Existe Cura Para A Esquizofrenia?

Publicado em: 07/02/2010 |Comentário: 1 | Acessos: 2,964 |

A respeitada Revista Médica Archives of General Psychiatry fala sobre um estudo que pode revolucionar a polêmica área dos distúrbios psicóticos.

 
 
Óleo de peixe, rico em ômega-3, pode ajudar a prevenir doenças psicóticas, de acordo com publicação do periódico Archives of General Psychiatry.
 
O uso de medicações antipsicóticas para prevenir psicopatias é controverso. O óleo de peixe, substância natural rica em ômega-3, pode trazer benefícios para uma série de condições psiquiátricas, incluindo a esquizofrenia, além de não apresentar efeitos adversos clinicamente relevantes.

O objetivo do estudo foi avaliar se o óleo de peixe reduz as taxas de progressão para o primeiro episódio de doença psicótica em adolescentes e adultos jovens, com idades entre 13 e 25 anos, com risco aumentado para psicose.

O estudo duplo-cego, randomizado, controlado com placebo foi conduzido entre 2004 e 2007 e publicado este mês no periódico Archives of General Psychiatry. Oitenta e um indivíduos com propensão para doenças psicóticas, provenientes de uma unidade de diagnóstico para doenças psiquiátricas de um hospital público em Viena, Áustria, participaram da pesquisa.


O estudo durou um ano, com período de intervenção de 12 semanas com uma cápsula de 1,2 gramas de óleo de peixe (rico em ômega-3) ou placebo, seguido de período de monitoramento de 40 semanas. O objetivo primário foi avaliar a progressão para a doença psicótica. O secundário foi observar as mudanças nos sintomas e nas alterações funcionais.

No final do acompanhamento, 93,8% dos participantes concluíram a pesquisa. Dois de 41 indivíduos (4,9%) no grupo que recebeu ômega-3, e 11 de 40 indivíduos (27,5%) no grupo placebo apresentaram doença psicótica. O óleo de peixe também reduziu significativamente os sintomas4 e melhorou as alterações funcionais comparado ao placebo. A incidência5 de efeitos adversos não foi diferente entre os dois grupos.

Os resultados mostram que o tratamento com ômega-3 reduz a progressão para doenças psicóticas e pode ser uma estratégia segura e eficaz para a prevenção dessa condição em adultos jovens predispostos.

Nenhuma outra intervenção, incluindo medicamentos psiquiátricos, conseguiu tanto quanto o óleo de peixe retardar a progressão para esta patologia. O uso de medicamentos antipsicóticos tendem a ter efeitos adversos sérios, incluindo o ganho de peso e a disfunção sexual. A cápsula de óleo de peixe não apresenta efeitos colaterais importantes.

Não está claro se o óleo de peixe ajuda pessoas com psicose estabelecida.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/medicina-artigos/existe-cura-para-a-esquizofrenia-1831835.html

    Palavras-chave do artigo:

    esquizofrenia

    ,

    tdah

    ,

    psicose

    Comentar sobre o artigo

    Nilton Salvador

    Amor é o remédio Perguntei para duas amigas, ambas mães de autistas: qual a diferença ou ainda, a semelhança entre Alzheimer e Autismo? Uma delas me contou que sua mãe ficou órfã de pai ainda menina, e teve uma doença que por não ter identificação na época, e por esse fator prevalecer foi internada num manicômio pelo resto da vida.

    Por: Nilton Salvadorl Saúde e Bem Estar> Medicinal 24/01/2015

    Saiba um pouco mais sobre o que são glândulas sudoríparas e como ela funciona no seu corpo.Também veja sobre bromidrose que é um doença que gera cheiro desagradável.

    Por: Rafaell Saúde e Bem Estar> Medicinal 23/01/2015

    A esclerose múltipla é uma doença com muitas peculiaridades e, cada vez mais, tem se abordado este tema. Apesar da maior difusão, ainda existem confusões com outras duas doenças, em relação ao nome. Os antigos chamavam as pessoas com pouca memória de esclerosadas. Apenas posteriormente, com os estudos, surgiu o termo Alzheimer. O outro equívoco é com a esclerose lateral amiotrófica (ELA), que também é uma doença grave e com sintomas um pouco semelhantes, porém que atingem populações diferentes.

    Por: Central Pressl Saúde e Bem Estar> Medicinal 22/01/2015

    De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), no ano passado surgiram mais de 30 mil novos casos de câncer colorretal (designação que envolve câncer de cólon, de reto e de intestino grosso). Anualmente, essa doença leva à morte cerca de 14 mil pessoas, embora possa ser tratada e curada quando identificada logo no início. Daí a importância cada vez maior do diagnóstico precoce, antes que o tumor possa se espalhar para outros órgãos.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 14/01/2015 lAcessos: 17
    Bernardo Sobreiro

    Neste artigo é abordada a história do tratamento dos cálculos urinários, dos procedimentos realizados em 600 AC até a moderna litotripsia com uso de Holmium laser e endoscópios flexíveis.

    Por: Bernardo Sobreirol Saúde e Bem Estar> Medicinal 11/01/2015 lAcessos: 12
    Bernardo Sobreiro

    As margens cirúrgicas positivas ocorrem quando na análise patológica da peça cirúrgica se observa que o tumor maligno não foi retirado na sua totalidade. Neste artigo é abordada a frequência de margens cirúrgicas positivas na prostatectomia radical (tratamento curativo do câncer de próstata) e o impacto da sua ocorrência na recidiva e progressão da doença.

    Por: Bernardo Sobreirol Saúde e Bem Estar> Medicinal 11/01/2015
    Bernardo Sobreiro

    Neste artigo são abordados aspectos epidemiológicos do câncer de próstata, como as variações temporais na incidência, mortalidade, e fatores de risco como idade e raça.

    Por: Bernardo Sobreirol Saúde e Bem Estar> Medicinal 11/01/2015
    Bernardo Sobreiro

    Neste artigo é abordada a história do antígeno prostático específico (PSA), desde seu descobrimento até a sua aplicação clínica como principal ferramenta no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

    Por: Bernardo Sobreirol Saúde e Bem Estar> Medicinal 11/01/2015
    evelyn vinocur

    Discutir a relação quase sempre é um desafio para poucos heróis. Mas, pasmem! Se você seguir as nossas super dicas, à risca, você vai se surpreender e ficar maravilhado – e ela, mais apaixonada ainda por você! Confira!!

    Por: evelyn vinocurl Relacionamentos> Relações Amorosasl 15/08/2009 lAcessos: 444
    evelyn vinocur

    Seu filho está indo mal na escola? Cuidado, pode ser um problema que tem tratamento! Fique atento à problemas respiratórios e problemas do sono. Eles estão presentes em percentual razoável nessas crianças, sendo comum a sonolência excessiva durante a tarde. É fundamental a investigação e triagem para o TDAH nessas crianças, uma vez que esses problemas dificultam as crianças de prestarem atenção e aprenderem o conteúdo escolar. Confira!!

    Por: evelyn vinocurl Educação> Educação Infantill 15/08/2009 lAcessos: 1,187
    evelyn vinocur

    Quer mais? Sucesso, organização, planejamento, controle do tempo e muito mais? Exercite as suas funções executivas e faça o seu dia render muito mais. Cada dica contém preciosas informações para você ter uma mais sucesso e se superar. Confira!!

    Por: evelyn vinocurl Negócios> Ger. de Projetosl 15/08/2009 lAcessos: 740
    evelyn vinocur

    O TDAH ou transtorno de déficit de atenção e hipertividade, apesar de ser um mal comum, ainda é muito pouco conhecido. Até há alguns anos, achava-se que o TDAH era uma condição que só ocorria em meninos hiperativos. Hoje, não há mais dúvidas de que o transtorno continua ao longo da vida, acometendo cerca de 45% dos adultos.

    Por: evelyn vinocurl Educação> Educação Infantill 29/07/2009 lAcessos: 1,114 lComentário: 2

    Comments on this article

    0
    lu 28/02/2010
    Bom no meu ponto de vista, acredito que a esquizofrenia não seja uma doença fisica de fato, mais sim uma doença espiritual, cujo o tratamento é somente com o poder de Deus, infelismente a medicina vem trazendo nomes de doenças a pessoas que simplismente são pocessas por demonios!
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast