Neurite do Nervo Ulnar - Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo

Publicado em: 24/08/2011 |Comentário: 0 | Acessos: 2,255 |

O nervo ulnar é um dor três mais importantes nervos do braço.Ele segue um trajeto próximo dos ossos do membro superior, na região da parte interna do braço. Ao nível do cotovelo ele passa por um "túnel" ósteo-fibroso, que chamamos de túnel cubital, o qual esta localizado na porção posterior e medial do cotovelo. Nesse local é possível sentir o nervo. Após passar o cotovelo, esse nervo segue por entre músculos, até atingir a mão.

Local de compressão do nervo ulnar no cotovelo

O nervo ulnar é responsável pela sensibilidade do 5º dedo e da metade interna do 4º dedo, o anular. Além disso é o responsável pela inervação de alguns músculos importantes do antebraço e de músculos pequenos, mas importantes para o movimento da mão.

A compressão do nervo ulnar ao nível do cotovelo é a segunda mais comum compressão de nervo nos membros superiores. Existem causas que levam a compressão do nervo ulnar ao nível do cotovelo, tais como: sequela de fratura, esporões ósseos causados por tração muscular, cistos e luxação da cabeça medial do triceps. Contudo, na grande maioria das vezes, não sabemos determinar a causa exata dessa compressão. Sabemos, ainda, que muitos pacientes dormem com os cotovelos fletidos, aumentando a pressão sobre o nervo ulnar ao nível do cotovelo e, como isso é realizado de maneira repetitiva, pode levar a sintomatologia de compressão do nervo ulnar. Não é incomum pacientes reclamarem de acordar no meio da noite com os 4º  e 5º dedos com formigamento (o que chamamos de parestesia) ou podem ter dor nesse local.

Região inervada pelo nervo ulnar

Os pacientes podem reclamar de parestesia  noturna como dito anteriormente, ou em situações que exijam que permaneçam com o cotovelo fletido por um tempo. Podem apresentar diminuição da sensibilidade no território do 4º  e 5º  dedos da mão e eventualmente podem reclamar de perda de força para pegar ou segurar objetos ou para realizar  movimentos finos da mão, tais como tocar um instrumento musical como piano.

Para confirmação diagnóstica, além do exame físico sugestivo, o médico pode solicitar uma eletro-neuromiografia dos membros superiores que geralmente confirma o diagnóstico. Radiografias simples e uma ressonância magnética são importantes para se descartar causas que poderiam levar a compressão, como dito anteriormente.

O tratamento, de inicio é conservador, salvo casos de alteração acentuada da sensibilidade e, especialmente da atividade motora do nervo ulnar. O paciente deve evitar manter o cotovelo muito tempo fletido. Evitar apoiar o cotovelo com a parte interna do cotovelo, pois isso também comprime o nervo e provoca a sintomatologia. Mesmo durante a noite devemos evitar ambas as situações. Travesseiros, entre o braço e antebraço, ajudam ou enrolar uma toalha junto ao antebraço também. Caso o paciente não se adapte, confecção de uma órtese em 70º  de flexão pode ser recomendado, para que o paciente evite fletir o cotovelo a todo custo durante a noite.

O uso de anti-inflamatório está indicado em casos agudos. Exercícios de alongamento são recomendados, mas seus resultados são controversos.

O tratamento cirúrgico é indicado na falha do tratamento conservador por 6 a 12 semanas. Particularmente, eu prefiro a trasposição para anterior do nervo ulnar, pois acredito ser a técnica mais confiável e com menor chance de recidivas.

Transposição do nervo ulnar de posterior para anterior

O pós-operatório dessa cirurgia é relativamente simples para o paciente com retorno as atividades da vida diária em 6 semanas, isso sem restrições. Os piores resultados ocorrem naqueles pacientes  que apresentam tal compressão por mais de 6 meses, portanto não deve demorar para procurar um ortopedista caso apresente uma compressão do nervo ulnar.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/medicina-artigos/neurite-do-nervo-ulnar-compressao-do-nervo-ulnar-no-cotovelo-5156399.html

    Palavras-chave do artigo:

    dor

    ,

    cotovelo

    ,

    nervo ulnar

    Comentar sobre o artigo

    Nesse artrigo explicamos de maneira breve sucinta o que é a atrite reumatóide, como ela acomete o cotovelo e como tratamos os pacientes com AR no cotovelo

    Por: joel murachovskyl Saúde e Bem Estar> Medicinal 22/08/2011 lAcessos: 1,113

    Olá meninas estava estudando sobre as doenças sexualmente transmissíveis e notei que muitos dos artigos que falam sobre DST em homossexuais sempre focam o olhar nos rapazes gays, e esquecem que nós lésbicas também podemos adquirir a doença. Talvez por isso são poucas as garotas que se preocupam em se prevenir quando se relacionam com outras garotas. Percebi que muitas mulheres se cuidam mais em relacionamentos heterossexuais pelo fato de não quererem engravidar e não por causa das doenças.

    Por: Dominio Pessoall Saúde e Bem Estar> Medicinal 22/12/2014

    Segundo a Organização Mundial de Saúde, aproximadamente 1.4 milhões de crianças perderam a visão

    Por: Ricardo Machado Comunicaçãol Saúde e Bem Estar> Medicinal 15/12/2014

    Plano de saúde é coisa séria pois lida com a saúde, por isso é importante você conversar com um corretor de planos para ele tirar todas as suas dúvidas e ajudar na escolha do plano ideal.

    Por: caetano caldasl Saúde e Bem Estar> Medicinal 13/12/2014

    O Acidente Vascular Encefálico AVE pode ser isquêmico (quando se falta sangue no local afetado) ou Hemorrágico (quando há um extravasamento de sangue no local afetado). O AVE é uma das principais causas de morte no Brasil tanto em homens quanto mulheres, segundo o Ministério da Saúde. Seus sintomas variam desde a dificuldade de falar até mesmo a perda da consciência. Os fatores de riscos estão relacionados a diabetes, hipertensão e etc.

    Por: ANDRÉ LUIS DE CAMPOSl Saúde e Bem Estar> Medicinal 12/12/2014

    Estima-se que aproximadamente 7 milhões de mulheres sofram com o problema no Brasil

    Por: Ricardo Machado Comunicaçãol Saúde e Bem Estar> Medicinal 11/12/2014

    O Hospital Regional Público do Sudeste do Pará (HRSP), administrado pela Pró-Saúde, e o Hemocentro Regional de Marabá (Hemopa) promoveram a 23ª edição da tradicional campanha voluntária para doação de sangue na região.

    Por: Aline Limal Saúde e Bem Estar> Medicinal 10/12/2014

    Com o acúmulo de atividades e responsabilidades, a boa memória se torna, cada vez mais, um artigo de luxo! De fato, a memória é uma das nossas funções cognitivas mais importantes e serve para arquivar experiências e informações adquiridas ao longo da vida

    Por: Flávia Ghiurghil Saúde e Bem Estar> Medicinal 09/12/2014

    As chances de um homem apresentar câncer de próstata aumentam na medida em que o nível do PSA (antígeno prostático específico) aumenta também – sendo considerados normais níveis inferiores a 2,5ng/ml. Por isso, é consenso na medicina alertar para a realização anual do exame em pacientes com idade entre 50 e 75 anos e até mesmo fora dessa faixa quando há risco aumentado para a doença.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 08/12/2014

    Nesse artigo explicamos quais as possiveis causas de dor no ombro e como devemos proceder na presença de uma dor que atraplaha nas atividades da vida diária

    Por: joel murachovskyl Saúde e Bem Estar> Medicinal 29/08/2011 lAcessos: 278

    Nesse artigo explicamos como ocorre a luxação Acrômio-clavicular. Abordamos a sintomatologia dos pacientes e como tratamos essa lesão.

    Por: joel murachovskyl Saúde e Bem Estar> Medicinal 24/08/2011 lAcessos: 2,393

    Nesse artigo explicamos como ocorre a lesão do tendão distal do bíceps. Quais os sintomas apresentados pelos pacientes e como se realiza seu tratamento

    Por: joel murachovskyl Saúde e Bem Estar> Medicinal 23/08/2011 lAcessos: 1,248

    Nesse artigo explicamos porque o ombro, eventualmente desloca, qual são as queixas dos pacientes e como podemos tratar esse problema.

    Por: joel murachovskyl Saúde e Bem Estar> Medicinal 22/08/2011 lAcessos: 992

    Nesse artigo explicamos o que é a lesão SLAP, seus sinais e sintomas e como devemos tratar essa lesão

    Por: joel murachovskyl Saúde e Bem Estar> Medicinal 22/08/2011 lAcessos: 2,142

    Nesse artigo explicamos de maneira resumida o que é a atrose do ombro e como podemos tratá-la.

    Por: joel murachovskyl Saúde e Bem Estar> Medicinal 22/08/2011 lAcessos: 572

    Nesse artrigo explicamos de maneira breve sucinta o que é a atrite reumatóide, como ela acomete o cotovelo e como tratamos os pacientes com AR no cotovelo

    Por: joel murachovskyl Saúde e Bem Estar> Medicinal 22/08/2011 lAcessos: 1,113

    A epicondilite lateral acomete um número grande de atletas e seu tratamento pode ser difícil ou demorado. É importante entender isso para o sucesso do tratamento e entendendo a doença o paciente fica mais tranquilo ao tratá-la.

    Por: joel murachovskyl Saúde e Bem Estar> Medicinal 22/08/2011 lAcessos: 1,428 lComentário: 2
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast