Exame Do Sono Ou Polissonografia (Psg)

Publicado em: 23/03/2009 |Comentário: 2 | Acessos: 21,359 |

 

A polissonografia é uma avaliação neurofisiológica completa do sono (padrão ouro) que pode ser realizada tanto em clínicas especializadas ou em casa. Esse exame pode ser feito sob a supervisão do médico, técnico e/ou enfermeiro.

A pessoa dorme com sensores fixados no corpo para monitorização de vários parâmetros durante todo o sono.

A PSG possibilita caracterizar o índice de apneia e hipopneias (IAH), a dessaturação da oxihemoglobina, os microdespertares, as porcentagens dos estágios do sono, o ECG, o registro do ronco e da posição corporal. Por meio da PSG, diagnostica-se a causa da fragmentação do sono, se ocorre pelos eventos respiratórios ou se por outras causas como os movimentos periódicos dos membros inferiores e ainda a insônia.

A polissonografia é indicada para os seguintes casos:

  • Distúrbios respiratórios durante o sono - roncos, síndrome da apneia obstrutiva do sono, síndrome de aumento de resistência das vias aéreas superiores, entre outros.
  • Controle pós-tratamento da apnéia obstrutiva do sono como cirurgia, aparelhos bucais. Sonolência diurna excessiva, narcolepsia, hipersonia idiopática ou recorrente.
  • Alterações motoras e de comportamento durante o sono - sonambulismo, distúrbio de comportamento do sono REM e epilepsia.
  • Síndrome das pernas inquietas e movimentos periódicos dos membros inferiores.
  • Insônia.

 

Classificação da apneia do sono pelo IAH - Índice de apneia e hipopneia / hora de sono:

  1. Ronco -  menor que 4,9
  2. Apneia Leve -  entre 5 e 15
  3. Apneia Moderada -  entre 15,1 e 30
  4. Apneia Grave -  maior que 30

Referências:

1. Ito FA, Ito RT, Moraes NM, Sakima T, Bezerra MLS, Meirelles RC. Condutas terapêuticas para tratamento da síndrome da resistência das vias aéreas superiores (SRVAS) e da síndrome da apnéia e hipopnéia obstrutiva do sono (SAHOS) com enfoque no Aparelho Anti-Ronco (AAR-ITO®). Dental Press Ortodon Ortop Facial 2005; 10(4): 143-56.

2. American Sleep Disorders Association. Practice parameters for the treatment of snoring and obstructive sleep apnea with oral appliances. Sleep 1995;18(6):511-3.
 

Avaliar artigo
5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 11 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/medicina-artigos/exame-do-sono-ou-polissonografia-psg-830155.html

    Palavras-chave do artigo:

    saude

    ,

    sono

    ,

    diagnostico

    Comentar sobre o artigo

    O autor apresenta a revisão da literatura referente às alternativas de tratamento cirúrgicas e não-cirúrgicas para o ronco e apneia obstrutiva do sono com enfoque nos aparelhos bucais de avanço mandibular.

    Por: Dr. Fausto Itol Saúde e Bem Estarl 22/04/2009 lAcessos: 8,885 lComentário: 3

    A ansiedade hoje é considerada o grande mal, o grande inimigo a ser enfrentado neste século XXI. Em decorrência de uma ansiedade excessiva, podem surgir os distúrbios emocionais que desempenham papel importante, precipitando início, recorrência ou agravamento de sintomas, distinguindo das doenças puramente orgânicas. Porém, elas podem se transformar em doenças crônicas e tendem a associar-se com outros distúrbios psicossomáticos, podendo ocorrer numa família, em diferentes períodos da vida de um paciente ou em certos ambientes de trabalho e até de lazer.

    Por: Patrícia Coelhol Saúde e Bem Estar> Medicinal 01/07/2009 lAcessos: 2,581

    Um dos distúrbios mais frequentes e que mais incomodam é o ronco. O barulho pode atingir cerca de 80 decibéis e atrapalhar o sono de qualquer ser humano que se arrisque dividir o mesmo quarto. As queixas mais comuns em consultórios de profissionais que tratam desses distúrbios são brigas familiares, principalmente entre casais e relatos de constrangimento durante viagens.

    Por: Dr. Fausto Itol Saúde e Bem Estar> Medicinal 01/08/2010 lAcessos: 249

    Como o ronco e as apneias têm causas multifatoriais, profissionais e formas de tratar é o que não faltam. Tanto a Medicina do Sono como a Odontologia são a 2 especialidades mais procuradas para solucionar esses problemas.

    Por: Dr. Fausto Itol Saúde e Bem Estar> Medicinal 02/07/2010 lAcessos: 684
    Bruno Moraes

    A TPM ou síndrome da tensão pré-menstrual (STPM) é um distúrbio neuropsicoendócrino que atinge a mulher na fase reprodutiva gerando alterações físicas, psíquicas e sociais, ocorrendo na segunda metade do ciclo menstrual, e desaparecendo nos primeiros dias após a menstruação. A TPM é responsável pelo comprometimento dos relacionamentos e da produtividade da mulher, afetando o ambiente familiar, social, escolar e profissional...

    Por: Bruno Moraesl Psicologia&Auto-Ajuda> Psicoterapial 29/10/2014 lAcessos: 30

    O ronco é um ruído produzido pela vibração dos tecidos moles da garganta, mais especificamente, a úvula - "campainha". Funciona como um sinal de alerta!

    Por: Dr. Fausto Itol Saúde e Bem Estarl 10/02/2009 lAcessos: 1,329

    A história do autismo começa no início do século XX com a psiquiatria. Até por volta da década de 70, o autismo era visto como uma doença psicológica. Contudo, com os avanços da tecnologia, provou-se que ela possuía aspectos genéticos e orgânicos. O autismo na visão da psicologia com ênfase na psicanálise traz a tona que segundo Winnicott o transtorno autista possui suas causas nas relações objetais na infância mal estabelecida entre mãe bebê.

    Por: Andressa Salesl Psicologia&Auto-Ajuda> Psicoterapial 21/05/2014 lAcessos: 17

    Dentes desgastados, dores na face e de cabeça podem ser consequências do ranger de dentes durante o sono. O Bruxismo do Sono pode ter várias causas, inclusive o estresse e o consumo de cafeina em excesso. Saiba como deve ser feito o diagnóstico e o tratamento.

    Por: Dr. Fausto Itol Saúde e Bem Estar> Odontologial 21/08/2011 lAcessos: 241

    Cerca de 50% dos brasileiros se queixam de qualidade de sono ruim. Veja como um teste simples pode ajudar a identificar quem sofre com os distúrbios do sono.

    Por: Dr. Fausto Itol Saúde e Bem Estarl 15/02/2010 lAcessos: 695
    Nilton Salvador

    Amor é o remédio Perguntei para duas amigas, ambas mães de autistas: qual a diferença ou ainda, a semelhança entre Alzheimer e Autismo? Uma delas me contou que sua mãe ficou órfã de pai ainda menina, e teve uma doença que por não ter identificação na época, e por esse fator prevalecer foi internada num manicômio pelo resto da vida.

    Por: Nilton Salvadorl Saúde e Bem Estar> Medicinal 24/01/2015

    Saiba um pouco mais sobre o que são glândulas sudoríparas e como ela funciona no seu corpo.Também veja sobre bromidrose que é um doença que gera cheiro desagradável.

    Por: Rafaell Saúde e Bem Estar> Medicinal 23/01/2015

    A esclerose múltipla é uma doença com muitas peculiaridades e, cada vez mais, tem se abordado este tema. Apesar da maior difusão, ainda existem confusões com outras duas doenças, em relação ao nome. Os antigos chamavam as pessoas com pouca memória de esclerosadas. Apenas posteriormente, com os estudos, surgiu o termo Alzheimer. O outro equívoco é com a esclerose lateral amiotrófica (ELA), que também é uma doença grave e com sintomas um pouco semelhantes, porém que atingem populações diferentes.

    Por: Central Pressl Saúde e Bem Estar> Medicinal 22/01/2015

    De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), no ano passado surgiram mais de 30 mil novos casos de câncer colorretal (designação que envolve câncer de cólon, de reto e de intestino grosso). Anualmente, essa doença leva à morte cerca de 14 mil pessoas, embora possa ser tratada e curada quando identificada logo no início. Daí a importância cada vez maior do diagnóstico precoce, antes que o tumor possa se espalhar para outros órgãos.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 14/01/2015 lAcessos: 17
    Bernardo Sobreiro

    Neste artigo é abordada a história do tratamento dos cálculos urinários, dos procedimentos realizados em 600 AC até a moderna litotripsia com uso de Holmium laser e endoscópios flexíveis.

    Por: Bernardo Sobreirol Saúde e Bem Estar> Medicinal 11/01/2015 lAcessos: 12
    Bernardo Sobreiro

    As margens cirúrgicas positivas ocorrem quando na análise patológica da peça cirúrgica se observa que o tumor maligno não foi retirado na sua totalidade. Neste artigo é abordada a frequência de margens cirúrgicas positivas na prostatectomia radical (tratamento curativo do câncer de próstata) e o impacto da sua ocorrência na recidiva e progressão da doença.

    Por: Bernardo Sobreirol Saúde e Bem Estar> Medicinal 11/01/2015
    Bernardo Sobreiro

    Neste artigo são abordados aspectos epidemiológicos do câncer de próstata, como as variações temporais na incidência, mortalidade, e fatores de risco como idade e raça.

    Por: Bernardo Sobreirol Saúde e Bem Estar> Medicinal 11/01/2015
    Bernardo Sobreiro

    Neste artigo é abordada a história do antígeno prostático específico (PSA), desde seu descobrimento até a sua aplicação clínica como principal ferramenta no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

    Por: Bernardo Sobreirol Saúde e Bem Estar> Medicinal 11/01/2015

    Quem nunca desejou parar o trabalho por meia hora para poder tirar aquela soneca no meio do expediente? Ou, então, se desligar das planilhas por alguns minutos e disputar uma partida de vídeo game com seus colaboradores? Pois regalias como essas já estão se tornando comum em várias empresas que buscam meios alternativos para turbinarem a produtividade de seus colaboradores (e, de quebra, contribuir para um ambiente de trabalho mais agradável e melhorar a relação entre empresa e funcionário).

    Por: Dr. Fausto Itol Marketing e Publicidade> Marketing Pessoall 18/09/2011 lAcessos: 106

    Noites mal dormidas? Roncos? Sensação de cansaço ao acordar? Se você se identificou com alguma dessas situações, cuidado. Sintomas comuns a quem sofre de apneia do sono (interrupção temporária da respiração) podem indicar problemas cardiovasculares.

    Por: Dr. Fausto Itol Saúde e Bem Estar> Medicinal 21/08/2011 lAcessos: 85

    Com acompanhamento de vários profissionais da área de saúde e mudanças de hábitos, problemas como obesidade e distúrbios respiratórios do sono podem ser solucionados.

    Por: Dr. Fausto Itol Saúde e Bem Estar> Medicinal 21/08/2011 lAcessos: 121

    Dentes desgastados, dores na face e de cabeça podem ser consequências do ranger de dentes durante o sono. O Bruxismo do Sono pode ter várias causas, inclusive o estresse e o consumo de cafeina em excesso. Saiba como deve ser feito o diagnóstico e o tratamento.

    Por: Dr. Fausto Itol Saúde e Bem Estar> Odontologial 21/08/2011 lAcessos: 241

    Os distúrbios respiratórios do sono fazem com que a pessoa não tenha o sono reparador. A qualidade ruim do sono ou com horas insuficientes prejudica a capacidade de concentração, de raciocínio, causa sonolência excessiva ao longo do dia, além de comprometer o sistema de defesa deixando a pessoa mais suscetível a doenças.

    Por: Dr. Fausto Itol Saúde e Bem Estar> Medicinal 01/05/2011 lAcessos: 236

    Para não perder o agito do feriado, foliões encurtam o tempo de sono e se tornam "sonoréxicos". Saiba mais a respeito desse comportamento perigoso.

    Por: Dr. Fausto Itol Saúde e Bem Estar> Medicinal 09/03/2011 lAcessos: 82

    Ao longo dos últimos 40 anos, a duração auto-reportada do sono diminuiu cerca de 1,5 a 2 horas. A proporção de jovens e adultos com período de sono inferior a sete horas por noite aumentou de 15,6%, em 1960, para 37%, em 2002.

    Por: Dr. Fausto Itol Saúde e Bem Estar> Odontologial 27/11/2010 lAcessos: 384

    Conheça os 7 hábitos saudáveis para o sono perfeito.

    Por: Dr. Fausto Itol Saúde e Bem Estar> Medicinal 19/09/2010 lAcessos: 351

    Comments on this article

    1
    ivanilda 02/09/2011
    Oi dr. eu acho que sofro do transtorno do comportamento do sono REM sempre que durmo ou até mesmo aquelo cochilo da tarde eu já entro logo no sonho quando me desperto eu sei que sonhei eu sei que dormir pois meu marido não entende como é que eu dormir mais que ele e ao acordar mim sinto tão cansada ao ponto de dormir novamente em qualqure local que eu mim sentar passo algum tempo para melhorar e agora estou sentindo uma dor horrivel no meu pescoço não sei mais o que fazer pois se tomo tranquilizante como rivotril só consigo dormir mais e assim ficar mais cansada ainda, por favor o que fazer.
    3
    cesar francisco alves 03/08/2011
    saber sobre exame do sono
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast