Etanol: Combustível Limpo

21/06/2009 • Por • 5,348 Acessos

ETANOL: COMBUSTÍVEL LIMPO

Importância do etanol como um combustível limpo, que emite 90% menos de gases do efeito estufa do que os combustíveis fósseis (gasolina). Assim o presente estudo pretende mostrar que o etanol é uma alternativa energética eficiente por conciliar aumento de segurança energética com benefícios para o combate ao aquecimento global e também por diminuir as emissões de gás carbono.

Em sua palestra, Sousa (2009 apud AGRONOGÓCIOS BR, 2009) destaca que o uso de biocombustível já é a uma realidade no Brasil há décadas, que gera quase um milhão de empregos no País e, desde 2003, quando foram lançados os carros flex, já proporcionou uma redução das emissões de 45 milhões de toneladas de carbono à atmosfera, graças ao uso crescente do etanol. E que atualmente, o biocombustível substitui 50% da demanda por gasolina no Brasil, pois 90% dos carros já saem das fábricas com a tecnologia flex, existem mais de 60 modelos que permitem o uso de etanol, gasolina ou a mistura de ambos em qualquer proporção.

Em palestra para Ethanol Summit, Silva (2009) disse que a diferença do nosso combustível é que desenvolvemos um sistema energético integrado, produzindo energia elétrica a partir de energia renovável, com grande eficiência. Isso implica uma forte redução nas emissões de carbono, porque as usinas sucroenergéticas utilizam seus próprios resíduos como o bagaço queimado em turbinas de alta pressão, para gerar a energia elétrica utilizada para movimentar a própria usina e, cada vez mais, geram excedentes de energia para exportação para a rede elétrica nacional.

Segundo Alfred (2009) a estima feita indica que a substituição da gasolina pelo Etanol no Brasil mais a substituição do óleo combustível pelo bagaço na indústria da cana-de-açúcar evitaram a emissão de 33,2 milhões de toneladas equivalentes de CO2. E que enquanto um veículo de porte médio, movido exclusivamente com gasolina, chega a emitir aproximadamente 2,2 kg CO2/litro, um veículo equivalente movido exclusivamente com etanol emite cerca de 1,3 kg CO2/litro, ou seja, 59% da emissão do veículo a gasolina.

Portanto o etanol é a fonte de energia e combustível mais limpa que existe, além de ser uma produção que é a partir da cana-de-açúcar, matéria-prima renovável, de crescimento rápido e de safra anual, a emissão de CO2 pela combustão do etanol é menor que a dos combustíveis fósseis, com isso ajudando na diminuição do aquecimento global.

Perfil do Autor

Jackeline Carvalho de Souza

Jackeline Carvalho de souza, aluna regularmente matriculada no Curso Superior Tecnológico em produção Sucroalcooleira da Funec, santa fé do sul - SP