Saúde e Produtividade] Estratégia 5 – Ginástica Laboral

Publicado em: 25/05/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 391 |

12 Estratégias para redução do adoecimento osteomuscular na empresa

- Estratégia 5 – Ginástica Laboral -

Dando continuidade à série de 12 estratégias para redução do adoecimento osteomuscular relacionado o trabalho com alta produtividade falaremos hoje sobre a Ginástica Laboral na empresa.

Uma característica comum nas empresas do segmento industrial é o uso excessivo do corpo humano para o desempenho das tarefas gerando uma sobrecarga funcional que desencadeia o adoecimento. Por outro lado em escritórios informatizados existe uma elevada taxa de contração muscular estática (é quando um músculo está contraído e não relaxa fazendo com que não receba oxigênio e isto leva a lesões e muita dor) o que também leva a uma sobrecarga funcional e ao adoecimento. Visando combater estes fatores uma estratégia é a Ginástica Laboral que é indicada para amenizar o desgaste postural e prevenir lesões osteomusculares relativas ao trabalho podendo-se utilizar em eventos ou semanalmente como rotina preventiva.

Existem três formas básicas de ginástica no trabalho: preparação, compensação e relaxamento. A de preparação é a ginástica realizada ante do inicio do expediente de trabalho e visa aquecer e preparar a musculatura e tendões para o inicio das atividades.  A ginástica compensatória é a mais comum sendo realizada durante a jornada de trabalho e visa fornecer uma pausa das atividades com distensionamento dos músculos e tendões compensando a sobrecarga causada pelo trabalho. Já a ginástica de relaxamento em geral é realizada mais para o final do expediente e serve para distensionar os músculos e tendões para que o colaborador possa ir para casa sem o excesso de tensões provocadas pelo dia de trabalho.

A ginástica não precisa ser apenas alongamentos, podendo ser variada com diversas modalidades como yoga, pilates, manipulação osteopática, quick massage entre outras. O importante é a avaliação prévia das atividades de trabalho para verificar quais as partes do corpo precisarão do trabalho em específico e o uso de profissional capacitado para a realização conforme a variação da ginástica que está sendo realizada. Os profissionais que realizam ginástica laboral são o fisioterapeuta do trabalho e o educador físico.

Leonardo Rodrigues

Fisioterapeuta do Trabalho e

Ergonomista

leonardo@ergosul.com.br

(Leonardo Rodrigues escreve quinzenalmente no Blog da Consultoria GestãoAdvBr sobre Saúde e Produtividade Empresarial)

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/medicina-artigos/saude-e-produtividade-estrategia-5-ginastica-laboral-2452553.html

    Palavras-chave do artigo:

    ginastica

    Comentar sobre o artigo

    De acordo com o Ministério da Educação (1990), o objetivo principal da ginástica na empresa é possibilitar um aquecimento muscular capaz de atenuar a incidência de acidentes de trabalho causados por esforço físico sem preparação. Acredita-se que a Ginástica Laboral seja um caminho para a ampliação do conceito de saúde e mais um campo de atuação para os profissionais. Neste artigo você encontra um pouco da história desta fantástica ferramenta.

    Por: Revitality Ergonomia e Qualidade de Vidal Saúde e Bem Estarl 03/09/2009 lAcessos: 5,187 lComentário: 4
    Prevency

    O que é Ginástica Laboral? Como funciona a Ginástica Laboral? Por que a Ginástica Laboral faz bem? Qual é a contraindicação para a Ginástica Laboral? Quais são as indicações para a Ginástica Laboral? Como é implantada a Ginástica Laboral? Quanto tempo leva a Ginástica Laboral? Preciso de alguma roupa especial para fazer Ginástica Laboral? A Ginástica Laboral faz transpirar? Qual a formação do profissional responsável pela execução da Ginástica Laboral?

    Por: Prevencyl Saúde e Bem Estarl 02/04/2009 lAcessos: 16,236 lComentário: 14
    Luiz Jafér

    Este trabalho tem como objetivo estabelecer as principais relações envolvidas na prática sistemática de exercícios físicos (em especial a ginástica aeróbica) com a Síndrome Pré Menstrual (SPM). Muitas mulheres do mundo inteiro todos os meses deparam-se com uma série de sintomas vindos antes da menstruação que acabam afetando sua saúde e seu bem-estar, ás vezes de forma significativa.

    Por: Luiz Jaférl Saúde e Bem Estarl 28/05/2012 lAcessos: 637
    elisandra marines krenchinski

    Alcançar a qualidade de vida no trabalho é um grande desafio para as organizações, ela proporciona maior bem estar e equilíbrio para os colaboradores, gerando alta satisfação e comprometimento. Vemos que os benefícios são muitos, e quando aplicada de maneira adequada a ginástica laboral gera forte impacto para a saúde emocional e física dos colaboradores e na saúde financeira das organizações.

    Por: elisandra marines krenchinskil Negócios> Administraçãol 06/05/2009 lAcessos: 10,964 lComentário: 4
    Rafael

    Conheça a história da Ginástica Laboral e entenda porque esta atividade pode trazer grandes benefícios para sua empresa.

    Por: Rafaell Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 16/04/2012 lAcessos: 238
    Enyo Mendes

    A forma de gerenciamento das academias de ginástica, as quais Toscano (2001) conceitua como centros de atividades físicas onde se prestam serviços de avaliação, prescrição e orientação de exercícios físicos, sob supervisão direta de profissionais de educação física, sofreu alterações ao longo dos tempos. Cada vez mais acirrada a concorrência, devido ao acelerado fenômeno da globalização, porém em alguns momentos podendo diferir de empresa para empresa seguindo os objetivos.

    Por: Enyo Mendesl Negócios> Gestãol 26/04/2009 lAcessos: 5,530 lComentário: 3

    A iniciação da Ginástica Artística, bem como o desenvolvimento técnico, segue diretrizes pedagógicas progressivas intimamente ligadas aos diversos períodos do desenvolvimento fisiológico da criança. O corpo humano evolui distintamente em suas características físicas e psíquicas nos diversos períodos da vida; características essas que o professor de Educação Física sempre deve levar em consideração. Estudiosos do desenvolvimento humano desenvolveram diferentes tabelas para a classificação do

    Por: Jeanne Chaves de Abreul Educação> Ensino Superiorl 19/05/2011 lAcessos: 2,340

    Há tempos, as empresas brasileiras estão incorporando, cada vez mais, ao seu expediente de trabalho a ginástica laboral, pois esta prática traz benefícios aos funcionários e os empregadores, que terão, sem dúvida, uma equipe mais motivada.

    Por: Marial Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 28/02/2011 lAcessos: 312
    Robson Luís

    Treinar com aparelhos de ginástica é uma excelente alternativa para iniciantes. Conheça os benefícios dos aparelhos de ginástica e como usá-los.

    Por: Robson Luísl Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 20/11/2013 lAcessos: 44

    Uma epidemia global de Diabetes está em curso. Seus números vêm aumentando até mesmo entre as crianças. A campanha do Dia Mundial do Diabetes tem o objetivo de fazer as pessoas pensarem nessa doença, que pode não apresentar sintomas por anos após a sua instalação

    Por: Central Pressl Saúde e Bem Estar> Medicinal 14/11/2014
    Isabela Martini

    Já está comprovada a relação direta entre uma noite bem dormida e o equilíbrio hormonal. O famoso preparador físico Nuno Cobra, em sua obra "A Semente da Vitória", discorre sobre essa relação

    Por: Isabela Martinil Saúde e Bem Estar> Medicinal 01/11/2014 lAcessos: 15

    O documento, fruto da parceria com a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), pretende auxiliar os médicos a reduzir o risco de os pacientes contraírem infecções.

    Por: Ricardo Machado Comunicaçãol Saúde e Bem Estar> Medicinal 30/10/2014 lAcessos: 17

    Estudo publicado no Breast Cancer Research demonstrou a importância de não incluir apenas as mulheres com histórico de câncer de mama na família, mas também aquelas que têm mamas densas no grupo de risco. Afinal, esse é considerado um fator de risco significativo que deveria ser acompanhado de perto como forma de prevenção da doença.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 28/10/2014

    O câncer tem sido causa de morte em todo o mundo e motivo de preocupação para muitos. Contudo, um estudo publicado no jornal científico Células-tronco, apresentado como mais uma forma bem sucedida de combate ao câncer e esperança de cura para aqueles que convivem com a doença.

    Por: josi feitosal Saúde e Bem Estar> Medicinal 28/10/2014 lAcessos: 11

    Muitas pessoas podem acabar por reclamar, ou até mesmo proclamar elogios com relação a saúde publica de sua região, no entanto também podemos verificar que acaba por ser considerado como comum o fato do que seria a saúde pública. Sendo assim, iremos falar agora mesmo o que seria, e até mesmo como funciona a saúde pública.

    Por: anamarial Saúde e Bem Estar> Medicinal 28/10/2014

    Muitas pessoas podem acabar por ter a necessidade de realizar um exame que seja considerado como complexo, no entanto podemos verificar que alguns destes exames acabem por causar uma determinada dúvida.

    Por: anamarial Saúde e Bem Estar> Medicinal 24/10/2014

    O Alzheimer modifica consideravelmente a vida das pessoas afetadas e dos seus familiares. As pessoas com Alzheimer estão, sobretudo em fases mais avançadas, física e cognitivamente muito comprometidas. Por isso, é particularmente importante para os doentes viverem num ambiente em que se possam movimentar com facilidade e segurança.

    Por: tkencasal Saúde e Bem Estar> Medicinal 24/10/2014
    Gustavo Rocha

    Dia 15 de Novembro, dia da proclamação da república, aquela data onde saímos da monarquia e viramos república, pelo menos na tese histórica. Este ato é um marco na história brasileira. E vamos pensar: Na história do seu escritório ou da sua vida como profissional, qual é o marco histórico? Se formou em direito, um marco. Fez pós, mestrado, outro marco. O primeiro cliente, um marco. Chegou no primeiro faturamento de um milhão, opa, que marco!

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 16/11/2014
    Gustavo Rocha

    Interoperabilidade. Uma palavra oriunda da informática que significa que os sistemas podem conversar entre si. E o que isto tem a ver com o jurídico? Muito, para não dizer que é essencial. O processo eletrônico é um sistema, um software. E, como sabemos, tem vários pelo país.

    Por: Gustavo Rochal Notícias & Sociedadel 13/11/2014
    Gustavo Rocha

    Compartilho uma matéria do FDJUR sobre os indicadores mais usados em departamentos jurídicos, com alguns comentários meus abaixo: Para verificar o bom andamento das atividades dentro dos departamentos jurídicos e bancas é preciso estipular um ou mais indicadores para os segmentos que desejam monitorar. Recentemente o FDJUR consultou seus colegas em relação a três segmentos: atividades administrativas do jurídico, eficiência dos advogados e o clima organizacional.

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 12/11/2014
    Gustavo Rocha

    Linguagem corporal, o invisível que diz muito sobre o que queremos dizer. E mais do que apenas isto, uma arte que precisamos dominar para estarmos em vantagem competitiva estratégica, negocial e até mesmo de trabalho no dia a dia. Muito além das palavras e debates, cada gesto pode ser muito diferencial. Extraído do portal Exame.com, vamos a 7 dicas práticas: 1. Faça contato visual

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 10/11/2014
    Gustavo Rocha

    Muitos afirmam que sim, outros que nunca e tem time que acha que ainda estamos em processo de transformação para a advocacia se transformar numa commodity. Nos EUA esta realidade já existe e há muito tempo. No Brasil, temos uma blindagem ainda sobre esta realidade, o tão falado código de ética. Podemos critica-lo, dizer que precisa ser atualizado, podemos dizer que até proíbe coisas que deveria permitir, mas ainda é a lei que devemos obedecer e em cima dela exercer o nosso marketing.

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 09/11/2014
    Gustavo Rocha

    Pergunta difícil, todos querem a resposta, poucos querem o trabalho que dá, a maioria quer o sucesso como resultado e não como meio. Parte desta problemática nos ensinam como se uma geração inteira desconhecesse o que é trabalho, chamando esta geração de preguiçosa, de não querer nada com nada e por ai vai. Temos membros de determinadas gerações que realmente não querem nada com nada, contudo, isto existe em todas as gerações.

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 05/11/2014
    Gustavo Rocha

    Somos guerreiros, não é verdade? Lutamos diariamente pelo sucesso, queremos mais e mais, aprendemos, acertamos, erramos, enfim, batalhamos. Ocorre que nesta batalha da vida, nem sempre buscamos superação, as vezes queremos apenas o resultado, queremos o sucesso sem antes compreender os meandros que levam a ele. Uma história de Paulo Coelho nos demonstra bem este fato: Treinamento do Guerreiro

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 03/11/2014
    Gustavo Rocha

    Neste paradoxo de morte ou vida, já que no dia 2 é considerado e "comemorado/lembrado" o dia de finados ou dos fiéis defuntos, talvez um acróstico em rima, possa nos tirar desta berlinda: M ais do que apenas morrer e lembrar do O ntem, precisamos usar a nossa R azão, bem além do que a imaginação ou sentimentos nos tomam, pois somente o T empo pode curar feridas da dor, do inconsciente e do nosso âmago; E nquanto isto, O uvimos atentamente a nossa razão, que

    Por: Gustavo Rochal Notícias & Sociedadel 02/11/2014 lAcessos: 11
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast