Como Age o Victoza no Organismo Humano

Publicado em: 10/10/2012 |Comentário: 0 | Acessos: 345 |

O liraglutide, substância da composição do Victoza, age no corpo humano da mesma forma que um hormônio denominado glucagon-like peptídeo (GLP-1), naturalmente gerado pelo corpo de pessoas saudáveis. "Essa substância induz as células beta do pâncreas a produzirem insulina e equilibrar o índice glicêmico. Nas pessoas com diabetes, a geração de insulina é deficiente", relata um endocrinologista.

De acordo com essa lógica, quanto mais elevada for a quantidade de glicose circulando no sangue, maior o estímulo à geração de insulina, controlando o diabetes. O Victoza também atua no sentido inverso, quer dizer, diminuindo os índices de glicose no sangue - em vez de elevar a produção de insulina. Esta última função é precisamente a correspondente do liraglutide no organismo e, até o momento, a única finalidade do remédio com eficácia comprovada em pesquisas realizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

As indicações do Victoza para o emagrecimento começaram a acontecer quando os médicos perceberam que a fórmula, além de agir no controle do diabetes, atua no sistema nervoso central, induzindo o neurônio responsável pela nossa sensação de saciedade. "O Victoza ainda interfere no trabalho do trato digestivo, diminuindo o esvaziamento gástrico", aponta uma endocrinologista. "Desta forma, pessoas com diabetes que utilizam o medicamento sentem menos fome e terminam por perdendo peso. O estômago continua cheio por mais tempo", conclui ela.  

Como o Victoza alonga a sensação de saciedade, ele pode auxiliar na reeducação alimentar, mas é preciso rever os hábitos alimentares também.

Outra diferença entre o hormônio gerado pelo organismo e o seu parente artificial está na duração do efeito: à medida que o Victoza tem ação prolongada por até 24 horas, o GLP-1 (liraglutide) atua durante três minutos. Eis o porquê da sensação de saciedade que os pacientes utilizados como cobaia do medicamento estão comemorando, não obstante os efeitos colaterais informados - náuseas, vômitos, diarreia e cefaleia. Os efeitos a longo prazo ainda não foram percebidos em pesquisa, como também não foram estudados os riscos relacionados ao uso do remédio por pessoas que não tem diabetes.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/medicina-artigos/como-age-o-victoza-no-organismo-humano-6239368.html

    Palavras-chave do artigo:

    victoza

    ,

    diabetes

    ,

    emagrecimento

    Comentar sobre o artigo

    Você perfurou algum local do corpo? Agora você precisa tomar todos os cuidados devidos! Saiba como fazer!

    Por: Andrél Saúde e Bem Estar> Medicinal 27/09/2014

    Apesar de a Anvisa ter liberado o uso de medicamentos para emagrecer que haviam sido banidos por oferecer algum risco à saúde dos pacientes, o ideal mesmo é emagrecer aos poucos e de forma natural – com exceção de casos mais severos de obesidade. Para grande parte das mulheres – principalmente aquelas que afirmam precisar perder ‘só mais três quilinhos' – é possível dar início ao "projeto verão" adotando um método de emagrecimento monitorado.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 23/09/2014

    Plano de saúde é igual seguro de carro: os melhores são aqueles que você não precisa. Ao contratar um plano de saúde, é fundamental que o adquirente tome ciência de todos os termos do contrato, já que depois, quando se ver diante de uma situação de emergência que o plano de saúde [infelizmente] não cubra, não poderá fazer nada além de desembolar um dinheiro a mais para poder contornar a situação.

    Por: Julianal Saúde e Bem Estar> Medicinal 22/09/2014

    Não ter filhos é uma decisão que envolve a escolha do melhor método de contracepção. Há um ou vários métodos indicados para cada caso e a escolha passa pela avaliação da mulher, do parceiro e do médico. A informação ainda é a melhor aliada para a análise dos riscos e benefícios de cada método contraceptivo.

    Por: ADS Comunicaçãol Saúde e Bem Estar> Medicinal 15/09/2014 lAcessos: 14
    José Guimarães

    O objetivo de eu escrever este artigo é compartilhar você o que aprendi sobre a distribuição de remédios de graça. Acredito que, assim como eu não sabia antes, muitas pessoas ainda não sabem da existência de distribuição de remédios para determinados grupos de doentes crônicos. As condições para conseguir remédios grátis devem ser vistas nos postos de saúde de sua cidade ou em farmácias participantes do programa.

    Por: José Guimarãesl Saúde e Bem Estar> Medicinal 12/09/2014

    Algo que podemos verificar com uma determinada facilidade nos dias de hoje, é o fato de que há uma série de hospitais que podem acabar por não seguir as conformidades que seriam determinadas como básicas.

    Por: anamarial Saúde e Bem Estar> Medicinal 11/09/2014

    Se você está lendo isso, você pode estar pensando em usar lentes de contato pela primeira vez. Você também pode estar se perguntando se há algum problema com o uso de lentes de contato e você deve estar ciente antes de você desistir de seus óculos. Justo! Vamos descobrir juntos, explorando e respondendo a perguntas diferentes sobre o assunto, separando o fato da ficção.

    Por: Lentenet Lente de Contatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 08/09/2014 lAcessos: 16

    Pesquisadores dinamarqueses estudaram mais de 58 mil mulheres submetidas ao exame de mamografia entre os anos de 1991 e 2005. O resultado, publicado recentemente no jornal Cancer Epidemiology, revela que as pacientes que receberam resultado falso-positivo demonstraram 27% mais chances de ter câncer de mama ao longo da vida em relação àquelas que receberam resultado negativo. Esse fenômeno, ainda não explicado, não está relacionado a erros de classificação.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 08/09/2014 lAcessos: 13

    Como é comum para os ex-fumantes terem feito várias tentativas (muitas vezes usando diferentes abordagens em cada ocasião) para parar de fumar, antes de conseguir a abstinência em longo prazo é preciso identificar qual abordagem ou técnica é eventualmente mais bem sucedida; foi estimado, por exemplo, que "apenas cerca de 4% a 7% das pessoas são capaz de parar de fumar a qualquer tentativa, sem que sejam necessários medicamentos ou outro tipo de ajuda".

    Por: saredrogariasl Saúde e Bem Estar> Medicinal 08/10/2012 lAcessos: 70

    Conheça quais são os efeitos benéficos e os possíveis efeitos colaterais do humira, um medicamento indicado no tratamento do reumatismo.

    Por: saredrogariasl Saúde e Bem Estar> Medicinal 19/09/2012 lAcessos: 353

    Veja aqui quais os cuidados e métodos que devem ser adotados no momento da utilização do medicamento Prolia, que é indicado no tratamento da osteoporose.

    Por: saredrogariasl Saúde e Bem Estar> Medicinal 18/09/2012 lAcessos: 540

    Allurene é um anticoncepcional da Bayer. Entenda quais são os seus mecanismos de ação e o que ele é.

    Por: saredrogariasl Saúde e Bem Estar> Medicinal 18/09/2012 lAcessos: 2,329
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast