Saúde e Produtividade] Estratégia 5 – Ginástica Laboral

Publicado em: 25/05/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 382 |

12 Estratégias para redução do adoecimento osteomuscular na empresa

- Estratégia 5 – Ginástica Laboral -

Dando continuidade à série de 12 estratégias para redução do adoecimento osteomuscular relacionado o trabalho com alta produtividade falaremos hoje sobre a Ginástica Laboral na empresa.

Uma característica comum nas empresas do segmento industrial é o uso excessivo do corpo humano para o desempenho das tarefas gerando uma sobrecarga funcional que desencadeia o adoecimento. Por outro lado em escritórios informatizados existe uma elevada taxa de contração muscular estática (é quando um músculo está contraído e não relaxa fazendo com que não receba oxigênio e isto leva a lesões e muita dor) o que também leva a uma sobrecarga funcional e ao adoecimento. Visando combater estes fatores uma estratégia é a Ginástica Laboral que é indicada para amenizar o desgaste postural e prevenir lesões osteomusculares relativas ao trabalho podendo-se utilizar em eventos ou semanalmente como rotina preventiva.

Existem três formas básicas de ginástica no trabalho: preparação, compensação e relaxamento. A de preparação é a ginástica realizada ante do inicio do expediente de trabalho e visa aquecer e preparar a musculatura e tendões para o inicio das atividades.  A ginástica compensatória é a mais comum sendo realizada durante a jornada de trabalho e visa fornecer uma pausa das atividades com distensionamento dos músculos e tendões compensando a sobrecarga causada pelo trabalho. Já a ginástica de relaxamento em geral é realizada mais para o final do expediente e serve para distensionar os músculos e tendões para que o colaborador possa ir para casa sem o excesso de tensões provocadas pelo dia de trabalho.

A ginástica não precisa ser apenas alongamentos, podendo ser variada com diversas modalidades como yoga, pilates, manipulação osteopática, quick massage entre outras. O importante é a avaliação prévia das atividades de trabalho para verificar quais as partes do corpo precisarão do trabalho em específico e o uso de profissional capacitado para a realização conforme a variação da ginástica que está sendo realizada. Os profissionais que realizam ginástica laboral são o fisioterapeuta do trabalho e o educador físico.

Leonardo Rodrigues

Fisioterapeuta do Trabalho e

Ergonomista

leonardo@ergosul.com.br

(Leonardo Rodrigues escreve quinzenalmente no Blog da Consultoria GestãoAdvBr sobre Saúde e Produtividade Empresarial)

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/medicina-artigos/saude-e-produtividade-estrategia-5-ginastica-laboral-2452553.html

    Palavras-chave do artigo:

    ginastica

    Comentar sobre o artigo

    De acordo com o Ministério da Educação (1990), o objetivo principal da ginástica na empresa é possibilitar um aquecimento muscular capaz de atenuar a incidência de acidentes de trabalho causados por esforço físico sem preparação. Acredita-se que a Ginástica Laboral seja um caminho para a ampliação do conceito de saúde e mais um campo de atuação para os profissionais. Neste artigo você encontra um pouco da história desta fantástica ferramenta.

    Por: Revitality Ergonomia e Qualidade de Vidal Saúdel 03/09/2009 lAcessos: 5,067 lComentário: 4
    Prevency

    O que é Ginástica Laboral? Como funciona a Ginástica Laboral? Por que a Ginástica Laboral faz bem? Qual é a contraindicação para a Ginástica Laboral? Quais são as indicações para a Ginástica Laboral? Como é implantada a Ginástica Laboral? Quanto tempo leva a Ginástica Laboral? Preciso de alguma roupa especial para fazer Ginástica Laboral? A Ginástica Laboral faz transpirar? Qual a formação do profissional responsável pela execução da Ginástica Laboral?

    Por: Prevencyl Saúdel 02/04/2009 lAcessos: 16,175 lComentário: 14
    Luiz Jafér

    Este trabalho tem como objetivo estabelecer as principais relações envolvidas na prática sistemática de exercícios físicos (em especial a ginástica aeróbica) com a Síndrome Pré Menstrual (SPM). Muitas mulheres do mundo inteiro todos os meses deparam-se com uma série de sintomas vindos antes da menstruação que acabam afetando sua saúde e seu bem-estar, ás vezes de forma significativa.

    Por: Luiz Jaférl Saúdel 28/05/2012 lAcessos: 572
    elisandra marines krenchinski

    Alcançar a qualidade de vida no trabalho é um grande desafio para as organizações, ela proporciona maior bem estar e equilíbrio para os colaboradores, gerando alta satisfação e comprometimento. Vemos que os benefícios são muitos, e quando aplicada de maneira adequada a ginástica laboral gera forte impacto para a saúde emocional e física dos colaboradores e na saúde financeira das organizações.

    Por: elisandra marines krenchinskil Negócios> Administraçãol 06/05/2009 lAcessos: 10,919 lComentário: 4
    Rafael

    Conheça a história da Ginástica Laboral e entenda porque esta atividade pode trazer grandes benefícios para sua empresa.

    Por: Rafaell Saúde> Medicina Alternatival 16/04/2012 lAcessos: 223
    Enyo Mendes

    A forma de gerenciamento das academias de ginástica, as quais Toscano (2001) conceitua como centros de atividades físicas onde se prestam serviços de avaliação, prescrição e orientação de exercícios físicos, sob supervisão direta de profissionais de educação física, sofreu alterações ao longo dos tempos. Cada vez mais acirrada a concorrência, devido ao acelerado fenômeno da globalização, porém em alguns momentos podendo diferir de empresa para empresa seguindo os objetivos.

    Por: Enyo Mendesl Negócios> Gestãol 26/04/2009 lAcessos: 5,495 lComentário: 3

    A iniciação da Ginástica Artística, bem como o desenvolvimento técnico, segue diretrizes pedagógicas progressivas intimamente ligadas aos diversos períodos do desenvolvimento fisiológico da criança. O corpo humano evolui distintamente em suas características físicas e psíquicas nos diversos períodos da vida; características essas que o professor de Educação Física sempre deve levar em consideração. Estudiosos do desenvolvimento humano desenvolveram diferentes tabelas para a classificação do

    Por: Jeanne Chaves de Abreul Educação> Ensino Superiorl 19/05/2011 lAcessos: 2,094

    Há tempos, as empresas brasileiras estão incorporando, cada vez mais, ao seu expediente de trabalho a ginástica laboral, pois esta prática traz benefícios aos funcionários e os empregadores, que terão, sem dúvida, uma equipe mais motivada.

    Por: Marial Saúde> Medicina Alternatival 28/02/2011 lAcessos: 302
    Robson Luís

    Treinar com aparelhos de ginástica é uma excelente alternativa para iniciantes. Conheça os benefícios dos aparelhos de ginástica e como usá-los.

    Por: Robson Luísl Saúde> Medicina Alternatival 20/11/2013 lAcessos: 32

    Infecções, que já atingiram cerca de 2 bilhões de pessoas em todo o mundo, podem ser contraídas em mares e salões de beleza

    Por: Ricardo Machado Comunicaçãol Saúde> Medicinal 28/07/2014

    Chega um momento em que você enfrentará o desafio de escolher uma casa de repouso para seu idoso querido. Como todo mundo, você sentirá insegurança e dificuldade para escolher. Veja neste artigo, passo a passo, o que observar e perguntar ao visitar as casas de repouso. Visite várias. Saiba como compará-las e decida pela que melhor atender as suas expectativas.

    Por: Juliana Teixeira da Silval Saúde> Medicinal 24/07/2014

    Venho mais uma vez através dos meus artigos tentar ajudar minhas amigas mulheres com um texto que fala sobre os cuidados que todas nós devemos ter com a nossa região intima feminina e assim obter saúde corporal.

    Por: Giselel Saúde> Medicinal 23/07/2014
    edivaldo coelho da silva

    Prevenção de acidentes dentro das organizações e as causas na sociedade o ônus que todos podem pagar.

    Por: edivaldo coelho da silval Saúde> Medicinal 19/07/2014 lAcessos: 12
    edivaldo coelho da silva

    O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, no serviço público.

    Por: edivaldo coelho da silval Saúde> Medicinal 18/07/2014

    Infelizmente, o índice de mulheres que apresentam câncer de mama cresce a cada dia que passa, no entanto, é possível verificar que há uma série de exames.

    Por: anamarial Saúde> Medicinal 18/07/2014

    A obesidade é um dos piores problemas de saúde da sociedade moderna. Favorecida pelo ‘quase irrefreável' consumo de alimentos altamente calóricos e ricos em gordura, sal e açúcar, além do aumento do sedentarismo, já é tratada como doença crônica. Dados do IBGE revelam que o excesso de peso entre mulheres saltou de 28,7% para 48% entre 2008 e 2009.

    Por: Vítor Margatol Saúde> Medicinal 17/07/2014

    Estudo conduzido pela Universidade de Granada (Espanha) comprovou cientificamente que o consumo de álcool afeta a visão noturna ao aumentar a percepção de círculos luminosos (halos) e outras perturbações visuais. Além disso, em pessoas que consomem álcool em excesso (mais do que o limite legal recomendado pela Organização Mundial da Saúde – OMS), a deterioração da visão é significativamente maior.

    Por: Vítor Margatol Saúde> Medicinal 14/07/2014
    Gustavo Rocha

    Muitos virão em uníssono afirmar: Sim, são e tudo um bando de…. Pois é, o pior desta mídia negativa, sensacionalista e inverídica é que muitos destes que falam mal dos advogados, são advogados. Advogados que pensam que ao falar mal da classe estão ajudando a dizer verdades para a classe. Que xingam OAB e outros advogados bem sucedidos porque eles representam uma elite e por aí a fora. Vamos ver uma parábola para exemplificar: Consta que, certa noite, há muitos anos um homem entrou com a namor

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 22/07/2014
    Gustavo Rocha

    Recentemente saiu a justiça em números de 2013. Números que em qualquer análise demonstram que precisamos avançar muito para que a resposta do título deste artigo seja negativa. Os números mostram em resumo: 92,2 milhões de processos ativos em 2013 82,9 milhões estão em primeiro grau (90% dos processos ativos) Produção de 23,1 milhões ano. Temos congestionado 72% dos processos em primeiro grau e 26% em segundo grau (tribunais estaduais) Fonte: http://www.youblisher.com/p/901294-GRUPO-DE-TRABA

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 21/07/2014
    Gustavo Rocha

    Estamos alinhados a estratégia da empresa que trabalhamos? Conforme pesquisa realizada em Março de 2014 com mais de 500 empresas nos EUA, não estamos. Contudo, antes de enfrentar esta realidade, vamos pensar: O que é estratégia no meu negócio? Alguns advogados dirão que são os prazos. Outros dirão que são os clientes. Outros ainda dirão que é o marketing jurídico para captar novos clientes. Estratégia em um escritório de advocacia vai além dos processos judiciais, além das ferramentas de c

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 17/07/2014
    Gustavo Rocha

    14 de Julho de 1789, data da queda da Bastilha. Naquele ano uma prisão foi derrubada por ideais de liberdade, igualdade e fraternidade. Hoje, séculos depois, convido você a fazer uma mudança e lutar por estes 3 ideais. Qual a mudança? A queda da sua bastilha. Todos temos situações, convenções, pré-conceitos que nos tornam menos preparados para o mercado. Esta é a nossa bastilha, a nossa prisão. Vivemos como se tudo sempre for ser o mesmo, como se nada fosse mudar, como se sucesso fosse eter

    Por: Gustavo Rochal Carreiral 14/07/2014
    Gustavo Rocha

    Sonho de todos os funcionários, pode perguntar: Sem chefes, sem metas, sem orçamento. Loucura? Parece, mas a empresa Vagas (setor de TI) aplica na prática o conceito de estrutura horizontal, onde não há chefes, nem metas, nem orçamento. Absoluta maioria vai ler e pensar: Que bagunça? Como pode funcionar? Isto é insano em termos de gestão!? Numa primeira análise parece mesmo. Estar diante de uma realidade tão distante do mercado atual, parece absurdo. Contudo, os números mostram mais. Trata-

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 10/07/2014
    Gustavo Rocha

    Quando começamos a pensar no que é essencial, pensamos em família, amor, Deus, etc. E o que é essencial no seu trabalho, no seu negócio? Muitos definem como essencial ter sucesso, dinheiro, resultado. E a essência mesmo? Aquilo que nos define por definição/verdade? Você que já viveu algum tempo, redefiniu suas prioridades, não é mesmo? Antes o X era importante, agora o Y importa. Antes, certos valores eram essenciais na sua vida, hoje outros valores são importantes. No trabalho isto é det

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 09/07/2014
    Gustavo Rocha

    Advocacia é mais do que apenas peticionar, sabia? Advocacia é mais do que processos judiciais, sabia? Advocacia é muito mais do captar clientes, sabia? Advocacia pode ser preventiva, sabia? Advocacia pode ser de negócios, sabia? Sabe de nada, inocente! Vive brigando com outros advogados e querendo "sucesso" judicial, sem se preocupar com o resultado efetivo pro cliente. Acha que porque tem cinco mil processos é um baita advogado, quando na verdade esquece que o processo judicial é um pass

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 07/07/2014
    Gustavo Rocha

    "Uma pesquisa feita nos Estados Unidos revelou que 89% dos advogados usam e-mail para enviar informações confidenciais a seus clientes. Mas apenas 22% deles – isto é, 2 em cada 10 advogados – usam criptografia para impedir que essas comunicações "privilegiadas" sejam bisbilhotadas por intrusos", conforme notícia do portal Consultor Jurídico. Vamos estabelecer o básico: Email todos sabemos o que é, não é mesmo? Agora, criptografia, o que vem a ser? Segundo a Wikipédia: Criptografia (Do Grego

    Por: Gustavo Rochal Tecnologial 04/07/2014
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast