Ceratocone: nova técnica evita 50% dos transplantes

Publicado em: 05/12/2013 |Comentário: 0 | Acessos: 56 |

O ceratocone é uma distrofia que aumenta progressivamente a curvatura central da córnea – que vai adquirindo um formato cônico e distorcendo a visão. Uma em cada duas mil pessoas apresenta essa doença que é uma das principais causas de transplante de córnea no país, já que em 20% dos casos há evolução para perda de visão. Recentes avanços de uma técnica que vem sendo desenvolvida nos últimos dez anos têm se mostrado promissores, chegando a evitar 50% dos transplantes de córnea. Trata-se do crosslinking, ou enrijecimento do colágeno da córnea, um tratamento conservador que evita a progressão da doença.

 

Na opinião do oftalmologista Renato Neves, diretor-presidente do Eye Care Hospital de Olhos, em São Paulo, trata-se de uma alternativa segura e que traz importantes benefícios para os pacientes. "O crosslinking pressupõe a aplicação de riboflavina (vitamina B) na córnea. Esse agente fotossensibilizante, quando exposto à radiação de luz ultravioleta A a cada cinco minutos, durante um total de 15 a 30 minutos, estimula novas ligações entre as moléculas de colágeno. A técnica não só promove um aumento de rigidez biomecânica da parte anterior da córnea e estabiliza o ceratocone, como, em alguns casos, proporciona melhor visão".

 

Colírios antibióticos e anti-inflamatórios são necessários durante alguns dias, até que o paciente passe a enxergar com clareza. Entretanto, resultados mais efetivos podem ser conferidos dentro de um prazo de 90 dias. Mais de 100 artigos revisados de várias partes do mundo demonstraram que a efetividade do crosslinking gira em torno de 93%. "O endurecimento da córnea é o que previne danos nas estruturas oculares profundas, sendo que não há risco para a lente nem para a retina. Essa técnica, que vem sendo aprimorada desde que começou a ser empregada, significa um avanço muito importante para a Oftalmologia", diz Neves.

 

Na opinião do oftalmologista George Waring IV, professor assistente da Medical University of South Carolina, nos Estados Unidos, o ceratocone é uma doença ocular ainda muito subdiagnosticada. Para ele, a ocorrência é de cerca de uma em cada 500 pessoas na prática clínica – daí a importância de haver aprimoramentos nas técnicas que estabilizam a doença logo no início, preservando a visão dos pacientes. O ceratocone é uma alteração congênita que aparece geralmente entre 12 e 15 anos de idade. A doença progride na adolescência, sendo frequente a necessidade de adaptação de lentes de contato rígidas para melhorar a visão – além do transplante de córnea em casos mais graves. É comum, também, a associação com um quadro alérgico, que leva a uma coceira crônica que contribui ainda mais para o afinamento da córnea.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/medicina-artigos/ceratocone-nova-tecnica-evita-50-dos-transplantes-6853338.html

    Palavras-chave do artigo:

    ceratocone

    ,

    olhos

    ,

    eye care

    Comentar sobre o artigo

    Doença que faz com que a córnea adquira formato cônico e irregular, resultando em visão distorcida, atinge um em cada 20 mil brasileiros

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 25/06/2012 lAcessos: 178

    A variedade de tratamentos que surgem para o ceratocone têm elevado a doença à condição de especialidade. A doença, resultado de uma alteração das fibras de colágeno que, progressivamente, faz com que a córnea adquira formato cônico e irregular, resultando em consequente progressão da miopia e do astigmatismo, acomete uma em cada duas mil pessoas.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Oftalmologial 03/10/2014 lAcessos: 18

    Nós enxergamos através da córnea, que é uma lente transparente, parte central da superfície dos olhos. Quando a córnea perde seu formato arredondado e começa a sofrer alterações, adquirindo forma cônica, os sintomas mais frequentes são visão embaçada, formação de imagens borradas e com ‘fantasmas', além de sensibilidade à luz e formação de halos em torno de lâmpadas e outras fontes luminosas.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 12/06/2013 lAcessos: 46

    Crosslink: técnica evita transplante de córnea Córnea em formato cônico com superfície irregular significa ceratocone. O problema atinge uma em cada 20 mil pessoas, geralmente entre 10 e 35 anos. Além das lentes rígidas e do transplante de córnea como último recurso, surge uma alternativa capaz de estabilizar o ceratocone: o crosslink.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 09/08/2010 lAcessos: 864

    Apesar do nome estranho, o ceratocone é uma doença ocular de fácil compreensão. Trata-se de uma alteração das fibras de colágeno que, progressivamente, faz com que a córnea adquira formato cônico e irregular. O embaçamento da visão é, geralmente, o sintoma que mais leva o paciente a recorrer a um oftalmologista.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 24/07/2014 lAcessos: 42

    A estação mais bonita e florida do ano tem início no dia 22 de setembro sob altas temperaturas e baixa umidade do ar. Nesse contexto, a saúde de pessoas alérgicas a pó, pólen e poluição geralmente fica ainda mais sensível. Além das doenças respiratórias, pálpebras e cílios podem coçar a ponto de ferir a pele ao redor dos olhos e até mesmo desencadear uma infecção ocular.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 13/09/2012 lAcessos: 37

    Especialista aponta os tratamentos mais eficientes para quem tem problemas de visão

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 12/12/2011 lAcessos: 117

    Especialista diz que laser de femtossegundo aumenta precisão e segurança do procedimento

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 05/12/2012 lAcessos: 59

    Trata-se de uma opção interessante para o paciente que teve complicações na cirurgia de catarata ou ainda para os portadores de distrofia de Fuchs – doença da córnea que evolui lenta e progressivamente e afeta o endotélio, parte da córnea que fica no interior dos olhos e é responsável por sua transparência

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 24/05/2011 lAcessos: 86
    Nilton Salvador

    Amor é o remédio Perguntei para duas amigas, ambas mães de autistas: qual a diferença ou ainda, a semelhança entre Alzheimer e Autismo? Uma delas me contou que sua mãe ficou órfã de pai ainda menina, e teve uma doença que por não ter identificação na época, e por esse fator prevalecer foi internada num manicômio pelo resto da vida.

    Por: Nilton Salvadorl Saúde e Bem Estar> Medicinal 24/01/2015

    A esclerose múltipla é uma doença com muitas peculiaridades e, cada vez mais, tem se abordado este tema. Apesar da maior difusão, ainda existem confusões com outras duas doenças, em relação ao nome. Os antigos chamavam as pessoas com pouca memória de esclerosadas. Apenas posteriormente, com os estudos, surgiu o termo Alzheimer. O outro equívoco é com a esclerose lateral amiotrófica (ELA), que também é uma doença grave e com sintomas um pouco semelhantes, porém que atingem populações diferentes.

    Por: Central Pressl Saúde e Bem Estar> Medicinal 22/01/2015

    De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), no ano passado surgiram mais de 30 mil novos casos de câncer colorretal (designação que envolve câncer de cólon, de reto e de intestino grosso). Anualmente, essa doença leva à morte cerca de 14 mil pessoas, embora possa ser tratada e curada quando identificada logo no início. Daí a importância cada vez maior do diagnóstico precoce, antes que o tumor possa se espalhar para outros órgãos.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 14/01/2015 lAcessos: 15
    Bernardo Sobreiro

    Neste artigo é abordada a história do tratamento dos cálculos urinários, dos procedimentos realizados em 600 AC até a moderna litotripsia com uso de Holmium laser e endoscópios flexíveis.

    Por: Bernardo Sobreirol Saúde e Bem Estar> Medicinal 11/01/2015 lAcessos: 12
    Bernardo Sobreiro

    As margens cirúrgicas positivas ocorrem quando na análise patológica da peça cirúrgica se observa que o tumor maligno não foi retirado na sua totalidade. Neste artigo é abordada a frequência de margens cirúrgicas positivas na prostatectomia radical (tratamento curativo do câncer de próstata) e o impacto da sua ocorrência na recidiva e progressão da doença.

    Por: Bernardo Sobreirol Saúde e Bem Estar> Medicinal 11/01/2015
    Bernardo Sobreiro

    Neste artigo são abordados aspectos epidemiológicos do câncer de próstata, como as variações temporais na incidência, mortalidade, e fatores de risco como idade e raça.

    Por: Bernardo Sobreirol Saúde e Bem Estar> Medicinal 11/01/2015
    Bernardo Sobreiro

    Neste artigo é abordada a história do antígeno prostático específico (PSA), desde seu descobrimento até a sua aplicação clínica como principal ferramenta no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

    Por: Bernardo Sobreirol Saúde e Bem Estar> Medicinal 11/01/2015
    Bernardo Sobreiro

    Neste artigo é discutido o papel do estudo urodinâmico na avaliação de disfunções miccionais como incontinência urinária e obstrução urinária.

    Por: Bernardo Sobreirol Saúde e Bem Estar> Medicinal 11/01/2015

    Pesquisadores da Universidade de Adelaide (Austrália) comprovaram pela primeira vez o importante papel do selênio nas primeiras etapas da fertilidade feminina. Antioxidante natural, o selênio é encontrado em alimentos ricos em proteínas, como carne vermelha, frutos do mar e oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas, avelãs etc.), sendo fundamental para o bom funcionamento do organismo – especialmente para aumentar a imunidade e equilibrar a produção de hormônio da tireoide.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 19/01/2015

    Anualmente, cerca de 250 mil crianças com menos de 15 anos sofrem algum tipo de acidente envolvendo os olhos. De acordo com a Academia Americana de Oftalmologia, 41% das ocorrências oculares acontecem entre 10 e 14 anos – como resultado de brincadeiras com armas de brinquedo, flechas, bastões e bolas. "Qualquer coisa que puder atingir os olhos, certamente vai atingir os olhos. Não dá para obrigarmos as crianças a usar capacetes de motociclista o tempo todo", diz David Hunter, médico oftalmologis

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Oftalmologial 19/01/2015

    Dia 24 de janeiro (sábado), das 14h às 15h30, Ana Estela Haddad – cirurgiã-dentista, doutora em Ciências Odontológicas e esposa do atual prefeito de São Paulo, Fernando Haddad – coordenará o curso "Saúde bucal de crianças brasileiras" durante o 33º Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (CIOSP), no Expo Center Norte.

    Por: Vítor Margatol Press Releasel 15/01/2015

    De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), no ano passado surgiram mais de 30 mil novos casos de câncer colorretal (designação que envolve câncer de cólon, de reto e de intestino grosso). Anualmente, essa doença leva à morte cerca de 14 mil pessoas, embora possa ser tratada e curada quando identificada logo no início. Daí a importância cada vez maior do diagnóstico precoce, antes que o tumor possa se espalhar para outros órgãos.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 14/01/2015 lAcessos: 15

    Dos implantes de silicone até o afilamento do nariz ou uma lipoescultura, milhares de pessoas devem investir em cirurgia plástica em 2015. A lipoaspiração ainda ocupa o primeiro lugar, seguida da mamoplastia de aumento, abdominoplastia, blefaroplastia (olhos), redução da mama, rinoplastia (nariz), facelift, otoplastia (orelhas) e queiloplastia (aumento ou reconstrução dos lábios).

    Por: Vítor Margatol Beleza> Cirurgia Plástical 12/01/2015

    Estudo realizado na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, relacionou pela primeira vez defeitos no sêmen masculino com outros problemas de saúde. Depois de analisar as causas da infertilidade de mais de nove mil homens, pesquisadores perceberam forte correlação entre a baixa qualidade do sêmen e um aumento das chances de sofrer de hipertensão, doenças de pele ou endocrinológicas.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 12/01/2015 lAcessos: 13

    Durante o verão, quando os pratos quentes cedem lugar às saladas, nada melhor do que saber que os alimentos ingeridos fazem muito bem à saúde e, especialmente, aos olhos. É o que afirma o cirurgião-oftalmologista Renato Neves, presidente do Eye Care Hospital de Olhos, em São Paulo, quando ensina seus pacientes a preparar uma receita refrescante.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Oftalmologial 07/01/2015

    No dia 23 de janeiro, durante o 33º Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (CIOSP), o coordenador nacional de Saúde Bucal, Gilberto Pucca, vai reunir diretores de faculdades de Odontologia de todo o país na sede da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD) para apresentar o GraduaCEO, área do programa Brasil Sorridente voltada para a formação universitária.

    Por: Vítor Margatol Press Releasel 06/01/2015
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast