Ppra

Publicado em: 13/08/2009 |Comentário: 1 | Acessos: 4,453 |

O Que é PPRA?

A sigla PPRA significa Programa de Prevenção de Riscos Ambientais. É uma obrigação de todas as empresas que contratam funcionários (empregados ou celetistas) em sua empresa. Esse programa é constituído pela Norma Regulamentadora NR-9 da CLT e uma exigência legal do Ministério do Trabalho.

O PPRA nada mais é do que um programa contínuo para prevenir diversos tipos de riscos ambientais. Esse programa deve assegurar a preservação da saúde dos funcionários mediante sua exposição a diversos agentes contaminadores:

Agentes Biológicos: os fungos, as bactérias, vírus, focos de transmissões de doenças e infecções em geral, vírus, protozoários, parasitas, etc.

Agentes Químicos: pó, inalação por tabaco, gases tóxicos ou não e etc.

Agentes Físicos: barulhos, temperaturas altas, radiações em geral e etc.

Para que serve o PPRA?

O PPRA serve como uma prevenção de riscos ambientais aos funcionários e para anteciparqualquer risco desse tipo que possa ocorrer no futuro e prejudicar os trabalhadores.

Como Funciona o PPRA?

A norma (NR-9) da CLT deve ser respeitada para a elaboração do mapeamento dos riscos ambientais causados pela empresa. O programa ajuda a reduzir diversos gastos, principalmente com Saúde e define quem tem direito a receber insalubridade.

Objetivos do programa (PPRA)

O objetivo primordial e final é evitar acidentes que possam vir a causar danos à saúde do trabalhador, entretanto existem objetivos intermediários que assegurarão a consecução da meta final.

Objetivos intermediários:

  • Criar mentalidade preventiva em trabalhadores e empresários.
  • Reduzir ou eliminar improvisações e a "criatividade do jeitinho".
  • Promover a conscientização em relação a riscos e agentes existentes no ambiente do trabalho.
  • Desenvolver uma metodologia de abordagem e análise das diferentes  situações ( presente e futuras) do ambiente do trabalho.
  • Treinar e educar trabalhadores para a utilização da metodologia.

http://www.embrapre.com.br/ppra.html

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 3 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/medicina-artigos/ppra-1125227.html

    Palavras-chave do artigo:

    ppra

    ,

    medicina do trabalho

    Comentar sobre o artigo

    Brasil tem 410 mil acidentes de trabalho por ano, que matam 3 mil brasileiros e custam R$ 32 bilhões ao país Eles matam oito trabalhadores brasileiros por dia e esta conta pode ser muito maior, já que não inclui os 40 milhões de brasileiros da economia informal. Números macabros retratam o descuido de boa parte do empresariado com as normas de segurança e com seus funcionários

    Por: Marcosl Saúde e Bem Estar> Medicinal 11/07/2009 lAcessos: 454
    Fernando Rubin

    Em período de discussão mais acentuada em relação à proteção jurídica do trabalhador, apresentar-se-á, em largas linhas, a estrutura legal de prevenção bem como de repressão que gira em torno do acidente de trabalho no Brasil.

    Por: Fernando Rubinl Direito> Doutrinal 03/11/2011 lAcessos: 223

    O projeto ora apresentado tratará da importância de uma cultura de saúde, segurança e meio ambiente nas empresas e também a inserção dos trabalhadores aos programas para minimização das indenizações trabalhistas.

    Por: Priscila Araújol Direito> Doutrinal 27/01/2015
    NIVALDO NUNES

    Tudo que diz respeito à área de segurança do trabalho, o técnico poderá atuar diretamente como consultor.

    Por: NIVALDO NUNESl Negócios> Gestãol 21/02/2011 lAcessos: 2,837

    PAIR: Perda Auditiva Induzida por Ruído Perda Auditiva Neurossensorial por Exposição Continuada a Níveis Elevados de Pressão Sonora de Origem Ocupacional

    Por: Marcosl Saúde e Bem Estar> Medicinal 24/07/2009 lAcessos: 1,567 lComentário: 1

    Segurança do Trabalho pode ser entendida como um conjunto de medidas que são adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador.

    Por: Vincent Benedictol Negócios> Gestãol 22/07/2011 lAcessos: 230

    Os trabalhadores dos estabelecimentos de assistência à saúde muitas vezes estão expostos, a riscos em seu ambiente de trabalho, sem a utilização de equipamentos de proteção individual (EPI), apesar das evidências científicas mostrarem a presença de vários agentes de riscos ocupacionais nos ambientes de trabalho. O objetivo deste artigo é apresentar a norma regulamentadora (NR) 32, de segurança e saúde no trabalho em estabelecimentos de assistência à saúde.

    Por: Gilmara Fagundesl Saúde e Bem Estarl 14/04/2009 lAcessos: 35,556 lComentário: 14

    Existem muitas dúvidas quanto a direitos na esfera trabalhista, abaixo está listado as perguntas mais frequentes sobre quais seus direitos e como dever ser cumprido esse direito pelo empregador em favor do empregado.

    Por: Marcos Bentol Direito> Legislaçãol 15/09/2011 lAcessos: 259
    Valéria Araújo Cavalcante

    Segundo a NR-9, a Higiene Ocupacional visa à prevenção da doença ocupacional. O objetivo principal da higiene ocupacional é reduzir a exposição de médio e longo prazo, visto que, nem sempre é possível eliminar totalmente o risco. Segundo a Norma de Higiene Ocupacional – NHO1, no “nível de ação” devem ser iniciadas ações preventivas de forma a minimizar a probabilidade de que exposições ao ruído causem prejuízos à audição no trabalhador e evitar que o limite de exposição seja ultrapassado.

    Por: Valéria Araújo Cavalcantel Saúde e Bem Estarl 21/01/2010 lAcessos: 9,710 lComentário: 3
    Nilton Salvador

    Amor é o remédio Perguntei para duas amigas, ambas mães de autistas: qual a diferença ou ainda, a semelhança entre Alzheimer e Autismo? Uma delas me contou que sua mãe ficou órfã de pai ainda menina, e teve uma doença que por não ter identificação na época, e por esse fator prevalecer foi internada num manicômio pelo resto da vida.

    Por: Nilton Salvadorl Saúde e Bem Estar> Medicinal 24/01/2015

    Saiba um pouco mais sobre o que são glândulas sudoríparas e como ela funciona no seu corpo.Também veja sobre bromidrose que é um doença que gera cheiro desagradável.

    Por: Rafaell Saúde e Bem Estar> Medicinal 23/01/2015

    A esclerose múltipla é uma doença com muitas peculiaridades e, cada vez mais, tem se abordado este tema. Apesar da maior difusão, ainda existem confusões com outras duas doenças, em relação ao nome. Os antigos chamavam as pessoas com pouca memória de esclerosadas. Apenas posteriormente, com os estudos, surgiu o termo Alzheimer. O outro equívoco é com a esclerose lateral amiotrófica (ELA), que também é uma doença grave e com sintomas um pouco semelhantes, porém que atingem populações diferentes.

    Por: Central Pressl Saúde e Bem Estar> Medicinal 22/01/2015

    De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), no ano passado surgiram mais de 30 mil novos casos de câncer colorretal (designação que envolve câncer de cólon, de reto e de intestino grosso). Anualmente, essa doença leva à morte cerca de 14 mil pessoas, embora possa ser tratada e curada quando identificada logo no início. Daí a importância cada vez maior do diagnóstico precoce, antes que o tumor possa se espalhar para outros órgãos.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 14/01/2015 lAcessos: 15
    Bernardo Sobreiro

    Neste artigo é abordada a história do tratamento dos cálculos urinários, dos procedimentos realizados em 600 AC até a moderna litotripsia com uso de Holmium laser e endoscópios flexíveis.

    Por: Bernardo Sobreirol Saúde e Bem Estar> Medicinal 11/01/2015 lAcessos: 12
    Bernardo Sobreiro

    As margens cirúrgicas positivas ocorrem quando na análise patológica da peça cirúrgica se observa que o tumor maligno não foi retirado na sua totalidade. Neste artigo é abordada a frequência de margens cirúrgicas positivas na prostatectomia radical (tratamento curativo do câncer de próstata) e o impacto da sua ocorrência na recidiva e progressão da doença.

    Por: Bernardo Sobreirol Saúde e Bem Estar> Medicinal 11/01/2015
    Bernardo Sobreiro

    Neste artigo são abordados aspectos epidemiológicos do câncer de próstata, como as variações temporais na incidência, mortalidade, e fatores de risco como idade e raça.

    Por: Bernardo Sobreirol Saúde e Bem Estar> Medicinal 11/01/2015
    Bernardo Sobreiro

    Neste artigo é abordada a história do antígeno prostático específico (PSA), desde seu descobrimento até a sua aplicação clínica como principal ferramenta no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

    Por: Bernardo Sobreirol Saúde e Bem Estar> Medicinal 11/01/2015

    Aqui você ira conheça um pouco sobre a técnica da tradução simultânea.

    Por: Bruno.vrl Negóciosl 08/09/2009 lAcessos: 840

    Aqui você encontra camisetas promocionais, camisetas personalizadas, abadas, aventais, bandanas, coletes, jalecos, uniformes e muito mais.

    Por: Bruno.vrl Negócios> Vendasl 04/09/2009 lAcessos: 473

    Ferro velho loro...reciclagem de materiais O Ferro Velho Loro, recicla todos os tipos de materiais recicláveis e buscamos sua sucata, ferro velho na sua casa. Clique no link abaixo e confira. O Ferro velho do Loro, atende os clientes de forma rapida e com qualidade.Nosso Ferro Velho esta em localização privilegiada na cidade de Guarulhos. Conheça também as vantagens do Ferro velho como é reciclado esses materiais, para onde eles são encaminhados e o que eles se transformam. Dispomos de uma caminhonete para buscar a sua sucata.

    Por: Bruno.vrl Press Releasel 13/08/2009 lAcessos: 2,268

    Conheça o Exame admissional da Embrapre. Saiba mais como fazer um exame admissional

    Por: Bruno.vrl Saúde e Bem Estar> Medicinal 13/08/2009 lAcessos: 45,995 lComentário: 13

    Conheça o programa de PCMSO da Embrapre! http://www.embrapre.com.br/pcmso.htm

    Por: Bruno.vrl Saúde e Bem Estar> Medicinal 13/08/2009 lAcessos: 4,416

    Saiba mais como usufruir dessa ferramenta na sua empresa! http://www.tesatelecom.com/?cnt_provider=corporate&content_id=1&product=click-to-call

    Por: Bruno.vrl Tecnologia> TIl 13/08/2009 lAcessos: 391

    Saiba mais sobre essa ferramenta! A telefonia IP, ou seja, voz sobre IP é a nova forma de comunicação que permite utilizar a internet para realizar ligações. Também chamada de VoIP, a telefonia IP proporciona redução de custos pelo fato de usar uma única rede para carregar dados e voz. Voz sobre IP, também chamado VoIP, telefonia IP, telefonia Internet, telefonia em banda larga e voz sobre banda larga é o roteamento de conversação humana usando a Internet ou qualquer outra rede de computadores baseada no Protocolo de Internet, tornando a transmissão de voz mais um dos serviços suportados pela rede de dados.

    Por: Bruno.vrl Tecnologia> TIl 13/08/2009 lAcessos: 282

    Comments on this article

    0
    Erenilson 10/08/2011
    muitas empresas hoje não estão preocupadas com que formas o colaborador vai exercer a sua atividade, o que importa é a sua meta final. E ai que o trabalhador passa a desenvolver as doenças do trabalho e doenças ocupacionais.
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast