A Evolução Industrial E Suas Conseqüências

20/08/2008 • Por • 27,899 Acessos

A evolução industrial e suas conseqüências

 

Alguns pontos da capital gaúcha terão a qualidade do ar medida pelo comportamento das árvores. Um projeto elaborado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente criou o biomonitoramento através de pés de araçá. De acordo com as alterações das plantas como coloração, crescimento e perda de folhas, será analisado o nível de poluição local.

O grande índice das concentrações atmosféricas de substâncias poluentes, provenientes dos automóveis, fábricas e demais tecnologias, além da deposição destas substâncias no solo, nos vegetais e nos materiais são responsáveis por diversos danos na saúde, redução da produção agrícola e danos nas florestas que acabam desequilibrando os ecossistemas.

O aumento das emissões dos gases poluentes, ocasionam também o acréscimo da temperatura global, provocando conseqüentes incêndios, derretimento da calota polar, enchentes, alagamentos, mudança de clima e desertificação. Estamos percebendo isto nos últimos dias, e pouco está sendo feito para esta prevenção.

A partir de meados do século XVIII, com a Revolução Industrial, aumentou demasiadamente a poluição do ar. A queima do carvão mineral despejava na atmosfera das cidades industriais européias, toneladas de poluentes. A partir deste momento, o ser humano teve que conviver com o ar poluído e com todas os prejuízos advindos deste "progresso", que muito contribuiu para a sociedade, mas muito precisa ser revisto e reformulado, pensando nos “efeitos colaterais” que causaram.

Hoje já pode se notar as conseqüências dessa alteração provocada pela evolução da sociedade, que está esquecendo que a natureza é fundamental para o desenvolvimento da vida.

Asma, bronquite, renite e demais doenças respiratórias e suas conseqüências, já estão notórias no mundo atual. Crianças já estão nascendo com estes problemas, que a cada dia exigem tratamento mais eficiente, para conseguir controlar os sintomas provenientes da inconsciência humana.

Projetos como o desenvolvido em Porto Alegre, são de suma importância para que haja um controle da população em relação a uma questão essencial que é a preservação do meio ambiente. Pois preservar o meio ambiente é preservar a vida.

Perfil do Autor

Fabio Rosso

Ator - Estudante de Jornalismo E-mail de contato: farosso@terra.com.br