Saúde e Produtividade] Estratégia 5 – Ginástica Laboral

Publicado em: 25/05/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 386 |

12 Estratégias para redução do adoecimento osteomuscular na empresa

- Estratégia 5 – Ginástica Laboral -

Dando continuidade à série de 12 estratégias para redução do adoecimento osteomuscular relacionado o trabalho com alta produtividade falaremos hoje sobre a Ginástica Laboral na empresa.

Uma característica comum nas empresas do segmento industrial é o uso excessivo do corpo humano para o desempenho das tarefas gerando uma sobrecarga funcional que desencadeia o adoecimento. Por outro lado em escritórios informatizados existe uma elevada taxa de contração muscular estática (é quando um músculo está contraído e não relaxa fazendo com que não receba oxigênio e isto leva a lesões e muita dor) o que também leva a uma sobrecarga funcional e ao adoecimento. Visando combater estes fatores uma estratégia é a Ginástica Laboral que é indicada para amenizar o desgaste postural e prevenir lesões osteomusculares relativas ao trabalho podendo-se utilizar em eventos ou semanalmente como rotina preventiva.

Existem três formas básicas de ginástica no trabalho: preparação, compensação e relaxamento. A de preparação é a ginástica realizada ante do inicio do expediente de trabalho e visa aquecer e preparar a musculatura e tendões para o inicio das atividades.  A ginástica compensatória é a mais comum sendo realizada durante a jornada de trabalho e visa fornecer uma pausa das atividades com distensionamento dos músculos e tendões compensando a sobrecarga causada pelo trabalho. Já a ginástica de relaxamento em geral é realizada mais para o final do expediente e serve para distensionar os músculos e tendões para que o colaborador possa ir para casa sem o excesso de tensões provocadas pelo dia de trabalho.

A ginástica não precisa ser apenas alongamentos, podendo ser variada com diversas modalidades como yoga, pilates, manipulação osteopática, quick massage entre outras. O importante é a avaliação prévia das atividades de trabalho para verificar quais as partes do corpo precisarão do trabalho em específico e o uso de profissional capacitado para a realização conforme a variação da ginástica que está sendo realizada. Os profissionais que realizam ginástica laboral são o fisioterapeuta do trabalho e o educador físico.

Leonardo Rodrigues

Fisioterapeuta do Trabalho e

Ergonomista

leonardo@ergosul.com.br

(Leonardo Rodrigues escreve quinzenalmente no Blog da Consultoria GestãoAdvBr sobre Saúde e Produtividade Empresarial)

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/medicina-artigos/saude-e-produtividade-estrategia-5-ginastica-laboral-2452553.html

    Palavras-chave do artigo:

    ginastica

    Comentar sobre o artigo

    De acordo com o Ministério da Educação (1990), o objetivo principal da ginástica na empresa é possibilitar um aquecimento muscular capaz de atenuar a incidência de acidentes de trabalho causados por esforço físico sem preparação. Acredita-se que a Ginástica Laboral seja um caminho para a ampliação do conceito de saúde e mais um campo de atuação para os profissionais. Neste artigo você encontra um pouco da história desta fantástica ferramenta.

    Por: Revitality Ergonomia e Qualidade de Vidal Saúde e Bem Estarl 03/09/2009 lAcessos: 5,127 lComentário: 4
    Prevency

    O que é Ginástica Laboral? Como funciona a Ginástica Laboral? Por que a Ginástica Laboral faz bem? Qual é a contraindicação para a Ginástica Laboral? Quais são as indicações para a Ginástica Laboral? Como é implantada a Ginástica Laboral? Quanto tempo leva a Ginástica Laboral? Preciso de alguma roupa especial para fazer Ginástica Laboral? A Ginástica Laboral faz transpirar? Qual a formação do profissional responsável pela execução da Ginástica Laboral?

    Por: Prevencyl Saúde e Bem Estarl 02/04/2009 lAcessos: 16,212 lComentário: 14
    Luiz Jafér

    Este trabalho tem como objetivo estabelecer as principais relações envolvidas na prática sistemática de exercícios físicos (em especial a ginástica aeróbica) com a Síndrome Pré Menstrual (SPM). Muitas mulheres do mundo inteiro todos os meses deparam-se com uma série de sintomas vindos antes da menstruação que acabam afetando sua saúde e seu bem-estar, ás vezes de forma significativa.

    Por: Luiz Jaférl Saúde e Bem Estarl 28/05/2012 lAcessos: 593
    elisandra marines krenchinski

    Alcançar a qualidade de vida no trabalho é um grande desafio para as organizações, ela proporciona maior bem estar e equilíbrio para os colaboradores, gerando alta satisfação e comprometimento. Vemos que os benefícios são muitos, e quando aplicada de maneira adequada a ginástica laboral gera forte impacto para a saúde emocional e física dos colaboradores e na saúde financeira das organizações.

    Por: elisandra marines krenchinskil Negócios> Administraçãol 06/05/2009 lAcessos: 10,941 lComentário: 4
    Rafael

    Conheça a história da Ginástica Laboral e entenda porque esta atividade pode trazer grandes benefícios para sua empresa.

    Por: Rafaell Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 16/04/2012 lAcessos: 230
    Enyo Mendes

    A forma de gerenciamento das academias de ginástica, as quais Toscano (2001) conceitua como centros de atividades físicas onde se prestam serviços de avaliação, prescrição e orientação de exercícios físicos, sob supervisão direta de profissionais de educação física, sofreu alterações ao longo dos tempos. Cada vez mais acirrada a concorrência, devido ao acelerado fenômeno da globalização, porém em alguns momentos podendo diferir de empresa para empresa seguindo os objetivos.

    Por: Enyo Mendesl Negócios> Gestãol 26/04/2009 lAcessos: 5,515 lComentário: 3

    A iniciação da Ginástica Artística, bem como o desenvolvimento técnico, segue diretrizes pedagógicas progressivas intimamente ligadas aos diversos períodos do desenvolvimento fisiológico da criança. O corpo humano evolui distintamente em suas características físicas e psíquicas nos diversos períodos da vida; características essas que o professor de Educação Física sempre deve levar em consideração. Estudiosos do desenvolvimento humano desenvolveram diferentes tabelas para a classificação do

    Por: Jeanne Chaves de Abreul Educação> Ensino Superiorl 19/05/2011 lAcessos: 2,193

    Há tempos, as empresas brasileiras estão incorporando, cada vez mais, ao seu expediente de trabalho a ginástica laboral, pois esta prática traz benefícios aos funcionários e os empregadores, que terão, sem dúvida, uma equipe mais motivada.

    Por: Marial Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 28/02/2011 lAcessos: 306
    Robson Luís

    Treinar com aparelhos de ginástica é uma excelente alternativa para iniciantes. Conheça os benefícios dos aparelhos de ginástica e como usá-los.

    Por: Robson Luísl Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 20/11/2013 lAcessos: 39

    Não ter filhos é uma decisão que envolve a escolha do melhor método de contracepção. Há um ou vários métodos indicados para cada caso e a escolha passa pela avaliação da mulher, do parceiro e do médico. A informação ainda é a melhor aliada para a análise dos riscos e benefícios de cada método contraceptivo.

    Por: ADS Comunicaçãol Saúde e Bem Estar> Medicinal 15/09/2014
    José Guimarães

    O objetivo de eu escrever este artigo é compartilhar você o que aprendi sobre a distribuição de remédios de graça. Acredito que, assim como eu não sabia antes, muitas pessoas ainda não sabem da existência de distribuição de remédios para determinados grupos de doentes crônicos. As condições para conseguir remédios grátis devem ser vistas nos postos de saúde de sua cidade ou em farmácias participantes do programa.

    Por: José Guimarãesl Saúde e Bem Estar> Medicinal 12/09/2014

    Algo que podemos verificar com uma determinada facilidade nos dias de hoje, é o fato de que há uma série de hospitais que podem acabar por não seguir as conformidades que seriam determinadas como básicas.

    Por: anamarial Saúde e Bem Estar> Medicinal 11/09/2014

    Se você está lendo isso, você pode estar pensando em usar lentes de contato pela primeira vez. Você também pode estar se perguntando se há algum problema com o uso de lentes de contato e você deve estar ciente antes de você desistir de seus óculos. Justo! Vamos descobrir juntos, explorando e respondendo a perguntas diferentes sobre o assunto, separando o fato da ficção.

    Por: Lentenet Lente de Contatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 08/09/2014 lAcessos: 16

    Pesquisadores dinamarqueses estudaram mais de 58 mil mulheres submetidas ao exame de mamografia entre os anos de 1991 e 2005. O resultado, publicado recentemente no jornal Cancer Epidemiology, revela que as pacientes que receberam resultado falso-positivo demonstraram 27% mais chances de ter câncer de mama ao longo da vida em relação àquelas que receberam resultado negativo. Esse fenômeno, ainda não explicado, não está relacionado a erros de classificação.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 08/09/2014

    O Stress é uma das funções vitais do organismo e ao mesmo tempo uma das doenças mais importantes que afecta a nossa sociedade, tem uma acção de alarme no nosso organismo antes do perigo acontecer.

    Por: Alice Coutol Saúde e Bem Estar> Medicinal 07/09/2014

    A Fibrose Cística, também conhecida como Mucoviscidose, é uma doença genética que afeta diretamente as glândulas exócrinas de diversos órgãos - responsáveis pela produção de determinadas substâncias que auxiliam na manutenção e função do nosso organismo.

    Por: Central Pressl Saúde e Bem Estar> Medicinal 04/09/2014 lAcessos: 19

    Ginecomastia é o crescimento de glândulas mamárias em homens, podendo ter origem hereditária, em alterações hormonais ou ainda no uso de determinadas substâncias – como os anabolizantes. A doença acomete entre 30% e 40% dos adolescentes e, na maioria dos casos, tem regressão espontânea até atingirem a fase adulta.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 04/09/2014 lAcessos: 12
    Gustavo Rocha

    Aconteceu aquele fato que ninguém queria: Pode ser uma multa por não cumprimento, pode ser um analista que não viu e não enviou ao terceirizado um documento, pode ser o advogado interno que pulou uma cláusula no contrato que foi tanto a comento… Sempre fica a reflexão: De quem é a culpa, então? E, diante de tal assertiva, que tal uma nova perspectiva? Machado de Assis, assim nos brinda: Uma Criatura Sei de uma criatura antiga e formidável, Que a si mesma devora os membros e as entranhas, Co

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 28/08/2014
    Gustavo Rocha

    Poderia dizer que sou o Gustavo, não apenas o Gustavo, mas o Gustavo Rocha. Poderia dizer que já fui advogado, gerente de escritório de advocacia, analista de qualidade, auditor de processos internos e escritórios, professor, palestrante, e sou tudo isto, somado a consultor para escritórios de advocacia e departamentos jurídicos de empresas. Poderia dizer que sou pai, filho e parafraseando Drummond, tenho em mim todos os sentimentos do mundo. Contudo, nada disto diria quem sou. Somos – e nã

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 27/08/2014
    Gustavo Rocha

    Este texto vai para os românticos empresariais de plantão… Sabe, aqueles que contratam pela roupa, rosto, bun… quer dizer, corpo da candidata e por aí a fora. Sabe, aqueles que acham que a pessoa foi sempre boazinha, então nunca irá mudar… Sabe, aqueles que pensam que a pessoa deve trabalhar por amor e não por salário. Vamos refletir a respeito, afinal há séculos atrás Dostoiveski já tinha razão: "Ora veja… é o que sempre acontece às pessoas românticas: enfeitam uma criatura, até o último m

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 25/08/2014
    Gustavo Rocha

    A contratação de um novo software ERP para o departamento jurídico ou até mesmo a primeira contratação do mesmo são decisões importantes e com cuidados pertinentes a área jurídica e de tecnologia que não podem ser esquecidos. Colaciono do site CIO do UOL 15 dias muito úteis para auxiliar a blindar o contrato e relacionamento com o pessoal do software: Primeira dica: Devemos tomar muito cuidado com propostas que tratam de questões contratuais! Segundo dica: Art.427 do CC: A proposta de c

    Por: Gustavo Rochal Tecnologial 21/08/2014
    Gustavo Rocha

    3 textos de Mahatma Gandhi que podem ser plenamente aplicados no universo corporativo, com alguns comentários para deixar ainda mais claro tudo isto. Creio Eu creio em mim mesmo. Creio nos que trabalham comigo, creio nos meus amigos e creio na minha família. Creio que Deus me emprestará tudo que necessito para triunfar, contanto que eu me esforce para alcançar com meios lícitos e honestos. Creio nas orações e nunca fecharei meus olhos para dormir, sem pedir antes a devida orientação a fim de s

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 20/08/2014
    Gustavo Rocha

    Parece óbvio, mas muitos profissionais insistem em escrever e publicitar o que eles querem ao invés de se preocupar com o seu cliente quer. Na área jurídica temos esta realidade clara: Advogados com textos longos, complexos, de dar orgulho a mãe de quem escreveu, ele mesmo e talvez outro colega advogado. Contudo, para um cliente, isto não serve. Em um mundo onde cada vez temos menos tempo de ler, cada vez temos menos tempo de compreender tudo ao nosso redor, mil teorias e conexões da filosofia

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 19/08/2014
    Gustavo Rocha

    Sabe, eu já fui um carro novo, hoje sou um carro considerado velho. Há 40 anos atrás, eu era um sucesso. Arredondado, com prateado no meio e nos acessórios, todos queriam andar comigo. Era potente, podia ter 1500 cilindradas e fazia um barulho que todos sabiam quem eu era e onde estava passando. Era o desejo dos homens e mulheres e bastava me ter, que o sucesso era garantido. Eu era um Fusca, 1500, do ano de 1974. Os anos passaram e com eles vieram todas as emoções, corridas, fizeram até u

    Por: Gustavo Rochal Carreiral 18/08/2014
    Gustavo Rocha

    Muitos observam profissionais bem sucedidos e dizem: Este aí viaja para a Europa todo ano; Este aí só anda de mercedes; Este aí ganha dinheiro que nem sabe aonde enfiar e por aí vai. Esquecem do velho ditado que sucesso somente vem antes de trabalho no dicionário. E mais, esquecem que ganhar algum dinheiro, talvez muitos irão conseguir, todavia, manter o império ativo e funcionando, poucos serão os vitoriosos. E por qual razão isto ocorre? Por que fazer gestão de um negócio requer conheciment

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 13/08/2014
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast