Nódulo na tireoide: o que é e como tratar

Publicado em: 11/07/2013 |Comentário: 0 | Acessos: 65 |

Por Dra Claudia Chang, doutoranda em Endocrinologia pela USP/ Coordenadora e Professora de Pós-Graduação em Endocrinologia pelo ISMD – Instituto Superior de Medicina – (CRM 110155)

A tireoide é uma glândula localizada na região do pescoço, responsável por produzir os hormônios tiroxina (também chamado de tetraiodotironina) e tri-iodotironina. Ambos auxiliam na manutenção da pressão sanguínea, do ritmo cardíaco, do tônus muscular e das funções sexuais.

No entanto, em algum exame de rotina, é possível identificar pequenos caroços nesta região, os chamados nódulos tireoidianos, formações nodulares na tireoide, que precisam ser avaliadas e acompanhadas por especialistas (endocrinologistas). Atualmente, são muito comuns e estima-se que cerca de 7% das pessoas tem algum nódulo palpável na tireoide. Quando se avalia o percentual que pode ser visualizado pelo USG (ultrassom), este número chega de 20-76%.

As pessoas mais predispostas a terem nódulos tireoidianos são os idosos, as mulheres e pacientes que tenham hipotiroidismo por tiroidite de Hashimoto. Regiões com carência de iodo e história de exposição prévia à radiação também aumentariam a formação de nódulos.

Embora ainda não se conheça todos os mecanismos que levam à formação dos nódulos, as principais causas seriam bócio colóide (células normais da tireoide), cistos simples, tireoidites (inflamação na glândula levando à formação de nódulos) e neoplasias. Algumas características necessitam de uma cautela maior: nódulo com crescimento muito rápido, história de irradiação (radioterapia) prévia na região cervical (pescoço) e rouquidão súbita.

Vale frisar que o nódulo é uma alteração de "estrutura", não influencia na função da tireoide. Algumas pessoas fazem certa confusão com isto, questionando como podem ter nódulo se o exame de sangue nunca acusou nada. Embora indivíduos com hipotiroidismo tenham maior chance de ter nódulo, a maioria das pessoas com nódulos tem função da tireoide normal.

Não há indicação de medicamento para nódulo tireoidiano, a não ser que o paciente também apresente hipotiroidismo (tireoide lenta). Nestes casos, há diminuição do nódulo com o tratamento e normalização do TSH (hormônio que estimula a tireoide). Mas não há evidência científica para prescrição de medicação para indivíduos que não tenham alteração da função da glândula.

A grande maioria dos nódulos não precisa ser puncionada, mas requer acompanhamento semestral ou anual com imagem. Atualmente, seguimos algumas diretrizes internacionais e nacionais (SBEM-Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia) para se indicar ou não a punção. Embora a menor parte dos nódulos (5-10%) seja por neoplasia (câncer de tireoide), a avaliação e o seguimento especializado são fundamentais.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/medicina-artigos/nodulo-na-tireoide-o-que-e-e-como-tratar-6676387.html

    Palavras-chave do artigo:

    dra claudia chang

    ,

    endocrinologista

    ,

    nodulo tireoide

    Comentar sobre o artigo

    As Hepatites são doenças de etiologia viral que acometem o fígado causando inflamação, cirrose e até câncer hepático.

    Por: Central Pressl Saúde e Bem Estar> Medicinal 20/10/2014

    É possível que em diferentes momentos as pessoas já tenham ouvido falar sobre a ressonância magnética, no entanto também é possível que poucos tenham conhecimento do que se trata realmente este exame.

    Por: anamarial Saúde e Bem Estar> Medicinal 17/10/2014

    Muitas pessoas podem acabar por não ter conhecimento sobre o que seria o livro branco, assim como também o porque ele deveria existir ou as pessoas deveriam ter o real conhecimento sobre a sua funcionalidade.

    Por: anamarial Saúde e Bem Estar> Medicinal 15/10/2014

    Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 20 milhões de pessoas deixaram de enxergar por conta do problema. Tendência é a de que casos aumentem significativamente nos próximos anos.

    Por: Ricardo Machado Comunicaçãol Saúde e Bem Estar> Medicinal 10/10/2014

    A alergia ao pólen ou também chamada "polinose" é causada pelo contato dos polens de certas plantas com o desencadeamento de manifestações alérgicas.

    Por: Central Pressl Saúde e Bem Estar> Medicinal 03/10/2014

    ESTE TRABALHO FOI DESENVOLVIDO PARA A APLICAÇÃO DOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS TRABALHADOS COM ALUNOS DOS 3º ANOS DO ENSINO MÉDIO. FOI BASTANTE GRATIFICANTE, POIS OS ALUNOS TIVERAM CONTATO COM OS CONTEÚDOS NA PRÁTICA E AINDA DESCOBRIRAM NOVAS INFORMAÇÕES.

    Por: Josimara L. Furtado dos Santosl Saúde e Bem Estar> Medicinal 02/10/2014

    Do ponto de vista do paciente, ficar internado num hospital não é nada agradável. Mas pode ser ainda pior quando outros problemas começam a surgir. Estudo divulgado no Journal of Clinical Periodontology (Estados Unidos) acompanhou 162 pacientes internados por quinze dias, desde a internação até a alta hospitalar. O que se descobriu é que os níveis de placas bacterianas e gengivite aumentaram consideravelmente no período.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 30/09/2014

    Muito usada em consultórios, clínicas, hospitais, consultórios odontológicos e demais áreas da saúde, a mangueira de silicone é muito presente no cotidiano de pacientes. Por outro lado, ela por vezes acaba ficando desapercebida por não estar entre os principais e mais chamativos aparelhos médicos.

    Por: Thiago Castriottol Saúde e Bem Estar> Medicinal 30/09/2014

    A LC Restaurantes, especializada em refeições corporativas, deu início a um projeto para alinhamento de uma estrutura corporativa que preza pela sustentabilidade nas atividades diárias. Para a realização deste projeto, a LC contratou o consultor e Sócio-Diretor da G,LM Assessoria Empresarial, Lívio Giosa

    Por: Flávia Ghiurghil Press Releasel 15/10/2014

    Apesar da inconstância nos resultados do setor de autopeças, a atividade é promissora e requer a adoção de estratégias específicas para alavancar as vendas. E eu enxergo duas formas que possibilitem este incremento. Uma delas se refere ao aumento na frota de automóveis.

    Por: Flávia Ghiurghil Negócios> Vendasl 02/09/2014

    Há três anos, a LC Restaurantes, especializada em refeições corporativas, realizou o projeto de reestruturação do restaurante dos colaboradores do Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo.

    Por: Flávia Ghiurghil Press Releasel 02/09/2014

    A fase da pré-adolescência, que engloba a faixa dos 10 aos 13 anos, não é um momento fácil. O período é de imensas transformações que mexem tanto com o lado físico como o psicológico, quando há maior interesse pela sexualidade, ainda que o fluxo mental continue mantendo-se no nível do brincar.

    Por: Flávia Ghiurghil Lar e Família> Adolescentesl 02/09/2014

    O crescente uso da internet pela população (em 2011, o número de usuários chegou a oitenta milhões, sendo que metade já fazia uso de blogs, microblogs e redes sociais) fez crescer os olhos das empresas. Afinal, boa parte de clientes e potenciais clientes poderiam estar presentes ali.

    Por: Flávia Ghiurghil Internet> Blogsl 12/08/2014

    Ao ser fundada, em 1989, a LC Restaurantes estabeleceu parceria com o Grupo Pão de Açúcar fornecendo, a princípio, refeições aos colaboradores do Centro de Distribuição CD1, localizado na Rodovia Anhanguera em Osasco. Com sua filosofia de alta performance em qualidade, iniciou, em 1990, os serviços de rotisserie/pratos prontos para venda ao varejo nas lojas Pão de Açúcar e, hoje, atende a 90 lojas em São Paulo e no Rio de Janeiro.

    Por: Flávia Ghiurghil Press Releasel 12/08/2014

    A LC Restaurantes, especializada em refeições corporativas, tem tido excelentes resultados com o Projeto de Gerenciamento e Reciclagem de Resíduos, criado em abril deste ano. Também chamado de QSMS (sigla de Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde), o projeto visa minimizar os impactos ambientais no Centro de Distribuição, no loteamento Cabiúnas, em Macaé, no norte do Rio de Janeiro

    Por: Flávia Ghiurghil Press Releasel 05/08/2014

    A VAULT, empresa especializada em Barreiras Físicas de Alta Segurança (Equipamentos Blindados, Bollards e Projetos Especiais) e Sistemas Integrados de Segurança (Controle de Acesso, CFTV e Alarmes), obteve crescimento de 30% no primeiro semestre de 2014, o dobro do registrado no mesmo período do ano anterior.

    Por: Flávia Ghiurghil Press Releasel 03/08/2014
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast