Catarata: Implante de lentes tóricas restitui visão do paciente

Publicado em: 09/09/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 603 |

Dados da Academia Americana de Oftalmologia revelam que 17% da população acima dos 40 anos sofrem de catarata nos Estados Unidos. A incidência da doença salta para 90% depois dos 70 anos. No Brasil, pelo menos metade dos idosos sofre da doença, em que a lente do cristalino vai ficando opaca e esbranquiçada, reduzindo a visão da pessoa. Apesar de simples, a cirurgia de catarata não costuma desobrigar o paciente ao uso de óculos. As lentes tóricas, então, são um excelente recurso para a pessoa enxergar ainda melhor do que antes.

 

"A cirurgia de catarata é apenas parte da conquista para se enxergar melhor, principalmente no caso dos pacientes com astigmatismo. Até recentemente, depois da cirurgia a pessoa ainda teria de conviver com seus óculos. Além de não favorecer muito do ponto de vista estético, os óculos representam um custo alto para quem tem de trocar pelo menos de dois em dois anos", diz o médico Renato Neves, diretor do Eye Care Hospital de Olhos.

 

De acordo com o oftalmologista, as lentes tóricas, que são intraoculares, não somente recuperam a translucidez do cristalino, como corrigem o astigmatismo, permitindo que o paciente volte a enxergar como quando tinha 20 anos, tendo tudo em foco. A cirurgia custa cerca de R$ 4.500 por olho e 98% dos pacientes também são dispensados do uso de óculos para perto ou para longe.

 

A catarata avança aos poucos. O portador pode sofrer alterações na visão durante meses ou anos sem se dar conta da gravidade do problema. Pessoas com mais de 40 anos, então, devem fazer exames de fundo de olho anualmente. "O fator hereditariedade é bastante presente no diagnóstico de catarata. Entretanto, a doença vem aumentando a passos largos entre os que fazem uso de determinados medicamentos, como cortisona e esteróides, ou ainda entre pessoas que se expõem demasiadamente ao sol, ingerem muito sal na alimentação, fumam e consomem muito álcool", diz o médico.

 

Na fase inicial da doença, o paciente nota maior facilidade para enxergar de perto, que progride para uma maior sensibilidade à luz e, principalmente, aos reflexos e brilhos à noite, visão embaçada, sensação de que as cores estão desbotadas e mudanças na cor da pupila. Em estágio mais avançado a pessoa já não se sente mais capaz de realizar tarefas simples, como ler ou dirigir.

 

Fonte: Dr. Renato Neves, médico oftalmologista e diretor do Eye Care Hospital de Olhos (www.eyecare.com.br)

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/medicina-artigos/catarata-implante-de-lentes-toricas-restitui-visao-do-paciente-3236211.html

    Palavras-chave do artigo:

    lentes toricas

    ,

    catarata

    ,

    astigmatismo

    Comentar sobre o artigo

    Avanços que possibilitam procedimentos mais seguros e que atendem necessidades de cada paciente serão discutidos durante VII Congresso Brasileiro de Catarata e Cirurgia Refrativa

    Por: Ricardo Machado Comunicaçãol Saúde e Bem Estar> Medicinal 28/05/2013 lAcessos: 38

    A cirurgia de catarata é, hoje, um dos procedimentos mais avançados e seguros para o paciente. Na grande maioria das vezes, não necessita de internação e a pessoa recupera totalmente a visão quando, após a remoção da catarata, é realizado um implante de lentes intraoculares (LIOs). Além de se informar bem antes de escolher um bom cirurgião oftalmológico, o paciente também deve conhecer as lentes intraoculares disponíveis e saber qual é a mais indicada para a sua visão.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 20/08/2013 lAcessos: 18

    O presente texto visa proporcionar ao leitor um breve conhecimento sobre algumas das principais doenças oculares, tanto em caráter informativo como preventivo.

    Por: Angela Adriana de Almeida Limal Saúde e Bem Estarl 23/12/2008 lAcessos: 18,581 lComentário: 11

    Não ter filhos é uma decisão que envolve a escolha do melhor método de contracepção. Há um ou vários métodos indicados para cada caso e a escolha passa pela avaliação da mulher, do parceiro e do médico. A informação ainda é a melhor aliada para a análise dos riscos e benefícios de cada método contraceptivo.

    Por: ADS Comunicaçãol Saúde e Bem Estar> Medicinal 15/09/2014
    José Guimarães

    O objetivo de eu escrever este artigo é compartilhar você o que aprendi sobre a distribuição de remédios de graça. Acredito que, assim como eu não sabia antes, muitas pessoas ainda não sabem da existência de distribuição de remédios para determinados grupos de doentes crônicos. As condições para conseguir remédios grátis devem ser vistas nos postos de saúde de sua cidade ou em farmácias participantes do programa.

    Por: José Guimarãesl Saúde e Bem Estar> Medicinal 12/09/2014

    Algo que podemos verificar com uma determinada facilidade nos dias de hoje, é o fato de que há uma série de hospitais que podem acabar por não seguir as conformidades que seriam determinadas como básicas.

    Por: anamarial Saúde e Bem Estar> Medicinal 11/09/2014

    Se você está lendo isso, você pode estar pensando em usar lentes de contato pela primeira vez. Você também pode estar se perguntando se há algum problema com o uso de lentes de contato e você deve estar ciente antes de você desistir de seus óculos. Justo! Vamos descobrir juntos, explorando e respondendo a perguntas diferentes sobre o assunto, separando o fato da ficção.

    Por: Lentenet Lente de Contatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 08/09/2014 lAcessos: 16

    Pesquisadores dinamarqueses estudaram mais de 58 mil mulheres submetidas ao exame de mamografia entre os anos de 1991 e 2005. O resultado, publicado recentemente no jornal Cancer Epidemiology, revela que as pacientes que receberam resultado falso-positivo demonstraram 27% mais chances de ter câncer de mama ao longo da vida em relação àquelas que receberam resultado negativo. Esse fenômeno, ainda não explicado, não está relacionado a erros de classificação.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 08/09/2014

    O Stress é uma das funções vitais do organismo e ao mesmo tempo uma das doenças mais importantes que afecta a nossa sociedade, tem uma acção de alarme no nosso organismo antes do perigo acontecer.

    Por: Alice Coutol Saúde e Bem Estar> Medicinal 07/09/2014

    A Fibrose Cística, também conhecida como Mucoviscidose, é uma doença genética que afeta diretamente as glândulas exócrinas de diversos órgãos - responsáveis pela produção de determinadas substâncias que auxiliam na manutenção e função do nosso organismo.

    Por: Central Pressl Saúde e Bem Estar> Medicinal 04/09/2014 lAcessos: 19

    Ginecomastia é o crescimento de glândulas mamárias em homens, podendo ter origem hereditária, em alterações hormonais ou ainda no uso de determinadas substâncias – como os anabolizantes. A doença acomete entre 30% e 40% dos adolescentes e, na maioria dos casos, tem regressão espontânea até atingirem a fase adulta.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 04/09/2014 lAcessos: 11

    A cada 20 crianças, uma sofre de algum problema de visão. Já na adolescência, os números assustam ainda mais: um em cada quatro alunos necessita de correção visual. Quanto mais cedo os pais levarem seus filhos ao oftalmologista, melhor. Afinal, muitas vezes a criança apresenta baixo rendimento escolar simplesmente porque não enxerga bem e ninguém a seu redor – nem os pais, nem professores – se deram conta do problema.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Oftalmologial 18/09/2014

    Em anos recentes, a população passou a ser alertada com mais regularidade sobre os riscos da falta de vitamina D – obtida 90% através da exposição ao sol, principalmente aos raios UVB, e 10% através da alimentação (óleo de fígado de bacalhau, gema de ovo, fígado, manteiga e peixes, como salmão, cavala, arenque, sardinha e atum).

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 16/09/2014 lAcessos: 12

    Pesquisadores dinamarqueses estudaram mais de 58 mil mulheres submetidas ao exame de mamografia entre os anos de 1991 e 2005. O resultado, publicado recentemente no jornal Cancer Epidemiology, revela que as pacientes que receberam resultado falso-positivo demonstraram 27% mais chances de ter câncer de mama ao longo da vida em relação àquelas que receberam resultado negativo. Esse fenômeno, ainda não explicado, não está relacionado a erros de classificação.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 08/09/2014

    Ginecomastia é o crescimento de glândulas mamárias em homens, podendo ter origem hereditária, em alterações hormonais ou ainda no uso de determinadas substâncias – como os anabolizantes. A doença acomete entre 30% e 40% dos adolescentes e, na maioria dos casos, tem regressão espontânea até atingirem a fase adulta.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 04/09/2014 lAcessos: 11

    Empresas usam a TI (Tecnologia da Informação) para rápida e efetivamente processar ‘informação'. Usam também a EDI (Electronic Data Interchange) para enviar documentos e ordens de pagamento a parceiros comerciais em outros países. Funcionários usam e-mail e voz sobre IP para se comunicar. Servidores processam informações e armazenam grandes volumes de dados.

    Por: Vítor Margatol Tecnologia> Tecnologiasl 02/09/2014

    Conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, membrana fina e transparente que reveste os olhos. Trata-se de uma das doenças oculares mais comuns, com grande potencial de transmissão entre as pessoas. Os olhos ficam avermelhados, irritados, e dificultam a visão. Mas, quando acomete crianças pequenas, incapazes de manifestar exatamente o que as incomoda, a doença exige medidas extras por parte dos oftalmologistas.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 29/08/2014

    Nos Estados Unidos, 3% de todos os cânceres que atingem a população feminina estão relacionados à tireoide. No Brasil, dados da Sbem (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia) revelam que a incidência do câncer de tireoide aumentou em 10% nos últimos anos, mas sua mortalidade diminuiu. Vale ressaltar que o diagnóstico precoce tem ajudado muito a diferenciar nódulos e tumores, sendo que, na maioria dos casos, o diagnóstico de câncer é descartado.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 28/08/2014

    Recentemente, em São Paulo, um casal que teve ajuda de uma amiga da família para realizar o sonho de ter um filho conseguiu na justiça o direito de registrar a criança em seu nome, sem mencionar o nome da pessoa que passou por "barriga de aluguel". Trata-se de um caso raro, porque as crianças que nasceram nessa circunstância eram antes registradas apenas no nome de quem deu à luz – e de seu esposo, quando casada.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 26/08/2014
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast