Labirintite

08/07/2009 • Por • 8,967 Acessos

Labirintite

(Lara Nunes Faustino)

 

Labirintite é uma desordem do equilíbrio geralmente seguinte a uma infecção no trato respiratório superior. Um processo inflamatório que afeta os labirintos, os quais abrigam o sistema vestibular no ouvido interno.E o termo correto de se usar é labirintopatia

Seus sintomas causam vertigem, desequilíbrio e algumas vezes movimentos involuntários dos olhos. É comum a perda de audição no ouvido infectado. Também são comuns náusea, ansiedade e sensação de mal estar devido aos sinais de equilíbrio distorcidos que o cérebro recebe do ouvido.

Parece que a labirintite é causada por um vírus, mas ela também pode ocorrer devido a infecção por bactéria, lesão na cabeça, alergia ou reação a um determinado medicamento. Tanto a labirintite viral como bacteriana pode causar perda de audição permanente, embora isso seja raro.

O tratamento da labirintopatia é realizado por medico otorrinolaringologista, especialista em doenças do ouvido, e consiste em duas etapas principais: tratamento dos sintomas e tratamento da causa evitando que os sintomas retornem. A labirintopatia, na maioria das vezes, tem cura e mesmo que a doença seja de difícil controle é possível viver sem tonturas. Com o tratamento adequado, o médico tem condições de melhorar muito os sintomas e obter a cura clinica da doença.

Enfim a labirintopatia é uma doença que afeta muitas pessoas causando tonturas e mal estar,fazendo com que a pessoa sintam náuseas...Mas a  doença tem tratamento e visa fazer com que os sintomas não voltem.

 

REFERÊNCIAS

 

RUNNERS, copacabana. Labirintite. s.d. Disponível em http://www.copacabanarunners.net/labirintite.html em 8 de julho de 2009.

CAVALCANTI, L.H.T. Labirintinte. 18 de julho de 2007. Disponível em http://www.atribunamt.com.br/2007/07/doutor-labirintite-tem-cura/ em 8 de julho de 2009

 

 

 

Perfil do Autor

Lara Nunes

Sou estudante de Enfermagem