Ciclo De Vida Dos Produtos

24/05/2008 • Por • 11,944 Acessos

Ciclo de vida dos produtos

Quando compramos um produto ou mesmo quando nos deparamos com qualquer produto pronto para o consumo, pouquíssimos somos os que se preocupam em saber a origem daquele produto e muito menos a destinação final que daremos a ele.

O ciclo de vida dos produtos vem sendo estudado em ampla gama de contextos organizacionais, influenciando, assim, as relações comerciais entre países exportadores e importadores, tendo como preocupações - de caráter ambiental - aspectos que vão desde o processo produtivo e seus produtos, até o uso e seu posterior descarte.

Inicialmente as preocupações iniciais pautam-se nos aspectos das normas técnicas dirigidas aos produtos, no que se refere ao dimensionamento dos valores limite em relação á questão ambiental. Entretanto tais preocupações – com o decorrer do tempo- passaram a ser relacionadas com os processos de fabricação, buscando, dessa forma, a redução do impacto que tais processos causavam ao nosso planeta.

A avaliação do ciclo de vida se faz extremamente importante, uma vez que contribui para que a empresa que produz o produto venha reduzir as perdas e a falta de controle sobre o processo de fabricação, ajudando a separar e organizar suas instalações e processos de forma a melhor atenderas necessidades do produto e do gerenciamento ambiental.


Em meio a tantas informações, temos que a adoção da norma ISO 14000 é uma maneira eficaz de implantar um processo de controle e uma nova filosofia a ser adotada.

Tecnicamente, a análise do ciclo de vida, compõe-se das seguintes fases, segundo as normas ISO 14000:

• ISO 14040 – Análise do Ciclo de Vida – Princípios gerais e práticas;
• ISO 14041 – Análise do Ciclo de Vida – Inventários;
• ISO 14042 – Análise do Ciclo de Vida – Análise dos impactos e
• ISO 14043 – Análise do Ciclo de Vida – Interpretações.

A bem da verdade a análise do ciclo de vida presta-se a responder às questões e também as duvidas mais corriqueiras quando da concepção de um produto. Em linguagem mais popular a avaliação do ciclo de vida leva ao estudo do nascimento e ”morte” do produto, ou seja, o produto desde sua criação e processos( berço) até a destinação final após consumo( tumulo).

Perfil do Autor

Degmar Augusta da Silva

Advogada há mais de dez anos, com vasta experiência e atuação em grandes empresas. Auditora interna ISO 9001/9002, com conhecimento e...