Como Age o Victoza no Organismo Humano

Publicado em: 10/10/2012 |Comentário: 0 | Acessos: 422 |

O liraglutide, substância da composição do Victoza, age no corpo humano da mesma forma que um hormônio denominado glucagon-like peptídeo (GLP-1), naturalmente gerado pelo corpo de pessoas saudáveis. "Essa substância induz as células beta do pâncreas a produzirem insulina e equilibrar o índice glicêmico. Nas pessoas com diabetes, a geração de insulina é deficiente", relata um endocrinologista.

De acordo com essa lógica, quanto mais elevada for a quantidade de glicose circulando no sangue, maior o estímulo à geração de insulina, controlando o diabetes. O Victoza também atua no sentido inverso, quer dizer, diminuindo os índices de glicose no sangue - em vez de elevar a produção de insulina. Esta última função é precisamente a correspondente do liraglutide no organismo e, até o momento, a única finalidade do remédio com eficácia comprovada em pesquisas realizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

As indicações do Victoza para o emagrecimento começaram a acontecer quando os médicos perceberam que a fórmula, além de agir no controle do diabetes, atua no sistema nervoso central, induzindo o neurônio responsável pela nossa sensação de saciedade. "O Victoza ainda interfere no trabalho do trato digestivo, diminuindo o esvaziamento gástrico", aponta uma endocrinologista. "Desta forma, pessoas com diabetes que utilizam o medicamento sentem menos fome e terminam por perdendo peso. O estômago continua cheio por mais tempo", conclui ela.  

Como o Victoza alonga a sensação de saciedade, ele pode auxiliar na reeducação alimentar, mas é preciso rever os hábitos alimentares também.

Outra diferença entre o hormônio gerado pelo organismo e o seu parente artificial está na duração do efeito: à medida que o Victoza tem ação prolongada por até 24 horas, o GLP-1 (liraglutide) atua durante três minutos. Eis o porquê da sensação de saciedade que os pacientes utilizados como cobaia do medicamento estão comemorando, não obstante os efeitos colaterais informados - náuseas, vômitos, diarreia e cefaleia. Os efeitos a longo prazo ainda não foram percebidos em pesquisa, como também não foram estudados os riscos relacionados ao uso do remédio por pessoas que não tem diabetes.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/medicina-artigos/como-age-o-victoza-no-organismo-humano-6239368.html

    Palavras-chave do artigo:

    victoza

    ,

    diabetes

    ,

    emagrecimento

    Comentar sobre o artigo

    De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), no ano passado surgiram mais de 30 mil novos casos de câncer colorretal (designação que envolve câncer de cólon, de reto e de intestino grosso). Anualmente, essa doença leva à morte cerca de 14 mil pessoas, embora possa ser tratada e curada quando identificada logo no início. Daí a importância cada vez maior do diagnóstico precoce, antes que o tumor possa se espalhar para outros órgãos.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 14/01/2015 lAcessos: 12
    Bernardo Sobreiro

    Neste artigo é abordada a história do tratamento dos cálculos urinários, dos procedimentos realizados em 600 AC até a moderna litotripsia com uso de Holmium laser e endoscópios flexíveis.

    Por: Bernardo Sobreirol Saúde e Bem Estar> Medicinal 11/01/2015 lAcessos: 12
    Bernardo Sobreiro

    As margens cirúrgicas positivas ocorrem quando na análise patológica da peça cirúrgica se observa que o tumor maligno não foi retirado na sua totalidade. Neste artigo é abordada a frequência de margens cirúrgicas positivas na prostatectomia radical (tratamento curativo do câncer de próstata) e o impacto da sua ocorrência na recidiva e progressão da doença.

    Por: Bernardo Sobreirol Saúde e Bem Estar> Medicinal 11/01/2015
    Bernardo Sobreiro

    Neste artigo são abordados aspectos epidemiológicos do câncer de próstata, como as variações temporais na incidência, mortalidade, e fatores de risco como idade e raça.

    Por: Bernardo Sobreirol Saúde e Bem Estar> Medicinal 11/01/2015
    Bernardo Sobreiro

    Neste artigo é abordada a história do antígeno prostático específico (PSA), desde seu descobrimento até a sua aplicação clínica como principal ferramenta no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

    Por: Bernardo Sobreirol Saúde e Bem Estar> Medicinal 11/01/2015
    Bernardo Sobreiro

    Neste artigo é discutido o papel do estudo urodinâmico na avaliação de disfunções miccionais como incontinência urinária e obstrução urinária.

    Por: Bernardo Sobreirol Saúde e Bem Estar> Medicinal 11/01/2015

    Este é um artigo muito importante sobre uma doença que é pouco conhecida aqui no Brasil. É a Febre Chikungunya. Você poderá saber mais a respeito desta doença que vem do mosquito Aedes aegypti e que traz sérias consequências. É preciso saber como evitá-la.

    Por: Silvial Saúde e Bem Estar> Medicinal 25/12/2014 lAcessos: 12

    Olá meninas estava estudando sobre as doenças sexualmente transmissíveis e notei que muitos dos artigos que falam sobre DST em homossexuais sempre focam o olhar nos rapazes gays, e esquecem que nós lésbicas também podemos adquirir a doença. Talvez por isso são poucas as garotas que se preocupam em se prevenir quando se relacionam com outras garotas. Percebi que muitas mulheres se cuidam mais em relacionamentos heterossexuais pelo fato de não quererem engravidar e não por causa das doenças.

    Por: Dominio Pessoall Saúde e Bem Estar> Medicinal 22/12/2014 lAcessos: 15

    Como é comum para os ex-fumantes terem feito várias tentativas (muitas vezes usando diferentes abordagens em cada ocasião) para parar de fumar, antes de conseguir a abstinência em longo prazo é preciso identificar qual abordagem ou técnica é eventualmente mais bem sucedida; foi estimado, por exemplo, que "apenas cerca de 4% a 7% das pessoas são capaz de parar de fumar a qualquer tentativa, sem que sejam necessários medicamentos ou outro tipo de ajuda".

    Por: saredrogariasl Saúde e Bem Estar> Medicinal 08/10/2012 lAcessos: 80

    Conheça quais são os efeitos benéficos e os possíveis efeitos colaterais do humira, um medicamento indicado no tratamento do reumatismo.

    Por: saredrogariasl Saúde e Bem Estar> Medicinal 19/09/2012 lAcessos: 433

    Veja aqui quais os cuidados e métodos que devem ser adotados no momento da utilização do medicamento Prolia, que é indicado no tratamento da osteoporose.

    Por: saredrogariasl Saúde e Bem Estar> Medicinal 18/09/2012 lAcessos: 720

    Allurene é um anticoncepcional da Bayer. Entenda quais são os seus mecanismos de ação e o que ele é.

    Por: saredrogariasl Saúde e Bem Estar> Medicinal 18/09/2012 lAcessos: 2,620
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast