CLÍNICA DE DOR E BLOQUEIO EPIDURAL PARA CONTROLE DA DOR DA HÉRNIA DE DISCO UMA OPÇÃO NÃO CIRURGICA

Publicado em: 29/04/2010 |Comentário: 3 | Acessos: 4,445 |

CLÍNICA DE DOR E BLOQUEIO EPIDURAL PARA CONTROLE DA DOR DA HÉRNIA DE DISCO UMA OPÇÃO NÃO CIRURGICA

Bloqueio epidural para controle da dor e inflamação da hérnia de disco.

Hérnia de disco é uma condição na qual uma parte ou toda a porção central, gelatinosa de um disco intervertebral chamado de núcleo pulposo ( cartilagem fibrosa entre os corpos do ossos vertebrais) é deslizado através de uma parte frágil do disco intervertebral, pressionando a raiz do nervo o que leva a inflamação e dor local e irradiada fibrosa presente entre os corpos vertebrais (figura 1).  

A dor da hérnia de disco pode se localizar na região cervical com irradiação para o membro superior (hérnia de disco cervical) ou lombar ( hérnia de disco lombar ) com irradiação para o membro inferior.  

Figura 1: Esta imagem demonstra (ao seu lado direito) uma hérnia lombar comprimindo o raiz e inflamando a raiz do nervo lombar, isto leva a um quadro de dor local e irradiada.

 

inflamao da hernia de disco.png

 

A primeira conduta a se fazer quando uma pessoa sofre de um quadro de dor irradiada é procurar ajuda do médico para que ele possa diagnosticar o problema. Caso o quadro de hérnia de disco é confirmado, o médico com experiência em exame neurológico e clínica de dor vai decidir se o caso é de tratamento cirúrgico ou clínica.

A cirurgia é somente indicada quando através do exame neurológico é evidenciada alterações motoras e sensitivas permanentes, isto ocorre, em somente 10% dos casos. Para a grande maioria dos casos de hérnia de disco, aproximadamente 90% dos casos, o tratamento não é cirúrgico, com repouso e medicação para controle da dor. Caso estas medidas não controle as limitações relacionadas a dor o bloqueio epidural com medicação esta indicado.

O bloqueio epidural é uma técnica especial de injeção realizado por médicos com experiência em clínica de dor, através de uma agulha especial consegue-se introduzir medicação antiinflamatória diretamente próximo a raiz no nervo inflamado para alívio imediato e a longo prazo da dor (figura 2).  

Figura 2: Técnica de bloqueio epidural (ou peridural) para controle da dor e inflamação:bloqueio_epidural_lombar-foto_2.jpg  

Em países de primeiro mundo como Estados Unidos o conceito de clínica de dor (Pain Managment Center) e técnicas especiais de injeção já é bem conhecido pela população e pelos médicos. 

No Brasil, infelizmente a maioria dos procedimentos não cirúrgicos realizados em clínicas de dor como o bloqueio epidural e outras técnicas especiais de injeção não são de conhecimento da população e da maioria dos médicos, sendo assim, a grande maioria dos casos de dor, como da hérnia de disco, a qual se poderia ter controle com técnicas menos invasivas não o são por falta de conhecimento e divulgação. A maioria destes pacientes evoluem para dor crônica ou acabam a ser submetidos a cirurgia devido a falta de opção de outros tratamentos.  

A Clínica de Dor do Centro Médico Athenas do Rio de Janeiro e Londrina é pioneira na utilização de técnicas especiais de injeção no tratamento agudo e crônico da dor da hérnia de disco e outros transtornos dolorosos agudos e crônicos.                                  

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 3 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/medicina-artigos/clinica-de-dor-e-bloqueio-epidural-para-controle-da-dor-da-hernia-de-disco-uma-opcao-nao-cirurgica-2263244.html

    Palavras-chave do artigo:

    clinica de dor

    ,

    tratamento hernia de disco

    ,

    bloqueio epidural peridural

    Comentar sobre o artigo

    Nilton Salvador

    Amor é o remédio Perguntei para duas amigas, ambas mães de autistas: qual a diferença ou ainda, a semelhança entre Alzheimer e Autismo? Uma delas me contou que sua mãe ficou órfã de pai ainda menina, e teve uma doença que por não ter identificação na época, e por esse fator prevalecer foi internada num manicômio pelo resto da vida.

    Por: Nilton Salvadorl Saúde e Bem Estar> Medicinal 24/01/2015

    Saiba um pouco mais sobre o que são glândulas sudoríparas e como ela funciona no seu corpo.Também veja sobre bromidrose que é um doença que gera cheiro desagradável.

    Por: Rafaell Saúde e Bem Estar> Medicinal 23/01/2015

    A esclerose múltipla é uma doença com muitas peculiaridades e, cada vez mais, tem se abordado este tema. Apesar da maior difusão, ainda existem confusões com outras duas doenças, em relação ao nome. Os antigos chamavam as pessoas com pouca memória de esclerosadas. Apenas posteriormente, com os estudos, surgiu o termo Alzheimer. O outro equívoco é com a esclerose lateral amiotrófica (ELA), que também é uma doença grave e com sintomas um pouco semelhantes, porém que atingem populações diferentes.

    Por: Central Pressl Saúde e Bem Estar> Medicinal 22/01/2015

    De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), no ano passado surgiram mais de 30 mil novos casos de câncer colorretal (designação que envolve câncer de cólon, de reto e de intestino grosso). Anualmente, essa doença leva à morte cerca de 14 mil pessoas, embora possa ser tratada e curada quando identificada logo no início. Daí a importância cada vez maior do diagnóstico precoce, antes que o tumor possa se espalhar para outros órgãos.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 14/01/2015 lAcessos: 17
    Bernardo Sobreiro

    Neste artigo é abordada a história do tratamento dos cálculos urinários, dos procedimentos realizados em 600 AC até a moderna litotripsia com uso de Holmium laser e endoscópios flexíveis.

    Por: Bernardo Sobreirol Saúde e Bem Estar> Medicinal 11/01/2015 lAcessos: 12
    Bernardo Sobreiro

    As margens cirúrgicas positivas ocorrem quando na análise patológica da peça cirúrgica se observa que o tumor maligno não foi retirado na sua totalidade. Neste artigo é abordada a frequência de margens cirúrgicas positivas na prostatectomia radical (tratamento curativo do câncer de próstata) e o impacto da sua ocorrência na recidiva e progressão da doença.

    Por: Bernardo Sobreirol Saúde e Bem Estar> Medicinal 11/01/2015
    Bernardo Sobreiro

    Neste artigo são abordados aspectos epidemiológicos do câncer de próstata, como as variações temporais na incidência, mortalidade, e fatores de risco como idade e raça.

    Por: Bernardo Sobreirol Saúde e Bem Estar> Medicinal 11/01/2015
    Bernardo Sobreiro

    Neste artigo é abordada a história do antígeno prostático específico (PSA), desde seu descobrimento até a sua aplicação clínica como principal ferramenta no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

    Por: Bernardo Sobreirol Saúde e Bem Estar> Medicinal 11/01/2015

    A aplicação de Plasma Rico em Plaquetas ou PRP tem surgido como um avanço na para acelerar o processo de cicatrização das lesões de tendão, muscular e articular, de uma maneira fisiológica e segura. O PRP é uma modalidade de tratamento de uma nova área em ascensão da medicina chamada de medicina regenerativa, o principio é unir tecnologia de ponta com a habilidade natural do organismo para curar-se.

    Por: Dr. Rafael Higashil Saúde e Bem Estar> Medicinal 14/09/2012 lAcessos: 189

    A produção diária do hormônio testosterona nos homens é de 20 a 30 x maior em comparação as mulheres, mas apesar da menor quantidade, a hormônio testosterona na mulher tem importantes efeitos na parte física e mental feminina. A diminuição do hormônio testosterona ocorre principalmente com o aumenta da idade em ambos os sexos, homens e mulheres, mas apesar de sua diminuição ser mais conhecido em homens, é na mulher que a testosterona diminui de forma mais rápida.

    Por: Dr. Rafael Higashil Saúde e Bem Estar> Medicinal 11/04/2011 lAcessos: 3,666 lComentário: 1

    A evolução da história da humanidade é marcada por mudanças de paradigmas e o envelhecimento esta sendo questionado: Porque devo envelhecer? É com este questionamento que cientistas e médicos iniciaram a medicina antienvelhecimento ou medicina anti-aging, com o objetivo de amenizar o declínio funcional do envelhecimento.

    Por: Dr. Rafael Higashil Saúde e Bem Estar> Medicinal 15/10/2010 lAcessos: 686

    A deficiência do hormônio de crescimento (GH) no adulto é associado a sintomas mentais e emocionais como cansaço, tendência a depressão, isolamento social, baixa auto-estima, ansiedade e memória falha, e sinais físicos como aumento de gordura abdominal, diminuição da massa muscular, diminuição da densidade mineral óssea, pele fina, flácida e enrugada, alteração no metabolismo dos lipídios e intolerância à glicose.

    Por: Dr. Rafael Higashil Saúde e Bem Estar> Medicinal 22/06/2010 lAcessos: 1,645 lComentário: 2

    O avanço da neurociência permite hoje estimulação direta do cérebro com a Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) é um grande avanço no tratamento das doenças neurológicas e psiquiátricas tratadas, até então, somente com medicamentos e psicoterapia. Entre as patologias beneficiadas com essa nova técnica ressaltamos dores crônicas, depressão, reabilitação do acidente vascular cerebral e Mal de Parkinson.

    Por: Dr. Rafael Higashil Saúde e Bem Estar> Medicinal 07/05/2010 lAcessos: 2,474 lComentário: 8

    A Fibromialgia tem um como base alteração genética associado a três fatores: alterações neuroendocrinológicas (substâncias que podem modificar o humor, ânimo e gordura de todo o nosso organismo), alterações de neurotransmissores (substâncias que podem modificar o emoções no cérebro) e disfunção neurosensorial (alteração no sistema neurológico que pode modificar o modo como sentimos a dor).

    Por: Dr. Rafael Higashil Saúde e Bem Estar> Medicinal 03/05/2010 lAcessos: 2,072 lComentário: 2

    Comments on this article

    2
    JOSE M. SILVA 26/09/2011
    Tenho dor lombar há cinco anos e, fazia fisioterapia, porém, parei; tem uns dez dia que a dor está muito aguda me fazendo pensar que seria rins mas não é o caso pois fui ao medico descartando esta hipótese, entretanto, logo fui examinado por um ortopedista e ele me receita um analgésico e relaxante muscular p/ tomar p/ dez dias: será que resolve o problema ou, se for já uma hérnia, como inicio este tratamento de bloqueio epidural, por que estou tendo certa dificuldade até de levantar-me caso esteja deitado ou sentado.
    1
    Ademar Ribeiro 26/12/2010
    Tenho um cisto dentro da medula, o qual esta envolvido nos nervos de xixi, parte sexual, coco, e das pernas.
    Sinto muita dor aguda, não sei mais o que fazer, pois já feito duas vezes o bloqueio pebdural e a dor não passa. Preciso muito de ajuda.
    1
    rosyane 06/11/2010
    ola eu tenho má formaçaõ nas vertebras que é degenerativa,o medico que me esaminou opetou pela operçaõ pra fazer a retirada da hernia pois a dor e forte e se erradia para as pernas e ja tem dois meses e nada dela cesar o remedio alivia mais naõ tira a dor por completo preciso de uma segunda opniaõ.desde de ja meu muito obrigado.
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast