Crise Ambiental

Publicado em: 17/06/2008 |Comentário: 7 | Acessos: 96,163 |

 

 

CRISE AMBIENTAL

O meio ambiente é o local onde vivemos. Só para destacarmos a palavra meio, temos que usar uma imensidão de palavras que no frigir dos ovos são sinonímias. Derivada do latim “mediu”, quer dizer por via popular, um ponto eqüidistante, ou mais ou menos eqüidistante, dos extremos; metade, ponto eqüidistante, ou mais ou menos eqüidistante, de diversos outros em sua periferia; centro, momento eqüidistante, ou mais ou menos eqüidistante, do início e do fim; metade, posição intermediária entre dois seres ou objetos, lugar onde se vive com suas características e condicionamentos geofísicos; ambiente. Corpo ou ambiente onde ocorrem determinados fenômenos especiais. Conjunto de exercícios que, sem apoio de barra, os bailarinos executam no meio da sala de aula. Meio ambiente é o conjunto de condições naturais e de influências que atuam sobre os organismos vivos e os seres humanos. No estudo da biologia o meio ambiente desempenha um papel primordial e preponderante, sobretudo na ecologia, o meio ambiente inclui todos os fatores que afetam diretamente o metabolismo ou o comportamentode um ser vivoou de umaespécie incluindo a luz, o ar a água, o solofatores abióticos e próprios os (seres vivos), que coabitam no mesmo ambiente que é chamado de biótopo .

Os seres vivos ou os que recentemente deixaram de viver, constituem o meio ambiente biótico. Tanto o meio ambiente abiótico quanto o biótico atuam um sobre o outro para formar o meio ambiente total dos seres vivos e dos ecossistemas Abiose é a ausência de vida e o biótico é o relativo aos seres vivos, ou induzido, ou causado por eles. No estudo dos fatores abióticos, isoladamente, o importante é entender o efeito deles sobre os seres vivos, como fator limitante, e como eles se adaptam, daí podemos tirar lições para a própria sobrevivência dos seres humanos e para aumentar a produção dos animais e vegetais domesticados, pois o crescimento é máximo quando o organismo possui os fatores ecológicos no seu valor ótimo. A ação humana, construindo grandes centros urbanos, pode modificar a temperatura do ambiente. As cidades são verdadeiras "ilhas de calor", mais quentes que as áreas naturais que as cercam. Já o biótipo (BIO = vida) - são fatores ocasionados pela presença de seres vivos ou suas relações. As relações entre os organismos que vivem ou visitam o costão, se faz mais importante na distribuição destes a partir do médio litoral, passando a fator determinante do padrão de zonação no (infra litoral).

Existem três fatores que estão relacionados com o biótipo, o comensalismo, o mutualismo e o parasitismo, os três com suas particularidades. A USP (Universidade de São Paulo) classifica cada um com suas características básicas. O comensalismo ocorre quando uma das espécies é beneficiada na relação e a outra, aparentemente, não é prejudicada e nem se beneficia. Neste caso, encontramos algumas espécies de algas epífitas que se fixam sobre a carapaça de animais (caranguejos, cracas), mas não interferem na atividade da espécie "hospedeira". O mutualismo é um tipo de simbiose em que ambas as espécies se beneficiam na relação, mas de forma permanente e indispensável 'a sobrevivência dos indivíduos associados. No supra litoral, encontramos um exemplo: os liquens, organismos formados pela associação de algas azuis e fungos. As algas, através da fotossíntese, produzem matéria orgânica utilizada pelo fungo que, por sua vez, facilita a absorção de água e nutrientes, aproveitados pelas algas. O parasitismo ocorre quando a relação entre as espécies favorece uma delas e prejudica a outra, pois, a espécie "parasita" vive e se alimentas à custa da espécie "hospedeira". Entretanto, esta relação não deve causar grandes prejuízos, pois, caso o hospedeiro morra, significará a morte do - parasita também.

Nesta semana, que começa no dia 30 de maio e vai até o dia 05 de junho de 2008, estamos vivenciando a semana do meio ambiente. No dia 05 de junho como acontecem todos os anos estará sendo comemorado o dia mundial do meio ambiente, data extremamente importante para a conservação da natureza. A preocupação com a conservação da natureza vem se acentuando nos dias atuais em função das atividades humanas, as quais têm ocasionado seríssimos problemas de degradação ambiental, a ponto de comprometer, caso não sejam tomadas medidas emergenciais, os recursos naturais, as condições de vida e consequentemente, toda a vida futura no planeta. Ressalte-se a importância da conservação do meio ambiente - para os homens, animais e plantas. Estamos entre dois mundos o que está acima de nós e o que está na mesma superfície ou abaixo, os céus e os mares. Eles merecem toda nossa atenção, visto que se forem maltratados pelo homem a resposta pode ser tenebrosa e fatal.

Em 1962, uma nova obra veio a causar grande impacto no meio científico e social, isto é, o livro Silent Spring (Primavera Silenciosa) escrito por Rachel Carson nos Estados Unidos que foi o primeiro brado de alerta, contra o uso indiscriminado de pesticidas e que teve repercussão mundial, contribuindo para que práticas conservacionistas como o Manejo Integrado de Pragas (MIP) passasse a ser “implementado”. Nesse processo de evolução das idéias e de comportamentos, surge a Declaração sobre o Ambiente Humano que foi estabelecida na Conferência de Estocolmo em 1972, cujos princípios tinham o objetivo de servir de inspiração e orientação à humanidade para a preservação e melhoria do ambiente humano, a qual foi seguida 20 anos depois, pela Conferência do Rio de Janeiro, a Rio 92, e mais recentemente pela de Joanesburgo na África do Sul, a Rio +10. Sérgio Luiz de Carvalho um estudioso no assunto mostra com detalhes tudo o que se possa imaginar sobre meio ambiente. Infelizmente, os seres humanos parecem estar fazendo o possível — em todas as partes do nosso planeta — para produzir um impacto negativo sobre os mares e, conseqüentemente, em nós mesmos. Os anos 90 representam a década do meio ambiente, não por decisão nossa, mas porque os acontecimentos quase fogem ao nosso controle. A ecologia profunda vê os seres humanos como apenas um fio na teia da vida. Reconhece que estamos todos ligados à natureza e somos dependentes dela. Cada organismo — da diminuta bactéria, passando pela vasta gama de plantas e animais, até chegar aos seres humanos — é um todo integrado e, portanto, um sistema vivo. A falta de conscientização ambiental. A agricultura avançada com muita produção tecnológica e o desperdício, bem como a agressão ao ar e a água. Escolhemos esses pontos para falar sobre meio ambiente, mas para conseguirmos um trabalho bem específico seria necessário a construção de uma enciclopédia.

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI-AOUVIR E ALOMERCE




 

Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 27 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/meio-ambiente-artigos/crise-ambiental-452546.html

    Palavras-chave do artigo:

    crise

    ,

    ambiente e populacao

    Comentar sobre o artigo

    meio ambiente e direito João Pedro Ornelas "O meio ambiente é, assim, a interação do conjunto dos elementos naturais, artificiais e culturais, que propiciem o desenvolvimento equilibrado da vida em todas as suas formas. A integração busca assumir uma concepção unitária do ambiente, compreensiva dos recursos naturais e culturais".

    Por: joão pedrol Direito> Legislaçãol 25/05/2008 lAcessos: 8,623 lComentário: 4

    RESUMO: O Serviço de Atendimento Móvel de urgência (SAMU) tem como finalidade reduzir o número de óbitos e seqüelas decorrentes da falta do primeiro atendimento no pré-hospitalar. Para isso conta com uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros e auxiliares ou técnicos de enfermagem, e socorristas, capacitados para atender às situações de urgência e emergência por 24 hs. O artigo mostra a necessidade de um atendimento mais atencioso para os casos de crise convulsiva, pois o seu

    Por: Sandro Marcelo Xavierl Saúde e Bem Estar> Medicinal 27/03/2009 lAcessos: 15,336 lComentário: 1
    Renato Araújo

    Artigo abordando a crise ecológica como fator sistêmico e de causas estruturais.

    Por: Renato Araújol Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 05/01/2010 lAcessos: 971

    O presente texto tem a intenção de discutir alguns conceitos sobre os problemas ambientais contextualizando-os no global e no local.

    Por: Bread Soares Estevaml Literatura> Crônicasl 16/05/2011 lAcessos: 806
    CÍCERO MARREIRO DE SOUSA NETO

    Este artigo tem como objetivo discutir questões importantes relacionadas a construção da cidadania. Os desastres relacionados ao meio ambiente resultam em inúmeras crises ambientais ao redor do planeta, e tem ocasionado grande preocupações, figurando como desafios a serem vencidos tanto pela sociedade, como pela ciência. Nesse panorama, as questões da cidadania ambiental ganha destaque, pois a educação baseada na ética ecológica possui papel fundamental na modificação do agir humano.

    Por: CÍCERO MARREIRO DE SOUSA NETOl Educaçãol 20/11/2014
    Pilato Pereira

    Nossa reflexão segue a lógica do método Ver-Julgar-Agir. Este não é um sistema de três partes diferentes ou de momentos sectos, mas de três dimensões em interconexão. No "Ver", podemos constatar que "causamos uma grande fúria na Terra". O "Julgar", para nós cristãos, é buscar luzes na Palavra de Deus. E no tema da ecologia temos a possibilidade de "olhar a criação do princípio a plenitude". O "Agir" é um ato de compromisso, na convicção de "temos uma aliança com o criador".

    Por: Pilato Pereiral Religião & Esoterismo> Religiãol 02/07/2011 lAcessos: 461
    Felipe de Souza Ramão

    Atualmente presenciamos uma crise denominada crise “ecológica”, que trata-se indubitavelmente, do resultado de muitos anos de exploração voraz e "insustentabilidade” da sociedade capitalista, que sempre agiu de forma inconseqüente e sem nenhuma responsabilidade com o ambiente.Sabemos que outros modelos como o feudal e o socialista (socialismo real) tiveram impactos no ambiente, exploraram recursos naturais ...,porém a magnitude e a velocidade da exploração capitalista impede qualquer comparação.

    Por: Felipe de Souza Ramãol Educação> Ciêncial 02/05/2009 lAcessos: 1,488
    GENIVALDO PEREIRA DA ROCHA

    A reflexão sobre as práticas sociais, em um contexto marcado pela degradação permanente do meio ambiente e do seu ecossistema, cria uma necessária articulação com a produção de senti- dos sobre a educação ambiental. A dimensão ambiental configura-se crescentemente como uma questão que diz respeito a um conjunto de atores do universo educativo, potencializando o envolvimento dos diversos sistemas de conhecimento, a capacitação de profissionais e a comunidade universitária numa perspectiva interdi

    Por: GENIVALDO PEREIRA DA ROCHAl Educação> Ensino Superiorl 18/11/2014

    O presente artigo diz respeito a um prévio levantamento teórico-metodológico para dissertação de Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento Sustentável, no Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, a pesquisa inter-relaciona gestão de resíduos sólidos, políticas públicas e ações que visam a geração de renda para famílias que atuam na cadeia de coleta e comercialização de resíduos sólidos para reciclagem na Cidade de Belém, Estado do Pará.

    Por: Tatylene do S.C. Freirel Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 27/01/2010 lAcessos: 4,190

    No dia 03 de dezembro de 2011, os participantes do 3º Congresso Ibero-Americano de Engenharia Civil, realizado em Curitiba, aprovaram um Manifesto por Inovações no Pensar, Conceber e Gerir as cidades. Neste, os engenheiros, após debaterem amplamente o tema "Experiências e Conceitos Inovadores de Engenharia Civil nas Cidades"...

    Por: Central Pressl Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 13/11/2014

    Os alimentos orgânicos parecem ser ótimas alternativas aos que querem melhorar a qualidade de vida com alimentação saudável, sem agredir o Meio Ambiente. Será que realmente compensa?

    Por: Tiago Flores Diasl Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 20/09/2014 lAcessos: 11
    Odalberto Domingos Casonatto

    O chamado "depósito de lixo dos Oceanos", localizado no Oceano Pacífico, esta envergonhando a humanidade e a cada dia se torna maior. Hoje se calcula ter a dimensão do Estado de Minas Gerais, podendo ser maior. Outro alerta é que perto de nós no Oceano Atlântico também começa se formar montanhas de lixo de plástico acumulado pelas correntes marítimas. A humanidade não pode se contentar com denúncias, mas urgentemente tomar decisões que mudem as atitudes do ser humano frente ao lixo de plástico.

    Por: Odalberto Domingos Casonattol Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 15/09/2014 lAcessos: 18

    Este artigo objetiva analisar a importância da agroecologia como um meio sustentável visando acabar com o uso dos agrotóxicos. O presente artigo mostra a agroecologia como uma alternativa que veio para amenizar os diversos problemas e impactos ambientais que surgem na agricultura e também para eliminar o uso do agrotóxico no campo.

    Por: janil Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 10/09/2014 lAcessos: 21
    Benedicto Ismael Camargo Dutra

    Agora, surge uma visão desoladora com a limitação de recursos naturais, alterações do clima, crise econômico-financeira. O homem sempre fugindo de sua responsabilidade de ser um beneficiador, impondo sua vontade, sem refletir que a vida é uma passagem rápida.

    Por: Benedicto Ismael Camargo Dutral Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 20/08/2014 lAcessos: 17
    Adilson Stewart

    Os primeiros incineradores deixaram uma imagem negativa, mas contudo foram responsáveis pelas pesquisas que se seguiram até que se chegasse a filtragens adequadas dos gases oriundos da queima. Do penico aos filtros atuais é este caminho que vemos neste texto.

    Por: Adilson Stewartl Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 30/06/2014 lAcessos: 22
    Adilson Stewart

    Bons exemplos devem ser observados com mais atenção. A Noruega é uma boa prova disto, afinal eles estão importando lixo para queimarem em seus incineradores, enquanto por aqui, alguns recebem o dinheiro para o lanche e transporte para levantarem placas contra os incineradores sem ao menos ter uma noção do que isso significa. O Brasil tem sentido a mudança climática, assim como todo o planeta e precisamos estar atentos.

    Por: Adilson Stewartl Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 27/06/2014 lAcessos: 21
    Adilson Stewart

    Somos, entre outras coisas, o pais do futebol, não há como negar, mas não vivemos ou sobrevivemos desta atividade, apenas um pequeno e seléto grupo vive. Nossa realidade nos impulssiona a ver o quanto a administração pública deixa para tráz em favor da realização de um campeonato mundial de futebol aqui e nem só para o futebol somos a "bola da vez".

    Por: Adilson Stewartl Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 27/06/2014 lAcessos: 17

    Certa vez me inspirei e escrevi: No véu da esperança vem à lembrança dos sonhos renhidos, dos dilemas esquecidos que nos fazem sofrer. Da guarda constante, do futuro brilhante que pretendo ter, em constante delírio vi o rastilho de fé e esperanças, das belas lembranças veio a minha mente, um busto exuberante, estonteante, que me apaixonei só em pensar.

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Literatura> Poesial 14/11/2014

    Os caibros do meu coração são válvulas que filtram e impulsionam o líquido precioso da minha vida. Os amores perfeitos são como dois corações batendo como um só. As horas felizes que passei contigo estão gravadas no meu cérebro, e alimentadas por um coração forte, portentoso, e repleto de amor.

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Literatura> Poesial 14/11/2014

    preocupação assaz denegridora, eles querem exterminar as Forças Armadas Brasileiras (FFAA) que tem prestado relevantes serviços à nação brasileira. Um amigo de associação escreve ao jornal O Povo e fala sobre intervenção militar em termos interrogativos. E faz uma pergunta quiçá interessante: O que dirão os mortos? Vejam a sua afirmação: "Tremo nas bases ao ver algumas manifestações e opiniões até mesmo de pessoas que sabem história e viveram os períodos mais tristes da ditadura militar" (…).

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Literatura> Crônicasl 14/11/2014

    Uma data comemorativa tem primordial importância fundamental para qualquer profissional, devido a comemorações e festividades, os profissionais de comunicação, seus familiares, amigos e apreciadores desta classe laboriosa já estavam certos que a data foi uma homenagem merecida a um ícone da radiodifusão brasileira, Roquete Pinto no dia do seu aniversário. A história do dia do radialista é rica em detalhes, visto que teve início no ano de 1943, no Governo de Getúlio Vargas. O presidente da...

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Notícias & Sociedade> Cotidianol 07/11/2014

    Na política, quando as ações são empregadas na forma de politicagem, metamorfoseia-se em trambicagem, que é o ato de praticar trambique, e atitudes indecorosas praticadas por trambiqueiros, visto que representam facetas não recomendáveis a um cidadão representante do povo. Além de ser um ato de enganar e praticar ilícito, podemos também sinonimizar como desonestidade,

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Literatura> Crônicasl 04/11/2014

    Afigurando os alicerces psicológicos com ambiência, sem amesquinhar os desejos e as interações sedimentadas no bem, no bem-estar e no desenvolvimento mitológico, nós seres humanos devemos albergar o amor ao próximo como ensinou o grande Mestre Jesus, o Cristo. Não devemos nos levar pelos excessos para não sofrermos atos anatomopatológicos e com saúde e sem anomalias, possamos alcançar o sucesso. Diante da bondade de Deus, o nosso Espírito engrandece com Jesus, discriminado pelos fariseus.

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Notícias & Sociedade> Cotidianol 29/10/2014

    Uma das palavras mais badaladas nesse período eleitoral foi democracia. Passaram um pano na politicagem, esqueceram os desmandos, as falcatruas, o mensalão, o valerioduto, o propinoduto e o petrolão. Acusaram a "Revista Veja" de ter denunciado antecipadamente os escândalos da Petrobras, afirmando os aficionados de Dilma e Lula e sua quadrilha de que a mídia imprensa agiu de má fé

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Literatura> Crônicasl 27/10/2014

    Numa decisão política, a ética, as boas propostas deveriam ser o ponto alto da democracia, mas nos parece que todos os candidatos a cargos eletivos trocaram a política pela politicagem. A dúvida para alguns é real na hora da votação, mas vá a urna dizer qual o Brasil que você deseja. É bom frisar que os próximos quatro anos dependem do seu e dos nossos votos. É seu, é nosso direito querermos um país melhor mais democrático, onde haja disciplina, hierarquia e amor à pátria.

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Literatura> Crônicasl 23/10/2014

    Comments on this article

    0
    Barbara 31/08/2010
    sou estudante de engenharia ambiental e acho muito importante
    a importancia da edução ambiental parabens pelo artigo
    -1
    ANTONIO PAIVA RODRIGUES 23/10/2009
    OBRIGADO DE CORAÇÃO. DEUS TE ABENÇOE.
    1
    vitor silva ferreira 21/10/2009
    muito bom legal
    -1
    ana beatriz 14/09/2009
    como a industrializaçao contribui para a crise ambiental?
    2
    gabrielle claricinda silva frankilim 11/09/2009
    eu vou ganhar esse jogo tabem meu bem nao atianta chorar linda[o]
    -1
    ANTONIO PAIVA RODRIGUES 10/06/2009
    OBRIGADO PELOS COMENTÁRIOS MINHA AMIGA LEITORA.
    1
    Laura 03/06/2009
    O que está acontecendo com o meio ambiente? O que podemos fazer para salvar o Planeta? Qual é a relação entre consumo e conservação dos recursos naturais?

    No mês passado, a humanidade presenciou uma série de fenômenos meteorológicos, de grave impacto para sociedade. Fenômenos meteorológicos sempre ocorreram e sempre irá ocorrer, o grande problema é a intensidade com que eles vêm se manifestando.
    No passado, a humanidade presenciou uma série de fenômenos meteorológicos, de grave impacto para sociedade mundial. Furacões, tornados, ciclones extratropicais, terremotos e enchentes, devastaram cidades e regiões em torno do planeta.

    Tais acontecimentos nos fazem questionar se há algo de errado com a natureza, no entanto podemos garantir que com ela nada há, mas sim conosco, seres humanos. Fenômenos meteorológicos sempre ocorreram e sempre irão ocorrer, o grande problema é a intensidade com que eles vêm se manifestando.
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast