Como tomar o Anticoncepcional?

Publicado em: 29/04/2011 |Comentário: 0 | Acessos: 8,816 |

Quando devo iniciar o uso do anticoncepcional?

No 1° dia do ciclo?

No 5° dia do ciclo?

No 7° dia?

Quando terminar a menstruação?

 

Duas formas clássicas de tomar o anticoncepcional:

Primeira Forma de Uso: Iniciar a primeira cartela no 1° dia do ciclo e tomar todos os dias até acabar a cartela e dar pausa de 7 dias para iniciar nova cartela.

Esta forma de uso é o mais presente na maioria das bulas dos novos anticoncepcionais de baixa dosagem.

Então deve se tomar o anticoncepcional no primeiro dia do ciclo? No primeiro dia da menstruação?

Não.

Isto diz somente a primeira cartela.

Na segunda cartela inicia após uma pausa de 7 dias após termino da primeira, onde a menstruação deverá acontecer neste intervalo. Então na segunda cartela irá começar a tomar geralmente no 5° dia da menstruação.

Como assim, primeira cartela no primeiro dia e a segunda no 5° dia do ciclo?

Vamos entender.

Quantos dias na pausa do anticoncepcional irá descer a menstruação?

Geralmente após 2 a 3 dias, se usado corretamente estará descendo a menstruação.  Se contarmos o primeiro dia da menstruação o 3° dia da pausa, temos 3°, 4°, 5°, 6° e 7° dia de pausa do comprimido correspondendo os dias de menstruação e o 7° dia de pausa ao 5° dia da menstruação do segundo ciclo. Se isto acontecer com os outros ciclos, na verdade você estará tomando as outras cartelas a partir do 5° dia da menstruação.

Então por que iniciar a primeira cartela no primeiro dia? Só funciona se iniciado no primeiro dia? Então por que as outras cartelas podem ser iniciadas no 5° dia do ciclo?

Os anticoncepcionais mais novos cada vez tem menos quantidade de hormônios para o mesmo efeito (inibir a ovulação) de evitar a gravidez. Esta baixa quantidade de hormônios pode fazer com que ocorra um escape na descamação do endométrio e causar sangramento no meio da cartela, sem que isso afete o efeito de evitar a gravidez. Para minimizar este sangramento (spotting), inicia a primeira cartela no primeiro dia do ciclo ou da menstruação.

Pode se iniciar a primeira cartela no 5° dia da menstruação que estará evitando a gravidez, porém com maior risco de sangramento no meio da cartela. Este sangramento no meio da cartela geralmente ocorre com mais frequência nas três primeiras cartelas.

O spotting e os efeitos colaterais dos anticoncepcionais são mais sentidos nas três primeiras cartelas onde o organismo estará se acostumando com os hormônios do anticoncepcional. Não significa que o efeito de evitar a gravidez inicie somente após três meses. Significa que após os três primeiros meses os efeitos tendem a serem menos sentidos, porém o efeito anticoncepcional tem que funcionar em todas as cartelas.

 

Segunda Forma de Uso: Iniciar a cartela no 5° dia da menstruação e tomar todos os dias até terminar a cartela. Aguardar descer a menstruação e contar partir do primeiro dia até o 5° dia da menstruação e iniciar nova cartela.

O que é 5° dia da menstruação?

Por exemplo:

1)      Menstruação veio dia no dia 5 do mês. Que dia ira começar a tomar o Anticoncepcional? Começara a tomar no dia 9. Começando a contar partir do dia 5, temos 5, 6, 7, 8 e 9 ,Temos o dia 9 como o 5° dia da menstruação.

2)      Menstruação veio dia no dia 20 do mês. Que dia ira começar a tomar o Anticoncepcional? Começara a tomar no dia 24. Começando a contar partir do dia 20, temos 20, 21,22, 23 e 24. Temos o dia 24 como o 5° dia da menstruação.

3)      Menstruação veio dia no dia 18 do mês. Que dia ira começar a tomar o Anticoncepcional? Começara a tomar no dia 22. Começando a contar partir do dia 18, temos 18, 19, 20, 21 e 22. Temos o dia 22 como o 5° dia da menstruação.

Então a cartela pode ser iniciada a partir do 5° dia da menstruação e tomar todos os dias.

Porque tomar todos os dias?

Para mandar dose diária de hormônio ao organismo ao cérebro, para ele pensar que o ovário esta em atividade.

E se esquecer de tomar?

Não deve esquecer-se de tomar.

Por isso deve marcar um horário que vai tomar o comprimido todos os dias. Pode ser qualquer horário desde que tenha facilidade de tomar naquele horário todos os dias, ficando marcado aquele horário o seu encontro com a pílula de todos os dias.

A maioria prefere tomar a noite, pois geralmente é um horário mais calmo e se tiver sentir efeitos colaterais do anticoncepcional estará dormindo, amenizando os efeitos.

E se mesmo assim esquecer-se de tomar, tome a pílula na ora que lembrar e os próximos no horário de sempre. Não precisa mudar o horário da tomada.

E se esqueceu de tomar mais de 2 a três dias, não se desespere, não vai ficar grávida. Pare de tomar o anticoncepcional e a única coisa que vai acontecer é descer a sua menstruação e quando descer inicie uma nova cartela no 5° dia do ciclo.

Por que o anticoncepcional vem 21 comprimidos?

Para enganar as mulheres.

Como assim? Enganar as mulheres?

As cartelas vem para ser tomadas por 21 dias (21 comprimidos) e pausa de 7 dias, simulando um ciclo de 28 dias, para a mulher pensar que sua menstruação está regular e vindo todo mês e que assim não está grávida.

Muitas mulheres já perceberam isso e às vezes, por exemplo, quando vão à praia e a sua menstruação pode descer na praia, elas continuam a tomar o anticoncepcional emendando duas cartelas, não dando a pausa para menstruar. Quando termina a segunda cartela, ela para e a menstruação desce. Enquanto ela estiver tomando a pílula, ela está enganando o cérebro e quando para de tomar os hormônios são eliminados e desce a menstruação iniciando novo ciclo.

Veja outros artigos neste site: http://tudoevangelico.com/

Avaliar artigo
5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 4 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/medicina-artigos/como-tomar-o-anticoncepcional-4701167.html

    Palavras-chave do artigo:

    anticoncepcional

    ,

    como tomar

    ,

    dia do ciclo

    Comentar sobre o artigo

    Qual o modo de ação dos anticoncepcionais, entendendo como ele evita a gravidez e por que vem 21 comprimidos.

    Por: Wang Wen Hungl Saúde e Bem Estar> Medicinal 27/04/2011 lAcessos: 4,952

    Muito se questiona à respeito da anticoncepção de emergência, segue algumas orientações a seu respeito.

    Por: Ricardo Lubal Saúde e Bem Estar> Medicinal 29/07/2010 lAcessos: 538

    saiba neste artigo os males que a pilula do dia seguinte quando usada sem restrições e de forma exagerada pode prejudicar a saúde de uma pessoa.

    Por: Giselel Saúde e Bem Estar> Medicinal 29/07/2014 lAcessos: 45

    Muitas dúvidas sobre a necessidade de ter o não menstruar e se não mentruar pode trazer problemas para a saúde.

    Por: Wang Wen Hungl Saúde e Bem Estar> Medicinal 30/03/2011 lAcessos: 4,784

    O texto se refere à possibilidade que a mulher moderna tem de escolher se quer ou não menstruar. Apresenta visões relativas a essa possibildade e opções referentes a esse resultado.

    Por: Ricardo Lubal Saúde e Bem Estar> Medicinal 29/07/2010 lAcessos: 486 lComentário: 1

    No começo da vida sexual, o maior medo das meninas é engravidar ‘sem querer'. Nessa fase, engravidar parece a coisa mais fácil do mundo e muitas meninas pensam que será assim para o resto da vida. Até que se casam e percebem que – mesmo parando de tomar pílula – a gravidez não se confirma. Isso ocorre com muita frequência e muitos casais precisam cada vez mais de ajuda especializada para ter um filho.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 03/03/2015 lAcessos: 22

    Prioridade à carreira, condições econômicas, problemas de saúde, filosofia de vida. Aumenta o número de mulheres que não querem ser mães e uma opção à laqueadura cirúrgica pode ajudá-las nesta decisão.

    Por: ADS Comunicaçãol Press Releasel 01/08/2013 lAcessos: 13

    A BMJ, editora do The BMJ (antigo British Medical Journal), está disponibilizando gratuitamente aos profissionais de saúde de todo o Brasil as últimas orientações sobre diagnóstico e tratamento para o vírus da Dengue. Os materiais foram coletados de vários periódicos e ferramentas educativas e de apoio da editora, entre eles o The BMJ, Case Reports, Student BMJ, BMJ Learning e BMJ Best Practice.

    Por: Letral Saúde e Bem Estar> Medicinal 08/04/2015

    Nesta quarta-feira, 8 de abril, é lembrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer, data criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Trata-se de um momento muito importante no calendário médico oncológico, pois marca um dia que, na verdade, o oncologista clínico vivencia diuturnamente na sua luta pela melhoria de vida do paciente portador de tumor maligno.

    Por: Central Pressl Saúde e Bem Estar> Medicinal 07/04/2015

    Mulheres com alto risco de câncer de mama na família, principalmente quando mãe e avó materna também enfrentaram a doença, devem começar a fazer mamografia antes mesmo dos 40 anos. Estudo publicado no jornal oficial da American Society of Clinical Oncology avaliou mais de 500 pacientes assintomáticas com risco de serem portadoras dos genes BRCA1 e BRCA2 modificados.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 07/04/2015

    Saiba quais são os malefícios da carne vermelha e porque você tem que evitar esse limento.

    Por: Vinicios Ferreiral Saúde e Bem Estar> Medicinal 02/04/2015 lAcessos: 21

    O artigo a seguir coloca em pauta a mentalidade, o modo de pensar e agir da sociedade global, especialmente, a brasileira, no que se refere a saúde e bem estar pessoal e social. Paradigmas construídos ao longo de sua formação, que já estão em xeque perpétuo há um bom tempo resistem como um "paredão de peões" prontos para defenderem a todo custo o rei e a "primeira dama". Se não há comida, não há força ou energia, não há motivação, e assim, os peões podem se tornar aqueles que o defende.

    Por: Rodrigo Cardoso de Limal Saúde e Bem Estar> Medicinal 02/04/2015 lAcessos: 27

    Exitem alguns alimentos que se engeridos regularmente podem ajudar a prevenir o câncer de próstata, Alimentos esses que iremos falar com detalhes neste artigo, não esqueça de compartilhar essa lista com seus amigos e familiares.

    Por: Vinicios Ferreiral Saúde e Bem Estar> Medicinal 31/03/2015 lAcessos: 16

    Quando um paciente esta com uma certa idade é preciso realizas alguns exames preventivos do câncer de próstata anualmente, exames esses que iremos explicar com detalhes para você neste breve artigo.

    Por: Vinicios Ferreiral Saúde e Bem Estar> Medicinal 31/03/2015

    A Ressecção transuretral de próstata ou RTU, é um procedimento cirúrgico utilizado para o tratamento do câncer de próstata, onde um medico realiza uma endoscopia pela uretra. Essa cirurgia só é necessitaria quando o paciente apresenta um alto nível de PSA, ou quando há o aumento da próstata identificado pelo toque retal.

    Por: Vinicios Ferreiral Saúde e Bem Estar> Medicinal 31/03/2015 lAcessos: 17

    Saiba o que é HPV, que é uma doença sexualmente transmissível que pode causar o cancer de colo uterino, que tem como prevenir e tratar as lesões precursoras.

    Por: Wang Wen Hungl Saúde e Bem Estar> Medicinal 06/08/2011 lAcessos: 2,147

    Sobre a Síndrome do ovário micropolicístico. Posso engravidar?. Tem tratamento? Anticoncepcional trata Somp?

    Por: Wang Wen Hungl Saúde e Bem Estar> Medicinal 02/08/2011 lAcessos: 459

    Por que minhas contas não batem com as do médico? Como saber de quanto esta minha gravidez?

    Por: Wang Wen Hungl Saúde e Bem Estar> Medicinal 24/06/2011 lAcessos: 1,257

    Relação entre óvulos, cistos e menopausa. Onde tem cistos? Cistos impedem de engravidar?

    Por: Wang Wen Hungl Saúde e Bem Estar> Medicinal 13/05/2011 lAcessos: 1,723 lComentário: 1

    Qual o modo de ação dos anticoncepcionais, entendendo como ele evita a gravidez e por que vem 21 comprimidos.

    Por: Wang Wen Hungl Saúde e Bem Estar> Medicinal 27/04/2011 lAcessos: 4,952

    Quando é o período fértil?? Posso ficar grávida menstruada?? Fico ovulada na mentruação??

    Por: Wang Wen Hungl Saúde e Bem Estar> Medicinal 11/04/2011 lAcessos: 1,082

    Muitas dúvidas sobre a necessidade de ter o não menstruar e se não mentruar pode trazer problemas para a saúde.

    Por: Wang Wen Hungl Saúde e Bem Estar> Medicinal 30/03/2011 lAcessos: 4,784

    Saiba mais sobre o que é menstruação. O que significa? O que é? Tire suas dúvidas.

    Por: Wang Wen Hungl Saúde e Bem Estar> Medicinal 26/03/2011 lAcessos: 1,128
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast