Como tomar o Anticoncepcional?

29/04/2011 • Por • 9,405 Acessos

Quando devo iniciar o uso do anticoncepcional?

No 1° dia do ciclo?

No 5° dia do ciclo?

No 7° dia?

Quando terminar a menstruação?

 

Duas formas clássicas de tomar o anticoncepcional:

Primeira Forma de Uso: Iniciar a primeira cartela no 1° dia do ciclo e tomar todos os dias até acabar a cartela e dar pausa de 7 dias para iniciar nova cartela.

Esta forma de uso é o mais presente na maioria das bulas dos novos anticoncepcionais de baixa dosagem.

Então deve se tomar o anticoncepcional no primeiro dia do ciclo? No primeiro dia da menstruação?

Não.

Isto diz somente a primeira cartela.

Na segunda cartela inicia após uma pausa de 7 dias após termino da primeira, onde a menstruação deverá acontecer neste intervalo. Então na segunda cartela irá começar a tomar geralmente no 5° dia da menstruação.

Como assim, primeira cartela no primeiro dia e a segunda no 5° dia do ciclo?

Vamos entender.

Quantos dias na pausa do anticoncepcional irá descer a menstruação?

Geralmente após 2 a 3 dias, se usado corretamente estará descendo a menstruação.  Se contarmos o primeiro dia da menstruação o 3° dia da pausa, temos 3°, 4°, 5°, 6° e 7° dia de pausa do comprimido correspondendo os dias de menstruação e o 7° dia de pausa ao 5° dia da menstruação do segundo ciclo. Se isto acontecer com os outros ciclos, na verdade você estará tomando as outras cartelas a partir do 5° dia da menstruação.

Então por que iniciar a primeira cartela no primeiro dia? Só funciona se iniciado no primeiro dia? Então por que as outras cartelas podem ser iniciadas no 5° dia do ciclo?

Os anticoncepcionais mais novos cada vez tem menos quantidade de hormônios para o mesmo efeito (inibir a ovulação) de evitar a gravidez. Esta baixa quantidade de hormônios pode fazer com que ocorra um escape na descamação do endométrio e causar sangramento no meio da cartela, sem que isso afete o efeito de evitar a gravidez. Para minimizar este sangramento (spotting), inicia a primeira cartela no primeiro dia do ciclo ou da menstruação.

Pode se iniciar a primeira cartela no 5° dia da menstruação que estará evitando a gravidez, porém com maior risco de sangramento no meio da cartela. Este sangramento no meio da cartela geralmente ocorre com mais frequência nas três primeiras cartelas.

O spotting e os efeitos colaterais dos anticoncepcionais são mais sentidos nas três primeiras cartelas onde o organismo estará se acostumando com os hormônios do anticoncepcional. Não significa que o efeito de evitar a gravidez inicie somente após três meses. Significa que após os três primeiros meses os efeitos tendem a serem menos sentidos, porém o efeito anticoncepcional tem que funcionar em todas as cartelas.

 

Segunda Forma de Uso: Iniciar a cartela no 5° dia da menstruação e tomar todos os dias até terminar a cartela. Aguardar descer a menstruação e contar partir do primeiro dia até o 5° dia da menstruação e iniciar nova cartela.

O que é 5° dia da menstruação?

Por exemplo:

1)      Menstruação veio dia no dia 5 do mês. Que dia ira começar a tomar o Anticoncepcional? Começara a tomar no dia 9. Começando a contar partir do dia 5, temos 5, 6, 7, 8 e 9 ,Temos o dia 9 como o 5° dia da menstruação.

2)      Menstruação veio dia no dia 20 do mês. Que dia ira começar a tomar o Anticoncepcional? Começara a tomar no dia 24. Começando a contar partir do dia 20, temos 20, 21,22, 23 e 24. Temos o dia 24 como o 5° dia da menstruação.

3)      Menstruação veio dia no dia 18 do mês. Que dia ira começar a tomar o Anticoncepcional? Começara a tomar no dia 22. Começando a contar partir do dia 18, temos 18, 19, 20, 21 e 22. Temos o dia 22 como o 5° dia da menstruação.

Então a cartela pode ser iniciada a partir do 5° dia da menstruação e tomar todos os dias.

Porque tomar todos os dias?

Para mandar dose diária de hormônio ao organismo ao cérebro, para ele pensar que o ovário esta em atividade.

E se esquecer de tomar?

Não deve esquecer-se de tomar.

Por isso deve marcar um horário que vai tomar o comprimido todos os dias. Pode ser qualquer horário desde que tenha facilidade de tomar naquele horário todos os dias, ficando marcado aquele horário o seu encontro com a pílula de todos os dias.

A maioria prefere tomar a noite, pois geralmente é um horário mais calmo e se tiver sentir efeitos colaterais do anticoncepcional estará dormindo, amenizando os efeitos.

E se mesmo assim esquecer-se de tomar, tome a pílula na ora que lembrar e os próximos no horário de sempre. Não precisa mudar o horário da tomada.

E se esqueceu de tomar mais de 2 a três dias, não se desespere, não vai ficar grávida. Pare de tomar o anticoncepcional e a única coisa que vai acontecer é descer a sua menstruação e quando descer inicie uma nova cartela no 5° dia do ciclo.

Por que o anticoncepcional vem 21 comprimidos?

Para enganar as mulheres.

Como assim? Enganar as mulheres?

As cartelas vem para ser tomadas por 21 dias (21 comprimidos) e pausa de 7 dias, simulando um ciclo de 28 dias, para a mulher pensar que sua menstruação está regular e vindo todo mês e que assim não está grávida.

Muitas mulheres já perceberam isso e às vezes, por exemplo, quando vão à praia e a sua menstruação pode descer na praia, elas continuam a tomar o anticoncepcional emendando duas cartelas, não dando a pausa para menstruar. Quando termina a segunda cartela, ela para e a menstruação desce. Enquanto ela estiver tomando a pílula, ela está enganando o cérebro e quando para de tomar os hormônios são eliminados e desce a menstruação iniciando novo ciclo.

Veja outros artigos neste site: http://tudoevangelico.com/

Perfil do Autor

Wang Wen Hung

Médico Ginecologista e Obstetra.