O PSIQUISMO (ALMA)

30/05/2008 • Por • 4,603 Acessos

 


PSIQUISMO


Dr.Wagner Paulon


1977 - 2008


 


Psiquismo ou o psíquico é o nome científico que resume as noções de alma, espírito, mente, pensamento, conduta, comportamento, vida pessoal, drama pessoal humano, vida intelectual, afetiva e ativa.


 


É a vida de relação do indivíduo humano ou animal, a parte da vida dum indivíduo que o põe, como um todo, em relação com o mundo em que vive, com os seus semelhantes e com os outros seres vivos e brutos.


 


A outra parte da vida, a vida fisiológica, ou vida propriamente dita, é a que diz respeito à existência do indivíduo como um corpo vivo, é, podemos dizer, a vida pele adentro.


 


Como, a rigor, nenhum ente vivo (bionte) vive sozinho, isolado no mundo, mas sempre em contacto com os seus semelhantes, companheiros, "sócios", podemos dizer que psiquismo é a vida social do bionte, e que a sua fisiologia é a sua vida somática (soma em grego significa corpo).


 


Para compreendermos a razão por que a psicologia Científica adotou a designação psiquismo em lugar de alma ou espírito ou psyque, temos de saber que a moderna Teoria do Conhecimento ou Epistemologia ou Gnoseologla (parte da Filosofia Científica que trata de saber como é que conhecemos as coisas) estabeleceu os modos ou maneiras que temos de saber as coisas.


 

Perfil do Autor

Wagner Paulon

FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE (ESCOLA PAULISTA), MESTRE EM PSICOPATOLOGIA (ESCOLA PAULISTA), PSICOLOGIA (SAINT MEINRAD COLLEGE) USA, PEDAGOGIA...