Etanol: Combustível Limpo

Publicado em: 21/06/2009 |Comentário: 1 | Acessos: 4,780 |

ETANOL: COMBUSTÍVEL LIMPO

Importância do etanol como um combustível limpo, que emite 90% menos de gases do efeito estufa do que os combustíveis fósseis (gasolina). Assim o presente estudo pretende mostrar que o etanol é uma alternativa energética eficiente por conciliar aumento de segurança energética com benefícios para o combate ao aquecimento global e também por diminuir as emissões de gás carbono.

Em sua palestra, Sousa (2009 apud AGRONOGÓCIOS BR, 2009) destaca que o uso de biocombustível já é a uma realidade no Brasil há décadas, que gera quase um milhão de empregos no País e, desde 2003, quando foram lançados os carros flex, já proporcionou uma redução das emissões de 45 milhões de toneladas de carbono à atmosfera, graças ao uso crescente do etanol. E que atualmente, o biocombustível substitui 50% da demanda por gasolina no Brasil, pois 90% dos carros já saem das fábricas com a tecnologia flex, existem mais de 60 modelos que permitem o uso de etanol, gasolina ou a mistura de ambos em qualquer proporção.

Em palestra para Ethanol Summit, Silva (2009) disse que a diferença do nosso combustível é que desenvolvemos um sistema energético integrado, produzindo energia elétrica a partir de energia renovável, com grande eficiência. Isso implica uma forte redução nas emissões de carbono, porque as usinas sucroenergéticas utilizam seus próprios resíduos como o bagaço queimado em turbinas de alta pressão, para gerar a energia elétrica utilizada para movimentar a própria usina e, cada vez mais, geram excedentes de energia para exportação para a rede elétrica nacional.

Segundo Alfred (2009) a estima feita indica que a substituição da gasolina pelo Etanol no Brasil mais a substituição do óleo combustível pelo bagaço na indústria da cana-de-açúcar evitaram a emissão de 33,2 milhões de toneladas equivalentes de CO2. E que enquanto um veículo de porte médio, movido exclusivamente com gasolina, chega a emitir aproximadamente 2,2 kg CO2/litro, um veículo equivalente movido exclusivamente com etanol emite cerca de 1,3 kg CO2/litro, ou seja, 59% da emissão do veículo a gasolina.

Portanto o etanol é a fonte de energia e combustível mais limpa que existe, além de ser uma produção que é a partir da cana-de-açúcar, matéria-prima renovável, de crescimento rápido e de safra anual, a emissão de CO2 pela combustão do etanol é menor que a dos combustíveis fósseis, com isso ajudando na diminuição do aquecimento global.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 3 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/meio-ambiente-artigos/etanol-combustivel-limpo-984426.html

    Palavras-chave do artigo:

    etanol combustivel limpo

    Comentar sobre o artigo

    Os biocombustíveis encontram-se hoje no centro da discussão energética global, especialmente o programa brasileiro para a produção de álcool – criticado e defendido com o mesmo fervor por diversos especialistas e integrantes do setor energético. Deste debate, muitas vezes desviado pela desinformação do público, decorre uma série deitos.

    Por: Clube do Petróleol Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 14/05/2009 lAcessos: 1,887
    Rondinei Moreira

    A saída do homem do campo e o aumento da população mundial, fez com que houvesse a necessidade de se investir em tecnologia no campo para atender às necessidades de produção, (IICA, 1989). Este trabalho procura estudar o uso das máquinas na colheita da cana para o conhecimento dos impactos causados para a população, para o meio ambiente e para as usinas com a implantação de máquinas na colheita da cana de açúcar no estado de São Paulo, para a produção de etanol.

    Por: Rondinei Moreiral Tecnologia> Tecnologiasl 28/12/2010 lAcessos: 4,239 lComentário: 1
    Welinton dos Santos

    No Estado de São Paulo, tem uma linha de crédito verde para empresas com taxas de juros atraentes.

    Por: Welinton dos Santosl Negócios> Gestãol 26/05/2010 lAcessos: 128
    Rodnei Vecchia

    O planeta precisa se livrar dos combustíveis fósseis, maiores vilões do efeito estufa. Energias limpas e renováveis a partir da biomassa são um dos caminhos para um mundo mais limpo.

    Por: Rodnei Vecchial Educação> Ensino Superiorl 22/03/2011 lAcessos: 257
    Robson Zanetti

    O termo florestas energéticas, de forma geral, traduz as plantações florestais industriais voltadas para a produção de energia, principalmente Eucaliptos e Bracatingas, que substituem a madeira oriunda de florestas nativas. As florestas nativas são a maior fonte de energia utilizada por cerca de 3 bilhões de pessoas no mundo todo, no Brasil, as florestas energéticas são utilizadas principalmente pelo setor industrial, havendo uma dependência, principalmente dos 60 milhões de pobres do país, das

    Por: Robson Zanettil Direitol 07/05/2010 lAcessos: 214

    No dia 03 de dezembro de 2011, os participantes do 3º Congresso Ibero-Americano de Engenharia Civil, realizado em Curitiba, aprovaram um Manifesto por Inovações no Pensar, Conceber e Gerir as cidades. Neste, os engenheiros, após debaterem amplamente o tema "Experiências e Conceitos Inovadores de Engenharia Civil nas Cidades"...

    Por: Central Pressl Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 13/11/2014

    Os alimentos orgânicos parecem ser ótimas alternativas aos que querem melhorar a qualidade de vida com alimentação saudável, sem agredir o Meio Ambiente. Será que realmente compensa?

    Por: Tiago Flores Diasl Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 20/09/2014 lAcessos: 11
    Odalberto Domingos Casonatto

    O chamado "depósito de lixo dos Oceanos", localizado no Oceano Pacífico, esta envergonhando a humanidade e a cada dia se torna maior. Hoje se calcula ter a dimensão do Estado de Minas Gerais, podendo ser maior. Outro alerta é que perto de nós no Oceano Atlântico também começa se formar montanhas de lixo de plástico acumulado pelas correntes marítimas. A humanidade não pode se contentar com denúncias, mas urgentemente tomar decisões que mudem as atitudes do ser humano frente ao lixo de plástico.

    Por: Odalberto Domingos Casonattol Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 15/09/2014 lAcessos: 20

    Este artigo objetiva analisar a importância da agroecologia como um meio sustentável visando acabar com o uso dos agrotóxicos. O presente artigo mostra a agroecologia como uma alternativa que veio para amenizar os diversos problemas e impactos ambientais que surgem na agricultura e também para eliminar o uso do agrotóxico no campo.

    Por: janil Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 10/09/2014 lAcessos: 23
    Benedicto Ismael Camargo Dutra

    Agora, surge uma visão desoladora com a limitação de recursos naturais, alterações do clima, crise econômico-financeira. O homem sempre fugindo de sua responsabilidade de ser um beneficiador, impondo sua vontade, sem refletir que a vida é uma passagem rápida.

    Por: Benedicto Ismael Camargo Dutral Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 20/08/2014 lAcessos: 17
    Adilson Stewart

    Os primeiros incineradores deixaram uma imagem negativa, mas contudo foram responsáveis pelas pesquisas que se seguiram até que se chegasse a filtragens adequadas dos gases oriundos da queima. Do penico aos filtros atuais é este caminho que vemos neste texto.

    Por: Adilson Stewartl Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 30/06/2014 lAcessos: 22
    Adilson Stewart

    Bons exemplos devem ser observados com mais atenção. A Noruega é uma boa prova disto, afinal eles estão importando lixo para queimarem em seus incineradores, enquanto por aqui, alguns recebem o dinheiro para o lanche e transporte para levantarem placas contra os incineradores sem ao menos ter uma noção do que isso significa. O Brasil tem sentido a mudança climática, assim como todo o planeta e precisamos estar atentos.

    Por: Adilson Stewartl Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 27/06/2014 lAcessos: 21
    Adilson Stewart

    Somos, entre outras coisas, o pais do futebol, não há como negar, mas não vivemos ou sobrevivemos desta atividade, apenas um pequeno e seléto grupo vive. Nossa realidade nos impulssiona a ver o quanto a administração pública deixa para tráz em favor da realização de um campeonato mundial de futebol aqui e nem só para o futebol somos a "bola da vez".

    Por: Adilson Stewartl Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 27/06/2014 lAcessos: 17

    Comments on this article

    0
    Juninho 29/10/2010
    Eu acho legal essa de combustiveis limpos
    porque ajuda a preservar o meio ambiente dos gases poluentes

    Mas eu tenho uma pergunta esses gases são totalmente limpos ou prejudicam um pouco a atmosfera ?
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast