Luxação Acrômio-Clavicular: Como Ocorre e Como Tratar

Publicado em: 24/08/2011 |Comentário: 0 | Acessos: 2,551 |

O que é a luxação Acrômio-Clavicular?

A Clavicula na sua porção mais lateral está ligada ao Acrômio por meio de uma articulação, cujo o nome é Articulação Acrômio-Clavicular. Como toda articulação a articulação Acrômio-Clavicular tem uma cápsula que a envolve e apresenta ligamentos que mantém sua estabilidade.  O rompimento desses ligamentos e cápsula, seja por um trauma direto ou indireto, leva ao que chamamos de luxação Acrômio-Clavicular e isso quebra a ligação existente entre o esqueleto axial e o esqueleto apendicular, ocorrendo na verdade uma queda do ombro do lado acometido.

Lesão dos ligamentos acrômio-claviculares e córaco-claviculares

Causas

O trauma direto sobre o Ombro é a causa mais comum, geralmente, uma queda sobre o ombro, como, por exemplo, queda do cavalo, uma queda jogando futebol ou uma queda de bicicleta.  No momento do trauma, dependendo da sua  intessidade, pode ocorrer, apenas um estiramento dos ligamentos e cápsula, uma lesão parcial dos ligamentos, chegando a uma lesão completa de todos os ligamentos e cápsula.

Sintomas

O paciente reclama de dor na articulação Acrômio-Clavicular, pode apresentar um edema local, equimose, e, também, pode apresentar mobilidade aumentada na porção lateral da clavicula , que é dolorosa e, que chamamos de sinal da tecla. Além disso, é comum observarmos uma escoriação nessa região e o paciente pode apresentar uma instabilidade da clavicula à movimentação do ombro.

Tratamento

O tratamento cirúrgico é indicado quando todos os ligamentos estão rompidos, havendo uma instabilidade franca da clavicula ao exame do ombro e, observamos uma separação entre a clavicula e o acrômio maior do que 100%, caso contrário, optamos pelo tratamento conservador. No tratamento conservador o paciente deve ficar em repouso relativo com auxílio de uma tipóia. A crioterapia ajuda a diminuir o edema local e dominuí a dor, assim como o uso de analgésicos e anti-inflamatório. Após diminuir a dor e o edema local, o paciente é estimulado na fisioterapia a realizar movimentos passivos e ativos-assistidos de elevação do braço, rotação lateral e medial e abdução e adução do ombro, até o ponto em que não tem dor. Esse limite vai aumentando gradativamente, até que o paciente apresente uma amplitude de movimemto completa ou próximo a completa, comparando com o lado contralateral. Nesse momento  inicia-se o fortalecimento de toda a cintura escapular e dos músculos peri-escapulares.

No tratamento ciúrgico realizamos  uma reconstrução dos ligamentos lesados, substituindo-os por outro o qual não foi lesado no momento do trauma, além de reparar a cápsula superior. Usamos uma amarrilha em volta da clavicula e passamos um fio de aço entre o acrômio e a clavicula, ambos para proteger a recontrução do ligamento. Esse fio de aço é retirado com 6 semanas e o paciente inicia a fisioterapia para ganho de amplitude de movimento e com 4 meses inicia o fortalecimento dos grupos musculares da cintura escapular e dos músculos peri-escapulares.

     
Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/medicina-artigos/luxacao-acromio-clavicular-como-ocorre-e-como-tratar-5156444.html

    Palavras-chave do artigo:

    dor

    ,

    ombro

    ,

    luxacao

    Comentar sobre o artigo

    Nesse artigo explicamos porque o ombro, eventualmente desloca, qual são as queixas dos pacientes e como podemos tratar esse problema.

    Por: joel murachovskyl Saúde e Bem Estar> Medicinal 22/08/2011 lAcessos: 1,026

    Esta pesquisa teve como objetivo investigar a experiência de inclusão escolar de uma criança com deficiência física. Partindo do processo histórico de construção das políticas públicas voltadas às necessidades educacionais especiais, problematizou-se o modo de formulação e implementação das políticas de inclusão, atentando para a necessidade de compreender sua efetivação concreta. Partindo de uma perspectiva fenomenológica, a pesquisa recorreu à reconstrução biográfica do processo de inclusão.

    Por: Flainyl Educação> Educação Infantill 09/01/2014 lAcessos: 135
    Araceli Canova

    A dança exige performance complexa com padrão preciso e controlado. O balé clássico, por exemplo, com movimentos realizados com o peso do corpo sobre a ponta dos pés, demanda esforços extras para manter a estabilidade dos membros inferiores. Se algo interferir na mobilidade normal da articulação, necessitar-se-á de compensações posturais e alterações de movimentos que podem ocasionar aumento do estresse até em outras partes do organismo, resultando em lesões.

    Por: Araceli Canoval Saúde e Bem Estar> Medicinal 27/03/2015

    Número de casos diminui, mas doença ainda é a segunda causa de óbito por agente infeccioso no mundo

    Por: Ricardo Machado Comunicaçãol Saúde e Bem Estar> Medicinal 23/03/2015

    A cirurgia juntamente com outros tipos de terapias, pode ser uma opção de tratamento para o câncer de pulmão que ainda são pequenas em estágio inicial de desenvolvimento. Se caso a cirurgia puder ser realizada, ela oferece uma boa chance de sucesso da cura da doença.

    Por: Vinicios Ferreiral Saúde e Bem Estar> Medicinal 20/03/2015

    Os 5 piores tipos de câncer. Câncer de pele. O câncer de pele e o tipo de tumor mais comum na população mundial, pois cerca de vinte e cinco por cento dos casos de câncer, são de câncer de pele, o câncer de pele acontece quando ocorre o crescimento acelerados das células que compõem a pele.

    Por: Vinicios Ferreiral Saúde e Bem Estar> Medicinal 20/03/2015

    De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2030 as doenças cardiovasculares serão responsáveis por quase 24 milhões de óbitos. Hoje, no Brasil, a cada cinco minutos alguém sofre um infarto. Das 300 mil ocorrências desse tipo que acontecem anualmente, 80 mil resultam em morte. As estatísticas são alarmantes e chama atenção o fato de que, mesmo aqueles que fazem check-up anualmente e se creem livres de risco, não são poupados.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 17/03/2015
    Mariangela de Oliveira Castro

    Compõe o currículo da Graduação em Educação Física, disciplinas de Ciências Médicas e sendo esta, reconhecida como área da Saúde, de acordo com a resolução do Conselho Nacional de Saúde (CNS nº. 218/1997), percebe-se que o professor de Educação Física é atualmente, o profissional melhor capacitado dentro da escola para prestar assistência aos alunos portadores de Diabetes, bem como atuar em situações de emergência.

    Por: Mariangela de Oliveira Castrol Saúde e Bem Estar> Medicinal 06/03/2015 lAcessos: 14

    No começo da vida sexual, o maior medo das meninas é engravidar ‘sem querer'. Nessa fase, engravidar parece a coisa mais fácil do mundo e muitas meninas pensam que será assim para o resto da vida. Até que se casam e percebem que – mesmo parando de tomar pílula – a gravidez não se confirma. Isso ocorre com muita frequência e muitos casais precisam cada vez mais de ajuda especializada para ter um filho.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 03/03/2015 lAcessos: 19

    Estudo publicado no jornal Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention revela uma mutação genética que acomete famílias afrodescendentes. Especificamente, mulheres negras têm mais chances de serem diagnosticadas com câncer de mama do que mulheres brancas antes dos 40 anos.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 02/03/2015 lAcessos: 18

    Nesse artigo explicamos quais as possiveis causas de dor no ombro e como devemos proceder na presença de uma dor que atraplaha nas atividades da vida diária

    Por: joel murachovskyl Saúde e Bem Estar> Medicinal 29/08/2011 lAcessos: 295

    Neste artigo explicamos como ocorre a compressão do nervo ulnar no cotovelo. Abordamos a sintomatologia e as diversas formas de tratamento até a cirurgia

    Por: joel murachovskyl Saúde e Bem Estar> Medicinal 24/08/2011 lAcessos: 2,404

    Nesse artigo explicamos como ocorre a lesão do tendão distal do bíceps. Quais os sintomas apresentados pelos pacientes e como se realiza seu tratamento

    Por: joel murachovskyl Saúde e Bem Estar> Medicinal 23/08/2011 lAcessos: 1,305

    Nesse artigo explicamos porque o ombro, eventualmente desloca, qual são as queixas dos pacientes e como podemos tratar esse problema.

    Por: joel murachovskyl Saúde e Bem Estar> Medicinal 22/08/2011 lAcessos: 1,026

    Nesse artigo explicamos o que é a lesão SLAP, seus sinais e sintomas e como devemos tratar essa lesão

    Por: joel murachovskyl Saúde e Bem Estar> Medicinal 22/08/2011 lAcessos: 2,181

    Nesse artigo explicamos de maneira resumida o que é a atrose do ombro e como podemos tratá-la.

    Por: joel murachovskyl Saúde e Bem Estar> Medicinal 22/08/2011 lAcessos: 615

    Nesse artrigo explicamos de maneira breve sucinta o que é a atrite reumatóide, como ela acomete o cotovelo e como tratamos os pacientes com AR no cotovelo

    Por: joel murachovskyl Saúde e Bem Estar> Medicinal 22/08/2011 lAcessos: 1,232

    A epicondilite lateral acomete um número grande de atletas e seu tratamento pode ser difícil ou demorado. É importante entender isso para o sucesso do tratamento e entendendo a doença o paciente fica mais tranquilo ao tratá-la.

    Por: joel murachovskyl Saúde e Bem Estar> Medicinal 22/08/2011 lAcessos: 1,468 lComentário: 2
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast