Cefaleia Pós Raqui

Publicado em: 01/08/2009 |Comentário: 15 | Acessos: 61,946 |

Cefaleia pós raqui

O que a cefaleia pós raqui?

A cefaleia pós raqui, ou cefaleia pós raquianestesia é uma cefaléia por hipotensão liquórica, ou seja, por baixa da pressão interna do cranio, a pressão intracraniana. A cefaléia por hipotensão liquórica pode ocorrer por outras causas que não a raquianestesia, como por exemplo após o exame do líquor. A chamada raqui ou raquianestesia é um tipo de anestesia que é feita para muitos procedimentos cirúrgicos, incluindo cirurgias ortopédicas, cesarianas, curetagens, cirurgias ginecológicas, urológicas, vasculares.

A dor de cabeça após uma anestesia raqui tem características bem definidas. A cefaleia pós raqui tem uma diferença crucial com outros tipos de dor de cabeça como a enxaqueca, a pessoa ao se deitar melhora significativamente da dor, e ao se levantar, ficando sentada ou de pé passa a ter dor novamente. Um mito nas mulheres é que dores de cabeça que se iniciam após o parto são por causa da raquianestesia, mas se não existir este componente postural, de melhorar ao deitar e piorar ao se levantar, não é a raquianestesia a culpada.

Quando é feita a raquianestesia, uma agulha é inserida no espaço interno a meninge, e este pequeno pertuito, ou furo, faz com que o sistema nervoso que é fechado e mantém uma pressão equilibrada entre os seus diversos pontos, independente da posição do indivíduo, sentada ou deitada, passa então a ter um diferença importante da pressão intracraniana na cabeça comparada com a lombar, onde é feita a punção.

O tratamento da cefaleia pós raqui consiste no repouso em posição deitada, hidratação vigorosa, uso de remédios antiinflamatórios, corticóides, cafeína e por último, caso o tratamento clínico não de certo utiliza-se o blood patch.

Blood patch é um procedimento que visa cicatrizar este pertuito que ocorreu após uma punção lombar ou raquianestesia, pois infiltra-se no espaço subaracnóide o sangue do próprio paciente, a fibrina do sangue faz com que o processo seja tratado. As respostas terapeuticas são muito eficazes.

Para uma avaliação médica neurológica ligue para 11 32855726 e conheça mais sobre o centro de cefaleia São Paulo

Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 36 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/medicina-artigos/cefaleia-pos-raqui-1087909.html

    Palavras-chave do artigo:

    dor de cabeca

    ,

    cefaleia

    ,

    enxaqueca

    Comentar sobre o artigo

    Mario Peres

    Dor de cabeça pode ser um sintoma de tumor cerebral, saiba as características e sintomas de tumores do sistema nervoso bem como os tipos e tratamento

    Por: Mario Peresl Saúde e Bem Estar> Medicinal 28/07/2009 lAcessos: 133,084 lComentário: 131
    Mario Peres

    MINHA DOR DE CABEÇA PODE SER DA SINUSITE? A dor de cabeça da sinusite é uma cefaleia aguda quando ocorre sinusite aguda, que se localiza na região do seio acometido, se a sinusite for do seio maxilar, a dor de cabeça vai aparecer na maça do rosto, abaixo dos olhos, de uma lado ou de outro, ou dos dois lados. Se for uma sinusite do seio frontal, a dor de cabeça será na testa, também unilateral ou dos dois lados. As sinusites do seio etmoidal e esfenoidal podem ter irradiação da dor...

    Por: Mario Peresl Saúde e Bem Estar> Medicinal 06/08/2009 lAcessos: 45,743 lComentário: 17
    Mario Peres

    Dor de Cabeça e depressão são dois sintomas que comumente andam juntos, saiba neste artigo como abordar este assunto

    Por: Mario Peresl Saúde e Bem Estar> Medicinal 24/07/2009 lAcessos: 9,296 lComentário: 1

    A cefaleia ou dor de cabeça é um dos problemas de saúde mais comuns.

    Por: Ruil Saúde e Bem Estarl 16/09/2010 lAcessos: 576

    A dor de cabeça é um problema que quase todo mundo sofre. Você sabia que muitas vezes a dor de cabeça pode ser sintomas de problemas de coluna.

    Por: Ricardo Prates Moraisl Saúde e Bem Estar> Medicinal 21/11/2013 lAcessos: 38
    Meio News RJ

    O Brasil é o país campeão da dor de cabeça crônica diária e ocupa o quarto lugar em cefaleia tensional e enxaqueca, de acordo com dados de uma pesquisa feita pela Universidade Federal de Santa Catarina.

    Por: Meio News RJl Saúde e Bem Estarl 10/01/2012 lAcessos: 210
    Mario Peres

    Especialista em enxaqueca, artigo escrito pelo Dr Mario Peres, médico neurologista com pós-doutorado em cefaleias nos EUA, 11 32855726,centro de cefaleia são paulo

    Por: Mario Peresl Saúde e Bem Estarl 29/11/2009 lAcessos: 4,284
    Mario Peres

    Como evitar as dores de cabeça da enxaqueca, como tratar a enxaqueca. Dr Mario Peres, médico neurologista, com pós-doutorado na Filadélfia, explica as várias formas de tratamento da enxaqueca. Centro de Cefaleia São Paulo 11 3285-5726. Hospital Albert Einstein 11 2151-0110

    Por: Mario Peresl Saúde e Bem Estar> Medicinal 25/12/2010 lAcessos: 892 lComentário: 1

    Existem mais de 300 subtipos de dor de cabeça (cefaleia) e sabemos que 90% da população mundial entrarão em contato com essa dor em algum momento da vida – o que faz da dor de cabeça a mais popular entre as dores, sendo seguida de perto pela dor nas costas. A enxaqueca, que é um dos tipos mais comuns de cefaleia, além da dor de cabeça tensional, costuma ser diagnosticada a partir de um exame clínico e de uma longa conversa entre médico e paciente

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 16/04/2013 lAcessos: 34

    Olá meninas estava estudando sobre as doenças sexualmente transmissíveis e notei que muitos dos artigos que falam sobre DST em homossexuais sempre focam o olhar nos rapazes gays, e esquecem que nós lésbicas também podemos adquirir a doença. Talvez por isso são poucas as garotas que se preocupam em se prevenir quando se relacionam com outras garotas. Percebi que muitas mulheres se cuidam mais em relacionamentos heterossexuais pelo fato de não quererem engravidar e não por causa das doenças.

    Por: Dominio Pessoall Saúde e Bem Estar> Medicinal 22/12/2014

    Segundo a Organização Mundial de Saúde, aproximadamente 1.4 milhões de crianças perderam a visão

    Por: Ricardo Machado Comunicaçãol Saúde e Bem Estar> Medicinal 15/12/2014

    Plano de saúde é coisa séria pois lida com a saúde, por isso é importante você conversar com um corretor de planos para ele tirar todas as suas dúvidas e ajudar na escolha do plano ideal.

    Por: caetano caldasl Saúde e Bem Estar> Medicinal 13/12/2014

    O Acidente Vascular Encefálico AVE pode ser isquêmico (quando se falta sangue no local afetado) ou Hemorrágico (quando há um extravasamento de sangue no local afetado). O AVE é uma das principais causas de morte no Brasil tanto em homens quanto mulheres, segundo o Ministério da Saúde. Seus sintomas variam desde a dificuldade de falar até mesmo a perda da consciência. Os fatores de riscos estão relacionados a diabetes, hipertensão e etc.

    Por: ANDRÉ LUIS DE CAMPOSl Saúde e Bem Estar> Medicinal 12/12/2014

    Estima-se que aproximadamente 7 milhões de mulheres sofram com o problema no Brasil

    Por: Ricardo Machado Comunicaçãol Saúde e Bem Estar> Medicinal 11/12/2014

    O Hospital Regional Público do Sudeste do Pará (HRSP), administrado pela Pró-Saúde, e o Hemocentro Regional de Marabá (Hemopa) promoveram a 23ª edição da tradicional campanha voluntária para doação de sangue na região.

    Por: Aline Limal Saúde e Bem Estar> Medicinal 10/12/2014

    Com o acúmulo de atividades e responsabilidades, a boa memória se torna, cada vez mais, um artigo de luxo! De fato, a memória é uma das nossas funções cognitivas mais importantes e serve para arquivar experiências e informações adquiridas ao longo da vida

    Por: Flávia Ghiurghil Saúde e Bem Estar> Medicinal 09/12/2014

    As chances de um homem apresentar câncer de próstata aumentam na medida em que o nível do PSA (antígeno prostático específico) aumenta também – sendo considerados normais níveis inferiores a 2,5ng/ml. Por isso, é consenso na medicina alertar para a realização anual do exame em pacientes com idade entre 50 e 75 anos e até mesmo fora dessa faixa quando há risco aumentado para a doença.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 08/12/2014
    Mario Peres

    Dr Mario Peres, médico neurologista, com pós-doutorado na área das cefaleias explica como é o tratamento da Cefaleia em Salvas com o Bloqueio do Nervo Occipital Maior.

    Por: Mario Peresl Saúde e Bem Estar> Medicinal 18/02/2011 lAcessos: 2,212
    Mario Peres

    Dr Mario Peres, médico neurologista, Fellow do American College of Physicians, Pós-doutorado na Thomas Jefferson University, explica sobre as causas, sintomas e tratamento das hérnias de disco, hérnia de disco lombar e hérnia de disco cervical.

    Por: Mario Peresl Saúde e Bem Estar> Medicinal 14/02/2011 lAcessos: 7,298
    Mario Peres

    Dr Mario Peres, médico neurologista, escreve sobre as possibilidades de tratamento para enxaqueca sem remédios. Enxaqueca pode ser tratada sem remédios? Existe tratamento natural para enxaqueca? Tratamentos para enxaqueca caseiros podem funcionar? Enxaqueca pode ser tratada na gravidez sem medicamentos? São todas perguntas muito frequentes em quem sofre de crises de enxaqueca.

    Por: Mario Peresl Saúde e Bem Estar> Medicinal 21/01/2011 lAcessos: 3,004
    Mario Peres

    Como evitar as dores de cabeça da enxaqueca, como tratar a enxaqueca. Dr Mario Peres, médico neurologista, com pós-doutorado na Filadélfia, explica as várias formas de tratamento da enxaqueca. Centro de Cefaleia São Paulo 11 3285-5726. Hospital Albert Einstein 11 2151-0110

    Por: Mario Peresl Saúde e Bem Estar> Medicinal 25/12/2010 lAcessos: 892 lComentário: 1
    Mario Peres

    Um texto para enfrentamento do luto Abaixo encontramos um texto para ajudar no enfrentamento do luto, as chamadas estratégias de coping, são fundamentas para que o processo seja levado de maneira mais suave.

    Por: Mario Peresl Saúde e Bem Estar> Medicinal 12/09/2010 lAcessos: 503
    Mario Peres

    Dr Mario Peres, médico neurologista com pós-doutorado em cefaleias nos EUA, 11 32855726, (centro de cefaleia são paulo), 11 2151-0110 (hospital albert einstein) escreve artigo sobre Tratamento da Enxaqueca com Exercícios Físicos, recomendações para exercícios físicos segundo a Colégio Americano de Medicina Esportiva.

    Por: Mario Peresl Saúde e Bem Estar> Medicinal 17/04/2010 lAcessos: 967
    Mario Peres

    Dr Mario Peres, médico neurologista escreve sobre o que pode ser e como tratar tiques nervosos, tiques motores como piscar de olhos e a sindrome de Tourette

    Por: Mario Peresl Saúde e Bem Estar> Medicinal 20/12/2009 lAcessos: 16,893 lComentário: 3
    Mario Peres

    Especialista em enxaqueca, artigo escrito pelo Dr Mario Peres, médico neurologista com pós-doutorado em cefaleias nos EUA, 11 32855726,centro de cefaleia são paulo

    Por: Mario Peresl Saúde e Bem Estarl 29/11/2009 lAcessos: 4,284

    Comments on this article

    24
    Elisangela 10/10/2011
    Ola! Dr. fiz uma coretagem e a anestesia foi a raqui aguardei do o procedimento para levantar e nada senti porem no dia que sai do hospital começou a dor de cabeça, quando deitada esta tudo bem mas sentada ou em pe a dor é muito forte fico todo tempo deitada o que fazer doutor? aguardo resposta.
    1
    janaevictor1@hotmail.com 30/08/2011
    estou com depressâo o que devo fazer jà procurei um picicologa + n adiantou nada as veses fico com muito medo me ajuda bjs♥
    4
    Necijane 02/08/2011
    fiz uma punção depois de três dias que eu tinha passado por uma cirurgia ginecológica,sinto muita dor mas costas,é agora passei a roncar quando durmo, o ronco dói muito meu marido me acorda muitas vezes durante a noite, ele fala que me ver sofrendo no sono, tem medo que falte o minha respiração,será que eu estou com algum sintoma da cefaleia?
    1
    Lislayne 21/06/2011
    Fiz uma cirurgia e os médicos falaram que a anestesia foi peridural, mas tive todos esses sintomas da cefaléia pós raqui e 2 dias após o procedimento, foi realizada a punção. Isso pode ocorrer na peridural também ou realmente é somente na raquidiana?
    13
    Ronaldo 22/03/2011
    Dr. Mario, minha esposa esta com esta cefaleia pos raqui, pois o parto dela foi cesareana. minha duvida é, indicaram para ela tomar CEFALIV, mas na bula diz quem amamenta não pode tomar, e ai ?
    27
    Lúcia Carvalhaes 01/02/2011
    Passei por um processo cirúrgico há 10 dias, tomei a raqui. Há 2 dias estou tendo uma dor tipo muscular no pescoço, lado esquerdo, dor que inicia na nuca e desce no ombro. Não tem posição que alivia, quando deitada, a dor é mais intensa. Pode me dizer algo sobre. Abraços e fique na paz!
    23
    Angelita 20/12/2010
    Ola doutor,fiz uma cirurgia dia 17/12/10 a partir dai tenho fortes dores de cabeça que melhorao ao deitar,gostaria de saber por quanto tempo permanece e se ha alguma medicação que ajude a melhorar.aguardo resposta agradeco desde ja
    19
    Vera Massarotte 09/12/2010
    Olá, Dr.Peres, primeiramente gostaria de agradecer por este artigo q foi de grande valia. Meu filho fez uma cirurgia PILONIDAL NO DIA 06/12 e está com os sintomas acima citados, dor na cabeça e nuca ao levantar.Gostaria de saber quantos dias é normal ficar com esse sintoma, pois não foi falado sobre isso no artigo . Ele poderá ficar com sequelas? obrigado
    21
    Josué Santos 06/12/2010
    Olá, Dr.Peres, primeiramente gostaria de agradecer por este artigo q foi de grande valia. Fiz uma cirurgia ortopédica dia 02/12 e desde 05/12 apresentei os sintomas acima citados, dor na cabeça e nuca ao levantar.Gostaria de saber se posso tratar em casa mesmo e se ficarei com sequelas. obrigado
    8
    marcos 29/11/2010
    vai tomar no cu ,não era isso que eu queria
    -2
    ailson tavares 02/11/2010
    fiz uma circurgia de varicole no dia 28/10/2010 e no dia 29/10/2010 comecei a sentir muitas dores na nuca só quando estava sentado ou em pé ( so faltava sair correndo igual louco) só me passava essa dor qd estava deitado me falaram que era por causa da anestesia fui no plantao medico o medico falou q nao tinha nada haver vlotei pra casa 2 dias depois fui de novo com outro medico e foi constato a cefaleia pos raqui.e agora sera quetenho que procurar um neuro.
    7
    Natalina da Penha Hertel Miranda 13/10/2010
    Minha amiga de 16 anos em 04/10/10 procurou um médico, pois apresentava dor toráxica, com dificuldades para respirar, discreta cefaléia, sem febre. O médico a internou com diagnósito provisorio de Miocardite e suspeita de meningite. As 21 horas passou por uma punção lombar, foram várias tentavivas, sem sucesso. O médido não conseguiu o líquor para o exame. No dia seguinte 05/10/10 teve dor lombar e dores nas pernas durante todo o dia. Quando chegou a noite apresentou palidez cutânea, vômitos e cefaléia intensa ao se levantar. No dia 06/10/10, quarta feira já não conseguia nem sentar no leito, e começava todo o martírio. Tomava dipirona 4 ml EV de 6 em 6 horas e Plasil EV de 8 em 8m horas, de nada valia. A noite o médico pediu que a levasse para o Centro Cirúrgico para realizar um Blood Patch e colheu o líquor para o exame. Feito o exame, o resultado foi negativo, isto é, não deu meningite. Na quinta feira, dia 07/10/10 continuava os mesmos sintomas apresentados nos dias anteriores. Na sexta-feira, dia 08/10/10 seu quadro piorou, sentia cefaleia e apresentava vômitos constante mesmo deitada. Então o médico solicitou uma Tomografia Computadorizada de Crâneo. Foi diagnósticado pequena quantidade de gás junto ao cornos frontais dos ventrículos laterais (pneumoventrículo) e Sinusopatia etmoidal bilateral. Neste mesmo dia quando a paciente voltou ao hospital, foi medicada com antibiótico ante-inflamatório, remédio para dores e vômito. No sábado pela manhã já apresentou melhoras no seu quadro clínico, mantendo hidratação venosa e outros medicamentos já citados acima até o dia 10/10/10 e assim teve alta no dia 11/10/10.

    Pergunto: quais as complicações de uma paciente com este diagnóstico? - já que o médico que a a atendeu com experiência profissional de mais de 30 anos nunca deparou com tal situação, mas também não encaminhou para um neurologista.
    A paciente continua com pressão na cabeça e pescoço quando fica muito tempo de pé e quando deita apresenta melhoras.
    23
    nilma 13/10/2010
    fiz uma cirugia tomei a nestesia raqui,e fiquei com minha coxa esquerda dormente a mais de oito diase continuo sentindo e normal?
    15
    Cassius 27/05/2010
    Saudações,
    Muito interessante seu artigo e gostaria de complementar lembrando que na realização do blood patch nao é feita a infiltração de sangue autologo no espaço subaracnoideo mas sim no espaço peridural.

    Abraço
    26
    Marcia Rocha 10/02/2010
    Entao pessoal eu fiz a raqui ja tem tres anos, e logo apos a cirurgia eu tive a cefaleia da raqui e entao voltei para o hospital e fiz o tratamento com liquidos. Logo apos o tratam, mas hoje depois de tres anos ainda sinto muita dor de cabeça dor essa que eu nunca tinha antes da cirurgia.
    Minha pergunta e: Essa dor de cabeça que sinto todos os dias pode ser causada por motivo da anestesia?Isso tem cura ou vou ter q conviver com essa dor pro resto da minha vida?
    45
    Luciano Machado 26/11/2009
    Quanto tempo ainda vou me sentir mal ao levantar,pois fiz uma cirurgia e tomei a raqui.
    Toda vez que levanto me sinto mal.
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast