Como tomar o Anticoncepcional?

Publicado em: 29/04/2011 |Comentário: 0 | Acessos: 8,196 |

Quando devo iniciar o uso do anticoncepcional?

No 1° dia do ciclo?

No 5° dia do ciclo?

No 7° dia?

Quando terminar a menstruação?

 

Duas formas clássicas de tomar o anticoncepcional:

Primeira Forma de Uso: Iniciar a primeira cartela no 1° dia do ciclo e tomar todos os dias até acabar a cartela e dar pausa de 7 dias para iniciar nova cartela.

Esta forma de uso é o mais presente na maioria das bulas dos novos anticoncepcionais de baixa dosagem.

Então deve se tomar o anticoncepcional no primeiro dia do ciclo? No primeiro dia da menstruação?

Não.

Isto diz somente a primeira cartela.

Na segunda cartela inicia após uma pausa de 7 dias após termino da primeira, onde a menstruação deverá acontecer neste intervalo. Então na segunda cartela irá começar a tomar geralmente no 5° dia da menstruação.

Como assim, primeira cartela no primeiro dia e a segunda no 5° dia do ciclo?

Vamos entender.

Quantos dias na pausa do anticoncepcional irá descer a menstruação?

Geralmente após 2 a 3 dias, se usado corretamente estará descendo a menstruação.  Se contarmos o primeiro dia da menstruação o 3° dia da pausa, temos 3°, 4°, 5°, 6° e 7° dia de pausa do comprimido correspondendo os dias de menstruação e o 7° dia de pausa ao 5° dia da menstruação do segundo ciclo. Se isto acontecer com os outros ciclos, na verdade você estará tomando as outras cartelas a partir do 5° dia da menstruação.

Então por que iniciar a primeira cartela no primeiro dia? Só funciona se iniciado no primeiro dia? Então por que as outras cartelas podem ser iniciadas no 5° dia do ciclo?

Os anticoncepcionais mais novos cada vez tem menos quantidade de hormônios para o mesmo efeito (inibir a ovulação) de evitar a gravidez. Esta baixa quantidade de hormônios pode fazer com que ocorra um escape na descamação do endométrio e causar sangramento no meio da cartela, sem que isso afete o efeito de evitar a gravidez. Para minimizar este sangramento (spotting), inicia a primeira cartela no primeiro dia do ciclo ou da menstruação.

Pode se iniciar a primeira cartela no 5° dia da menstruação que estará evitando a gravidez, porém com maior risco de sangramento no meio da cartela. Este sangramento no meio da cartela geralmente ocorre com mais frequência nas três primeiras cartelas.

O spotting e os efeitos colaterais dos anticoncepcionais são mais sentidos nas três primeiras cartelas onde o organismo estará se acostumando com os hormônios do anticoncepcional. Não significa que o efeito de evitar a gravidez inicie somente após três meses. Significa que após os três primeiros meses os efeitos tendem a serem menos sentidos, porém o efeito anticoncepcional tem que funcionar em todas as cartelas.

 

Segunda Forma de Uso: Iniciar a cartela no 5° dia da menstruação e tomar todos os dias até terminar a cartela. Aguardar descer a menstruação e contar partir do primeiro dia até o 5° dia da menstruação e iniciar nova cartela.

O que é 5° dia da menstruação?

Por exemplo:

1)      Menstruação veio dia no dia 5 do mês. Que dia ira começar a tomar o Anticoncepcional? Começara a tomar no dia 9. Começando a contar partir do dia 5, temos 5, 6, 7, 8 e 9 ,Temos o dia 9 como o 5° dia da menstruação.

2)      Menstruação veio dia no dia 20 do mês. Que dia ira começar a tomar o Anticoncepcional? Começara a tomar no dia 24. Começando a contar partir do dia 20, temos 20, 21,22, 23 e 24. Temos o dia 24 como o 5° dia da menstruação.

3)      Menstruação veio dia no dia 18 do mês. Que dia ira começar a tomar o Anticoncepcional? Começara a tomar no dia 22. Começando a contar partir do dia 18, temos 18, 19, 20, 21 e 22. Temos o dia 22 como o 5° dia da menstruação.

Então a cartela pode ser iniciada a partir do 5° dia da menstruação e tomar todos os dias.

Porque tomar todos os dias?

Para mandar dose diária de hormônio ao organismo ao cérebro, para ele pensar que o ovário esta em atividade.

E se esquecer de tomar?

Não deve esquecer-se de tomar.

Por isso deve marcar um horário que vai tomar o comprimido todos os dias. Pode ser qualquer horário desde que tenha facilidade de tomar naquele horário todos os dias, ficando marcado aquele horário o seu encontro com a pílula de todos os dias.

A maioria prefere tomar a noite, pois geralmente é um horário mais calmo e se tiver sentir efeitos colaterais do anticoncepcional estará dormindo, amenizando os efeitos.

E se mesmo assim esquecer-se de tomar, tome a pílula na ora que lembrar e os próximos no horário de sempre. Não precisa mudar o horário da tomada.

E se esqueceu de tomar mais de 2 a três dias, não se desespere, não vai ficar grávida. Pare de tomar o anticoncepcional e a única coisa que vai acontecer é descer a sua menstruação e quando descer inicie uma nova cartela no 5° dia do ciclo.

Por que o anticoncepcional vem 21 comprimidos?

Para enganar as mulheres.

Como assim? Enganar as mulheres?

As cartelas vem para ser tomadas por 21 dias (21 comprimidos) e pausa de 7 dias, simulando um ciclo de 28 dias, para a mulher pensar que sua menstruação está regular e vindo todo mês e que assim não está grávida.

Muitas mulheres já perceberam isso e às vezes, por exemplo, quando vão à praia e a sua menstruação pode descer na praia, elas continuam a tomar o anticoncepcional emendando duas cartelas, não dando a pausa para menstruar. Quando termina a segunda cartela, ela para e a menstruação desce. Enquanto ela estiver tomando a pílula, ela está enganando o cérebro e quando para de tomar os hormônios são eliminados e desce a menstruação iniciando novo ciclo.

Veja outros artigos neste site: http://tudoevangelico.com/

Avaliar artigo
5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 4 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/medicina-artigos/como-tomar-o-anticoncepcional-4701167.html

    Palavras-chave do artigo:

    anticoncepcional

    ,

    como tomar

    ,

    dia do ciclo

    Comentar sobre o artigo

    Qual o modo de ação dos anticoncepcionais, entendendo como ele evita a gravidez e por que vem 21 comprimidos.

    Por: Wang Wen Hungl Saúde e Bem Estar> Medicinal 27/04/2011 lAcessos: 4,355

    Muito se questiona à respeito da anticoncepção de emergência, segue algumas orientações a seu respeito.

    Por: Ricardo Lubal Saúde e Bem Estar> Medicinal 29/07/2010 lAcessos: 527

    saiba neste artigo os males que a pilula do dia seguinte quando usada sem restrições e de forma exagerada pode prejudicar a saúde de uma pessoa.

    Por: Giselel Saúde e Bem Estar> Medicinal 29/07/2014 lAcessos: 34

    Muitas dúvidas sobre a necessidade de ter o não menstruar e se não mentruar pode trazer problemas para a saúde.

    Por: Wang Wen Hungl Saúde e Bem Estar> Medicinal 30/03/2011 lAcessos: 4,326

    O texto se refere à possibilidade que a mulher moderna tem de escolher se quer ou não menstruar. Apresenta visões relativas a essa possibildade e opções referentes a esse resultado.

    Por: Ricardo Lubal Saúde e Bem Estar> Medicinal 29/07/2010 lAcessos: 468 lComentário: 1

    Prioridade à carreira, condições econômicas, problemas de saúde, filosofia de vida. Aumenta o número de mulheres que não querem ser mães e uma opção à laqueadura cirúrgica pode ajudá-las nesta decisão.

    Por: ADS Comunicaçãol Press Releasel 01/08/2013 lAcessos: 11

    Segundo a Organização Mundial de Saúde, aproximadamente 1.4 milhões de crianças perderam a visão

    Por: Ricardo Machado Comunicaçãol Saúde e Bem Estar> Medicinal 15/12/2014

    Plano de saúde é coisa séria pois lida com a saúde, por isso é importante você conversar com um corretor de planos para ele tirar todas as suas dúvidas e ajudar na escolha do plano ideal.

    Por: caetano caldasl Saúde e Bem Estar> Medicinal 13/12/2014

    O Acidente Vascular Encefálico AVE pode ser isquêmico (quando se falta sangue no local afetado) ou Hemorrágico (quando há um extravasamento de sangue no local afetado). O AVE é uma das principais causas de morte no Brasil tanto em homens quanto mulheres, segundo o Ministério da Saúde. Seus sintomas variam desde a dificuldade de falar até mesmo a perda da consciência. Os fatores de riscos estão relacionados a diabetes, hipertensão e etc.

    Por: ANDRÉ LUIS DE CAMPOSl Saúde e Bem Estar> Medicinal 12/12/2014

    Estima-se que aproximadamente 7 milhões de mulheres sofram com o problema no Brasil

    Por: Ricardo Machado Comunicaçãol Saúde e Bem Estar> Medicinal 11/12/2014

    O Hospital Regional Público do Sudeste do Pará (HRSP), administrado pela Pró-Saúde, e o Hemocentro Regional de Marabá (Hemopa) promoveram a 23ª edição da tradicional campanha voluntária para doação de sangue na região.

    Por: Aline Limal Saúde e Bem Estar> Medicinal 10/12/2014

    Com o acúmulo de atividades e responsabilidades, a boa memória se torna, cada vez mais, um artigo de luxo! De fato, a memória é uma das nossas funções cognitivas mais importantes e serve para arquivar experiências e informações adquiridas ao longo da vida

    Por: Flávia Ghiurghil Saúde e Bem Estar> Medicinal 09/12/2014

    As chances de um homem apresentar câncer de próstata aumentam na medida em que o nível do PSA (antígeno prostático específico) aumenta também – sendo considerados normais níveis inferiores a 2,5ng/ml. Por isso, é consenso na medicina alertar para a realização anual do exame em pacientes com idade entre 50 e 75 anos e até mesmo fora dessa faixa quando há risco aumentado para a doença.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 08/12/2014

    Um dos grandes desafios das operadoras de planos de assistência à saúde é o efetivo gerenciamento dos riscos a que estão expostas estas organizações em um mercado cada vez mais competitivo, com investimentos internacionais se consolidando no país e o amadurecimento da regulamentação do setor através da Agência Nacional de Saúde Suplementar, a ANS.

    Por: douglas trindadel Saúde e Bem Estar> Medicinal 04/12/2014 lAcessos: 11

    Saiba o que é HPV, que é uma doença sexualmente transmissível que pode causar o cancer de colo uterino, que tem como prevenir e tratar as lesões precursoras.

    Por: Wang Wen Hungl Saúde e Bem Estar> Medicinal 06/08/2011 lAcessos: 2,044

    Sobre a Síndrome do ovário micropolicístico. Posso engravidar?. Tem tratamento? Anticoncepcional trata Somp?

    Por: Wang Wen Hungl Saúde e Bem Estar> Medicinal 02/08/2011 lAcessos: 427

    Por que minhas contas não batem com as do médico? Como saber de quanto esta minha gravidez?

    Por: Wang Wen Hungl Saúde e Bem Estar> Medicinal 24/06/2011 lAcessos: 1,227

    Relação entre óvulos, cistos e menopausa. Onde tem cistos? Cistos impedem de engravidar?

    Por: Wang Wen Hungl Saúde e Bem Estar> Medicinal 13/05/2011 lAcessos: 1,668 lComentário: 1

    Qual o modo de ação dos anticoncepcionais, entendendo como ele evita a gravidez e por que vem 21 comprimidos.

    Por: Wang Wen Hungl Saúde e Bem Estar> Medicinal 27/04/2011 lAcessos: 4,355

    Quando é o período fértil?? Posso ficar grávida menstruada?? Fico ovulada na mentruação??

    Por: Wang Wen Hungl Saúde e Bem Estar> Medicinal 11/04/2011 lAcessos: 1,055

    Muitas dúvidas sobre a necessidade de ter o não menstruar e se não mentruar pode trazer problemas para a saúde.

    Por: Wang Wen Hungl Saúde e Bem Estar> Medicinal 30/03/2011 lAcessos: 4,326

    Saiba mais sobre o que é menstruação. O que significa? O que é? Tire suas dúvidas.

    Por: Wang Wen Hungl Saúde e Bem Estar> Medicinal 26/03/2011 lAcessos: 1,030
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast