Luxação Acrômio-Clavicular: Como Ocorre e Como Tratar

Publicado em: 24/08/2011 |Comentário: 0 | Acessos: 2,316 |

O que é a luxação Acrômio-Clavicular?

A Clavicula na sua porção mais lateral está ligada ao Acrômio por meio de uma articulação, cujo o nome é Articulação Acrômio-Clavicular. Como toda articulação a articulação Acrômio-Clavicular tem uma cápsula que a envolve e apresenta ligamentos que mantém sua estabilidade.  O rompimento desses ligamentos e cápsula, seja por um trauma direto ou indireto, leva ao que chamamos de luxação Acrômio-Clavicular e isso quebra a ligação existente entre o esqueleto axial e o esqueleto apendicular, ocorrendo na verdade uma queda do ombro do lado acometido.

Lesão dos ligamentos acrômio-claviculares e córaco-claviculares

Causas

O trauma direto sobre o Ombro é a causa mais comum, geralmente, uma queda sobre o ombro, como, por exemplo, queda do cavalo, uma queda jogando futebol ou uma queda de bicicleta.  No momento do trauma, dependendo da sua  intessidade, pode ocorrer, apenas um estiramento dos ligamentos e cápsula, uma lesão parcial dos ligamentos, chegando a uma lesão completa de todos os ligamentos e cápsula.

Sintomas

O paciente reclama de dor na articulação Acrômio-Clavicular, pode apresentar um edema local, equimose, e, também, pode apresentar mobilidade aumentada na porção lateral da clavicula , que é dolorosa e, que chamamos de sinal da tecla. Além disso, é comum observarmos uma escoriação nessa região e o paciente pode apresentar uma instabilidade da clavicula à movimentação do ombro.

Tratamento

O tratamento cirúrgico é indicado quando todos os ligamentos estão rompidos, havendo uma instabilidade franca da clavicula ao exame do ombro e, observamos uma separação entre a clavicula e o acrômio maior do que 100%, caso contrário, optamos pelo tratamento conservador. No tratamento conservador o paciente deve ficar em repouso relativo com auxílio de uma tipóia. A crioterapia ajuda a diminuir o edema local e dominuí a dor, assim como o uso de analgésicos e anti-inflamatório. Após diminuir a dor e o edema local, o paciente é estimulado na fisioterapia a realizar movimentos passivos e ativos-assistidos de elevação do braço, rotação lateral e medial e abdução e adução do ombro, até o ponto em que não tem dor. Esse limite vai aumentando gradativamente, até que o paciente apresente uma amplitude de movimemto completa ou próximo a completa, comparando com o lado contralateral. Nesse momento  inicia-se o fortalecimento de toda a cintura escapular e dos músculos peri-escapulares.

No tratamento ciúrgico realizamos  uma reconstrução dos ligamentos lesados, substituindo-os por outro o qual não foi lesado no momento do trauma, além de reparar a cápsula superior. Usamos uma amarrilha em volta da clavicula e passamos um fio de aço entre o acrômio e a clavicula, ambos para proteger a recontrução do ligamento. Esse fio de aço é retirado com 6 semanas e o paciente inicia a fisioterapia para ganho de amplitude de movimento e com 4 meses inicia o fortalecimento dos grupos musculares da cintura escapular e dos músculos peri-escapulares.

     
Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/medicina-artigos/luxacao-acromio-clavicular-como-ocorre-e-como-tratar-5156444.html

    Palavras-chave do artigo:

    dor

    ,

    ombro

    ,

    luxacao

    Comentar sobre o artigo

    Nesse artigo explicamos porque o ombro, eventualmente desloca, qual são as queixas dos pacientes e como podemos tratar esse problema.

    Por: joel murachovskyl Saúde e Bem Estar> Medicinal 22/08/2011 lAcessos: 974

    Esta pesquisa teve como objetivo investigar a experiência de inclusão escolar de uma criança com deficiência física. Partindo do processo histórico de construção das políticas públicas voltadas às necessidades educacionais especiais, problematizou-se o modo de formulação e implementação das políticas de inclusão, atentando para a necessidade de compreender sua efetivação concreta. Partindo de uma perspectiva fenomenológica, a pesquisa recorreu à reconstrução biográfica do processo de inclusão.

    Por: Flainyl Educação> Educação Infantill 09/01/2014 lAcessos: 94

    O documento, fruto da parceria com a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), pretende auxiliar os médicos a reduzir o risco de os pacientes contraírem infecções.

    Por: Ricardo Machado Comunicaçãol Saúde e Bem Estar> Medicinal 30/10/2014

    Estudo publicado no Breast Cancer Research demonstrou a importância de não incluir apenas as mulheres com histórico de câncer de mama na família, mas também aquelas que têm mamas densas no grupo de risco. Afinal, esse é considerado um fator de risco significativo que deveria ser acompanhado de perto como forma de prevenção da doença.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 28/10/2014

    O câncer tem sido causa de morte em todo o mundo e motivo de preocupação para muitos. Contudo, um estudo publicado no jornal científico Células-tronco, apresentado como mais uma forma bem sucedida de combate ao câncer e esperança de cura para aqueles que convivem com a doença.

    Por: josi feitosal Saúde e Bem Estar> Medicinal 28/10/2014

    Muitas pessoas podem acabar por reclamar, ou até mesmo proclamar elogios com relação a saúde publica de sua região, no entanto também podemos verificar que acaba por ser considerado como comum o fato do que seria a saúde pública. Sendo assim, iremos falar agora mesmo o que seria, e até mesmo como funciona a saúde pública.

    Por: anamarial Saúde e Bem Estar> Medicinal 28/10/2014

    Muitas pessoas podem acabar por ter a necessidade de realizar um exame que seja considerado como complexo, no entanto podemos verificar que alguns destes exames acabem por causar uma determinada dúvida.

    Por: anamarial Saúde e Bem Estar> Medicinal 24/10/2014

    O Alzheimer modifica consideravelmente a vida das pessoas afetadas e dos seus familiares. As pessoas com Alzheimer estão, sobretudo em fases mais avançadas, física e cognitivamente muito comprometidas. Por isso, é particularmente importante para os doentes viverem num ambiente em que se possam movimentar com facilidade e segurança.

    Por: tkencasal Saúde e Bem Estar> Medicinal 24/10/2014

    A Mentalmédica é um Centro de Referência nas Áreas da Saúde Mental e Neurociências. Para a concretização dos seus objetivos a Mentalmédica inclui no seu Corpo Clínico Especialistas nas Áreas da Saúde Mental e Neurociências, assim como de várias outras áreas da saúde, que trabalham em Articulação Constante.

    Por: MENTALMÉDICAl Saúde e Bem Estar> Medicinal 23/10/2014

    Uma em cada quatro mulheres com doença inflamatória pélvica (DIP) tem sequelas a longo prazo. A infertilidade é uma delas – podendo afetar até 60% das pacientes depois de um episódio. Nos Estados Unidos, a DIP atinge 1,5 milhão de mulheres todos os anos.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 22/10/2014

    Nesse artigo explicamos quais as possiveis causas de dor no ombro e como devemos proceder na presença de uma dor que atraplaha nas atividades da vida diária

    Por: joel murachovskyl Saúde e Bem Estar> Medicinal 29/08/2011 lAcessos: 272

    Neste artigo explicamos como ocorre a compressão do nervo ulnar no cotovelo. Abordamos a sintomatologia e as diversas formas de tratamento até a cirurgia

    Por: joel murachovskyl Saúde e Bem Estar> Medicinal 24/08/2011 lAcessos: 2,188

    Nesse artigo explicamos como ocorre a lesão do tendão distal do bíceps. Quais os sintomas apresentados pelos pacientes e como se realiza seu tratamento

    Por: joel murachovskyl Saúde e Bem Estar> Medicinal 23/08/2011 lAcessos: 1,213

    Nesse artigo explicamos porque o ombro, eventualmente desloca, qual são as queixas dos pacientes e como podemos tratar esse problema.

    Por: joel murachovskyl Saúde e Bem Estar> Medicinal 22/08/2011 lAcessos: 974

    Nesse artigo explicamos o que é a lesão SLAP, seus sinais e sintomas e como devemos tratar essa lesão

    Por: joel murachovskyl Saúde e Bem Estar> Medicinal 22/08/2011 lAcessos: 2,120

    Nesse artigo explicamos de maneira resumida o que é a atrose do ombro e como podemos tratá-la.

    Por: joel murachovskyl Saúde e Bem Estar> Medicinal 22/08/2011 lAcessos: 549

    Nesse artrigo explicamos de maneira breve sucinta o que é a atrite reumatóide, como ela acomete o cotovelo e como tratamos os pacientes com AR no cotovelo

    Por: joel murachovskyl Saúde e Bem Estar> Medicinal 22/08/2011 lAcessos: 1,078

    A epicondilite lateral acomete um número grande de atletas e seu tratamento pode ser difícil ou demorado. É importante entender isso para o sucesso do tratamento e entendendo a doença o paciente fica mais tranquilo ao tratá-la.

    Por: joel murachovskyl Saúde e Bem Estar> Medicinal 22/08/2011 lAcessos: 1,399 lComentário: 2
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast