Existe Cura Para A Esquizofrenia?

Publicado em: 07/02/2010 |Comentário: 1 | Acessos: 2,943 |

A respeitada Revista Médica Archives of General Psychiatry fala sobre um estudo que pode revolucionar a polêmica área dos distúrbios psicóticos.

 
 
Óleo de peixe, rico em ômega-3, pode ajudar a prevenir doenças psicóticas, de acordo com publicação do periódico Archives of General Psychiatry.
 
O uso de medicações antipsicóticas para prevenir psicopatias é controverso. O óleo de peixe, substância natural rica em ômega-3, pode trazer benefícios para uma série de condições psiquiátricas, incluindo a esquizofrenia, além de não apresentar efeitos adversos clinicamente relevantes.

O objetivo do estudo foi avaliar se o óleo de peixe reduz as taxas de progressão para o primeiro episódio de doença psicótica em adolescentes e adultos jovens, com idades entre 13 e 25 anos, com risco aumentado para psicose.

O estudo duplo-cego, randomizado, controlado com placebo foi conduzido entre 2004 e 2007 e publicado este mês no periódico Archives of General Psychiatry. Oitenta e um indivíduos com propensão para doenças psicóticas, provenientes de uma unidade de diagnóstico para doenças psiquiátricas de um hospital público em Viena, Áustria, participaram da pesquisa.


O estudo durou um ano, com período de intervenção de 12 semanas com uma cápsula de 1,2 gramas de óleo de peixe (rico em ômega-3) ou placebo, seguido de período de monitoramento de 40 semanas. O objetivo primário foi avaliar a progressão para a doença psicótica. O secundário foi observar as mudanças nos sintomas e nas alterações funcionais.

No final do acompanhamento, 93,8% dos participantes concluíram a pesquisa. Dois de 41 indivíduos (4,9%) no grupo que recebeu ômega-3, e 11 de 40 indivíduos (27,5%) no grupo placebo apresentaram doença psicótica. O óleo de peixe também reduziu significativamente os sintomas4 e melhorou as alterações funcionais comparado ao placebo. A incidência5 de efeitos adversos não foi diferente entre os dois grupos.

Os resultados mostram que o tratamento com ômega-3 reduz a progressão para doenças psicóticas e pode ser uma estratégia segura e eficaz para a prevenção dessa condição em adultos jovens predispostos.

Nenhuma outra intervenção, incluindo medicamentos psiquiátricos, conseguiu tanto quanto o óleo de peixe retardar a progressão para esta patologia. O uso de medicamentos antipsicóticos tendem a ter efeitos adversos sérios, incluindo o ganho de peso e a disfunção sexual. A cápsula de óleo de peixe não apresenta efeitos colaterais importantes.

Não está claro se o óleo de peixe ajuda pessoas com psicose estabelecida.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/medicina-artigos/existe-cura-para-a-esquizofrenia-1831835.html

    Palavras-chave do artigo:

    esquizofrenia

    ,

    tdah

    ,

    psicose

    Comentar sobre o artigo

    O documento, fruto da parceria com a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), pretende auxiliar os médicos a reduzir o risco de os pacientes contraírem infecções.

    Por: Ricardo Machado Comunicaçãol Saúde e Bem Estar> Medicinal 30/10/2014

    Estudo publicado no Breast Cancer Research demonstrou a importância de não incluir apenas as mulheres com histórico de câncer de mama na família, mas também aquelas que têm mamas densas no grupo de risco. Afinal, esse é considerado um fator de risco significativo que deveria ser acompanhado de perto como forma de prevenção da doença.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 28/10/2014

    O câncer tem sido causa de morte em todo o mundo e motivo de preocupação para muitos. Contudo, um estudo publicado no jornal científico Células-tronco, apresentado como mais uma forma bem sucedida de combate ao câncer e esperança de cura para aqueles que convivem com a doença.

    Por: josi feitosal Saúde e Bem Estar> Medicinal 28/10/2014

    Muitas pessoas podem acabar por reclamar, ou até mesmo proclamar elogios com relação a saúde publica de sua região, no entanto também podemos verificar que acaba por ser considerado como comum o fato do que seria a saúde pública. Sendo assim, iremos falar agora mesmo o que seria, e até mesmo como funciona a saúde pública.

    Por: anamarial Saúde e Bem Estar> Medicinal 28/10/2014

    Muitas pessoas podem acabar por ter a necessidade de realizar um exame que seja considerado como complexo, no entanto podemos verificar que alguns destes exames acabem por causar uma determinada dúvida.

    Por: anamarial Saúde e Bem Estar> Medicinal 24/10/2014

    O Alzheimer modifica consideravelmente a vida das pessoas afetadas e dos seus familiares. As pessoas com Alzheimer estão, sobretudo em fases mais avançadas, física e cognitivamente muito comprometidas. Por isso, é particularmente importante para os doentes viverem num ambiente em que se possam movimentar com facilidade e segurança.

    Por: tkencasal Saúde e Bem Estar> Medicinal 24/10/2014

    A Mentalmédica é um Centro de Referência nas Áreas da Saúde Mental e Neurociências. Para a concretização dos seus objetivos a Mentalmédica inclui no seu Corpo Clínico Especialistas nas Áreas da Saúde Mental e Neurociências, assim como de várias outras áreas da saúde, que trabalham em Articulação Constante.

    Por: MENTALMÉDICAl Saúde e Bem Estar> Medicinal 23/10/2014

    Uma em cada quatro mulheres com doença inflamatória pélvica (DIP) tem sequelas a longo prazo. A infertilidade é uma delas – podendo afetar até 60% das pacientes depois de um episódio. Nos Estados Unidos, a DIP atinge 1,5 milhão de mulheres todos os anos.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 22/10/2014
    evelyn vinocur

    Discutir a relação quase sempre é um desafio para poucos heróis. Mas, pasmem! Se você seguir as nossas super dicas, à risca, você vai se surpreender e ficar maravilhado – e ela, mais apaixonada ainda por você! Confira!!

    Por: evelyn vinocurl Relacionamentos> Relações Amorosasl 15/08/2009 lAcessos: 438
    evelyn vinocur

    Seu filho está indo mal na escola? Cuidado, pode ser um problema que tem tratamento! Fique atento à problemas respiratórios e problemas do sono. Eles estão presentes em percentual razoável nessas crianças, sendo comum a sonolência excessiva durante a tarde. É fundamental a investigação e triagem para o TDAH nessas crianças, uma vez que esses problemas dificultam as crianças de prestarem atenção e aprenderem o conteúdo escolar. Confira!!

    Por: evelyn vinocurl Educação> Educação Infantill 15/08/2009 lAcessos: 1,180
    evelyn vinocur

    Quer mais? Sucesso, organização, planejamento, controle do tempo e muito mais? Exercite as suas funções executivas e faça o seu dia render muito mais. Cada dica contém preciosas informações para você ter uma mais sucesso e se superar. Confira!!

    Por: evelyn vinocurl Negócios> Ger. de Projetosl 15/08/2009 lAcessos: 733
    evelyn vinocur

    O TDAH ou transtorno de déficit de atenção e hipertividade, apesar de ser um mal comum, ainda é muito pouco conhecido. Até há alguns anos, achava-se que o TDAH era uma condição que só ocorria em meninos hiperativos. Hoje, não há mais dúvidas de que o transtorno continua ao longo da vida, acometendo cerca de 45% dos adultos.

    Por: evelyn vinocurl Educação> Educação Infantill 29/07/2009 lAcessos: 1,106 lComentário: 2

    Comments on this article

    0
    lu 28/02/2010
    Bom no meu ponto de vista, acredito que a esquizofrenia não seja uma doença fisica de fato, mais sim uma doença espiritual, cujo o tratamento é somente com o poder de Deus, infelismente a medicina vem trazendo nomes de doenças a pessoas que simplismente são pocessas por demonios!
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast