Existe Cura Para A Esquizofrenia?

Publicado em: 07/02/2010 |Comentário: 1 | Acessos: 2,974 |

A respeitada Revista Médica Archives of General Psychiatry fala sobre um estudo que pode revolucionar a polêmica área dos distúrbios psicóticos.

 
 
Óleo de peixe, rico em ômega-3, pode ajudar a prevenir doenças psicóticas, de acordo com publicação do periódico Archives of General Psychiatry.
 
O uso de medicações antipsicóticas para prevenir psicopatias é controverso. O óleo de peixe, substância natural rica em ômega-3, pode trazer benefícios para uma série de condições psiquiátricas, incluindo a esquizofrenia, além de não apresentar efeitos adversos clinicamente relevantes.

O objetivo do estudo foi avaliar se o óleo de peixe reduz as taxas de progressão para o primeiro episódio de doença psicótica em adolescentes e adultos jovens, com idades entre 13 e 25 anos, com risco aumentado para psicose.

O estudo duplo-cego, randomizado, controlado com placebo foi conduzido entre 2004 e 2007 e publicado este mês no periódico Archives of General Psychiatry. Oitenta e um indivíduos com propensão para doenças psicóticas, provenientes de uma unidade de diagnóstico para doenças psiquiátricas de um hospital público em Viena, Áustria, participaram da pesquisa.


O estudo durou um ano, com período de intervenção de 12 semanas com uma cápsula de 1,2 gramas de óleo de peixe (rico em ômega-3) ou placebo, seguido de período de monitoramento de 40 semanas. O objetivo primário foi avaliar a progressão para a doença psicótica. O secundário foi observar as mudanças nos sintomas e nas alterações funcionais.

No final do acompanhamento, 93,8% dos participantes concluíram a pesquisa. Dois de 41 indivíduos (4,9%) no grupo que recebeu ômega-3, e 11 de 40 indivíduos (27,5%) no grupo placebo apresentaram doença psicótica. O óleo de peixe também reduziu significativamente os sintomas4 e melhorou as alterações funcionais comparado ao placebo. A incidência5 de efeitos adversos não foi diferente entre os dois grupos.

Os resultados mostram que o tratamento com ômega-3 reduz a progressão para doenças psicóticas e pode ser uma estratégia segura e eficaz para a prevenção dessa condição em adultos jovens predispostos.

Nenhuma outra intervenção, incluindo medicamentos psiquiátricos, conseguiu tanto quanto o óleo de peixe retardar a progressão para esta patologia. O uso de medicamentos antipsicóticos tendem a ter efeitos adversos sérios, incluindo o ganho de peso e a disfunção sexual. A cápsula de óleo de peixe não apresenta efeitos colaterais importantes.

Não está claro se o óleo de peixe ajuda pessoas com psicose estabelecida.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/medicina-artigos/existe-cura-para-a-esquizofrenia-1831835.html

    Palavras-chave do artigo:

    esquizofrenia

    ,

    tdah

    ,

    psicose

    Comentar sobre o artigo

    Número de casos diminui, mas doença ainda é a segunda causa de óbito por agente infeccioso no mundo

    Por: Ricardo Machado Comunicaçãol Saúde e Bem Estar> Medicinal 23/03/2015

    A cirurgia juntamente com outros tipos de terapias, pode ser uma opção de tratamento para o câncer de pulmão que ainda são pequenas em estágio inicial de desenvolvimento. Se caso a cirurgia puder ser realizada, ela oferece uma boa chance de sucesso da cura da doença.

    Por: Vinicios Ferreiral Saúde e Bem Estar> Medicinal 20/03/2015

    Os 5 piores tipos de câncer. Câncer de pele. O câncer de pele e o tipo de tumor mais comum na população mundial, pois cerca de vinte e cinco por cento dos casos de câncer, são de câncer de pele, o câncer de pele acontece quando ocorre o crescimento acelerados das células que compõem a pele.

    Por: Vinicios Ferreiral Saúde e Bem Estar> Medicinal 20/03/2015

    De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2030 as doenças cardiovasculares serão responsáveis por quase 24 milhões de óbitos. Hoje, no Brasil, a cada cinco minutos alguém sofre um infarto. Das 300 mil ocorrências desse tipo que acontecem anualmente, 80 mil resultam em morte. As estatísticas são alarmantes e chama atenção o fato de que, mesmo aqueles que fazem check-up anualmente e se creem livres de risco, não são poupados.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 17/03/2015
    Mariangela de Oliveira Castro

    Compõe o currículo da Graduação em Educação Física, disciplinas de Ciências Médicas e sendo esta, reconhecida como área da Saúde, de acordo com a resolução do Conselho Nacional de Saúde (CNS nº. 218/1997), percebe-se que o professor de Educação Física é atualmente, o profissional melhor capacitado dentro da escola para prestar assistência aos alunos portadores de Diabetes, bem como atuar em situações de emergência.

    Por: Mariangela de Oliveira Castrol Saúde e Bem Estar> Medicinal 06/03/2015 lAcessos: 13

    No começo da vida sexual, o maior medo das meninas é engravidar ‘sem querer'. Nessa fase, engravidar parece a coisa mais fácil do mundo e muitas meninas pensam que será assim para o resto da vida. Até que se casam e percebem que – mesmo parando de tomar pílula – a gravidez não se confirma. Isso ocorre com muita frequência e muitos casais precisam cada vez mais de ajuda especializada para ter um filho.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 03/03/2015 lAcessos: 17

    Estudo publicado no jornal Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention revela uma mutação genética que acomete famílias afrodescendentes. Especificamente, mulheres negras têm mais chances de serem diagnosticadas com câncer de mama do que mulheres brancas antes dos 40 anos.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 02/03/2015 lAcessos: 18
    marco rogerio silva

    Um time forte é fundamental para empresas que querem chegar ao sucesso. Nos últimos tempos, as empresas redescobriram o trabalho em equipe, pois não podemos dizer que esse modelo nunca existiu, ao contrário, é um velho conhecido desde muito tempo. Com os programas de qualidade, esta forma de trabalhar voltou como uma onda muito forte ao cotidiano de muitas pessoas.

    Por: marco rogerio silval Saúde e Bem Estar> Medicinal 01/03/2015
    evelyn vinocur

    Discutir a relação quase sempre é um desafio para poucos heróis. Mas, pasmem! Se você seguir as nossas super dicas, à risca, você vai se surpreender e ficar maravilhado – e ela, mais apaixonada ainda por você! Confira!!

    Por: evelyn vinocurl Relacionamentos> Relações Amorosasl 15/08/2009 lAcessos: 449
    evelyn vinocur

    Seu filho está indo mal na escola? Cuidado, pode ser um problema que tem tratamento! Fique atento à problemas respiratórios e problemas do sono. Eles estão presentes em percentual razoável nessas crianças, sendo comum a sonolência excessiva durante a tarde. É fundamental a investigação e triagem para o TDAH nessas crianças, uma vez que esses problemas dificultam as crianças de prestarem atenção e aprenderem o conteúdo escolar. Confira!!

    Por: evelyn vinocurl Educação> Educação Infantill 15/08/2009 lAcessos: 1,190
    evelyn vinocur

    Quer mais? Sucesso, organização, planejamento, controle do tempo e muito mais? Exercite as suas funções executivas e faça o seu dia render muito mais. Cada dica contém preciosas informações para você ter uma mais sucesso e se superar. Confira!!

    Por: evelyn vinocurl Negócios> Ger. de Projetosl 15/08/2009 lAcessos: 743
    evelyn vinocur

    O TDAH ou transtorno de déficit de atenção e hipertividade, apesar de ser um mal comum, ainda é muito pouco conhecido. Até há alguns anos, achava-se que o TDAH era uma condição que só ocorria em meninos hiperativos. Hoje, não há mais dúvidas de que o transtorno continua ao longo da vida, acometendo cerca de 45% dos adultos.

    Por: evelyn vinocurl Educação> Educação Infantill 29/07/2009 lAcessos: 1,116 lComentário: 2

    Comments on this article

    0
    lu 28/02/2010
    Bom no meu ponto de vista, acredito que a esquizofrenia não seja uma doença fisica de fato, mais sim uma doença espiritual, cujo o tratamento é somente com o poder de Deus, infelismente a medicina vem trazendo nomes de doenças a pessoas que simplismente são pocessas por demonios!
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast