Crise Ambiental: Social, Econômica E Política

Publicado em: 05/01/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 977 |

Atualmente, a crise financeira está no centro de todas as discussões nos meios de comunicação. Mas que crise é esta? Uma ótica pouco utilizada para a análise dessa crise, apesar de já estarmos no século XXI, é a visão ambiental. E não me refiro à qualidade da água, do ar ou o aquecimento global, mas sim do paradigma de desenvolvimento em que vivemos. Esta é uma crise global sistêmica, com influências no âmbito social, econômico e político. É o choque do desenvolvimento ilimitado com o do desenvolvimento sustentável.

A crença no progresso ilimitado, que busca o aumento do consumo, mobiliza toda a economia para a geração de demanda. Para alguns a cidadania e a inclusão social se constata através do poder de consumo da população. Ao invés de analisar a existência de um sistema de saúde e educação dignas, seres humanos são analisados através do seu nível de consumo. Essa visão de mundo, calcada em valores individualista e materialista, é a que gera as raízes da crise ambiental global. Nosso sistema de produção é linear, tendo a crença que os bens naturais são ilimitados e que o espaço para onde vão os resíduos no final do sistema seja também ilimitado. Enquanto o mundo pede que para ser sustentável nossa sociedade reduza o padrão de consumo, através do desenvolvimento de uma nova consciência ecológica, os incentivos gerados pela sociedade levam à situação oposta.

Neste momento de crise econômica e financeira, fica muito claro a insustentabilidade do modelo de desenvolvimento que estamos tomando. Mas, a realidade está vindo à tona, e a crença do progresso infinito e ilimitado deve ser revista. Um dos intelectuais gaúcho que aborda essa questão, já na década de ‘80, foi o ecologista José Lutzenberger. O autor, em seu livro Fim do futuro?, expõe sua lúcida visão da realidade desenvolvimentista que nosso país já possuía naquela época. E, neste momento, estamos vivendo a utopia tecnocrata, que é a apontada por muitos como a culpada pela crise em que estamos.

Devido ao encadeamento dos eventos negativos desde a eclosão da crise em setembro do ano passado, podemos ver que esse nosso sistema de sociedade é completamente insustentável. Como nota-se agora na falta de crédito e na “estatização” dos bancos dos EUA, como o Citibank. O mundo inteiro está em crise conjuntural, mas na realidade o sistema no qual nosso modo de produção está baseado é que está em decadência estrutural.

Para chegarmos a alguma alternativa, temos de nos informar, entender este momento histórico, pois esta pode ser uma oportunidade para desenvolvermos e implementarmos um novo modelo de sociedade, onde a democracia funcione “democraticamente”. Foi com esse intuito que o Mogdema – Movimento Gaúcho em Defesa do Meio Ambiente – realizou em Porto Alegre, no dia 10 de março, no auditório do Semapi, o seminário “Crise Ambiental: Social, Econômica e Política”, que proporcionou embasamento para discutir e tomar atitudes efetivas para provar que um outro mundo é possível.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/meio-ambiente-artigos/crise-ambiental-social-economica-e-politica-1667372.html

    Palavras-chave do artigo:

    crise

    ,

    sistema

    Comentar sobre o artigo

    Pegando carona na discussão da MP 574, duas emendas dos parlamentares trazem proposta para que seja reaberto o prazo para adesão do REFIS DA CRISE até 31/12/2012, podendo incluir dívidas tributárias vencidas até 31/12/2011.

    Por: roberto rodrigues de moraisl Direito> Direito Tributáriol 19/07/2012 lAcessos: 291

    Este Artigo demonstrará o surgimento da crise, bem como explicará brevemente as razões que levaram ao surgimento da crise e a solução encontrada pelos países no pós Segunda-Guerra para conter a Grande Depressão de 30 que foi o Sistema Bretton Woods e a criação do Fundo Monetário Internacional.

    Por: Rossanal Direito> Doutrinal 12/11/2012 lAcessos: 83
    Marcos Clayton Assis Sodré

    Trata-se de um artigos que discute o processo de crise do sistema colonial ibérico, que ao promover reformas acabou aprofundando e incurtando o caminho da indenpendência de suas colônias.

    Por: Marcos Clayton Assis Sodrél Educaçãol 03/08/2009 lAcessos: 8,898 lComentário: 4

    ADESG (ASSOCIAÇÃO DOS DIPLOMADOS DA ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA) - “A CRISE ECONÔMICA MUNDIAL E SEUS REFLEXOS NO BRASIL” “– Palestra realizada em 20/11/2008 – PALESTRANTE: Mauro Benevides Filho - Secretário da Fazenda do Estado do Ceará (SEFAZ). A explanação do Secretario da Fazenda do Estado do Ceará (SEFAZ) era uma das mais esperadas, visto que com a crise que impulsionou o mundo globalizado, queríamos ficar cientes da situação do Brasil, e principalmente do estado em que nascemos e aprendemos

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Literatura> Crônicasl 24/11/2008 lAcessos: 682

    A estrutura do Sistema Educacional Brasileiro é resultado de uma série de mudanças ao longo da história da educação no Brasil. Ao desenvolver este trabalho foi fundamental a concepção dos aspectos sobre as fases e contextualização deste sistema na seleção dos conteúdos e até na estruturação deste trabalho.

    Por: Alexandrel Educaçãol 26/05/2011 lAcessos: 1,357

    discute a recente crise do sistama capitalista apontando para o fim da politica neoliberal e as expectativas quanto a nova etapa de reprodução desse sistama

    Por: Gilmar dos Santos Nascimentol Educaçãol 01/03/2009 lAcessos: 5,099 lComentário: 2

    Solução para muitos contribuintes sejam eles empresas ou pessoas físicas, o Refis da Crise permite a quitação parcial ou efetiva de valores devidos, demonstrando a importância do sistema de pagamento para a própria Receita que vê o dinheiro estagnado chegar aos cofres públicos e o número de processos cobrados administrativa e judicialmente diminuir.

    Por: Estúdio de Comunicaçãol Negóciosl 29/07/2011 lAcessos: 80
    Mauro Kiithi

    O propósito do autor, neste artigo, é analisar as possibilidades e as consequências, no âmbito das instituições internacionais, da ascensão econômica e política da China, que ocorre concomitantemente ao declínio relativo (econômico e político) dos Estados Unidos. A análise será baseada na teoria do sistema-mundo, segundo o qual os ciclos econômicos coincidem com ciclos de hegemonia.

    Por: Mauro Kiithil Notícias & Sociedade> Polítical 21/11/2014 lAcessos: 11
    tbnews

    A crise na Europa parece ganhar mais um capítulo e os PIIGS mais uma letra: a "H" de Hungria. No dia 04 de junho fortes rumores apontavam para um possível "default", termo técnico utilizado para designar um calote na dívida, da Hungria devido a um déficit fiscal da ordem de 7,5% do PIB. Os mercados reagiram rapidamente e o BOVESPA caiu 2,01% depois de abrir estável

    Por: tbnewsl Finanças> Investimentosl 10/06/2010 lAcessos: 438
    marli frageri

    concientizar as crianças para que tenhamos um futuro garantido sem tantos danos a saude.

    Por: marli frageril Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 03/12/2014
    eva maria silva oliveira

    É difícil acreditar, mas a água também pode acabar. A impermeabilização acelerada do solo e a destruição da cobertura vegetal e das matas ciliares diminuem a capacidade de renovação dos lençóis freáticos.

    Por: eva maria silva oliveiral Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 01/12/2014
    Jose Bechane

    Resumo Esse artigo foi criado no intuito de apresentar uma questão das casas construidas nos terrenos entulhados em zonas baixas afim de contribuir a despertar atenção sobre este problema as pessoas, a busca de uma consciencialização da sociedade sobre o assunto. O mesmo relata os riscos que ocorrem nestes locais no tempo chuvoso ou melhor contrapõe-se das construções nas proximidades dos locais lamacentos sem mínimas condições.

    Por: Jose Bechanel Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 23/11/2014

    No dia 03 de dezembro de 2011, os participantes do 3º Congresso Ibero-Americano de Engenharia Civil, realizado em Curitiba, aprovaram um Manifesto por Inovações no Pensar, Conceber e Gerir as cidades. Neste, os engenheiros, após debaterem amplamente o tema "Experiências e Conceitos Inovadores de Engenharia Civil nas Cidades"...

    Por: Central Pressl Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 13/11/2014

    Os alimentos orgânicos parecem ser ótimas alternativas aos que querem melhorar a qualidade de vida com alimentação saudável, sem agredir o Meio Ambiente. Será que realmente compensa?

    Por: Tiago Flores Diasl Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 20/09/2014 lAcessos: 15
    Odalberto Domingos Casonatto

    O chamado "depósito de lixo dos Oceanos", localizado no Oceano Pacífico, esta envergonhando a humanidade e a cada dia se torna maior. Hoje se calcula ter a dimensão do Estado de Minas Gerais, podendo ser maior. Outro alerta é que perto de nós no Oceano Atlântico também começa se formar montanhas de lixo de plástico acumulado pelas correntes marítimas. A humanidade não pode se contentar com denúncias, mas urgentemente tomar decisões que mudem as atitudes do ser humano frente ao lixo de plástico.

    Por: Odalberto Domingos Casonattol Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 15/09/2014 lAcessos: 22

    Este artigo objetiva analisar a importância da agroecologia como um meio sustentável visando acabar com o uso dos agrotóxicos. O presente artigo mostra a agroecologia como uma alternativa que veio para amenizar os diversos problemas e impactos ambientais que surgem na agricultura e também para eliminar o uso do agrotóxico no campo.

    Por: janil Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 10/09/2014 lAcessos: 26
    Benedicto Ismael Camargo Dutra

    Agora, surge uma visão desoladora com a limitação de recursos naturais, alterações do clima, crise econômico-financeira. O homem sempre fugindo de sua responsabilidade de ser um beneficiador, impondo sua vontade, sem refletir que a vida é uma passagem rápida.

    Por: Benedicto Ismael Camargo Dutral Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 20/08/2014 lAcessos: 18
    Renato Araújo

    Depois dos insucessos na COP 15, o que podemos esperar dos debates no Fórum Social Mundial? É possível manter viva a esperança?

    Por: Renato Araújol Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 03/02/2010 lAcessos: 1,386
    Renato Araújo

    Será que os líderes mundiais estão prontos para encarar esta que é a maior crise que a humanidade já enfrentou?

    Por: Renato Araújol Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 09/01/2010 lAcessos: 78
    Renato Araújo

    É com pesar que chegamos à marca de 1 bilhão de pessoas passando fome no mundo.

    Por: Renato Araújol Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 09/01/2010 lAcessos: 90
    Renato Araújo

    Ecologia não é apenas conservação da natureza.

    Por: Renato Araújol Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 09/01/2010 lAcessos: 184
    Renato Araújo

    Gaia, a deusa Mãe primordial, uma das primeiras divindades a habitar o Olimpo, geradora de todos os deuses, a deusa-terra.

    Por: Renato Araújol Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 09/01/2010 lAcessos: 58
    Renato Araújo

    Obsolescência é a condição que ocorre a um produto que deixa de ser útil, mesmo estando em perfeito estado de funcionamento. Ou seja, são produtos deliberadamente projetados para deixar de funcionar em um curto espaço de tempo.

    Por: Renato Araújol Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 09/01/2010 lAcessos: 5,168
    Renato Araújo

    O lixo é um problema atualmente, mas ele não é o problema.

    Por: Renato Araújol Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 09/01/2010 lAcessos: 455
    Renato Araújo

    Retrospectiva da história do Movimento Ecológico Gaúcho.

    Por: Renato Araújol Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 09/01/2010 lAcessos: 44
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast