Doenças da tiróide ou tireóide - Quais são, sintomas, causas e tratamentos

Publicado em: 05/02/2014 |Comentário: 0 | Acessos: 99 |

Conheça tudo sobre as principais doenças da tiróide (ou tireóide), os seus sintomascausas e tratamentos.

O que é a tiróide?

tiróide é uma glândula do corpo humano, localizada na zona do pescoço. A função da tiróide é muito importante, que se baseia na secreção de hormonas, principalmente a tiroxina (T4) e a triiodotiroina (T3), que regulam o metabolismo e afectam  outros sistemas do corpo. Os níveis altos e baixos destas hormonas causam as duas principais doenças da tiróide: o hipotiroidismo e o hipertiroidismo.

 

Como é feito o diagnóstico?

exame à tiróide é realizado através de análises ao sange, a fim de medir os níveis das hormonas da tiróide.  Recomenda-se o teste do pezinho a recém-nascidos e quem tem estas doenças na família também deve realizar exames. Consulte o seu médico se detectar alguns dos sinais descritos mais abaixo.

 

Localização da tiróide (ou tireóide)Localização da tiróide (ou tireóide)

 

O que é o hipotiroidismo

hipotiroidismo  surge quando a tiróide produz baixos níveis de hormonas, o que leva o organismo a trabalhar de forma mais lenta.  Apesar de atingir homens e mulheres, a incidência é mais elevada nas mulheres, especialmente após os 35 anos.

 

Quais são os sintomas do hipotiroidismo?

É normal não existirem sintomas nítidos ou os mesmos podem aparerecer lentamente. Fique atento aos sintomas que podem indicar esta doença:

  • Depressão;
  • Intolerância ao frio;
  • Cansaço e fraqueza muscular;
  • Pele seca;
  • Ganho de peso;
  • Sonolência;
  • Dor nas articulações;
  • Aumento do colesterol;
  • Prisão de ventre;
  • Menstruação irregular.

 

Sintomas do HipotiroidismoSintomas do Hipotiroidismo

 

Saiba quais os sintomas, como fazer um auto-exame e como se prevenir contra o cancro da mama. Conheça ainda as nossas dicas de como prevenir e qual o tratamento para a infecção urinária.

Quais são as causas do hipotiroidismo?

As causas são provocadas principalmente por uma inflamação da tiróide, chamada "Tiróidite de Hashimoto", na qual o próprio organismo "ataca" a glândula. Também pode ocorrer após cirurgia à tiróide, tratamento com iodo radioactivo ou por falta de iodo na alimentação.

 

E os tratamentos?

tratamento é feito com reposição de hormonas, que a glândula não é capaz de produzir em quantidades suficientes. Os sintomas da doença são controlados em algumas semanas, sendo um tratamento para o resto da vida. O paciente geralmente consegue ter uma boa qualidade de vida, se seguir a terapia adequada, tiver uma alimentação saudável e praticar exercício físico.

 

Hipertiroidismo

No hipertiroidismo, o cenário é o oposto:  há uma produção execessíva das hormonas da tiróide, levando o organismo a trabalhar de forma mais acelerada. As funções do corpo, em particular, da digestão, aumentam, existindo uma má absorção de certos nutrientes.

 

Quais são os sintomas?

Entre os sintomas mais frequentes do hipertiroidismo estão:

  • Perda de peso;
  • Ansiedade;
  • Tremores das mãos;
  • Aumento da frequência cardíaca;
  • Transpiração excessiva;
  • Irritabilidade e ansiedade;
  • Pele e cabelos finos;
  • Hiperactividade;
  • Diarreia;
  • Queda de cabelo.

 

Sintomas do HipertiroidismoSintomas do Hipertiroidismo

 

 

 

Quais são as causas do hipertiroidismo?

A causa mais conhecida é a doença de Graves, encontrada em 70 a 80% das pessoas com hipertiroidismo. As tiroidites e o aumento de actividade de um ou mais nódulos também podem levar à produção de hormonas em excesso.

E os tratamentos?

hipertiroidismo é uma doença mais difícil de tratar. Os tratamentos disponíveis incluem: medicamentos que inibem a produção das hormonas da tiróide ou a administração de iodo radioactivo. Em casos mais extremos é indicada cirurgia. O tratamento vai depender do paciente e da gravidade da doença, bem como de outros factores.

Consulte o seu médico ou a Sociedade Portuguesa de Endocrionologia para obter mais informações ou apoio.

 

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/medicina-artigos/doencas-da-tiroide-ou-tireoide-quais-sao-sintomas-causas-e-tratamentos-6916124.html

    Palavras-chave do artigo:

    tiroide

    ,

    tireoide

    ,

    glandulas

    Comentar sobre o artigo

    A tireóide é uma glândula muito visada pelo sistema de defesa que, com relativa freqüência, produz anticorpos contra esta importante glândula causando moléstias bem conhecidas. No pós-parto existe a possibilidade de o sistema imunológico produzir anticorpos anti-tireóide, danificando a glândula.

    Por: Luciana Spinal Saúde e Bem Estar> Medicinal 18/08/2011 lAcessos: 50
    Hélcio

    Um erro muito comum nas dietas é o excesso de preocupação com a ingestão de gorduras e carboidratos, e a negligência da ingestão correta de vitaminas e minerais, o que pode causar a ruína de uma dieta por favorecer a perda do equilíbrio metabólico.

    Por: Hélciol Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 11/02/2012 lAcessos: 749

    Centros de pesquisas nos campos da neurociência e da nutrição mostram que, alterando o que você come você pode estabilizar o seu humor, melhorar o seu foco e aumentar a sua saúde do cérebro, ao mesmo tempo ajudar na barriga.

    Por: ClaudioRjl Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 14/12/2011 lAcessos: 104

    O câncer tem sido causa de morte em todo o mundo e motivo de preocupação para muitos. Contudo, um estudo publicado no jornal científico Células-tronco, apresentado como mais uma forma bem sucedida de combate ao câncer e esperança de cura para aqueles que convivem com a doença.

    Por: josi feitosal Saúde e Bem Estar> Medicinal 28/10/2014

    Muitas pessoas podem acabar por reclamar, ou até mesmo proclamar elogios com relação a saúde publica de sua região, no entanto também podemos verificar que acaba por ser considerado como comum o fato do que seria a saúde pública. Sendo assim, iremos falar agora mesmo o que seria, e até mesmo como funciona a saúde pública.

    Por: anamarial Saúde e Bem Estar> Medicinal 28/10/2014

    Muitas pessoas podem acabar por ter a necessidade de realizar um exame que seja considerado como complexo, no entanto podemos verificar que alguns destes exames acabem por causar uma determinada dúvida.

    Por: anamarial Saúde e Bem Estar> Medicinal 24/10/2014

    O Alzheimer modifica consideravelmente a vida das pessoas afetadas e dos seus familiares. As pessoas com Alzheimer estão, sobretudo em fases mais avançadas, física e cognitivamente muito comprometidas. Por isso, é particularmente importante para os doentes viverem num ambiente em que se possam movimentar com facilidade e segurança.

    Por: tkencasal Saúde e Bem Estar> Medicinal 24/10/2014

    A Mentalmédica é um Centro de Referência nas Áreas da Saúde Mental e Neurociências. Para a concretização dos seus objetivos a Mentalmédica inclui no seu Corpo Clínico Especialistas nas Áreas da Saúde Mental e Neurociências, assim como de várias outras áreas da saúde, que trabalham em Articulação Constante.

    Por: MENTALMÉDICAl Saúde e Bem Estar> Medicinal 23/10/2014

    Uma em cada quatro mulheres com doença inflamatória pélvica (DIP) tem sequelas a longo prazo. A infertilidade é uma delas – podendo afetar até 60% das pacientes depois de um episódio. Nos Estados Unidos, a DIP atinge 1,5 milhão de mulheres todos os anos.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 22/10/2014

    As Hepatites são doenças de etiologia viral que acometem o fígado causando inflamação, cirrose e até câncer hepático.

    Por: Central Pressl Saúde e Bem Estar> Medicinal 20/10/2014

    É possível que em diferentes momentos as pessoas já tenham ouvido falar sobre a ressonância magnética, no entanto também é possível que poucos tenham conhecimento do que se trata realmente este exame.

    Por: anamarial Saúde e Bem Estar> Medicinal 17/10/2014
    Ricardo Miguel

    Apesar da Internet e de muita informação, existem vários mitos e dúvidas sobre as mulheres, sobre a sexualidade e sobre o seu corpo. Descubra 10 verdades e mentiras sobre as mulheres.

    Por: Ricardo Miguell Lar e Família> Mulherl 21/04/2014 lAcessos: 47
    Ricardo Miguel

    Ninguém gosta de limpezas, muito menos quando chega a hora de limpar os seus sanitários. Neste artigo ensinamos as 5 dicas principais para limpar corretamente os seus sanitários.

    Por: Ricardo Miguell Casa & Jardiml 09/04/2014
    Ricardo Miguel

    Já conhece a stevia? Porque este novo açúcar não é prejudicial para a saúde? Conheça todos os benefícios e as diferenças que existem em relação ao açúcar convencional.

    Por: Ricardo Miguell Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 02/04/2014 lAcessos: 48
    Ricardo Miguel

    Como surgiu a anestesia? Que tipos de anestesia existem? Para que serve e como é aplicada? Conheça a história e várias curiosidades sobre a anestesia.

    Por: Ricardo Miguell Ciências> Químical 31/03/2014 lAcessos: 31
    Ricardo Miguel

    Guia super completo com muitas dicas de como cuidar do seu bebé recem-nascido. Saiba com o alimentar, como cuidar dele, como reagir perante várias situações e muito mais.

    Por: Ricardo Miguell Lar e Família> Bebêsl 31/03/2014 lAcessos: 50
    Ricardo Miguel

    Conheça estas 8 dicas muito simples mas excelentes e bastante eficazes para perder peso e não engordar. Emagreça sem esforço e sem sofrimento, mudando pequenos hábitos do dia-a-dia.

    Por: Ricardo Miguell Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 27/03/2014 lAcessos: 28
    Ricardo Miguel

    Sabia que com algumas dicas simples pode manter a sua casa sempre arrumada e organizada? Conheça várias dicas que vão ajudar a poupar tempo e trabalho.

    Por: Ricardo Miguell Casa & Jardim> Decoraçãol 24/03/2014 lAcessos: 38
    Ricardo Miguel

    Saiba o que é a massagem shiatsu, em que consiste, como é realizada e conheça os vários benefícios que pode trazer para a saúde.

    Por: Ricardo Miguell Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 14/03/2014 lAcessos: 29
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast