Ppra

Publicado em: 13/08/2009 |Comentário: 1 | Acessos: 4,447 |

O Que é PPRA?

A sigla PPRA significa Programa de Prevenção de Riscos Ambientais. É uma obrigação de todas as empresas que contratam funcionários (empregados ou celetistas) em sua empresa. Esse programa é constituído pela Norma Regulamentadora NR-9 da CLT e uma exigência legal do Ministério do Trabalho.

O PPRA nada mais é do que um programa contínuo para prevenir diversos tipos de riscos ambientais. Esse programa deve assegurar a preservação da saúde dos funcionários mediante sua exposição a diversos agentes contaminadores:

Agentes Biológicos: os fungos, as bactérias, vírus, focos de transmissões de doenças e infecções em geral, vírus, protozoários, parasitas, etc.

Agentes Químicos: pó, inalação por tabaco, gases tóxicos ou não e etc.

Agentes Físicos: barulhos, temperaturas altas, radiações em geral e etc.

Para que serve o PPRA?

O PPRA serve como uma prevenção de riscos ambientais aos funcionários e para anteciparqualquer risco desse tipo que possa ocorrer no futuro e prejudicar os trabalhadores.

Como Funciona o PPRA?

A norma (NR-9) da CLT deve ser respeitada para a elaboração do mapeamento dos riscos ambientais causados pela empresa. O programa ajuda a reduzir diversos gastos, principalmente com Saúde e define quem tem direito a receber insalubridade.

Objetivos do programa (PPRA)

O objetivo primordial e final é evitar acidentes que possam vir a causar danos à saúde do trabalhador, entretanto existem objetivos intermediários que assegurarão a consecução da meta final.

Objetivos intermediários:

  • Criar mentalidade preventiva em trabalhadores e empresários.
  • Reduzir ou eliminar improvisações e a "criatividade do jeitinho".
  • Promover a conscientização em relação a riscos e agentes existentes no ambiente do trabalho.
  • Desenvolver uma metodologia de abordagem e análise das diferentes  situações ( presente e futuras) do ambiente do trabalho.
  • Treinar e educar trabalhadores para a utilização da metodologia.

http://www.embrapre.com.br/ppra.html

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 3 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/medicina-artigos/ppra-1125227.html

    Palavras-chave do artigo:

    ppra

    ,

    medicina do trabalho

    Comentar sobre o artigo

    Brasil tem 410 mil acidentes de trabalho por ano, que matam 3 mil brasileiros e custam R$ 32 bilhões ao país Eles matam oito trabalhadores brasileiros por dia e esta conta pode ser muito maior, já que não inclui os 40 milhões de brasileiros da economia informal. Números macabros retratam o descuido de boa parte do empresariado com as normas de segurança e com seus funcionários

    Por: Marcosl Saúde e Bem Estar> Medicinal 11/07/2009 lAcessos: 449
    Fernando Rubin

    Em período de discussão mais acentuada em relação à proteção jurídica do trabalhador, apresentar-se-á, em largas linhas, a estrutura legal de prevenção bem como de repressão que gira em torno do acidente de trabalho no Brasil.

    Por: Fernando Rubinl Direito> Doutrinal 03/11/2011 lAcessos: 219
    NIVALDO NUNES

    Tudo que diz respeito à área de segurança do trabalho, o técnico poderá atuar diretamente como consultor.

    Por: NIVALDO NUNESl Negócios> Gestãol 21/02/2011 lAcessos: 2,808

    PAIR: Perda Auditiva Induzida por Ruído Perda Auditiva Neurossensorial por Exposição Continuada a Níveis Elevados de Pressão Sonora de Origem Ocupacional

    Por: Marcosl Saúde e Bem Estar> Medicinal 24/07/2009 lAcessos: 1,564 lComentário: 1

    Segurança do Trabalho pode ser entendida como um conjunto de medidas que são adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador.

    Por: Vincent Benedictol Negócios> Gestãol 22/07/2011 lAcessos: 227

    Os trabalhadores dos estabelecimentos de assistência à saúde muitas vezes estão expostos, a riscos em seu ambiente de trabalho, sem a utilização de equipamentos de proteção individual (EPI), apesar das evidências científicas mostrarem a presença de vários agentes de riscos ocupacionais nos ambientes de trabalho. O objetivo deste artigo é apresentar a norma regulamentadora (NR) 32, de segurança e saúde no trabalho em estabelecimentos de assistência à saúde.

    Por: Gilmara Fagundesl Saúde e Bem Estarl 14/04/2009 lAcessos: 35,518 lComentário: 14

    Existem muitas dúvidas quanto a direitos na esfera trabalhista, abaixo está listado as perguntas mais frequentes sobre quais seus direitos e como dever ser cumprido esse direito pelo empregador em favor do empregado.

    Por: Marcos Bentol Direito> Legislaçãol 15/09/2011 lAcessos: 257
    Valéria Araújo Cavalcante

    Segundo a NR-9, a Higiene Ocupacional visa à prevenção da doença ocupacional. O objetivo principal da higiene ocupacional é reduzir a exposição de médio e longo prazo, visto que, nem sempre é possível eliminar totalmente o risco. Segundo a Norma de Higiene Ocupacional – NHO1, no “nível de ação” devem ser iniciadas ações preventivas de forma a minimizar a probabilidade de que exposições ao ruído causem prejuízos à audição no trabalhador e evitar que o limite de exposição seja ultrapassado.

    Por: Valéria Araújo Cavalcantel Saúde e Bem Estarl 21/01/2010 lAcessos: 9,672 lComentário: 3

    Segundo a Organização Mundial de Saúde, aproximadamente 1.4 milhões de crianças perderam a visão

    Por: Ricardo Machado Comunicaçãol Saúde e Bem Estar> Medicinal 15/12/2014

    Plano de saúde é coisa séria pois lida com a saúde, por isso é importante você conversar com um corretor de planos para ele tirar todas as suas dúvidas e ajudar na escolha do plano ideal.

    Por: caetano caldasl Saúde e Bem Estar> Medicinal 13/12/2014

    O Acidente Vascular Encefálico AVE pode ser isquêmico (quando se falta sangue no local afetado) ou Hemorrágico (quando há um extravasamento de sangue no local afetado). O AVE é uma das principais causas de morte no Brasil tanto em homens quanto mulheres, segundo o Ministério da Saúde. Seus sintomas variam desde a dificuldade de falar até mesmo a perda da consciência. Os fatores de riscos estão relacionados a diabetes, hipertensão e etc.

    Por: ANDRÉ LUIS DE CAMPOSl Saúde e Bem Estar> Medicinal 12/12/2014

    Estima-se que aproximadamente 7 milhões de mulheres sofram com o problema no Brasil

    Por: Ricardo Machado Comunicaçãol Saúde e Bem Estar> Medicinal 11/12/2014

    O Hospital Regional Público do Sudeste do Pará (HRSP), administrado pela Pró-Saúde, e o Hemocentro Regional de Marabá (Hemopa) promoveram a 23ª edição da tradicional campanha voluntária para doação de sangue na região.

    Por: Aline Limal Saúde e Bem Estar> Medicinal 10/12/2014

    Com o acúmulo de atividades e responsabilidades, a boa memória se torna, cada vez mais, um artigo de luxo! De fato, a memória é uma das nossas funções cognitivas mais importantes e serve para arquivar experiências e informações adquiridas ao longo da vida

    Por: Flávia Ghiurghil Saúde e Bem Estar> Medicinal 09/12/2014

    As chances de um homem apresentar câncer de próstata aumentam na medida em que o nível do PSA (antígeno prostático específico) aumenta também – sendo considerados normais níveis inferiores a 2,5ng/ml. Por isso, é consenso na medicina alertar para a realização anual do exame em pacientes com idade entre 50 e 75 anos e até mesmo fora dessa faixa quando há risco aumentado para a doença.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 08/12/2014

    Um dos grandes desafios das operadoras de planos de assistência à saúde é o efetivo gerenciamento dos riscos a que estão expostas estas organizações em um mercado cada vez mais competitivo, com investimentos internacionais se consolidando no país e o amadurecimento da regulamentação do setor através da Agência Nacional de Saúde Suplementar, a ANS.

    Por: douglas trindadel Saúde e Bem Estar> Medicinal 04/12/2014 lAcessos: 12

    Aqui você ira conheça um pouco sobre a técnica da tradução simultânea.

    Por: Bruno.vrl Negóciosl 08/09/2009 lAcessos: 837

    Aqui você encontra camisetas promocionais, camisetas personalizadas, abadas, aventais, bandanas, coletes, jalecos, uniformes e muito mais.

    Por: Bruno.vrl Negócios> Vendasl 04/09/2009 lAcessos: 469

    Ferro velho loro...reciclagem de materiais O Ferro Velho Loro, recicla todos os tipos de materiais recicláveis e buscamos sua sucata, ferro velho na sua casa. Clique no link abaixo e confira. O Ferro velho do Loro, atende os clientes de forma rapida e com qualidade.Nosso Ferro Velho esta em localização privilegiada na cidade de Guarulhos. Conheça também as vantagens do Ferro velho como é reciclado esses materiais, para onde eles são encaminhados e o que eles se transformam. Dispomos de uma caminhonete para buscar a sua sucata.

    Por: Bruno.vrl Press Releasel 13/08/2009 lAcessos: 2,261

    Conheça o Exame admissional da Embrapre. Saiba mais como fazer um exame admissional

    Por: Bruno.vrl Saúde e Bem Estar> Medicinal 13/08/2009 lAcessos: 45,894 lComentário: 13

    Conheça o programa de PCMSO da Embrapre! http://www.embrapre.com.br/pcmso.htm

    Por: Bruno.vrl Saúde e Bem Estar> Medicinal 13/08/2009 lAcessos: 4,413

    Saiba mais como usufruir dessa ferramenta na sua empresa! http://www.tesatelecom.com/?cnt_provider=corporate&content_id=1&product=click-to-call

    Por: Bruno.vrl Tecnologia> TIl 13/08/2009 lAcessos: 389

    Saiba mais sobre essa ferramenta! A telefonia IP, ou seja, voz sobre IP é a nova forma de comunicação que permite utilizar a internet para realizar ligações. Também chamada de VoIP, a telefonia IP proporciona redução de custos pelo fato de usar uma única rede para carregar dados e voz. Voz sobre IP, também chamado VoIP, telefonia IP, telefonia Internet, telefonia em banda larga e voz sobre banda larga é o roteamento de conversação humana usando a Internet ou qualquer outra rede de computadores baseada no Protocolo de Internet, tornando a transmissão de voz mais um dos serviços suportados pela rede de dados.

    Por: Bruno.vrl Tecnologia> TIl 13/08/2009 lAcessos: 277

    Comments on this article

    0
    Erenilson 10/08/2011
    muitas empresas hoje não estão preocupadas com que formas o colaborador vai exercer a sua atividade, o que importa é a sua meta final. E ai que o trabalhador passa a desenvolver as doenças do trabalho e doenças ocupacionais.
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast