Neurite do Nervo Ulnar - Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo

Publicado em: 24/08/2011 |Comentário: 0 | Acessos: 2,401 |

O nervo ulnar é um dor três mais importantes nervos do braço.Ele segue um trajeto próximo dos ossos do membro superior, na região da parte interna do braço. Ao nível do cotovelo ele passa por um "túnel" ósteo-fibroso, que chamamos de túnel cubital, o qual esta localizado na porção posterior e medial do cotovelo. Nesse local é possível sentir o nervo. Após passar o cotovelo, esse nervo segue por entre músculos, até atingir a mão.

Local de compressão do nervo ulnar no cotovelo

O nervo ulnar é responsável pela sensibilidade do 5º dedo e da metade interna do 4º dedo, o anular. Além disso é o responsável pela inervação de alguns músculos importantes do antebraço e de músculos pequenos, mas importantes para o movimento da mão.

A compressão do nervo ulnar ao nível do cotovelo é a segunda mais comum compressão de nervo nos membros superiores. Existem causas que levam a compressão do nervo ulnar ao nível do cotovelo, tais como: sequela de fratura, esporões ósseos causados por tração muscular, cistos e luxação da cabeça medial do triceps. Contudo, na grande maioria das vezes, não sabemos determinar a causa exata dessa compressão. Sabemos, ainda, que muitos pacientes dormem com os cotovelos fletidos, aumentando a pressão sobre o nervo ulnar ao nível do cotovelo e, como isso é realizado de maneira repetitiva, pode levar a sintomatologia de compressão do nervo ulnar. Não é incomum pacientes reclamarem de acordar no meio da noite com os 4º  e 5º dedos com formigamento (o que chamamos de parestesia) ou podem ter dor nesse local.

Região inervada pelo nervo ulnar

Os pacientes podem reclamar de parestesia  noturna como dito anteriormente, ou em situações que exijam que permaneçam com o cotovelo fletido por um tempo. Podem apresentar diminuição da sensibilidade no território do 4º  e 5º  dedos da mão e eventualmente podem reclamar de perda de força para pegar ou segurar objetos ou para realizar  movimentos finos da mão, tais como tocar um instrumento musical como piano.

Para confirmação diagnóstica, além do exame físico sugestivo, o médico pode solicitar uma eletro-neuromiografia dos membros superiores que geralmente confirma o diagnóstico. Radiografias simples e uma ressonância magnética são importantes para se descartar causas que poderiam levar a compressão, como dito anteriormente.

O tratamento, de inicio é conservador, salvo casos de alteração acentuada da sensibilidade e, especialmente da atividade motora do nervo ulnar. O paciente deve evitar manter o cotovelo muito tempo fletido. Evitar apoiar o cotovelo com a parte interna do cotovelo, pois isso também comprime o nervo e provoca a sintomatologia. Mesmo durante a noite devemos evitar ambas as situações. Travesseiros, entre o braço e antebraço, ajudam ou enrolar uma toalha junto ao antebraço também. Caso o paciente não se adapte, confecção de uma órtese em 70º  de flexão pode ser recomendado, para que o paciente evite fletir o cotovelo a todo custo durante a noite.

O uso de anti-inflamatório está indicado em casos agudos. Exercícios de alongamento são recomendados, mas seus resultados são controversos.

O tratamento cirúrgico é indicado na falha do tratamento conservador por 6 a 12 semanas. Particularmente, eu prefiro a trasposição para anterior do nervo ulnar, pois acredito ser a técnica mais confiável e com menor chance de recidivas.

Transposição do nervo ulnar de posterior para anterior

O pós-operatório dessa cirurgia é relativamente simples para o paciente com retorno as atividades da vida diária em 6 semanas, isso sem restrições. Os piores resultados ocorrem naqueles pacientes  que apresentam tal compressão por mais de 6 meses, portanto não deve demorar para procurar um ortopedista caso apresente uma compressão do nervo ulnar.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/medicina-artigos/neurite-do-nervo-ulnar-compressao-do-nervo-ulnar-no-cotovelo-5156399.html

    Palavras-chave do artigo:

    dor

    ,

    cotovelo

    ,

    nervo ulnar

    Comentar sobre o artigo

    Nesse artrigo explicamos de maneira breve sucinta o que é a atrite reumatóide, como ela acomete o cotovelo e como tratamos os pacientes com AR no cotovelo

    Por: joel murachovskyl Saúde e Bem Estar> Medicinal 22/08/2011 lAcessos: 1,226
    Araceli Canova

    A dança exige performance complexa com padrão preciso e controlado. O balé clássico, por exemplo, com movimentos realizados com o peso do corpo sobre a ponta dos pés, demanda esforços extras para manter a estabilidade dos membros inferiores. Se algo interferir na mobilidade normal da articulação, necessitar-se-á de compensações posturais e alterações de movimentos que podem ocasionar aumento do estresse até em outras partes do organismo, resultando em lesões.

    Por: Araceli Canoval Saúde e Bem Estar> Medicinal 27/03/2015

    Número de casos diminui, mas doença ainda é a segunda causa de óbito por agente infeccioso no mundo

    Por: Ricardo Machado Comunicaçãol Saúde e Bem Estar> Medicinal 23/03/2015

    A cirurgia juntamente com outros tipos de terapias, pode ser uma opção de tratamento para o câncer de pulmão que ainda são pequenas em estágio inicial de desenvolvimento. Se caso a cirurgia puder ser realizada, ela oferece uma boa chance de sucesso da cura da doença.

    Por: Vinicios Ferreiral Saúde e Bem Estar> Medicinal 20/03/2015

    Os 5 piores tipos de câncer. Câncer de pele. O câncer de pele e o tipo de tumor mais comum na população mundial, pois cerca de vinte e cinco por cento dos casos de câncer, são de câncer de pele, o câncer de pele acontece quando ocorre o crescimento acelerados das células que compõem a pele.

    Por: Vinicios Ferreiral Saúde e Bem Estar> Medicinal 20/03/2015

    De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2030 as doenças cardiovasculares serão responsáveis por quase 24 milhões de óbitos. Hoje, no Brasil, a cada cinco minutos alguém sofre um infarto. Das 300 mil ocorrências desse tipo que acontecem anualmente, 80 mil resultam em morte. As estatísticas são alarmantes e chama atenção o fato de que, mesmo aqueles que fazem check-up anualmente e se creem livres de risco, não são poupados.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 17/03/2015
    Mariangela de Oliveira Castro

    Compõe o currículo da Graduação em Educação Física, disciplinas de Ciências Médicas e sendo esta, reconhecida como área da Saúde, de acordo com a resolução do Conselho Nacional de Saúde (CNS nº. 218/1997), percebe-se que o professor de Educação Física é atualmente, o profissional melhor capacitado dentro da escola para prestar assistência aos alunos portadores de Diabetes, bem como atuar em situações de emergência.

    Por: Mariangela de Oliveira Castrol Saúde e Bem Estar> Medicinal 06/03/2015 lAcessos: 14

    No começo da vida sexual, o maior medo das meninas é engravidar ‘sem querer'. Nessa fase, engravidar parece a coisa mais fácil do mundo e muitas meninas pensam que será assim para o resto da vida. Até que se casam e percebem que – mesmo parando de tomar pílula – a gravidez não se confirma. Isso ocorre com muita frequência e muitos casais precisam cada vez mais de ajuda especializada para ter um filho.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 03/03/2015 lAcessos: 18

    Estudo publicado no jornal Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention revela uma mutação genética que acomete famílias afrodescendentes. Especificamente, mulheres negras têm mais chances de serem diagnosticadas com câncer de mama do que mulheres brancas antes dos 40 anos.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 02/03/2015 lAcessos: 18

    Nesse artigo explicamos quais as possiveis causas de dor no ombro e como devemos proceder na presença de uma dor que atraplaha nas atividades da vida diária

    Por: joel murachovskyl Saúde e Bem Estar> Medicinal 29/08/2011 lAcessos: 295

    Nesse artigo explicamos como ocorre a luxação Acrômio-clavicular. Abordamos a sintomatologia dos pacientes e como tratamos essa lesão.

    Por: joel murachovskyl Saúde e Bem Estar> Medicinal 24/08/2011 lAcessos: 2,544

    Nesse artigo explicamos como ocorre a lesão do tendão distal do bíceps. Quais os sintomas apresentados pelos pacientes e como se realiza seu tratamento

    Por: joel murachovskyl Saúde e Bem Estar> Medicinal 23/08/2011 lAcessos: 1,301

    Nesse artigo explicamos porque o ombro, eventualmente desloca, qual são as queixas dos pacientes e como podemos tratar esse problema.

    Por: joel murachovskyl Saúde e Bem Estar> Medicinal 22/08/2011 lAcessos: 1,026

    Nesse artigo explicamos o que é a lesão SLAP, seus sinais e sintomas e como devemos tratar essa lesão

    Por: joel murachovskyl Saúde e Bem Estar> Medicinal 22/08/2011 lAcessos: 2,181

    Nesse artigo explicamos de maneira resumida o que é a atrose do ombro e como podemos tratá-la.

    Por: joel murachovskyl Saúde e Bem Estar> Medicinal 22/08/2011 lAcessos: 615

    Nesse artrigo explicamos de maneira breve sucinta o que é a atrite reumatóide, como ela acomete o cotovelo e como tratamos os pacientes com AR no cotovelo

    Por: joel murachovskyl Saúde e Bem Estar> Medicinal 22/08/2011 lAcessos: 1,226

    A epicondilite lateral acomete um número grande de atletas e seu tratamento pode ser difícil ou demorado. É importante entender isso para o sucesso do tratamento e entendendo a doença o paciente fica mais tranquilo ao tratá-la.

    Por: joel murachovskyl Saúde e Bem Estar> Medicinal 22/08/2011 lAcessos: 1,468 lComentário: 2
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast