Como Age o Victoza no Organismo Humano

Publicado em: 10/10/2012 |Comentário: 0 | Acessos: 465 |

O liraglutide, substância da composição do Victoza, age no corpo humano da mesma forma que um hormônio denominado glucagon-like peptídeo (GLP-1), naturalmente gerado pelo corpo de pessoas saudáveis. "Essa substância induz as células beta do pâncreas a produzirem insulina e equilibrar o índice glicêmico. Nas pessoas com diabetes, a geração de insulina é deficiente", relata um endocrinologista.

De acordo com essa lógica, quanto mais elevada for a quantidade de glicose circulando no sangue, maior o estímulo à geração de insulina, controlando o diabetes. O Victoza também atua no sentido inverso, quer dizer, diminuindo os índices de glicose no sangue - em vez de elevar a produção de insulina. Esta última função é precisamente a correspondente do liraglutide no organismo e, até o momento, a única finalidade do remédio com eficácia comprovada em pesquisas realizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

As indicações do Victoza para o emagrecimento começaram a acontecer quando os médicos perceberam que a fórmula, além de agir no controle do diabetes, atua no sistema nervoso central, induzindo o neurônio responsável pela nossa sensação de saciedade. "O Victoza ainda interfere no trabalho do trato digestivo, diminuindo o esvaziamento gástrico", aponta uma endocrinologista. "Desta forma, pessoas com diabetes que utilizam o medicamento sentem menos fome e terminam por perdendo peso. O estômago continua cheio por mais tempo", conclui ela.  

Como o Victoza alonga a sensação de saciedade, ele pode auxiliar na reeducação alimentar, mas é preciso rever os hábitos alimentares também.

Outra diferença entre o hormônio gerado pelo organismo e o seu parente artificial está na duração do efeito: à medida que o Victoza tem ação prolongada por até 24 horas, o GLP-1 (liraglutide) atua durante três minutos. Eis o porquê da sensação de saciedade que os pacientes utilizados como cobaia do medicamento estão comemorando, não obstante os efeitos colaterais informados - náuseas, vômitos, diarreia e cefaleia. Os efeitos a longo prazo ainda não foram percebidos em pesquisa, como também não foram estudados os riscos relacionados ao uso do remédio por pessoas que não tem diabetes.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/medicina-artigos/como-age-o-victoza-no-organismo-humano-6239368.html

    Palavras-chave do artigo:

    victoza

    ,

    diabetes

    ,

    emagrecimento

    Comentar sobre o artigo

    Araceli Canova

    A dança exige performance complexa com padrão preciso e controlado. O balé clássico, por exemplo, com movimentos realizados com o peso do corpo sobre a ponta dos pés, demanda esforços extras para manter a estabilidade dos membros inferiores. Se algo interferir na mobilidade normal da articulação, necessitar-se-á de compensações posturais e alterações de movimentos que podem ocasionar aumento do estresse até em outras partes do organismo, resultando em lesões.

    Por: Araceli Canoval Saúde e Bem Estar> Medicinal 27/03/2015

    Número de casos diminui, mas doença ainda é a segunda causa de óbito por agente infeccioso no mundo

    Por: Ricardo Machado Comunicaçãol Saúde e Bem Estar> Medicinal 23/03/2015

    A cirurgia juntamente com outros tipos de terapias, pode ser uma opção de tratamento para o câncer de pulmão que ainda são pequenas em estágio inicial de desenvolvimento. Se caso a cirurgia puder ser realizada, ela oferece uma boa chance de sucesso da cura da doença.

    Por: Vinicios Ferreiral Saúde e Bem Estar> Medicinal 20/03/2015

    Os 5 piores tipos de câncer. Câncer de pele. O câncer de pele e o tipo de tumor mais comum na população mundial, pois cerca de vinte e cinco por cento dos casos de câncer, são de câncer de pele, o câncer de pele acontece quando ocorre o crescimento acelerados das células que compõem a pele.

    Por: Vinicios Ferreiral Saúde e Bem Estar> Medicinal 20/03/2015

    De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2030 as doenças cardiovasculares serão responsáveis por quase 24 milhões de óbitos. Hoje, no Brasil, a cada cinco minutos alguém sofre um infarto. Das 300 mil ocorrências desse tipo que acontecem anualmente, 80 mil resultam em morte. As estatísticas são alarmantes e chama atenção o fato de que, mesmo aqueles que fazem check-up anualmente e se creem livres de risco, não são poupados.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 17/03/2015
    Mariangela de Oliveira Castro

    Compõe o currículo da Graduação em Educação Física, disciplinas de Ciências Médicas e sendo esta, reconhecida como área da Saúde, de acordo com a resolução do Conselho Nacional de Saúde (CNS nº. 218/1997), percebe-se que o professor de Educação Física é atualmente, o profissional melhor capacitado dentro da escola para prestar assistência aos alunos portadores de Diabetes, bem como atuar em situações de emergência.

    Por: Mariangela de Oliveira Castrol Saúde e Bem Estar> Medicinal 06/03/2015 lAcessos: 14

    No começo da vida sexual, o maior medo das meninas é engravidar ‘sem querer'. Nessa fase, engravidar parece a coisa mais fácil do mundo e muitas meninas pensam que será assim para o resto da vida. Até que se casam e percebem que – mesmo parando de tomar pílula – a gravidez não se confirma. Isso ocorre com muita frequência e muitos casais precisam cada vez mais de ajuda especializada para ter um filho.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 03/03/2015 lAcessos: 19

    Estudo publicado no jornal Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention revela uma mutação genética que acomete famílias afrodescendentes. Especificamente, mulheres negras têm mais chances de serem diagnosticadas com câncer de mama do que mulheres brancas antes dos 40 anos.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 02/03/2015 lAcessos: 18

    Como é comum para os ex-fumantes terem feito várias tentativas (muitas vezes usando diferentes abordagens em cada ocasião) para parar de fumar, antes de conseguir a abstinência em longo prazo é preciso identificar qual abordagem ou técnica é eventualmente mais bem sucedida; foi estimado, por exemplo, que "apenas cerca de 4% a 7% das pessoas são capaz de parar de fumar a qualquer tentativa, sem que sejam necessários medicamentos ou outro tipo de ajuda".

    Por: saredrogariasl Saúde e Bem Estar> Medicinal 08/10/2012 lAcessos: 82

    Conheça quais são os efeitos benéficos e os possíveis efeitos colaterais do humira, um medicamento indicado no tratamento do reumatismo.

    Por: saredrogariasl Saúde e Bem Estar> Medicinal 19/09/2012 lAcessos: 482

    Veja aqui quais os cuidados e métodos que devem ser adotados no momento da utilização do medicamento Prolia, que é indicado no tratamento da osteoporose.

    Por: saredrogariasl Saúde e Bem Estar> Medicinal 18/09/2012 lAcessos: 812

    Allurene é um anticoncepcional da Bayer. Entenda quais são os seus mecanismos de ação e o que ele é.

    Por: saredrogariasl Saúde e Bem Estar> Medicinal 18/09/2012 lAcessos: 2,791
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast