Tiques Nervosos, Piscar Nos Olhos, O Que Pode Ser E Como É Seu Tratamento

Publicado em: 20/12/2009 |Comentário: 3 | Acessos: 16,673 |

Tiques nos olhos, piscar nos olhos, olhos piscando demasiadamente, tremor nos olhos são queixas frequentes nas pessoas. Muitos mitos circundam estes sintomas, muita culpa se coloca no estresse (stress), ansiedade, preocupação, depressão, realmente eles podem interferir nestas queixas, mas existem diversos diagnósticos distintos.

Tiques nos olhos, piscar os olhos excessivamente pode ser do quadro da síndrome de Tourette. A síndrome de Tourette é uma doença neurológica que cursa com tiques motores e fônicos além de alterações comportamentais como coprolalia, compulsões, e outros.

Existem vários tipos de tiques motores, simples ou múltiplos. Há uma variação periódica no número, na freqüência, no tipo e localização dos tiques; também a intensidade dos sintomas tem um caráter flutuante. Os sintomas podem chegar até a desaparecer por semanas ou alguns meses. O início ocorre geralmente antes dos 18 anos de idade

Os tiques são vivenciados como algo irresistível (como por exemplo a necessidade de espirrar) e que precisa por fim se manifestar. Os tiques são piorados (porém não causados) por estresse e ansiedade e diminuem com o relaxamento ou com a concentração em uma tarefa prazeirosa.

Os tipos de tiques são motores ou vocais, simples ou complexos, os tiques simples são:
Motores – piscar os olhos, repuxar a cabeça, encolher ombros, fazer caretas, tensão abdominal ou de outras partes do corpo.
Vocais – pigarrear, grunhir, estalar a língua, fungar e outros ruídos.
Os tiques complexos são:
Motores – pular, tocar as pessoas ou coisas, cheirar e retorcer-se
Vocais - palavras ou frases fora do contexto; ecolalia (repetição de um som, palavra ou frase); coprolalia (dizer palavras de baixo calão, insultos, obscenidades).

Estudo clínico mostra uma nova opção para o tratamento dos tiques e síndrome de Tourette.

Estudo Americano publicado na revista Journal of Neurology Neurosurgery and Psychiatry, usando topiramato (topamax, toptil, amato) na dose média de 118 mg mostrou bons resultados no tratamento dos tiques motores e fônicas e da síndrome de Tourette.

Se voce tem tiques PROCURE UM NEUROLOGISTA! Ele poderá fazer o seu diagnóstico e tratamento correto

Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 17 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/medicina-artigos/tiques-nervosos-piscar-nos-olhos-o-que-pode-ser-e-como-e-seu-tratamento-1604853.html

    Palavras-chave do artigo:

    tique nos olhos

    ,

    tique nervoso

    ,

    tourette

    Comentar sobre o artigo

    Uma em cada quatro mulheres com doença inflamatória pélvica (DIP) tem sequelas a longo prazo. A infertilidade é uma delas – podendo afetar até 60% das pacientes depois de um episódio. Nos Estados Unidos, a DIP atinge 1,5 milhão de mulheres todos os anos.

    Por: Vítor Margatol Saúde e Bem Estar> Medicinal 22/10/2014

    As Hepatites são doenças de etiologia viral que acometem o fígado causando inflamação, cirrose e até câncer hepático.

    Por: Central Pressl Saúde e Bem Estar> Medicinal 20/10/2014

    É possível que em diferentes momentos as pessoas já tenham ouvido falar sobre a ressonância magnética, no entanto também é possível que poucos tenham conhecimento do que se trata realmente este exame.

    Por: anamarial Saúde e Bem Estar> Medicinal 17/10/2014

    Segundo estudo divulgado na revista científica Lancet, o Brasil tem mais pessoas acima do peso ou obesas do que a média mundial. De acordo com a pesquisa, a obesidade atinge mais da metade da população adulta brasileira, sendo 58% das mulheres e 52% dos homens.

    Por: Flávia Ghiurghil Saúde e Bem Estar> Medicinal 15/10/2014

    Muitas pessoas podem acabar por não ter conhecimento sobre o que seria o livro branco, assim como também o porque ele deveria existir ou as pessoas deveriam ter o real conhecimento sobre a sua funcionalidade.

    Por: anamarial Saúde e Bem Estar> Medicinal 15/10/2014

    Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 20 milhões de pessoas deixaram de enxergar por conta do problema. Tendência é a de que casos aumentem significativamente nos próximos anos.

    Por: Ricardo Machado Comunicaçãol Saúde e Bem Estar> Medicinal 10/10/2014

    A alergia ao pólen ou também chamada "polinose" é causada pelo contato dos polens de certas plantas com o desencadeamento de manifestações alérgicas.

    Por: Central Pressl Saúde e Bem Estar> Medicinal 03/10/2014

    ESTE TRABALHO FOI DESENVOLVIDO PARA A APLICAÇÃO DOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS TRABALHADOS COM ALUNOS DOS 3º ANOS DO ENSINO MÉDIO. FOI BASTANTE GRATIFICANTE, POIS OS ALUNOS TIVERAM CONTATO COM OS CONTEÚDOS NA PRÁTICA E AINDA DESCOBRIRAM NOVAS INFORMAÇÕES.

    Por: Josimara L. Furtado dos Santosl Saúde e Bem Estar> Medicinal 02/10/2014
    Mario Peres

    Dr Mario Peres, médico neurologista, com pós-doutorado na área das cefaleias explica como é o tratamento da Cefaleia em Salvas com o Bloqueio do Nervo Occipital Maior.

    Por: Mario Peresl Saúde e Bem Estar> Medicinal 18/02/2011 lAcessos: 2,187
    Mario Peres

    Dr Mario Peres, médico neurologista, Fellow do American College of Physicians, Pós-doutorado na Thomas Jefferson University, explica sobre as causas, sintomas e tratamento das hérnias de disco, hérnia de disco lombar e hérnia de disco cervical.

    Por: Mario Peresl Saúde e Bem Estar> Medicinal 14/02/2011 lAcessos: 7,225
    Mario Peres

    Dr Mario Peres, médico neurologista, escreve sobre as possibilidades de tratamento para enxaqueca sem remédios. Enxaqueca pode ser tratada sem remédios? Existe tratamento natural para enxaqueca? Tratamentos para enxaqueca caseiros podem funcionar? Enxaqueca pode ser tratada na gravidez sem medicamentos? São todas perguntas muito frequentes em quem sofre de crises de enxaqueca.

    Por: Mario Peresl Saúde e Bem Estar> Medicinal 21/01/2011 lAcessos: 2,991
    Mario Peres

    Como evitar as dores de cabeça da enxaqueca, como tratar a enxaqueca. Dr Mario Peres, médico neurologista, com pós-doutorado na Filadélfia, explica as várias formas de tratamento da enxaqueca. Centro de Cefaleia São Paulo 11 3285-5726. Hospital Albert Einstein 11 2151-0110

    Por: Mario Peresl Saúde e Bem Estar> Medicinal 25/12/2010 lAcessos: 878 lComentário: 1
    Mario Peres

    Um texto para enfrentamento do luto Abaixo encontramos um texto para ajudar no enfrentamento do luto, as chamadas estratégias de coping, são fundamentas para que o processo seja levado de maneira mais suave.

    Por: Mario Peresl Saúde e Bem Estar> Medicinal 12/09/2010 lAcessos: 498
    Mario Peres

    Dr Mario Peres, médico neurologista com pós-doutorado em cefaleias nos EUA, 11 32855726, (centro de cefaleia são paulo), 11 2151-0110 (hospital albert einstein) escreve artigo sobre Tratamento da Enxaqueca com Exercícios Físicos, recomendações para exercícios físicos segundo a Colégio Americano de Medicina Esportiva.

    Por: Mario Peresl Saúde e Bem Estar> Medicinal 17/04/2010 lAcessos: 960
    Mario Peres

    Especialista em enxaqueca, artigo escrito pelo Dr Mario Peres, médico neurologista com pós-doutorado em cefaleias nos EUA, 11 32855726,centro de cefaleia são paulo

    Por: Mario Peresl Saúde e Bem Estarl 29/11/2009 lAcessos: 4,238
    Mario Peres

    A tensão, preocupação, ansiedade, estresse são os grandes vilões da cefaleia cervicogênica, pois ocorre um excesso de contratura muscular na região dos ombros, pescoço, músculo trapézio e músculos pericranianos como o temporal, masseter e occipital.

    Por: Mario Peresl Saúde e Bem Estar> Medicinal 08/08/2009 lAcessos: 10,383 lComentário: 2

    Comments on this article

    0
    Marcos 16/10/2011
    Janaina, seu caso é bem parecido com o meu. Desde pequeno sempre tive esses malditos tiques, que em vez de tratar foi-se deixando. Agora tenho 32 anos, sofro com esse problema ainda. o que fazer?
    1
    mauro 03/03/2011
    Oi, tenho um problema de excesso de piscadas, especialmente quando estou mais tenso.O neuro me recomendou Rivotril, que venho tomando a +- 6 meses. Mas não tenho notado muito resultado, será que o caminho é este mesmo?
    8
    Janaina gomes 02/01/2010
    Desde pequena,acho que uns 6 aninhos e ja tinha varios tiques,minha mãe até me levou num oftalmo por causa dos "pisca pisca".O problema não era oftalmológico e ficou por isso mesmo.Com os anos já colecionava tiques diferentes e vieram os vocálicos ,me chingavam me chamavam a atênção mas não me levaram no especialista certo. Hoje tenho 35 anos e por causa da internete descobri que precisava de ajuda,que não faço isso porque quero,junta-se a ansiedade ,a fadiga,agora a Sibutramina e tudo piorou.
    Vou receber alguma ajuda com esse comentário?
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast