Páscoa: O Que Significa Esta Palavra?

Publicado em: 01/04/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 429 |

PÁSCOA: o que significa esta palavra?- 01/04/2010

Páscoa é uma palavra grega que significa passagem. Quando Deus retira o povo da escravidão, leva-os para uma nova terra, onde eles poderiam plantar e colher em paz e com fartura. Então eles passam de escravos a donos de terra. A senhores de suas vidas e não mais dedicados a um povo que não é seu. Quanto da ordem ao pão sem fermento não era um ritual era apenas a pressa em sair dali, daí não dar tempo do fermento ser preparado para o pão, eles precisavam de pressa para sair, a ordem era sair logo. Não dava tempo de preparo.

Quando Jesus vem morar na terra como homem a páscoa começa de uma nova forma, a vítima pascoal era abatida no templo e poderia ser comida em qualquer casa. Desde que não saísse dos limites da cidade.

Um grupo se reunia nas casas e ali comemorava esta data especial de libertação. Daí Jesus se reunir com seus discípulos para juntos comemorar a páscoa que ali foi substituída pela ceia do Senhor. Hoje então o que comemoramos? Se não somos escravos de nenhuma nação o que devemos festejar?

Comemoramos o cordeiro que morreu de uma vez por todas, não havendo mais necessidade sacrifícios para remissão de pecados. Hoje nenhum animal ou seu sangue é capaz de lavar nossos pecados.

O cordeiro que morreu por nós é festejado não apenas por sua morte, mas por tê-la vencido de forma espetacular. Como nenhum outro homem tenha conseguido fazer. Ao terceiro dia de sua morte ele volta à vida, aparece aos seus e mostra suas marcas de morte. Seu sofrimento ali foi para que nós também tivéssemos uma nova terra, não apenas terra no sentido de local de plantar e colher, mas uma nova terra vencida pelo pecado até então, mas agora alguém lutou por nós e venceu.

Satanás achou tê-lo vencido quando sua morte foi decretada. Ele festejou sua vitória por três dias, ficamos como que sem um salvador durante este tempo, mas era ali naquele terceiro dia que nascia nossa salvação. Jesus ressuscita nos dando o direito de dizer NÃO ao pecado e suas prisões que nos faziam escravos.

Não precisamos mais matar animais e derramar seu sangue porque Cristo o fez por nós. Seu sangue foi derramado não apenas por uma nação ou um povo, mas a todos que hoje e no futuro o aceite como Senhor e Salvador de suas vidas.

No momento da comemoração da páscoa de Jesus com seus discípulos ele toma nas mãos o pão e "deu graças, partiu-o, e o deu aos seus discípulos, dizendo: "Tomem e comam; isto é o meu corpo". Na antiga aliança esta festa era simbólica, era o livramento de Israel. Aqui Jesus muda, dá outro tom, a libertação do homem do pecado, da escravidão de satanás e institui uma lembrança viva de sua morte. Este é o meu corpo, ou seja, eu me entregarei a todos. Não mais será um símbolo de liberdade pessoal de escravidão humana, mas liberdade espiritual do pecado, a liberdade total chega ali com sua morte. Ele se entrega para libertação do mundo, de todos. Não somente de Israel.

"Em seguida tomou o cálice, deu graças e o ofereceu aos discípulos, dizendo: "Bebam dele todos vocês. Isto é o meu sangue da aliança que é derramado em favor de muitos, para perdão de pecados." O sangue seria derramado, seu corpo entregue ao sofrimento para não precisarmos mais sacrificar. O sangue de Cristo foi o suficiente para nos redimir para sempre. Somos livres desde então da escravidão do pecado que tanto nos afligia.

O pão e o vinho quando tomados em memória de Cristo é muito mais que apenas lembrar sua morte, mas a certeza de que alguém se entregou por nossa liberdade. Através do Espírito Santo eles nos comunicam o Evangelho da verdade. "Não é verdade que o cálice da bênção que abençoamos é uma participação no sangue de Cristo, e que o pão que partimos é uma participação no corpo de Cristo? Como há somente um pão, nós, que somos muitos, somos um só corpo, pois todos participamos de um único pão. Portanto, que estou querendo dizer? Será que o sacrifício oferecido a um ídolo é alguma coisa? Ou o ídolo é alguma coisa? Não! Quero dizer que o que os pagãos sacrificam é oferecido aos demônios e não a Deus, e não quero que vocês tenham comunhão com os demônios. Vocês não podem beber do cálice do Senhor e do cálice dos demônios; não podem participar da mesa do Senhor e da mesa dos demônios." (I Coríntios 10: 16-21)

Não é dia de comilança ou dia de sairmos para rua e fazermos festa, a páscoa não é dia de compras desenfreadas, corrida atrás de ovos que nada tem a ver com este dia. Claro que podemos desfrutas dos ovos que são deliciosos, mas não é este o propósito do dia. Este é um dia de reflexão. De pararmos para pensar o que temos feito desta liberdade conquistada com sangue.

Senhor Jesus como estamos mudando os dias de festas como apenas dia de farra, mas a festa deste dia é a festa da alma, a celebração da nossa liberdade da escravidão de satanás que tanto ignoramos existir e faz de nós seus servos. Pai em Nome de Jesus nos perdoe por tantas vezes corrermos para os mercados ao invés de corrermos para nossos quartos e te adorar, e te render graças. Ô pai nos ensine a mortificarmos para te servir, faça morrer em nós o desejo daquilo que não te agrada. Estamos morrendo de fome e não sabemos de que, mas é de fome de ti, nossa alma está tão faminta que estamos nos entregando a todo tipo de porcaria oferecida pelo mundo na intenção de aliviarmos esta fome. Mas de nada resolve só colhemos miséria e mais pecado. Ajude-nos ô pai a enxergar sua remissão através de Jesus.

Até a próxima...

Silvia Leticia Carrijo de Azevedo Sá

 

 

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/meditacao-artigos/pascoa-o-que-significa-esta-palavra-2087872.html

    Palavras-chave do artigo:

    pascoa

    Comentar sobre o artigo

    Nao ha nada pior do que alguem COMEMORAR uma festa sem saber seu significado , ao redor do mundo milhoes de pessoas CELEBRAM a pascoa , mas nem todos sabem o seu verdadeiro significado , agora voce pode ensinar seus amigos e familiares sobre quem e a pessoa mais importante da PASCOA , JESUS CRISTO .

    Por: Julio Nerisl Religião & Esoterismo> Evangelhol 30/03/2013 lAcessos: 41
    DINHEIROEXTRA NETWORK

    O senhor diz " meu povo perece por falta de conhecimento''. A páscoa Bíblica nada tem a ver com o mercantilismo feito hoje em torno dessa celebração religiosa, onde uma roupagem totalmente deturpada da celebração Bíblica veterotestamentária e dos significados da páscoa para o judeu e para o cristão, com a introdução de elementos que nada tem a ver, e que servem apenas para estimular o consumismo das pessoas e encher os cofres da indústria.

    Por: DINHEIROEXTRA NETWORKl Religião & Esoterismo> Evangelhol 29/03/2013 lAcessos: 30

    A PASCOA E UMA FESTA MARAVILHOSA QUE FALA DO AMOR DE DEUS PELA HUMANIDADE .

    Por: Julio Nerisl Religião & Esoterismo> Evangelhol 05/04/2012 lAcessos: 78

    Os Produtos Nestlé já há muito tempo são preferência no mercado alimentício. Veja algumas dicas de como usar produtos Nestlé, principalmente para a sua Páscoa!

    Por: Felipe Ferreiral Culinárial 26/03/2010 lAcessos: 557
    Fábio Santos

    Recados de Páscoa - Saiba mais sobre a Páscoa, porque ela é tão importante e veja como o avanço da tecnologia agilizou o envio de Recados Animados pela internet.

    Por: Fábio Santosl Relacionamentosl 16/04/2010 lAcessos: 956

    A Páscoa (do hebraico Pessach, significando passagem) é um evento religioso cristão, normalmente considerado pelas igrejas ligadas a esta corrente religiosa como a maior e a mais importante festa da cristandade. Na Páscoa os cristãos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo (Vitória sobre a morte) depois da sua morte por crucificação (ver Sexta-Feira Santa) que teria ocorrido nesta altura do ano em 30 ou 33 d.C. O termo pode referir-se também ao período do ano canônico que dura

    Por: Vanderlei Souza dos Santosl Educaçãol 26/03/2009 lAcessos: 2,864 lComentário: 6
    Guilherme Lopes

    Saiba mais sobre os simbolos que o dia de pascoa trazem, e os significados dos principais simbolos como o Coelho e o ovo de pascoa.

    Por: Guilherme Lopesl Religião & Esoterismol 13/01/2011 lAcessos: 1,899

    Páscoa - Saiba mais sobre seus símbolos e algumas curiosidades sobre essa data especial e saiba mais sobre os costume de trocas ovos de Páscoa.

    Por: Liz Gusmãol Arte& Entretenimentol 15/03/2010 lAcessos: 1,451 lComentário: 1
    CHARLES ANDERSON RAMOS LORETI

    Existe uma tentativa de desfocar o verdadeiro sentido da Páscoa, quando o cordeiro é substituído por Coelho, o sangue por chocolate, os pães asmos por ovo e a lembrança da libertação com o mero consumo do capitalismo. O texto de Êxodo 12:1-36 nos revela como era celebrada a Páscoa. Vejamos:

    Por: CHARLES ANDERSON RAMOS LORETIl Religião & Esoterismo> Evangelhol 07/04/2012 lAcessos: 146
    Magali Rossi

    Artigo sobre o tema abarcando o tema sobre vários aspectos, como a mitologia e seus rituais e também discorrendo sobre a história do chocolate.

    Por: Magali Rossil Religião & Esoterismo> Religiãol 22/03/2013 lAcessos: 43
    Tiagow Lacheski

    A justiça, um termo derivado do latim cujo significado consiste em ‘'dar a cada um, o que lhe é devido'' também é particularidade daquilo que é correto e que se encontra de acordo com o que é justo. Para fins didáticos, separemos o conceito de justiça em duas faces: Justiça artificial e a Justiça natural, a justiça artificial e romântica é aquela que decorre do consenso humano e que na realidade é uma fantasia de justiça, algo intangível, inalcançável, iníqua, parcial e injusta. A Justiça natura

    Por: Tiagow Lacheskil Religião & Esoterismo> Meditaçãol 02/03/2015 lAcessos: 30

    As almas ligadas ao planeta Terra quando livres da matéria expandem-se totalmente ocupando toda a atmosfera do planeta. Contrariamente ao raciocínio condicionado sobre espaço e corpo físico, devemos admitir tal possibilidade da expansão da alma. Prova disto são os contatos feitos com a memória do corpo que ocupava em qualquer lugar do planeta, independente da localidade onde viveu e morreu o corpo que ocupava.

    Por: Alf Arianl Religião & Esoterismo> Meditaçãol 27/01/2015 lAcessos: 17

    Uma reavaliação no conceito de limites de espaço que condiciona os espíritos. O entendimento que condiciona geograficamente os espíritos em planetas e mundos semi fisico é uma forma de pensar equivocada. Quando um vidro de perfume se quebra sua essência expande ao infinito, se dilui devido à sua expansão rumo a liberdade. Caso condicionemos espíritos à idéia de prisões, as mesmas limitações se aplicaria ao espírito de Deus, o que torna totalmente improvável o pensamento de aprisionamento.

    Por: Alf Arianl Religião & Esoterismo> Meditaçãol 27/01/2015

    Depressa passou 2014, diria que a correr e a reboque das decorrentes mutações do Mundo sentidas por cada sujeito, de díspares formas, económicas e sociais. Agora ao recém-chegado 2015, ainda com os motores em aquecimento, deseja-se nele melhor vida, não da monetária que é quem controla as Sociedades, mas Humana.

    Por: Asantixl Religião & Esoterismo> Meditaçãol 07/01/2015 lAcessos: 12
    Prof.Nivaldo Alves de M. Filho

    Por ela, a Maria de Nazaré, passou a recita da vida, a receita da felicidade. Poe ela passou a salvação de muitas almas. Amo-a pela mulher que foste. Simples, dona de casa, ingênua, sobrevivente numa sociedade onde a mulher muito pouco valia. Suas atitudes, imagino a simplicidade, no cuidar da casa, do esposo, da fé, da educação do seu filho. Filho este de sabedoria infinita, divina.

    Por: Prof.Nivaldo Alves de M. Filhol Religião & Esoterismo> Meditaçãol 26/12/2014 lAcessos: 11
    Jonilson Santos

    O real sentido, significado, origem, do Natal é o maior presente que alguém jamais deu e que alguém jamais recebeu. O presente da Salvação através de Jesus Cristo.

    Por: Jonilson Santosl Religião & Esoterismo> Meditaçãol 20/12/2014 lAcessos: 11
    Paula Fernanda

    Você sabe qual a diferença entre Tantra e Kama Sutra? Sabia que a neurociência dá o embasamento científica para as técnicas de mais de 5.000 anos?

    Por: Paula Fernandal Religião & Esoterismo> Meditaçãol 13/12/2014 lAcessos: 31
    Carlos Andre Cursino Roriz

    O Chá ayahuasca ou do Santo Daime possui diversas vertentes e opiniões controvertidas. Neste artigo tiro o véu fazendo revelações e esclarecendo, abrindo caminhos para seu melhor uso religioso e terapêutico. Também coloco a disposição mais detalhes de sessões através do endereço xamatom.blogspot.com.br aonde as pessoas desejosas em conhecer um trabalho harmonioso encontrem com facilidade.

    Por: Carlos Andre Cursino Rorizl Religião & Esoterismo> Meditaçãol 27/11/2014 lAcessos: 14
    Leticia Carrijo

    Um menino nos nasceu (Isaias 9:6), esse menino cresceu (Lucas 2:52), aprendeu a cultura de seu tempo e cumpriu seu papel de criança, jovem e adulto. Chegou seu tempo de se dar pela humanidade e o fez de forma completa e depois voltou para casa de Seu pai de onde só saiu para nos redimir.

    Por: Leticia Carrijol Religião & Esoterismo> Religiãol 25/12/2014 lAcessos: 16
    Leticia Carrijo

    Nós vivemos um século onde obedecer não é mais importante, estamos na geração do desafio, não importando se outros estão sendo massacrados por nossas atitudes, mas temos que ser diferentes.

    Por: Leticia Carrijol Psicologia&Auto-Ajudal 18/12/2013 lAcessos: 54
    Leticia Carrijo

    Negar a fé é uma questão muito complicada na vida do cristão, já que sem a fé não há como agradar ao Senhor e ver Sua glória. Mas para ter fé também é preciso ter coragem de enfrentar as barreiras colocadas por satanás...

    Por: Leticia Carrijol Psicologia&Auto-Ajudal 17/12/2013 lAcessos: 115
    Leticia Carrijo

    Quando nos desviamos dos caminhos de Cristo, nossa casa está limpa, cheirosa, sem entulhos espalhados, sem poeira acumulada. Então achamos tudo limpo demais, tudo organizado demais e decidimos que precisamos de novas emoções, como ouvi um dia desses: – "minha vida estava traçada, correta demais eu precisava de novas emoções, novas escolhas".

    Por: Leticia Carrijol Relacionamentosl 16/12/2013 lAcessos: 22
    Leticia Carrijo

    O amor verdadeiro não está livre de erros, tropeços, defeitos e tentativas frustradas. Mas ele é a certeza que podemos levantar cada manhã para mais um dia de lutas e vitórias. O verdadeiro amor será seu combustível para enfrentar um dia de trabalho ou o trânsito de volta para casa. Será sempre sua busca para melhorias, sua luta por conquistas maiores.

    Por: Leticia Carrijol Lar e Família> Casamentol 13/12/2013 lAcessos: 45
    Leticia Carrijo

    Dizem que o amor faz bem a saúde e que casar preserva a saúde mental e corporal. Isso ajuda a encarar o casamento como algo que pode ser renovado todos os dias.

    Por: Leticia Carrijol Lar e Família> Casamentol 12/12/2013 lAcessos: 37
    Leticia Carrijo

    O pior de tudo é a perda de algo dentro de mim que não consigo explicar, é como se tivesse morrido algo de bom e não conseguisse mais lembrar como é a sensação de ter Deus em meu corpo. Dá um vazio e houve momentos que confesso, cheguei a chorar. Mas logo tudo é deixado para trás para cometer o mesmo pecado novamente.

    Por: Leticia Carrijol Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 11/12/2013 lAcessos: 30
    Leticia Carrijo

    Você escolhe qual caminho deseja seguir. Se parar, quem aguentará suas reclamações de azar? Só você mesmo. Mas se deseja continuar, você terá um caminho e mais adversidades. Ao final terá aprendido muito e viverá mais intensamente cada momento de calmaria.

    Por: Leticia Carrijol Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 07/12/2013 lAcessos: 43
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast