Como funciona a compostagem

Publicado em: 15/09/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 1,735 |

Os norte-americanos geram aproximadamente 210 milhões de toneladas de lixo ou resíduos sólidos anualmente. Os brasileiros são um pouco mais modestos: cerca de 84 milhões de toneladas (dados de 2000), segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

Nos Estados Unidos, a maior parte desse lixo (57%) é colocada em depósitos de lixo municipais. No Brasil, 37% têm o mesmo destino. Nos Estados Unidos, aproximadamente 56 milhões de toneladas (27%) são recuperadas através da reciclagem, no caso de vidros, produtos de papel, plástico ou metais ou através da compostagem, no caso do lixo doméstico. No Brasil, menos de 10% são reciclados, segundo estimativas. A compostagem é um método para tratamento dos resíduos sólidos no qual o material orgânico é decomposto por microorganismos na presença de oxigênio até o ponto em que poderá ser armazenado e manuseado com segurança e aplicado ao meio ambiente. A compostagem é essencial na redução de resíduos domésticos. Ela pode ser feita sem muitos gastos em qualquer domicílio e produz o composto fertilizante ou húmus, que pode beneficiar o meio ambiente como fertilizante natural em jardins e na agricultura.

Compostagem

Neste artigo, veremos o que acontece quando o resíduo sólido é transformado em fertilizante, como você pode fazer seu próprio fertilizante, quais os benefícios em se transformar lixo em fertilizante e como você pode fazer uma coluna de compostagem de bancada para estudar a transformação do lixo em fertilizante no laboratório da sala de aula ou no estande de uma feira de ciências.

Biologia na compostagem

A compostagem cria as condições ideais para os processos de decomposição que acontece na natureza. Ela requer o seguinte material:

  • resíduos orgânicos: jornais, folhas, grama, restos de cozinha (frutas, vegetais), materiais de madeira
  • terra: fonte de microorganismos
  • agua
  • ar: fonte de oxigênio

Durante a compostagem,resíduos orgânicos (contendo carbono) e os decompõem em suas menores partes. Isto produz um húmus rico em fibras, contendo carbono, com nutrientes inorgânicos como nitrogênio, fósforo e potássio. Os microorganismos decompõem o material através da respiração aeróbica e, portanto, precisam de oxigênio do ar. Eles também precisam de água para viver e multiplicar. Através do processo da respiração, os microorganismos liberam dióxido de carbono e calor e as temperaturas dentro das pilhas de compostagem podem atingir de 28°C a 66°C. Se a pilha ou recipiente de compostagem for ativamente cuidada, remexida e regada com água regularmente, o processo de decomposição e formação da compostagem final pode acontecer em apenas duas ou três semanas (do contrário, poderá levar meses).

Tabela

 

 

  • ar em abundância: a mistura deve ser remexida diariamente ou a cada dois dias;
  • água suficiente: a mistura deve ser umedecida, mas não encharcada;
  • mistura apropriada de carbono e nitrogênio: a relação deve ser de aproximadamente 30:1 (consulte o box abaixo);
  • tamanho de partícula pequena: pedaços grandes devem ser desmembrados, pois partículas pequenas se decompõem mais rapidamente;
  • quantidade de terra adequada: deve fornecer microorganismos suficientes para o processo.
Relação Carbono: Nitrogênio

 

A relação ideal do Carbono para o Nitrogênio (relação C:N) de 30 para 1 (30:1), em uma base de peso medido a seco, é considerado o ideal pelos cientistas para a composto. Mas, não se deixe levar pelos números. O importante é entender como os dois componentes afetam o processo de compostagem e usá-los para gerenciar o seu sistema de compostagem.

Você pode calcular a relação C:N dos seus materiais usando a tabela abaixo, que foi retirada do site Florida´s Online Composting Center.

Material Relação C:N Grãos de Café 20:1 Espigas de Milho 60:1 Esterco de Vaca 20:1 Restos de Fruta 35:1 Aparas de Grama 20:1 Esterco de Cavalo com Detritos 60:1 Folhas 60:1 Jornal 50-200:1 Folhas de Carvalho (Verde) 26:1 Musgo de Turfa 58:1 Folhas de Pinheiro 60-110:1 Esterco Apodrecido 20:1 Serragem / Madeira 600:1 Serragem exposta ao ar por dois meses 325:1 Palha 80-100:1 Restos de Tábua 15:1 Aparas de Vegetais 12-20:1 Fonte: Florida´s Online Composting Center

Assim, se você tiver dois sacos de aparas de grama (C:N = 20:1) e um saco de folhas (C:N = 60:1) combinados, você terá uma relação C:N de (20:1 + 20:1 + 60:1)/3 = (100:1)/3 = 33:1, que se aproxima bastante do ideal (C:N = 30:1).

Observe que todas as plantas têm mais carbono do que nitrogênio; essa é a razão pela qual a relação C:N está sempre acima de 1.0.

Todas as plantas contêm uma mistura de Carbono e Nitrogênio e todas elas viram adubo com o passar do tempo. Você achará a mistura correta de materiais para as suas necessidades de compostagem pelo método de tentativa e erro. Não se preocupe muito com a relação C:N, apenas tenha em mente que ela pode ser um fator para o seu processo de compostagem.

A pilha de compostagem tem, na verdade, uma organização complexa de organismos vivos ou cadeia alimentar. As bactérias e os fungos decompõem primeiramente a matéria orgânica do lixo. Organismos de uma única célula (protozoários), pequenos vermes (nematódeos) e aracnídeos se alimentam das bactérias e fungos. Nematódeos e aracnídeos predatórios e outros invertebrados (piolhos d'água, miriópodes, besouros) se alimentam dos protozoários. Todos esses organismos trabalham para balancear a população de organismos dentro do composto, o que aumenta a eficiência do processo inteiro.

Por que fazer a compostagem? O principal objetivo da compostagem é reduzir a quantidade de resíduos sólidos que você produz. Se você reduzir os resíduos sólidos, poupará espaço nos depósitos de lixo municipais, fazendo com que seus impostos sejam reduzidos. O composto acabado tem a vantagem de ser um útil fertilizante natural, sendo ambientalmente mais amigável do que fertilizantes sintéticos.

Pesquisa: Sabedoria Natural Cosmético

Fonte: ComoTudoFunciona

 

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/meio-ambiente-artigos/como-funciona-a-compostagem-3272995.html

    Palavras-chave do artigo:

    cosmeticos

    ,

    cosmetica

    ,

    jequiti

    Comentar sobre o artigo

    A celulite é uma doença que faz a pele ficar com o aspecto de uma "casca de laranja" uma vez que, quando presente, a pele fica com uma aparência enrugada de uma laranja. Para aqueles que a possuem, a celulite é como se um monstro horrendo se instalasse embaixo da sua pele, deixando para trás uma grotesca trilha como evidência. No melhor dos casos essa trilha se parece com uma casca de laranja. Já nos piores, ela está mais para um queijo cottage.

    Por: A. D. Silval Beleza> Cosméticosl 08/10/2010 lAcessos: 298

    A pele é o maior órgão do corpo humano e é uma importante defesa contra invasores. Ela é constantemente bombardeada e normalmente se defende de problemas com muito sucesso. Algumas vezes, no entanto, alérgenos vencem a pele causando uma reação. Este artigo explora as alergias de pele e as reações que elas causam.

    Por: A. D. Silval Saúde e Bem Estar> Medicinal 19/08/2010 lAcessos: 3,081

    A indústria da beleza pode parecer não ter limites. Se o produto existe, há grandes chances que alguém tenha tentado usá-lo na pele. Se ele pode ser feito em creme, em pasta, em esfoliante, em espuma, em enxaguante, em máscara ou qualquer outra mistura de beleza ele provavelmente foi utilizado. Porém, alguns métodos de hidratação podem extrapolar os limites do que a maioria considera normal. Nós vamos citar algumas maneiras estranhas que as pessoas (tanto no passado quanto no presente) têm usado

    Por: A. D. Silval Beleza> Cosméticosl 06/08/2010 lAcessos: 422

    Se você escolher usar limpadores químicos, tome cuidado para diminuir os riscos. - Abra as janelas para que o ar fresco dissipe vapores e poluentes. - Use luvas de borracha e roupas de mangas compridas. Para trabalhos mais pesados, use máscaras e protetores para os olhos. - Não misture produtos. Você pode criar uma substância mais tóxica. - Evite sprays, para não inalar o produto. - Enxágüe bem as superfícies que limpar e evite usar produtos químicos nas áreas onde cozinha e come.

    Por: A. D. Silval Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 21/10/2010 lAcessos: 199

    Será que a batalha que a sociedade trava há um longo tempo com a "barriguinha indesejável" finalmente chegou ao fim? E a solução para este problema parece ser um agente controlador de apetite que não requer prescrição médica, não tem efeito colateral e custa muito pouco. Cientistas que participavam do 240º Encontro Nacional da Sociedade Química Americana divulgaram o resultado de um novo ensaio clínico confirmando que apenas oito copos por dia do "elixir", preferencialmente antes das refeições..

    Por: A. D. Silval Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 27/08/2010 lAcessos: 310

    Os alimentos orgânicos parecem ser ótimas alternativas aos que querem melhorar a qualidade de vida com alimentação saudável, sem agredir o Meio Ambiente. Será que realmente compensa?

    Por: Tiago Flores Diasl Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 20/09/2014
    Odalberto Domingos Casonatto

    O chamado "depósito de lixo dos Oceanos", localizado no Oceano Pacífico, esta envergonhando a humanidade e a cada dia se torna maior. Hoje se calcula ter a dimensão do Estado de Minas Gerais, podendo ser maior. Outro alerta é que perto de nós no Oceano Atlântico também começa se formar montanhas de lixo de plástico acumulado pelas correntes marítimas. A humanidade não pode se contentar com denúncias, mas urgentemente tomar decisões que mudem as atitudes do ser humano frente ao lixo de plástico.

    Por: Odalberto Domingos Casonattol Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 15/09/2014 lAcessos: 11

    Este artigo objetiva analisar a importância da agroecologia como um meio sustentável visando acabar com o uso dos agrotóxicos. O presente artigo mostra a agroecologia como uma alternativa que veio para amenizar os diversos problemas e impactos ambientais que surgem na agricultura e também para eliminar o uso do agrotóxico no campo.

    Por: janil Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 10/09/2014 lAcessos: 16
    Benedicto Ismael Camargo Dutra

    Agora, surge uma visão desoladora com a limitação de recursos naturais, alterações do clima, crise econômico-financeira. O homem sempre fugindo de sua responsabilidade de ser um beneficiador, impondo sua vontade, sem refletir que a vida é uma passagem rápida.

    Por: Benedicto Ismael Camargo Dutral Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 20/08/2014 lAcessos: 14
    Adilson Stewart

    Os primeiros incineradores deixaram uma imagem negativa, mas contudo foram responsáveis pelas pesquisas que se seguiram até que se chegasse a filtragens adequadas dos gases oriundos da queima. Do penico aos filtros atuais é este caminho que vemos neste texto.

    Por: Adilson Stewartl Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 30/06/2014 lAcessos: 18
    Adilson Stewart

    Bons exemplos devem ser observados com mais atenção. A Noruega é uma boa prova disto, afinal eles estão importando lixo para queimarem em seus incineradores, enquanto por aqui, alguns recebem o dinheiro para o lanche e transporte para levantarem placas contra os incineradores sem ao menos ter uma noção do que isso significa. O Brasil tem sentido a mudança climática, assim como todo o planeta e precisamos estar atentos.

    Por: Adilson Stewartl Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 27/06/2014 lAcessos: 18
    Adilson Stewart

    Somos, entre outras coisas, o pais do futebol, não há como negar, mas não vivemos ou sobrevivemos desta atividade, apenas um pequeno e seléto grupo vive. Nossa realidade nos impulssiona a ver o quanto a administração pública deixa para tráz em favor da realização de um campeonato mundial de futebol aqui e nem só para o futebol somos a "bola da vez".

    Por: Adilson Stewartl Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 27/06/2014 lAcessos: 12
    Sergio Rosa

    Não há como negar que as normas ou diretrizes impostas pela Organização Mundial de Saúde em relação à qualidade da água para o consumo humano é extremamente rígida e eficaz. Mesmo assim milhões de pessoas no mundo inteiro, principalmente crianças de até cinco anos, ainda morrem ou sofrem doenças causadas por água contaminada ou de má qualidade. Doenças ou mortes que poderiam ser evitadas simplesmente melhorando a qualidade do serviço de saneamento

    Por: Sergio Rosal Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 26/06/2014 lAcessos: 17

    Se você escolher usar limpadores químicos, tome cuidado para diminuir os riscos. - Abra as janelas para que o ar fresco dissipe vapores e poluentes. - Use luvas de borracha e roupas de mangas compridas. Para trabalhos mais pesados, use máscaras e protetores para os olhos. - Não misture produtos. Você pode criar uma substância mais tóxica. - Evite sprays, para não inalar o produto. - Enxágüe bem as superfícies que limpar e evite usar produtos químicos nas áreas onde cozinha e come.

    Por: A. D. Silval Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 21/10/2010 lAcessos: 199

    Parece que tudo é bactericida hoje em dia. Cerca de 75% dos sabonetes líquidos vendidos atualmente, em lojas americanas, possuem essa palavra no rótulo e a adição de produtos bactericidas aos nossos arsenais de limpeza não tem fim. Isso tudo significa que estamos mais limpos do que jamais estivemos? Alguns especialistas dizem que não.

    Por: A. D. Silval Beleza> Cosméticosl 21/10/2010 lAcessos: 677 lComentário: 1

    É normal ficar triste de vez em quando, mas o que acontece quando esse sentimento persiste e se transforma em desesperança e desespero? Pode ser depressão, doença que afeta 121 milhões de pessoas no mundo, segundo dados de 2005 da Organização Mundial da Saúde (340 milhões, segundo pesquisa de 2006 a Federação Mundial para Saúde Mental). Só no Brasil, 17 milhões de pessoas têm depressão, sendo as mulheres as mais atingidas pela doença.

    Por: A. D. Silval Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 21/10/2010 lAcessos: 1,292

    O conceito de biopirataria foi lançado em 1992, com a assinatura da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), da Organização das Nações Unidas. Neste tratado, que circulou pela Rio-92, foi estabelecido que os países têm soberania sobre a biodiversidade de seus territórios. A palavra se popularizou e espalhou-se como uma mensagem de alerta. sobre os perigos que passam o conhecimento tradicional das comunidades dos que vivem em áreas de rica biodiversidade e os recursos biológicos...

    Por: A. D. Silval Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 08/10/2010 lAcessos: 1,460 lComentário: 2

    A celulite é uma doença que faz a pele ficar com o aspecto de uma "casca de laranja" uma vez que, quando presente, a pele fica com uma aparência enrugada de uma laranja. Para aqueles que a possuem, a celulite é como se um monstro horrendo se instalasse embaixo da sua pele, deixando para trás uma grotesca trilha como evidência. No melhor dos casos essa trilha se parece com uma casca de laranja. Já nos piores, ela está mais para um queijo cottage.

    Por: A. D. Silval Beleza> Cosméticosl 08/10/2010 lAcessos: 298

    Sua pele faz coisas bem incríveis. Em um dia quente de verão, por exemplo, ela pode produzir mais de 10 litros de suor para ajudar a regular a temperatura do seu corpo. Para se manter saudável, sua pele está constantemente produzindo novas células e descartando velhas num ritmo de 50 mil células por minuto [fonte: Markey]. Além disso, a pele protege seus órgãos, age como defesa contra germes e é o condutor para o tato.

    Por: A. D. Silval Beleza> Cosméticosl 02/09/2010 lAcessos: 254

    Será que a batalha que a sociedade trava há um longo tempo com a "barriguinha indesejável" finalmente chegou ao fim? E a solução para este problema parece ser um agente controlador de apetite que não requer prescrição médica, não tem efeito colateral e custa muito pouco. Cientistas que participavam do 240º Encontro Nacional da Sociedade Química Americana divulgaram o resultado de um novo ensaio clínico confirmando que apenas oito copos por dia do "elixir", preferencialmente antes das refeições..

    Por: A. D. Silval Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 27/08/2010 lAcessos: 310

    A pele é o maior órgão do corpo humano e é uma importante defesa contra invasores. Ela é constantemente bombardeada e normalmente se defende de problemas com muito sucesso. Algumas vezes, no entanto, alérgenos vencem a pele causando uma reação. Este artigo explora as alergias de pele e as reações que elas causam.

    Por: A. D. Silval Saúde e Bem Estar> Medicinal 19/08/2010 lAcessos: 3,081
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast