Dor De Cabeça E Sinusite

Publicado em: 06/08/2009 |Comentário: 17 | Acessos: 45,088 |

O que é sinusite?

 A Sinusite é uma inflamação ou infecção dos seios da face. Os seios da face são cavidades na região do nariz e do cranio, ao lado do nariz no maxilar (nas maças do rosto), e na região frontal, na testa e por trás dos olhos. Os seios da face formam com suas cavidades ressonância à voz, aquecem o ar inspirado e diminuem o peso do crânio. São revestidos por uma mucosa semelhante à do nariz, rica em glândulas produtoras de muco e coberta por cílios com movimentos que conduzem qualquer material estranho para perto do nariz paraque seja eliminado. O fluxo da secreção mucosa dos seios da face é permanente e imperceptível. Alterações anatômicas, que impedem a drenagem da secreção, e processos infecciosos ou alérgicos, que provocam inflamação das mucosas e facilitam a instalação de germes oportunistas, são fatores que predispõem à sinusite.

Sintomas

As sinusites podem ser divididas em agudas e crônicas. Na sinusite aguda, costuma ocorrer dor de cabeça na área do seio da face mais comprometido (seio frontal, maxilar, etmoidal e esfenoidal). A dor pode ser forte, em pontada, pulsátil ou sensação de pressão ou peso na cabeça. Na grande maioria dos casos, surge obstrução nasal com presença de secreção amarela ou esverdeada, sanguinolenta, que dificulta a respiração. Febre, cansaço, coriza, tosse, dores musculares e perda de apetite costumam estar presentes. Na sinusite crônica, os sintomas são os mesmos, porém variam muito de intensidade. A dor nos seios da face e a febre podem estar ausentes. A tosse costuma ser o sintoma preponderante. É geralmente noturna e aumenta de intensidade quando a pessoa se deita porque a secreção escorre pela parte posterior das fossas nasais e irrita as vias aéreas disparando o mecanismo de tosse. Acessos de tosse são particularmente freqüentes pela manhã, ao levantar, e diminuem de intensidade, chegando mesmo a desaparecer, no decorrer do dia.

MINHA DOR DE CABEÇA PODE SER DA SINUSITE?

A dor de cabeça da sinusite é uma cefaleia aguda quando ocorre sinusite aguda, que se localiza na região do seio acometido, se a sinusite for do seio maxilar, a dor de cabeça vai aparecer na maça do rosto, abaixo dos olhos, de uma lado ou de outro, ou dos dois lados. Se for uma sinusite do seio frontal, a dor  de cabeça será na testa, também unilateral ou dos dois lados. As sinusites do seio etmoidal e esfenoidal podem ter irradiação da dor de cabeça para toda a cabeça, para região frontal, posterior ou lateral do cranio. Junto com a dor de cabeça aparece geralmente sintomas nasais, como entopimento nasal, secreção nasal, coriza clara ou amarelada. Na enxaqueca pode aparecer os chamados fenomenos autonomicos, em geral no mesmo lado da dor, mas a crise é autolimitada, dura até 72 horas,quando os sinais nasais devem desaparecer, caso contrário, deve se descartar o diagnóstico de sinusite. A sinusite cronica na maioria das vezes não é causa para cefaleia, para dor de cabeça forte. Rinite alérgica, com entopimento nasal, dificuldade respiratória, espirros e coceira no nariz podem estar relacionado e desencadear a sinusite.

CAUSAS DA SINUSITE

As causas da sinusite podem ser diversas, a sinusite aguda pode ser bacteriana,viral ou menoscomumente relacionada a outras causas como fungos 

DIAGNÓSTICO DA SINUSITE

O diagnóstico da sinusite é feito através da suspeita clínica com a dor de cabeça, a cefaleia e os sintomas nasais e sistemicos como afebre, mal-estar geral, dor no corpo, fadiga. A tomografia computadorizada é o exame ideal para se definir a localização e extensão da sinusite

TRATAMENTO DA SINUSITE

O tratamento da sinusite é feito com antibióticos quando identificado algum agente bacteriano como pneumococos, hemophilus. Corticóides são geralmente associados para o tratamento das sinusites tanto bacterianas quanto virais.

Para Saber mais clique em dor de cabeça

Para diagnóstico e tratamento da dor de cabeça ligue para 11 32855726 ou 11 37473309 (hospital albert einstein). Para saber mais sobre o centro de cefaleia clique http://cefaleias.com.br/contato/

 

 

Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 17 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/medicina-artigos/dor-de-cabeca-e-sinusite-1101798.html

    Palavras-chave do artigo:

    dor de cabeca

    ,

    cefaleia

    ,

    enxaqueca

    Comentar sobre o artigo

    Mario Peres

    Dor de cabeça pode ser um sintoma de tumor cerebral, saiba as características e sintomas de tumores do sistema nervoso bem como os tipos e tratamento

    Por: Mario Peresl Saúde e Bem Estar> Medicinal 28/07/2009 lAcessos: 132,345 lComentário: 131
    Mario Peres

    Dor de Cabeça e depressão são dois sintomas que comumente andam juntos, saiba neste artigo como abordar este assunto

    Por: Mario Peresl Saúde e Bem Estar> Medicinal 24/07/2009 lAcessos: 9,239 lComentário: 1

    A cefaleia ou dor de cabeça é um dos problemas de saúde mais comuns.

    Por: Ruil Saúde e Bem Estarl 16/09/2010 lAcessos: 568

    A dor de cabeça é um problema que quase todo mundo sofre. Você sabia que muitas vezes a dor de cabeça pode ser sintomas de problemas de coluna.

    Por: Ricardo Prates Moraisl Saúde e Bem Estar> Medicinal 21/11/2013 lAcessos: 27
    Meio News RJ

    O Brasil é o país campeão da dor de cabeça crônica diária e ocupa o quarto lugar em cefaleia tensional e enxaqueca, de acordo com dados de uma pesquisa feita pela Universidade Federal de Santa Catarina.

    Por: Meio News RJl Saúde e Bem Estarl 10/01/2012 lAcessos: 187
    Mario Peres

    Especialista em enxaqueca, artigo escrito pelo Dr Mario Peres, médico neurologista com pós-doutorado em cefaleias nos EUA, 11 32855726,centro de cefaleia são paulo

    Por: Mario Peresl Saúde e Bem Estarl 29/11/2009 lAcessos: 4,209
    Mario Peres

    Como evitar as dores de cabeça da enxaqueca, como tratar a enxaqueca. Dr Mario Peres, médico neurologista, com pós-doutorado na Filadélfia, explica as várias formas de tratamento da enxaqueca. Centro de Cefaleia São Paulo 11 3285-5726. Hospital Albert Einstein 11 2151-0110

    Por: Mario Peresl Saúde e Bem Estar> Medicinal 25/12/2010 lAcessos: 871 lComentário: 1

    Existem mais de 300 subtipos de dor de cabeça (cefaleia) e sabemos que 90% da população mundial entrarão em contato com essa dor em algum momento da vida – o que faz da dor de cabeça a mais popular entre as dores, sendo seguida de perto pela dor nas costas. A enxaqueca, que é um dos tipos mais comuns de cefaleia, além da dor de cabeça tensional, costuma ser diagnosticada a partir de um exame clínico e de uma longa conversa entre médico e paciente

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 16/04/2013 lAcessos: 31
    Mario Peres

    A cefaleia pós raqui, ou cefaleia pós raquianestesia é uma cefaléia por hipotensão liquórica, ou seja, por baixa da pressão interna do cranio, a pressão intracraniana.

    Por: Mario Peresl Saúde e Bem Estar> Medicinal 01/08/2009 lAcessos: 60,897 lComentário: 15

    Não ter filhos é uma decisão que envolve a escolha do melhor método de contracepção. Há um ou vários métodos indicados para cada caso e a escolha passa pela avaliação da mulher, do parceiro e do médico. A informação ainda é a melhor aliada para a análise dos riscos e benefícios de cada método contraceptivo.

    Por: ADS Comunicaçãol Saúde e Bem Estar> Medicinal 15/09/2014
    José Guimarães

    O objetivo de eu escrever este artigo é compartilhar você o que aprendi sobre a distribuição de remédios de graça. Acredito que, assim como eu não sabia antes, muitas pessoas ainda não sabem da existência de distribuição de remédios para determinados grupos de doentes crônicos. As condições para conseguir remédios grátis devem ser vistas nos postos de saúde de sua cidade ou em farmácias participantes do programa.

    Por: José Guimarãesl Saúde e Bem Estar> Medicinal 12/09/2014

    Algo que podemos verificar com uma determinada facilidade nos dias de hoje, é o fato de que há uma série de hospitais que podem acabar por não seguir as conformidades que seriam determinadas como básicas.

    Por: anamarial Saúde e Bem Estar> Medicinal 11/09/2014

    Se você está lendo isso, você pode estar pensando em usar lentes de contato pela primeira vez. Você também pode estar se perguntando se há algum problema com o uso de lentes de contato e você deve estar ciente antes de você desistir de seus óculos. Justo! Vamos descobrir juntos, explorando e respondendo a perguntas diferentes sobre o assunto, separando o fato da ficção.

    Por: Lentenet Lente de Contatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 08/09/2014 lAcessos: 16

    Pesquisadores dinamarqueses estudaram mais de 58 mil mulheres submetidas ao exame de mamografia entre os anos de 1991 e 2005. O resultado, publicado recentemente no jornal Cancer Epidemiology, revela que as pacientes que receberam resultado falso-positivo demonstraram 27% mais chances de ter câncer de mama ao longo da vida em relação àquelas que receberam resultado negativo. Esse fenômeno, ainda não explicado, não está relacionado a erros de classificação.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 08/09/2014

    O Stress é uma das funções vitais do organismo e ao mesmo tempo uma das doenças mais importantes que afecta a nossa sociedade, tem uma acção de alarme no nosso organismo antes do perigo acontecer.

    Por: Alice Coutol Saúde e Bem Estar> Medicinal 07/09/2014

    A Fibrose Cística, também conhecida como Mucoviscidose, é uma doença genética que afeta diretamente as glândulas exócrinas de diversos órgãos - responsáveis pela produção de determinadas substâncias que auxiliam na manutenção e função do nosso organismo.

    Por: Central Pressl Saúde e Bem Estar> Medicinal 04/09/2014 lAcessos: 19

    Ginecomastia é o crescimento de glândulas mamárias em homens, podendo ter origem hereditária, em alterações hormonais ou ainda no uso de determinadas substâncias – como os anabolizantes. A doença acomete entre 30% e 40% dos adolescentes e, na maioria dos casos, tem regressão espontânea até atingirem a fase adulta.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 04/09/2014 lAcessos: 11
    Mario Peres

    Dr Mario Peres, médico neurologista, com pós-doutorado na área das cefaleias explica como é o tratamento da Cefaleia em Salvas com o Bloqueio do Nervo Occipital Maior.

    Por: Mario Peresl Saúde e Bem Estar> Medicinal 18/02/2011 lAcessos: 2,174
    Mario Peres

    Dr Mario Peres, médico neurologista, Fellow do American College of Physicians, Pós-doutorado na Thomas Jefferson University, explica sobre as causas, sintomas e tratamento das hérnias de disco, hérnia de disco lombar e hérnia de disco cervical.

    Por: Mario Peresl Saúde e Bem Estar> Medicinal 14/02/2011 lAcessos: 7,179
    Mario Peres

    Dr Mario Peres, médico neurologista, escreve sobre as possibilidades de tratamento para enxaqueca sem remédios. Enxaqueca pode ser tratada sem remédios? Existe tratamento natural para enxaqueca? Tratamentos para enxaqueca caseiros podem funcionar? Enxaqueca pode ser tratada na gravidez sem medicamentos? São todas perguntas muito frequentes em quem sofre de crises de enxaqueca.

    Por: Mario Peresl Saúde e Bem Estar> Medicinal 21/01/2011 lAcessos: 2,981
    Mario Peres

    Como evitar as dores de cabeça da enxaqueca, como tratar a enxaqueca. Dr Mario Peres, médico neurologista, com pós-doutorado na Filadélfia, explica as várias formas de tratamento da enxaqueca. Centro de Cefaleia São Paulo 11 3285-5726. Hospital Albert Einstein 11 2151-0110

    Por: Mario Peresl Saúde e Bem Estar> Medicinal 25/12/2010 lAcessos: 871 lComentário: 1
    Mario Peres

    Um texto para enfrentamento do luto Abaixo encontramos um texto para ajudar no enfrentamento do luto, as chamadas estratégias de coping, são fundamentas para que o processo seja levado de maneira mais suave.

    Por: Mario Peresl Saúde e Bem Estar> Medicinal 12/09/2010 lAcessos: 491
    Mario Peres

    Dr Mario Peres, médico neurologista com pós-doutorado em cefaleias nos EUA, 11 32855726, (centro de cefaleia são paulo), 11 2151-0110 (hospital albert einstein) escreve artigo sobre Tratamento da Enxaqueca com Exercícios Físicos, recomendações para exercícios físicos segundo a Colégio Americano de Medicina Esportiva.

    Por: Mario Peresl Saúde e Bem Estar> Medicinal 17/04/2010 lAcessos: 958
    Mario Peres

    Dr Mario Peres, médico neurologista escreve sobre o que pode ser e como tratar tiques nervosos, tiques motores como piscar de olhos e a sindrome de Tourette

    Por: Mario Peresl Saúde e Bem Estar> Medicinal 20/12/2009 lAcessos: 16,521 lComentário: 3
    Mario Peres

    Especialista em enxaqueca, artigo escrito pelo Dr Mario Peres, médico neurologista com pós-doutorado em cefaleias nos EUA, 11 32855726,centro de cefaleia são paulo

    Por: Mario Peresl Saúde e Bem Estarl 29/11/2009 lAcessos: 4,209

    Comments on this article

    6
    Luma Oliveira 02/10/2011
    ola, senti fortes dores de cabeça esses dias e a sensaçao de areia nos olhos, as dores eram tao altas que me contorcia e chorava de dor
    o medico falou q era sinusite e conjutivite, seria issu msmo?
    4
    liliana 21/08/2011
    ola bom dia ... o meu marido tem anado com mui tas dores de cabeca... ele tem sinusite
    mas ele tb te os olhos azuis claros tb pode ser dos olhos a dor de cabeca .
    5
    Renan 18/08/2011
    Olá,ontem eu estava com dor de cabeça,comi e durmi,hoje eu acordei com uma dorzinha atrás do olhos e cansaço,pode ser sintoma da sinusite?
    5
    Maria Jose 23/06/2011
    Geralmente a noite sinto dor de cabeça na testa, mas ela some sem tomar analgesicos. As vezes acho que e das vistas, quando fico muito tempo no computador, pois fiz cirurgia de catarata, isto serà possivel?
    2
    simonela marques ribeiro 28/04/2011
    Tenho dores que aprarecem derrepente e são dores fortes duram no maximo 2 minutos talvez nem isso, sinto que minha cabeça vai explodir e assim como um toque desaparecem,isso acontece uma vez ao dia , tem dias que até não me dá nada....Aguardo anciosa obrigada,Simonela
    2
    girlene 03/03/2011
    qual o melhor remedio para dor de cobeça e nariz entopido
    1
    Erica Dalcin 22/02/2011
    Lisley, eu tenho sinusite ejah tive esses sintomas q vc teve, oque melhorou p mim foi fazer lavagem nasal, pegue uma seringa de farmacia sem agulha coloque 10 ml de soro fisiologico esquente o soro ate ficar morninho(nao pode ser quente nem frio)sente-se num sofa onde possa encostar a cabeça p baixo, feche uma narina e aplique 10ml e depois faça na outra, tenha paciencia faça varias vezes ao dia q vc vai sarar...Eu achava q tava fikandu louka pois essas sensasoes eram muito depressivas, depois q sarei, tive mais umas 2 vezes repeti o processo e deu certo, esse metodo chama-se lavagem nasal...se naum melhporar procure um psiquiatra pois vc deve estar tendo depressao tbem, eu tive Q DEUS te abençoe e vc melhore, eu sei oq vc estah sentindo eh horrivel!!!
    17
    LISLEY 28/12/2010
    OLA.. BOM DIA!!HA MAIS ADE UAM MES ESTOUS ENTINDO UMA DOR MUITO FORTE AO ALDO DIREITO DA FACE DOI FUNDO OLHO .. AS VEIAS DA CABEÇA.. FICAM FISCANDO MUITO SINTO UAM PRESAO MUITO FORTE NA CABEÇA TODA PARECE QUE O CORACAO NAO PARA DE BATER NO CEREBRO..., E HORRIVEL SINTO MEDO... POR SER TODOS OS DIAS AQUELA DORZINAH CHATA.. MEU OUVIDO DIREITO TBM FICA ASSOPRANDO...MAS SAO CRISES DE MINUTOS QUE PASSAM E VOLTAL ISSO DURANTE O DIA TODO MEU OLHO FICAM PESADOS SO SINTO VONTADE DE CHEGAR DO TAB.. E DORMIR.. PORQUE SOA SSIM NAO SINTO DOR... FICO FRACA TBM MOLE.. A PONTO DE TERQ UE DEITAR ALGUNS MIN ATE PASSAR..A CRISE.. FIZ UAM TUMOGRAFIA.. HA UNS 5 MESES OU MENOS.. NAO ACUSOU NDA.. ESTOU TOMANDO UM REMED QUE O MED PASSOU MAS ESTOU EM SENTINDO MUITO ESTRANHA .. ZOMZA.. PARECE QUE VIVO FRUTUANDO... NAO SINTO MAIS VONATDE DE FAZER AS COISAS QUE GOSTO... TRISTE... DESANIMADA MNESMO DEVIDO ESSA DOR QUE ME IMCOMODA MUITO E SINTO MEDO DE ME DAR ALGO .. PIOR... A SENSACAO QUE TENHO E QUE TEM UAM BEXICA DE AGUA ENXENDO NA MINHA CABECA... DOR NA NUNCA TBM E NARIZ...NAS COSTAS.. ATE NA PERNAS QUE NAO TINHA ANTES... ME AJUDEM O QUE PODE SER?? OBG...
    13
    SILVAINE PEREIRA LOURES 29/11/2010
    TODO DIA MINHA CABRÇA DOI
    1
    joao paulofernandes de lima 20/10/2010
    eu estou com sinozite e dor de cabeça e toudura
    vc sabe o que e isto me esprica para mi
    6
    jose antonio 30/09/2010
    dor de cabeça tem haver com hiv?
    10
    Davis Alex 15/09/2010
    Estou sentindo uma dor horrível, que surge de repente com pontadas muito fortes no lado esquerdo da vista. Tudo indica ser sinusite, fui atendido no hospital e o médico não conseguiu entender o motivo de tanta dor, a minha pressão estava normal, e aparentemente tudo estava ok. Fiz exames tipo tomografia com contraste, exames de sangue etc, e só acusou o colesterol um pouco acima do normal. Essa dor aparece do nada, está durando em torno de dois minutos e logo que tomo algum analgésico e coloco um pano com álcool na cabeça, ela vai embora. Por favor, o que devo fazer? já fui em otorrino e não melhorei com o remédio.
    A propósito, fui a um cardiologista e ele me receitou serenata para estresse e quando estava tomando esse remédio as dores até passaram entretanto esse é um remédio controlado e só tinha receita para dois meses. Por favor me oriente. Grato, Davis Alex
    5
    marisa 11/08/2010
    Todos os dias sinto dor de cabeça ,não consigo identificar se é sinusite ou enxaqueca .Sinto um peso sobre os olhos ,parece que eles só querem ficar fechados .
    13
    Gerson afai 24/06/2010
    Oi Dr. Tenho tido sempre dores de cabeca, quando faz frio, concretamente na regiao frontal e temporal do cranio. Sera que é uma sinusite? Ajude-me por favor.
    17
    Gerson afai 24/06/2010
    Oi Dr. Tenho tido sempre dores de cabeca, concretamente na regiao frontal e temporal do cranio. Sera que é uma sinusite? Ajude-me por favor.
    16
    gabriel 03/06/2010
    tenho sinosite gostaria muito de saber quau o remedio cazeiro bom pra min uzar na minha sinusite meu nariz arde muito já uzei a buchinha do norte e muito boa tem me aliviado muito as gotas uma gota do chá em cada narina.
    39
    stephany 26/05/2010
    Olá,eu tenho muita dor nos olhos e na região da testa,quando viro os olhos pro lado eu sinto uma tontura e dor.Eu operei da sinusute quando eu tinha 10 anos de idade,sempre chegava da escola com dores nos olhos e na testa e na cabeça.Agora aos 22 anos ainda sinto dores nos olhos e na testa,é possível ter voltado a minha sinusite?E esses meus sintomas vem num tempo e para,depois volta,acho que é mais no frio,com mudança de temperatura.
    É Presciso fazer um exame de vista?E sinusite tem alguma receita caseira pra tomar,chás ou outra coisa de etvas?Obrigado!
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast