica, para evitar o aparecimento de cáseos, são sugeridos alguns métodos preventivos que podem ser facilmente seguidos, nomeadamente beber dois litros de água diários, manter uma dieta saudável (frutas, legumes, vegetais folhosos), uso regular de fio dental, limpeza da língua e gargarejos com água morna e sal.

Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 85 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/medicina-artigos/bolas-de-queijo-na-garganta-caseos-1007147.html

    Palavras-chave do artigo:

    mau halito

    ,

    halitose

    ,

    mal halito

    Comentar sobre o artigo

    O estômago está fechado, só sai alguma coisa do estômago nos momentos de arrotos / eructações. Além disso, se mau hálito viesse do estômago teria cheiro de vômito.

    Por: Dr. Elson Simões Reisl Saúde e Bem Estar> Medicinal 17/06/2010 lAcessos: 4,350

    Hálito é todo ar expirado pelos pulmões, podendo sair pela boca ou por outras cavidades aéreas como nariz, seios paranasais e faringe. O normal é o hálito humano ser inodoro ou ligeiramente perceptível pelas pessoas ao seu redor.

    Por: Odontomaxxl Saúde e Bem Estar> Odontologial 08/11/2013 lAcessos: 70

    Existem assuntos que por mais que passem os anos ainda são vistos pelas pessoas como algo difícil de ser discutido. Um desses temas constrangedores é o mau hálito. Sim, a halitose é um problema que incomoda não só ao portador do mau hálito como também as pessoas que estão ao seu redor. Quando o mau hálito atinge um adulto já é muito constrangedor, imagine só quando uma criança tem mau hálito, e os amiguinhos começam a colocar apelidos de mau gosto.

    Por: clinicahalitusl Saúde e Bem Estarl 25/07/2012 lAcessos: 122

    Tudo mundo sofre de mau hálito ocasionalmente. Mas, pelo menos 25% da população convivem com o problema permanentemente – o que acaba afetando as relações pessoais e profissionais. Especialista aponta sete dicas para driblar a halitose

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 26/09/2011 lAcessos: 771
    Cruvinel,A.R.

    Pesquisadores garantem que animais farejadores atacam com mais frequência pessoas com níveis de stress elevados, pois estas pessoas liberam na corrente sanguínea níveis maiores de Adrenalina que consequentemente darão origem a um odor caracteristicamente desagradável, tanto na pele quanto no hálito.

    Por: Cruvinel,A.R.l Saúde e Bem Estar> Medicinal 01/11/2010 lAcessos: 317

    O Tratamento na CLÍNICA HALITUS tem sempre 2 objetivos principais: devolver ao Paciente um hálito fresco e agradável e principalmente, permitir recuperar sua segurança e espontaneidade ao falar, conquistando uma boa autoestima.

    Por: clinicahalitusl Saúde e Bem Estar> Medicinal 21/09/2012 lAcessos: 118

    Halitose, o que é e como combater esse mal que afeta grande parte da população mundial.

    Por: DentistaJal Saúde e Bem Estar> Odontologial 22/11/2010 lAcessos: 240
    Cruvinel,Aila R.

    Inicialmente, o clínico geral deve ter em mente que a queixa de halitose é comum entre a população geral. No entanto, muitos pacientes confundem as diferenças entre halitose verdadeira e a sensação de "boca amarga". Alguns pacientes procuram por tratamento devido à reclamação de parentes, amigos, e outros, por conta própria. O nível de confiabilidade da informação dada por amigos, parentes deve ser considerado.

    Por: Cruvinel,Aila R.l Saúde e Bem Estar> Odontologial 17/12/2010 lAcessos: 792
    Cruvinel,Aila R.

    Dezenas de causas são relacionadas à halitose. Dentre as causas gerais, destacam-se as de origem respiratória (exemplos: sinusite e amigdalite), digestiva (exemplo: erupção gástrica, tumores e úlcera duodenal), metabólica (exemplo: diabetes, alterações hormonais) e emocional (estresse). Dentre as causas de origem local, podemos citar o acúmulo de placa bacteriana, a cárie e suas seqüelas, alterações gengivais e periodontais e peças protéticas deterioradas ou mal adaptadas.

    Por: Cruvinel,Aila R.l Saúde e Bem Estar> Odontologial 13/11/2010 lAcessos: 339

    "Pesquisas indicam que 50 milhões de brasileiros sofrem de halitose crônica". Existe tratamento para o mau hálito ou halitose. Piorreia.

    Por: Dr. Elson Simões Reisl Saúde e Bem Estar> Medicinal 01/07/2009 lAcessos: 5,917 lComentário: 1

    Uma em cada quatro mulheres com doença inflamatória pélvica (DIP) tem sequelas a longo prazo. A infertilidade é uma delas – podendo afetar até 60% das pacientes depois de um episódio. Nos Estados Unidos, a DIP atinge 1,5 milhão de mulheres todos os anos.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 22/10/2014

    As Hepatites são doenças de etiologia viral que acometem o fígado causando inflamação, cirrose e até câncer hepático.

    Por: Central Pressl Saúde e Bem Estar> Medicinal 20/10/2014

    É possível que em diferentes momentos as pessoas já tenham ouvido falar sobre a ressonância magnética, no entanto também é possível que poucos tenham conhecimento do que se trata realmente este exame.

    Por: anamarial Saúde e Bem Estar> Medicinal 17/10/2014

    Segundo estudo divulgado na revista científica Lancet, o Brasil tem mais pessoas acima do peso ou obesas do que a média mundial. De acordo com a pesquisa, a obesidade atinge mais da metade da população adulta brasileira, sendo 58% das mulheres e 52% dos homens.

    Por: Flávia Ghiurghil Saúde e Bem Estar> Medicinal 15/10/2014

    Muitas pessoas podem acabar por não ter conhecimento sobre o que seria o livro branco, assim como também o porque ele deveria existir ou as pessoas deveriam ter o real conhecimento sobre a sua funcionalidade.

    Por: anamarial Saúde e Bem Estar> Medicinal 15/10/2014

    Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 20 milhões de pessoas deixaram de enxergar por conta do problema. Tendência é a de que casos aumentem significativamente nos próximos anos.

    Por: Ricardo Machado Comunicaçãol Saúde e Bem Estar> Medicinal 10/10/2014

    A alergia ao pólen ou também chamada "polinose" é causada pelo contato dos polens de certas plantas com o desencadeamento de manifestações alérgicas.

    Por: Central Pressl Saúde e Bem Estar> Medicinal 03/10/2014

    ESTE TRABALHO FOI DESENVOLVIDO PARA A APLICAÇÃO DOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS TRABALHADOS COM ALUNOS DOS 3º ANOS DO ENSINO MÉDIO. FOI BASTANTE GRATIFICANTE, POIS OS ALUNOS TIVERAM CONTATO COM OS CONTEÚDOS NA PRÁTICA E AINDA DESCOBRIRAM NOVAS INFORMAÇÕES.

    Por: Josimara L. Furtado dos Santosl Saúde e Bem Estar> Medicinal 02/10/2014

    Os faraós já usavam raspadores de língua. Existe inúmeros relatos desta prática entre as famílias reais européias. Higiene língual previne doenças!

    Por: Dr. Elson Simões Reisl Saúde e Bem Estar> Medicinal 07/09/2010 lAcessos: 4,006 lComentário: 1

    O tratamento de implantes dentários, nos últimos anos, inovou a odontologia estética e funcional.

    Por: Dr. Elson Simões Reisl Saúde e Bem Estar> Medicinal 07/09/2010 lAcessos: 3,236

    O estômago está fechado, só sai alguma coisa do estômago nos momentos de arrotos / eructações. Além disso, se mau hálito viesse do estômago teria cheiro de vômito.

    Por: Dr. Elson Simões Reisl Saúde e Bem Estar> Medicinal 17/06/2010 lAcessos: 4,350

    O que é oculto se revela ao especialista por meio de exames como do nariz eletrônico - OralChroma, halimetria, sialometria, análise de marcadores químicos e anamnese.

    Por: Dr. Elson Simões Reisl Saúde e Bem Estar> Medicinal 16/06/2010 lAcessos: 1,389 lComentário: 1

    O OralChroma é o instrumento mais moderno e eficaz para diagnosticar a halitose.

    Por: Dr. Elson Simões Reisl Saúde e Bem Estar> Medicinal 01/07/2009 lAcessos: 1,113

    Deve-se comer em silêncio, discretamente. O mau hálito, halitose, mal hálito, hálito, saliva, boca seca, boca amarga, bafo, hálito ruim tratam-se da mesma coisa. Saiba que há cura para tal doença.

    Por: Dr. Elson Simões Reisl Saúde e Bem Estar> Medicinal 01/07/2009 lAcessos: 3,112

    "Pesquisas indicam que 50 milhões de brasileiros sofrem de halitose crônica". Existe tratamento para o mau hálito ou halitose. Piorreia.

    Por: Dr. Elson Simões Reisl Saúde e Bem Estar> Medicinal 01/07/2009 lAcessos: 5,917 lComentário: 1

    "Tudo indica que exames de sangue serão substituídos pelo exame salivar, visto que a saliva é formada pelos componentes da circulação."

    Por: Dr. Elson Simões Reisl Saúde e Bem Estar> Medicinal 01/07/2009 lAcessos: 1,840

    Comments on this article

    206
    Adriano 07/11/2011
    Doutor, tambem tenho esse poblema. È possivel trata lo por meio de septico bucal, escovação
    e fio dental? ou posso usar algum tipo de chá pra lavar a boca ou principalmente a garganta?
    70
    Angela Santos 02/11/2011
    Boa noite doutor sofro desde a adolescência de mal halito e raro sair as bolinhas fetidas mas ja sairam. Percebo q tenho pouca saliva vc pode me passar algumas orientações para acabar com esse transtorno. OBRIGADO E QUE DEUS TE ABENÇÕE.
    48
    dina 01/11/2011
    Olá Dr. tambem tenho esse problema, é desagradavel mesmo, peço uma orientação para resolver esse tipo de probleminha.
    32
    Geferson SP 31/10/2011
    Boa noite Doutor.
    Lamentavelmente também sofro deste mal,destas bolinhas de queijo na garganta...bolinhas horiveis de um cheiro insuportavel..por favor o que fazer Doutor?
    52
    emanuel silva 10/10/2011
    ola DR. infelismente, tenho uns buraquinho nas minhas amigdalas, de onde sai umas bolinhas, amarelas e muito mal cheirosas, está causando mal hálito quero resolver esse problema definitivamente
    30
    Hélio Bahia 04/10/2011
    Doutor, tambem tenho esse poblema. È possivel trata lo por meio de septico bucal, escovação
    e fio dental? ou posso usar algum tipo de chá pra lavar a boca ou principalmente a garganta?
    18
    bebe 16/09/2011
    Gente, nao sera sempre que vc estara com as bolinhas na gargante, sempre que der c/ cotonete suavimente cutuque que sai, depois com gargarejo tremine!!!
    Tem tbm como cauterizar os buraquinhos das amigdalas.Nao vale a pena retirar as amigdalas para quem nao sofre de dor de gargantra frequente.
    47
    cris 15/09/2011
    boa noite, estou te escrevendo para te pedir uma orientação, eu trabalho com o público e sinto muito constrangimento em falar perto das pessoas, não sei mais o que eu faço, pois escovo os dentes tres vezes ao dia, passo fio dental e não resolve. meu deus acho que estou entrando em depressão, me sinto muito triste e diferente das pessoa que eu conheço, não procurei tratamento porque soube que era muito caro, e infelizmente não tenho condiçoes de pagar. Gostaria de saber se tem algum tratamento que eu possa fazer em casa sem precisar procurar um especialista, algum medicamento, estou muito desesperada, pensei até em fazer uma besteira comigo. Me ajudo Dr. Te peço de coração.
    35
    Miiih 13/09/2011
    GENTE ISSO SAI ! NÃO É DOENÇA NÃO, CREDO!
    ISSO É RESTO DE COMIDA QUE " APODRECE" E SE ACUMULAM NOS BURAQUINHOS
    DE CADA LADO DA GARGANTA!
    PODE USAR UM PALITO FININHO E RETIRAR, UM COTONETE OU OUTRA COISA....

    ..................
    19
    Miquimas 11/09/2011
    Boa-tarde, doutor eu tenho esses mesmos sintomas quando minha garganta inflama é pior. o que eu devo fazer,tem algum geito ou remedio ou chá alguma coisa que possa fazer com que esse problema vá em bora
    21
    Luis Sousa 09/09/2011
    Olá Dr.
    Também tenho problema com o casio, mau hálito, agradecia imenso conselhos para o diminuir, retirar, evitar.
    Desde já grato pela ateñção dispensada, com os melhores cumprimentos;
    Luís
    22
    jose 08/09/2011
    doutor sofro com a msm existe algum tipo de tratamento caseiro agradeço e espero respostas
    33
    Amanda 07/09/2011
    DOUTOR ISSO TEM CURA OU É PRA SEMPRE? QUAL O TRATAMENTO QUE TENHO QUE FAZER PRA ACABAR DE VEZ COM ISSO, SEM PRECISAR DE CIRURGIA?
    14
    jose paulo ernesto de oliveira 06/09/2011
    Dutor, tbem estou com este problema, ja estou preucupado com o mau cheiro ,devido a essa massa que sai da minha garganta,pesso que mim indique um metado para combater esse mal.
    7
    Jhon 04/09/2011
    Doutor, tenho 19 anos e apareceu em mim ontem isso. Escovos meu dentes certos, mas fumo essa é a minha única queixa. Tem algo que eu possa fazer em casa pra isso sair ?
    12
    Joelma 03/09/2011
    Dr.meu caso e de manha quando eu acordo com essa bolinha de queijo nao acontecer do dia,mas eu do preocupada. aguardo respostas. grata
    17
    rony 03/09/2011
    Oi doutor tenho essas encomodativas bolinhas de muito mau cheiro quero saber como trata-las de forma segura e eficas...Tenho medo de ser cancer pois sempre fico com a garganta imflamada o meu medico recomendou bezotacil e correto essa ingeçao Se nao qual o medicamento adequado...DESDE JA AGRADEÇO
    26
    lucas 31/08/2011
    Dr eu tenho apenas 18 isto me preucupa muito, tenho medo disso vir a desenvolver uma doença grave como um câncer na gargante algo assim, escovo muito bem meus dentes, mas em minha saúde peco pois fumo, sera o tabagismo a causa destas bolinhas ?
    14
    Fran 30/08/2011
    Boa Noite..
    Entao, alguns dias sinto que estou com mal halito ja fui no dentista , achei que fosse resolver o problema mais nao meus dentes estao ok.
    Mais onten me assustei quando abri minha boca e vi essa bolinha branca..fiquei assustada.
    comecei a pesquisar sobre, estou tentando me livrar disso e horrivel e desconfortavel
    Se alguem souber me dizer como fazer p/acabar com isso?
    20
    roginéria 29/08/2011
    oi doutor eu tenho esse problema não sei o que fazer, ta cada dia pior, saindo bastante bolinhas
    e as vezes eu passo mal quando começa sair, sai bastante e eu começo até vomitar de nojo me ajuda...obrigada
    29
    Maciel 28/08/2011
    Doutor, estou com este poblema à alguns anos, preciso de ajuda por que isso incomoda muito, minha garganta fica inflamada com frequencia, sinto uma coçeira forte na gargante e sai essas bolinhas com odor forte. O gargulejo com agua morna e sal resolve? Mim ajude Doutor.
    33
    rafael 24/08/2011
    boa noite doutor eu estou com essas bolinhas e nao saem tudo, causando assim muito mal alito tem algum remedio que posso tomar para elas sairem?
    35
    katiane 23/08/2011
    Por favor me passa uma forma de cura sem ser preciso operar.Tenho essas "bolinhas de queijos" e trabalho com publico.Preciso resolver meu problema c urgencia.Muito obrigada
    29
    Renata 17/08/2011
    olá entao to com umas bolhas vermelhas na garganta qdo abro da para ver...umas pessoas dizem que da para tirar com um cotonete mas nunca tentei pois tenho medo. Ela nao doi nao sinto nada nem rouquidao, tenho dores de garganta mas é muito dificil só que ela nao some, ate diminui mas nao sai totalmente. Tenho alergia de perfumes, poeiras , desodorantes quando tio pó ou passo desodorantes nossa espirro de montao ate minha garganta coça....tenho medo que seja cancer....o que faço....
    92
    Carla 15/08/2011
    Bom dia! Quem tem esse problema, pode se curar ou terá para sempre?
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast