Ceratocone: nova técnica evita 50% dos transplantes

Publicado em: 05/12/2013 |Comentário: 0 | Acessos: 63 |

O ceratocone é uma distrofia que aumenta progressivamente a curvatura central da córnea – que vai adquirindo um formato cônico e distorcendo a visão. Uma em cada duas mil pessoas apresenta essa doença que é uma das principais causas de transplante de córnea no país, já que em 20% dos casos há evolução para perda de visão. Recentes avanços de uma técnica que vem sendo desenvolvida nos últimos dez anos têm se mostrado promissores, chegando a evitar 50% dos transplantes de córnea. Trata-se do crosslinking, ou enrijecimento do colágeno da córnea, um tratamento conservador que evita a progressão da doença.

 

Na opinião do oftalmologista Renato Neves, diretor-presidente do Eye Care Hospital de Olhos, em São Paulo, trata-se de uma alternativa segura e que traz importantes benefícios para os pacientes. "O crosslinking pressupõe a aplicação de riboflavina (vitamina B) na córnea. Esse agente fotossensibilizante, quando exposto à radiação de luz ultravioleta A a cada cinco minutos, durante um total de 15 a 30 minutos, estimula novas ligações entre as moléculas de colágeno. A técnica não só promove um aumento de rigidez biomecânica da parte anterior da córnea e estabiliza o ceratocone, como, em alguns casos, proporciona melhor visão".

 

Colírios antibióticos e anti-inflamatórios são necessários durante alguns dias, até que o paciente passe a enxergar com clareza. Entretanto, resultados mais efetivos podem ser conferidos dentro de um prazo de 90 dias. Mais de 100 artigos revisados de várias partes do mundo demonstraram que a efetividade do crosslinking gira em torno de 93%. "O endurecimento da córnea é o que previne danos nas estruturas oculares profundas, sendo que não há risco para a lente nem para a retina. Essa técnica, que vem sendo aprimorada desde que começou a ser empregada, significa um avanço muito importante para a Oftalmologia", diz Neves.

 

Na opinião do oftalmologista George Waring IV, professor assistente da Medical University of South Carolina, nos Estados Unidos, o ceratocone é uma doença ocular ainda muito subdiagnosticada. Para ele, a ocorrência é de cerca de uma em cada 500 pessoas na prática clínica – daí a importância de haver aprimoramentos nas técnicas que estabilizam a doença logo no início, preservando a visão dos pacientes. O ceratocone é uma alteração congênita que aparece geralmente entre 12 e 15 anos de idade. A doença progride na adolescência, sendo frequente a necessidade de adaptação de lentes de contato rígidas para melhorar a visão – além do transplante de córnea em casos mais graves. É comum, também, a associação com um quadro alérgico, que leva a uma coceira crônica que contribui ainda mais para o afinamento da córnea.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/medicina-artigos/ceratocone-nova-tecnica-evita-50-dos-transplantes-6853338.html

    Palavras-chave do artigo:

    ceratocone

    ,

    olhos

    ,

    eye care

    Comentar sobre o artigo

    Doença que faz com que a córnea adquira formato cônico e irregular, resultando em visão distorcida, atinge um em cada 20 mil brasileiros

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 25/06/2012 lAcessos: 188

    A variedade de tratamentos que surgem para o ceratocone têm elevado a doença à condição de especialidade. A doença, resultado de uma alteração das fibras de colágeno que, progressivamente, faz com que a córnea adquira formato cônico e irregular, resultando em consequente progressão da miopia e do astigmatismo, acomete uma em cada duas mil pessoas.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Oftalmologial 03/10/2014 lAcessos: 28

    Nós enxergamos através da córnea, que é uma lente transparente, parte central da superfície dos olhos. Quando a córnea perde seu formato arredondado e começa a sofrer alterações, adquirindo forma cônica, os sintomas mais frequentes são visão embaçada, formação de imagens borradas e com ‘fantasmas', além de sensibilidade à luz e formação de halos em torno de lâmpadas e outras fontes luminosas.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 12/06/2013 lAcessos: 54

    Crosslink: técnica evita transplante de córnea Córnea em formato cônico com superfície irregular significa ceratocone. O problema atinge uma em cada 20 mil pessoas, geralmente entre 10 e 35 anos. Além das lentes rígidas e do transplante de córnea como último recurso, surge uma alternativa capaz de estabilizar o ceratocone: o crosslink.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 09/08/2010 lAcessos: 873

    O astigmatismo é uma condição muito comum, que pode estar presente ao mesmo tempo que alguns erros de refração, como a miopia e o astigmatismo. O que muita gente não sabe é que o problema pode surgir desde a infância, principalmente em crianças que coçam vigorosamente os olhos – geralmente, resultado de alguma alergia preexistente.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Oftalmologial 15/04/2015

    Apesar do nome estranho, o ceratocone é uma doença ocular de fácil compreensão. Trata-se de uma alteração das fibras de colágeno que, progressivamente, faz com que a córnea adquira formato cônico e irregular. O embaçamento da visão é, geralmente, o sintoma que mais leva o paciente a recorrer a um oftalmologista.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 24/07/2014 lAcessos: 51

    A estação mais bonita e florida do ano tem início no dia 22 de setembro sob altas temperaturas e baixa umidade do ar. Nesse contexto, a saúde de pessoas alérgicas a pó, pólen e poluição geralmente fica ainda mais sensível. Além das doenças respiratórias, pálpebras e cílios podem coçar a ponto de ferir a pele ao redor dos olhos e até mesmo desencadear uma infecção ocular.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 13/09/2012 lAcessos: 40

    Especialista aponta os tratamentos mais eficientes para quem tem problemas de visão

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 12/12/2011 lAcessos: 125

    Especialista diz que laser de femtossegundo aumenta precisão e segurança do procedimento

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 05/12/2012 lAcessos: 65

    A BMJ, editora do The BMJ (antigo British Medical Journal), está disponibilizando gratuitamente aos profissionais de saúde de todo o Brasil as últimas orientações sobre diagnóstico e tratamento para o vírus da Dengue. Os materiais foram coletados de vários periódicos e ferramentas educativas e de apoio da editora, entre eles o The BMJ, Case Reports, Student BMJ, BMJ Learning e BMJ Best Practice.

    Por: Letral Saúde e Bem Estar> Medicinal 08/04/2015

    Nesta quarta-feira, 8 de abril, é lembrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer, data criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Trata-se de um momento muito importante no calendário médico oncológico, pois marca um dia que, na verdade, o oncologista clínico vivencia diuturnamente na sua luta pela melhoria de vida do paciente portador de tumor maligno.

    Por: Central Pressl Saúde e Bem Estar> Medicinal 07/04/2015

    Mulheres com alto risco de câncer de mama na família, principalmente quando mãe e avó materna também enfrentaram a doença, devem começar a fazer mamografia antes mesmo dos 40 anos. Estudo publicado no jornal oficial da American Society of Clinical Oncology avaliou mais de 500 pacientes assintomáticas com risco de serem portadoras dos genes BRCA1 e BRCA2 modificados.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 07/04/2015

    Saiba quais são os malefícios da carne vermelha e porque você tem que evitar esse limento.

    Por: Vinicios Ferreiral Saúde e Bem Estar> Medicinal 02/04/2015 lAcessos: 20

    O artigo a seguir coloca em pauta a mentalidade, o modo de pensar e agir da sociedade global, especialmente, a brasileira, no que se refere a saúde e bem estar pessoal e social. Paradigmas construídos ao longo de sua formação, que já estão em xeque perpétuo há um bom tempo resistem como um "paredão de peões" prontos para defenderem a todo custo o rei e a "primeira dama". Se não há comida, não há força ou energia, não há motivação, e assim, os peões podem se tornar aqueles que o defende.

    Por: Rodrigo Cardoso de Limal Saúde e Bem Estar> Medicinal 02/04/2015 lAcessos: 27

    Exitem alguns alimentos que se engeridos regularmente podem ajudar a prevenir o câncer de próstata, Alimentos esses que iremos falar com detalhes neste artigo, não esqueça de compartilhar essa lista com seus amigos e familiares.

    Por: Vinicios Ferreiral Saúde e Bem Estar> Medicinal 31/03/2015 lAcessos: 16

    Quando um paciente esta com uma certa idade é preciso realizas alguns exames preventivos do câncer de próstata anualmente, exames esses que iremos explicar com detalhes para você neste breve artigo.

    Por: Vinicios Ferreiral Saúde e Bem Estar> Medicinal 31/03/2015

    A Ressecção transuretral de próstata ou RTU, é um procedimento cirúrgico utilizado para o tratamento do câncer de próstata, onde um medico realiza uma endoscopia pela uretra. Essa cirurgia só é necessitaria quando o paciente apresenta um alto nível de PSA, ou quando há o aumento da próstata identificado pelo toque retal.

    Por: Vinicios Ferreiral Saúde e Bem Estar> Medicinal 31/03/2015 lAcessos: 14

    Parece desculpa, mas não é. Pegar pesado no trabalho pode comprometer os planos de ser pai. De acordo com novos estudos realizados pelo National Institutes of Health – agência de pesquisas médicas do Departamento de Saúde dos Estados Unidos –, em parceria com a Universidade de Stanford, a qualidade do sêmen se deteriora quando o homem exerce trabalhos extenuantes.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 13/04/2015

    A HID Global, que se destaca mundialmente com produtos inovadores, serviços e soluções de identidade segura, está expandindo negócios na indústria brasileira de biometria. Com a aquisição, há pouco mais de um ano, da Lumidigm – líder mundial em soluções de autenticação por sensores biométricos de impressão digital – a empresa aumentou presença no setor financeiro.

    Por: Vítor Margatol Press Releasel 10/04/2015

    Mulheres com alto risco de câncer de mama na família, principalmente quando mãe e avó materna também enfrentaram a doença, devem começar a fazer mamografia antes mesmo dos 40 anos. Estudo publicado no jornal oficial da American Society of Clinical Oncology avaliou mais de 500 pacientes assintomáticas com risco de serem portadoras dos genes BRCA1 e BRCA2 modificados.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 07/04/2015

    A saúde bucal é uma das principais preocupações da Organização Mundial da Saúde, que divulgou novas diretrizes sobre a ingestão de açúcar. O ideal é reduzir o consumo de açúcar em todas as suas formas para menos de 10% de todas as calorias diárias ingeridas. Em um passo adiante, reduzindo ainda mais esse consumo para 5% – seis colheres de chá por dia –, o ganho será maior.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Odontologial 01/04/2015

    Doença bastante tratável, mas ainda incurável, o herpes ocular é uma infecção provocada pelo mesmo vírus do herpes labial, o herpes simplex (HSV). Existem mais de 80 tipos de vírus do herpes e eles se diferenciam de várias formas. Mas uma coisa eles têm em comum: percorrem os nervos até se alojarem numa terminação nervosa – onde passam períodos de inatividade.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Oftalmologial 30/03/2015 lAcessos: 14

    Entre 10% e 15% dos casais que tentam engravidar durante um ano não são bem-sucedidos. Com a proximidade do Dia das Mães, muitas mulheres se entristecem com a quantidade de ações de marketing enaltecendo a gestação e normalmente se questionam quando chegará sua hora. A boa notícia é que nunca antes se teve tantas razões para ser otimista.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 23/03/2015 lAcessos: 13

    De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2030 as doenças cardiovasculares serão responsáveis por quase 24 milhões de óbitos. Hoje, no Brasil, a cada cinco minutos alguém sofre um infarto. Das 300 mil ocorrências desse tipo que acontecem anualmente, 80 mil resultam em morte. As estatísticas são alarmantes e chama atenção o fato de que, mesmo aqueles que fazem check-up anualmente e se creem livres de risco, não são poupados.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 17/03/2015 lAcessos: 15

    Diabetes é uma doença que compromete a produção e o uso de insulina pelo corpo no controle dos níveis de açúcar no sangue. Embora esse açúcar – a glucose – seja uma importante fonte de energia para as células, em altas quantidades pode acabar prejudicando o bom funcionamento de órgãos importantes, como o coração, os rins, os vasos sanguíneos e, inclusive, os olhos.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Oftalmologial 16/03/2015 lAcessos: 12
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast