Etanol: Combustível Limpo

Publicado em: 21/06/2009 |Comentário: 1 | Acessos: 4,846 |

ETANOL: COMBUSTÍVEL LIMPO

Importância do etanol como um combustível limpo, que emite 90% menos de gases do efeito estufa do que os combustíveis fósseis (gasolina). Assim o presente estudo pretende mostrar que o etanol é uma alternativa energética eficiente por conciliar aumento de segurança energética com benefícios para o combate ao aquecimento global e também por diminuir as emissões de gás carbono.

Em sua palestra, Sousa (2009 apud AGRONOGÓCIOS BR, 2009) destaca que o uso de biocombustível já é a uma realidade no Brasil há décadas, que gera quase um milhão de empregos no País e, desde 2003, quando foram lançados os carros flex, já proporcionou uma redução das emissões de 45 milhões de toneladas de carbono à atmosfera, graças ao uso crescente do etanol. E que atualmente, o biocombustível substitui 50% da demanda por gasolina no Brasil, pois 90% dos carros já saem das fábricas com a tecnologia flex, existem mais de 60 modelos que permitem o uso de etanol, gasolina ou a mistura de ambos em qualquer proporção.

Em palestra para Ethanol Summit, Silva (2009) disse que a diferença do nosso combustível é que desenvolvemos um sistema energético integrado, produzindo energia elétrica a partir de energia renovável, com grande eficiência. Isso implica uma forte redução nas emissões de carbono, porque as usinas sucroenergéticas utilizam seus próprios resíduos como o bagaço queimado em turbinas de alta pressão, para gerar a energia elétrica utilizada para movimentar a própria usina e, cada vez mais, geram excedentes de energia para exportação para a rede elétrica nacional.

Segundo Alfred (2009) a estima feita indica que a substituição da gasolina pelo Etanol no Brasil mais a substituição do óleo combustível pelo bagaço na indústria da cana-de-açúcar evitaram a emissão de 33,2 milhões de toneladas equivalentes de CO2. E que enquanto um veículo de porte médio, movido exclusivamente com gasolina, chega a emitir aproximadamente 2,2 kg CO2/litro, um veículo equivalente movido exclusivamente com etanol emite cerca de 1,3 kg CO2/litro, ou seja, 59% da emissão do veículo a gasolina.

Portanto o etanol é a fonte de energia e combustível mais limpa que existe, além de ser uma produção que é a partir da cana-de-açúcar, matéria-prima renovável, de crescimento rápido e de safra anual, a emissão de CO2 pela combustão do etanol é menor que a dos combustíveis fósseis, com isso ajudando na diminuição do aquecimento global.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 3 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/meio-ambiente-artigos/etanol-combustivel-limpo-984426.html

    Palavras-chave do artigo:

    etanol combustivel limpo

    Comentar sobre o artigo

    Os biocombustíveis encontram-se hoje no centro da discussão energética global, especialmente o programa brasileiro para a produção de álcool – criticado e defendido com o mesmo fervor por diversos especialistas e integrantes do setor energético. Deste debate, muitas vezes desviado pela desinformação do público, decorre uma série deitos.

    Por: Clube do Petróleol Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 14/05/2009 lAcessos: 1,897
    Rondinei Moreira

    A saída do homem do campo e o aumento da população mundial, fez com que houvesse a necessidade de se investir em tecnologia no campo para atender às necessidades de produção, (IICA, 1989). Este trabalho procura estudar o uso das máquinas na colheita da cana para o conhecimento dos impactos causados para a população, para o meio ambiente e para as usinas com a implantação de máquinas na colheita da cana de açúcar no estado de São Paulo, para a produção de etanol.

    Por: Rondinei Moreiral Tecnologia> Tecnologiasl 28/12/2010 lAcessos: 4,278 lComentário: 1
    Welinton dos Santos

    No Estado de São Paulo, tem uma linha de crédito verde para empresas com taxas de juros atraentes.

    Por: Welinton dos Santosl Negócios> Gestãol 26/05/2010 lAcessos: 129
    Rodnei Vecchia

    O planeta precisa se livrar dos combustíveis fósseis, maiores vilões do efeito estufa. Energias limpas e renováveis a partir da biomassa são um dos caminhos para um mundo mais limpo.

    Por: Rodnei Vecchial Educação> Ensino Superiorl 22/03/2011 lAcessos: 264
    Robson Zanetti

    O termo florestas energéticas, de forma geral, traduz as plantações florestais industriais voltadas para a produção de energia, principalmente Eucaliptos e Bracatingas, que substituem a madeira oriunda de florestas nativas. As florestas nativas são a maior fonte de energia utilizada por cerca de 3 bilhões de pessoas no mundo todo, no Brasil, as florestas energéticas são utilizadas principalmente pelo setor industrial, havendo uma dependência, principalmente dos 60 milhões de pobres do país, das

    Por: Robson Zanettil Direitol 07/05/2010 lAcessos: 218
    Rijarda Giandini

    Investir em Resíduos como economia de transformação é uma evidência cabal de que o "mundo sustentável" é possível e provável fonte de riquezas, de negócios. É uma comprovação de que os produtos, que se transformam em lixo, podem ter suas vidas de uso estendidas, redimensionadas. A não produção de novos pode ser substituído por reuso, reutilizo, reciclagem . E dá dinheiro e competitividade para o país. Além de ser bom para o ambiente.

    Por: Rijarda Giandinil Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 26/02/2015
    Liéber Zen

    Já parou para observar que nos outros países há pessoas que produzem sua própria energia elétrica? Fazendo da utilização da rede de energia vinda concessionárias um uso raro? Muitas dessas pessoas até já conseguem distribuir a energia produzida para pessoas das duas proximidades. A água da chuva é sempre aproveitada também,

    Por: Liéber Zenl Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 28/01/2015 lAcessos: 19
    JORGE FLOQUET

    Ainda sobre a queima de fogos que acontece nos finais de ano, observem que a cada ano que se passa tornam-se mais potentes e duradouras. Onde está o ministério público que não proíbe esse absurdo? Na queima de fogos, são três tipos de poluição: sonora, química e luminosa. Tudo bem, você acha bonito, não é? Mas, os animais que estão no seu entorno e em repouso? Que fogem assustados batendo em tudo que encontra pela frente e não voltam aos seus ninhos? O que se pode afirmar dos seus filhotes?

    Por: JORGE FLOQUETl Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 20/01/2015
    Michele Bazilio

    O artigo não defende o acesso irrestrito de cães nas areias, mas também não aprova uma proibição absoluta tal como frequentemente imposta. Reconhece a preocupação relativa à saúde pública, entretanto busca oferecer alternativas. Acima de tudo, convida à reflexão sobre se seriam os cães, os melhores amigos do homem, os verdadeiros culpados pela enorme poluição que hoje atinge areias e mares.

    Por: Michele Baziliol Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 19/01/2015 lAcessos: 28
    JORGE FLOQUET

    Não! Embora estejamos em pleno final de ano, não se trata da minha participação em maratotonas. Se trata de uma teoria científica que, devido a extrema urgência, tem que ser repassada imediatamente para aqueles que serão beneficiados. Por isso, fui acordado às 03h00 de 30/12/2014, para ser o facilitador desse aviso: à semelhança do que aconteceu no litoral santista no último dia 29/12/2014, evitem aglomeração neste final de ano em áreas propensas à descarga atmosférica, pois muitos choros

    Por: JORGE FLOQUETl Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 30/12/2014
    JORGE FLOQUET

    Neste sentido, a época atual –Réveillon- torna-se uma período de extremo perigo para aqueles que habitam ou se deslocam num ambiente de fortes descargas atmosféricas.Ou seja, os particulados provenientes da queima dos fogos de artifícios ou poluição diminuem, em muito, a rigidez dielétrica trazendo grandes riscos à população.Principalmente em locais de forte aglomeração.Perigo !

    Por: JORGE FLOQUETl Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 29/12/2014
    marli frageri

    concientizar as crianças para que tenhamos um futuro garantido sem tantos danos a saude.

    Por: marli frageril Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 03/12/2014 lAcessos: 12
    eva maria silva oliveira

    É difícil acreditar, mas a água também pode acabar. A impermeabilização acelerada do solo e a destruição da cobertura vegetal e das matas ciliares diminuem a capacidade de renovação dos lençóis freáticos.

    Por: eva maria silva oliveiral Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 01/12/2014 lAcessos: 16

    Comments on this article

    0
    Juninho 29/10/2010
    Eu acho legal essa de combustiveis limpos
    porque ajuda a preservar o meio ambiente dos gases poluentes

    Mas eu tenho uma pergunta esses gases são totalmente limpos ou prejudicam um pouco a atmosfera ?
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast