Luxação De Articulação Têmporo- Mandibular

Publicado em: 25/06/2008 |Comentário: 5 | Acessos: 273,876 |

 

LUXAÇÃO DE ARTICULAÇÃO TEMPORO- MANDIBULAR (ATM)

DEFINIÇÃO:

É a perda de contato entre 2 superfícies articulares (côndilo ou cabeça da mandíbula e eminência articular);

Podem ocorrer de duas formas, descritas a seguir:

- luxação unilateral: ocorre o desvio de linha mediana (assimetria) e deslocamento da mandíbula para o lado oposto ao da luxação;

- luxação bilateral: simetria facial onde ambos os côndilos mandibulares deslocam-se anteriormente a região de eminência articular;

As luxações podem apresentar etiologias variadas conforme descrição abaixo:

A) Luxação Traumática:

· Deslocamento para distal ou medial: associado a fraturas de mandíbula

associado a fraturas de mandíbula

· Deslocamento posterior: associado à fratura do meato acústico

 

· Deslocamento superior: mais grave. Nesses casos, o côndilo ou cabeça da mandíbula penetra na cavidade glenoide. Comunicação com o crânio.

B) Luxação Atraumatica:

· Deslocamento anterior dos côndilos mandibulares relacionados à micro traumas;

 

ü Fatores causais:

 

· Eficientes: (bocejo, gargalhada, procedimentos clínicos, exodontias, anestesia geral, etc). existe um componente físico predisponentes;

 

· Predisponentes: (fossa mandibular rasa, lassidão ligamentar (ligamentos maiores que o normal não segurando a abertura limite de boca) ocorrem com o passar dos anos;

Sinais & Sintomas:

 

- Aumento de abertura bucal

- aumento de salivação (sialorréia) e dificuldade de falar;

- quadro de algia DOR pós- redução;

 

Exame físico

 

- Palpação intra-oral (próximo à tuberosidade)

- Palpação em meato acústico externo (extra-oral)

 

Exames Radiográficos Complementares

 

- Towne (avaliação de fraturas condilares)

- lateral e obliqua de mandíbula (avaliação de fraturas em ramo de mandíbula e processo ascendente de côndilo0

- panorâmica (permite visualização de todas estruturas*** infelizmente não são todos serviços de urgências hospitalares que apresentam equipamentos de rx panorâmico)

- tomografia

- tomografia 3D

- ressonância magnética

 

Tratamentos

 

- Redução incruenta: no consultório, no hospital (PS)

Técnica:

- redução normal: apoio em região trigono- retromolar realiza-se movimento para baixo, para trás e para cima.

A posição de trabalho deve ser:: CD a frente. Paciente sentado, corpo ereto com a cabeça apoiada (reta), com a cabeça segurada por u terceiro.

Obs.: Se o paciente usa PT, remover a prótese para não cortar o rebordo quando fizer apoio com o dedo na oclusal.

 

Outras manobras de redução:

- pela manobra de Atterbury: rolha de cortiça colocada o mais posteriormente possível (trigono retro molar). Ao elevar o mento para cima, o côndilo vai para baixo.

- manobra de Watson Jones: vários palitos de madeira (abaixador de língua) unidos com esparadrapo. Coloca-se 1 conjunto de palitos de cada lado e vai rodando até vencer a altura da eminência. O paciente tem que ter apoio (não pode ter perio, prótese etc).

- técnica com terapêutica medicamentosa: injetar 1,8ml de lidocaina na zona bilaminar (retrodiscal) para haver relaxamento nessa zona, que é inervada. (OU) injetar relaxante intravenoso sistêmico.

à Redução cruenta: técnica cirúrgica

à Luxações recidivantes:

- fossa mandibular rasa

- lassidão ligamentar

- patologias neurológicas

- outros

à Cuidados pós-redução:

- enfaixamento

- bloqueio maxilo-mandibular

- fisioterapia

- dieta

- medicação sistemica

 

 

Avaliar artigo
5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 8 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/medicina-artigos/luxacao-de-articulacao-temporo-mandibular-461836.html

    Palavras-chave do artigo:

    atm

    ,

    odontologia

    ,

    luxacao

    Comentar sobre o artigo

    Segundo a Organização Mundial de Saúde, aproximadamente 1.4 milhões de crianças perderam a visão

    Por: Ricardo Machado Comunicaçãol Saúde e Bem Estar> Medicinal 15/12/2014

    Plano de saúde é coisa séria pois lida com a saúde, por isso é importante você conversar com um corretor de planos para ele tirar todas as suas dúvidas e ajudar na escolha do plano ideal.

    Por: caetano caldasl Saúde e Bem Estar> Medicinal 13/12/2014

    O Acidente Vascular Encefálico AVE pode ser isquêmico (quando se falta sangue no local afetado) ou Hemorrágico (quando há um extravasamento de sangue no local afetado). O AVE é uma das principais causas de morte no Brasil tanto em homens quanto mulheres, segundo o Ministério da Saúde. Seus sintomas variam desde a dificuldade de falar até mesmo a perda da consciência. Os fatores de riscos estão relacionados a diabetes, hipertensão e etc.

    Por: ANDRÉ LUIS DE CAMPOSl Saúde e Bem Estar> Medicinal 12/12/2014

    Estima-se que aproximadamente 7 milhões de mulheres sofram com o problema no Brasil

    Por: Ricardo Machado Comunicaçãol Saúde e Bem Estar> Medicinal 11/12/2014

    O Hospital Regional Público do Sudeste do Pará (HRSP), administrado pela Pró-Saúde, e o Hemocentro Regional de Marabá (Hemopa) promoveram a 23ª edição da tradicional campanha voluntária para doação de sangue na região.

    Por: Aline Limal Saúde e Bem Estar> Medicinal 10/12/2014

    Com o acúmulo de atividades e responsabilidades, a boa memória se torna, cada vez mais, um artigo de luxo! De fato, a memória é uma das nossas funções cognitivas mais importantes e serve para arquivar experiências e informações adquiridas ao longo da vida

    Por: Flávia Ghiurghil Saúde e Bem Estar> Medicinal 09/12/2014

    As chances de um homem apresentar câncer de próstata aumentam na medida em que o nível do PSA (antígeno prostático específico) aumenta também – sendo considerados normais níveis inferiores a 2,5ng/ml. Por isso, é consenso na medicina alertar para a realização anual do exame em pacientes com idade entre 50 e 75 anos e até mesmo fora dessa faixa quando há risco aumentado para a doença.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 08/12/2014

    Um dos grandes desafios das operadoras de planos de assistência à saúde é o efetivo gerenciamento dos riscos a que estão expostas estas organizações em um mercado cada vez mais competitivo, com investimentos internacionais se consolidando no país e o amadurecimento da regulamentação do setor através da Agência Nacional de Saúde Suplementar, a ANS.

    Por: douglas trindadel Saúde e Bem Estar> Medicinal 04/12/2014 lAcessos: 11

    O nome Chow-Chow deve-se aos habitantes de Cantón, mas não é uma raça típica chinesa, segundo estudos provém da Sibéria e foi levado a China no período das invasões dos tártaros. Monges Tibetanos criavam e criam até os dias atuais chow- chows da cor azul que além de função de guarda aos monastérios, acre

    Por: helton miyoshil Lar e Família> Animaisl 24/06/2010 lAcessos: 641

    O sinus lift com enxerto de osso pode ser realizado com diversos materiais de enxertia, incluindo osso autógeno, aloenxerto, xenoenxerto e material aloplástico, sendo considerado um procedimento com alto índice de sucesso. Apesar de existirem controvérsias na aplicação de técnicas em um ou dois estágios em sinus lift, ambos procedimentos apresentam resultados positivos.

    Por: helton miyoshil Beleza> Cirurgia Plástical 13/10/2008 lAcessos: 5,720

    O presente artigo tem o objetivo de demonstrar opções reabilitacionais no emprego de enxertos Autógenos e biomateriais associados a técnica de elevação de seio maxilar no emprego de cirurgia de colocação de implantes, evitando morbidades com emprego de enxertos de osso ilíaco em casos de maxilas atróficas ou com pneumatização maxilar.

    Por: helton miyoshil Beleza> Cirurgia Plástical 07/10/2008 lAcessos: 4,214 lComentário: 1

    Lipomas na odontologia são consideradas lesões “neoplasias benignas” de tecido mesenquimal que correspondem de 1 a 5% dos tumores bucais, com variáveis clínicas e histopatológicas que não alteram seu prognóstico.

    Por: helton miyoshil Beleza> Cirurgia Plástical 03/10/2008 lAcessos: 2,467

    Inúmeras são as formas de obtenção de enxertos, tais como crista óssea de osso ilíaco, tíbia, calota craniana (pouco utilizada), costela e cavidade bucal “sendo eleição para boa parte dos casos”. A utilização de técnicas de elevação de soalho de seio maxilar com interposição de enxerto autógeno e biomateriais constituem uma das formas de reabilitação que por não necessitar de internação hospitalar apesar de exigir destreza de um cirurgião experiente tornou-se bem difundida na ultima década, favorecendo tanto o paciente como o profissional com vantagens como redução de custos de internações, redução de morbidades e tempo operatório, sendo que em muitos casos é possível a realização do enxerto aliado a instalação de implantes no mesmo dia.

    Por: helton miyoshil Saúde e Bem Estar> Medicinal 30/09/2008 lAcessos: 26,689 lComentário: 33

    Em um estágio inicial, denominado fase “in situ” a lesão fica restrita à camada mais superficial da pele, onde o diagnóstico e tratamento apresentam prognóstico favorável pois ainda não ocorreu a disseminação de células tumorais à distância e a retirada completa do tumor tem altos índices de cura. O uso de filtro solar é essencial para prevenir o surgimento do melanoma maligno.

    Por: helton miyoshil Beleza> Cirurgia Plástical 13/08/2008 lAcessos: 1,878

    O cirurgião deve estar atento as queixas e necessidades individuais de cada pessoa, respondendo com clareza os anseios de cada um para que não existam problemas futuros. Na dúvida desconsiderar um eventual tratamento complexo por um mais simples evitando transtornos desnecessários. O profissional deve expor alternativas de tratamento, dando opções ao paciente e deixando a decisão principal ao requerente.

    Por: helton miyoshil Beleza> Cirurgia Plástical 11/08/2008 lAcessos: 834 lComentário: 1

    O cirurgião-dentista que atua na especialidade de estomatologia “Estomatologistas” tem o objetivo de tratar não apenas a cavidade oral, e sim de estruturas como a pele, pois existem diversas patologias que apresentam repercussões tanto no sistema estomatognático como nas superfícies cutâneas.

    Por: helton miyoshil Carreira> Gestão de Carreiral 11/08/2008 lAcessos: 39,441

    Comments on this article

    2
    Luciana 21/03/2011
    Dia 28/02/2011 tive um acidente de moto ocasionando uma luxação unilateral do meu maxilar. Como o trauma foi no lado esquerdo, a luxação ocorreu para o lado direito e os sintomas sao uma dor no ouvido esquerdo e dores no lado esquerdo do pescoço e face. Fiz varios exames e um cirurgião dentista e protético fez uma placa para uso continuo, so retirando para alimentar. Ele disse que a placa ira ajudar no retorno da mandibula. Ele tbm passou alguns exercícios que eu tenho que fazer com o maxilar, para ajudar no retorno. Estou sentindo um alivio com a placa e os exercícios que me foram passados, mas segundo o dentista, o tratamento é demorado.
    4
    Reg 19/10/2010
    Agradeço muito este artigo. Tenho subluxação há quase 35 anos, e faz uns meses minha boca FECHOU e abre só 1,5 cm - como estou desempregada, tenho q esperar atendimento pela saúde pública, o q demora um pouco, mas já posso ter uma idéia do q me espera...
    Muitissimo obrigada por compartilhar conhecimento.
    :D
    0
    Julia 11/03/2010
    Eu uso aparelho nos dentes ha mais ou menos uns 5 anos,de la pra ca venho sentindo muitas dores no maxilar,meu ortodontista me disse que tenho uma desgaste na rotula do maxilar,mas ele nao me pediu nenhum exame pra diagnosticar isso,como as dores vem so de algum em algum tempo eu acabo esquecendo de procurar um especialista,na verdade quero saber qual procurar?????
    Hoje sinto muitas dores,elas estao afetando minha cabeça,ando sentindo muitas dores de cabeça,mal consigo abrir a boca principalmente pela manha qd vou escovar os dentes,estou a base de nimisulida,e ja nao esta fazendo efeito tbm.
    Quero saber qual tipo de especialista procurar.,
    3
    Polliana 03/11/2009
    Bom dia, a dois anos atras tive essa luxaçao na boca:luxação unilateral, na epoca passei por varios medicos e nenhum me trouxe a soluçao, ate que foi a um hospital de emergencia e tinha um cirurgiao bucomaxilofacial que me disse que eu tinha a luxaçao acima, ele voltou a minha boca ao normal e deixou a enfaixada por alguns dias, quando retirei a faixa procurei um medico especialista, passei na verdade por varios mais nenhum me informava o que tinha ate entao procurei a causa na internet, dai pode concluir a luxaçao, so que ate hoje nao fiz nehum tipo de tratamento e gostaria de saber se ha tratamento? com quem procuro?, pois ja tem dois anos e ela nunca mais caiu mais as vezes ela trava e nao consigo abrir a boca direito. e muitas vezes ainda doi tambem.
    5
    tuty 19/07/2009
    Ola estou muito preocupada,pois tive a 2 anos atraz muitas dores no ouvido e na garganta que mecausaram um desespero enorme passeiporvarios medicos ate entrnada eu fui ,ate que um dia umdelesme pediramum exame da ATM pq de tanto mepreoucupar ganhei um desiquilibrio no corpo,panico depressao.tive duas luxacoes de ficar varios minutos com a boca aberta e travada desespero total onde chegaram a conclusao atraves de uma radigrafia que estava com varias luxacoes por isso sentia tanta dor noouvido,cabeca e garganta sempre a dor se concentra mais do lado direito parece que estou sempre com a garganta irritada desse ladosinto que dependendo do alimento que ingiro encomoda e se eu abrir um pouco mais que o normal sem tomar cuidadoaminha boca trava edaumador horrivel nessas partes que citei e na face.Entaodepoisdetodosesses sintomas que sinto voces podem me ajudar e ATM oucoisa mais complicada nao seinem que recursosprocurar estou com um certo medo tenho varios estalos sensacoes de deslocamento da mandibola sem comentar na dor e desconforto comosou nova moradora aqui de Santa MARIA no RS fico sem saber que providencia tomar preciso resolvr isso nao aguento mais sera possivel passar um diagnostico atrves de todos esses sintOmas espero anciosa.Atenciosamente TUTY
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast