A Evolução Industrial E Suas Conseqüências

Publicado em: 20/08/2008 |Comentário: 7 | Acessos: 27,854 |

A evolução industrial e suas conseqüências

 

Alguns pontos da capital gaúcha terão a qualidade do ar medida pelo comportamento das árvores. Um projeto elaborado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente criou o biomonitoramento através de pés de araçá. De acordo com as alterações das plantas como coloração, crescimento e perda de folhas, será analisado o nível de poluição local.

O grande índice das concentrações atmosféricas de substâncias poluentes, provenientes dos automóveis, fábricas e demais tecnologias, além da deposição destas substâncias no solo, nos vegetais e nos materiais são responsáveis por diversos danos na saúde, redução da produção agrícola e danos nas florestas que acabam desequilibrando os ecossistemas.

O aumento das emissões dos gases poluentes, ocasionam também o acréscimo da temperatura global, provocando conseqüentes incêndios, derretimento da calota polar, enchentes, alagamentos, mudança de clima e desertificação. Estamos percebendo isto nos últimos dias, e pouco está sendo feito para esta prevenção.

A partir de meados do século XVIII, com a Revolução Industrial, aumentou demasiadamente a poluição do ar. A queima do carvão mineral despejava na atmosfera das cidades industriais européias, toneladas de poluentes. A partir deste momento, o ser humano teve que conviver com o ar poluído e com todas os prejuízos advindos deste "progresso", que muito contribuiu para a sociedade, mas muito precisa ser revisto e reformulado, pensando nos “efeitos colaterais” que causaram.

Hoje já pode se notar as conseqüências dessa alteração provocada pela evolução da sociedade, que está esquecendo que a natureza é fundamental para o desenvolvimento da vida.

Asma, bronquite, renite e demais doenças respiratórias e suas conseqüências, já estão notórias no mundo atual. Crianças já estão nascendo com estes problemas, que a cada dia exigem tratamento mais eficiente, para conseguir controlar os sintomas provenientes da inconsciência humana.

Projetos como o desenvolvido em Porto Alegre, são de suma importância para que haja um controle da população em relação a uma questão essencial que é a preservação do meio ambiente. Pois preservar o meio ambiente é preservar a vida.

Avaliar artigo
5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 74 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/meio-ambiente-artigos/a-evolucao-industrial-e-suas-consequencias-529452.html

    Palavras-chave do artigo:

    meio ambiente

    Comentar sobre o artigo

    Meio News RJ

    Há duas semanas está no mercado nacional o novo diesel S-50 - com limite de 50 partes por milhão (ppm) de enxofre - menos poluente do que os demais combustíveis da mesma família. A utilização do diesel S-50 atende a uma demanda ambiental.

    Por: Meio News RJl Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 17/01/2012 lAcessos: 60

    O meio ambiente bem comum de uso do povo. O tema abordado neste trabalho tem como finalidade o seguinte questionamento: há instrumentos legais e administrativos para proteger e conservar o meio ambiente? O objetivo geral: confrontar aspectos positivos e negativos sobre a preservação e conservação ambiental, uma vez que há legislações e doutrinas, que disciplinam o tema, mas não conseguem atingir essa meta legal na sua totalidade.

    Por: joão batistal Direito> Legislaçãol 15/05/2012 lAcessos: 352
    GUTEMBERG MARTINS DE SALES

    RESUMO: A pesquisa apresenta algumas orientações teóricas referentes à educação infantil e a educação ambiental, visando proporcionar metodologias de exploração aos problemas ambientais orientados por princípios, valores e habilidades necessárias aos educandos para resolverem problemas. Além dessa discussão, pretendem-se aqui abordar as questões ambientais da atualidade e as chamadas oito metas do milênio para a qualidade de vida.

    Por: GUTEMBERG MARTINS DE SALESl Educação> Educação Infantill 05/07/2011 lAcessos: 2,900

    Este artigo tem o objetivo de apresentar um sistema de gestão integrada de qualidade, Segurança, meio-ambiente, saúde e responsabilidade social – QSMS-RS, aplicado em uma organização do ramo de óleo e gás, em conformidade com os requisitos das normas NBR ISO 9001:2008, NBR ISO14001: 2004, OHSAS 18001:2007 e SA 8000.

    Por: Giselle Campanharol Negócios> Gestãol 01/06/2012 lAcessos: 978
    Valdec Romero Castelo Branco

    Este artigo apresenta uma investigação sobre as inter-relações entre o papel da Universidade Corporativa, a aprendizagem organizacional e o meio ambiente, apoiada em uma nova práxis pedagógica, caracterizada por meio de um processo ensino e aprendizagem mais consistente, reflexivo e continuado. Para os profissionais envolvidos no processo de ensino corporativo, o aprimoramento ocorre com a aplicação de inúmeras ações e instrumentos para ampliar e aperfeiçoar as práticas pedagógicas na empresa.

    Por: Valdec Romero Castelo Brancol Negócios> Gestãol 20/07/2010 lAcessos: 1,004

    Este artigo traz um conjunto de fatores que aponta para uma imprescindível articulação entre eles, a qual pode ampliar o grau de percepção sobre as atividades de consumir e de gerar resíduos, incluindo os inúmeros e importantes impactos ambientais.

    Por: João Pinheirol Ciênciasl 09/09/2011 lAcessos: 342
    Sergio Sebold

    O presente trabalho faz uma retrospectiva dos grandes encontros internacionais sobre a problemática do meio ambiente; estabelece algumas reflexões sobre o compromisso ético das nações na busca de uma solução que possa conseguir um desenvolvimento sustentável de longo prazo; e conclui com abandono da atual lógica de poder através da competitividade, pela lógica da solidariedade como o único parâmetro de sobrevivência.

    Por: Sergio Seboldl Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 21/05/2011 lAcessos: 763
    beatriz diniz

    Por derivar do modelo de desenvolvimento, o comércio exterior vende a cadeia produtiva da insustentabilidade, o que é exemplificado pela propaganda, uma das atividades meio do sistema. Nesta discussão sobre as implicações do comércio na temática socioambiental é colocada como questão de fundo a precisão e a urgência em mudar os rumos do desenvolvimento econômico, com o objetivo de esboçar que devem ser interpretadas sob a ótica do Desenvolvimento Sustentável.

    Por: beatriz dinizl Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 04/04/2009 lAcessos: 693

    meio ambiente e direito João Pedro Ornelas "O meio ambiente é, assim, a interação do conjunto dos elementos naturais, artificiais e culturais, que propiciem o desenvolvimento equilibrado da vida em todas as suas formas. A integração busca assumir uma concepção unitária do ambiente, compreensiva dos recursos naturais e culturais".

    Por: joão pedrol Direito> Legislaçãol 25/05/2008 lAcessos: 8,665 lComentário: 4
    DANIELY LOPES

    Este trabalho tem por objetivo mostrar que a ética está no dia-a-dia das pessoas. Está inserida no cuidado com o material escolar; na atenção com os colegas;no respeito aos familiares e educadores;na valorização do patrimônio cultural e histórico;no cuidado com o ambiente.

    Por: DANIELY LOPESl Educaçãol 02/03/2010 lAcessos: 10,441 lComentário: 3
    Vininha F. Carvalho

    A Declaração Universal dos Direitos da Água, criada pela ONU em 1992, diz que "a água é um patrimônio e nós somos responsáveis pela sua conservação". O desperdício pode acarretar consequências ruins, como a falta de água em rios e lagos, aceleração do derretimento do gelo polar, causando a mortandade do habitat e outros reflexos na natureza,

    Por: Vininha F. Carvalhol Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 20/03/2015
    Rijarda Giandini

    Investir em Resíduos como economia de transformação é uma evidência cabal de que o "mundo sustentável" é possível e provável fonte de riquezas, de negócios. É uma comprovação de que os produtos, que se transformam em lixo, podem ter suas vidas de uso estendidas, redimensionadas. A não produção de novos pode ser substituído por reuso, reutilizo, reciclagem . E dá dinheiro e competitividade para o país. Além de ser bom para o ambiente.

    Por: Rijarda Giandinil Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 26/02/2015
    Liéber Zen

    Já parou para observar que nos outros países há pessoas que produzem sua própria energia elétrica? Fazendo da utilização da rede de energia vinda concessionárias um uso raro? Muitas dessas pessoas até já conseguem distribuir a energia produzida para pessoas das duas proximidades. A água da chuva é sempre aproveitada também,

    Por: Liéber Zenl Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 28/01/2015 lAcessos: 27
    JORGE FLOQUET

    Ainda sobre a queima de fogos que acontece nos finais de ano, observem que a cada ano que se passa tornam-se mais potentes e duradouras. Onde está o ministério público que não proíbe esse absurdo? Na queima de fogos, são três tipos de poluição: sonora, química e luminosa. Tudo bem, você acha bonito, não é? Mas, os animais que estão no seu entorno e em repouso? Que fogem assustados batendo em tudo que encontra pela frente e não voltam aos seus ninhos? O que se pode afirmar dos seus filhotes?

    Por: JORGE FLOQUETl Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 20/01/2015
    Michele Bazilio

    O artigo não defende o acesso irrestrito de cães nas areias, mas também não aprova uma proibição absoluta tal como frequentemente imposta. Reconhece a preocupação relativa à saúde pública, entretanto busca oferecer alternativas. Acima de tudo, convida à reflexão sobre se seriam os cães, os melhores amigos do homem, os verdadeiros culpados pela enorme poluição que hoje atinge areias e mares.

    Por: Michele Baziliol Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 19/01/2015 lAcessos: 32

    A instalação das redes e telas de proteção previnem vários tipos de acidentes, e também sendo a melhor opção na proteção de pragas urbanas em escolas e Hospitais.

    Por: Fernando Navarrol Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 05/01/2015
    JORGE FLOQUET

    Não! Embora estejamos em pleno final de ano, não se trata da minha participação em maratotonas. Se trata de uma teoria científica que, devido a extrema urgência, tem que ser repassada imediatamente para aqueles que serão beneficiados. Por isso, fui acordado às 03h00 de 30/12/2014, para ser o facilitador desse aviso: à semelhança do que aconteceu no litoral santista no último dia 29/12/2014, evitem aglomeração neste final de ano em áreas propensas à descarga atmosférica, pois muitos choros

    Por: JORGE FLOQUETl Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 30/12/2014
    JORGE FLOQUET

    Neste sentido, a época atual –Réveillon- torna-se uma período de extremo perigo para aqueles que habitam ou se deslocam num ambiente de fortes descargas atmosféricas.Ou seja, os particulados provenientes da queima dos fogos de artifícios ou poluição diminuem, em muito, a rigidez dielétrica trazendo grandes riscos à população.Principalmente em locais de forte aglomeração.Perigo !

    Por: JORGE FLOQUETl Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 29/12/2014 lAcessos: 11

    O texto reflete sobre a obra Cibercultura do filósofo francês Pierre Lévy. Ele fala sobre como o ciberespaço está articulado com o território onde vivemos.

    Por: Fabio Rossol Notícias & Sociedade> Cotidianol 04/10/2014 lAcessos: 35

    Resenha elaborada na disciplina de Estudos Contemporâneos da Comunicação e da Cultura, ministrada pela professora Bibiana de Paula Friderichs. Escrita pelo acadêmico de Jornalismo da Faculdade de Artes e Comunicação da Universidade de Passo Fundo (FAC/UPF), estagiário da RBSTV Erechim. E-mail: [email protected] O texto aborda situações atuais da sociedade, relacionando com a história de um dos contos do livro Eu Robô de Isaac Asimov.

    Por: Fabio Rossol Notícias & Sociedade> Cotidianol 31/07/2011 lAcessos: 81

    Uma reflexão a respeito do comportamento social e do sistema do consumo

    Por: Fabio Rossol Notícias & Sociedade> Cotidianol 31/10/2010 lAcessos: 263

    Este artigo pretende refletir sobre sustentabilidade, sistema de consumo, entre outros elementos que indicam a situação preocupante em que o planeta se encontra.

    Por: Fabio Rossol Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 31/10/2010 lAcessos: 292

    Reflexão sobre o comportamento da sociedade, e sobre as condições climáticas.

    Por: Fabio Rossol Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 17/07/2010 lAcessos: 404

    Reflexão sobre o que é saúde. Conforme o dicionário Aurélio, saúde é: "estado daquele cujas funções orgânicas, físicas e mentais se acham em situação normal". Porém, estamos vivendo em uma sociedade em que as pessoas estão rodeadas de preocupações, stress, rotinas cansativas, entre outros aspectos que poderiam aqui ser citados, os quais prejudicam esta "situação normal" de que o dicionário propõe. Já dizia o ditado "saúde e paz porque o resto a gente corre atrás". Mas será que não estamos correndo atrás de mais do resto e deixando de lado a saúde? Inúmeras dicas, receitas e informações sobre este substantivo tão suplicado nas orações são repassadas a todo instante e nem sempre obtêm os devidos valores.

    Por: Fabio Rossol Saúde e Bem Estarl 17/02/2010 lAcessos: 221

    Reflexão sobre o mercado de trabalho, oportunidades, jovens e funcionamento da sociedade em geral.

    Por: Fabio Rossol Notícias & Sociedadel 01/09/2009 lAcessos: 168

    Comentário a respeito das tragédias aéreas e da situação do sistema aéreo no País.

    Por: Fabio Rossol Notícias & Sociedadel 25/06/2009 lAcessos: 194

    Comments on this article

    -1
    luana castro 26/07/2011
    muito enteressante
    -1
    Dheovana Pereira Carvalho 07/04/2011
    esse assunto e muito bom esta dizendo a verdade.
    a evolucão industrrial vem trazendo as suas melhora para a comunidade mas tambem trouxe as suas consequencias.
    e por causa dessa evolução o meio ambiente esta acada dia mais afetado.
    o homem tem que consevar o meio hambiente não destruilo.
    -2
    tainah 02/03/2010
    '- nossa, ótimo artigo..
    0
    kivya Beatriz 19/10/2009
    Muito boa as suas idéias, gostei muitos dos seus conceitos e opiniões sobre a preservação, bjãoo
    0
    larissa 17/09/2009
    mt bom esse artigo reuni basicamente todas as informações do que o homem vem fazenbdo com o meio ambiente ao longo do tempo!!!Parabens
    2
    carla 17/06/2009
    acho interesante
    0
    Bruna Agnes Witt de Almeida 06/11/2008
    Você tem ótimas idéias sobre a preservação do meio ambiente, parabés pela sua maravilhosa consciência social e ambiental!
    Ah, você também é um gatinho, me liga! ou envia um e-mail. Tenho mais de trinta mas tô enxuta! Bjss
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast