Leucoplasias Bucais

Publicado em: 21/06/2008 |Comentário: 1 | Acessos: 256,883 |

 

Autor: Helton Miyoshi Moribe

C.Dentista/ especialista em estomatologia/ PÓS-GRADUAÇÃO & residência em odontologia hospitalar (cirurgia buco maxilo facial)

Leucoplasias bucais

A leucoplasia é uma das lesões cancerizáveis mais freqüentes da cavidade bucal, desenvolvendo-se em qualquer região sendo, a mucosa jugal, o lábio inferior e rebordo lateral de língua as áreas mais afetadas.

“A definição de “leucoplasia” foi realizada pela primeira vez, conforme GRINSPAN (1973)4, apud SCHWIMMER, em 1877, para caracterizar lesões branca idiopática da mucosa bucal”.

A etiologia de uma lesão leucoplásica normalmente está relacionada, em muitos casos, a hábitos como tabagismo, quando associada à etilismo, aumenta a probabilidade de tornar-se cancerizável, existindo casos de lesões leucoplásicas que são consideradas idiopáticas * sem origem aparente*. Sua ocorrência se dá principalmente em pacientes de meia idade, do sexo masculino.

O diagnóstico da leucoplasia é complexo sendo que seu aspecto clínico é semelhante a outras lesões com aspecto de placas brancas que acometem o complexo estomatognático onde a ausência de sintomatologia clínica é rotineira, sendo geralmente descoberta em exames de rotina. Ao exame histológico existem vários padrões de diferenciação, entretanto, hiperceratose e displasia epitelial com vários graus de variação são as mais comumente observadas.

Em lesões de pequena proporção em tamanho indica-se à biópsia excisional. A utilização de marcador com azul de toluidina é indicada quando lesões maiores são observadas, normalmente realiza-se a marcação e biópsia incisional para análise, antes de determinar tratamento definitivo.

Podem ser divididas clinicamente conforme Classificação de AXÉLL et al. (1996):


  • Leucoplasia homogênea: lesão predominantemente branca, de superfície plana, fina, que pode exibir fendas superficiais com aspecto liso, enrugado, ou corrugado, e textura consistente;

  • Leucoplasia não-homogênea: lesão predominantemente branca ou branco-avermelhada, que pode ter superfície irregular, nodular, ou exofítica.


Histologicamente:


  • Histologicamente, as lesões podem ser subdivididas em seis grupos:



  • Hiperceratose com ausência de displasia epitelial;



  • Displasia epitelial leve;



  • Displasia epitelial moderada; displasia epitelial severa, carcinoma in situ.



  • Carcinoma invasivo.


A malignização fica reservada em casos de leucoplasias com displasia epitelial, ao contrário das lesões que evidenciam apenas hiperceratose, onde se observa um caráter exclusivamente benigno. Leucoplasias homogêneas apresentaram alterações celulares discretas, entretanto as não-homogêneas apresentam potencial histopatológico de displasia epitelial severa ou mesmo de carcinoma invasivo, sendo que maiores cuidados no diagnóstico clínico devem ser observadas para melhor controle das leucoplasias dada à possibilidade de transformação maligna.

Frente à diversidade de aspectos clínicos e histopatológico apresentados pelas leucoplasias bucais, torna-se obrigatório biopsiá-las, pois apenas por meio do exame histopatológico obtém-se seu diagnóstico definitivo2, 3 .

Referencias bibliográfica

1)AXÉLL, T.; PINDBORG, J. J.; SMITH, C. J.; van der WALL, I. Oral white lesions with special reference to precancerous and tobacco-related lesions: conclusions of an international symposium held in Uppsala, Sweden, May 18-21, 1994. J Oral Pathol Med, v. 25, n. 2, p. 49-54, Feb. 1996.

2)BÁNÓCZY, J. Follow-up studies in oral leukoplakia. J Maxillofac Surg, v. 5, n. 1, p. 69-75, Feb. 1977.

3)BOUQUOT, J. E.; GORLIN, R. J. Leukoplakia, lichen planus and other oral keratoses in 23,616 white Americans over the age of 35 years. Oral Surg Oral Med Oral Pathol, v. 61, n. 4, p. 373-381, Apr. 1986.

4)GRINSPAN, D. Enfermedades de la boca, Tomo II, Patología. Clínica y terapéutica de la mucosa bucal, Mundi, Buenos Aires, 1973.

 

Avaliar artigo
5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 8 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/medicina-artigos/leucoplasias-bucais-457441.html

    Palavras-chave do artigo:

    biopsias

    ,

    estomatognatico

    ,

    estomatologia

    Comentar sobre o artigo

    Uma em cada quatro mulheres com doença inflamatória pélvica (DIP) tem sequelas a longo prazo. A infertilidade é uma delas – podendo afetar até 60% das pacientes depois de um episódio. Nos Estados Unidos, a DIP atinge 1,5 milhão de mulheres todos os anos.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 22/10/2014

    As Hepatites são doenças de etiologia viral que acometem o fígado causando inflamação, cirrose e até câncer hepático.

    Por: Central Pressl Saúde e Bem Estar> Medicinal 20/10/2014

    É possível que em diferentes momentos as pessoas já tenham ouvido falar sobre a ressonância magnética, no entanto também é possível que poucos tenham conhecimento do que se trata realmente este exame.

    Por: anamarial Saúde e Bem Estar> Medicinal 17/10/2014

    Segundo estudo divulgado na revista científica Lancet, o Brasil tem mais pessoas acima do peso ou obesas do que a média mundial. De acordo com a pesquisa, a obesidade atinge mais da metade da população adulta brasileira, sendo 58% das mulheres e 52% dos homens.

    Por: Flávia Ghiurghil Saúde e Bem Estar> Medicinal 15/10/2014

    Muitas pessoas podem acabar por não ter conhecimento sobre o que seria o livro branco, assim como também o porque ele deveria existir ou as pessoas deveriam ter o real conhecimento sobre a sua funcionalidade.

    Por: anamarial Saúde e Bem Estar> Medicinal 15/10/2014

    Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 20 milhões de pessoas deixaram de enxergar por conta do problema. Tendência é a de que casos aumentem significativamente nos próximos anos.

    Por: Ricardo Machado Comunicaçãol Saúde e Bem Estar> Medicinal 10/10/2014

    A alergia ao pólen ou também chamada "polinose" é causada pelo contato dos polens de certas plantas com o desencadeamento de manifestações alérgicas.

    Por: Central Pressl Saúde e Bem Estar> Medicinal 03/10/2014

    ESTE TRABALHO FOI DESENVOLVIDO PARA A APLICAÇÃO DOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS TRABALHADOS COM ALUNOS DOS 3º ANOS DO ENSINO MÉDIO. FOI BASTANTE GRATIFICANTE, POIS OS ALUNOS TIVERAM CONTATO COM OS CONTEÚDOS NA PRÁTICA E AINDA DESCOBRIRAM NOVAS INFORMAÇÕES.

    Por: Josimara L. Furtado dos Santosl Saúde e Bem Estar> Medicinal 02/10/2014

    O nome Chow-Chow deve-se aos habitantes de Cantón, mas não é uma raça típica chinesa, segundo estudos provém da Sibéria e foi levado a China no período das invasões dos tártaros. Monges Tibetanos criavam e criam até os dias atuais chow- chows da cor azul que além de função de guarda aos monastérios, acre

    Por: helton miyoshil Lar e Família> Animaisl 24/06/2010 lAcessos: 629

    O sinus lift com enxerto de osso pode ser realizado com diversos materiais de enxertia, incluindo osso autógeno, aloenxerto, xenoenxerto e material aloplástico, sendo considerado um procedimento com alto índice de sucesso. Apesar de existirem controvérsias na aplicação de técnicas em um ou dois estágios em sinus lift, ambos procedimentos apresentam resultados positivos.

    Por: helton miyoshil Beleza> Cirurgia Plástical 13/10/2008 lAcessos: 5,703

    O presente artigo tem o objetivo de demonstrar opções reabilitacionais no emprego de enxertos Autógenos e biomateriais associados a técnica de elevação de seio maxilar no emprego de cirurgia de colocação de implantes, evitando morbidades com emprego de enxertos de osso ilíaco em casos de maxilas atróficas ou com pneumatização maxilar.

    Por: helton miyoshil Beleza> Cirurgia Plástical 07/10/2008 lAcessos: 4,206 lComentário: 1

    Lipomas na odontologia são consideradas lesões “neoplasias benignas” de tecido mesenquimal que correspondem de 1 a 5% dos tumores bucais, com variáveis clínicas e histopatológicas que não alteram seu prognóstico.

    Por: helton miyoshil Beleza> Cirurgia Plástical 03/10/2008 lAcessos: 2,435

    Inúmeras são as formas de obtenção de enxertos, tais como crista óssea de osso ilíaco, tíbia, calota craniana (pouco utilizada), costela e cavidade bucal “sendo eleição para boa parte dos casos”. A utilização de técnicas de elevação de soalho de seio maxilar com interposição de enxerto autógeno e biomateriais constituem uma das formas de reabilitação que por não necessitar de internação hospitalar apesar de exigir destreza de um cirurgião experiente tornou-se bem difundida na ultima década, favorecendo tanto o paciente como o profissional com vantagens como redução de custos de internações, redução de morbidades e tempo operatório, sendo que em muitos casos é possível a realização do enxerto aliado a instalação de implantes no mesmo dia.

    Por: helton miyoshil Saúde e Bem Estar> Medicinal 30/09/2008 lAcessos: 26,621 lComentário: 33

    Em um estágio inicial, denominado fase “in situ” a lesão fica restrita à camada mais superficial da pele, onde o diagnóstico e tratamento apresentam prognóstico favorável pois ainda não ocorreu a disseminação de células tumorais à distância e a retirada completa do tumor tem altos índices de cura. O uso de filtro solar é essencial para prevenir o surgimento do melanoma maligno.

    Por: helton miyoshil Beleza> Cirurgia Plástical 13/08/2008 lAcessos: 1,872

    O cirurgião deve estar atento as queixas e necessidades individuais de cada pessoa, respondendo com clareza os anseios de cada um para que não existam problemas futuros. Na dúvida desconsiderar um eventual tratamento complexo por um mais simples evitando transtornos desnecessários. O profissional deve expor alternativas de tratamento, dando opções ao paciente e deixando a decisão principal ao requerente.

    Por: helton miyoshil Beleza> Cirurgia Plástical 11/08/2008 lAcessos: 832 lComentário: 1

    O cirurgião-dentista que atua na especialidade de estomatologia “Estomatologistas” tem o objetivo de tratar não apenas a cavidade oral, e sim de estruturas como a pele, pois existem diversas patologias que apresentam repercussões tanto no sistema estomatognático como nas superfícies cutâneas.

    Por: helton miyoshil Carreira> Gestão de Carreiral 11/08/2008 lAcessos: 39,426

    Comments on this article

    1
    giseli 07/09/2009
    Estou fazendo meu TCC sobe leucoplasia... mas não consigo terminar preciso da discussão e conclusão .... alguem poderia me ajudar me dar uma luz???
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast