A Igualdade Está Na Diferença

10/10/2009 • Por • 724 Acessos

Somos todos iguais, porém somos diferentes. Parece contraditório e é. Os seres humanos são todos iguais, porém, são seres únicos e isso é o que nos torna o que somos. Deus fez a todos "sua imagem e semelhança", mas devido a inúmeros fatos, somos todos muito diversos. Os seres humanos são iguais na sua essência, pois todos têm uma origem comum e todos têm o mesmo poder,  porém o que os diferencia é como vão utilizar esse poder.  A isso damos  o nome de livre arbítrio. E é isso que nos faz ser o que somos...

No princípio, Deus fez o homem e a mulher e deles surgiram os demais seres humanos. Assim sendo, todos viemos da mesma origem, porém, cada um trilhou um caminho diferente devido ao seu livre arbítrio. Cada pessoa é dotada do mesmo potencial, da mesma força, da mesma capacidade e da mesma inteligência. Como e quando cada um vai utilizar todas as suas ferramentas é que faz com essa pessoa seja diferente das demais. As oportunidades, somos nós que fazemos. Uns sabem aproveitá-las e outros não. E nisso está toda a diferença: nas escolhas que fazemos para as nossas vidas. Somos o resultado daquilo que escolhemos para nós, nada mais e nada menos. Portanto, cada um chega até onde quer. Não existe um fator determinante para os limites humanos. Cada um tem as mesmas chances e oportunidades e o que ele faz delas dirá qual será o re sultado do seu futuro. 

Se somos todos capazes das mesmas coisas e temos os mesmos poderes, como alguns conseguem vencer e outro não ? Nessa pergunta está a diferença da igualdade, pois novamente o livre arbítrio entra nessa questão. Se realmente queremos e desejamos algo de verdade e com toda a nossa força e desejo, podemos conseguir tudo que quisermos. Mas como vamos alcançar o resultado desejado ? Agindo, sempre agindo. Não existem ações concretas e palpáveis sem a ação propriamente dita. Podemos querer o mundo em nossos pensamentos, mas se não agirmos em prol destes pensamentos, todas as nossas vontades e desejos serão apenas vontades e desejos. O pensamento e o livre arbítrio geram as nossas ações, pois sem elas, não saímos do lugar. Nisso reside a diferença das pessoas: se elas  querem e agem, tudo é possív el, mas se elas querem e não agem, nada acontece. O Universo é perfeito e funciona com precisão e ele nos oferece tudo que queremos, mas precisamos estar prontos para receber e não podemos apenas esperar que tudo aconteça ou simplesmente caia do céu. Os eventos dependem de um começo, de uma faísca que acenda o pavio, se não houver essa fagulha ou faísca, não há fogo e consequentemente nada muda. Precisamos acender nosso fogo para dar início à uma ação que gere as conseqüências desejadas, pois sem isso a vida permanece estagnada e nada se modifica ao nosso redor. Temos sempre a capacidade de fazer acontecer aquilo que queremos. Se vamos agir ou ficar parados, isso depende de cada um.

Pense bem naquilo que você deseja, pois a realização do seu desejo depende única e exclusivamente das ações que você vai gerar. Se você quer, aja e mude de fato sua vida, pois isso só depende de você e de mais ninguém. Reflita e busque em você a capacidade de agir e mudar os rumos daquilo que te incomoda e te deixa triste e infeliz, pois a sua felicidade está única e exclusivamente nas suas próprias mãos. Por isso, não culpe pessoa alguma se sua vida não der certo, pois o único culpado é você mesmo e mais ninguém.