Epidemiologia em Saúde Coletiva

Publicado em: 03/08/2011 |Comentário: 0 | Acessos: 49 |

                   Resumo do artigo científico: Epidemiologia em Saúde Coletiva.

O objetivo deste resumo de artigo foi o de sintetizar as conclusões do trabalho acadêmico em epígrafe que visava confrontar as diversas posições dos autores da área de saúde e epidemiologia com o objetivo de se obter respostas às seguintes perguntas: qual é o conceito atual de Epidemiologia? Teria ela um objeto de estudo próprio? Seria a Epidemiologia uma ciência ou apenas uma ferramenta metodológica auxiliar de outras ciências sociais?  Qual seria o campo de aplicação da Epidemiologia em Saúde Coletiva? As conclusões foram que a Epidemiologia é uma das disciplinas que, conjuntamente com outras ciências sociais, contribui para o estudo e desenvolvimento da Saúde Coletiva. Em relação ao conceito, relatou-se grande discussão presente, não se obtendo um consenso absoluto sobre esta questão, apresentando diversos pontos de vista que incluiu, inclusive, a desconfiança sobre ser esta disciplina uma ciência com objeto de estudo próprio e a considerando, ainda, como uma metodologia ou ferramenta das ciências sociais ou mesmo da Clínica, com utilidade meramente matemático-estatística. O seu campo de aplicação foi um dos mais variados indo desde os clássicos estudos descritivos sobre a distribuição da doença em uma população até a sua aplicação em clínica médica, com um perfil mais individualizado ligado aos fatores de risco, e em serviços de saúde, auxiliando na administração e aplicação priorizada de recursos humanos e materiais. Percebeu-se que, atualmente, a Epidemiologia Clínica está sendo de grande utilidade para validar estudos e ensaios clínicos de doenças crônicas e degenerativas em contraposição ao seu histórico uso para descrever a distribuição das doenças endêmicas e infecciosas. Por fim, concluiu-se que a Epidemiologia, na verdade, ampliou seu campo de ação e se constitui tanto como ferramenta como ciência com o objetivo de melhorar o estado de saúde de uma população. Todos esses fatos, levaram a um aumento da demanda pela utilização da Epidemiologia, com um olhar renovado, direcionado às necessidades dos serviços de saúde atuais sejam eles públicos ou privados.

Palavras-chave:
Epidemiologia, Saúde Coletiva, Processo saúde-doença, Índices.

 

                                                              REFERÊNCIA

 

CARNEIRO, Luis Carlos. Epidemiologia em Saúde Coletiva. Disponível em: < http://www.agbook.com.br/book/49436--EPIDEMIOLOGIA_EM_SAUDE_COLETIVA>.
Acesso em 03 de agosto de 2011.

 

              .

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/medicina-artigos/epidemiologia-em-saude-coletiva-5093688.html

    Palavras-chave do artigo:

    epidemiologia

    ,

    saude coletiva

    ,

    processo saude doenca

    Comentar sobre o artigo

    Silvane dos Santos Matias

    INTRODUÇÃO: O presente artigo aborda sobre a Visita Domiciliar como um dos instrumentos que se constitui numa atividade básica a ser realizada em atenção primária à saúde.OBJETIVOS: Refletir acerca da Visita Domiciliar buscando compreender a sua prática desde seu surgimento e como esta se efetiva hoje diante dos princípios do SUS e da ESF. METODOLOGIA: Pesquisa bibliográfica, tendo como aporte teórico os autores: Kawamoto, Fallante&barreira;, Camarano, Lacerda, Mattos, Takahashi. RESULTADOS: Obs

    Por: Silvane dos Santos Matiasl Saúde e Bem Estarl 13/07/2010 lAcessos: 11,165 lComentário: 1

    O texto é um texto focado na militância social, e serviu de base para debates no III Seminário Livre pela Saúde

    Por: Vinícius Ximenes Muricy da Rochal Saúde e Bem Estarl 14/11/2009 lAcessos: 439

    Diante de uma infinidade de direitos fundamentais estabelecidos pela Constituição Federal de 1988, o Brasil atravessa um de seus melhores momentos econômicos e sociais, porém, ainda não está no ponto ideal, muitos ajustes ainda devem ser feitos em diversas áreas. Um dos direitos fundamentais mais priorizados pela nova Lei Suprema foi o direito social à saúde. Foram positivados uma série de artigos voltados a proteção e defesa da saúde pública.

    Por: Samuel Augusto Beurenl Direito> Doutrinal 04/04/2012 lAcessos: 513

    Texto aborda uma visão prática sobre a Epidemiologia aplicada aos serviços de saúde pública e gestão SUS.

    Por: Henrique Assumpção Montanhal Saúde e Bem Estar> Medicinal 10/08/2010 lAcessos: 1,495
    Joselene Beatriz soares Silva

    RESUMO Enfermeiro atuante na comunidade desenvolver estratégias de ação além das atividades para a manutenção, promoção da saúde e prevenção de doenças. Este profissional possui a responsabilidade do diagnóstico, intervenções e assessoria para que as pessoas possam atingir seu potencial máximo de saúde (HORTA, 1979).

    Por: Joselene Beatriz soares Silval Saúde e Bem Estar> Medicinal 24/11/2010 lAcessos: 2,515 lComentário: 3
    ALESSANDRA MESQUITA

    A sexualidade é um componente imprescindível à formação da identidade do indivíduo, portanto, é relevante compreender o termo sexualidade em todas as suas vertentes e com total isenção de preconceitos dos educadores. Identificar o nível de conhecimento dos adolescentes sobre sexualidade, discutir medidas de prevenção para redução de abuso sexual, gravidez precoce e das Doenças Sexualmente Transmissíveis – DST's através de atividades educativas que favoreçam o aprendiazado dos adolescentes.

    Por: ALESSANDRA MESQUITAl Saúde e Bem Estarl 28/12/2010 lAcessos: 1,650

    Este artigo tem como objetivo chamar atenção sobre as causas emocionais das doenças cardíacas, considerando que as características das sociedades de hoje individualista, competitiva, aglomerada e espremida no espaço urbano, sedentária e tabagista com hábitos alimentares errados, com ingestão excessiva de calorias e álcool, fazem da hipertensão arterial uma doença da modernização e civilização. Demonstrando que os elementos socioculturais, também exercem influencias intrapsíquicas, representadas

    Por: Gilcenira Atalibal Psicologia&Auto-Ajuda> Redução de Stressl 01/12/2013 lAcessos: 54
    Joselene Beatriz soares Silva

    RESUMO INTRODUÇÃO: As atuações do Enfermeiro (a) na promoção da saúde se dão segundo a carta de Ottawa, 1986 quando prediz que ‘A promoção da Saúde visa aumentar a capacidade dos indivíduos para controlarem melhor a sua saúde' . Segundo

    Por: Joselene Beatriz soares Silval Saúde e Bem Estar> Medicinal 03/09/2010 lAcessos: 2,151
    Rafaela Silvério Rios

    Trata-se de um artigo de revisão bibliográfica sobre a atuação do Enfermeiro no cuidado de crianças com sobrepeso/obesidade na pré-escola. O estado nutricional de uma população é um excelente indicador de sua saúde e de qualidade de vida, espelhando o modelo de desenvolvimento de uma determinada sociedade. No que diz respeito às crianças, seu estado nutricional possui papel fundamental para que seu crescimento seja progressivo e para que ela desenvolva suas aptidões psicomotoras e sociais.

    Por: Rafaela Silvério Riosl Saúde e Bem Estarl 24/10/2010 lAcessos: 1,894
    Gilcenira Ataliba Esteves

    O sucesso da evolução da medicina está contribuindo, diretamente, com a diminuição da mortalidade no mundo e, como conseqüência, surge uma nova população que, até algumas décadas atrás, não era significativa, o Idoso, e com ele algumas doenças características da idade. Este artigo tem como objetivo chamar atenção das pessoas para a doença de Alzheimer suas características, evolução e tratamento para que possam lidar, com o portador da doença, com segurança, afeto tratando-o com dignidade e respe

    Por: Gilcenira Ataliba Estevesl Saúde e Bem Estar> Medicinal 09/11/2009 lAcessos: 2,390
    Nilton Salvador

    Amor é o remédio Perguntei para duas amigas, ambas mães de autistas: qual a diferença ou ainda, a semelhança entre Alzheimer e Autismo? Uma delas me contou que sua mãe ficou órfã de pai ainda menina, e teve uma doença que por não ter identificação na época, e por esse fator prevalecer foi internada num manicômio pelo resto da vida.

    Por: Nilton Salvadorl Saúde e Bem Estar> Medicinal 24/01/2015

    A esclerose múltipla é uma doença com muitas peculiaridades e, cada vez mais, tem se abordado este tema. Apesar da maior difusão, ainda existem confusões com outras duas doenças, em relação ao nome. Os antigos chamavam as pessoas com pouca memória de esclerosadas. Apenas posteriormente, com os estudos, surgiu o termo Alzheimer. O outro equívoco é com a esclerose lateral amiotrófica (ELA), que também é uma doença grave e com sintomas um pouco semelhantes, porém que atingem populações diferentes.

    Por: Central Pressl Saúde e Bem Estar> Medicinal 22/01/2015

    De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), no ano passado surgiram mais de 30 mil novos casos de câncer colorretal (designação que envolve câncer de cólon, de reto e de intestino grosso). Anualmente, essa doença leva à morte cerca de 14 mil pessoas, embora possa ser tratada e curada quando identificada logo no início. Daí a importância cada vez maior do diagnóstico precoce, antes que o tumor possa se espalhar para outros órgãos.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 14/01/2015 lAcessos: 14
    Bernardo Sobreiro

    Neste artigo é abordada a história do tratamento dos cálculos urinários, dos procedimentos realizados em 600 AC até a moderna litotripsia com uso de Holmium laser e endoscópios flexíveis.

    Por: Bernardo Sobreirol Saúde e Bem Estar> Medicinal 11/01/2015 lAcessos: 12
    Bernardo Sobreiro

    As margens cirúrgicas positivas ocorrem quando na análise patológica da peça cirúrgica se observa que o tumor maligno não foi retirado na sua totalidade. Neste artigo é abordada a frequência de margens cirúrgicas positivas na prostatectomia radical (tratamento curativo do câncer de próstata) e o impacto da sua ocorrência na recidiva e progressão da doença.

    Por: Bernardo Sobreirol Saúde e Bem Estar> Medicinal 11/01/2015
    Bernardo Sobreiro

    Neste artigo são abordados aspectos epidemiológicos do câncer de próstata, como as variações temporais na incidência, mortalidade, e fatores de risco como idade e raça.

    Por: Bernardo Sobreirol Saúde e Bem Estar> Medicinal 11/01/2015
    Bernardo Sobreiro

    Neste artigo é abordada a história do antígeno prostático específico (PSA), desde seu descobrimento até a sua aplicação clínica como principal ferramenta no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

    Por: Bernardo Sobreirol Saúde e Bem Estar> Medicinal 11/01/2015
    Bernardo Sobreiro

    Neste artigo é discutido o papel do estudo urodinâmico na avaliação de disfunções miccionais como incontinência urinária e obstrução urinária.

    Por: Bernardo Sobreirol Saúde e Bem Estar> Medicinal 11/01/2015
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast