Ceratocone: nova técnica evita 50% dos transplantes

Publicado em: 05/12/2013 |Comentário: 0 | Acessos: 44 |

O ceratocone é uma distrofia que aumenta progressivamente a curvatura central da córnea – que vai adquirindo um formato cônico e distorcendo a visão. Uma em cada duas mil pessoas apresenta essa doença que é uma das principais causas de transplante de córnea no país, já que em 20% dos casos há evolução para perda de visão. Recentes avanços de uma técnica que vem sendo desenvolvida nos últimos dez anos têm se mostrado promissores, chegando a evitar 50% dos transplantes de córnea. Trata-se do crosslinking, ou enrijecimento do colágeno da córnea, um tratamento conservador que evita a progressão da doença.

 

Na opinião do oftalmologista Renato Neves, diretor-presidente do Eye Care Hospital de Olhos, em São Paulo, trata-se de uma alternativa segura e que traz importantes benefícios para os pacientes. "O crosslinking pressupõe a aplicação de riboflavina (vitamina B) na córnea. Esse agente fotossensibilizante, quando exposto à radiação de luz ultravioleta A a cada cinco minutos, durante um total de 15 a 30 minutos, estimula novas ligações entre as moléculas de colágeno. A técnica não só promove um aumento de rigidez biomecânica da parte anterior da córnea e estabiliza o ceratocone, como, em alguns casos, proporciona melhor visão".

 

Colírios antibióticos e anti-inflamatórios são necessários durante alguns dias, até que o paciente passe a enxergar com clareza. Entretanto, resultados mais efetivos podem ser conferidos dentro de um prazo de 90 dias. Mais de 100 artigos revisados de várias partes do mundo demonstraram que a efetividade do crosslinking gira em torno de 93%. "O endurecimento da córnea é o que previne danos nas estruturas oculares profundas, sendo que não há risco para a lente nem para a retina. Essa técnica, que vem sendo aprimorada desde que começou a ser empregada, significa um avanço muito importante para a Oftalmologia", diz Neves.

 

Na opinião do oftalmologista George Waring IV, professor assistente da Medical University of South Carolina, nos Estados Unidos, o ceratocone é uma doença ocular ainda muito subdiagnosticada. Para ele, a ocorrência é de cerca de uma em cada 500 pessoas na prática clínica – daí a importância de haver aprimoramentos nas técnicas que estabilizam a doença logo no início, preservando a visão dos pacientes. O ceratocone é uma alteração congênita que aparece geralmente entre 12 e 15 anos de idade. A doença progride na adolescência, sendo frequente a necessidade de adaptação de lentes de contato rígidas para melhorar a visão – além do transplante de córnea em casos mais graves. É comum, também, a associação com um quadro alérgico, que leva a uma coceira crônica que contribui ainda mais para o afinamento da córnea.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/medicina-artigos/ceratocone-nova-tecnica-evita-50-dos-transplantes-6853338.html

    Palavras-chave do artigo:

    ceratocone

    ,

    olhos

    ,

    eye care

    Comentar sobre o artigo

    Doença que faz com que a córnea adquira formato cônico e irregular, resultando em visão distorcida, atinge um em cada 20 mil brasileiros

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 25/06/2012 lAcessos: 166

    Nós enxergamos através da córnea, que é uma lente transparente, parte central da superfície dos olhos. Quando a córnea perde seu formato arredondado e começa a sofrer alterações, adquirindo forma cônica, os sintomas mais frequentes são visão embaçada, formação de imagens borradas e com ‘fantasmas', além de sensibilidade à luz e formação de halos em torno de lâmpadas e outras fontes luminosas.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 12/06/2013 lAcessos: 37

    Crosslink: técnica evita transplante de córnea Córnea em formato cônico com superfície irregular significa ceratocone. O problema atinge uma em cada 20 mil pessoas, geralmente entre 10 e 35 anos. Além das lentes rígidas e do transplante de córnea como último recurso, surge uma alternativa capaz de estabilizar o ceratocone: o crosslink.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 09/08/2010 lAcessos: 848

    Apesar do nome estranho, o ceratocone é uma doença ocular de fácil compreensão. Trata-se de uma alteração das fibras de colágeno que, progressivamente, faz com que a córnea adquira formato cônico e irregular. O embaçamento da visão é, geralmente, o sintoma que mais leva o paciente a recorrer a um oftalmologista.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 24/07/2014 lAcessos: 22

    A estação mais bonita e florida do ano tem início no dia 22 de setembro sob altas temperaturas e baixa umidade do ar. Nesse contexto, a saúde de pessoas alérgicas a pó, pólen e poluição geralmente fica ainda mais sensível. Além das doenças respiratórias, pálpebras e cílios podem coçar a ponto de ferir a pele ao redor dos olhos e até mesmo desencadear uma infecção ocular.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 13/09/2012 lAcessos: 35

    Especialista aponta os tratamentos mais eficientes para quem tem problemas de visão

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 12/12/2011 lAcessos: 107

    Especialista diz que laser de femtossegundo aumenta precisão e segurança do procedimento

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 05/12/2012 lAcessos: 51

    Trata-se de uma opção interessante para o paciente que teve complicações na cirurgia de catarata ou ainda para os portadores de distrofia de Fuchs – doença da córnea que evolui lenta e progressivamente e afeta o endotélio, parte da córnea que fica no interior dos olhos e é responsável por sua transparência

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 24/05/2011 lAcessos: 81

    Você perfurou algum local do corpo? Agora você precisa tomar todos os cuidados devidos! Saiba como fazer!

    Por: Andrél Saúde e Bem Estar> Medicinal 27/09/2014

    Apesar de a Anvisa ter liberado o uso de medicamentos para emagrecer que haviam sido banidos por oferecer algum risco à saúde dos pacientes, o ideal mesmo é emagrecer aos poucos e de forma natural – com exceção de casos mais severos de obesidade. Para grande parte das mulheres – principalmente aquelas que afirmam precisar perder ‘só mais três quilinhos' – é possível dar início ao "projeto verão" adotando um método de emagrecimento monitorado.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 23/09/2014

    Plano de saúde é igual seguro de carro: os melhores são aqueles que você não precisa. Ao contratar um plano de saúde, é fundamental que o adquirente tome ciência de todos os termos do contrato, já que depois, quando se ver diante de uma situação de emergência que o plano de saúde [infelizmente] não cubra, não poderá fazer nada além de desembolar um dinheiro a mais para poder contornar a situação.

    Por: Julianal Saúde e Bem Estar> Medicinal 22/09/2014

    Não ter filhos é uma decisão que envolve a escolha do melhor método de contracepção. Há um ou vários métodos indicados para cada caso e a escolha passa pela avaliação da mulher, do parceiro e do médico. A informação ainda é a melhor aliada para a análise dos riscos e benefícios de cada método contraceptivo.

    Por: ADS Comunicaçãol Saúde e Bem Estar> Medicinal 15/09/2014 lAcessos: 16
    José Guimarães

    O objetivo de eu escrever este artigo é compartilhar você o que aprendi sobre a distribuição de remédios de graça. Acredito que, assim como eu não sabia antes, muitas pessoas ainda não sabem da existência de distribuição de remédios para determinados grupos de doentes crônicos. As condições para conseguir remédios grátis devem ser vistas nos postos de saúde de sua cidade ou em farmácias participantes do programa.

    Por: José Guimarãesl Saúde e Bem Estar> Medicinal 12/09/2014

    Algo que podemos verificar com uma determinada facilidade nos dias de hoje, é o fato de que há uma série de hospitais que podem acabar por não seguir as conformidades que seriam determinadas como básicas.

    Por: anamarial Saúde e Bem Estar> Medicinal 11/09/2014

    Se você está lendo isso, você pode estar pensando em usar lentes de contato pela primeira vez. Você também pode estar se perguntando se há algum problema com o uso de lentes de contato e você deve estar ciente antes de você desistir de seus óculos. Justo! Vamos descobrir juntos, explorando e respondendo a perguntas diferentes sobre o assunto, separando o fato da ficção.

    Por: Lentenet Lente de Contatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 08/09/2014 lAcessos: 16

    Pesquisadores dinamarqueses estudaram mais de 58 mil mulheres submetidas ao exame de mamografia entre os anos de 1991 e 2005. O resultado, publicado recentemente no jornal Cancer Epidemiology, revela que as pacientes que receberam resultado falso-positivo demonstraram 27% mais chances de ter câncer de mama ao longo da vida em relação àquelas que receberam resultado negativo. Esse fenômeno, ainda não explicado, não está relacionado a erros de classificação.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 08/09/2014 lAcessos: 13

    De acordo com a Organização Mundial da Saúde, mais de 35 milhões de pessoas estão infectadas globalmente com o vírus da AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) – doença que pode levar entre dez e quinze anos para se manifestar. É consenso entre os médicos que a infecção pelo HIV representa uma importante barreira para a reprodução. Mas, como 86% dos infectados se encontram em idade reprodutiva, se impõe uma questão importante a ser estudada com muito interesse.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 25/09/2014

    Apesar de a Anvisa ter liberado o uso de medicamentos para emagrecer que haviam sido banidos por oferecer algum risco à saúde dos pacientes, o ideal mesmo é emagrecer aos poucos e de forma natural – com exceção de casos mais severos de obesidade. Para grande parte das mulheres – principalmente aquelas que afirmam precisar perder ‘só mais três quilinhos' – é possível dar início ao "projeto verão" adotando um método de emagrecimento monitorado.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 23/09/2014

    A cada 20 crianças, uma sofre de algum problema de visão. Já na adolescência, os números assustam ainda mais: um em cada quatro alunos necessita de correção visual. Quanto mais cedo os pais levarem seus filhos ao oftalmologista, melhor. Afinal, muitas vezes a criança apresenta baixo rendimento escolar simplesmente porque não enxerga bem e ninguém a seu redor – nem os pais, nem professores – se deram conta do problema.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Oftalmologial 18/09/2014 lAcessos: 11

    Em anos recentes, a população passou a ser alertada com mais regularidade sobre os riscos da falta de vitamina D – obtida 90% através da exposição ao sol, principalmente aos raios UVB, e 10% através da alimentação (óleo de fígado de bacalhau, gema de ovo, fígado, manteiga e peixes, como salmão, cavala, arenque, sardinha e atum).

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 16/09/2014 lAcessos: 17

    Pesquisadores dinamarqueses estudaram mais de 58 mil mulheres submetidas ao exame de mamografia entre os anos de 1991 e 2005. O resultado, publicado recentemente no jornal Cancer Epidemiology, revela que as pacientes que receberam resultado falso-positivo demonstraram 27% mais chances de ter câncer de mama ao longo da vida em relação àquelas que receberam resultado negativo. Esse fenômeno, ainda não explicado, não está relacionado a erros de classificação.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 08/09/2014 lAcessos: 13

    Ginecomastia é o crescimento de glândulas mamárias em homens, podendo ter origem hereditária, em alterações hormonais ou ainda no uso de determinadas substâncias – como os anabolizantes. A doença acomete entre 30% e 40% dos adolescentes e, na maioria dos casos, tem regressão espontânea até atingirem a fase adulta.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 04/09/2014 lAcessos: 14

    Empresas usam a TI (Tecnologia da Informação) para rápida e efetivamente processar ‘informação'. Usam também a EDI (Electronic Data Interchange) para enviar documentos e ordens de pagamento a parceiros comerciais em outros países. Funcionários usam e-mail e voz sobre IP para se comunicar. Servidores processam informações e armazenam grandes volumes de dados.

    Por: Vítor Margatol Tecnologia> Tecnologiasl 02/09/2014

    Conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, membrana fina e transparente que reveste os olhos. Trata-se de uma das doenças oculares mais comuns, com grande potencial de transmissão entre as pessoas. Os olhos ficam avermelhados, irritados, e dificultam a visão. Mas, quando acomete crianças pequenas, incapazes de manifestar exatamente o que as incomoda, a doença exige medidas extras por parte dos oftalmologistas.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 29/08/2014
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast