Existe Cura Para A Esquizofrenia?

Publicado em: 07/02/2010 |Comentário: 1 | Acessos: 2,952 |

A respeitada Revista Médica Archives of General Psychiatry fala sobre um estudo que pode revolucionar a polêmica área dos distúrbios psicóticos.

 
 
Óleo de peixe, rico em ômega-3, pode ajudar a prevenir doenças psicóticas, de acordo com publicação do periódico Archives of General Psychiatry.
 
O uso de medicações antipsicóticas para prevenir psicopatias é controverso. O óleo de peixe, substância natural rica em ômega-3, pode trazer benefícios para uma série de condições psiquiátricas, incluindo a esquizofrenia, além de não apresentar efeitos adversos clinicamente relevantes.

O objetivo do estudo foi avaliar se o óleo de peixe reduz as taxas de progressão para o primeiro episódio de doença psicótica em adolescentes e adultos jovens, com idades entre 13 e 25 anos, com risco aumentado para psicose.

O estudo duplo-cego, randomizado, controlado com placebo foi conduzido entre 2004 e 2007 e publicado este mês no periódico Archives of General Psychiatry. Oitenta e um indivíduos com propensão para doenças psicóticas, provenientes de uma unidade de diagnóstico para doenças psiquiátricas de um hospital público em Viena, Áustria, participaram da pesquisa.


O estudo durou um ano, com período de intervenção de 12 semanas com uma cápsula de 1,2 gramas de óleo de peixe (rico em ômega-3) ou placebo, seguido de período de monitoramento de 40 semanas. O objetivo primário foi avaliar a progressão para a doença psicótica. O secundário foi observar as mudanças nos sintomas e nas alterações funcionais.

No final do acompanhamento, 93,8% dos participantes concluíram a pesquisa. Dois de 41 indivíduos (4,9%) no grupo que recebeu ômega-3, e 11 de 40 indivíduos (27,5%) no grupo placebo apresentaram doença psicótica. O óleo de peixe também reduziu significativamente os sintomas4 e melhorou as alterações funcionais comparado ao placebo. A incidência5 de efeitos adversos não foi diferente entre os dois grupos.

Os resultados mostram que o tratamento com ômega-3 reduz a progressão para doenças psicóticas e pode ser uma estratégia segura e eficaz para a prevenção dessa condição em adultos jovens predispostos.

Nenhuma outra intervenção, incluindo medicamentos psiquiátricos, conseguiu tanto quanto o óleo de peixe retardar a progressão para esta patologia. O uso de medicamentos antipsicóticos tendem a ter efeitos adversos sérios, incluindo o ganho de peso e a disfunção sexual. A cápsula de óleo de peixe não apresenta efeitos colaterais importantes.

Não está claro se o óleo de peixe ajuda pessoas com psicose estabelecida.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/medicina-artigos/existe-cura-para-a-esquizofrenia-1831835.html

    Palavras-chave do artigo:

    esquizofrenia

    ,

    tdah

    ,

    psicose

    Comentar sobre o artigo

    Segundo a Organização Mundial de Saúde, aproximadamente 1.4 milhões de crianças perderam a visão

    Por: Ricardo Machado Comunicaçãol Saúde e Bem Estar> Medicinal 15/12/2014

    Plano de saúde é coisa séria pois lida com a saúde, por isso é importante você conversar com um corretor de planos para ele tirar todas as suas dúvidas e ajudar na escolha do plano ideal.

    Por: caetano caldasl Saúde e Bem Estar> Medicinal 13/12/2014

    O Acidente Vascular Encefálico AVE pode ser isquêmico (quando se falta sangue no local afetado) ou Hemorrágico (quando há um extravasamento de sangue no local afetado). O AVE é uma das principais causas de morte no Brasil tanto em homens quanto mulheres, segundo o Ministério da Saúde. Seus sintomas variam desde a dificuldade de falar até mesmo a perda da consciência. Os fatores de riscos estão relacionados a diabetes, hipertensão e etc.

    Por: ANDRÉ LUIS DE CAMPOSl Saúde e Bem Estar> Medicinal 12/12/2014

    Estima-se que aproximadamente 7 milhões de mulheres sofram com o problema no Brasil

    Por: Ricardo Machado Comunicaçãol Saúde e Bem Estar> Medicinal 11/12/2014

    O Hospital Regional Público do Sudeste do Pará (HRSP), administrado pela Pró-Saúde, e o Hemocentro Regional de Marabá (Hemopa) promoveram a 23ª edição da tradicional campanha voluntária para doação de sangue na região.

    Por: Aline Limal Saúde e Bem Estar> Medicinal 10/12/2014

    Com o acúmulo de atividades e responsabilidades, a boa memória se torna, cada vez mais, um artigo de luxo! De fato, a memória é uma das nossas funções cognitivas mais importantes e serve para arquivar experiências e informações adquiridas ao longo da vida

    Por: Flávia Ghiurghil Saúde e Bem Estar> Medicinal 09/12/2014

    As chances de um homem apresentar câncer de próstata aumentam na medida em que o nível do PSA (antígeno prostático específico) aumenta também – sendo considerados normais níveis inferiores a 2,5ng/ml. Por isso, é consenso na medicina alertar para a realização anual do exame em pacientes com idade entre 50 e 75 anos e até mesmo fora dessa faixa quando há risco aumentado para a doença.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 08/12/2014

    Um dos grandes desafios das operadoras de planos de assistência à saúde é o efetivo gerenciamento dos riscos a que estão expostas estas organizações em um mercado cada vez mais competitivo, com investimentos internacionais se consolidando no país e o amadurecimento da regulamentação do setor através da Agência Nacional de Saúde Suplementar, a ANS.

    Por: douglas trindadel Saúde e Bem Estar> Medicinal 04/12/2014 lAcessos: 12
    evelyn vinocur

    Discutir a relação quase sempre é um desafio para poucos heróis. Mas, pasmem! Se você seguir as nossas super dicas, à risca, você vai se surpreender e ficar maravilhado – e ela, mais apaixonada ainda por você! Confira!!

    Por: evelyn vinocurl Relacionamentos> Relações Amorosasl 15/08/2009 lAcessos: 443
    evelyn vinocur

    Seu filho está indo mal na escola? Cuidado, pode ser um problema que tem tratamento! Fique atento à problemas respiratórios e problemas do sono. Eles estão presentes em percentual razoável nessas crianças, sendo comum a sonolência excessiva durante a tarde. É fundamental a investigação e triagem para o TDAH nessas crianças, uma vez que esses problemas dificultam as crianças de prestarem atenção e aprenderem o conteúdo escolar. Confira!!

    Por: evelyn vinocurl Educação> Educação Infantill 15/08/2009 lAcessos: 1,185
    evelyn vinocur

    Quer mais? Sucesso, organização, planejamento, controle do tempo e muito mais? Exercite as suas funções executivas e faça o seu dia render muito mais. Cada dica contém preciosas informações para você ter uma mais sucesso e se superar. Confira!!

    Por: evelyn vinocurl Negócios> Ger. de Projetosl 15/08/2009 lAcessos: 738
    evelyn vinocur

    O TDAH ou transtorno de déficit de atenção e hipertividade, apesar de ser um mal comum, ainda é muito pouco conhecido. Até há alguns anos, achava-se que o TDAH era uma condição que só ocorria em meninos hiperativos. Hoje, não há mais dúvidas de que o transtorno continua ao longo da vida, acometendo cerca de 45% dos adultos.

    Por: evelyn vinocurl Educação> Educação Infantill 29/07/2009 lAcessos: 1,111 lComentário: 2

    Comments on this article

    0
    lu 28/02/2010
    Bom no meu ponto de vista, acredito que a esquizofrenia não seja uma doença fisica de fato, mais sim uma doença espiritual, cujo o tratamento é somente com o poder de Deus, infelismente a medicina vem trazendo nomes de doenças a pessoas que simplismente são pocessas por demonios!
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast