Nem todos estão aptos a dirigir à noite, mesmo que tenham renovado a CNH recentemente

Publicado em: 03/05/2012 |Comentário: 0 | Acessos: 77 |

Estudo norte-americano analisou o impacto que algumas condições visuais exercem nos motoristas, quando dirigem à noite. De acordo com Joanne Wood, que conduziu a pesquisa na Universidade de Tecnologia de Queensland, problemas visuais como embaçamento da visão e catarata – que muitas vezes são diagnosticados tardiamente – costumam dificultar a visão das roupas dos pedestres e, portanto, comprometer os reflexos necessários para evitar acidentes. Até mesmo dificuldades moderadas para enxergar acabam reduzindo a habilidade de enxergar um pedestre à noite.

Publicado no jornal Investigative Ophthalmology & Visual Science, o estudo mostrou que nenhum dos motoristas que simularam ter catarata conseguiu identificar um pedestre que usava roupas pretas. Já quando listras refletivas eram utilizadas, a visão aumentava para 82,3%. Além disso, a dificuldade de enxergar à noite altera a noção de distância e, consequentemente, atrasa a visão que o motorista tem do pedestre. 

 

No Brasil, os acidentes são a segunda maior causa de mortes, perdendo apenas para as doenças do coração e ultrapassando as mortes por câncer. Estar em dia com a saúde ocular, então, pode evitar boa parte dos acidentes. Na opinião do oftalmologista Renato Neves, diretor-presidente do Eye Care Hospital de Olhos, em São Paulo, até os 40 anos, a pessoa deve passar por um exame completo de visão de três em três anos; entre 40 anos e 65 anos, as visitas devem ocorrer de dois em dois anos; após os 65 anos, os exames devem ser anuais. "O problema é que a maioria dos motoristas, depois de tirar a licença para dirigir, nunca mais passa por um check up oftalmológico. Há adultos jovens com alto grau de miopia dirigindo sem óculos ou lentes corretivas", diz o médico.

Várias doenças oculares, como o glaucoma, que consiste no aumento da pressão ocular e consequente perda do campo visual, não dão sinais evidentes da sua presença. E quanto mais cedo forem diagnosticadas, maiores são as chances de o tratamento ser bem-sucedido.  "Pessoas que sofrem de degeneração macular (perda gradual da visão central), diabetes ou têm alguma cicatriz no fundo de olho, também podem ter um campo visual limitado e visão dupla, devendo ser avaliadas e orientadas por um médico especializado. Correm o risco de provocar acidentes, ferindo a si próprias e aos demais motoristas e pedestres", alerta Neves.

De acordo com o médico, até mesmo o estresse ou o uso de medicamentos podem causar distúrbios de visão, principalmente quando o motorista está dirigindo à noite. "A menor sensibilidade pode acabar provocando um grave acidente".  

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/medicina-artigos/nem-todos-estao-aptos-a-dirigir-a-noite-mesmo-que-tenham-renovado-a-cnh-recentemente-5878262.html

    Palavras-chave do artigo:

    olhos

    ,

    saude

    ,

    dirigir

    Comentar sobre o artigo

    Márcia Pontes

    O governo federal disponibiliza verbas para os municípios que trabalharem ações preventivas e de promoção da saúde no trânsito no âmbito da Atenção Básica em Saúde. No entanto, os municípios não estão aderindo aos programas e projetos e deixando de lado a oportunidade de atuar de forma preventiva e educativa para a diminuição dos custos dos acidentes de trânsito para a saúde pública.

    Por: Márcia Pontesl Saúde e Bem Estarl 16/11/2012 lAcessos: 73

    "É melhor prevenir do que remediar" já dizia o velho ditado popular. No entanto, uma pesquisa divulgada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) aponta que nem todos seguem à risca este ditado: estudo mostra que de cada 10 óculos de grau, 7 não têm filtro solar. De acordo com dados da pesquisa, a estimativa é de que 20% dos casos de catarata (maior causa de cegueira tratável no mundo) são causados pela falta de proteção solar.

    Por: Mariana Morenal Saúde e Bem Estar> Medicinal 28/12/2012 lAcessos: 21

    Assim como maiôs, biquínis e sungas, os óculos escuros estão entre os acessórios que as pessoas mais gostam de adquirir quando chega a temporada de sol, que se estende até março. Seja para estar na moda, seja porque os óculos atuais estão desgastados, é preciso ter um mínimo de informação para não investir num artefato que pode prejudicar a visão, ao invés de proteger contra os raios ultravioleta, agressivos aos olhos.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 20/10/2011 lAcessos: 231
    Aline

    O terapeuta ucraniano, naturalizado americano, Meir Schneider, vem ao Brasil no próximo mês de maio para ministrar um workshop sobre visão. Promovido pela Associação Brasileira de Self-Healing e The Self-Healing Research Foundation, o evento, batizado de “Veja Melhor”, terá seis dias de atividades práticas sobre prevenção e métodos reparadores da disfunção ocular.

    Por: Alinel Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 05/05/2009 lAcessos: 4,430 lComentário: 15

    O texto é resultado da experiência de vida do autor, onde são feitas várias citações que, no seu entender, podem levar a uma vida melhor e mais saudável. Texto fácil de ler pela própria maneira como o autor conduz o assunto.

    Por: Arnaldo Agria Hussl Literatura> Crônicasl 22/08/2011 lAcessos: 59

    Estudo conduzido pela Universidade de Granada (Espanha) comprovou cientificamente que o consumo de álcool afeta a visão noturna ao aumentar a percepção de círculos luminosos (halos) e outras perturbações visuais. Além disso, em pessoas que consomem álcool em excesso (mais do que o limite legal recomendado pela Organização Mundial da Saúde – OMS), a deterioração da visão é significativamente maior.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 14/07/2014 lAcessos: 15

    Especialista orienta escolha da cor das lentes. Apesar de os óculos de sol serem um acessório indispensável durante o ano todo, nesta época de sol a pino as pessoas não deveriam sequer cogitar sair de casa sem eles.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estarl 31/10/2012 lAcessos: 31
    Nadir Neves

    Uma reflexão sobre a importância de aprender com a Bíblia sobre cargos públicos e a necessidade de se fazer concurso para cargos eletivos como vereadores, prefeitos, deputados e senadores.

    Por: Nadir Nevesl Notícias & Sociedade> Polítical 08/09/2012 lAcessos: 122

    Trabalhando com alunos do 1° ano A do Ensino Médio, do período matutino, durante o terceiro bimestre de 2009, ficou clara a necessidade de um trabalho sobre as drogas voltado a pesquisa, interpretação de dados matemáticos, associados com a ferramenta laboratório de informática. Assim é dever do professor uma vez detectado a necessidade, planejar suas aulas de modo a garantir aos alunos o debate e a inquietação sobre o tema proposto.

    Por: KELLY CRISTINA CEZAR DIASl Educação> Ensino Superiorl 09/07/2012 lAcessos: 1,466

    Uma epidemia global de Diabetes está em curso. Seus números vêm aumentando até mesmo entre as crianças. A campanha do Dia Mundial do Diabetes tem o objetivo de fazer as pessoas pensarem nessa doença, que pode não apresentar sintomas por anos após a sua instalação

    Por: Central Pressl Saúde e Bem Estar> Medicinal 14/11/2014
    Isabela Martini

    Já está comprovada a relação direta entre uma noite bem dormida e o equilíbrio hormonal. O famoso preparador físico Nuno Cobra, em sua obra "A Semente da Vitória", discorre sobre essa relação

    Por: Isabela Martinil Saúde e Bem Estar> Medicinal 01/11/2014 lAcessos: 15

    O documento, fruto da parceria com a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), pretende auxiliar os médicos a reduzir o risco de os pacientes contraírem infecções.

    Por: Ricardo Machado Comunicaçãol Saúde e Bem Estar> Medicinal 30/10/2014 lAcessos: 17

    Estudo publicado no Breast Cancer Research demonstrou a importância de não incluir apenas as mulheres com histórico de câncer de mama na família, mas também aquelas que têm mamas densas no grupo de risco. Afinal, esse é considerado um fator de risco significativo que deveria ser acompanhado de perto como forma de prevenção da doença.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 28/10/2014

    O câncer tem sido causa de morte em todo o mundo e motivo de preocupação para muitos. Contudo, um estudo publicado no jornal científico Células-tronco, apresentado como mais uma forma bem sucedida de combate ao câncer e esperança de cura para aqueles que convivem com a doença.

    Por: josi feitosal Saúde e Bem Estar> Medicinal 28/10/2014 lAcessos: 11

    Muitas pessoas podem acabar por reclamar, ou até mesmo proclamar elogios com relação a saúde publica de sua região, no entanto também podemos verificar que acaba por ser considerado como comum o fato do que seria a saúde pública. Sendo assim, iremos falar agora mesmo o que seria, e até mesmo como funciona a saúde pública.

    Por: anamarial Saúde e Bem Estar> Medicinal 28/10/2014

    Muitas pessoas podem acabar por ter a necessidade de realizar um exame que seja considerado como complexo, no entanto podemos verificar que alguns destes exames acabem por causar uma determinada dúvida.

    Por: anamarial Saúde e Bem Estar> Medicinal 24/10/2014

    O Alzheimer modifica consideravelmente a vida das pessoas afetadas e dos seus familiares. As pessoas com Alzheimer estão, sobretudo em fases mais avançadas, física e cognitivamente muito comprometidas. Por isso, é particularmente importante para os doentes viverem num ambiente em que se possam movimentar com facilidade e segurança.

    Por: tkencasal Saúde e Bem Estar> Medicinal 24/10/2014

    Com o avanço da ciência, mais e mais mulheres buscam ‘ajuda especializada' para ter um bebê. Nos Estados Unidos, de acordo com a Society for Assisted Reproductive Technology, em 2012 nasceram dois mil bebês a mais do que no ano anterior a partir de técnicas de fertilização assistida – totalizando quase 62 mil. Esse panorama otimista vai de encontro a uma forte tendência naquele país, que é a queda – desde 2007 – na taxa de natalidade.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 17/11/2014

    O 1º Congresso Mundial de Estética Orofacial vai acontecer entre os dias 22 e 25 de janeiro de 2015, paralelamente ao 33º CIOSP – Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo. Presidido pelo cirurgião-dentista Luciano Artioli Moreira, o evento atende às expectativas de um número crescente de profissionais que desejam acompanhar os avanços da Odontologia.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Odontologial 17/11/2014

    Até mesmo quem nunca pisou no consultório de um oftalmologista durante a vida vai começar a sentir dificuldade para enxergar de perto e meio-perto entre 40 e 50 anos. É a tal presbiopia – ou vista cansada, como preferem alguns. Quando menos se espera, já não se consegue mais ler as mensagens no celular, ler jornal, ver as horas, nem conferir os comprovantes de compra sem precisar sacar da bolsa ou do bolso os óculos para perto. Até mesmo usar o computador vai ser difícil.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Oftalmologial 12/11/2014

    Sol e biquíni formam uma combinação perfeita. Menos quando se tem umas gordurinhas sobressalentes. Cada vez mais as brasileiras estão recorrendo à lipoaspiração para eliminar a gordura persistente, que permanece mesmo quando a dieta é bem sucedida. Mas quem não se sente pronta para uma cirurgia estética ou tem contraindicações a esse tipo de procedimento pode recorrer a tratamentos não-invasivos com ótimos resultados.

    Por: Vítor Margatol Beleza> Cirurgia Plástical 10/11/2014

    Na opinião da odontopediatra Sandra Kalil, professora da Escola de Aperfeiçoamento Profissional da APCD (Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas), a amamentação exige do bebê uma sofisticada coordenação de músculos e movimentos de mandíbula e língua. "O uso de mamadeira e garrafinhas é totalmente diferente, já que o líquido passa com muita facilidade pelos respectivos orifícios, não exigindo movimentos tão importantes por parte da criança.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Odontologial 05/11/2014

    Especialista diz que tratamentos de fertilização assistida socorrem pacientes nessa situação com elevada taxa de sucesso Um em cada cinco casais enfrenta dificuldade para engravidar. Quando a mulher tem mais de 35 anos, essa proporção é alterada para um em cada três. Aos 45 anos, 90% das mulheres não conseguem mais ter filhos naturalmente. Esse tipo de problema vem se tornando cada vez mais comum.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 04/11/2014 lAcessos: 33

    Na próxima semana, vem ao Brasil o norte-americano Garret Fisher, atleta de alta performance que faz parte do "top 5" do Crossfit Mundial – programa de treinamento que explora inúmeras modalidades esportivas a fim de aumentar a resistência cardiovascular, respiratória e muscular, bem como a força, flexibilidade, potência, velocidade, coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão.

    Por: Vítor Margatol Press Releasel 03/11/2014 lAcessos: 11

    Estudo publicado no Breast Cancer Research demonstrou a importância de não incluir apenas as mulheres com histórico de câncer de mama na família, mas também aquelas que têm mamas densas no grupo de risco. Afinal, esse é considerado um fator de risco significativo que deveria ser acompanhado de perto como forma de prevenção da doença.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 28/10/2014
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast