“Levantamento De Seio Maxilar Com Enxerto Ósseo Para Implantes Imediatos”

Publicado em: 30/09/2008 |Comentário: 33 | Acessos: 26,624 |

 

“LEVANTAMENTO DE SEIO MAXILAR COM ENXERTO ÓSSEO PARA IMPLANTES IMEDIATOS”

“SINUS LIFTING OF BONE GRAFT TO IMEDIATE”

Os problemas odontológicos que apresentavam limitação de tratamento podem ser solucionados através de implantes dentários.

Pacientes que apresentam perdas precoces de elementos dentários, sejam parcialmente ou totalmente desdentados sofrem perdas ósseas severas, desencorajando o profissional menos experiente em procedimentos cirúrgicos avançados.

Perdas dentárias costumam modificar a anatomia óssea do alvéolo levando a um processo de remodelação que pode gerar pneumatização de seio maxilar ou atrofia do rebordo ósseo remanescente.

As técnicas cirúrgicas avançadas de reabilitação constituem um novo arsenal odontológico. Variações de técnicas podem ser utilizadas adequando-se a situação do paciente.

Apesar de existirem reabilitações que exijam internação hospitalar para obtenção de enxertos ósseos do próprio paciente, via de regra tais procedimentos podem ser substituídos, podendo ser realizados no próprio consultório através de técnicas de redução de stress e sedação.

Inúmeras são as formas de obtenção de enxertos, tais como crista óssea de osso ilíaco, tíbia, calota craniana (pouco utilizada), costela e cavidade bucal “sendo eleição para boa parte dos casos”. A utilização de técnicas de elevação de soalho de seio maxilar com interposição de enxerto autógeno e biomateriais constituem uma das formas de reabilitação que por não necessitar de internação hospitalar apesar de exigir destreza de um cirurgião experiente tornou-se bem difundida na ultima década, favorecendo tanto o paciente como o profissional com vantagens como redução de custos de internações, redução de morbidades e tempo operatório, sendo que em muitos casos é possível a realização do enxerto aliado a instalação de implantes no mesmo dia.

Diante das perspectivas atuais de tratamento, o sinus lifting constitui uma das modalidades de tratamento bem difundidas dentro da cirurgia e implantodontia na reabilitação bucal.

Dr Helton Miyoshi

Cirurgião- Dentista

Especialista em Estomatologia / Residência em CTBMF

Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 14 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/medicina-artigos/levantamento-de-seio-maxilar-com-enxerto-osseo-para-implantes-imediatos-584769.html

    Palavras-chave do artigo:

    sinus lift

    ,

    levantamento de seio maxilar

    ,

    enxertos

    Comentar sobre o artigo

    O sinus lift com enxerto de osso pode ser realizado com diversos materiais de enxertia, incluindo osso autógeno, aloenxerto, xenoenxerto e material aloplástico, sendo considerado um procedimento com alto índice de sucesso. Apesar de existirem controvérsias na aplicação de técnicas em um ou dois estágios em sinus lift, ambos procedimentos apresentam resultados positivos.

    Por: helton miyoshil Beleza> Cirurgia Plástical 13/10/2008 lAcessos: 5,708

    O documento, fruto da parceria com a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), pretende auxiliar os médicos a reduzir o risco de os pacientes contraírem infecções.

    Por: Ricardo Machado Comunicaçãol Saúde e Bem Estar> Medicinal 30/10/2014

    Estudo publicado no Breast Cancer Research demonstrou a importância de não incluir apenas as mulheres com histórico de câncer de mama na família, mas também aquelas que têm mamas densas no grupo de risco. Afinal, esse é considerado um fator de risco significativo que deveria ser acompanhado de perto como forma de prevenção da doença.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 28/10/2014

    O câncer tem sido causa de morte em todo o mundo e motivo de preocupação para muitos. Contudo, um estudo publicado no jornal científico Células-tronco, apresentado como mais uma forma bem sucedida de combate ao câncer e esperança de cura para aqueles que convivem com a doença.

    Por: josi feitosal Saúde e Bem Estar> Medicinal 28/10/2014

    Muitas pessoas podem acabar por reclamar, ou até mesmo proclamar elogios com relação a saúde publica de sua região, no entanto também podemos verificar que acaba por ser considerado como comum o fato do que seria a saúde pública. Sendo assim, iremos falar agora mesmo o que seria, e até mesmo como funciona a saúde pública.

    Por: anamarial Saúde e Bem Estar> Medicinal 28/10/2014

    Muitas pessoas podem acabar por ter a necessidade de realizar um exame que seja considerado como complexo, no entanto podemos verificar que alguns destes exames acabem por causar uma determinada dúvida.

    Por: anamarial Saúde e Bem Estar> Medicinal 24/10/2014

    O Alzheimer modifica consideravelmente a vida das pessoas afetadas e dos seus familiares. As pessoas com Alzheimer estão, sobretudo em fases mais avançadas, física e cognitivamente muito comprometidas. Por isso, é particularmente importante para os doentes viverem num ambiente em que se possam movimentar com facilidade e segurança.

    Por: tkencasal Saúde e Bem Estar> Medicinal 24/10/2014

    A Mentalmédica é um Centro de Referência nas Áreas da Saúde Mental e Neurociências. Para a concretização dos seus objetivos a Mentalmédica inclui no seu Corpo Clínico Especialistas nas Áreas da Saúde Mental e Neurociências, assim como de várias outras áreas da saúde, que trabalham em Articulação Constante.

    Por: MENTALMÉDICAl Saúde e Bem Estar> Medicinal 23/10/2014

    Uma em cada quatro mulheres com doença inflamatória pélvica (DIP) tem sequelas a longo prazo. A infertilidade é uma delas – podendo afetar até 60% das pacientes depois de um episódio. Nos Estados Unidos, a DIP atinge 1,5 milhão de mulheres todos os anos.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 22/10/2014

    O nome Chow-Chow deve-se aos habitantes de Cantón, mas não é uma raça típica chinesa, segundo estudos provém da Sibéria e foi levado a China no período das invasões dos tártaros. Monges Tibetanos criavam e criam até os dias atuais chow- chows da cor azul que além de função de guarda aos monastérios, acre

    Por: helton miyoshil Lar e Família> Animaisl 24/06/2010 lAcessos: 629

    O sinus lift com enxerto de osso pode ser realizado com diversos materiais de enxertia, incluindo osso autógeno, aloenxerto, xenoenxerto e material aloplástico, sendo considerado um procedimento com alto índice de sucesso. Apesar de existirem controvérsias na aplicação de técnicas em um ou dois estágios em sinus lift, ambos procedimentos apresentam resultados positivos.

    Por: helton miyoshil Beleza> Cirurgia Plástical 13/10/2008 lAcessos: 5,708

    O presente artigo tem o objetivo de demonstrar opções reabilitacionais no emprego de enxertos Autógenos e biomateriais associados a técnica de elevação de seio maxilar no emprego de cirurgia de colocação de implantes, evitando morbidades com emprego de enxertos de osso ilíaco em casos de maxilas atróficas ou com pneumatização maxilar.

    Por: helton miyoshil Beleza> Cirurgia Plástical 07/10/2008 lAcessos: 4,206 lComentário: 1

    Lipomas na odontologia são consideradas lesões “neoplasias benignas” de tecido mesenquimal que correspondem de 1 a 5% dos tumores bucais, com variáveis clínicas e histopatológicas que não alteram seu prognóstico.

    Por: helton miyoshil Beleza> Cirurgia Plástical 03/10/2008 lAcessos: 2,438

    Em um estágio inicial, denominado fase “in situ” a lesão fica restrita à camada mais superficial da pele, onde o diagnóstico e tratamento apresentam prognóstico favorável pois ainda não ocorreu a disseminação de células tumorais à distância e a retirada completa do tumor tem altos índices de cura. O uso de filtro solar é essencial para prevenir o surgimento do melanoma maligno.

    Por: helton miyoshil Beleza> Cirurgia Plástical 13/08/2008 lAcessos: 1,872

    O cirurgião deve estar atento as queixas e necessidades individuais de cada pessoa, respondendo com clareza os anseios de cada um para que não existam problemas futuros. Na dúvida desconsiderar um eventual tratamento complexo por um mais simples evitando transtornos desnecessários. O profissional deve expor alternativas de tratamento, dando opções ao paciente e deixando a decisão principal ao requerente.

    Por: helton miyoshil Beleza> Cirurgia Plástical 11/08/2008 lAcessos: 832 lComentário: 1

    O cirurgião-dentista que atua na especialidade de estomatologia “Estomatologistas” tem o objetivo de tratar não apenas a cavidade oral, e sim de estruturas como a pele, pois existem diversas patologias que apresentam repercussões tanto no sistema estomatognático como nas superfícies cutâneas.

    Por: helton miyoshil Carreira> Gestão de Carreiral 11/08/2008 lAcessos: 39,427

    Fatores determinantes permitem um diagnóstico diferencial, levando-se em conta que outras doenças como abscesso dento- alveolar limita-se a região do periápice radicular, enquanto osteomielites envolvem densamente a região óssea.

    Por: helton miyoshil Saúde e Bem Estar> Medicinal 14/07/2008 lAcessos: 127,635

    Comments on this article

    4
    rosana 21/10/2011
    tenho o kinimo de osso.dá para fazer enxerto iliaco com boms resultados.
    4
    sonia v beltrame santos 02/10/2011
    doutor gostaria de saber se existe um lugar que se faça enxerto gratuito pois nao tenho condiçoes de pagar tudo fiquei tao feliz quando fiquei sabendo que existia um lugar que fazia implante dentario com um preço bem bem mais baixo porque e o meu sonho liguei la e a moça me disse que era pra mim levar uma panoramica marquei o dia e fui muito ansiosa mais quando a doutora viu ela disse que eu nao tinha ossos e por isso teria que fazer enxerto e quando ela me disse o mais ou menos o preço de tudo fiquei decpicionada pois pareçe que ali acabou minha unica esperança pois sofro muito com isso nao consigo ser feliz por favor me responda
    26
    Harles Oliveira 18/07/2011
    Doutor, há 12 dias atrás fiz três implantes com enxerto, a cirurgia foi boa, porém, passados dois dias o meu rosto inchou um pouco, tomei antinflamatório (BiProfenid 150 mg), dois dias depois melhorou, mas voltou a inchar novamente. O que devo fazer? Isso é normal?
    15
    APARECIDA VON RANDOW 17/07/2011
    posso fazer este enxerto de levantamento osseo e usar protese,pois para implantes não tenho condições,e quanto pode ficar este enxerto,sou uma mulher que perdi os poucos dentes que tinha na parte superior com cabeçadas que meu ex marido me deu,hj vivo trancada dentro de minha casa,os que eu não tenho uma vida comum,vivo dentro de minha casa,não saio para nada,pois tenho vergonha da minha boca,meus labios cairam muito,por favor mr ajudem,só quero voltar a viver e para isto eu acho que o enxerto osseo já me ajudara muito,obrigada
    12
    Dr Helton 05/07/2011
    Lendo algumas duvidas comuns, tentarei sintetizar da melhor forma possível:

    * Implantes podem e devem ser realizados desde que exista osso em altura e espessura suficiente e condições sistêmicas do paciente (exames complementares além de exame físico é primordial para definição do planejameno cirúrgico). Rx panorâmico, tomografias fazem necessária para qq tipo de decião de tratamento;


    ** Periodontite, gengivite entre outros devem ser avaliados a qualidade e densidade óssea... portanto além do tratamento convencional com clínicos para estabilizar o quadro patológico inicial, exames de imagem devem ser solicitados...

    ***o tipo de enxerto local depende do tipo de tratamento a ser realizado e tipo de perda óssea encontrada: exemplos como perda óssea em altura e ou espessura, podemos utilizar osso em bloco Autógeno ou heterógeno) perda de osso em´paredes que existam pneumatização de seio maxilar pode ser utilizado osso em "pó" autógeno e ou associado a biomaterial... via de regra a adapatação de enxerto e implante no mesmo momento, depende se existiu ancoragem do material ao osso...

    **** Custos, valores... O tratamento de implante e prótese sobre implante associado a utilização de enxertos ou não dependerá de paciente para paciente... alguns casos necessitam mais ou menos quantidade de enxerto e o tipo de tratamento a ser instituído pelo profissional...o que pode encarecer ou não o tratamento...

    att
    7
    jully 30/04/2011
    ola DR. eu usava dentadura passei a usar próse fixa á dois anos mais não mim acostumei e eu sofro muito porque sou muito nova e isso mim encomoda muito ,quero faser enxerto gostaria de saber se e muito caro e quanto tempo leva entre o começo e o fim do tratamento.por favou aguardo resposta.obrigado.
    22
    Marilene B. Lima 06/03/2011
    tenho problema de periodontite desde pequena quando descobri essa doença já havia muita perda ossea. Quando completei 14 anos meus dois dentes da frente foram extraidos e passei a usar uma protese removivel mas só descobri a periodontite anos depois. Procurei uma especialista e quando a doença já estava controlada perguntei se poderia usar aparelho para corrigir os dentes que estavam torto ela não viu problema algum. Quando terminou a correção dos dentes procurei um implantodontista que ao analisar a minha condição ossea disse que não dava para implantar porque não tinha osso suficiente e me indicou o enxerto osseo. Foi o que fiz retirando osso do meu queixo para o implante dos dois dentes da frente. Tudo foi perfeito, a cirurgia durou o tempo necessário, tive uma recuperação ótima, só senti dor depois das primeiras três horas de cirurgia mas em pouco tempo passou e nada mais. Já se passou seis meses e pela radiografia o osso enxertado continua lá, mas quando o implantologista foi colocar os pinos, no meio da cirurgia ele alegou que o enxerto não deu certo e fechou o corte. Me falou que não poderia implantar os dentes, fiquei arrasada, na hora eu não sabia o que fazer e ele alegou que formou-se tecido mole entre os dois blocos de osso que cobre a area enxertada ou sei lá o que, eu estava atordoada e não deu pra entender direito. Estou tão confusa, me responda não há mais solução para mim? Não quero desitir, mas também não quero outro enxerto no mesmo lugar como me proporam. Será que ainda posso aproveitar esse enxerto e realizar o implante mesmo assim? Quais as implicações se for adiante? O doutor me falou que só não finalizou o procedimento porque daqui um ano eu teria problemas, mas não disse qual era. Me dê uma orientação por favor!
    49
    Rosalia Lisik da Silva 27/01/2011
    TENHO 52 ANOS DE IDADE E PRETENDO FAZER ENXERTO OSSEO PAR IMPLANTE DENTÁRIO, REGIÃO SUPERIOR, SERÁ QUE É CONVENIENTE DEVIDO A IDADE?
    34
    hélio prólo 05/01/2011
    Prezado doutor: Necessito fazer cerca de 6 implantes, mas parece que é necessário na parte de baixo, fazer enxeto ósseo, com provável levantamento de seio maxilar. Ocorre que poucos são os profissionais que fazem isso. Gostaria de saber como o senhor pode se envolver nisso. Obrigado.
    14
    Mara 04/01/2011
    Dr. tenho um problema de periodontia estabilizado. Uso aparelho ortodontico. Tenho uma perca ossea na parte de baixo e a falta de um (34 do lado D) e o dente 35 existe uma perca ossea que ja me disseram que vou perde-lo, pois então gostaria de saber se é possivel fazer enxerto osseo já que existe um nervo bem próximo a este local e se é possivel perder o nervo e se existem emplicações nisso? Como resolver esse problema? devo confessar que estou preocupada com essa situação e infelizmente não dei muita sorte com dentistas. Se puder responder agradeço.
    42
    lucelia 18/06/2010
    posso fazer o enxerto de osso e o implante dentario no mesmo dia?
    34
    lucelia 18/06/2010
    posso fazer o enxerto de osso e fazer o implante dentario no mesmo dia?
    17
    Ivone 04/06/2010
    doutor, tenho a gengiva do lado direito descida ja perdi os dentes, uso ponte fixa e pivo procurei varios dentistas mais nao encontrei respostas sao horriveis esse problema ja tem mais de 30 anos. gostaria de saber se tem tratamento pois acabou com minha alto estima.
    17
    Maria do Carmo 11/05/2010
    Fiz recentemente um enxerto ósseo, tudo tranquilo, não senti dor, não inchou, nem fiquei com hematoma. O segredo "GELO" Tomei dois dias antes antibiótico e analgésico como prescrição médica. O pós operatório também tranquilo. Comprei no Banco de ossos da Fundação do Hospital das Clínicas.No mês que vem faço outro enxerto do lado esquerdo superior. Graças a Deus deu tudo certo. E muita oração mentalmente,durante a cirurgia.Tem que ser um dentista especializado em Bucomaxilar
    1
    milton 09/05/2010
    em 1980 tive um acidente,e perdi a mandibula inferior.apos 5 meses eu fiz um implante do iliaco na mandibula mas apesar do esforço dos medicos não tinha como continuar o que foi começado,hoje eu preciso de uma correção porque na epoca não tinha como implantar dentes .por favor estou precisndo de uma resposta pra que eu possa um dia mastigar como um qualquer humano.....anteciosamente muito obrigado
    3
    Ly 06/05/2010
    Todas as perguntas poderiam ser respondias aqui para que se pudesse ficar mais esclarecido.Preciso fazer implante total e agora fiquei cheia de dúvidas com relatos das pessoas.
    17
    Doroteia Rodrigues Silva Fraga 29/04/2010
    Boa noite ,vou fazer enxerto osseo para colocar implante, vou pedir no banco de osso
    é seguro ? há algun risco?

    grato
    26
    ERICA 20/04/2010
    Ola,
    vou realizar alguns implantes, mas preciso fazer enxerto osseo,
    isso tem me assustado muito, quando vejo videos no youtube de
    exertos fico apavorizada, e horrivel a sena, o rosto fica todo espirrado de sangue
    e quando vejo os ossos sendo retirados do proprio corpo entro em panico,
    mas este e meu sonho, fazer estes implantes
    alguem que ja fez enxerto por favor me diga como foi
    desde ja grata.
    19
    ANDRE 16/03/2010
    Fiz uma cirurgia de levantamento do seio com enxerto ósseo. Isso há cinco dias atrás. Meu rosto ainda está um pouco inchado e sinto como se uma parte do meu lábio superior ainda estivesse um pouco anestesiado. Meu dentista disse que isso é normal, mas estou um pouco preocupado. Além do mais, a cirurgia foi na parte superior do lado esquerdo, e noto que a parte que se encontra mais inchada é a parte inferior (perto do queixo) também do lado esquerdo claro. Ele disse que isso ( o inchasso "descer") também é normal. Por favor. Me esclareça se isso procede. Obrigado.
    30
    gleice 21/01/2010
    boa noite!mesmo que eu tenha tido uma grande perda ossea nos dentes de traz,eu posso fazer implante sem fazer enxerto osseo?
    19
    Janice de Souza 09/01/2010
    Boa tarde!
    Fíz dois implantes há 7 anos mas faltava osso entao o implante ficou bem feio, gostaria de saber se é possivel fazer enxerto ósseo após o implante?

    Obrigada.
    11
    rui saraiva 03/01/2010
    ola au abrir a boca doi-me os maxilares ja tomei varios anti infamatoios mas continua tudo na mesma. que devo fazer?
    10
    Celia 12/12/2009
    Perdi meus dentes qdo adolescente, e uso dentadura na parte superior e enho alha óssea devido o gasto com a masigaçao. Gostaria muito de poder fazer enxerto para colocar um implante de dentes, ex. pinos para segurar a dentadura.. Favor entrar em contato pelo email, pois nao sei onde fazer...Obrigado.
    15
    Regina 15/10/2009
    tenho 37 anos perdi os dois ultimos dentes do lado superior direito da minha boca, o que ocasinou 3 travamentos da minha mandibula, sendo desta ultima vez um mês atrás, fiquei muito ruim a base de liquidos, e papinha por 20 dias, o ultimo dentista que consultei disse que meus dentes estão tordos mordida cruzada e que esta gasto a cartilagem óssea da minha boca e devido a minha ídade meus dentes não voltam mais na ajuda de aparelho. Gostaria de saber se isto procede?
    22
    zulma goularte 21/08/2009
    Há muitos anos atras, tive gengivite e perdi massa ósseada mandibula acima dos 4 dentes da frente. Há 12 anos atras fiz uma raspagem profunda que me livrou da gengivite, agora meus dentes e gengivas estão sadios, mas fiquei com grande retração de gengiva . Procurei dentistas especializados em enxerto ósseo e enxerto de gengiva e fui informada de que não é mais possível fazer o procedimento, porque houve muita perda óssea. fiquei frustrada e gostaria de saber se isso é verdade e que não tenho chance, de jeito nenhum?
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast