Nódulo na tireoide: o que é e como tratar

Publicado em: 11/07/2013 |Comentário: 0 | Acessos: 60 |

Por Dra Claudia Chang, doutoranda em Endocrinologia pela USP/ Coordenadora e Professora de Pós-Graduação em Endocrinologia pelo ISMD – Instituto Superior de Medicina – (CRM 110155)

A tireoide é uma glândula localizada na região do pescoço, responsável por produzir os hormônios tiroxina (também chamado de tetraiodotironina) e tri-iodotironina. Ambos auxiliam na manutenção da pressão sanguínea, do ritmo cardíaco, do tônus muscular e das funções sexuais.

No entanto, em algum exame de rotina, é possível identificar pequenos caroços nesta região, os chamados nódulos tireoidianos, formações nodulares na tireoide, que precisam ser avaliadas e acompanhadas por especialistas (endocrinologistas). Atualmente, são muito comuns e estima-se que cerca de 7% das pessoas tem algum nódulo palpável na tireoide. Quando se avalia o percentual que pode ser visualizado pelo USG (ultrassom), este número chega de 20-76%.

As pessoas mais predispostas a terem nódulos tireoidianos são os idosos, as mulheres e pacientes que tenham hipotiroidismo por tiroidite de Hashimoto. Regiões com carência de iodo e história de exposição prévia à radiação também aumentariam a formação de nódulos.

Embora ainda não se conheça todos os mecanismos que levam à formação dos nódulos, as principais causas seriam bócio colóide (células normais da tireoide), cistos simples, tireoidites (inflamação na glândula levando à formação de nódulos) e neoplasias. Algumas características necessitam de uma cautela maior: nódulo com crescimento muito rápido, história de irradiação (radioterapia) prévia na região cervical (pescoço) e rouquidão súbita.

Vale frisar que o nódulo é uma alteração de "estrutura", não influencia na função da tireoide. Algumas pessoas fazem certa confusão com isto, questionando como podem ter nódulo se o exame de sangue nunca acusou nada. Embora indivíduos com hipotiroidismo tenham maior chance de ter nódulo, a maioria das pessoas com nódulos tem função da tireoide normal.

Não há indicação de medicamento para nódulo tireoidiano, a não ser que o paciente também apresente hipotiroidismo (tireoide lenta). Nestes casos, há diminuição do nódulo com o tratamento e normalização do TSH (hormônio que estimula a tireoide). Mas não há evidência científica para prescrição de medicação para indivíduos que não tenham alteração da função da glândula.

A grande maioria dos nódulos não precisa ser puncionada, mas requer acompanhamento semestral ou anual com imagem. Atualmente, seguimos algumas diretrizes internacionais e nacionais (SBEM-Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia) para se indicar ou não a punção. Embora a menor parte dos nódulos (5-10%) seja por neoplasia (câncer de tireoide), a avaliação e o seguimento especializado são fundamentais.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/medicina-artigos/nodulo-na-tireoide-o-que-e-e-como-tratar-6676387.html

    Palavras-chave do artigo:

    dra claudia chang

    ,

    endocrinologista

    ,

    nodulo tireoide

    Comentar sobre o artigo

    Não ter filhos é uma decisão que envolve a escolha do melhor método de contracepção. Há um ou vários métodos indicados para cada caso e a escolha passa pela avaliação da mulher, do parceiro e do médico. A informação ainda é a melhor aliada para a análise dos riscos e benefícios de cada método contraceptivo.

    Por: ADS Comunicaçãol Saúde e Bem Estar> Medicinal 15/09/2014
    José Guimarães

    O objetivo de eu escrever este artigo é compartilhar você o que aprendi sobre a distribuição de remédios de graça. Acredito que, assim como eu não sabia antes, muitas pessoas ainda não sabem da existência de distribuição de remédios para determinados grupos de doentes crônicos. As condições para conseguir remédios grátis devem ser vistas nos postos de saúde de sua cidade ou em farmácias participantes do programa.

    Por: José Guimarãesl Saúde e Bem Estar> Medicinal 12/09/2014

    Algo que podemos verificar com uma determinada facilidade nos dias de hoje, é o fato de que há uma série de hospitais que podem acabar por não seguir as conformidades que seriam determinadas como básicas.

    Por: anamarial Saúde e Bem Estar> Medicinal 11/09/2014

    Se você está lendo isso, você pode estar pensando em usar lentes de contato pela primeira vez. Você também pode estar se perguntando se há algum problema com o uso de lentes de contato e você deve estar ciente antes de você desistir de seus óculos. Justo! Vamos descobrir juntos, explorando e respondendo a perguntas diferentes sobre o assunto, separando o fato da ficção.

    Por: Lentenet Lente de Contatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 08/09/2014 lAcessos: 16

    Pesquisadores dinamarqueses estudaram mais de 58 mil mulheres submetidas ao exame de mamografia entre os anos de 1991 e 2005. O resultado, publicado recentemente no jornal Cancer Epidemiology, revela que as pacientes que receberam resultado falso-positivo demonstraram 27% mais chances de ter câncer de mama ao longo da vida em relação àquelas que receberam resultado negativo. Esse fenômeno, ainda não explicado, não está relacionado a erros de classificação.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 08/09/2014

    O Stress é uma das funções vitais do organismo e ao mesmo tempo uma das doenças mais importantes que afecta a nossa sociedade, tem uma acção de alarme no nosso organismo antes do perigo acontecer.

    Por: Alice Coutol Saúde e Bem Estar> Medicinal 07/09/2014

    A Fibrose Cística, também conhecida como Mucoviscidose, é uma doença genética que afeta diretamente as glândulas exócrinas de diversos órgãos - responsáveis pela produção de determinadas substâncias que auxiliam na manutenção e função do nosso organismo.

    Por: Central Pressl Saúde e Bem Estar> Medicinal 04/09/2014 lAcessos: 19

    Ginecomastia é o crescimento de glândulas mamárias em homens, podendo ter origem hereditária, em alterações hormonais ou ainda no uso de determinadas substâncias – como os anabolizantes. A doença acomete entre 30% e 40% dos adolescentes e, na maioria dos casos, tem regressão espontânea até atingirem a fase adulta.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 04/09/2014 lAcessos: 11

    Apesar da inconstância nos resultados do setor de autopeças, a atividade é promissora e requer a adoção de estratégias específicas para alavancar as vendas. E eu enxergo duas formas que possibilitem este incremento. Uma delas se refere ao aumento na frota de automóveis.

    Por: Flávia Ghiurghil Negócios> Vendasl 02/09/2014

    Há três anos, a LC Restaurantes, especializada em refeições corporativas, realizou o projeto de reestruturação do restaurante dos colaboradores do Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo.

    Por: Flávia Ghiurghil Press Releasel 02/09/2014

    A fase da pré-adolescência, que engloba a faixa dos 10 aos 13 anos, não é um momento fácil. O período é de imensas transformações que mexem tanto com o lado físico como o psicológico, quando há maior interesse pela sexualidade, ainda que o fluxo mental continue mantendo-se no nível do brincar.

    Por: Flávia Ghiurghil Lar e Família> Adolescentesl 02/09/2014

    O crescente uso da internet pela população (em 2011, o número de usuários chegou a oitenta milhões, sendo que metade já fazia uso de blogs, microblogs e redes sociais) fez crescer os olhos das empresas. Afinal, boa parte de clientes e potenciais clientes poderiam estar presentes ali.

    Por: Flávia Ghiurghil Internet> Blogsl 12/08/2014

    Ao ser fundada, em 1989, a LC Restaurantes estabeleceu parceria com o Grupo Pão de Açúcar fornecendo, a princípio, refeições aos colaboradores do Centro de Distribuição CD1, localizado na Rodovia Anhanguera em Osasco. Com sua filosofia de alta performance em qualidade, iniciou, em 1990, os serviços de rotisserie/pratos prontos para venda ao varejo nas lojas Pão de Açúcar e, hoje, atende a 90 lojas em São Paulo e no Rio de Janeiro.

    Por: Flávia Ghiurghil Press Releasel 12/08/2014

    A LC Restaurantes, especializada em refeições corporativas, tem tido excelentes resultados com o Projeto de Gerenciamento e Reciclagem de Resíduos, criado em abril deste ano. Também chamado de QSMS (sigla de Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde), o projeto visa minimizar os impactos ambientais no Centro de Distribuição, no loteamento Cabiúnas, em Macaé, no norte do Rio de Janeiro

    Por: Flávia Ghiurghil Press Releasel 05/08/2014

    A VAULT, empresa especializada em Barreiras Físicas de Alta Segurança (Equipamentos Blindados, Bollards e Projetos Especiais) e Sistemas Integrados de Segurança (Controle de Acesso, CFTV e Alarmes), obteve crescimento de 30% no primeiro semestre de 2014, o dobro do registrado no mesmo período do ano anterior.

    Por: Flávia Ghiurghil Press Releasel 03/08/2014

    O artigo de hoje será dedicado aos gestores de venda. Temos discutido muito sobre métodos e ferramentas que auxiliam os vendedores em seu trabalho, mas como ajudar os gestores? Quais as informações importantes para que eles possam atuar de forma eficaz junto ao time?

    Por: Flávia Ghiurghil Negócios> Vendasl 03/08/2014
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast