Nem todos estão aptos a dirigir à noite, mesmo que tenham renovado a CNH recentemente

Publicado em: 03/05/2012 |Comentário: 0 | Acessos: 79 |

Estudo norte-americano analisou o impacto que algumas condições visuais exercem nos motoristas, quando dirigem à noite. De acordo com Joanne Wood, que conduziu a pesquisa na Universidade de Tecnologia de Queensland, problemas visuais como embaçamento da visão e catarata – que muitas vezes são diagnosticados tardiamente – costumam dificultar a visão das roupas dos pedestres e, portanto, comprometer os reflexos necessários para evitar acidentes. Até mesmo dificuldades moderadas para enxergar acabam reduzindo a habilidade de enxergar um pedestre à noite.

Publicado no jornal Investigative Ophthalmology & Visual Science, o estudo mostrou que nenhum dos motoristas que simularam ter catarata conseguiu identificar um pedestre que usava roupas pretas. Já quando listras refletivas eram utilizadas, a visão aumentava para 82,3%. Além disso, a dificuldade de enxergar à noite altera a noção de distância e, consequentemente, atrasa a visão que o motorista tem do pedestre. 

 

No Brasil, os acidentes são a segunda maior causa de mortes, perdendo apenas para as doenças do coração e ultrapassando as mortes por câncer. Estar em dia com a saúde ocular, então, pode evitar boa parte dos acidentes. Na opinião do oftalmologista Renato Neves, diretor-presidente do Eye Care Hospital de Olhos, em São Paulo, até os 40 anos, a pessoa deve passar por um exame completo de visão de três em três anos; entre 40 anos e 65 anos, as visitas devem ocorrer de dois em dois anos; após os 65 anos, os exames devem ser anuais. "O problema é que a maioria dos motoristas, depois de tirar a licença para dirigir, nunca mais passa por um check up oftalmológico. Há adultos jovens com alto grau de miopia dirigindo sem óculos ou lentes corretivas", diz o médico.

Várias doenças oculares, como o glaucoma, que consiste no aumento da pressão ocular e consequente perda do campo visual, não dão sinais evidentes da sua presença. E quanto mais cedo forem diagnosticadas, maiores são as chances de o tratamento ser bem-sucedido.  "Pessoas que sofrem de degeneração macular (perda gradual da visão central), diabetes ou têm alguma cicatriz no fundo de olho, também podem ter um campo visual limitado e visão dupla, devendo ser avaliadas e orientadas por um médico especializado. Correm o risco de provocar acidentes, ferindo a si próprias e aos demais motoristas e pedestres", alerta Neves.

De acordo com o médico, até mesmo o estresse ou o uso de medicamentos podem causar distúrbios de visão, principalmente quando o motorista está dirigindo à noite. "A menor sensibilidade pode acabar provocando um grave acidente".  

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/medicina-artigos/nem-todos-estao-aptos-a-dirigir-a-noite-mesmo-que-tenham-renovado-a-cnh-recentemente-5878262.html

    Palavras-chave do artigo:

    olhos

    ,

    saude

    ,

    dirigir

    Comentar sobre o artigo

    Márcia Pontes

    O governo federal disponibiliza verbas para os municípios que trabalharem ações preventivas e de promoção da saúde no trânsito no âmbito da Atenção Básica em Saúde. No entanto, os municípios não estão aderindo aos programas e projetos e deixando de lado a oportunidade de atuar de forma preventiva e educativa para a diminuição dos custos dos acidentes de trânsito para a saúde pública.

    Por: Márcia Pontesl Saúde e Bem Estarl 16/11/2012 lAcessos: 78

    "É melhor prevenir do que remediar" já dizia o velho ditado popular. No entanto, uma pesquisa divulgada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) aponta que nem todos seguem à risca este ditado: estudo mostra que de cada 10 óculos de grau, 7 não têm filtro solar. De acordo com dados da pesquisa, a estimativa é de que 20% dos casos de catarata (maior causa de cegueira tratável no mundo) são causados pela falta de proteção solar.

    Por: Mariana Morenal Saúde e Bem Estar> Medicinal 28/12/2012 lAcessos: 21

    Assim como maiôs, biquínis e sungas, os óculos escuros estão entre os acessórios que as pessoas mais gostam de adquirir quando chega a temporada de sol, que se estende até março. Seja para estar na moda, seja porque os óculos atuais estão desgastados, é preciso ter um mínimo de informação para não investir num artefato que pode prejudicar a visão, ao invés de proteger contra os raios ultravioleta, agressivos aos olhos.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 20/10/2011 lAcessos: 236
    Aline

    O terapeuta ucraniano, naturalizado americano, Meir Schneider, vem ao Brasil no próximo mês de maio para ministrar um workshop sobre visão. Promovido pela Associação Brasileira de Self-Healing e The Self-Healing Research Foundation, o evento, batizado de “Veja Melhor”, terá seis dias de atividades práticas sobre prevenção e métodos reparadores da disfunção ocular.

    Por: Alinel Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 05/05/2009 lAcessos: 4,436 lComentário: 15

    O texto é resultado da experiência de vida do autor, onde são feitas várias citações que, no seu entender, podem levar a uma vida melhor e mais saudável. Texto fácil de ler pela própria maneira como o autor conduz o assunto.

    Por: Arnaldo Agria Hussl Literatura> Crônicasl 22/08/2011 lAcessos: 61

    Estudo conduzido pela Universidade de Granada (Espanha) comprovou cientificamente que o consumo de álcool afeta a visão noturna ao aumentar a percepção de círculos luminosos (halos) e outras perturbações visuais. Além disso, em pessoas que consomem álcool em excesso (mais do que o limite legal recomendado pela Organização Mundial da Saúde – OMS), a deterioração da visão é significativamente maior.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 14/07/2014 lAcessos: 18

    Especialista orienta escolha da cor das lentes. Apesar de os óculos de sol serem um acessório indispensável durante o ano todo, nesta época de sol a pino as pessoas não deveriam sequer cogitar sair de casa sem eles.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estarl 31/10/2012 lAcessos: 31

    Trabalhando com alunos do 1° ano A do Ensino Médio, do período matutino, durante o terceiro bimestre de 2009, ficou clara a necessidade de um trabalho sobre as drogas voltado a pesquisa, interpretação de dados matemáticos, associados com a ferramenta laboratório de informática. Assim é dever do professor uma vez detectado a necessidade, planejar suas aulas de modo a garantir aos alunos o debate e a inquietação sobre o tema proposto.

    Por: KELLY CRISTINA CEZAR DIASl Educação> Ensino Superiorl 09/07/2012 lAcessos: 1,506
    Nadir Neves

    Uma reflexão sobre a importância de aprender com a Bíblia sobre cargos públicos e a necessidade de se fazer concurso para cargos eletivos como vereadores, prefeitos, deputados e senadores.

    Por: Nadir Nevesl Notícias & Sociedade> Polítical 08/09/2012 lAcessos: 124

    Segundo a Organização Mundial de Saúde, aproximadamente 1.4 milhões de crianças perderam a visão

    Por: Ricardo Machado Comunicaçãol Saúde e Bem Estar> Medicinal 15/12/2014

    Plano de saúde é coisa séria pois lida com a saúde, por isso é importante você conversar com um corretor de planos para ele tirar todas as suas dúvidas e ajudar na escolha do plano ideal.

    Por: caetano caldasl Saúde e Bem Estar> Medicinal 13/12/2014

    O Acidente Vascular Encefálico AVE pode ser isquêmico (quando se falta sangue no local afetado) ou Hemorrágico (quando há um extravasamento de sangue no local afetado). O AVE é uma das principais causas de morte no Brasil tanto em homens quanto mulheres, segundo o Ministério da Saúde. Seus sintomas variam desde a dificuldade de falar até mesmo a perda da consciência. Os fatores de riscos estão relacionados a diabetes, hipertensão e etc.

    Por: ANDRÉ LUIS DE CAMPOSl Saúde e Bem Estar> Medicinal 12/12/2014

    Estima-se que aproximadamente 7 milhões de mulheres sofram com o problema no Brasil

    Por: Ricardo Machado Comunicaçãol Saúde e Bem Estar> Medicinal 11/12/2014

    O Hospital Regional Público do Sudeste do Pará (HRSP), administrado pela Pró-Saúde, e o Hemocentro Regional de Marabá (Hemopa) promoveram a 23ª edição da tradicional campanha voluntária para doação de sangue na região.

    Por: Aline Limal Saúde e Bem Estar> Medicinal 10/12/2014

    Com o acúmulo de atividades e responsabilidades, a boa memória se torna, cada vez mais, um artigo de luxo! De fato, a memória é uma das nossas funções cognitivas mais importantes e serve para arquivar experiências e informações adquiridas ao longo da vida

    Por: Flávia Ghiurghil Saúde e Bem Estar> Medicinal 09/12/2014

    As chances de um homem apresentar câncer de próstata aumentam na medida em que o nível do PSA (antígeno prostático específico) aumenta também – sendo considerados normais níveis inferiores a 2,5ng/ml. Por isso, é consenso na medicina alertar para a realização anual do exame em pacientes com idade entre 50 e 75 anos e até mesmo fora dessa faixa quando há risco aumentado para a doença.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 08/12/2014

    Um dos grandes desafios das operadoras de planos de assistência à saúde é o efetivo gerenciamento dos riscos a que estão expostas estas organizações em um mercado cada vez mais competitivo, com investimentos internacionais se consolidando no país e o amadurecimento da regulamentação do setor através da Agência Nacional de Saúde Suplementar, a ANS.

    Por: douglas trindadel Saúde e Bem Estar> Medicinal 04/12/2014 lAcessos: 12

    No dia 25 de janeiro, durante o 33º Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo, vai acontecer o ‘Meeting de Odontologia do Esporte' no Expo Center Norte. Das 10h às 18h, vários especialistas no assunto vão debater sobre a importância da saúde oral no desempenho dos atletas de várias modalidades esportivas.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Odontologial 19/12/2014

    Estudo divulgado no National Center for Biotechnology Information, nos Estados Unidos, analisou riscos e benefícios da cirurgia plástica combinada. Foram avaliados 248 procedimentos realizados num período de dez anos pelo mesmo cirurgião: somente abdominoplastia, abdominoplastia combinada com mamoplastia, abdominoplastia combinada com facelift e abdominoplastia combinada com facelift e mamoplastia.

    Por: Vítor Margatol Beleza> Cirurgia Plástical 17/12/2014

    A perda de um dente compromete bastante a saúde oral. No Brasil, a necessidade de algum tipo de prótese surge ainda na adolescência – entre 15 e 19 anos. Mais recentemente, a Odontologia passou a explorar as possibilidades da engenharia tecidual na reparação e regeneração de estruturas dentais.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Odontologial 17/12/2014

    Engravidar é um dos principais desejos dos casais que já estão há algum tempo junto e ainda não sentiram o gostinho de ter um bebê engatinhando pela casa. Mas 10% das pessoas em idade reprodutiva enfrentam a questão da infertilidade – o que pode gerar algum desgaste emocional e insatisfação para quem se rende aos fatos e não busca reverter essa situação adversa.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 12/12/2014 lAcessos: 39

    O excesso de gordura na parte interna de coxas e braços é um problema tão sério para algumas mulheres, que muitas se privam de usar shorts, saias e blusas sem manga mesmo em dias de extremo calor. Num país como o Brasil, em que o ‘corpo violão' predomina, esse acúmulo indesejado de gordura é ainda mais comum e geralmente vem acompanhado de celulite. Nos braços, a flacidez acaba pesando na aparência também.

    Por: Vítor Margatol Beleza> Cirurgia Plástical 12/12/2014

    Em 2015, a indústria vai migrar rapidamente de um modelo de autenticação biométrica focado em tecnologia para outro que prioriza a experiência do usuário. Não há dúvidas de que em 2014 os sensores biométricos se tornaram muito mais visíveis, sendo integrados em várias situações do dia a dia – o que permitiu consolidar um objetivo de longo prazo, que é a completa eliminação de aborrecimentos e riscos de segurança implícitos no uso de senhas e pins.

    Por: Vítor Margatol Tecnologia> Segurançal 10/12/2014

    Na hora de comprar um brinquedo de presente, é comum considerar preço, beleza, tamanho, cor, funcionalidade... Mas quase ninguém imagina que ele pode acabar machucando a criança. Nos Estados Unidos, ocorrem mais de 250 mil acidentes por ano envolvendo crianças e brinquedos. Na metade deles o incidente envolve o rosto, principalmente os olhos. No Brasil, as vendas de brinquedos aumentam mais de 8% às vésperas do Natal.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Oftalmologial 10/12/2014

    As chances de um homem apresentar câncer de próstata aumentam na medida em que o nível do PSA (antígeno prostático específico) aumenta também – sendo considerados normais níveis inferiores a 2,5ng/ml. Por isso, é consenso na medicina alertar para a realização anual do exame em pacientes com idade entre 50 e 75 anos e até mesmo fora dessa faixa quando há risco aumentado para a doença.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 08/12/2014
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast