Elaboração de uma escala de mensuração do conforto percebido e sua aplicabilidade em diferentes exercícios físicos em portadores de fibromialgia

Publicado em: 26/03/2012 |Comentário: 0 | Acessos: 214 |

          Um dos principais problemas associados à identificação real da dor referida por fibromiálgicos durante a atividade física é a interferência de variáveis psicossomáticas intervenientes como o humor, a depressão, a baixa auto-estima, a irritabilidade, etc. A influência dessas variáveis diminuem a sensibilidade das escalas uni-multidimensionais aplicadas (escala visual analógica-EVA, escala de BORG, dentre outras), uma vez que o questionamento para análise da sintomatologia recai sobre aspectos negativos como "dor ou cansaço". Uma maneira prática de se contornar esse problema seria adotar uma postura que ludibrie a somatização referida pelo paciente, uma vez que a escala proposta por Castinheiras Neto NÃO UTILIZA o termo "dor ou desconforto". O grande diferencial é NUNCAse referir ao exercício como sendo um agente causador de dor ou desconforto (o fato do professor perguntar ao cliente se o exercício executado está causando algum "desconforto", pode involuntariamente induzi-lo a acreditar nesta possibilidade. Para avaliar o "conforto" relacionado à execução de um dado exercício, a escala de Castinheiras Neto analisa o nível de conforto percebido ao final dos exercícios. A âncora desta escala é o termo "conforto".            

         Considerando que a fibromialgia relaciona-se com transtornos somáticos (psicológicos) a utilização desta escala poderá afastar a possibilidade da ocorrência de respostas falso-negativas.  (cabe ressaltar que a escala de Castinheiras Neto não é um instrumento validado cientificamente, porém é uma adaptação da escala CR10 de BORG, tendo apenas sua polaridade invertida, onde zero representa o máximo desconforto e dez o máximo de conforto).

          Esta escala já foi utilizada com dezenas de pacientes fibromiálgicos e pode ser utilizada para acompanhar a progressão do treinamento. No caso de aumento do conforto percebido para uma mesma carga de trabalho, deve-se ocorrer a progressão da intensidade ou volume do treinamento.

escala de conforto percebido

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/medicina-artigos/elaboracao-de-uma-escala-de-mensuracao-do-conforto-percebido-e-sua-aplicabilidade-em-diferentes-exercicios-fisicos-em-portadores-de-fibromialgia-5773693.html

    Palavras-chave do artigo:

    escala de borg

    ,

    escala de dor

    ,

    percepcao subjetiva de esforco

    Comentar sobre o artigo

    Antonio Gil Castinheiras Neto

    Neste artigo são abordados os conceitos para a dor e o esforço percebido, os métodos de mensuração, o processo de validação dos instrumentos e os critérios gerais para respectiva utilização. Os conceitos de dor e esforço aparecerão em momentos distintos no corpo o texto, mesmo que em alguns momentos seja verificada relação entre essas duas variáveis.

    Por: Antonio Gil Castinheiras Netol Saúde e Bem Estar> Medicinal 21/04/2009 lAcessos: 6,549 lComentário: 1
    Antonio Gil Castinheiras Neto

    analisar os efeitos agudos e interpretar os efeitos crônicos do treinamento físico combinado supervisionado sobre as alterações hemodinâmicas ocorridas no espaço de um ano

    Por: Antonio Gil Castinheiras Netol Saúde e Bem Estarl 21/04/2009 lAcessos: 2,660
    Araceli Canova

    A dança exige performance complexa com padrão preciso e controlado. O balé clássico, por exemplo, com movimentos realizados com o peso do corpo sobre a ponta dos pés, demanda esforços extras para manter a estabilidade dos membros inferiores. Se algo interferir na mobilidade normal da articulação, necessitar-se-á de compensações posturais e alterações de movimentos que podem ocasionar aumento do estresse até em outras partes do organismo, resultando em lesões.

    Por: Araceli Canoval Saúde e Bem Estar> Medicinal 27/03/2015

    Número de casos diminui, mas doença ainda é a segunda causa de óbito por agente infeccioso no mundo

    Por: Ricardo Machado Comunicaçãol Saúde e Bem Estar> Medicinal 23/03/2015

    A cirurgia juntamente com outros tipos de terapias, pode ser uma opção de tratamento para o câncer de pulmão que ainda são pequenas em estágio inicial de desenvolvimento. Se caso a cirurgia puder ser realizada, ela oferece uma boa chance de sucesso da cura da doença.

    Por: Vinicios Ferreiral Saúde e Bem Estar> Medicinal 20/03/2015

    Os 5 piores tipos de câncer. Câncer de pele. O câncer de pele e o tipo de tumor mais comum na população mundial, pois cerca de vinte e cinco por cento dos casos de câncer, são de câncer de pele, o câncer de pele acontece quando ocorre o crescimento acelerados das células que compõem a pele.

    Por: Vinicios Ferreiral Saúde e Bem Estar> Medicinal 20/03/2015

    De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2030 as doenças cardiovasculares serão responsáveis por quase 24 milhões de óbitos. Hoje, no Brasil, a cada cinco minutos alguém sofre um infarto. Das 300 mil ocorrências desse tipo que acontecem anualmente, 80 mil resultam em morte. As estatísticas são alarmantes e chama atenção o fato de que, mesmo aqueles que fazem check-up anualmente e se creem livres de risco, não são poupados.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 17/03/2015
    Mariangela de Oliveira Castro

    Compõe o currículo da Graduação em Educação Física, disciplinas de Ciências Médicas e sendo esta, reconhecida como área da Saúde, de acordo com a resolução do Conselho Nacional de Saúde (CNS nº. 218/1997), percebe-se que o professor de Educação Física é atualmente, o profissional melhor capacitado dentro da escola para prestar assistência aos alunos portadores de Diabetes, bem como atuar em situações de emergência.

    Por: Mariangela de Oliveira Castrol Saúde e Bem Estar> Medicinal 06/03/2015 lAcessos: 14

    No começo da vida sexual, o maior medo das meninas é engravidar ‘sem querer'. Nessa fase, engravidar parece a coisa mais fácil do mundo e muitas meninas pensam que será assim para o resto da vida. Até que se casam e percebem que – mesmo parando de tomar pílula – a gravidez não se confirma. Isso ocorre com muita frequência e muitos casais precisam cada vez mais de ajuda especializada para ter um filho.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 03/03/2015 lAcessos: 18

    Estudo publicado no jornal Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention revela uma mutação genética que acomete famílias afrodescendentes. Especificamente, mulheres negras têm mais chances de serem diagnosticadas com câncer de mama do que mulheres brancas antes dos 40 anos.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 02/03/2015 lAcessos: 18
    Antonio Gil Castinheiras Neto

    O leitor irá conhecer a trajetória da Educação Física na área da saúde, suas conquistas, problemas e dificuldades na tentativa de se consolidar como uma profissão emergente quanto às questões que envolvem a prescrição de exercício na doença cardiovascular.

    Por: Antonio Gil Castinheiras Netol Saúde e Bem Estar> Medicinal 04/03/2012 lAcessos: 467
    Antonio Gil Castinheiras Neto

    A prescrição do treinamento contra-resistência (TCR) envolve a combinação de diversas variáveis, como número de séries, número de repetições, ordem de execução dos exercícios, intervalos de recuperação entre séries e exercícios, etc.

    Por: Antonio Gil Castinheiras Netol Saúde e Bem Estarl 26/04/2009 lAcessos: 6,420
    Antonio Gil Castinheiras Neto

    A identificação do processo de exclusão social representa um avanço considerável no campo das ciências sócias aplicadas. No Brasil a escassez de estudos sobre o processo da exclusão social dificulta analisar a evolução da exclusão social no país.

    Por: Antonio Gil Castinheiras Netol Educação> Ensino Superiorl 22/04/2009 lAcessos: 5,384
    Antonio Gil Castinheiras Neto

    A avaliação isocinética tem sido utilizada nos últimos 30 anos com uma maior repercussão na última década. É utilizada para avaliar o padrão funcional de força e equilíbrio muscular.

    Por: Antonio Gil Castinheiras Netol Saúde e Bem Estarl 22/04/2009 lAcessos: 2,955
    Antonio Gil Castinheiras Neto

    O avanço da medicina tem possibilitado o controle da taxa de natalidade e de muitas doenças crônicas, possibilitando o aumento da expectativa de vida. Neste aspecto, o termo compressão da morbidade, proposta por Fries (1989) apud Achutti; Azambuja (2004) postula que, com a expectativa de vida adulta se aproximando de seu limite biológico e a incidência de doenças incapacitantes podendo ser retardada para idades posteriores, então a morbidade será comprimida para um período mais curto de vida...

    Por: Antonio Gil Castinheiras Netol Saúde e Bem Estarl 22/04/2009 lAcessos: 2,423
    Antonio Gil Castinheiras Neto

    Pesquisas epidemiológicas frequentemente utilizam modelos de regressão logística múltipla para a predição de um fenômeno quando outros fatores estiverem associados, determinando uma equação capaz de predizer essa associação. A aplicação desta ferramenta pode repercutir em benefícios para a saúde pública.

    Por: Antonio Gil Castinheiras Netol Saúde e Bem Estarl 22/04/2009 lAcessos: 2,492
    Antonio Gil Castinheiras Neto

    analisar os efeitos agudos e interpretar os efeitos crônicos do treinamento físico combinado supervisionado sobre as alterações hemodinâmicas ocorridas no espaço de um ano

    Por: Antonio Gil Castinheiras Netol Saúde e Bem Estarl 21/04/2009 lAcessos: 2,660
    Antonio Gil Castinheiras Neto

    Neste artigo são abordados os conceitos para a dor e o esforço percebido, os métodos de mensuração, o processo de validação dos instrumentos e os critérios gerais para respectiva utilização. Os conceitos de dor e esforço aparecerão em momentos distintos no corpo o texto, mesmo que em alguns momentos seja verificada relação entre essas duas variáveis.

    Por: Antonio Gil Castinheiras Netol Saúde e Bem Estar> Medicinal 21/04/2009 lAcessos: 6,549 lComentário: 1
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast