Nem todos estão aptos a dirigir à noite, mesmo que tenham renovado a CNH recentemente

Publicado em: 03/05/2012 |Comentário: 0 | Acessos: 89 |

Estudo norte-americano analisou o impacto que algumas condições visuais exercem nos motoristas, quando dirigem à noite. De acordo com Joanne Wood, que conduziu a pesquisa na Universidade de Tecnologia de Queensland, problemas visuais como embaçamento da visão e catarata – que muitas vezes são diagnosticados tardiamente – costumam dificultar a visão das roupas dos pedestres e, portanto, comprometer os reflexos necessários para evitar acidentes. Até mesmo dificuldades moderadas para enxergar acabam reduzindo a habilidade de enxergar um pedestre à noite.

Publicado no jornal Investigative Ophthalmology & Visual Science, o estudo mostrou que nenhum dos motoristas que simularam ter catarata conseguiu identificar um pedestre que usava roupas pretas. Já quando listras refletivas eram utilizadas, a visão aumentava para 82,3%. Além disso, a dificuldade de enxergar à noite altera a noção de distância e, consequentemente, atrasa a visão que o motorista tem do pedestre. 

 

No Brasil, os acidentes são a segunda maior causa de mortes, perdendo apenas para as doenças do coração e ultrapassando as mortes por câncer. Estar em dia com a saúde ocular, então, pode evitar boa parte dos acidentes. Na opinião do oftalmologista Renato Neves, diretor-presidente do Eye Care Hospital de Olhos, em São Paulo, até os 40 anos, a pessoa deve passar por um exame completo de visão de três em três anos; entre 40 anos e 65 anos, as visitas devem ocorrer de dois em dois anos; após os 65 anos, os exames devem ser anuais. "O problema é que a maioria dos motoristas, depois de tirar a licença para dirigir, nunca mais passa por um check up oftalmológico. Há adultos jovens com alto grau de miopia dirigindo sem óculos ou lentes corretivas", diz o médico.

Várias doenças oculares, como o glaucoma, que consiste no aumento da pressão ocular e consequente perda do campo visual, não dão sinais evidentes da sua presença. E quanto mais cedo forem diagnosticadas, maiores são as chances de o tratamento ser bem-sucedido.  "Pessoas que sofrem de degeneração macular (perda gradual da visão central), diabetes ou têm alguma cicatriz no fundo de olho, também podem ter um campo visual limitado e visão dupla, devendo ser avaliadas e orientadas por um médico especializado. Correm o risco de provocar acidentes, ferindo a si próprias e aos demais motoristas e pedestres", alerta Neves.

De acordo com o médico, até mesmo o estresse ou o uso de medicamentos podem causar distúrbios de visão, principalmente quando o motorista está dirigindo à noite. "A menor sensibilidade pode acabar provocando um grave acidente".  

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/medicina-artigos/nem-todos-estao-aptos-a-dirigir-a-noite-mesmo-que-tenham-renovado-a-cnh-recentemente-5878262.html

    Palavras-chave do artigo:

    olhos

    ,

    saude

    ,

    dirigir

    Comentar sobre o artigo

    Márcia Pontes

    O governo federal disponibiliza verbas para os municípios que trabalharem ações preventivas e de promoção da saúde no trânsito no âmbito da Atenção Básica em Saúde. No entanto, os municípios não estão aderindo aos programas e projetos e deixando de lado a oportunidade de atuar de forma preventiva e educativa para a diminuição dos custos dos acidentes de trânsito para a saúde pública.

    Por: Márcia Pontesl Saúde e Bem Estarl 16/11/2012 lAcessos: 83

    "É melhor prevenir do que remediar" já dizia o velho ditado popular. No entanto, uma pesquisa divulgada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) aponta que nem todos seguem à risca este ditado: estudo mostra que de cada 10 óculos de grau, 7 não têm filtro solar. De acordo com dados da pesquisa, a estimativa é de que 20% dos casos de catarata (maior causa de cegueira tratável no mundo) são causados pela falta de proteção solar.

    Por: Mariana Morenal Saúde e Bem Estar> Medicinal 28/12/2012 lAcessos: 23

    Assim como maiôs, biquínis e sungas, os óculos escuros estão entre os acessórios que as pessoas mais gostam de adquirir quando chega a temporada de sol, que se estende até março. Seja para estar na moda, seja porque os óculos atuais estão desgastados, é preciso ter um mínimo de informação para não investir num artefato que pode prejudicar a visão, ao invés de proteger contra os raios ultravioleta, agressivos aos olhos.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 20/10/2011 lAcessos: 246
    Aline

    O terapeuta ucraniano, naturalizado americano, Meir Schneider, vem ao Brasil no próximo mês de maio para ministrar um workshop sobre visão. Promovido pela Associação Brasileira de Self-Healing e The Self-Healing Research Foundation, o evento, batizado de “Veja Melhor”, terá seis dias de atividades práticas sobre prevenção e métodos reparadores da disfunção ocular.

    Por: Alinel Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 05/05/2009 lAcessos: 4,450 lComentário: 15

    O texto é resultado da experiência de vida do autor, onde são feitas várias citações que, no seu entender, podem levar a uma vida melhor e mais saudável. Texto fácil de ler pela própria maneira como o autor conduz o assunto.

    Por: Arnaldo Agria Hussl Literatura> Crônicasl 22/08/2011 lAcessos: 66

    Estudo conduzido pela Universidade de Granada (Espanha) comprovou cientificamente que o consumo de álcool afeta a visão noturna ao aumentar a percepção de círculos luminosos (halos) e outras perturbações visuais. Além disso, em pessoas que consomem álcool em excesso (mais do que o limite legal recomendado pela Organização Mundial da Saúde – OMS), a deterioração da visão é significativamente maior.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 14/07/2014 lAcessos: 32

    Especialista orienta escolha da cor das lentes. Apesar de os óculos de sol serem um acessório indispensável durante o ano todo, nesta época de sol a pino as pessoas não deveriam sequer cogitar sair de casa sem eles.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estarl 31/10/2012 lAcessos: 33
    Nadir Neves

    Uma reflexão sobre a importância de aprender com a Bíblia sobre cargos públicos e a necessidade de se fazer concurso para cargos eletivos como vereadores, prefeitos, deputados e senadores.

    Por: Nadir Nevesl Notícias & Sociedade> Polítical 08/09/2012 lAcessos: 133

    Trabalhando com alunos do 1° ano A do Ensino Médio, do período matutino, durante o terceiro bimestre de 2009, ficou clara a necessidade de um trabalho sobre as drogas voltado a pesquisa, interpretação de dados matemáticos, associados com a ferramenta laboratório de informática. Assim é dever do professor uma vez detectado a necessidade, planejar suas aulas de modo a garantir aos alunos o debate e a inquietação sobre o tema proposto.

    Por: KELLY CRISTINA CEZAR DIASl Educação> Ensino Superiorl 09/07/2012 lAcessos: 1,673

    A BMJ, editora do The BMJ (antigo British Medical Journal), está disponibilizando gratuitamente aos profissionais de saúde de todo o Brasil as últimas orientações sobre diagnóstico e tratamento para o vírus da Dengue. Os materiais foram coletados de vários periódicos e ferramentas educativas e de apoio da editora, entre eles o The BMJ, Case Reports, Student BMJ, BMJ Learning e BMJ Best Practice.

    Por: Letral Saúde e Bem Estar> Medicinal 08/04/2015

    Nesta quarta-feira, 8 de abril, é lembrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer, data criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Trata-se de um momento muito importante no calendário médico oncológico, pois marca um dia que, na verdade, o oncologista clínico vivencia diuturnamente na sua luta pela melhoria de vida do paciente portador de tumor maligno.

    Por: Central Pressl Saúde e Bem Estar> Medicinal 07/04/2015

    Mulheres com alto risco de câncer de mama na família, principalmente quando mãe e avó materna também enfrentaram a doença, devem começar a fazer mamografia antes mesmo dos 40 anos. Estudo publicado no jornal oficial da American Society of Clinical Oncology avaliou mais de 500 pacientes assintomáticas com risco de serem portadoras dos genes BRCA1 e BRCA2 modificados.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 07/04/2015

    Saiba quais são os malefícios da carne vermelha e porque você tem que evitar esse limento.

    Por: Vinicios Ferreiral Saúde e Bem Estar> Medicinal 02/04/2015 lAcessos: 21

    O artigo a seguir coloca em pauta a mentalidade, o modo de pensar e agir da sociedade global, especialmente, a brasileira, no que se refere a saúde e bem estar pessoal e social. Paradigmas construídos ao longo de sua formação, que já estão em xeque perpétuo há um bom tempo resistem como um "paredão de peões" prontos para defenderem a todo custo o rei e a "primeira dama". Se não há comida, não há força ou energia, não há motivação, e assim, os peões podem se tornar aqueles que o defende.

    Por: Rodrigo Cardoso de Limal Saúde e Bem Estar> Medicinal 02/04/2015 lAcessos: 27

    Exitem alguns alimentos que se engeridos regularmente podem ajudar a prevenir o câncer de próstata, Alimentos esses que iremos falar com detalhes neste artigo, não esqueça de compartilhar essa lista com seus amigos e familiares.

    Por: Vinicios Ferreiral Saúde e Bem Estar> Medicinal 31/03/2015 lAcessos: 16

    Quando um paciente esta com uma certa idade é preciso realizas alguns exames preventivos do câncer de próstata anualmente, exames esses que iremos explicar com detalhes para você neste breve artigo.

    Por: Vinicios Ferreiral Saúde e Bem Estar> Medicinal 31/03/2015

    A Ressecção transuretral de próstata ou RTU, é um procedimento cirúrgico utilizado para o tratamento do câncer de próstata, onde um medico realiza uma endoscopia pela uretra. Essa cirurgia só é necessitaria quando o paciente apresenta um alto nível de PSA, ou quando há o aumento da próstata identificado pelo toque retal.

    Por: Vinicios Ferreiral Saúde e Bem Estar> Medicinal 31/03/2015 lAcessos: 16

    Parece desculpa, mas não é. Pegar pesado no trabalho pode comprometer os planos de ser pai. De acordo com novos estudos realizados pelo National Institutes of Health – agência de pesquisas médicas do Departamento de Saúde dos Estados Unidos –, em parceria com a Universidade de Stanford, a qualidade do sêmen se deteriora quando o homem exerce trabalhos extenuantes.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 13/04/2015

    A HID Global, que se destaca mundialmente com produtos inovadores, serviços e soluções de identidade segura, está expandindo negócios na indústria brasileira de biometria. Com a aquisição, há pouco mais de um ano, da Lumidigm – líder mundial em soluções de autenticação por sensores biométricos de impressão digital – a empresa aumentou presença no setor financeiro.

    Por: Vítor Margatol Press Releasel 10/04/2015

    Mulheres com alto risco de câncer de mama na família, principalmente quando mãe e avó materna também enfrentaram a doença, devem começar a fazer mamografia antes mesmo dos 40 anos. Estudo publicado no jornal oficial da American Society of Clinical Oncology avaliou mais de 500 pacientes assintomáticas com risco de serem portadoras dos genes BRCA1 e BRCA2 modificados.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 07/04/2015

    A saúde bucal é uma das principais preocupações da Organização Mundial da Saúde, que divulgou novas diretrizes sobre a ingestão de açúcar. O ideal é reduzir o consumo de açúcar em todas as suas formas para menos de 10% de todas as calorias diárias ingeridas. Em um passo adiante, reduzindo ainda mais esse consumo para 5% – seis colheres de chá por dia –, o ganho será maior.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Odontologial 01/04/2015

    Doença bastante tratável, mas ainda incurável, o herpes ocular é uma infecção provocada pelo mesmo vírus do herpes labial, o herpes simplex (HSV). Existem mais de 80 tipos de vírus do herpes e eles se diferenciam de várias formas. Mas uma coisa eles têm em comum: percorrem os nervos até se alojarem numa terminação nervosa – onde passam períodos de inatividade.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Oftalmologial 30/03/2015 lAcessos: 14

    Entre 10% e 15% dos casais que tentam engravidar durante um ano não são bem-sucedidos. Com a proximidade do Dia das Mães, muitas mulheres se entristecem com a quantidade de ações de marketing enaltecendo a gestação e normalmente se questionam quando chegará sua hora. A boa notícia é que nunca antes se teve tantas razões para ser otimista.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 23/03/2015 lAcessos: 13

    De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2030 as doenças cardiovasculares serão responsáveis por quase 24 milhões de óbitos. Hoje, no Brasil, a cada cinco minutos alguém sofre um infarto. Das 300 mil ocorrências desse tipo que acontecem anualmente, 80 mil resultam em morte. As estatísticas são alarmantes e chama atenção o fato de que, mesmo aqueles que fazem check-up anualmente e se creem livres de risco, não são poupados.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 17/03/2015 lAcessos: 15

    Diabetes é uma doença que compromete a produção e o uso de insulina pelo corpo no controle dos níveis de açúcar no sangue. Embora esse açúcar – a glucose – seja uma importante fonte de energia para as células, em altas quantidades pode acabar prejudicando o bom funcionamento de órgãos importantes, como o coração, os rins, os vasos sanguíneos e, inclusive, os olhos.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Oftalmologial 16/03/2015 lAcessos: 12
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast