Ciclo De Vida Dos Produtos

Publicado em: 24/05/2008 |Comentário: 4 | Acessos: 11,869 |

Ciclo de vida dos produtos

Quando compramos um produto ou mesmo quando nos deparamos com qualquer produto pronto para o consumo, pouquíssimos somos os que se preocupam em saber a origem daquele produto e muito menos a destinação final que daremos a ele.

O ciclo de vida dos produtos vem sendo estudado em ampla gama de contextos organizacionais, influenciando, assim, as relações comerciais entre países exportadores e importadores, tendo como preocupações - de caráter ambiental - aspectos que vão desde o processo produtivo e seus produtos, até o uso e seu posterior descarte.

Inicialmente as preocupações iniciais pautam-se nos aspectos das normas técnicas dirigidas aos produtos, no que se refere ao dimensionamento dos valores limite em relação á questão ambiental. Entretanto tais preocupações – com o decorrer do tempo- passaram a ser relacionadas com os processos de fabricação, buscando, dessa forma, a redução do impacto que tais processos causavam ao nosso planeta.


A avaliação do ciclo de vida se faz extremamente importante, uma vez que contribui para que a empresa que produz o produto venha reduzir as perdas e a falta de controle sobre o processo de fabricação, ajudando a separar e organizar suas instalações e processos de forma a melhor atenderas necessidades do produto e do gerenciamento ambiental.

Em meio a tantas informações, temos que a adoção da norma ISO 14000 é uma maneira eficaz de implantar um processo de controle e uma nova filosofia a ser adotada.

Tecnicamente, a análise do ciclo de vida, compõe-se das seguintes fases, segundo as normas ISO 14000:

• ISO 14040 – Análise do Ciclo de Vida – Princípios gerais e práticas;
• ISO 14041 – Análise do Ciclo de Vida – Inventários;
• ISO 14042 – Análise do Ciclo de Vida – Análise dos impactos e
• ISO 14043 – Análise do Ciclo de Vida – Interpretações.

A bem da verdade a análise do ciclo de vida presta-se a responder às questões e também as duvidas mais corriqueiras quando da concepção de um produto. Em linguagem mais popular a avaliação do ciclo de vida leva ao estudo do nascimento e ”morte” do produto, ou seja, o produto desde sua criação e processos( berço) até a destinação final após consumo( tumulo).

Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 18 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/meio-ambiente-artigos/ciclo-de-vida-dos-produtos-425441.html

    Palavras-chave do artigo:

    ciclo de vida dos produtos

    Comentar sobre o artigo

    O objetivo deste estudo foi descrever sobre as estratégias de marketing para os chamados ciclos de vida do produto que compreendem no lançamento ou introdução, o crescimento, a maturidade e o declínio. Para cada ciclo de vida é importante a empresa traçar estratégias especificas para que o produto ou serviço esteja sempre em evidencia perante á concorrência. O desenvolvimento do artigo foi feito com base em uma pesquisa bibliográfica e as fontes partiram da análise de textos já publicados, retir

    Por: marcio valentel Marketing e Publicidadel 29/11/2011 lAcessos: 1,232
    Giovani Fuscaldi Albergaria

    A avaliação do ciclo de vida na gestão de processos fabricação de acordo com as exigências por um melhor desempenho ambiental.

    Por: Giovani Fuscaldi Albergarial Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 04/05/2010 lAcessos: 749

    O Hitachi IT Operations Director Combina Gerenciamento da Segurança, Gerenciamento de Ativos e Distribuição de Software para Auxiliar a Gestão de Ambientes de TI

    Por: Agência Ideall Tecnologia> Tecnologiasl 06/04/2011 lAcessos: 70

    Hoje em dia, marcas de moda precisam seguir as mudanças nas preferências do consumidor. Produtos de moda têm um ciclo de vida curto, e as marcas se confrontam com a difícil tarefa de desenvolver novas propostas continuamente. As características de mercado de moda criaram a oportunidade para uma nova abordagem na pesquisa de tendências: o coolhunting. Focalizado em localizar as tendências entre culturas jovens, esses profissionais, desenvolveram métodos de descobrir atitudes, movimentos, desejos

    Por: Julia Picolil Marketing e Publicidadel 15/10/2009 lAcessos: 1,825

    Armazenagem, saiba sobre Estoque de Produtos um serviço que vem crescenco cada vez mais no Brasil. Conheça o Self Storage suas vantagens, segurança e comodidade.

    Por: Carlos Augustol Negóciosl 08/10/2010 lAcessos: 964
    André kohl

    Este estudo tem por objetivo verificar se a Indústria Alfa S/A, através do seu setor de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) de produtos, efetua uma análise de impacto ambiental para a fabricação de novos produtos, bem como identificar de que forma o tema sustentabilidade ambiental é tratado na organização. A metodologia utilizada na pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso, de natureza exploratória, com abordagem quantitativa dos dados, realizado por meio de entrevistas e observação in loco.

    Por: André kohll Negócios> Administraçãol 07/01/2011 lAcessos: 930 lComentário: 1
    Abraao Dahis

    Pergunto: A vida então, poderá existir sem projetos? Considero “Projetos de Vida” todo o plano, idéia, sonho ou evento, que possa se tornar realidade, em algum momento de nossas vidas, seja um simples churrasco para os amigos, a redação de um livro, a reforma ou a compra de sua casa, uma viagem para conhecer todos os países do mundo, a realização de um evento ou ainda, o projeto para a edificação de um gigantesco complexo turístico a ser construído na Lua, por exemplo, entre outros tantos...

    Por: Abraao Dahisl Negócios> Ger. de Projetosl 05/07/2009 lAcessos: 676 lComentário: 1

    Atualmente, os produtos farmacêuticos tornaram-se parte integrante da vida humana. Eles estão melhorando a saúde pública, recuperando os pacientes de doenças mortíferas garras do letal. Produtos farmacêuticos são elongating o ciclo de vida dos seres vivos, através do lançamento de novos medicamentos no mercado.

    Por: Valentin Mortil Saúde e Bem Estar> Medicinal 14/10/2008 lAcessos: 1,248

    Manutenção de software tem uma série de peculiaridades quando comparada ao desenvolvimento de software. Este artigo descreve um caso de sucesso da resolução de questões na gestão tática e estratégica no planejamento e controle de software comercializado usando pontos de função como unidade de produto. Entre essas questões, as mais críticas são: gerir a programação das solicitações de mudança da base de cliente em um cenário onde quatro versões são liberadas em uma janela de tempo de um ano

    Por: FATTO Consultoria e Sistemasl Tecnologia> Softwarel 27/09/2013 lAcessos: 29

    Os alimentos orgânicos parecem ser ótimas alternativas aos que querem melhorar a qualidade de vida com alimentação saudável, sem agredir o Meio Ambiente. Será que realmente compensa?

    Por: Tiago Flores Diasl Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 20/09/2014
    Odalberto Domingos Casonatto

    O chamado "depósito de lixo dos Oceanos", localizado no Oceano Pacífico, esta envergonhando a humanidade e a cada dia se torna maior. Hoje se calcula ter a dimensão do Estado de Minas Gerais, podendo ser maior. Outro alerta é que perto de nós no Oceano Atlântico também começa se formar montanhas de lixo de plástico acumulado pelas correntes marítimas. A humanidade não pode se contentar com denúncias, mas urgentemente tomar decisões que mudem as atitudes do ser humano frente ao lixo de plástico.

    Por: Odalberto Domingos Casonattol Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 15/09/2014

    Este artigo objetiva analisar a importância da agroecologia como um meio sustentável visando acabar com o uso dos agrotóxicos. O presente artigo mostra a agroecologia como uma alternativa que veio para amenizar os diversos problemas e impactos ambientais que surgem na agricultura e também para eliminar o uso do agrotóxico no campo.

    Por: janil Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 10/09/2014
    Benedicto Ismael Camargo Dutra

    Agora, surge uma visão desoladora com a limitação de recursos naturais, alterações do clima, crise econômico-financeira. O homem sempre fugindo de sua responsabilidade de ser um beneficiador, impondo sua vontade, sem refletir que a vida é uma passagem rápida.

    Por: Benedicto Ismael Camargo Dutral Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 20/08/2014 lAcessos: 12
    Adilson Stewart

    Os primeiros incineradores deixaram uma imagem negativa, mas contudo foram responsáveis pelas pesquisas que se seguiram até que se chegasse a filtragens adequadas dos gases oriundos da queima. Do penico aos filtros atuais é este caminho que vemos neste texto.

    Por: Adilson Stewartl Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 30/06/2014 lAcessos: 16
    Adilson Stewart

    Bons exemplos devem ser observados com mais atenção. A Noruega é uma boa prova disto, afinal eles estão importando lixo para queimarem em seus incineradores, enquanto por aqui, alguns recebem o dinheiro para o lanche e transporte para levantarem placas contra os incineradores sem ao menos ter uma noção do que isso significa. O Brasil tem sentido a mudança climática, assim como todo o planeta e precisamos estar atentos.

    Por: Adilson Stewartl Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 27/06/2014 lAcessos: 16
    Adilson Stewart

    Somos, entre outras coisas, o pais do futebol, não há como negar, mas não vivemos ou sobrevivemos desta atividade, apenas um pequeno e seléto grupo vive. Nossa realidade nos impulssiona a ver o quanto a administração pública deixa para tráz em favor da realização de um campeonato mundial de futebol aqui e nem só para o futebol somos a "bola da vez".

    Por: Adilson Stewartl Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 27/06/2014 lAcessos: 11
    Sergio Rosa

    Não há como negar que as normas ou diretrizes impostas pela Organização Mundial de Saúde em relação à qualidade da água para o consumo humano é extremamente rígida e eficaz. Mesmo assim milhões de pessoas no mundo inteiro, principalmente crianças de até cinco anos, ainda morrem ou sofrem doenças causadas por água contaminada ou de má qualidade. Doenças ou mortes que poderiam ser evitadas simplesmente melhorando a qualidade do serviço de saneamento

    Por: Sergio Rosal Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 26/06/2014 lAcessos: 14

    Estamos chegando aos nossos limites! Estamos a cada dia, mais e mais, cansados de tanta corrupção, de tanta falta de respeito e, portanto, de tanto descaso para com os valores éticos. O consumidor tem os olhos atentos e a tendência é que fiquem mais atentos ainda às empresas destituídas de ética.

    Por: Degmar Augusta da Silval Negócios> Gestãol 25/01/2009 lAcessos: 4,336 lComentário: 1

    Mas a questão aqui tratada não é sobre o que comprar ou não comprar para o natal...aqui queremos relembrar que o significado do natal é muito maior que presentes e se tivermos que presentear alguém, esse alguém é Jesus, entretanto podemos presentear Jesus e nossos irmãos ao mesmo tempo...podemos através de gestos ou atitudes alegrar corações, abrir sorrisos em rostos tristes, amparar os desamparados e devolver esperança aos que já não as tem.

    Por: Degmar Augusta da Silval Notícias & Sociedade> Cotidianol 17/12/2008 lAcessos: 405

    Embora nas últimas décadas os problemas ambientais tenham ganhando importância e grande espaço nas discussões políticas, necessário esclarecer que as primeiras preocupações com a qualidade do ar datam de longe, já na era pré-cristã, sendo tal fato devido ao uso do carvão como combustível, uma vez que as cidades dessa época apresentavam problemas relacionados à baixa qualidade do ar. Face do agravamento da situação nas cidades da era pré-cristã, no final do séc. XIII foram baixados os primeiros atos de controle de emissão de fumaça.

    Por: Degmar Augusta da Silval Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 05/12/2008 lAcessos: 13,769

    É bom ressaltar, que tais atitudes não devem se ater à épocas natalinas...onde todo cidadão enche o peito para dizer: eu ajudei a creche tal...eu comprei fraudas pro asilo fulano de tal...nós da empresa X promovemos uma arrecadação de alimentos. Que fique bem claro: Ser socialmente responsável não é nenhum favor prestado pela empresa e sim o complemento de um ciclo, uma vez que a empresa extrai da sociedade e do meio ambiente, recursos para sua produção.

    Por: Degmar Augusta da Silval Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 21/11/2008 lAcessos: 242

    A escola sendo um ambiente social interativo, necessita de atitudes que visem à formação de cidadãos com valores, de forma a respeitarem as pessoas e suas diferenças.

    Por: Degmar Augusta da Silval Educação> Ciêncial 29/10/2008 lAcessos: 39,945 lComentário: 10

    Poucas são as pessoas que passam por nossas vidas e nos amam pelo que somos e não pelo que temos, e raras são as que nos acompanham nos piores momentos... por serem tão raras deveríamos dar mais valor as que estão ou estiveram ao nosso lado, pois um dia elas nos farão falta...

    Por: Degmar Augusta da Silval Relacionamentos> Relações Amorosasl 24/10/2008 lAcessos: 268

    Uma educação sem fronteiras e que trabalhe no sentido de mitigar as diferenças existentes, não é tarefa fácil, requer preparo por parte do professor, uma vez que para lidar com as adversidades é necessário compreender como elas se manifestam e em que contexto. Entretanto o professor que acolhe seus alunos, sendo um professor reflexivo que percebe e respeita as diferenças de cada um, constrói um ambiente de igualdade, sem fronteiras e propicia uma segurança que refletirá em um melhor e maior aprendizado.

    Por: Degmar Augusta da Silval Educação> Ciêncial 23/10/2008 lAcessos: 10,748

    A proposta de uma educação voltada para a diversidade coloca aos educadores o grande desafio de estarem atentos às diferenças econômicas, sociais e raciais e ainda e buscarem o domínio de um saber crítico que permita interpretá-las.

    Por: Degmar Augusta da Silval Educação> Ciêncial 23/10/2008 lAcessos: 3,638

    Comments on this article

    1
    Degmar 15/09/2008
    Olá!
    Obrigada por comentar e por seu elogios...vou ler seus artigos..abraços.
    1
    Diogo Raphael Simione 11/09/2008
    Como de costume a doutora nos demostra sua esxperiência, e com sua maneira de escrita muito sutil me faço mais uma vez encantado com seu texto. Parabéns!
    Se possivel de uma olhadinha em meus artigos tambem! Um abarço!
    1
    Degmar 29/05/2008
    Marga essa questão é mto importante não só para as insdustrias, mas para nós consumidores, bjus.
    1
    Marga 27/05/2008
    acho que todos devemos preocupar com o ciclo dos produtos. Gostei da linha perseguida.
    Beijos.
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast