Luxação Acrômio-Clavicular: Como Ocorre e Como Tratar

Publicado em: 24/08/2011 |Comentário: 0 | Acessos: 2,151 |

O que é a luxação Acrômio-Clavicular?

A Clavicula na sua porção mais lateral está ligada ao Acrômio por meio de uma articulação, cujo o nome é Articulação Acrômio-Clavicular. Como toda articulação a articulação Acrômio-Clavicular tem uma cápsula que a envolve e apresenta ligamentos que mantém sua estabilidade.  O rompimento desses ligamentos e cápsula, seja por um trauma direto ou indireto, leva ao que chamamos de luxação Acrômio-Clavicular e isso quebra a ligação existente entre o esqueleto axial e o esqueleto apendicular, ocorrendo na verdade uma queda do ombro do lado acometido.

Lesão dos ligamentos acrômio-claviculares e córaco-claviculares

Causas

O trauma direto sobre o Ombro é a causa mais comum, geralmente, uma queda sobre o ombro, como, por exemplo, queda do cavalo, uma queda jogando futebol ou uma queda de bicicleta.  No momento do trauma, dependendo da sua  intessidade, pode ocorrer, apenas um estiramento dos ligamentos e cápsula, uma lesão parcial dos ligamentos, chegando a uma lesão completa de todos os ligamentos e cápsula.

Sintomas

O paciente reclama de dor na articulação Acrômio-Clavicular, pode apresentar um edema local, equimose, e, também, pode apresentar mobilidade aumentada na porção lateral da clavicula , que é dolorosa e, que chamamos de sinal da tecla. Além disso, é comum observarmos uma escoriação nessa região e o paciente pode apresentar uma instabilidade da clavicula à movimentação do ombro.

Tratamento

O tratamento cirúrgico é indicado quando todos os ligamentos estão rompidos, havendo uma instabilidade franca da clavicula ao exame do ombro e, observamos uma separação entre a clavicula e o acrômio maior do que 100%, caso contrário, optamos pelo tratamento conservador. No tratamento conservador o paciente deve ficar em repouso relativo com auxílio de uma tipóia. A crioterapia ajuda a diminuir o edema local e dominuí a dor, assim como o uso de analgésicos e anti-inflamatório. Após diminuir a dor e o edema local, o paciente é estimulado na fisioterapia a realizar movimentos passivos e ativos-assistidos de elevação do braço, rotação lateral e medial e abdução e adução do ombro, até o ponto em que não tem dor. Esse limite vai aumentando gradativamente, até que o paciente apresente uma amplitude de movimemto completa ou próximo a completa, comparando com o lado contralateral. Nesse momento  inicia-se o fortalecimento de toda a cintura escapular e dos músculos peri-escapulares.

No tratamento ciúrgico realizamos  uma reconstrução dos ligamentos lesados, substituindo-os por outro o qual não foi lesado no momento do trauma, além de reparar a cápsula superior. Usamos uma amarrilha em volta da clavicula e passamos um fio de aço entre o acrômio e a clavicula, ambos para proteger a recontrução do ligamento. Esse fio de aço é retirado com 6 semanas e o paciente inicia a fisioterapia para ganho de amplitude de movimento e com 4 meses inicia o fortalecimento dos grupos musculares da cintura escapular e dos músculos peri-escapulares.

     
Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/medicina-artigos/luxacao-acromio-clavicular-como-ocorre-e-como-tratar-5156444.html

    Palavras-chave do artigo:

    dor

    ,

    ombro

    ,

    luxacao

    Comentar sobre o artigo

    Nesse artigo explicamos porque o ombro, eventualmente desloca, qual são as queixas dos pacientes e como podemos tratar esse problema.

    Por: joel murachovskyl Saúde> Medicinal 22/08/2011 lAcessos: 932

    Esta pesquisa teve como objetivo investigar a experiência de inclusão escolar de uma criança com deficiência física. Partindo do processo histórico de construção das políticas públicas voltadas às necessidades educacionais especiais, problematizou-se o modo de formulação e implementação das políticas de inclusão, atentando para a necessidade de compreender sua efetivação concreta. Partindo de uma perspectiva fenomenológica, a pesquisa recorreu à reconstrução biográfica do processo de inclusão.

    Por: Flainyl Educação> Educação Infantill 09/01/2014 lAcessos: 61

    saiba neste artigo os males que a pilula do dia seguinte quando usada sem restrições e de forma exagerada pode prejudicar a saúde de uma pessoa.

    Por: Giselel Saúde> Medicinal 29/07/2014

    Infecções, que já atingiram cerca de 2 bilhões de pessoas em todo o mundo, podem ser contraídas em mares e salões de beleza

    Por: Ricardo Machado Comunicaçãol Saúde> Medicinal 28/07/2014

    Chega um momento em que você enfrentará o desafio de escolher uma casa de repouso para seu idoso querido. Como todo mundo, você sentirá insegurança e dificuldade para escolher. Veja neste artigo, passo a passo, o que observar e perguntar ao visitar as casas de repouso. Visite várias. Saiba como compará-las e decida pela que melhor atender as suas expectativas.

    Por: Juliana Teixeira da Silval Saúde> Medicinal 24/07/2014

    Apesar do nome estranho, o ceratocone é uma doença ocular de fácil compreensão. Trata-se de uma alteração das fibras de colágeno que, progressivamente, faz com que a córnea adquira formato cônico e irregular. O embaçamento da visão é, geralmente, o sintoma que mais leva o paciente a recorrer a um oftalmologista.

    Por: Vítor Margatol Saúde> Medicinal 24/07/2014

    Venho mais uma vez através dos meus artigos tentar ajudar minhas amigas mulheres com um texto que fala sobre os cuidados que todas nós devemos ter com a nossa região intima feminina e assim obter saúde corporal.

    Por: Giselel Saúde> Medicinal 23/07/2014

    Jovens que cultivam hábitos saudáveis e controlam as taxas de colesterol e triglicérides desde cedo já estão se prevenindo de doenças cardiovasculares no futuro. Pesquisa publicada no jornal da American Heart Association (Circulation) revela que dois terços da população dos Estados Unidos desconhecem que os fatores de risco de infarto e derrame (AVC) podem surgir bem antes da fase adulta.

    Por: Vítor Margatol Saúde> Medicinal 23/07/2014
    Ivan da Cruz

    Algumas dificuldades presentes nesse setor vão desde a insuficiência de investimentos em equipamentos até a escassez de recursos para custeio, passando pela falta de recursos humanos capacitados adequadamente. Essas questões têm-se constituído em entraves a um avanço maior na política de promoção à saúde e de descentralização das ações em DST/aids. O próprio conceito de promoção à saúde e prevenção é um desafio dentro do SUS, quando ainda coexistem visões e práticas que reforçam uma idéia.

    Por: Ivan da Cruzl Saúde> Medicinal 21/07/2014 lAcessos: 12
    edivaldo coelho da silva

    Prevenção de acidentes dentro das organizações e as causas na sociedade o ônus que todos podem pagar.

    Por: edivaldo coelho da silval Saúde> Medicinal 19/07/2014 lAcessos: 13

    Nesse artigo explicamos quais as possiveis causas de dor no ombro e como devemos proceder na presença de uma dor que atraplaha nas atividades da vida diária

    Por: joel murachovskyl Saúde> Medicinal 29/08/2011 lAcessos: 256

    Neste artigo explicamos como ocorre a compressão do nervo ulnar no cotovelo. Abordamos a sintomatologia e as diversas formas de tratamento até a cirurgia

    Por: joel murachovskyl Saúde> Medicinal 24/08/2011 lAcessos: 2,087

    Nesse artigo explicamos como ocorre a lesão do tendão distal do bíceps. Quais os sintomas apresentados pelos pacientes e como se realiza seu tratamento

    Por: joel murachovskyl Saúde> Medicinal 23/08/2011 lAcessos: 1,149

    Nesse artigo explicamos porque o ombro, eventualmente desloca, qual são as queixas dos pacientes e como podemos tratar esse problema.

    Por: joel murachovskyl Saúde> Medicinal 22/08/2011 lAcessos: 932

    Nesse artigo explicamos o que é a lesão SLAP, seus sinais e sintomas e como devemos tratar essa lesão

    Por: joel murachovskyl Saúde> Medicinal 22/08/2011 lAcessos: 2,055

    Nesse artigo explicamos de maneira resumida o que é a atrose do ombro e como podemos tratá-la.

    Por: joel murachovskyl Saúde> Medicinal 22/08/2011 lAcessos: 504

    Nesse artrigo explicamos de maneira breve sucinta o que é a atrite reumatóide, como ela acomete o cotovelo e como tratamos os pacientes com AR no cotovelo

    Por: joel murachovskyl Saúde> Medicinal 22/08/2011 lAcessos: 990

    A epicondilite lateral acomete um número grande de atletas e seu tratamento pode ser difícil ou demorado. É importante entender isso para o sucesso do tratamento e entendendo a doença o paciente fica mais tranquilo ao tratá-la.

    Por: joel murachovskyl Saúde> Medicinal 22/08/2011 lAcessos: 1,351 lComentário: 2
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast