Psicose Maníaco-Depressiva

Publicado em: 29/05/2008 |Comentário: 9 | Acessos: 323,852 |

PSICOSE MANÍACO-DEPRESSIVA

(Breves considerações)

Dr.Wagner Paulon

1981 - 2008

 

Uma das formas de psicose, doença mental grave, é a psicose maníaco-depressiva. É quase tão comum como a esquizofrenia, a desordem mental mais freqüente, e mais ou menos um terço de doentes internados em clínicas psiquiátricas pertencem a este grupo.

A psicose maníaco-depressiva pode instalar-se em qualquer idade, mas prevalece no grupo de 20 a 60 anos. As mulheres são mais freqüentemente atingidas que os homens, constituindo aproximadamente dois terços de todos os casos.

 

A psicose maníaco-depressiva foi chamada loucura cíclica, em razão de ter ciclos alternados de mania e de depressão. Na fase maníaca, a pessoa pode dar mostras de uma energia tremenda, atividade incessante e bem-estar exagerado. A impulsividade e a excitação motora podem ser acentuadas e suas idéias são grandiosas e indubitavelmente agradáveis, expressando-se por um falar ininterrupto. Seu juízo parece desordenado e a capacidade para concluir os pensamentos bem diminuídos. Os modos se alteram bruscamente, até chegar à irritabilidade, maus modos e raiva, e nestes momentos pode aconselhar e criticar outras pessoas, tentando mostrar sua superioridade.

 

Como em outros casos de psicose, a pessoa afetada provavelmente tem planos ambiciosos. O psicótico maníaco-depressivo imagina que é uma personalidade exaltada e poderosa, talvez um grande cientista ou ator, rei ou salvador da humanidade. Pode exigir atenção agressivamente, expressando seus desejos sem cessar. Durante a fase maníaca pode mudar completamente as atitudes costumeiras, sua ética e moral pregadas anteriormente. Na maioria dos casos, apresenta-se então um erotismo acentuado e, às vezes, alcoolismo e toxicomania.

 

A hipomania ou mania menos aguda é uma forma mais benigna da mania. Aí, também, uma energia excessiva e grande atividade são os sintomas. O humor da pessoa e seu modo de falar tornam-se espalhafatosos ou entremeados com ataques de riso. Embora não existam idéias de grandeza, o hipo-maníaco demonstra um excesso de amor-próprio que o leva a extremos. São freqüentes as explosões de raiva e irritabilidade.

 

A fase maníaca da psicose maníaco-depressiva alterna-se com uma condição emocional dolorosa, na qual a pessoa se vê extremamente deprimida e miserável. Neste estado insultará a si mesma e se rebaixará desesperando-se por algum sentimento de culpa, sempre gerado por pecados e erros ilusórios.

Pode cogitar de suicídio, considerando-se como indigna de viver. As desilusões e alucinações são freqüentes e sintomas tais como lentidão, incapacidade de tomar decisões e falta de concentração são bem grandes. Este estado depressivo da psicose deste tipo pode se fazer acompanhar de sintomas físicos tais como constipação, língua pegajosa, insônia, perda de peso e muitos outros. A atividade intelectual é suprimida, enquanto a pessoa se deixa envolver profundamente em ilusões perturbadoras e o estado de estupor não é raro. As mulheres tomam aversão por sexo e pelos homens.

 

Os ataques maníaco-depressivos, que podem ocorrer originalmente por tensão emocional grande, podem ser curtos ou durar muito tempo. Se forem isolados ou infreqüentes, existe uma possibilidade de recuperação. Mas a cura total e completa é rara.

Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 23 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/medicina-artigos/psicose-maniaco-depressiva-431683.html

    Palavras-chave do artigo:

    psiquiatria

    ,

    medicina

    ,

    doenca

    Comentar sobre o artigo

    Estamos acabando de bater à porta que conduz à era da medicina psicológica que, confiamos, trará contribuições de igual importância. A medicina teve seu verdadeiro início no estudo do homem na mesa de dissecção.

    Por: Wagner Paulonl Educação> Ensino Superiorl 30/05/2008 lAcessos: 998 lComentário: 2

    A resposta sexual costuma alterar-se na doença mental, mas o transtorno varia com o tipo de doença e, bem assim, com fatores individuais. A diminuição do desejo é tão característica da depressão que representa sintoma importante no diagnóstico.

    Por: Wagner Paulonl Saúde e Bem Estar> Medicinal 30/05/2008 lAcessos: 403

    O presente estudo é uma discussão teórica, que tem por objetivo repensar a visão que o próprio paciente, sua família e a sociedade têm em relação ás pessoas que sofrem com a doença mental, procuramos discutir a importância desta socialização para o doente, e a diminuição do preconceito com tais pessoas, pessoas estas que sofrem pela discriminação de não serem normais na visão da sociedade. Suas famílias precisam ser atendidas em suas reais necessidades e a equipe de saúde, tem um papel importante nesta socialização onde precisa estar organizada e preparada para assisti-los na sua própria comunidade.

    Por: Lucianal Psicologia&Auto-Ajudal 02/06/2009 lAcessos: 9,728 lComentário: 1
    marco mammoli

    Os tratamentos alternativos utilizam procedimentos curativos atraves da fitoterapia, massoterapia, acupuntura, terapias florais e energéticas, por exemplo. Buscam,além da cura, a manutenção da saúde pela mudança de hábitos(alimentares, emocionais, físicos, etc.),a proservação (manutenção) pela prevenção de repetições.Um dos papeis mais importantes vem a ser o de acolhimento daqueles que necessitam de humanização em suas terapias.Abordamos as terapias reconhecidas pelos CRO e CRM.

    Por: marco mammolil Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 20/05/2010 lAcessos: 827

    Medicina psicossomática é um novo termo, mas descreve uma concepção da medicina tão velha como a própria arte de curar. Este período pode, em verdade, ser referido como a "idade da máquina da medicina". As figuras centrais no campo da medicina psicossomática foram Cannon, Deutsch, Selye, Dunbar, Alexander, Mirsky, e Wolf. Cannon apresentou excelentes evidências fisiológicas de sua hipótese da "luta ou fuga", expondo o papel da secreção de epinefrina. Os conflitos podem mudar em um paciente no decorrer dos anos. Além do trauma emocional, do perfil da personalidade e do conflito emocional, também fatores constitucionais foram valorizados.

    Por: Wagner Paulonl Saúde e Bem Estar> Medicinal 11/06/2008 lAcessos: 9,150
    Marcos Paterra

    Levando-se em conta que o espiritismo traduz o espaço conjunto religioso e médico como um meio para legitimar os princípios religiosos, deve-se levar em conta que estas instituições sociais se constituem também em meios de assistência médica, imprescindível à própria prática médica e à assistência à saúde da população, enquanto prestadora de serviços médicos assistenciais, segundo a sua relação com a biomedicina e a política governamental de saúde.

    Por: Marcos Paterral Religião & Esoterismo> Religiãol 15/04/2010 lAcessos: 562

    O Presente artigo tem como objetivo apresentar o tema da loucura sobre um nova ótica,atraves de uma analise teórico prática, para tanto buscaremos abordar essa questão de forma a desnaturalizar esse processo.Para abordar um assunto de tão grande relevância a exemplo, o adoecimento mental, faz-se necessário uma viagem ao passado, para que assim possamos compreender o lócus que a loucura ocupa nos dias atuais, como também olharmos esse processo de adoecimento, presentes nas classes populares.

    Por: gisele oliveira da silval Psicologia&Auto-Ajuda> Redução de Stressl 25/04/2010 lAcessos: 2,455

    A despeito da enorme incidência de doença cardiovascular, a maioria dos pacientes que têm sintomas atribuídos à região do coração não apresenta evidências de doença cardíaca orgânica. Como um símbolo do amor estamos familiarizados com o uso do coração como um "representante do amor" e a expressão coloquial de "coração quente", "amando com todo o meu coração", "sentir de todo o coração". Falamos de "com alegria no coração" e do coração "pulando de satisfação". Por conseguinte, também falamos de "coração tímido" e de "coração medroso"; ou pensamos no coração "disparando de medo", de "agitação ou tremulação no coração".

    Por: Wagner Paulonl Psicologia&Auto-Ajuda> Redução de Stressl 11/06/2008 lAcessos: 2,629

    As características gerais que diferenciam as neuroses, mais corretamente denominadas psiconeuroses, das psicoses, dependem das etiologias supostas. Ambas podem estar presentes nas psicoses orgânicas, enquanto na esquizofrenia e nas psicoses afetivas, a anormalidade pode ser de tipo metabólico, com associação genética.

    Por: Wagner Paulonl Notícias & Sociedade> Cotidianol 30/05/2008 lAcessos: 14,927

    Formalmente seria uma patologia do espírito. Tem de esclarecer o saber nos tipos básicos dos fatos e na multiplicidade dos métodos, resumi-los numa ordenação natural e, finalmente, levá-los à autoconsciência no todo cultural do homem. Compete à Psicopatologia reunir os materiais para a elaboração -da teoria do conhecimento dos fenômenos com os quais a psiquiatria possa coordenar sua ação curativa e preventiva. Eugen Minkowski (Abril 17, 1885 - Novembro 17, 1972), afirmava que o “termo psicopatologia corresponde mais a uma ‘psicologia do patológico’ do que a uma ‘patologia do psicológico’”. Jaspers centraliza a sua atenção no estudo do fenômeno psíquico fundamental: a vivência.

    Por: Wagner Paulonl Psicologia&Auto-Ajuda> Psicoterapial 30/05/2008 lAcessos: 34,813

    Uma em cada quatro mulheres com doença inflamatória pélvica (DIP) tem sequelas a longo prazo. A infertilidade é uma delas – podendo afetar até 60% das pacientes depois de um episódio. Nos Estados Unidos, a DIP atinge 1,5 milhão de mulheres todos os anos.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 22/10/2014

    As Hepatites são doenças de etiologia viral que acometem o fígado causando inflamação, cirrose e até câncer hepático.

    Por: Central Pressl Saúde e Bem Estar> Medicinal 20/10/2014

    É possível que em diferentes momentos as pessoas já tenham ouvido falar sobre a ressonância magnética, no entanto também é possível que poucos tenham conhecimento do que se trata realmente este exame.

    Por: anamarial Saúde e Bem Estar> Medicinal 17/10/2014

    Segundo estudo divulgado na revista científica Lancet, o Brasil tem mais pessoas acima do peso ou obesas do que a média mundial. De acordo com a pesquisa, a obesidade atinge mais da metade da população adulta brasileira, sendo 58% das mulheres e 52% dos homens.

    Por: Flávia Ghiurghil Saúde e Bem Estar> Medicinal 15/10/2014

    Muitas pessoas podem acabar por não ter conhecimento sobre o que seria o livro branco, assim como também o porque ele deveria existir ou as pessoas deveriam ter o real conhecimento sobre a sua funcionalidade.

    Por: anamarial Saúde e Bem Estar> Medicinal 15/10/2014

    Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 20 milhões de pessoas deixaram de enxergar por conta do problema. Tendência é a de que casos aumentem significativamente nos próximos anos.

    Por: Ricardo Machado Comunicaçãol Saúde e Bem Estar> Medicinal 10/10/2014

    A alergia ao pólen ou também chamada "polinose" é causada pelo contato dos polens de certas plantas com o desencadeamento de manifestações alérgicas.

    Por: Central Pressl Saúde e Bem Estar> Medicinal 03/10/2014

    ESTE TRABALHO FOI DESENVOLVIDO PARA A APLICAÇÃO DOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS TRABALHADOS COM ALUNOS DOS 3º ANOS DO ENSINO MÉDIO. FOI BASTANTE GRATIFICANTE, POIS OS ALUNOS TIVERAM CONTATO COM OS CONTEÚDOS NA PRÁTICA E AINDA DESCOBRIRAM NOVAS INFORMAÇÕES.

    Por: Josimara L. Furtado dos Santosl Saúde e Bem Estar> Medicinal 02/10/2014

    Microbiologistas e Parasitologista de todo o Brasil estão sendo contratados em estado de Urgência para realizarem exames em Vereadores Parasitas Intestinais de São Bernardo do Campo.

    Por: Wagner Paulonl Notícias & Sociedade> Polítical 15/11/2011 lAcessos: 72

    A Ampola Retal de São Bernardo do Campo está infecta de Vereadores Oxiúros, Ascaris lombricóides e Saginatas, pois, a Câmara Municipal é composta por 99% de Vereadores Oxiúros, Ascaris e Saginatas, Parasitas mais agressivos (Corruptos), do Estado de São Paulo.

    Por: Wagner Paulonl Notícias & Sociedade> Cotidianol 11/11/2011 lAcessos: 72

    No dia de hoje, pude assistir cenas desrespeitosas, asquerosas, humilhantes, Violações dos Direitos Humanos e a Carta Magna, assim como, aos Direitos Constitucionais dos Cidadãos deste famigerado e delituoso país, sendo os protagonistas destas ações: policiais militares (PM) e civis do Estado de São Paulo.

    Por: Wagner Paulonl Educação> Ensino Superiorl 08/11/2011 lAcessos: 46

    No dia 05 de Outubro de 2011 às 9h30m um grupo de 3 (três) elementos de uma guarnição do garra (SWAT BRASILEIRA) investiram contra um Cidadão de Bem, Deficiente Físico, Psicanalista, Professor de várias Universidades Brasileiras, Pesquisador, Articulista, Membro da Cruz Vermelha Brasileira, Membro Representante do Conselho Brasileiro de Psicanálise, Membro de muitas Sociedades Científicas Nacionais e Internacionais, assim como, Membro da Organização Internacional "Médicos Sem Fronteiras".

    Por: Wagner Paulonl Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 10/10/2011 lAcessos: 111

    II Congresso Nacional de Terapeutas Assembléia Geral da Federação Nacional dos Terapeutas Realização: FENATE e SINNATURAL/MG

    Por: Wagner Paulonl Press Releasel 19/09/2011 lAcessos: 19

    INSTITUIDO PELO CBP( I.N.N.G.) EM TERRITÓRIO NACIONAL E INTERNACIONAL; HONRA, DIGNIDADE E AUMENTO DA AUTO - ESTIMA, PARA QUEM NÃO TINHA, SEQUER UM ANEL DE FORMATURA. "Lords of the Ring"

    Por: Wagner Paulonl Carreira> Gestão de Carreiral 20/08/2011 lAcessos: 111

    O Conselho Brasileiro de Psicanálise ( I.N.N.G.), e suas Regionais, prosseguindo na sua campanha sistemática, de combate a tudo que estiver contribuindo para dificultar a vida do Verdadeiro Psicanalista, humano e digno, vêm de público manifestar a sua discordância às manobras do CARTEL (Articulação das Entidades Psicanalíticas Brasileiras), a qual nada representa de bom, honroso, dignificantes e que o seu escopo é puramente mercenarizar e produzir fortunas a seus integrantes.

    Por: Wagner Paulonl Saúde e Bem Estar> Medicinal 08/06/2011 lAcessos: 240

    Enviamos ao Ministério Público Federal e Estadual denúncia contra a entidade denominada (Sigmund Freud Associação Psicanalítica "Sig" – RS), localizada no Estado do Rio Grande do Sul, a qual: agride moralmente com palavras chulas e desonestas, afirmando que: "grande parte das Entidades, Instituições, Escolas, Sindicatos e Associações Psicanalíticas são fraudulentas", menos a tal associaçãozinha, acima referida.

    Por: Wagner Paulonl Direito> Legislaçãol 08/06/2011 lAcessos: 230

    Comments on this article

    3
    adelia 25/10/2011
    como posso me protejer de um psicopata maniaco depressivo violento que percegue a mim e a minha familia, ja que ele foi abandonado pela familia dele e vive sozinho e os orgaos publicos nao se responsabiliza por pessoas com essa doença.
    0
    maristela toledo 06/07/2011
    me ajudou mmuito seus estudos e palavras, parabens, pois tenho um irmao de 52 anos com esse problema e e portador do virus HIV ha 12 anos, estamos todos entrando em parafuso, atualmente ele esta internado numa clinica 5 estrelas em Itapira, mas e desesperado pra sair de la, e nos nao temos mais PAZ! um abraco e obrigada Maristela.
    4
    Esperança 04/07/2010
    Prezado, gostaria de saber como faço para fazer com que uma pessoa que me parece psicótica, pois me perseguiu há 12 anos atrás, inventando, inclusive que éramos noivos, sendo que nunca fomos nem namorados. Depois dos anos voltou a enviar sem parar e-mails para mim, os quais venho ignorando. Devo continuar ignorando? Ou respondo de uma vez mandando a pessoa parar de me procurar? Por fim, destaco que essa pessoa disse que passou vários anos fazendo tratamento psiquiátrico, e que agora está curada. Mas não acredito nessa cura, pois não para de me mandar mensagens, quando eu não respondo nenhuma. Obrigada.
    -1
    Joaquim 13/04/2010
    ola, estou com a cara roxa com bolinhas desde ontem e nao sei o que fazer
    3
    maria amélia dos santos sousa 28/02/2010
    Tenho um filho que aos14 anos começou a ter um comportamento esquesito ora chorava ora ria deixou de se intereçar por tudo não participava em nada gostava de estar com amigos mas não participava em nada do que eles fize-sem era um mero espectador tenho andado de psiquiatra em psiquiatra toma remédios atraz de remédios e cada vez fica pior tornou-se agressivo chegando ao ponto de estragar coisas em casa e está sempre a dizer que se vai matar quando acalma diz que não tem culpa de nada que é uma vóz que o manda fazer essas coisas já não sei que fazer pois estou sozinha com esta situação porque o pai dele faleçeu á pouco tempo com um ataque cardiaco e dai para a frente é so apiorar
    5
    marcia delfino 12/08/2009
    por ser portadora desse câncer de alma, me vi perfeitamente na descrição do autor.adorei a clareza o artigo e senti que talvez esse mal,um dia, tenha cura?apesar de me tratar a muitos anos e me mantido estável só com o litio e mais nada.mesmo assim não sei o que me aguarda amanha,nunca mais tive fases de mania e depressão,mas sou ciente que tudo pode virar de cab~ça pra baixo.senti um a ponta de esperança quando li que a cura e rara,mas ela pode ser possível.sera?
    7
    solange carabllo 05/06/2009
    eu tenho um filho que foi diagnosticado como psicotico sem crise e delirio,ele se recusa a fazer exames laboratorisa,ir a pisicanalista e mal vai ao psiquiatra
    estou desesperada pq ele só come e bebe (sucos e agua) e tem uma preguiça cronica..não gosta de tomar banho e escovar o tem ..ele tem 23 anos e muito dependente e se for contrariado fica muito agressivo,me bate e tenta me enforcar e logo a seguir se arrepende(ele já tomou,abilifi,seroquel,neliptil)e nenhuma melhora
    5
    maria rosa 27/05/2009
    eu sofro de psicose depressiva, gostaria de saber se essa doença tem cura, por quanto tempo vou tomar remedios, so durmo a base de rohypnol e outros medicamentos para depressão como dafaorim e agora substituido por risperidon 2mg, como posso me livrar deste mal isso tem cura? por favor me responnda. obrigado.
    20
    cristina silva 19/12/2008
    Boa noite! tenho 32 anos e foi-me diagnosticado uma psicose aos 19 anos na qual eu julgo ser bipolar pelas minhas alteraçoes do humor, da alegria e bom humor contagiante e depressao e irratibilidade. tb me surgiram vozes qd tive depressoes. Actualmente tomo seroquel400, dumyrox100 e rivotril 2. Poderei ser bipolar e ter tido sintomas psicoticos? Afinal tb é uma psicose.
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast