Lixo: O Que É Lixo?

Publicado em: 17/04/2008 |Comentário: 1 | Acessos: 4,490 |

LIXO: O Que é Lixo?

Desde “pititicos” aprendemos que lixo é lixo. Ok! Mas o que será que é lixo?

Parece-nos que tudo que não nos serve mais é lixo, entretanto o que para nós é lixo para outros é fonte de renda ou mesmo sobrevivência.

Se não gostamos mais de uma roupa... vira lixo? Os restos de alimentos... viram lixo? Os papeis que não nos servem mais... viram lixo?

Oras, basta imaginar que centenas e centenas de catadores de lixo vivem e ganham seu pão do nosso lixo. Então há de se considerar que descartamos muitas das vezes algo que serve para reutilização ou reciclagem.


Se estivermos jogando alimentos no lixo, por certo estamos comprando em quantidades acima do que propriamente consumimos. Será que já não é hora de deixar o consumismo de lado e partimos para um consumo mais consciente?

Sabemos que não há como não produzir lixo, entretanto podemos reduzir o volume diário. Levando-se em consideração que cada pessoa produz o equivalente a 300 quilos anuais de lixo o cenário torna-se alarmante se somados aos 6.400 milhões de habitantes no planeta.

Algumas medidas devem ser tomadas, independente de situação financeira ou status social de cada um. Temos que repensar nossos padrões de consumo e reduzir a produção de lixo.

Inobstante a redução do volume diário, a segregação da produção há de ser realizada de forma a proporcionar a reutilização e reciclagem do lixo, uma vez que ao juntarmos os materiais recicláveis ou reutilizáveis com outros materiais não reaproveitáveis estamos impactando o meio ambiente e dificultando ou impossibilitando a reciclagem ou reutilização.

Devemos pensar duas vezes antes de descartar qualquer material de forma a segregar o reaproveitável do lixo propriamente dito.

Avaliar artigo
5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 7 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/meio-ambiente-artigos/lixo-o-que-e-lixo-389774.html

    Palavras-chave do artigo:

    lixo

    Comentar sobre o artigo

    Maria Edilene Vilarinho

    Este artigo tem como objetivo questionar as possibilidades e desafios da utilização do lixo como meio de preservar a natureza. A natureza não é algo que está simplesmente fora do homem. O que seria dos nossos pulmões se faltasse oxigênio na atmosfera? O que seria do nosso corpo sem água, sem carbono, sem energia?

    Por: Maria Edilene Vilarinhol Educação> Ensino Superiorl 30/08/2010 lAcessos: 1,568

    Este artigo faz uma reflexão do lixo que não é reaproveitado, o qual traz além de um desperdício, é prejudicial para o meio ambiente. O problema do lixo tem três facetas. É um problema econômico, um desafio ambiental e um pesadelo potencial de relações públicas. A concentração demográfica nas grandes cidades e o grande aumento do consumo de bens geram uma enorme quantidade de resíduos de todo tipo, procedentes tanto das residências como das atividades públicas e dos processos industriais.

    Por: Andréia e Vanicéial Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 13/09/2010 lAcessos: 535
    Antonio Carlos Machado

    O presente artigo analisará a problemática do lixo, direcionando para a execução da Educação Ambiental no meio escolar, cujo objetivo é incentivar o exercício da conscientização socioambiental para conservar e preservar o meio ambiente em que vivemos.Os resultados referentes às atividades foram de cunho satisfatório, pois a Educação Ambiental tem grande valor na veiculação de conhecimentos de preservação e utilização dos recursos sustentáveis como o processo de reciclagem.

    Por: Antonio Carlos Machadol Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 03/12/2011 lAcessos: 873
    Odalberto Domingos Casonatto

    O chamado "depósito de lixo dos Oceanos", localizado no Oceano Pacífico, esta envergonhando a humanidade e a cada dia se torna maior. Hoje se calcula ter a dimensão do Estado de Minas Gerais, podendo ser maior. Outro alerta é que perto de nós no Oceano Atlântico também começa se formar montanhas de lixo de plástico acumulado pelas correntes marítimas. A humanidade não pode se contentar com denúncias, mas urgentemente tomar decisões que mudem as atitudes do ser humano frente ao lixo de plástico.

    Por: Odalberto Domingos Casonattol Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 15/09/2014
    Maria Helena Ferreira Santos

    O lixo que pensamos ser inútil, pode trazer muitos benefícios para a sociedade, desde que haja um processamento adequado deste lixo, lixo tratado é lucro certo tanto para nós seres-humanos, para a natureza ,para a sociedade em um sentido geral e inclusive para a camada de ôzonio. A inserção do lixo novamente na cadeia de consumo trazendo novos benefícios e maiores lucros é responsabilidade de toda a nossa sociedade.

    Por: Maria Helena Ferreira Santosl Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 19/03/2012 lAcessos: 134

    A natureza trabalha em ciclos – "nada se perde, tudo se transforma". A partir da identificação dos problemas causados pelo excesso de lixo esta pesquisa tem por finalidade de sensibilizar crianças e jovens para os danos que essa ação está causando a natureza. Tendo como objetivo geral a pesquisa irá promover ações que possam conscientizar a comunidade escolar, como também os professores e demais funcionários e como objetivo específico implantar um sistema de coleta seletiva dentro da escola, ond

    Por: GISELE TAVARESl Educação> Ciêncial 02/12/2011 lAcessos: 312

    O contexto deste artigo demonstrar que existe uma maneira racional e reponsável para o manuseio de lixo eletrônico. Foi usada como metodologia uma pesquisa bibliográfica e de campo em caráter quantitativo, a qual foi usado três empresas para efeito de levantamento de informações em relação ao assunto abordado no artigo. Pode-se analizar na pesquisa que as empresas tem conhecimento no assunto abordado, mas pecam em relação ao descarte e o reaproveitamento do lixo eletrônico nas organizações.

    Por: FelipePracianol Tecnologia> Tecnologiasl 11/06/2013 lAcessos: 152
    Mathias Gonzalez

    Eu vi o filme "Lixo extraordinário" do Vic Muniz com direção do mestre João Jardim e sua equipe. É um tapa com luva de boxe no queixo dos governantes e legisladores. Todos eles. O documentário retrata a vida de meia dúzia dos catadores de lixo do Jardim Gramacho, escolhidos laboriosamente para comporem a peça cinematográfica que foi indicada para o Oscar em 2011. Eis os meus comentários sobre o filme e sobre o que ainda pode ser feito nos lixões deste país.

    Por: Mathias Gonzalezl Educação> Ciêncial 05/03/2012 lAcessos: 570
    Witer Brasil

    Com grande promiscuidade, geralmente em locais pouco visíveis aos moradores, os lixões estão próximos às cidades, com cheiro forte e desagradável, resíduos de toda natureza. De pensar é um rejeito social, de ver é repugnante.

    Por: Witer Brasill Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 03/04/2010 lAcessos: 3,423 lComentário: 1
    Odalberto Domingos Casonatto

    O chamado "depósito de lixo dos Oceanos", localizado no Oceano Pacífico, esta envergonhando a humanidade e a cada dia se torna maior. Hoje se calcula ter a dimensão do Estado de Minas Gerais, podendo ser maior. Outro alerta é que perto de nós no Oceano Atlântico também começa se formar montanhas de lixo de plástico acumulado pelas correntes marítimas. A humanidade não pode se contentar com denúncias, mas urgentemente tomar decisões que mudem as atitudes do ser humano frente ao lixo de plástico.

    Por: Odalberto Domingos Casonattol Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 15/09/2014

    Este artigo objetiva analisar a importância da agroecologia como um meio sustentável visando acabar com o uso dos agrotóxicos. O presente artigo mostra a agroecologia como uma alternativa que veio para amenizar os diversos problemas e impactos ambientais que surgem na agricultura e também para eliminar o uso do agrotóxico no campo.

    Por: janil Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 10/09/2014
    Benedicto Ismael Camargo Dutra

    Agora, surge uma visão desoladora com a limitação de recursos naturais, alterações do clima, crise econômico-financeira. O homem sempre fugindo de sua responsabilidade de ser um beneficiador, impondo sua vontade, sem refletir que a vida é uma passagem rápida.

    Por: Benedicto Ismael Camargo Dutral Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 20/08/2014 lAcessos: 11
    Adilson Stewart

    Os primeiros incineradores deixaram uma imagem negativa, mas contudo foram responsáveis pelas pesquisas que se seguiram até que se chegasse a filtragens adequadas dos gases oriundos da queima. Do penico aos filtros atuais é este caminho que vemos neste texto.

    Por: Adilson Stewartl Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 30/06/2014 lAcessos: 15
    Adilson Stewart

    Bons exemplos devem ser observados com mais atenção. A Noruega é uma boa prova disto, afinal eles estão importando lixo para queimarem em seus incineradores, enquanto por aqui, alguns recebem o dinheiro para o lanche e transporte para levantarem placas contra os incineradores sem ao menos ter uma noção do que isso significa. O Brasil tem sentido a mudança climática, assim como todo o planeta e precisamos estar atentos.

    Por: Adilson Stewartl Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 27/06/2014 lAcessos: 13
    Adilson Stewart

    Somos, entre outras coisas, o pais do futebol, não há como negar, mas não vivemos ou sobrevivemos desta atividade, apenas um pequeno e seléto grupo vive. Nossa realidade nos impulssiona a ver o quanto a administração pública deixa para tráz em favor da realização de um campeonato mundial de futebol aqui e nem só para o futebol somos a "bola da vez".

    Por: Adilson Stewartl Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 27/06/2014
    Sergio Rosa

    Não há como negar que as normas ou diretrizes impostas pela Organização Mundial de Saúde em relação à qualidade da água para o consumo humano é extremamente rígida e eficaz. Mesmo assim milhões de pessoas no mundo inteiro, principalmente crianças de até cinco anos, ainda morrem ou sofrem doenças causadas por água contaminada ou de má qualidade. Doenças ou mortes que poderiam ser evitadas simplesmente melhorando a qualidade do serviço de saneamento

    Por: Sergio Rosal Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 26/06/2014 lAcessos: 13

    Adote hábitos de alimentação saudável para colaborar com a neutralização de emissõe de carbono e adquirir créditos de carbono

    Por: Tiago Flores Diasl Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 24/06/2014

    Estamos chegando aos nossos limites! Estamos a cada dia, mais e mais, cansados de tanta corrupção, de tanta falta de respeito e, portanto, de tanto descaso para com os valores éticos. O consumidor tem os olhos atentos e a tendência é que fiquem mais atentos ainda às empresas destituídas de ética.

    Por: Degmar Augusta da Silval Negócios> Gestãol 25/01/2009 lAcessos: 4,330 lComentário: 1

    Mas a questão aqui tratada não é sobre o que comprar ou não comprar para o natal...aqui queremos relembrar que o significado do natal é muito maior que presentes e se tivermos que presentear alguém, esse alguém é Jesus, entretanto podemos presentear Jesus e nossos irmãos ao mesmo tempo...podemos através de gestos ou atitudes alegrar corações, abrir sorrisos em rostos tristes, amparar os desamparados e devolver esperança aos que já não as tem.

    Por: Degmar Augusta da Silval Notícias & Sociedade> Cotidianol 17/12/2008 lAcessos: 405

    Embora nas últimas décadas os problemas ambientais tenham ganhando importância e grande espaço nas discussões políticas, necessário esclarecer que as primeiras preocupações com a qualidade do ar datam de longe, já na era pré-cristã, sendo tal fato devido ao uso do carvão como combustível, uma vez que as cidades dessa época apresentavam problemas relacionados à baixa qualidade do ar. Face do agravamento da situação nas cidades da era pré-cristã, no final do séc. XIII foram baixados os primeiros atos de controle de emissão de fumaça.

    Por: Degmar Augusta da Silval Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 05/12/2008 lAcessos: 13,751

    É bom ressaltar, que tais atitudes não devem se ater à épocas natalinas...onde todo cidadão enche o peito para dizer: eu ajudei a creche tal...eu comprei fraudas pro asilo fulano de tal...nós da empresa X promovemos uma arrecadação de alimentos. Que fique bem claro: Ser socialmente responsável não é nenhum favor prestado pela empresa e sim o complemento de um ciclo, uma vez que a empresa extrai da sociedade e do meio ambiente, recursos para sua produção.

    Por: Degmar Augusta da Silval Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 21/11/2008 lAcessos: 242

    A escola sendo um ambiente social interativo, necessita de atitudes que visem à formação de cidadãos com valores, de forma a respeitarem as pessoas e suas diferenças.

    Por: Degmar Augusta da Silval Educação> Ciêncial 29/10/2008 lAcessos: 39,845 lComentário: 10

    Poucas são as pessoas que passam por nossas vidas e nos amam pelo que somos e não pelo que temos, e raras são as que nos acompanham nos piores momentos... por serem tão raras deveríamos dar mais valor as que estão ou estiveram ao nosso lado, pois um dia elas nos farão falta...

    Por: Degmar Augusta da Silval Relacionamentos> Relações Amorosasl 24/10/2008 lAcessos: 265

    Uma educação sem fronteiras e que trabalhe no sentido de mitigar as diferenças existentes, não é tarefa fácil, requer preparo por parte do professor, uma vez que para lidar com as adversidades é necessário compreender como elas se manifestam e em que contexto. Entretanto o professor que acolhe seus alunos, sendo um professor reflexivo que percebe e respeita as diferenças de cada um, constrói um ambiente de igualdade, sem fronteiras e propicia uma segurança que refletirá em um melhor e maior aprendizado.

    Por: Degmar Augusta da Silval Educação> Ciêncial 23/10/2008 lAcessos: 10,731

    A proposta de uma educação voltada para a diversidade coloca aos educadores o grande desafio de estarem atentos às diferenças econômicas, sociais e raciais e ainda e buscarem o domínio de um saber crítico que permita interpretá-las.

    Por: Degmar Augusta da Silval Educação> Ciêncial 23/10/2008 lAcessos: 3,633

    Comments on this article

    0
    lui 02/04/2009
    quero saber de onde vem o lixo
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast