CLÍNICA DE DOR E BLOQUEIO EPIDURAL PARA CONTROLE DA DOR DA HÉRNIA DE DISCO UMA OPÇÃO NÃO CIRURGICA

Publicado em: 29/04/2010 |Comentário: 3 | Acessos: 4,412 |

CLÍNICA DE DOR E BLOQUEIO EPIDURAL PARA CONTROLE DA DOR DA HÉRNIA DE DISCO UMA OPÇÃO NÃO CIRURGICA

Bloqueio epidural para controle da dor e inflamação da hérnia de disco.

Hérnia de disco é uma condição na qual uma parte ou toda a porção central, gelatinosa de um disco intervertebral chamado de núcleo pulposo ( cartilagem fibrosa entre os corpos do ossos vertebrais) é deslizado através de uma parte frágil do disco intervertebral, pressionando a raiz do nervo o que leva a inflamação e dor local e irradiada fibrosa presente entre os corpos vertebrais (figura 1).  

A dor da hérnia de disco pode se localizar na região cervical com irradiação para o membro superior (hérnia de disco cervical) ou lombar ( hérnia de disco lombar ) com irradiação para o membro inferior.  

Figura 1: Esta imagem demonstra (ao seu lado direito) uma hérnia lombar comprimindo o raiz e inflamando a raiz do nervo lombar, isto leva a um quadro de dor local e irradiada.

 

inflamao da hernia de disco.png

 

A primeira conduta a se fazer quando uma pessoa sofre de um quadro de dor irradiada é procurar ajuda do médico para que ele possa diagnosticar o problema. Caso o quadro de hérnia de disco é confirmado, o médico com experiência em exame neurológico e clínica de dor vai decidir se o caso é de tratamento cirúrgico ou clínica.

A cirurgia é somente indicada quando através do exame neurológico é evidenciada alterações motoras e sensitivas permanentes, isto ocorre, em somente 10% dos casos. Para a grande maioria dos casos de hérnia de disco, aproximadamente 90% dos casos, o tratamento não é cirúrgico, com repouso e medicação para controle da dor. Caso estas medidas não controle as limitações relacionadas a dor o bloqueio epidural com medicação esta indicado.

O bloqueio epidural é uma técnica especial de injeção realizado por médicos com experiência em clínica de dor, através de uma agulha especial consegue-se introduzir medicação antiinflamatória diretamente próximo a raiz no nervo inflamado para alívio imediato e a longo prazo da dor (figura 2).  

Figura 2: Técnica de bloqueio epidural (ou peridural) para controle da dor e inflamação:bloqueio_epidural_lombar-foto_2.jpg  

Em países de primeiro mundo como Estados Unidos o conceito de clínica de dor (Pain Managment Center) e técnicas especiais de injeção já é bem conhecido pela população e pelos médicos. 

No Brasil, infelizmente a maioria dos procedimentos não cirúrgicos realizados em clínicas de dor como o bloqueio epidural e outras técnicas especiais de injeção não são de conhecimento da população e da maioria dos médicos, sendo assim, a grande maioria dos casos de dor, como da hérnia de disco, a qual se poderia ter controle com técnicas menos invasivas não o são por falta de conhecimento e divulgação. A maioria destes pacientes evoluem para dor crônica ou acabam a ser submetidos a cirurgia devido a falta de opção de outros tratamentos.  

A Clínica de Dor do Centro Médico Athenas do Rio de Janeiro e Londrina é pioneira na utilização de técnicas especiais de injeção no tratamento agudo e crônico da dor da hérnia de disco e outros transtornos dolorosos agudos e crônicos.                                  

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 3 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/medicina-artigos/clinica-de-dor-e-bloqueio-epidural-para-controle-da-dor-da-hernia-de-disco-uma-opcao-nao-cirurgica-2263244.html

    Palavras-chave do artigo:

    clinica de dor

    ,

    tratamento hernia de disco

    ,

    bloqueio epidural peridural

    Comentar sobre o artigo

    O documento, fruto da parceria com a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), pretende auxiliar os médicos a reduzir o risco de os pacientes contraírem infecções.

    Por: Ricardo Machado Comunicaçãol Saúde e Bem Estar> Medicinal 30/10/2014

    Estudo publicado no Breast Cancer Research demonstrou a importância de não incluir apenas as mulheres com histórico de câncer de mama na família, mas também aquelas que têm mamas densas no grupo de risco. Afinal, esse é considerado um fator de risco significativo que deveria ser acompanhado de perto como forma de prevenção da doença.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 28/10/2014

    O câncer tem sido causa de morte em todo o mundo e motivo de preocupação para muitos. Contudo, um estudo publicado no jornal científico Células-tronco, apresentado como mais uma forma bem sucedida de combate ao câncer e esperança de cura para aqueles que convivem com a doença.

    Por: josi feitosal Saúde e Bem Estar> Medicinal 28/10/2014

    Muitas pessoas podem acabar por reclamar, ou até mesmo proclamar elogios com relação a saúde publica de sua região, no entanto também podemos verificar que acaba por ser considerado como comum o fato do que seria a saúde pública. Sendo assim, iremos falar agora mesmo o que seria, e até mesmo como funciona a saúde pública.

    Por: anamarial Saúde e Bem Estar> Medicinal 28/10/2014

    Muitas pessoas podem acabar por ter a necessidade de realizar um exame que seja considerado como complexo, no entanto podemos verificar que alguns destes exames acabem por causar uma determinada dúvida.

    Por: anamarial Saúde e Bem Estar> Medicinal 24/10/2014

    O Alzheimer modifica consideravelmente a vida das pessoas afetadas e dos seus familiares. As pessoas com Alzheimer estão, sobretudo em fases mais avançadas, física e cognitivamente muito comprometidas. Por isso, é particularmente importante para os doentes viverem num ambiente em que se possam movimentar com facilidade e segurança.

    Por: tkencasal Saúde e Bem Estar> Medicinal 24/10/2014

    A Mentalmédica é um Centro de Referência nas Áreas da Saúde Mental e Neurociências. Para a concretização dos seus objetivos a Mentalmédica inclui no seu Corpo Clínico Especialistas nas Áreas da Saúde Mental e Neurociências, assim como de várias outras áreas da saúde, que trabalham em Articulação Constante.

    Por: MENTALMÉDICAl Saúde e Bem Estar> Medicinal 23/10/2014

    Uma em cada quatro mulheres com doença inflamatória pélvica (DIP) tem sequelas a longo prazo. A infertilidade é uma delas – podendo afetar até 60% das pacientes depois de um episódio. Nos Estados Unidos, a DIP atinge 1,5 milhão de mulheres todos os anos.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 22/10/2014

    A aplicação de Plasma Rico em Plaquetas ou PRP tem surgido como um avanço na para acelerar o processo de cicatrização das lesões de tendão, muscular e articular, de uma maneira fisiológica e segura. O PRP é uma modalidade de tratamento de uma nova área em ascensão da medicina chamada de medicina regenerativa, o principio é unir tecnologia de ponta com a habilidade natural do organismo para curar-se.

    Por: Dr. Rafael Higashil Saúde e Bem Estar> Medicinal 14/09/2012 lAcessos: 172

    A produção diária do hormônio testosterona nos homens é de 20 a 30 x maior em comparação as mulheres, mas apesar da menor quantidade, a hormônio testosterona na mulher tem importantes efeitos na parte física e mental feminina. A diminuição do hormônio testosterona ocorre principalmente com o aumenta da idade em ambos os sexos, homens e mulheres, mas apesar de sua diminuição ser mais conhecido em homens, é na mulher que a testosterona diminui de forma mais rápida.

    Por: Dr. Rafael Higashil Saúde e Bem Estar> Medicinal 11/04/2011 lAcessos: 3,479 lComentário: 1

    A evolução da história da humanidade é marcada por mudanças de paradigmas e o envelhecimento esta sendo questionado: Porque devo envelhecer? É com este questionamento que cientistas e médicos iniciaram a medicina antienvelhecimento ou medicina anti-aging, com o objetivo de amenizar o declínio funcional do envelhecimento.

    Por: Dr. Rafael Higashil Saúde e Bem Estar> Medicinal 15/10/2010 lAcessos: 679

    A deficiência do hormônio de crescimento (GH) no adulto é associado a sintomas mentais e emocionais como cansaço, tendência a depressão, isolamento social, baixa auto-estima, ansiedade e memória falha, e sinais físicos como aumento de gordura abdominal, diminuição da massa muscular, diminuição da densidade mineral óssea, pele fina, flácida e enrugada, alteração no metabolismo dos lipídios e intolerância à glicose.

    Por: Dr. Rafael Higashil Saúde e Bem Estar> Medicinal 22/06/2010 lAcessos: 1,613 lComentário: 2

    O avanço da neurociência permite hoje estimulação direta do cérebro com a Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) é um grande avanço no tratamento das doenças neurológicas e psiquiátricas tratadas, até então, somente com medicamentos e psicoterapia. Entre as patologias beneficiadas com essa nova técnica ressaltamos dores crônicas, depressão, reabilitação do acidente vascular cerebral e Mal de Parkinson.

    Por: Dr. Rafael Higashil Saúde e Bem Estar> Medicinal 07/05/2010 lAcessos: 2,424 lComentário: 8

    A Fibromialgia tem um como base alteração genética associado a três fatores: alterações neuroendocrinológicas (substâncias que podem modificar o humor, ânimo e gordura de todo o nosso organismo), alterações de neurotransmissores (substâncias que podem modificar o emoções no cérebro) e disfunção neurosensorial (alteração no sistema neurológico que pode modificar o modo como sentimos a dor).

    Por: Dr. Rafael Higashil Saúde e Bem Estar> Medicinal 03/05/2010 lAcessos: 2,035 lComentário: 2

    Comments on this article

    2
    JOSE M. SILVA 26/09/2011
    Tenho dor lombar há cinco anos e, fazia fisioterapia, porém, parei; tem uns dez dia que a dor está muito aguda me fazendo pensar que seria rins mas não é o caso pois fui ao medico descartando esta hipótese, entretanto, logo fui examinado por um ortopedista e ele me receita um analgésico e relaxante muscular p/ tomar p/ dez dias: será que resolve o problema ou, se for já uma hérnia, como inicio este tratamento de bloqueio epidural, por que estou tendo certa dificuldade até de levantar-me caso esteja deitado ou sentado.
    1
    Ademar Ribeiro 26/12/2010
    Tenho um cisto dentro da medula, o qual esta envolvido nos nervos de xixi, parte sexual, coco, e das pernas.
    Sinto muita dor aguda, não sei mais o que fazer, pois já feito duas vezes o bloqueio pebdural e a dor não passa. Preciso muito de ajuda.
    0
    rosyane 06/11/2010
    ola eu tenho má formaçaõ nas vertebras que é degenerativa,o medico que me esaminou opetou pela operçaõ pra fazer a retirada da hernia pois a dor e forte e se erradia para as pernas e ja tem dois meses e nada dela cesar o remedio alivia mais naõ tira a dor por completo preciso de uma segunda opniaõ.desde de ja meu muito obrigado.
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast