Exame Admissional

Publicado em: 13/08/2009 |Comentário: 13 | Acessos: 45,994 |

O que é o Exame Admissional ?

O Exame Admissional é um exame médico simples e obrigatório solicitado pelas empresas antes de firmar a contratação de um funcionário com carteira assinada (CLT). O exame médico admissional está previsto no artigo 168 da CLT,

Por que o Exame Admissional é necessário ?

O Exame Admissional é necessário para comprovar o bom estado de saúde físico e mental do novo funcionário para exercer a função a que será destinado. Imprescindível para evitar transtornos com funcionários que tenham problemas de saúde seja adquirido em empresas anteriores ou pré- existentes. É realizado por um médico com especialização em medicina do trabalho, pois é ele quem identifica doenças ocupacionais.

Como é feito o Exame Admissional ?

O Exame Admissional é simples e inicia com uma entrevista sobre doenças ou licenças de empregos anteriores. O médico questiona se o trabalhador sofre alguma doença ou mal estar, mede pressão arterial, batimentos cardíacos e etc. Apesar de necessário nem sempre todos esses procedimentos são realizados, pois, dependendo da lotação na clínica o médico somente faz a entrevista e emite o Atestado Médico de Capacidade Funcional.

O exame admissional é muito simples. O médico deve explorar a vida pregressa do trabalhador, dando ênfase aos empregos anteriores, bem como possíveis agentes nocivos a que este trabalhador esteve exposto. O médico faz algumas perguntas e examina o paciente (pressão arterial, etc.). Após a realização, é emitido um Atestado Médico de Capacidade Funcional.

O exame é recomendado para evitar futuros aborrecimentos e prejuízos para o empregador, pois o mesmo poderá contratar um empregado que já tenha problemas de saúde com origem do serviço anterior e poderá reclamar na justiça que adquiriu a doença no trabalho atual, pleiteando estabilidade no emprego. Sem este exame, a empregadora poderá ser considerada culpada por todas as doenças contraídas pelo trabalhador durante o contrato de trabalho, respondendo inclusive por eventuais ações indenizatórias por acidente de trabalho ou doença do trabalho.

http://www.embrapre.com.br/exame-admissional.html

Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 9 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/medicina-artigos/exame-admissional-1125232.html

    Palavras-chave do artigo:

    exame admissional

    ,

    medicina trabalho

    Comentar sobre o artigo

    Itamar Mariano

    A importância de monitorar a saúde do colaborador durante o contrato de trabalho A Medicina do Trabalho surge, portanto, como um ramo da medicina que monitora e preserva a vida e a integridade do trabalhador, inserindo no ambiente de trabalho, médicos e enfermeiros responsáveis em prevenir acidentes e problemas de saúde decorrentes de certos ofícios, assim como tratar daqueles que sofrem com consequências de acidentes causados pelas tarefas que exercem.

    Por: Itamar Marianol Saúde e Bem Estar> Medicinal 05/04/2013 lAcessos: 23
    Talita F. do Nascimento Weber

    A Constituição de 1988, especifica em seu art. 7º, XXII, que o trabalhador tem direito à redução dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança. "Dentro das perspectivas dos direitos fundamentais do trabalhador em usufruir de uma boa e saudável qualidade de vida, na medida em que não se pode dissociar os direitos humanos e a qualidade de vida, verifica-se, gradativamente, a grande preocupação com as condições do trabalho.

    Por: Talita F. do Nascimento Weberl Direito> Doutrinal 25/05/2011 lAcessos: 2,005

    Conheça o programa de PCMSO da Embrapre! http://www.embrapre.com.br/pcmso.htm

    Por: Bruno.vrl Saúde e Bem Estar> Medicinal 13/08/2009 lAcessos: 4,416
    Nilton Salvador

    Amor é o remédio Perguntei para duas amigas, ambas mães de autistas: qual a diferença ou ainda, a semelhança entre Alzheimer e Autismo? Uma delas me contou que sua mãe ficou órfã de pai ainda menina, e teve uma doença que por não ter identificação na época, e por esse fator prevalecer foi internada num manicômio pelo resto da vida.

    Por: Nilton Salvadorl Saúde e Bem Estar> Medicinal 24/01/2015

    A esclerose múltipla é uma doença com muitas peculiaridades e, cada vez mais, tem se abordado este tema. Apesar da maior difusão, ainda existem confusões com outras duas doenças, em relação ao nome. Os antigos chamavam as pessoas com pouca memória de esclerosadas. Apenas posteriormente, com os estudos, surgiu o termo Alzheimer. O outro equívoco é com a esclerose lateral amiotrófica (ELA), que também é uma doença grave e com sintomas um pouco semelhantes, porém que atingem populações diferentes.

    Por: Central Pressl Saúde e Bem Estar> Medicinal 22/01/2015

    De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), no ano passado surgiram mais de 30 mil novos casos de câncer colorretal (designação que envolve câncer de cólon, de reto e de intestino grosso). Anualmente, essa doença leva à morte cerca de 14 mil pessoas, embora possa ser tratada e curada quando identificada logo no início. Daí a importância cada vez maior do diagnóstico precoce, antes que o tumor possa se espalhar para outros órgãos.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 14/01/2015 lAcessos: 15
    Bernardo Sobreiro

    Neste artigo é abordada a história do tratamento dos cálculos urinários, dos procedimentos realizados em 600 AC até a moderna litotripsia com uso de Holmium laser e endoscópios flexíveis.

    Por: Bernardo Sobreirol Saúde e Bem Estar> Medicinal 11/01/2015 lAcessos: 12
    Bernardo Sobreiro

    As margens cirúrgicas positivas ocorrem quando na análise patológica da peça cirúrgica se observa que o tumor maligno não foi retirado na sua totalidade. Neste artigo é abordada a frequência de margens cirúrgicas positivas na prostatectomia radical (tratamento curativo do câncer de próstata) e o impacto da sua ocorrência na recidiva e progressão da doença.

    Por: Bernardo Sobreirol Saúde e Bem Estar> Medicinal 11/01/2015
    Bernardo Sobreiro

    Neste artigo são abordados aspectos epidemiológicos do câncer de próstata, como as variações temporais na incidência, mortalidade, e fatores de risco como idade e raça.

    Por: Bernardo Sobreirol Saúde e Bem Estar> Medicinal 11/01/2015
    Bernardo Sobreiro

    Neste artigo é abordada a história do antígeno prostático específico (PSA), desde seu descobrimento até a sua aplicação clínica como principal ferramenta no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

    Por: Bernardo Sobreirol Saúde e Bem Estar> Medicinal 11/01/2015
    Bernardo Sobreiro

    Neste artigo é discutido o papel do estudo urodinâmico na avaliação de disfunções miccionais como incontinência urinária e obstrução urinária.

    Por: Bernardo Sobreirol Saúde e Bem Estar> Medicinal 11/01/2015

    Aqui você ira conheça um pouco sobre a técnica da tradução simultânea.

    Por: Bruno.vrl Negóciosl 08/09/2009 lAcessos: 840

    Aqui você encontra camisetas promocionais, camisetas personalizadas, abadas, aventais, bandanas, coletes, jalecos, uniformes e muito mais.

    Por: Bruno.vrl Negócios> Vendasl 04/09/2009 lAcessos: 473

    Ferro velho loro...reciclagem de materiais O Ferro Velho Loro, recicla todos os tipos de materiais recicláveis e buscamos sua sucata, ferro velho na sua casa. Clique no link abaixo e confira. O Ferro velho do Loro, atende os clientes de forma rapida e com qualidade.Nosso Ferro Velho esta em localização privilegiada na cidade de Guarulhos. Conheça também as vantagens do Ferro velho como é reciclado esses materiais, para onde eles são encaminhados e o que eles se transformam. Dispomos de uma caminhonete para buscar a sua sucata.

    Por: Bruno.vrl Press Releasel 13/08/2009 lAcessos: 2,268

    Saiba mais sobre PPRA e sua função dentro da empresa.

    Por: Bruno.vrl Saúde e Bem Estar> Medicinal 13/08/2009 lAcessos: 4,453 lComentário: 1

    Conheça o programa de PCMSO da Embrapre! http://www.embrapre.com.br/pcmso.htm

    Por: Bruno.vrl Saúde e Bem Estar> Medicinal 13/08/2009 lAcessos: 4,416

    Saiba mais como usufruir dessa ferramenta na sua empresa! http://www.tesatelecom.com/?cnt_provider=corporate&content_id=1&product=click-to-call

    Por: Bruno.vrl Tecnologia> TIl 13/08/2009 lAcessos: 391

    Saiba mais sobre essa ferramenta! A telefonia IP, ou seja, voz sobre IP é a nova forma de comunicação que permite utilizar a internet para realizar ligações. Também chamada de VoIP, a telefonia IP proporciona redução de custos pelo fato de usar uma única rede para carregar dados e voz. Voz sobre IP, também chamado VoIP, telefonia IP, telefonia Internet, telefonia em banda larga e voz sobre banda larga é o roteamento de conversação humana usando a Internet ou qualquer outra rede de computadores baseada no Protocolo de Internet, tornando a transmissão de voz mais um dos serviços suportados pela rede de dados.

    Por: Bruno.vrl Tecnologia> TIl 13/08/2009 lAcessos: 282

    Comments on this article

    67
    Rodrigo 17/10/2011
    Qualquer medico pode dar o atestado de admissao ou demissao? Ou necessita ser medico do trabalho? Quem paga o atestado medico, a empresa ou o funcionario? Quais exames sao pedidos normalmente para o empregado
    65
    Valmir Pinho 06/07/2011
    depois de feito o exame admissional a empresa tem quantos dias para registrar o funcionario, qual a base legal
    65
    gracir 12/03/2011
    estava trabalhando numa empresa e não fiz os examaes de admissão nem de demissional o que devo fazer?
    48
    Dagmar 01/03/2011
    Quem custeia este exame é o empregador ou o futuro candidato
    15
    Edson 10/01/2011
    Oi marinalva, o interesse é da empresa, então os custos devem ocorrer por contra do contratante.
    17
    marinalva 14/11/2010
    Bom Dia!!!

    Passei no concurso da prefeitura , gastei 500 com exames e passagem por minha conta , isso é legal ou tem que me resarssir o valor?
    63
    Evandro 04/11/2010
    Quando é coletado o sangue da pessoa quais exames são feitos? e porque se a pessoa não é aprovada não tem o direito de saber o porque?
    45
    klaicia oliveira da cruz 14/10/2010
    queria saber como eu faç um eame admissional se , tem lugares que faz , sem custo . e o que é requerido ?
    14
    TAMARA 22/09/2010
    EU FIZ ESSE EXAME NUMA EMPRESA E DEU ADIMISSIONAL QUERO SABER SE EU PASSEI?
    23
    Dayana Catarina 17/07/2010
    Gostaria de saber se eu posso ser reprovada em um processo seletivo, só porque deu uma pequena alteração em minha corda vocal?
    18
    Alexsandra Martins 15/07/2010
    bom dia, gostaria de saber se o colaborador que retornar de ferias precisa fazer o exame admissional novamente? Obrigado.
    66
    Elaine 04/03/2010
    Gostaria de saber se a pressão alta impede que o médico forneça o aso?
    48
    giuliano marcos 03/02/2010
    trabalho na area de terraplenagem como laboratorista de solos , tenho uma hernia inguinal a 10 anos mas nunca fui impedido de trabalhar na minha função por esse motivo, gostaria de saber se uma hernia me incapacita de exercer minha função?
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast