Pesquisas comprovam que pessoas estressadas geram mau hálito

Publicado em: 01/11/2010 | Acessos: 341 |

Stress é um dos males da vida moderna. O ritmo agitado da vida que levamos, principalmente em grandes centros urbanos, com excesso de responsabilidades, cobranças e competitividade, trânsito etc, são fatores que costumam deixar as pessoas estressadas.

Na verdade, o stress pode ser encarado como um estado de alerta do nosso organismo. Ficamos mais "agitados" para corresponder melhor às tarefas que nos são delegadas. Em situações de perigo, o stress nos prepara para o combate ou para a fuga, liberando um hormônio chamado adrenalina.

O problema é quando passamos por um período longo de stress. Várias alterações podem ocorrer em nosso corpo, inclusive, o aparecimento do mau hálito (halitose).

Pesquisadores da ACTA (Academisch Centrum Tandheelkunde of  Amsterdam -Holland) garantem que animais farejadores atacam com mais frequência pessoas com níveis de stress elevados, pois estas pessoas liberam na corrente sanguínea níveis maiores de adrenalina que consequentemente darão origem a um odor característicamente desagradável, tanto na pele quanto no hálito.

O stress pode provocar mau hálito basicamente devido a três fatores. O primeiro deles seria a queda na produção de saliva. A atividade das nossas glândulas salivares depende, dentre outros fatores, do equilíbrio do Sistema Nervoso Central (SNC). O stress provoca desequilíbrio no SNC, diminuindo a produção de saliva, o que geralmente leva ao surgimento do mau hálito, pois, com pouca saliva, existe a tendência de acumular resíduos alimentares e células mortas na nossa língua, o que pode ser fonte do mau cheiro.

Outro fator que ocorre em indivíduos estressados é a má alimentação.

As pessoas estressadas se alimentam mal, com intervalos muito longos entre as refeições, ou com alimentação desbalanceada. Longos períodos sem alimentação levam à queda do açúcar no sangue. Nosso organismo começa a queimar gorduras.

O resultado da queima da gordura pode ser sentido no nosso hálito como odor desagradável. No caso da alimentação desbalanceada, costuma-se ingerir muita proteína animal ou gordura. O metabolismo destes alimentos pode, dependendo da função do fígado, liberar elementos que provocam mau hálito.

Pode ocorrer também em pessoas estressadas o que chamamos de antiperistaltismo esofágico: parte da nossa saliva que é engolida tende a voltar para a parte de trás da língua e ali permanecer grudada, facilitando a aderência de células mortas e restos alimentares, o que geralmente provoca mau cheiro.

O sucesso no tratamento do mau hálito depende do correto diagnóstico das possíveis causas (existem cerca de 60 causas diferentes). Quando provocado por stress, de nada adianta a uso de bochechos, sprays etc, pois muitas vezes os indivíduos estressados possuem higiene bucal impecável e, mesmo assim, têm hálito muito forte. Portanto pode se dizer que pessoas calmas, bem humoradas, exalam perfume agradável e atraem a simpatia de todos!

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/medicina-artigos/pesquisas-comprovam-que-pessoas-estressadas-geram-mau-halito-3587936.html

    Palavras-chave do artigo:

    stress

    ,

    halitose

    ,

    tratamento

    Comentar sobre o artigo

    Cruvinel,Aila R.

    Dezenas de causas são relacionadas à halitose. Dentre as causas gerais, destacam-se as de origem respiratória (exemplos: sinusite e amigdalite), digestiva (exemplo: erupção gástrica, tumores e úlcera duodenal), metabólica (exemplo: diabetes, alterações hormonais) e emocional (estresse). Dentre as causas de origem local, podemos citar o acúmulo de placa bacteriana, a cárie e suas seqüelas, alterações gengivais e periodontais e peças protéticas deterioradas ou mal adaptadas.

    Por: Cruvinel,Aila R.l Saúde e Bem Estar> Odontologial 13/11/2010 lAcessos: 361
    Ozana Herrera

    A noz-moscada é uma das especiarias mais apreciadas, valorizadas e conhecidas desde a antiguidade por suas propriedades aromáticas, afrodisíacas e curativas. Seus princípios ativos tem muitas aplicações terapêuticas e são utilizados em muitos medicamentos tradicionais como anti-fúngicos, anti-depressivos, digestivos, afrodisíacos e carminativos. Leia este artigo e descubra como usar os poderes da noz-moscada para estimular seu cérebro e melhorar a sua saúde.

    Por: Ozana Herreral Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 22/09/2013 lAcessos: 150

    A BMJ, editora do The BMJ (antigo British Medical Journal), está disponibilizando gratuitamente aos profissionais de saúde de todo o Brasil as últimas orientações sobre diagnóstico e tratamento para o vírus da Dengue. Os materiais foram coletados de vários periódicos e ferramentas educativas e de apoio da editora, entre eles o The BMJ, Case Reports, Student BMJ, BMJ Learning e BMJ Best Practice.

    Por: Letral Saúde e Bem Estar> Medicinal 08/04/2015

    Nesta quarta-feira, 8 de abril, é lembrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer, data criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Trata-se de um momento muito importante no calendário médico oncológico, pois marca um dia que, na verdade, o oncologista clínico vivencia diuturnamente na sua luta pela melhoria de vida do paciente portador de tumor maligno.

    Por: Central Pressl Saúde e Bem Estar> Medicinal 07/04/2015

    Mulheres com alto risco de câncer de mama na família, principalmente quando mãe e avó materna também enfrentaram a doença, devem começar a fazer mamografia antes mesmo dos 40 anos. Estudo publicado no jornal oficial da American Society of Clinical Oncology avaliou mais de 500 pacientes assintomáticas com risco de serem portadoras dos genes BRCA1 e BRCA2 modificados.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 07/04/2015

    Saiba quais são os malefícios da carne vermelha e porque você tem que evitar esse limento.

    Por: Vinicios Ferreiral Saúde e Bem Estar> Medicinal 02/04/2015 lAcessos: 20

    O artigo a seguir coloca em pauta a mentalidade, o modo de pensar e agir da sociedade global, especialmente, a brasileira, no que se refere a saúde e bem estar pessoal e social. Paradigmas construídos ao longo de sua formação, que já estão em xeque perpétuo há um bom tempo resistem como um "paredão de peões" prontos para defenderem a todo custo o rei e a "primeira dama". Se não há comida, não há força ou energia, não há motivação, e assim, os peões podem se tornar aqueles que o defende.

    Por: Rodrigo Cardoso de Limal Saúde e Bem Estar> Medicinal 02/04/2015 lAcessos: 27

    Exitem alguns alimentos que se engeridos regularmente podem ajudar a prevenir o câncer de próstata, Alimentos esses que iremos falar com detalhes neste artigo, não esqueça de compartilhar essa lista com seus amigos e familiares.

    Por: Vinicios Ferreiral Saúde e Bem Estar> Medicinal 31/03/2015 lAcessos: 16

    Quando um paciente esta com uma certa idade é preciso realizas alguns exames preventivos do câncer de próstata anualmente, exames esses que iremos explicar com detalhes para você neste breve artigo.

    Por: Vinicios Ferreiral Saúde e Bem Estar> Medicinal 31/03/2015

    A Ressecção transuretral de próstata ou RTU, é um procedimento cirúrgico utilizado para o tratamento do câncer de próstata, onde um medico realiza uma endoscopia pela uretra. Essa cirurgia só é necessitaria quando o paciente apresenta um alto nível de PSA, ou quando há o aumento da próstata identificado pelo toque retal.

    Por: Vinicios Ferreiral Saúde e Bem Estar> Medicinal 31/03/2015 lAcessos: 15
    Cruvinel,A.R.

    Cerca de 85% a 90% dos casos de halitose se originam na boca, um ecossistema no qual vivem centenas de espécies de bactérias com diferentes necessidades nutricionais. Quando essa flora digere proteínas, podem ser liberadas substâncias que têm mau cheiro.

    Por: Cruvinel,A.R.l Saúde e Bem Estar> Odontologial 12/11/2010 lAcessos: 165
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast