Catarata: Implante de lentes tóricas restitui visão do paciente

Publicado em: 09/09/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 614 |

Dados da Academia Americana de Oftalmologia revelam que 17% da população acima dos 40 anos sofrem de catarata nos Estados Unidos. A incidência da doença salta para 90% depois dos 70 anos. No Brasil, pelo menos metade dos idosos sofre da doença, em que a lente do cristalino vai ficando opaca e esbranquiçada, reduzindo a visão da pessoa. Apesar de simples, a cirurgia de catarata não costuma desobrigar o paciente ao uso de óculos. As lentes tóricas, então, são um excelente recurso para a pessoa enxergar ainda melhor do que antes.

 

"A cirurgia de catarata é apenas parte da conquista para se enxergar melhor, principalmente no caso dos pacientes com astigmatismo. Até recentemente, depois da cirurgia a pessoa ainda teria de conviver com seus óculos. Além de não favorecer muito do ponto de vista estético, os óculos representam um custo alto para quem tem de trocar pelo menos de dois em dois anos", diz o médico Renato Neves, diretor do Eye Care Hospital de Olhos.

 

De acordo com o oftalmologista, as lentes tóricas, que são intraoculares, não somente recuperam a translucidez do cristalino, como corrigem o astigmatismo, permitindo que o paciente volte a enxergar como quando tinha 20 anos, tendo tudo em foco. A cirurgia custa cerca de R$ 4.500 por olho e 98% dos pacientes também são dispensados do uso de óculos para perto ou para longe.

 

A catarata avança aos poucos. O portador pode sofrer alterações na visão durante meses ou anos sem se dar conta da gravidade do problema. Pessoas com mais de 40 anos, então, devem fazer exames de fundo de olho anualmente. "O fator hereditariedade é bastante presente no diagnóstico de catarata. Entretanto, a doença vem aumentando a passos largos entre os que fazem uso de determinados medicamentos, como cortisona e esteróides, ou ainda entre pessoas que se expõem demasiadamente ao sol, ingerem muito sal na alimentação, fumam e consomem muito álcool", diz o médico.

 

Na fase inicial da doença, o paciente nota maior facilidade para enxergar de perto, que progride para uma maior sensibilidade à luz e, principalmente, aos reflexos e brilhos à noite, visão embaçada, sensação de que as cores estão desbotadas e mudanças na cor da pupila. Em estágio mais avançado a pessoa já não se sente mais capaz de realizar tarefas simples, como ler ou dirigir.

 

Fonte: Dr. Renato Neves, médico oftalmologista e diretor do Eye Care Hospital de Olhos (www.eyecare.com.br)

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/medicina-artigos/catarata-implante-de-lentes-toricas-restitui-visao-do-paciente-3236211.html

    Palavras-chave do artigo:

    lentes toricas

    ,

    catarata

    ,

    astigmatismo

    Comentar sobre o artigo

    Avanços que possibilitam procedimentos mais seguros e que atendem necessidades de cada paciente serão discutidos durante VII Congresso Brasileiro de Catarata e Cirurgia Refrativa

    Por: Ricardo Machado Comunicaçãol Saúde e Bem Estar> Medicinal 28/05/2013 lAcessos: 45

    A cirurgia de catarata é, hoje, um dos procedimentos mais avançados e seguros para o paciente. Na grande maioria das vezes, não necessita de internação e a pessoa recupera totalmente a visão quando, após a remoção da catarata, é realizado um implante de lentes intraoculares (LIOs). Além de se informar bem antes de escolher um bom cirurgião oftalmológico, o paciente também deve conhecer as lentes intraoculares disponíveis e saber qual é a mais indicada para a sua visão.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 20/08/2013 lAcessos: 23

    O presente texto visa proporcionar ao leitor um breve conhecimento sobre algumas das principais doenças oculares, tanto em caráter informativo como preventivo.

    Por: Angela Adriana de Almeida Limal Saúde e Bem Estarl 23/12/2008 lAcessos: 18,660 lComentário: 11

    Uma epidemia global de Diabetes está em curso. Seus números vêm aumentando até mesmo entre as crianças. A campanha do Dia Mundial do Diabetes tem o objetivo de fazer as pessoas pensarem nessa doença, que pode não apresentar sintomas por anos após a sua instalação

    Por: Central Pressl Saúde e Bem Estar> Medicinal 14/11/2014
    Isabela Martini

    Já está comprovada a relação direta entre uma noite bem dormida e o equilíbrio hormonal. O famoso preparador físico Nuno Cobra, em sua obra "A Semente da Vitória", discorre sobre essa relação

    Por: Isabela Martinil Saúde e Bem Estar> Medicinal 01/11/2014 lAcessos: 15

    O documento, fruto da parceria com a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), pretende auxiliar os médicos a reduzir o risco de os pacientes contraírem infecções.

    Por: Ricardo Machado Comunicaçãol Saúde e Bem Estar> Medicinal 30/10/2014 lAcessos: 17

    Estudo publicado no Breast Cancer Research demonstrou a importância de não incluir apenas as mulheres com histórico de câncer de mama na família, mas também aquelas que têm mamas densas no grupo de risco. Afinal, esse é considerado um fator de risco significativo que deveria ser acompanhado de perto como forma de prevenção da doença.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 28/10/2014

    O câncer tem sido causa de morte em todo o mundo e motivo de preocupação para muitos. Contudo, um estudo publicado no jornal científico Células-tronco, apresentado como mais uma forma bem sucedida de combate ao câncer e esperança de cura para aqueles que convivem com a doença.

    Por: josi feitosal Saúde e Bem Estar> Medicinal 28/10/2014 lAcessos: 11

    Muitas pessoas podem acabar por reclamar, ou até mesmo proclamar elogios com relação a saúde publica de sua região, no entanto também podemos verificar que acaba por ser considerado como comum o fato do que seria a saúde pública. Sendo assim, iremos falar agora mesmo o que seria, e até mesmo como funciona a saúde pública.

    Por: anamarial Saúde e Bem Estar> Medicinal 28/10/2014

    Muitas pessoas podem acabar por ter a necessidade de realizar um exame que seja considerado como complexo, no entanto podemos verificar que alguns destes exames acabem por causar uma determinada dúvida.

    Por: anamarial Saúde e Bem Estar> Medicinal 24/10/2014 lAcessos: 12

    O Alzheimer modifica consideravelmente a vida das pessoas afetadas e dos seus familiares. As pessoas com Alzheimer estão, sobretudo em fases mais avançadas, física e cognitivamente muito comprometidas. Por isso, é particularmente importante para os doentes viverem num ambiente em que se possam movimentar com facilidade e segurança.

    Por: tkencasal Saúde e Bem Estar> Medicinal 24/10/2014

    Com o avanço da ciência, mais e mais mulheres buscam ‘ajuda especializada' para ter um bebê. Nos Estados Unidos, de acordo com a Society for Assisted Reproductive Technology, em 2012 nasceram dois mil bebês a mais do que no ano anterior a partir de técnicas de fertilização assistida – totalizando quase 62 mil. Esse panorama otimista vai de encontro a uma forte tendência naquele país, que é a queda – desde 2007 – na taxa de natalidade.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 17/11/2014

    O 1º Congresso Mundial de Estética Orofacial vai acontecer entre os dias 22 e 25 de janeiro de 2015, paralelamente ao 33º CIOSP – Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo. Presidido pelo cirurgião-dentista Luciano Artioli Moreira, o evento atende às expectativas de um número crescente de profissionais que desejam acompanhar os avanços da Odontologia.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Odontologial 17/11/2014

    Até mesmo quem nunca pisou no consultório de um oftalmologista durante a vida vai começar a sentir dificuldade para enxergar de perto e meio-perto entre 40 e 50 anos. É a tal presbiopia – ou vista cansada, como preferem alguns. Quando menos se espera, já não se consegue mais ler as mensagens no celular, ler jornal, ver as horas, nem conferir os comprovantes de compra sem precisar sacar da bolsa ou do bolso os óculos para perto. Até mesmo usar o computador vai ser difícil.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Oftalmologial 12/11/2014

    Sol e biquíni formam uma combinação perfeita. Menos quando se tem umas gordurinhas sobressalentes. Cada vez mais as brasileiras estão recorrendo à lipoaspiração para eliminar a gordura persistente, que permanece mesmo quando a dieta é bem sucedida. Mas quem não se sente pronta para uma cirurgia estética ou tem contraindicações a esse tipo de procedimento pode recorrer a tratamentos não-invasivos com ótimos resultados.

    Por: Vítor Margatol Beleza> Cirurgia Plástical 10/11/2014 lAcessos: 12

    Na opinião da odontopediatra Sandra Kalil, professora da Escola de Aperfeiçoamento Profissional da APCD (Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas), a amamentação exige do bebê uma sofisticada coordenação de músculos e movimentos de mandíbula e língua. "O uso de mamadeira e garrafinhas é totalmente diferente, já que o líquido passa com muita facilidade pelos respectivos orifícios, não exigindo movimentos tão importantes por parte da criança.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Odontologial 05/11/2014

    Especialista diz que tratamentos de fertilização assistida socorrem pacientes nessa situação com elevada taxa de sucesso Um em cada cinco casais enfrenta dificuldade para engravidar. Quando a mulher tem mais de 35 anos, essa proporção é alterada para um em cada três. Aos 45 anos, 90% das mulheres não conseguem mais ter filhos naturalmente. Esse tipo de problema vem se tornando cada vez mais comum.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 04/11/2014 lAcessos: 35

    Na próxima semana, vem ao Brasil o norte-americano Garret Fisher, atleta de alta performance que faz parte do "top 5" do Crossfit Mundial – programa de treinamento que explora inúmeras modalidades esportivas a fim de aumentar a resistência cardiovascular, respiratória e muscular, bem como a força, flexibilidade, potência, velocidade, coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão.

    Por: Vítor Margatol Press Releasel 03/11/2014 lAcessos: 12

    Estudo publicado no Breast Cancer Research demonstrou a importância de não incluir apenas as mulheres com histórico de câncer de mama na família, mas também aquelas que têm mamas densas no grupo de risco. Afinal, esse é considerado um fator de risco significativo que deveria ser acompanhado de perto como forma de prevenção da doença.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 28/10/2014
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast