Menstruação

Publicado em: 26/03/2011 |Comentário: 0 | Acessos: 1,060 |

O que é a menstruação?

 

Por muito tempo, se criou uma cultura de fantasias e mitos acerca da menstruação. Até nos dias atuais, muitas vezes ouvimos falar que se trata de sangue sujo ou sujeira da mulher.

Fala-se que se a mulher não menstruar esta sujeira pode subir para a cabeça e causar problemas de saúde.

Estas crendices e muitas outras vêm de tempos remotos e na Bíblia a menstruação é tratada como imundícia da mulher e havia a necessidade de purificação, no antigo testamento.

Então o que é a menstruação? Trata-se realmente de sujeira (imundícia)? E a pergunta atual devido a novos papéis assumida pela mulher na sociedade e no mercado de trabalho é: A mulher precisa menstruar?

Menstruação significa uma ação mensal. Como ela ocorre geralmente de 28 em 28 dias (mês lunar) ou 30 em 30 dias então este sangramento mensal ficou conhecida como menstruação.

Menstruação é um sinal de que não esta grávida. Quando a mulher não está grávida, ela apresenta menstruação.

Antigamente existia uma crença que a menstruação era o choro do útero (mãe do corpo) pela "falta" do bebe.

A menstruação é também conhecida por vários outros nomes tais como: costume das mulheres, regra, chico, fluxo, incômodo  e tanto outros.

 

Porque e como ocorre a menstruação?

A mulher nasce biologicamente para a função da procriação (preservação da espécie), quando a menina entra na puberdade, o corpo dela começa sofrer transformações externas e internas. O útero que outrora infantil cresce de tamanho para se adequar as futuras gestações.

Num determinado período deste desenvolvimento ela começa a apresentar ovulações para engravidar e o útero, como todo o seu corpo se modifica preparando-se para este fim. Dentro do útero existe uma "pele" ou tecido que recobre a parede interna denominada de endométrio. O endométrio sob a influência dos hormônios produzidos pelos óvulos (folículos/ cistos foliculares) em amadurecimento começa a proliferar (crescer), tornando a mais espessa e vascularizada para ficar receptivo ao ovo (óvulo fecundado).

Quando ocorre a gravidez, o ovo migra das trompas até a cavidade uterina e se fixa no endométrio preparado para este fim, permanecendo no útero até completar 9 meses (40 semanas) em média, quando nascerá um belo bebe.

Quando não ocorre a gravidez, os hormônios produzidos pelo folículo e pelo corpo lúteo vão sendo eliminados, parando de estimular o endométrio fazendo que este regrida e descame.

A menstruação ocorre devido a descamação do epitélio endometrial (pele) que foi formado para receber a aquela gravidez e como não ocorreu a gravidez, o endométrio "não fica" no útero para ser usado na próxima tentativa de gravidez, mas descama e é formado outro endométrio para o próximo ciclo.

Na menstruação a descamação do endométrio desce como  "carne moída" ou "pelinhas" que algumas vezes confunde com "aborto".

Mas se menstruação é para descamar o endométrio, então o por que do sangramento?

Como o endométrio é nutrido pelos vasos sanguíneos que penetram nela e quando ela se descama, estes vasos se rompem e sangram. O sangramento menstrual é devido ao rompimento dos vasos que penetravam no endométrio.

Após a descamação do endométrio estes vasos começam a cicatrizar e a diminuir o sangramento, ao mesmo tempo em que se reinicia o crescimento do novo endométrio (pele), parando o sangramento (menstruação).

Não existe bola de sangue sujo que sangra na menstruação e nem sangue que fica parado e vai para a cabeça.

Espero que tenha esclarecido as dúvidas sobre a menstruação. Em outros tópicos discutiremos  se a mulher precisa sangrar (menstruar) ou não.

Abraços e até breve.

Acompanhem outros artigos neste link: Saúde da Mulher

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/medicina-artigos/menstruacao-4481431.html

    Palavras-chave do artigo:

    menstruacao

    Comentar sobre o artigo

    Quando é o período fértil?? Posso ficar grávida menstruada?? Fico ovulada na mentruação??

    Por: Wang Wen Hungl Saúde e Bem Estar> Medicinal 11/04/2011 lAcessos: 1,067

    A menstruação atrasada pode estar ligada a diversos fatores, entre eles, (descartando a gravidez) os mais comuns são as alterações hormonais. Muitas mulheres sofrem com problemas de atraso menstrual ou fluxo desregulado e muitas vezes desconhecem os motivos, simplesmente ignoram, acham que é normal e não buscam a ajuda de um médico. Saiba que este é um problema muito sério e que pode acarretar problemas ainda mais sérios se não for tratado.

    Por: Liange Angelil Saúde e Bem Estar> Medicinal 24/03/2014 lAcessos: 45

    O texto se refere à possibilidade que a mulher moderna tem de escolher se quer ou não menstruar. Apresenta visões relativas a essa possibildade e opções referentes a esse resultado.

    Por: Ricardo Lubal Saúde e Bem Estar> Medicinal 29/07/2010 lAcessos: 472 lComentário: 1

    Muitas dúvidas sobre a necessidade de ter o não menstruar e se não mentruar pode trazer problemas para a saúde.

    Por: Wang Wen Hungl Saúde e Bem Estar> Medicinal 30/03/2011 lAcessos: 4,452
    Manuela Morgado

    Homeopatia no Climatério e Menopausa da Mulher Climatério, Menopausa e Perimenopausa são termos com sentidos diferentes, mas muitas vezes utilizados com o mesmo significado. Sinais e Sintomas Físicos da Mulher no Climatério Sinais e Sintomas Emocionais da Mulher no Climatério O que a Mulher pode fazer para aliviar os Sintomas do Climatério e Menopausa Tratamento Homeopático

    Por: Manuela Morgadol Saúde e Bem Estarl 07/10/2010 lAcessos: 4,491 lComentário: 1

    Mulheres acima dos 30 anos, que não tem filhos, casadas ou solterias, começam a perceber a necessidade de pensar na questão da gestação. Ser ou não ser mãe? Carreira versus maternidade. Liberade versus família. Mesmo com o avanço da medicina, nossa vida fertíl é finita. Isto faz parte da angústia. Problemas como: miomas, severas TPM, ansiedade advinda do constante trilintar do relógio biológico, a infertilidade e a fertilização são discutidos no texto abaixo.

    Por: Marie Bizel Psicologia&Auto-Ajudal 22/07/2009 lAcessos: 352
    Ricardo Miguel

    Apesar da Internet e de muita informação, existem vários mitos e dúvidas sobre as mulheres, sobre a sexualidade e sobre o seu corpo. Descubra 10 verdades e mentiras sobre as mulheres.

    Por: Ricardo Miguell Lar e Família> Mulherl 21/04/2014 lAcessos: 61
    Ricardo Miguel

    Alguns mitos e curiosidades sobre o sexo e a gravidez - O esperma tem calorias? É possível adivinhar o sexo do bebé? É perigoso uma grávida andar de avião? Estes e outros mitos no artigo de hoje.

    Por: Ricardo Miguell Lar e Família> Gravidezl 16/11/2012 lAcessos: 81
    Ricardo Miguel

    Doenças da tiróide ou tireóide. Quais os sintomas, quais as causas e que tratamentos existem para os problemas na tiróide. Qual a diferença entre hipotiroidismo e hipertiroidismo.

    Por: Ricardo Miguell Saúde e Bem Estar> Medicinal 05/02/2014 lAcessos: 119
    Nilton Salvador

    Amor é o remédio Perguntei para duas amigas, ambas mães de autistas: qual a diferença ou ainda, a semelhança entre Alzheimer e Autismo? Uma delas me contou que sua mãe ficou órfã de pai ainda menina, e teve uma doença que por não ter identificação na época, e por esse fator prevalecer foi internada num manicômio pelo resto da vida.

    Por: Nilton Salvadorl Saúde e Bem Estar> Medicinal 24/01/2015

    Saiba um pouco mais sobre o que são glândulas sudoríparas e como ela funciona no seu corpo.Também veja sobre bromidrose que é um doença que gera cheiro desagradável.

    Por: Rafaell Saúde e Bem Estar> Medicinal 23/01/2015

    A esclerose múltipla é uma doença com muitas peculiaridades e, cada vez mais, tem se abordado este tema. Apesar da maior difusão, ainda existem confusões com outras duas doenças, em relação ao nome. Os antigos chamavam as pessoas com pouca memória de esclerosadas. Apenas posteriormente, com os estudos, surgiu o termo Alzheimer. O outro equívoco é com a esclerose lateral amiotrófica (ELA), que também é uma doença grave e com sintomas um pouco semelhantes, porém que atingem populações diferentes.

    Por: Central Pressl Saúde e Bem Estar> Medicinal 22/01/2015

    De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), no ano passado surgiram mais de 30 mil novos casos de câncer colorretal (designação que envolve câncer de cólon, de reto e de intestino grosso). Anualmente, essa doença leva à morte cerca de 14 mil pessoas, embora possa ser tratada e curada quando identificada logo no início. Daí a importância cada vez maior do diagnóstico precoce, antes que o tumor possa se espalhar para outros órgãos.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 14/01/2015 lAcessos: 17
    Bernardo Sobreiro

    Neste artigo é abordada a história do tratamento dos cálculos urinários, dos procedimentos realizados em 600 AC até a moderna litotripsia com uso de Holmium laser e endoscópios flexíveis.

    Por: Bernardo Sobreirol Saúde e Bem Estar> Medicinal 11/01/2015 lAcessos: 12
    Bernardo Sobreiro

    As margens cirúrgicas positivas ocorrem quando na análise patológica da peça cirúrgica se observa que o tumor maligno não foi retirado na sua totalidade. Neste artigo é abordada a frequência de margens cirúrgicas positivas na prostatectomia radical (tratamento curativo do câncer de próstata) e o impacto da sua ocorrência na recidiva e progressão da doença.

    Por: Bernardo Sobreirol Saúde e Bem Estar> Medicinal 11/01/2015
    Bernardo Sobreiro

    Neste artigo são abordados aspectos epidemiológicos do câncer de próstata, como as variações temporais na incidência, mortalidade, e fatores de risco como idade e raça.

    Por: Bernardo Sobreirol Saúde e Bem Estar> Medicinal 11/01/2015
    Bernardo Sobreiro

    Neste artigo é abordada a história do antígeno prostático específico (PSA), desde seu descobrimento até a sua aplicação clínica como principal ferramenta no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

    Por: Bernardo Sobreirol Saúde e Bem Estar> Medicinal 11/01/2015

    Saiba o que é HPV, que é uma doença sexualmente transmissível que pode causar o cancer de colo uterino, que tem como prevenir e tratar as lesões precursoras.

    Por: Wang Wen Hungl Saúde e Bem Estar> Medicinal 06/08/2011 lAcessos: 2,079

    Sobre a Síndrome do ovário micropolicístico. Posso engravidar?. Tem tratamento? Anticoncepcional trata Somp?

    Por: Wang Wen Hungl Saúde e Bem Estar> Medicinal 02/08/2011 lAcessos: 436

    Por que minhas contas não batem com as do médico? Como saber de quanto esta minha gravidez?

    Por: Wang Wen Hungl Saúde e Bem Estar> Medicinal 24/06/2011 lAcessos: 1,240

    Relação entre óvulos, cistos e menopausa. Onde tem cistos? Cistos impedem de engravidar?

    Por: Wang Wen Hungl Saúde e Bem Estar> Medicinal 13/05/2011 lAcessos: 1,689 lComentário: 1

    Quando devo iniciar o uso do anticoncepcional? No 1° dia do ciclo? No 5° dia do ciclo? No 7° dia? Quando terminar a menstruação?

    Por: Wang Wen Hungl Saúde e Bem Estar> Medicinal 29/04/2011 lAcessos: 8,401

    Qual o modo de ação dos anticoncepcionais, entendendo como ele evita a gravidez e por que vem 21 comprimidos.

    Por: Wang Wen Hungl Saúde e Bem Estar> Medicinal 27/04/2011 lAcessos: 4,550

    Quando é o período fértil?? Posso ficar grávida menstruada?? Fico ovulada na mentruação??

    Por: Wang Wen Hungl Saúde e Bem Estar> Medicinal 11/04/2011 lAcessos: 1,067

    Muitas dúvidas sobre a necessidade de ter o não menstruar e se não mentruar pode trazer problemas para a saúde.

    Por: Wang Wen Hungl Saúde e Bem Estar> Medicinal 30/03/2011 lAcessos: 4,452
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast