Na menstruação fica gravida??? Quando é o período fértil??

Publicado em: 11/04/2011 |Comentário: 0 | Acessos: 1,067 |

Para entendermos melhor este assunto, recomendo que leia primeiro sobre a menstruação.

O que é ciclo menstrual e de quantos dias é?

Ciclo menstrual corresponde ao primeiro dia da descida da menstruação até o primeiro dia da próxima menstruação e dura em média 28 a 30 dias, podendo variar em algumas mulheres podendo apresentar ciclos mais longos ou mais curtos.

Para determinar quantos dias é o seu ciclo, é preciso pegar vários ciclos consecutivos e contar de quantos dias é a duração dos seus ciclos. A menstruação não cai sempre no mesmo dia, pois os meses tem número de dias diferentes de 28, 30 e 31 dias.

Para o cálculo do numero de dias do ciclo, conte o numero de dias entre os primeiros dias de duas menstruações. Os números de dias podem não ser iguais podendo variar em média de 1 a 2 dias para ciclos regulares. Quando a variação de dias é muito grande (de dias ou até semanas), falamos que o ciclo é irregular.

Para determinarmos o período fértil devemos pegar somente mulheres com os ciclos regulares. A ovulação ocorrerá 14 dias antes da próxima menstruação, que corresponde à fase do corpo lúteo de 14 dias (folículo em involução após a ovulação).

Em mulheres com os ciclos irregulares não temos como fazer este cálculo, pois não temos como saber quando será a próxima menstruação e assim calcular o dia da ovulação. Nos ciclos regulares podemos calcular a data da próxima menstruação com erro de 1 a 2 dias em média.

Calcular e saber quando é o período fértil para as mulheres com ciclo regular, não significa que o uso da tabelinha seja um método eficaz de contracepção. Pois os ciclos regulares podem desregular por vários fatores, como o psicológico, emocional ou por doenças, não tendo a mesma eficácia contraceptiva de outros métodos.

Então vamos conhecer o período fértil e o dia da ovulação.

Vamos pegar um ciclo de 30 dias para facilitar as contas. Considerando então um ciclo de 30 dias, qual será o dia e qual o período fértil da mulher neste ciclo?

A ovulação ocorre no 14 dias antes da próxima menstruação, então neste ciclo o dia da ovulação será aproximadamente no 16 dia do ciclo.

Se dividirmos o ciclo menstrual em 3 períodos de 10 dias:

- 10 dias iniciando do primeiro dia da menstruação,

- 10 dias no meio do ciclo,

- 10 dias antes da próxima menstruação),

Em quais 10 dias ocorrerá a ovulação?

A ovulação ocorrerá aproximadamente no 16 dia do ciclo (ciclo de 30 dias) então cairá nos 10 dias do meio do ciclo, que será considerado o período fértil. Os primeiros 10 dias (contando com os dias da menstruação) e os 10 dias que antecedem a menstruação não são considerados férteis, pois neste período não esta ocorrendo ovulação e no caso de já ter ovulado, este óvulo já não é mais viável para fecundação e é absorvido pelo organismo antes da menstruação. Na menstruação não esta eliminando o óvulo e sim o endométrio.

Quantos dias a mulher fica ovulando?

A mulher ovula apenas em um dia, mas o óvulo fica vivo (viável 2 dias dentro do corpo da mulher). Mas se a mulher ovula apenas um dia por que o período fértil fica em torno de 9 a 10 dias?

Vamos entender...

O período fértil é o período onde a mulher terá mais possiblidade de engravidar e tem aproximadamente de 9 a 10 dias, por que:

1- A mulher não ovula sempre no mesmo dia todos os meses, às vezes adianta ou atrasa de 1 a 2 dias. Assim com conta em média de 2 dias antes e 2 dias depois para margem de segurança (total de 4 dias).

2- O espermatozoide tem uma média de sobrevivência dentro do organismo em torno de 3 dias (significa que mesmo após três dias da relação sexual ele permanece vivo podendo fecundar o óvulo caso ocorra a ovulação).

3- O óvulo tem em média 2 dias de sobrevida, que significa que mesmo tendo relação 2 dias após a ovulação corre o risco de engravidar.

Assim a contagem fica: 1(2 dias)+2(3 dias)+3(2dias)+1(2 dias)= 9 dias.

Entendemos para ciclos regulares de 30 dias:

1 – 10 primeiros dias Não São Férteis (Não fica grávida), incluindo os dias da menstruação;

2 – A ovulação ocorre 14 dias antes da próxima menstruação + viabilidade do espermatozoide + viabilidade do óvulo + margem de segurança completam o Período Fértil (Fica Grávida) na metade do ciclo, em torno de 9 a 10 dias.

3 - 10 últimos dias do ciclo antes da próxima menstruação Não São Férteis (Não fica grávida);

4 – Não fica GRÁVIDA 5 dias antes e 5 dias depois da menstruação, pois eles ficam fora do período fértil, que está na metade ciclo.

Acompanhem mais assuntos no Saúde da Mulher.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/medicina-artigos/na-menstruacao-fica-gravida-quando-e-o-periodo-fertil-4581179.html

    Palavras-chave do artigo:

    gravida

    ,

    menstruacao

    ,

    periodo fertil

    Comentar sobre o artigo

    Qual o modo de ação dos anticoncepcionais, entendendo como ele evita a gravidez e por que vem 21 comprimidos.

    Por: Wang Wen Hungl Saúde e Bem Estar> Medicinal 27/04/2011 lAcessos: 4,544

    A anemia é uma doença causada principalmente pela diminuição da concentração de hemoglobina no organismo que pode ser acompanhado pela baixa contagem de eritrócitos e diminuição do hematócrito. Vários fatores etiológicos podem desencadear um quadro anêmico nos diversos segmentos populacionais, dentre eles, destacam-se os fatores nutricionais, sendo que a carência de ferro é a causa mais comum das anemias.

    Por: Edma Lopes Mendes de Freitasl Saúde e Bem Estar> Medicinal 02/08/2011 lAcessos: 412
    Nilton Salvador

    Amor é o remédio Perguntei para duas amigas, ambas mães de autistas: qual a diferença ou ainda, a semelhança entre Alzheimer e Autismo? Uma delas me contou que sua mãe ficou órfã de pai ainda menina, e teve uma doença que por não ter identificação na época, e por esse fator prevalecer foi internada num manicômio pelo resto da vida.

    Por: Nilton Salvadorl Saúde e Bem Estar> Medicinal 24/01/2015

    Saiba um pouco mais sobre o que são glândulas sudoríparas e como ela funciona no seu corpo.Também veja sobre bromidrose que é um doença que gera cheiro desagradável.

    Por: Rafaell Saúde e Bem Estar> Medicinal 23/01/2015

    A esclerose múltipla é uma doença com muitas peculiaridades e, cada vez mais, tem se abordado este tema. Apesar da maior difusão, ainda existem confusões com outras duas doenças, em relação ao nome. Os antigos chamavam as pessoas com pouca memória de esclerosadas. Apenas posteriormente, com os estudos, surgiu o termo Alzheimer. O outro equívoco é com a esclerose lateral amiotrófica (ELA), que também é uma doença grave e com sintomas um pouco semelhantes, porém que atingem populações diferentes.

    Por: Central Pressl Saúde e Bem Estar> Medicinal 22/01/2015

    De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), no ano passado surgiram mais de 30 mil novos casos de câncer colorretal (designação que envolve câncer de cólon, de reto e de intestino grosso). Anualmente, essa doença leva à morte cerca de 14 mil pessoas, embora possa ser tratada e curada quando identificada logo no início. Daí a importância cada vez maior do diagnóstico precoce, antes que o tumor possa se espalhar para outros órgãos.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 14/01/2015 lAcessos: 17
    Bernardo Sobreiro

    Neste artigo é abordada a história do tratamento dos cálculos urinários, dos procedimentos realizados em 600 AC até a moderna litotripsia com uso de Holmium laser e endoscópios flexíveis.

    Por: Bernardo Sobreirol Saúde e Bem Estar> Medicinal 11/01/2015 lAcessos: 12
    Bernardo Sobreiro

    As margens cirúrgicas positivas ocorrem quando na análise patológica da peça cirúrgica se observa que o tumor maligno não foi retirado na sua totalidade. Neste artigo é abordada a frequência de margens cirúrgicas positivas na prostatectomia radical (tratamento curativo do câncer de próstata) e o impacto da sua ocorrência na recidiva e progressão da doença.

    Por: Bernardo Sobreirol Saúde e Bem Estar> Medicinal 11/01/2015
    Bernardo Sobreiro

    Neste artigo são abordados aspectos epidemiológicos do câncer de próstata, como as variações temporais na incidência, mortalidade, e fatores de risco como idade e raça.

    Por: Bernardo Sobreirol Saúde e Bem Estar> Medicinal 11/01/2015
    Bernardo Sobreiro

    Neste artigo é abordada a história do antígeno prostático específico (PSA), desde seu descobrimento até a sua aplicação clínica como principal ferramenta no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

    Por: Bernardo Sobreirol Saúde e Bem Estar> Medicinal 11/01/2015

    Saiba o que é HPV, que é uma doença sexualmente transmissível que pode causar o cancer de colo uterino, que tem como prevenir e tratar as lesões precursoras.

    Por: Wang Wen Hungl Saúde e Bem Estar> Medicinal 06/08/2011 lAcessos: 2,078

    Sobre a Síndrome do ovário micropolicístico. Posso engravidar?. Tem tratamento? Anticoncepcional trata Somp?

    Por: Wang Wen Hungl Saúde e Bem Estar> Medicinal 02/08/2011 lAcessos: 436

    Por que minhas contas não batem com as do médico? Como saber de quanto esta minha gravidez?

    Por: Wang Wen Hungl Saúde e Bem Estar> Medicinal 24/06/2011 lAcessos: 1,240

    Relação entre óvulos, cistos e menopausa. Onde tem cistos? Cistos impedem de engravidar?

    Por: Wang Wen Hungl Saúde e Bem Estar> Medicinal 13/05/2011 lAcessos: 1,688 lComentário: 1

    Quando devo iniciar o uso do anticoncepcional? No 1° dia do ciclo? No 5° dia do ciclo? No 7° dia? Quando terminar a menstruação?

    Por: Wang Wen Hungl Saúde e Bem Estar> Medicinal 29/04/2011 lAcessos: 8,396

    Qual o modo de ação dos anticoncepcionais, entendendo como ele evita a gravidez e por que vem 21 comprimidos.

    Por: Wang Wen Hungl Saúde e Bem Estar> Medicinal 27/04/2011 lAcessos: 4,544

    Muitas dúvidas sobre a necessidade de ter o não menstruar e se não mentruar pode trazer problemas para a saúde.

    Por: Wang Wen Hungl Saúde e Bem Estar> Medicinal 30/03/2011 lAcessos: 4,449

    Saiba mais sobre o que é menstruação. O que significa? O que é? Tire suas dúvidas.

    Por: Wang Wen Hungl Saúde e Bem Estar> Medicinal 26/03/2011 lAcessos: 1,059
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast