Na menstruação fica gravida??? Quando é o período fértil??

Publicado em: 11/04/2011 |Comentário: 0 | Acessos: 1,071 |

Para entendermos melhor este assunto, recomendo que leia primeiro sobre a menstruação.

O que é ciclo menstrual e de quantos dias é?

Ciclo menstrual corresponde ao primeiro dia da descida da menstruação até o primeiro dia da próxima menstruação e dura em média 28 a 30 dias, podendo variar em algumas mulheres podendo apresentar ciclos mais longos ou mais curtos.

Para determinar quantos dias é o seu ciclo, é preciso pegar vários ciclos consecutivos e contar de quantos dias é a duração dos seus ciclos. A menstruação não cai sempre no mesmo dia, pois os meses tem número de dias diferentes de 28, 30 e 31 dias.

Para o cálculo do numero de dias do ciclo, conte o numero de dias entre os primeiros dias de duas menstruações. Os números de dias podem não ser iguais podendo variar em média de 1 a 2 dias para ciclos regulares. Quando a variação de dias é muito grande (de dias ou até semanas), falamos que o ciclo é irregular.

Para determinarmos o período fértil devemos pegar somente mulheres com os ciclos regulares. A ovulação ocorrerá 14 dias antes da próxima menstruação, que corresponde à fase do corpo lúteo de 14 dias (folículo em involução após a ovulação).

Em mulheres com os ciclos irregulares não temos como fazer este cálculo, pois não temos como saber quando será a próxima menstruação e assim calcular o dia da ovulação. Nos ciclos regulares podemos calcular a data da próxima menstruação com erro de 1 a 2 dias em média.

Calcular e saber quando é o período fértil para as mulheres com ciclo regular, não significa que o uso da tabelinha seja um método eficaz de contracepção. Pois os ciclos regulares podem desregular por vários fatores, como o psicológico, emocional ou por doenças, não tendo a mesma eficácia contraceptiva de outros métodos.

Então vamos conhecer o período fértil e o dia da ovulação.

Vamos pegar um ciclo de 30 dias para facilitar as contas. Considerando então um ciclo de 30 dias, qual será o dia e qual o período fértil da mulher neste ciclo?

A ovulação ocorre no 14 dias antes da próxima menstruação, então neste ciclo o dia da ovulação será aproximadamente no 16 dia do ciclo.

Se dividirmos o ciclo menstrual em 3 períodos de 10 dias:

- 10 dias iniciando do primeiro dia da menstruação,

- 10 dias no meio do ciclo,

- 10 dias antes da próxima menstruação),

Em quais 10 dias ocorrerá a ovulação?

A ovulação ocorrerá aproximadamente no 16 dia do ciclo (ciclo de 30 dias) então cairá nos 10 dias do meio do ciclo, que será considerado o período fértil. Os primeiros 10 dias (contando com os dias da menstruação) e os 10 dias que antecedem a menstruação não são considerados férteis, pois neste período não esta ocorrendo ovulação e no caso de já ter ovulado, este óvulo já não é mais viável para fecundação e é absorvido pelo organismo antes da menstruação. Na menstruação não esta eliminando o óvulo e sim o endométrio.

Quantos dias a mulher fica ovulando?

A mulher ovula apenas em um dia, mas o óvulo fica vivo (viável 2 dias dentro do corpo da mulher). Mas se a mulher ovula apenas um dia por que o período fértil fica em torno de 9 a 10 dias?

Vamos entender...

O período fértil é o período onde a mulher terá mais possiblidade de engravidar e tem aproximadamente de 9 a 10 dias, por que:

1- A mulher não ovula sempre no mesmo dia todos os meses, às vezes adianta ou atrasa de 1 a 2 dias. Assim com conta em média de 2 dias antes e 2 dias depois para margem de segurança (total de 4 dias).

2- O espermatozoide tem uma média de sobrevivência dentro do organismo em torno de 3 dias (significa que mesmo após três dias da relação sexual ele permanece vivo podendo fecundar o óvulo caso ocorra a ovulação).

3- O óvulo tem em média 2 dias de sobrevida, que significa que mesmo tendo relação 2 dias após a ovulação corre o risco de engravidar.

Assim a contagem fica: 1(2 dias)+2(3 dias)+3(2dias)+1(2 dias)= 9 dias.

Entendemos para ciclos regulares de 30 dias:

1 – 10 primeiros dias Não São Férteis (Não fica grávida), incluindo os dias da menstruação;

2 – A ovulação ocorre 14 dias antes da próxima menstruação + viabilidade do espermatozoide + viabilidade do óvulo + margem de segurança completam o Período Fértil (Fica Grávida) na metade do ciclo, em torno de 9 a 10 dias.

3 - 10 últimos dias do ciclo antes da próxima menstruação Não São Férteis (Não fica grávida);

4 – Não fica GRÁVIDA 5 dias antes e 5 dias depois da menstruação, pois eles ficam fora do período fértil, que está na metade ciclo.

Acompanhem mais assuntos no Saúde da Mulher.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/medicina-artigos/na-menstruacao-fica-gravida-quando-e-o-periodo-fertil-4581179.html

    Palavras-chave do artigo:

    gravida

    ,

    menstruacao

    ,

    periodo fertil

    Comentar sobre o artigo

    Qual o modo de ação dos anticoncepcionais, entendendo como ele evita a gravidez e por que vem 21 comprimidos.

    Por: Wang Wen Hungl Saúde e Bem Estar> Medicinal 27/04/2011 lAcessos: 4,695

    A anemia é uma doença causada principalmente pela diminuição da concentração de hemoglobina no organismo que pode ser acompanhado pela baixa contagem de eritrócitos e diminuição do hematócrito. Vários fatores etiológicos podem desencadear um quadro anêmico nos diversos segmentos populacionais, dentre eles, destacam-se os fatores nutricionais, sendo que a carência de ferro é a causa mais comum das anemias.

    Por: Edma Lopes Mendes de Freitasl Saúde e Bem Estar> Medicinal 02/08/2011 lAcessos: 415

    Estudo publicado no jornal Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention revela uma mutação genética que acomete famílias afrodescendentes. Especificamente, mulheres negras têm mais chances de serem diagnosticadas com câncer de mama do que mulheres brancas antes dos 40 anos.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 02/03/2015
    marco rogerio silva

    Um time forte é fundamental para empresas que querem chegar ao sucesso. Nos últimos tempos, as empresas redescobriram o trabalho em equipe, pois não podemos dizer que esse modelo nunca existiu, ao contrário, é um velho conhecido desde muito tempo. Com os programas de qualidade, esta forma de trabalhar voltou como uma onda muito forte ao cotidiano de muitas pessoas.

    Por: marco rogerio silval Saúde e Bem Estar> Medicinal 01/03/2015
    marco rogerio silva

    O presente trabalho aborda a concepção do profissional de enfermagem em relação ao descarte adequado dos Resíduos Sólidos dos Serviços de Saúde (RSSS), tendo como objetivo analisar o que a literatura demonstra sobre como estes profissionais realizam a separação dos resíduos sólidos dos serviços de saúde. Esta pesquisa apresenta um resultado qualitativo, dado através de uma revisão bibliográfica integrativa.

    Por: marco rogerio silval Saúde e Bem Estar> Medicinal 23/02/2015
    marco rogerio silva

    Instituições de saúde nos últimos anos têm-se preocupado em incentivar e fiscalizar a adoção de medidas básicas de higiene. Este estudo tem como foco principal apresentar aos profissionais de saúde uma abordagem pormenorizada sobre a importância da higienização das mãos em Unidades de Terapia Intensiva, identificando e descrevendo suas vertentes, refletindo sobre a sua importância.

    Por: marco rogerio silval Saúde e Bem Estar> Medicinal 23/02/2015

    Especialista dá três conselhos importantes para quem está começando a vida sexual

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 23/02/2015
    Élida Alexandre

    Os resultados de um ensaio clínico de fase III chamado ALSYMPCA mostram que o rádio-223 dichloride (Xofigo®) melhora a sobrevida global em homens com câncer de próstata avançado que se espalhou para os ossos em comparação com um placebo.

    Por: Élida Alexandrel Saúde e Bem Estar> Medicinal 20/02/2015
    Rubens Britto

    O que você pensa sobre o tabagismo e seu abandono? Em geral, a maioria das pessoas, incluindo os fumantes, é contra o tabagismo. Esse posicionamento é imperioso para que se obtenha êxito pleno na abdicação do vício tabágico.

    Por: Rubens Brittol Saúde e Bem Estar> Medicinal 18/02/2015
    marco rogerio silva

    Este projeto aborda estudos que revelam uma grande proximidade dos fatores para o desenvolvimento da hipertensão arterial, e descrever os fatores de risco que ocasionam a doença tais como: a hereditariedade, a idade, o gênero, o grupo étnico, o nível de escolaridade, o status socioeconômico, a obesidade, o etilismo, o tabagismo. Tem como objetivo, descrever as causas, evolução e o tratamento da Hipertensão Arterial em idosos.

    Por: marco rogerio silval Saúde e Bem Estar> Medicinal 15/02/2015

    Saiba o que é HPV, que é uma doença sexualmente transmissível que pode causar o cancer de colo uterino, que tem como prevenir e tratar as lesões precursoras.

    Por: Wang Wen Hungl Saúde e Bem Estar> Medicinal 06/08/2011 lAcessos: 2,106

    Sobre a Síndrome do ovário micropolicístico. Posso engravidar?. Tem tratamento? Anticoncepcional trata Somp?

    Por: Wang Wen Hungl Saúde e Bem Estar> Medicinal 02/08/2011 lAcessos: 448

    Por que minhas contas não batem com as do médico? Como saber de quanto esta minha gravidez?

    Por: Wang Wen Hungl Saúde e Bem Estar> Medicinal 24/06/2011 lAcessos: 1,249

    Relação entre óvulos, cistos e menopausa. Onde tem cistos? Cistos impedem de engravidar?

    Por: Wang Wen Hungl Saúde e Bem Estar> Medicinal 13/05/2011 lAcessos: 1,698 lComentário: 1

    Quando devo iniciar o uso do anticoncepcional? No 1° dia do ciclo? No 5° dia do ciclo? No 7° dia? Quando terminar a menstruação?

    Por: Wang Wen Hungl Saúde e Bem Estar> Medicinal 29/04/2011 lAcessos: 8,532

    Qual o modo de ação dos anticoncepcionais, entendendo como ele evita a gravidez e por que vem 21 comprimidos.

    Por: Wang Wen Hungl Saúde e Bem Estar> Medicinal 27/04/2011 lAcessos: 4,695

    Muitas dúvidas sobre a necessidade de ter o não menstruar e se não mentruar pode trazer problemas para a saúde.

    Por: Wang Wen Hungl Saúde e Bem Estar> Medicinal 30/03/2011 lAcessos: 4,578

    Saiba mais sobre o que é menstruação. O que significa? O que é? Tire suas dúvidas.

    Por: Wang Wen Hungl Saúde e Bem Estar> Medicinal 26/03/2011 lAcessos: 1,088
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast