Como tomar o Anticoncepcional?

Publicado em: 29/04/2011 |Comentário: 0 | Acessos: 8,369 |

Quando devo iniciar o uso do anticoncepcional?

No 1° dia do ciclo?

No 5° dia do ciclo?

No 7° dia?

Quando terminar a menstruação?

 

Duas formas clássicas de tomar o anticoncepcional:

Primeira Forma de Uso: Iniciar a primeira cartela no 1° dia do ciclo e tomar todos os dias até acabar a cartela e dar pausa de 7 dias para iniciar nova cartela.

Esta forma de uso é o mais presente na maioria das bulas dos novos anticoncepcionais de baixa dosagem.

Então deve se tomar o anticoncepcional no primeiro dia do ciclo? No primeiro dia da menstruação?

Não.

Isto diz somente a primeira cartela.

Na segunda cartela inicia após uma pausa de 7 dias após termino da primeira, onde a menstruação deverá acontecer neste intervalo. Então na segunda cartela irá começar a tomar geralmente no 5° dia da menstruação.

Como assim, primeira cartela no primeiro dia e a segunda no 5° dia do ciclo?

Vamos entender.

Quantos dias na pausa do anticoncepcional irá descer a menstruação?

Geralmente após 2 a 3 dias, se usado corretamente estará descendo a menstruação.  Se contarmos o primeiro dia da menstruação o 3° dia da pausa, temos 3°, 4°, 5°, 6° e 7° dia de pausa do comprimido correspondendo os dias de menstruação e o 7° dia de pausa ao 5° dia da menstruação do segundo ciclo. Se isto acontecer com os outros ciclos, na verdade você estará tomando as outras cartelas a partir do 5° dia da menstruação.

Então por que iniciar a primeira cartela no primeiro dia? Só funciona se iniciado no primeiro dia? Então por que as outras cartelas podem ser iniciadas no 5° dia do ciclo?

Os anticoncepcionais mais novos cada vez tem menos quantidade de hormônios para o mesmo efeito (inibir a ovulação) de evitar a gravidez. Esta baixa quantidade de hormônios pode fazer com que ocorra um escape na descamação do endométrio e causar sangramento no meio da cartela, sem que isso afete o efeito de evitar a gravidez. Para minimizar este sangramento (spotting), inicia a primeira cartela no primeiro dia do ciclo ou da menstruação.

Pode se iniciar a primeira cartela no 5° dia da menstruação que estará evitando a gravidez, porém com maior risco de sangramento no meio da cartela. Este sangramento no meio da cartela geralmente ocorre com mais frequência nas três primeiras cartelas.

O spotting e os efeitos colaterais dos anticoncepcionais são mais sentidos nas três primeiras cartelas onde o organismo estará se acostumando com os hormônios do anticoncepcional. Não significa que o efeito de evitar a gravidez inicie somente após três meses. Significa que após os três primeiros meses os efeitos tendem a serem menos sentidos, porém o efeito anticoncepcional tem que funcionar em todas as cartelas.

 

Segunda Forma de Uso: Iniciar a cartela no 5° dia da menstruação e tomar todos os dias até terminar a cartela. Aguardar descer a menstruação e contar partir do primeiro dia até o 5° dia da menstruação e iniciar nova cartela.

O que é 5° dia da menstruação?

Por exemplo:

1)      Menstruação veio dia no dia 5 do mês. Que dia ira começar a tomar o Anticoncepcional? Começara a tomar no dia 9. Começando a contar partir do dia 5, temos 5, 6, 7, 8 e 9 ,Temos o dia 9 como o 5° dia da menstruação.

2)      Menstruação veio dia no dia 20 do mês. Que dia ira começar a tomar o Anticoncepcional? Começara a tomar no dia 24. Começando a contar partir do dia 20, temos 20, 21,22, 23 e 24. Temos o dia 24 como o 5° dia da menstruação.

3)      Menstruação veio dia no dia 18 do mês. Que dia ira começar a tomar o Anticoncepcional? Começara a tomar no dia 22. Começando a contar partir do dia 18, temos 18, 19, 20, 21 e 22. Temos o dia 22 como o 5° dia da menstruação.

Então a cartela pode ser iniciada a partir do 5° dia da menstruação e tomar todos os dias.

Porque tomar todos os dias?

Para mandar dose diária de hormônio ao organismo ao cérebro, para ele pensar que o ovário esta em atividade.

E se esquecer de tomar?

Não deve esquecer-se de tomar.

Por isso deve marcar um horário que vai tomar o comprimido todos os dias. Pode ser qualquer horário desde que tenha facilidade de tomar naquele horário todos os dias, ficando marcado aquele horário o seu encontro com a pílula de todos os dias.

A maioria prefere tomar a noite, pois geralmente é um horário mais calmo e se tiver sentir efeitos colaterais do anticoncepcional estará dormindo, amenizando os efeitos.

E se mesmo assim esquecer-se de tomar, tome a pílula na ora que lembrar e os próximos no horário de sempre. Não precisa mudar o horário da tomada.

E se esqueceu de tomar mais de 2 a três dias, não se desespere, não vai ficar grávida. Pare de tomar o anticoncepcional e a única coisa que vai acontecer é descer a sua menstruação e quando descer inicie uma nova cartela no 5° dia do ciclo.

Por que o anticoncepcional vem 21 comprimidos?

Para enganar as mulheres.

Como assim? Enganar as mulheres?

As cartelas vem para ser tomadas por 21 dias (21 comprimidos) e pausa de 7 dias, simulando um ciclo de 28 dias, para a mulher pensar que sua menstruação está regular e vindo todo mês e que assim não está grávida.

Muitas mulheres já perceberam isso e às vezes, por exemplo, quando vão à praia e a sua menstruação pode descer na praia, elas continuam a tomar o anticoncepcional emendando duas cartelas, não dando a pausa para menstruar. Quando termina a segunda cartela, ela para e a menstruação desce. Enquanto ela estiver tomando a pílula, ela está enganando o cérebro e quando para de tomar os hormônios são eliminados e desce a menstruação iniciando novo ciclo.

Veja outros artigos neste site: http://tudoevangelico.com/

Avaliar artigo
5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 4 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/medicina-artigos/como-tomar-o-anticoncepcional-4701167.html

    Palavras-chave do artigo:

    anticoncepcional

    ,

    como tomar

    ,

    dia do ciclo

    Comentar sobre o artigo

    Qual o modo de ação dos anticoncepcionais, entendendo como ele evita a gravidez e por que vem 21 comprimidos.

    Por: Wang Wen Hungl Saúde e Bem Estar> Medicinal 27/04/2011 lAcessos: 4,510

    Muito se questiona à respeito da anticoncepção de emergência, segue algumas orientações a seu respeito.

    Por: Ricardo Lubal Saúde e Bem Estar> Medicinal 29/07/2010 lAcessos: 530

    saiba neste artigo os males que a pilula do dia seguinte quando usada sem restrições e de forma exagerada pode prejudicar a saúde de uma pessoa.

    Por: Giselel Saúde e Bem Estar> Medicinal 29/07/2014 lAcessos: 36

    Muitas dúvidas sobre a necessidade de ter o não menstruar e se não mentruar pode trazer problemas para a saúde.

    Por: Wang Wen Hungl Saúde e Bem Estar> Medicinal 30/03/2011 lAcessos: 4,428

    O texto se refere à possibilidade que a mulher moderna tem de escolher se quer ou não menstruar. Apresenta visões relativas a essa possibildade e opções referentes a esse resultado.

    Por: Ricardo Lubal Saúde e Bem Estar> Medicinal 29/07/2010 lAcessos: 472 lComentário: 1

    Prioridade à carreira, condições econômicas, problemas de saúde, filosofia de vida. Aumenta o número de mulheres que não querem ser mães e uma opção à laqueadura cirúrgica pode ajudá-las nesta decisão.

    Por: ADS Comunicaçãol Press Releasel 01/08/2013 lAcessos: 13

    De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), no ano passado surgiram mais de 30 mil novos casos de câncer colorretal (designação que envolve câncer de cólon, de reto e de intestino grosso). Anualmente, essa doença leva à morte cerca de 14 mil pessoas, embora possa ser tratada e curada quando identificada logo no início. Daí a importância cada vez maior do diagnóstico precoce, antes que o tumor possa se espalhar para outros órgãos.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 14/01/2015 lAcessos: 12
    Bernardo Sobreiro

    Neste artigo é abordada a história do tratamento dos cálculos urinários, dos procedimentos realizados em 600 AC até a moderna litotripsia com uso de Holmium laser e endoscópios flexíveis.

    Por: Bernardo Sobreirol Saúde e Bem Estar> Medicinal 11/01/2015
    Bernardo Sobreiro

    As margens cirúrgicas positivas ocorrem quando na análise patológica da peça cirúrgica se observa que o tumor maligno não foi retirado na sua totalidade. Neste artigo é abordada a frequência de margens cirúrgicas positivas na prostatectomia radical (tratamento curativo do câncer de próstata) e o impacto da sua ocorrência na recidiva e progressão da doença.

    Por: Bernardo Sobreirol Saúde e Bem Estar> Medicinal 11/01/2015
    Bernardo Sobreiro

    Neste artigo são abordados aspectos epidemiológicos do câncer de próstata, como as variações temporais na incidência, mortalidade, e fatores de risco como idade e raça.

    Por: Bernardo Sobreirol Saúde e Bem Estar> Medicinal 11/01/2015
    Bernardo Sobreiro

    Neste artigo é abordada a história do antígeno prostático específico (PSA), desde seu descobrimento até a sua aplicação clínica como principal ferramenta no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

    Por: Bernardo Sobreirol Saúde e Bem Estar> Medicinal 11/01/2015
    Bernardo Sobreiro

    Neste artigo é discutido o papel do estudo urodinâmico na avaliação de disfunções miccionais como incontinência urinária e obstrução urinária.

    Por: Bernardo Sobreirol Saúde e Bem Estar> Medicinal 11/01/2015

    Este é um artigo muito importante sobre uma doença que é pouco conhecida aqui no Brasil. É a Febre Chikungunya. Você poderá saber mais a respeito desta doença que vem do mosquito Aedes aegypti e que traz sérias consequências. É preciso saber como evitá-la.

    Por: Silvial Saúde e Bem Estar> Medicinal 25/12/2014 lAcessos: 12

    Olá meninas estava estudando sobre as doenças sexualmente transmissíveis e notei que muitos dos artigos que falam sobre DST em homossexuais sempre focam o olhar nos rapazes gays, e esquecem que nós lésbicas também podemos adquirir a doença. Talvez por isso são poucas as garotas que se preocupam em se prevenir quando se relacionam com outras garotas. Percebi que muitas mulheres se cuidam mais em relacionamentos heterossexuais pelo fato de não quererem engravidar e não por causa das doenças.

    Por: Dominio Pessoall Saúde e Bem Estar> Medicinal 22/12/2014 lAcessos: 15

    Saiba o que é HPV, que é uma doença sexualmente transmissível que pode causar o cancer de colo uterino, que tem como prevenir e tratar as lesões precursoras.

    Por: Wang Wen Hungl Saúde e Bem Estar> Medicinal 06/08/2011 lAcessos: 2,074

    Sobre a Síndrome do ovário micropolicístico. Posso engravidar?. Tem tratamento? Anticoncepcional trata Somp?

    Por: Wang Wen Hungl Saúde e Bem Estar> Medicinal 02/08/2011 lAcessos: 435

    Por que minhas contas não batem com as do médico? Como saber de quanto esta minha gravidez?

    Por: Wang Wen Hungl Saúde e Bem Estar> Medicinal 24/06/2011 lAcessos: 1,238

    Relação entre óvulos, cistos e menopausa. Onde tem cistos? Cistos impedem de engravidar?

    Por: Wang Wen Hungl Saúde e Bem Estar> Medicinal 13/05/2011 lAcessos: 1,682 lComentário: 1

    Qual o modo de ação dos anticoncepcionais, entendendo como ele evita a gravidez e por que vem 21 comprimidos.

    Por: Wang Wen Hungl Saúde e Bem Estar> Medicinal 27/04/2011 lAcessos: 4,510

    Quando é o período fértil?? Posso ficar grávida menstruada?? Fico ovulada na mentruação??

    Por: Wang Wen Hungl Saúde e Bem Estar> Medicinal 11/04/2011 lAcessos: 1,067

    Muitas dúvidas sobre a necessidade de ter o não menstruar e se não mentruar pode trazer problemas para a saúde.

    Por: Wang Wen Hungl Saúde e Bem Estar> Medicinal 30/03/2011 lAcessos: 4,428

    Saiba mais sobre o que é menstruação. O que significa? O que é? Tire suas dúvidas.

    Por: Wang Wen Hungl Saúde e Bem Estar> Medicinal 26/03/2011 lAcessos: 1,054
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast