Nem todos estão aptos a dirigir à noite, mesmo que tenham renovado a CNH recentemente

Publicado em: 03/05/2012 |Comentário: 0 | Acessos: 82 |

Estudo norte-americano analisou o impacto que algumas condições visuais exercem nos motoristas, quando dirigem à noite. De acordo com Joanne Wood, que conduziu a pesquisa na Universidade de Tecnologia de Queensland, problemas visuais como embaçamento da visão e catarata – que muitas vezes são diagnosticados tardiamente – costumam dificultar a visão das roupas dos pedestres e, portanto, comprometer os reflexos necessários para evitar acidentes. Até mesmo dificuldades moderadas para enxergar acabam reduzindo a habilidade de enxergar um pedestre à noite.

Publicado no jornal Investigative Ophthalmology & Visual Science, o estudo mostrou que nenhum dos motoristas que simularam ter catarata conseguiu identificar um pedestre que usava roupas pretas. Já quando listras refletivas eram utilizadas, a visão aumentava para 82,3%. Além disso, a dificuldade de enxergar à noite altera a noção de distância e, consequentemente, atrasa a visão que o motorista tem do pedestre. 

 

No Brasil, os acidentes são a segunda maior causa de mortes, perdendo apenas para as doenças do coração e ultrapassando as mortes por câncer. Estar em dia com a saúde ocular, então, pode evitar boa parte dos acidentes. Na opinião do oftalmologista Renato Neves, diretor-presidente do Eye Care Hospital de Olhos, em São Paulo, até os 40 anos, a pessoa deve passar por um exame completo de visão de três em três anos; entre 40 anos e 65 anos, as visitas devem ocorrer de dois em dois anos; após os 65 anos, os exames devem ser anuais. "O problema é que a maioria dos motoristas, depois de tirar a licença para dirigir, nunca mais passa por um check up oftalmológico. Há adultos jovens com alto grau de miopia dirigindo sem óculos ou lentes corretivas", diz o médico.

Várias doenças oculares, como o glaucoma, que consiste no aumento da pressão ocular e consequente perda do campo visual, não dão sinais evidentes da sua presença. E quanto mais cedo forem diagnosticadas, maiores são as chances de o tratamento ser bem-sucedido.  "Pessoas que sofrem de degeneração macular (perda gradual da visão central), diabetes ou têm alguma cicatriz no fundo de olho, também podem ter um campo visual limitado e visão dupla, devendo ser avaliadas e orientadas por um médico especializado. Correm o risco de provocar acidentes, ferindo a si próprias e aos demais motoristas e pedestres", alerta Neves.

De acordo com o médico, até mesmo o estresse ou o uso de medicamentos podem causar distúrbios de visão, principalmente quando o motorista está dirigindo à noite. "A menor sensibilidade pode acabar provocando um grave acidente".  

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/medicina-artigos/nem-todos-estao-aptos-a-dirigir-a-noite-mesmo-que-tenham-renovado-a-cnh-recentemente-5878262.html

    Palavras-chave do artigo:

    olhos

    ,

    saude

    ,

    dirigir

    Comentar sobre o artigo

    Márcia Pontes

    O governo federal disponibiliza verbas para os municípios que trabalharem ações preventivas e de promoção da saúde no trânsito no âmbito da Atenção Básica em Saúde. No entanto, os municípios não estão aderindo aos programas e projetos e deixando de lado a oportunidade de atuar de forma preventiva e educativa para a diminuição dos custos dos acidentes de trânsito para a saúde pública.

    Por: Márcia Pontesl Saúde e Bem Estarl 16/11/2012 lAcessos: 81

    "É melhor prevenir do que remediar" já dizia o velho ditado popular. No entanto, uma pesquisa divulgada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) aponta que nem todos seguem à risca este ditado: estudo mostra que de cada 10 óculos de grau, 7 não têm filtro solar. De acordo com dados da pesquisa, a estimativa é de que 20% dos casos de catarata (maior causa de cegueira tratável no mundo) são causados pela falta de proteção solar.

    Por: Mariana Morenal Saúde e Bem Estar> Medicinal 28/12/2012 lAcessos: 23

    Assim como maiôs, biquínis e sungas, os óculos escuros estão entre os acessórios que as pessoas mais gostam de adquirir quando chega a temporada de sol, que se estende até março. Seja para estar na moda, seja porque os óculos atuais estão desgastados, é preciso ter um mínimo de informação para não investir num artefato que pode prejudicar a visão, ao invés de proteger contra os raios ultravioleta, agressivos aos olhos.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 20/10/2011 lAcessos: 240
    Aline

    O terapeuta ucraniano, naturalizado americano, Meir Schneider, vem ao Brasil no próximo mês de maio para ministrar um workshop sobre visão. Promovido pela Associação Brasileira de Self-Healing e The Self-Healing Research Foundation, o evento, batizado de “Veja Melhor”, terá seis dias de atividades práticas sobre prevenção e métodos reparadores da disfunção ocular.

    Por: Alinel Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 05/05/2009 lAcessos: 4,439 lComentário: 15

    O texto é resultado da experiência de vida do autor, onde são feitas várias citações que, no seu entender, podem levar a uma vida melhor e mais saudável. Texto fácil de ler pela própria maneira como o autor conduz o assunto.

    Por: Arnaldo Agria Hussl Literatura> Crônicasl 22/08/2011 lAcessos: 64

    Estudo conduzido pela Universidade de Granada (Espanha) comprovou cientificamente que o consumo de álcool afeta a visão noturna ao aumentar a percepção de círculos luminosos (halos) e outras perturbações visuais. Além disso, em pessoas que consomem álcool em excesso (mais do que o limite legal recomendado pela Organização Mundial da Saúde – OMS), a deterioração da visão é significativamente maior.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 14/07/2014 lAcessos: 22

    Especialista orienta escolha da cor das lentes. Apesar de os óculos de sol serem um acessório indispensável durante o ano todo, nesta época de sol a pino as pessoas não deveriam sequer cogitar sair de casa sem eles.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estarl 31/10/2012 lAcessos: 33

    Trabalhando com alunos do 1° ano A do Ensino Médio, do período matutino, durante o terceiro bimestre de 2009, ficou clara a necessidade de um trabalho sobre as drogas voltado a pesquisa, interpretação de dados matemáticos, associados com a ferramenta laboratório de informática. Assim é dever do professor uma vez detectado a necessidade, planejar suas aulas de modo a garantir aos alunos o debate e a inquietação sobre o tema proposto.

    Por: KELLY CRISTINA CEZAR DIASl Educação> Ensino Superiorl 09/07/2012 lAcessos: 1,534
    Nadir Neves

    Uma reflexão sobre a importância de aprender com a Bíblia sobre cargos públicos e a necessidade de se fazer concurso para cargos eletivos como vereadores, prefeitos, deputados e senadores.

    Por: Nadir Nevesl Notícias & Sociedade> Polítical 08/09/2012 lAcessos: 128
    Nilton Salvador

    Amor é o remédio Perguntei para duas amigas, ambas mães de autistas: qual a diferença ou ainda, a semelhança entre Alzheimer e Autismo? Uma delas me contou que sua mãe ficou órfã de pai ainda menina, e teve uma doença que por não ter identificação na época, e por esse fator prevalecer foi internada num manicômio pelo resto da vida.

    Por: Nilton Salvadorl Saúde e Bem Estar> Medicinal 24/01/2015

    Saiba um pouco mais sobre o que são glândulas sudoríparas e como ela funciona no seu corpo.Também veja sobre bromidrose que é um doença que gera cheiro desagradável.

    Por: Rafaell Saúde e Bem Estar> Medicinal 23/01/2015

    A esclerose múltipla é uma doença com muitas peculiaridades e, cada vez mais, tem se abordado este tema. Apesar da maior difusão, ainda existem confusões com outras duas doenças, em relação ao nome. Os antigos chamavam as pessoas com pouca memória de esclerosadas. Apenas posteriormente, com os estudos, surgiu o termo Alzheimer. O outro equívoco é com a esclerose lateral amiotrófica (ELA), que também é uma doença grave e com sintomas um pouco semelhantes, porém que atingem populações diferentes.

    Por: Central Pressl Saúde e Bem Estar> Medicinal 22/01/2015

    De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), no ano passado surgiram mais de 30 mil novos casos de câncer colorretal (designação que envolve câncer de cólon, de reto e de intestino grosso). Anualmente, essa doença leva à morte cerca de 14 mil pessoas, embora possa ser tratada e curada quando identificada logo no início. Daí a importância cada vez maior do diagnóstico precoce, antes que o tumor possa se espalhar para outros órgãos.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 14/01/2015 lAcessos: 17
    Bernardo Sobreiro

    Neste artigo é abordada a história do tratamento dos cálculos urinários, dos procedimentos realizados em 600 AC até a moderna litotripsia com uso de Holmium laser e endoscópios flexíveis.

    Por: Bernardo Sobreirol Saúde e Bem Estar> Medicinal 11/01/2015 lAcessos: 12
    Bernardo Sobreiro

    As margens cirúrgicas positivas ocorrem quando na análise patológica da peça cirúrgica se observa que o tumor maligno não foi retirado na sua totalidade. Neste artigo é abordada a frequência de margens cirúrgicas positivas na prostatectomia radical (tratamento curativo do câncer de próstata) e o impacto da sua ocorrência na recidiva e progressão da doença.

    Por: Bernardo Sobreirol Saúde e Bem Estar> Medicinal 11/01/2015
    Bernardo Sobreiro

    Neste artigo são abordados aspectos epidemiológicos do câncer de próstata, como as variações temporais na incidência, mortalidade, e fatores de risco como idade e raça.

    Por: Bernardo Sobreirol Saúde e Bem Estar> Medicinal 11/01/2015
    Bernardo Sobreiro

    Neste artigo é abordada a história do antígeno prostático específico (PSA), desde seu descobrimento até a sua aplicação clínica como principal ferramenta no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

    Por: Bernardo Sobreirol Saúde e Bem Estar> Medicinal 11/01/2015

    Pesquisadores da Universidade de Adelaide (Austrália) comprovaram pela primeira vez o importante papel do selênio nas primeiras etapas da fertilidade feminina. Antioxidante natural, o selênio é encontrado em alimentos ricos em proteínas, como carne vermelha, frutos do mar e oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas, avelãs etc.), sendo fundamental para o bom funcionamento do organismo – especialmente para aumentar a imunidade e equilibrar a produção de hormônio da tireoide.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 19/01/2015

    Anualmente, cerca de 250 mil crianças com menos de 15 anos sofrem algum tipo de acidente envolvendo os olhos. De acordo com a Academia Americana de Oftalmologia, 41% das ocorrências oculares acontecem entre 10 e 14 anos – como resultado de brincadeiras com armas de brinquedo, flechas, bastões e bolas. "Qualquer coisa que puder atingir os olhos, certamente vai atingir os olhos. Não dá para obrigarmos as crianças a usar capacetes de motociclista o tempo todo", diz David Hunter, médico oftalmologis

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Oftalmologial 19/01/2015

    Dia 24 de janeiro (sábado), das 14h às 15h30, Ana Estela Haddad – cirurgiã-dentista, doutora em Ciências Odontológicas e esposa do atual prefeito de São Paulo, Fernando Haddad – coordenará o curso "Saúde bucal de crianças brasileiras" durante o 33º Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (CIOSP), no Expo Center Norte.

    Por: Vítor Margatol Press Releasel 15/01/2015

    De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), no ano passado surgiram mais de 30 mil novos casos de câncer colorretal (designação que envolve câncer de cólon, de reto e de intestino grosso). Anualmente, essa doença leva à morte cerca de 14 mil pessoas, embora possa ser tratada e curada quando identificada logo no início. Daí a importância cada vez maior do diagnóstico precoce, antes que o tumor possa se espalhar para outros órgãos.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 14/01/2015 lAcessos: 17

    Dos implantes de silicone até o afilamento do nariz ou uma lipoescultura, milhares de pessoas devem investir em cirurgia plástica em 2015. A lipoaspiração ainda ocupa o primeiro lugar, seguida da mamoplastia de aumento, abdominoplastia, blefaroplastia (olhos), redução da mama, rinoplastia (nariz), facelift, otoplastia (orelhas) e queiloplastia (aumento ou reconstrução dos lábios).

    Por: Vítor Margatol Beleza> Cirurgia Plástical 12/01/2015

    Estudo realizado na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, relacionou pela primeira vez defeitos no sêmen masculino com outros problemas de saúde. Depois de analisar as causas da infertilidade de mais de nove mil homens, pesquisadores perceberam forte correlação entre a baixa qualidade do sêmen e um aumento das chances de sofrer de hipertensão, doenças de pele ou endocrinológicas.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 12/01/2015 lAcessos: 13

    Durante o verão, quando os pratos quentes cedem lugar às saladas, nada melhor do que saber que os alimentos ingeridos fazem muito bem à saúde e, especialmente, aos olhos. É o que afirma o cirurgião-oftalmologista Renato Neves, presidente do Eye Care Hospital de Olhos, em São Paulo, quando ensina seus pacientes a preparar uma receita refrescante.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Oftalmologial 07/01/2015

    No dia 23 de janeiro, durante o 33º Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (CIOSP), o coordenador nacional de Saúde Bucal, Gilberto Pucca, vai reunir diretores de faculdades de Odontologia de todo o país na sede da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD) para apresentar o GraduaCEO, área do programa Brasil Sorridente voltada para a formação universitária.

    Por: Vítor Margatol Press Releasel 06/01/2015
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast