CLÍNICA DE DOR E BLOQUEIO EPIDURAL PARA CONTROLE DA DOR DA HÉRNIA DE DISCO UMA OPÇÃO NÃO CIRURGICA

29/04/2010 • Por • 4,507 Acessos

CLÍNICA DE DOR E BLOQUEIO EPIDURAL PARA CONTROLE DA DOR DA HÉRNIA DE DISCO UMA OPÇÃO NÃO CIRURGICA

Bloqueio epidural para controle da dor e inflamação da hérnia de disco.

Hérnia de disco é uma condição na qual uma parte ou toda a porção central, gelatinosa de um disco intervertebral chamado de núcleo pulposo ( cartilagem fibrosa entre os corpos do ossos vertebrais) é deslizado através de uma parte frágil do disco intervertebral, pressionando a raiz do nervo o que leva a inflamação e dor local e irradiada fibrosa presente entre os corpos vertebrais (figura 1).  

A dor da hérnia de disco pode se localizar na região cervical com irradiação para o membro superior (hérnia de disco cervical) ou lombar ( hérnia de disco lombar ) com irradiação para o membro inferior.  

Figura 1: Esta imagem demonstra (ao seu lado direito) uma hérnia lombar comprimindo o raiz e inflamando a raiz do nervo lombar, isto leva a um quadro de dor local e irradiada.

 

inflamao da hernia de disco.png

 

A primeira conduta a se fazer quando uma pessoa sofre de um quadro de dor irradiada é procurar ajuda do médico para que ele possa diagnosticar o problema. Caso o quadro de hérnia de disco é confirmado, o médico com experiência em exame neurológico e clínica de dor vai decidir se o caso é de tratamento cirúrgico ou clínica.

A cirurgia é somente indicada quando através do exame neurológico é evidenciada alterações motoras e sensitivas permanentes, isto ocorre, em somente 10% dos casos. Para a grande maioria dos casos de hérnia de disco, aproximadamente 90% dos casos, o tratamento não é cirúrgico, com repouso e medicação para controle da dor. Caso estas medidas não controle as limitações relacionadas a dor o bloqueio epidural com medicação esta indicado.

O bloqueio epidural é uma técnica especial de injeção realizado por médicos com experiência em clínica de dor, através de uma agulha especial consegue-se introduzir medicação antiinflamatória diretamente próximo a raiz no nervo inflamado para alívio imediato e a longo prazo da dor (figura 2).  

Figura 2: Técnica de bloqueio epidural (ou peridural) para controle da dor e inflamação:bloqueio_epidural_lombar-foto_2.jpg  

Em países de primeiro mundo como Estados Unidos o conceito de clínica de dor (Pain Managment Center) e técnicas especiais de injeção já é bem conhecido pela população e pelos médicos. 

No Brasil, infelizmente a maioria dos procedimentos não cirúrgicos realizados em clínicas de dor como o bloqueio epidural e outras técnicas especiais de injeção não são de conhecimento da população e da maioria dos médicos, sendo assim, a grande maioria dos casos de dor, como da hérnia de disco, a qual se poderia ter controle com técnicas menos invasivas não o são por falta de conhecimento e divulgação. A maioria destes pacientes evoluem para dor crônica ou acabam a ser submetidos a cirurgia devido a falta de opção de outros tratamentos.  

A Clínica de Dor do Centro Médico Athenas do Rio de Janeiro e Londrina é pioneira na utilização de técnicas especiais de injeção no tratamento agudo e crônico da dor da hérnia de disco e outros transtornos dolorosos agudos e crônicos.                                  

Perfil do Autor

Dr. Rafael Higashi

Neurologista especialista em clínica de dor pelo New York University Pain Management Center. Atualmente coordena a clínica de dor do Centro Médico Athenas em Londrina e Rio de Janeiro. www.centromedicosathenas.com.br. Telefone: (43) 33238744 em Londrina ou  (21) 34398999 no Rio de Janeiro