Catarata: Implante de lentes tóricas restitui visão do paciente

Publicado em: 09/09/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 633 |

Dados da Academia Americana de Oftalmologia revelam que 17% da população acima dos 40 anos sofrem de catarata nos Estados Unidos. A incidência da doença salta para 90% depois dos 70 anos. No Brasil, pelo menos metade dos idosos sofre da doença, em que a lente do cristalino vai ficando opaca e esbranquiçada, reduzindo a visão da pessoa. Apesar de simples, a cirurgia de catarata não costuma desobrigar o paciente ao uso de óculos. As lentes tóricas, então, são um excelente recurso para a pessoa enxergar ainda melhor do que antes.

 

"A cirurgia de catarata é apenas parte da conquista para se enxergar melhor, principalmente no caso dos pacientes com astigmatismo. Até recentemente, depois da cirurgia a pessoa ainda teria de conviver com seus óculos. Além de não favorecer muito do ponto de vista estético, os óculos representam um custo alto para quem tem de trocar pelo menos de dois em dois anos", diz o médico Renato Neves, diretor do Eye Care Hospital de Olhos.

 

De acordo com o oftalmologista, as lentes tóricas, que são intraoculares, não somente recuperam a translucidez do cristalino, como corrigem o astigmatismo, permitindo que o paciente volte a enxergar como quando tinha 20 anos, tendo tudo em foco. A cirurgia custa cerca de R$ 4.500 por olho e 98% dos pacientes também são dispensados do uso de óculos para perto ou para longe.

 

A catarata avança aos poucos. O portador pode sofrer alterações na visão durante meses ou anos sem se dar conta da gravidade do problema. Pessoas com mais de 40 anos, então, devem fazer exames de fundo de olho anualmente. "O fator hereditariedade é bastante presente no diagnóstico de catarata. Entretanto, a doença vem aumentando a passos largos entre os que fazem uso de determinados medicamentos, como cortisona e esteróides, ou ainda entre pessoas que se expõem demasiadamente ao sol, ingerem muito sal na alimentação, fumam e consomem muito álcool", diz o médico.

 

Na fase inicial da doença, o paciente nota maior facilidade para enxergar de perto, que progride para uma maior sensibilidade à luz e, principalmente, aos reflexos e brilhos à noite, visão embaçada, sensação de que as cores estão desbotadas e mudanças na cor da pupila. Em estágio mais avançado a pessoa já não se sente mais capaz de realizar tarefas simples, como ler ou dirigir.

 

Fonte: Dr. Renato Neves, médico oftalmologista e diretor do Eye Care Hospital de Olhos (www.eyecare.com.br)

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/medicina-artigos/catarata-implante-de-lentes-toricas-restitui-visao-do-paciente-3236211.html

    Palavras-chave do artigo:

    lentes toricas

    ,

    catarata

    ,

    astigmatismo

    Comentar sobre o artigo

    Avanços que possibilitam procedimentos mais seguros e que atendem necessidades de cada paciente serão discutidos durante VII Congresso Brasileiro de Catarata e Cirurgia Refrativa

    Por: Ricardo Machado Comunicaçãol Saúde e Bem Estar> Medicinal 28/05/2013 lAcessos: 50

    A cirurgia de catarata é, hoje, um dos procedimentos mais avançados e seguros para o paciente. Na grande maioria das vezes, não necessita de internação e a pessoa recupera totalmente a visão quando, após a remoção da catarata, é realizado um implante de lentes intraoculares (LIOs). Além de se informar bem antes de escolher um bom cirurgião oftalmológico, o paciente também deve conhecer as lentes intraoculares disponíveis e saber qual é a mais indicada para a sua visão.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 20/08/2013 lAcessos: 32

    O presente texto visa proporcionar ao leitor um breve conhecimento sobre algumas das principais doenças oculares, tanto em caráter informativo como preventivo.

    Por: Angela Adriana de Almeida Limal Saúde e Bem Estarl 23/12/2008 lAcessos: 18,772 lComentário: 11
    Araceli Canova

    A dança exige performance complexa com padrão preciso e controlado. O balé clássico, por exemplo, com movimentos realizados com o peso do corpo sobre a ponta dos pés, demanda esforços extras para manter a estabilidade dos membros inferiores. Se algo interferir na mobilidade normal da articulação, necessitar-se-á de compensações posturais e alterações de movimentos que podem ocasionar aumento do estresse até em outras partes do organismo, resultando em lesões.

    Por: Araceli Canoval Saúde e Bem Estar> Medicinal 27/03/2015

    Número de casos diminui, mas doença ainda é a segunda causa de óbito por agente infeccioso no mundo

    Por: Ricardo Machado Comunicaçãol Saúde e Bem Estar> Medicinal 23/03/2015

    A cirurgia juntamente com outros tipos de terapias, pode ser uma opção de tratamento para o câncer de pulmão que ainda são pequenas em estágio inicial de desenvolvimento. Se caso a cirurgia puder ser realizada, ela oferece uma boa chance de sucesso da cura da doença.

    Por: Vinicios Ferreiral Saúde e Bem Estar> Medicinal 20/03/2015

    Os 5 piores tipos de câncer. Câncer de pele. O câncer de pele e o tipo de tumor mais comum na população mundial, pois cerca de vinte e cinco por cento dos casos de câncer, são de câncer de pele, o câncer de pele acontece quando ocorre o crescimento acelerados das células que compõem a pele.

    Por: Vinicios Ferreiral Saúde e Bem Estar> Medicinal 20/03/2015

    De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2030 as doenças cardiovasculares serão responsáveis por quase 24 milhões de óbitos. Hoje, no Brasil, a cada cinco minutos alguém sofre um infarto. Das 300 mil ocorrências desse tipo que acontecem anualmente, 80 mil resultam em morte. As estatísticas são alarmantes e chama atenção o fato de que, mesmo aqueles que fazem check-up anualmente e se creem livres de risco, não são poupados.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 17/03/2015
    Mariangela de Oliveira Castro

    Compõe o currículo da Graduação em Educação Física, disciplinas de Ciências Médicas e sendo esta, reconhecida como área da Saúde, de acordo com a resolução do Conselho Nacional de Saúde (CNS nº. 218/1997), percebe-se que o professor de Educação Física é atualmente, o profissional melhor capacitado dentro da escola para prestar assistência aos alunos portadores de Diabetes, bem como atuar em situações de emergência.

    Por: Mariangela de Oliveira Castrol Saúde e Bem Estar> Medicinal 06/03/2015 lAcessos: 14

    No começo da vida sexual, o maior medo das meninas é engravidar ‘sem querer'. Nessa fase, engravidar parece a coisa mais fácil do mundo e muitas meninas pensam que será assim para o resto da vida. Até que se casam e percebem que – mesmo parando de tomar pílula – a gravidez não se confirma. Isso ocorre com muita frequência e muitos casais precisam cada vez mais de ajuda especializada para ter um filho.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 03/03/2015 lAcessos: 18

    Estudo publicado no jornal Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention revela uma mutação genética que acomete famílias afrodescendentes. Especificamente, mulheres negras têm mais chances de serem diagnosticadas com câncer de mama do que mulheres brancas antes dos 40 anos.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 02/03/2015 lAcessos: 18

    Doença bastante tratável, mas ainda incurável, o herpes ocular é uma infecção provocada pelo mesmo vírus do herpes labial, o herpes simplex (HSV). Existem mais de 80 tipos de vírus do herpes e eles se diferenciam de várias formas. Mas uma coisa eles têm em comum: percorrem os nervos até se alojarem numa terminação nervosa – onde passam períodos de inatividade.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Oftalmologial 30/03/2015

    Entre 10% e 15% dos casais que tentam engravidar durante um ano não são bem-sucedidos. Com a proximidade do Dia das Mães, muitas mulheres se entristecem com a quantidade de ações de marketing enaltecendo a gestação e normalmente se questionam quando chegará sua hora. A boa notícia é que nunca antes se teve tantas razões para ser otimista.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 23/03/2015

    De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2030 as doenças cardiovasculares serão responsáveis por quase 24 milhões de óbitos. Hoje, no Brasil, a cada cinco minutos alguém sofre um infarto. Das 300 mil ocorrências desse tipo que acontecem anualmente, 80 mil resultam em morte. As estatísticas são alarmantes e chama atenção o fato de que, mesmo aqueles que fazem check-up anualmente e se creem livres de risco, não são poupados.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 17/03/2015

    Diabetes é uma doença que compromete a produção e o uso de insulina pelo corpo no controle dos níveis de açúcar no sangue. Embora esse açúcar – a glucose – seja uma importante fonte de energia para as células, em altas quantidades pode acabar prejudicando o bom funcionamento de órgãos importantes, como o coração, os rins, os vasos sanguíneos e, inclusive, os olhos.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Oftalmologial 16/03/2015

    Quem sofre de mau hálito normalmente não percebe o problema, só quando é avisado por amigos ou conhecidos com quem lida diariamente. Isto porque não se trata daquele gosto amargo na boca que as pessoas geralmente sentem ao acordar ou passar muito tempo sem se alimentar. De acordo com Luis Fernando Bellasalma, professor de Periodontia da Escola de Aperfeiçoamento Profissional da APCD (Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas), o mau hálito é percebido através de um odor ofensivo no ar expirado

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Odontologial 12/03/2015

    A Axial Medicina Diagnóstica, que atua há mais de 20 anos em diagnósticos por imagem, está participando ativamente da I Jornada Mineira de Neurorradiologia, promovida pela Sociedade de Radiologia de Minas Gerais (SRMG). O evento acontecerá nos dias 27 e 28 de março no Centro de Convenções do Hotel Mercure, em Belo Horizonte (Lourdes), contará com palestras de especialistas de todo o Brasil e deve atrair 400 profissionais da área.

    Por: Vítor Margatol Press Releasel 10/03/2015 lAcessos: 14

    Se existe algo que nos remete ao Dia Internacional das Mulheres, comemorado em 8 de março, é o sorriso de quem conquistou muita coisa ao longo dos anos e ainda continua em busca de seus ideais. Por isso, vários especialistas da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD) reuniram dicas úteis para mulheres de zero a cem anos conquistar uma boca saudável.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Odontologial 03/03/2015 lAcessos: 16

    No começo da vida sexual, o maior medo das meninas é engravidar ‘sem querer'. Nessa fase, engravidar parece a coisa mais fácil do mundo e muitas meninas pensam que será assim para o resto da vida. Até que se casam e percebem que – mesmo parando de tomar pílula – a gravidez não se confirma. Isso ocorre com muita frequência e muitos casais precisam cada vez mais de ajuda especializada para ter um filho.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 03/03/2015 lAcessos: 18
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast