Meio ambiente e educação na natureza

Publicado em: 15/07/2012 | Acessos: 129 |

As causas de agressões ao meio ambiente são de ordem política, cultural e econômica. A sociedade civil ainda não prioriza, como deveria, por insensibilidade, a defesa do meio ambiente. Ao contrário das sociedades indígenas, cuja cultura respeitava a natureza, o homem moderno só começou a perceber a necessidade de combater a poluição quando os efeitos dela lhes caíram sobre a cabeça. Empresários com visão de curto prazo, inescrupulosos e indiferentes aos danos ao meio ambiente, deixaram em segundo plano o controle ambiental.

Os problemas causados ás populações pelas poluições do ar e da água são incontáveis. Entre eles citam-se as doenças de toda a sorte.

As leis brasileiras são claras quanto a proteção ambiental em nosso território nacional.

"artigo 3º,I da lei 6938/91 é o conjunto de condições, leis, influências, e interações de ordem química, física e biológica que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas."

As ações do governo no que lhes competem a educação ambiental, são pouco eficientes no que se referem a projetos de saneamento básico, no controle do uso do solo e em muitos outros casos, no que se refere a preservação ambiental.

A defesa e educação ambiental do meio ambiente, em nosso país, ao contrário dos países do primeiro mundo, é ainda pouco cobrada pela população, haja vista existirem muitas outras propriedades relacionadas com o estado geral de pobreza da Nação e isso é ruim, porque a degradação ambiental é um fator altamente contribuinte para o abaixamento da qualidade de vida o que, por sua vez, implica em geração de mais pobreza.

"No princípio, DEUS deixou a cargo da humanidade o cuidado do mundo belo e   perfeito." A Bíblia diz em Gêneis 2:!5 "Tomou, pois, o SENHOR DEUS o homem

        e o pôs no jardim do éden para o lavrar e guardar."

             DEUS quer que sejamos digno de confiança na mordomia dos nossos recursos. A Bíblia diz em 1 Coríntios 4:2 "Ora, além disso, o que se requer nos despenseiros é que cada um seja encontrado fiel."

DEUS avisa que aqueles que destroem a terra, serão destruídos. A Bíblia diz em Apocalipse 11:18 "Iram-se, na verdade, as nações, então veio a tua ira, e o tempo de serem julgados os mortos, e o tempo de dares recompensa aos teus servos, os profetas, e aos santos, e aos que temem o teu nome, a pequenos e a grandes, e o tempo de destruíres os que destroem a terra."

Tudo aquilo que se quer ou se deve praticar,tem que ser aprendido e para que seja realmente aprendido, tem que ser ensinado de forma bem sistematizada.

A educação ambiental é de uma importância tal que transcende o que muita gente pensa. Não se resume aos cuidados que se devam ter com as plantas e os animais, é muito mais que isso. O seu objetivo é transformar comportamentos que visam mostrar que é possível o desenvolvimento com um mínimo de agressão ao meio ambiente, mostrar que certos procedimentos melhoram a qualidade de vida e protegem a saúde a curto médio e longo prazo, prorrogar o tempo de utilização dos recursos naturais, dando chance para os que virão depois, também poderem se valer deles para as suas necessidades.

Dessa forma, qualquer programa de educação ambiental deve levar para o banco do aprendizado, sem distinção, todas as camadas da sociedade, sem distinção de idades e crenças políticas e religiosas.

Á medida que cresce a preocupação com os problemas globais que se relacionam com a sadia qualidade de vida e com a conservação do ambiente para as futuras gerações, que a DECLARAÇÃO DE ESTOCOLMO recomendava, a legislação ambiental passou também a orientar ao meio ambiente construído ou modificado pelo homem. Igualmente aqui a regulamentação do meio ambiente construído subdivide-se em vários ordenamentos jurídicos, a saber: saneamento, ordenamento urbano, atividades industriais, de transporte, lazer, habitação, artes e cultura, tendo como característica comum a regulamentação das diversas atividades humanas que participam da criação ou conservação do referido ambiente, na medida em que essas possam provocar impactos adversos seja para o meio natural seja para os seres humanos ou para o próprio ambiente criado. Daí a sua inclusão na categoria dos interesses metaindividuais, denominados interesses difusos, que seguramente abrangem o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, mencionado pela Constituição Federal no seu artigo 225.

"A conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, tendo-se

Reunido em Estocolmo, de 5 a 16 de junho de 1972, e considerando a necessidade de um ponto de vista e de princípios comuns para inspirar

e guiar os povos na preservação e melhoria do meio  ambiente."

                 Depois de afirmar a natureza fundamental do direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado como bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, e de indicar a necessidade da defesa e preservação desses bens para as presentes, e futuras gerações, a Constituição Federal de 1988 enfatiza, no parágrafo terceiro do artigo 225 que "as condutas e atividades lesivas ao meio ambiente sujeitarão os

infratores, pessoas físicas e jurídicas, a sanções penais e administrativas, independentemente da obrigação de reparar o dano."

Foi assim, inquestionavelmente recomendada a intervenção penal em todas as questões referentes a atuações lesivas ao meio ambiente, entre elas as que são dirigidas contra os bens que integram o patrimônio cultural, da mesma forma em que essa tutela é reclamada, como última razão da proteção jurídica, para a garantia efetiva dos direitos ambientais que a Constituição enumera, atestando a gravidade do problema e a sua importância para o ordenamento jurídico.

O objetivo deste artigo é o ato de preservar o meio ambiente como um todo, não apenas parte dele. Como os problemas ambientais provocado pelo homem nos últimos tempos, a questão da preservação ambiental tem sido muito discutida, ou seja, o homem tem dado mais importância a preservação do meio ambiente. Muitas pessoas pensam que não jogar lixo nas ruas, separar do lixo reciclável do não reciclável é o suficiente para resolver o problema. Não é bem assim que funciona, pois o meio ambiente não restringe a vegetação, aos rios ou córregos que encontramos na cidade, é algo bem mais abrangente como, por exemplo, a preservação das florestas, nascentes, entre outros.

A preservação é um conjunto de medidas que devem ser adotadas por todos, de forma a garantir o futuro do nosso planeta para as novas gerações.

Atualmente, a preservação ambiental se torna praticamente obrigatória em todo o mundo, devido ás graves conseqüências originadas pela degradação do meio ambiente.

Sendo a preservação a única maneira de amenizar ou até mesmo acabar com tais conseqüências. Conscientizar, alunos e professores do ensino adventista a preservarem o meio ambiente da melhor forma possível, desenvolvendo projetos e trabalhos sobre o assunto.   

  

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/meio-ambiente-artigos/meio-ambiente-e-educacao-na-natureza-6054485.html

    Palavras-chave do artigo:

    meio ambiente

    ,

    poluicao

    ,

    ar

    Comentar sobre o artigo

    O meio ambiente bem comum de uso do povo. O tema abordado neste trabalho tem como finalidade o seguinte questionamento: há instrumentos legais e administrativos para proteger e conservar o meio ambiente? O objetivo geral: confrontar aspectos positivos e negativos sobre a preservação e conservação ambiental, uma vez que há legislações e doutrinas, que disciplinam o tema, mas não conseguem atingir essa meta legal na sua totalidade.

    Por: joão batistal Direito> Legislaçãol 15/05/2012 lAcessos: 343
    Luiz Otavio D. Pinheiro

    Considerações sobre sobre a ecologia, os ecologistas e o meio ambiente de uma maneira geral.

    Por: Luiz Otavio D. Pinheirol Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 27/07/2010 lAcessos: 127
    GUTEMBERG MARTINS DE SALES

    RESUMO: A pesquisa apresenta algumas orientações teóricas referentes à educação infantil e a educação ambiental, visando proporcionar metodologias de exploração aos problemas ambientais orientados por princípios, valores e habilidades necessárias aos educandos para resolverem problemas. Além dessa discussão, pretendem-se aqui abordar as questões ambientais da atualidade e as chamadas oito metas do milênio para a qualidade de vida.

    Por: GUTEMBERG MARTINS DE SALESl Educação> Educação Infantill 05/07/2011 lAcessos: 2,822
    Antonio Carlos Machado

    O presente artigo tem como foco a discussão sobre o processo irregular de urbanização, que desencadeia conseqüências para a propagação da degradação do meio ambiente. E tem como objetivos realizar uma análise dos principais impactos ambientais, ocasionados pelo processo de urbanização aleatória no município de Coroatá, delinear medidas preventivas para tentar sanar esse problema atual das pequenas e grandes cidades brasileiras e identificar os impactos ambientais, causados pela ocupação desigual

    Por: Antonio Carlos Machadol Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 03/12/2011 lAcessos: 1,142

    Análise da preocpação ambiental internacional e os meios para essa proteção ambiental.

    Por: Marcelo Silval Direitol 15/01/2009 lAcessos: 16,551

    meio ambiente e direito João Pedro Ornelas "O meio ambiente é, assim, a interação do conjunto dos elementos naturais, artificiais e culturais, que propiciem o desenvolvimento equilibrado da vida em todas as suas formas. A integração busca assumir uma concepção unitária do ambiente, compreensiva dos recursos naturais e culturais".

    Por: joão pedrol Direito> Legislaçãol 25/05/2008 lAcessos: 8,639 lComentário: 4

    Educadores de Sergipe reclamam dos diversos problemas de saúde por conta do esgoto a céu aberto e demais tipos de poluição de rios como São Francisco (que antes de desaguar no Oceano Atlântico passa por Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas), além de rios como Poxim e Piautinga, respectivamente em Aracaju e em Estância (SE).

    Por: Rosi Chequel Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 02/04/2010 lAcessos: 432 lComentário: 16

    A criação da data foi em 1972, em virtude de um encontro promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas), a fim de tratar assuntos ambientais, que englobam o planeta, mais conhecido como conferência das Nações Unidas.

    Por: Valéria Reani Rodrigues Garcial Educação> Ensino Superiorl 24/06/2010 lAcessos: 177

    INTRODUÇÃO A cada dia que se passa surgem novas industrias, se produz mais carros, constroem-se mais casas, desmatam se mais em fim as cidades crescem e com esses crescimentos desordenados surgem fatores que prejudicam a população e o meio ambiente. Estudar o meio ambiente,o serviço social consequentimente se fará necessario estudar a educação ambiental, como conscientizar a população quanto ao real quadro em que se encontra o meio ambiente. Estudar o meio ambiente requer um estudo só

    Por: Ralianal Educação> Ensino Superiorl 11/11/2010 lAcessos: 5,738
    JORGE FLOQUET

    Ainda sobre a queima de fogos que acontece nos finais de ano, observem que a cada ano que se passa tornam-se mais potentes e duradouras. Onde está o ministério público que não proíbe esse absurdo? Na queima de fogos, são três tipos de poluição: sonora, química e luminosa. Tudo bem, você acha bonito, não é? Mas, os animais que estão no seu entorno e em repouso? Que fogem assustados batendo em tudo que encontra pela frente e não voltam aos seus ninhos? O que se pode afirmar dos seus filhotes?

    Por: JORGE FLOQUETl Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 20/01/2015
    Michele Bazilio

    O artigo não defende o acesso irrestrito de cães nas areias, mas também não aprova uma proibição absoluta tal como frequentemente imposta. Reconhece a preocupação relativa à saúde pública, entretanto busca oferecer alternativas. Acima de tudo, convida à reflexão sobre se seriam os cães, os melhores amigos do homem, os verdadeiros culpados pela enorme poluição que hoje atinge areias e mares.

    Por: Michele Baziliol Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 19/01/2015 lAcessos: 19
    JORGE FLOQUET

    Não! Embora estejamos em pleno final de ano, não se trata da minha participação em maratotonas. Se trata de uma teoria científica que, devido a extrema urgência, tem que ser repassada imediatamente para aqueles que serão beneficiados. Por isso, fui acordado às 03h00 de 30/12/2014, para ser o facilitador desse aviso: à semelhança do que aconteceu no litoral santista no último dia 29/12/2014, evitem aglomeração neste final de ano em áreas propensas à descarga atmosférica, pois muitos choros

    Por: JORGE FLOQUETl Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 30/12/2014
    JORGE FLOQUET

    Neste sentido, a época atual –Réveillon- torna-se uma período de extremo perigo para aqueles que habitam ou se deslocam num ambiente de fortes descargas atmosféricas.Ou seja, os particulados provenientes da queima dos fogos de artifícios ou poluição diminuem, em muito, a rigidez dielétrica trazendo grandes riscos à população.Principalmente em locais de forte aglomeração.Perigo !

    Por: JORGE FLOQUETl Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 29/12/2014
    marli frageri

    concientizar as crianças para que tenhamos um futuro garantido sem tantos danos a saude.

    Por: marli frageril Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 03/12/2014
    eva maria silva oliveira

    É difícil acreditar, mas a água também pode acabar. A impermeabilização acelerada do solo e a destruição da cobertura vegetal e das matas ciliares diminuem a capacidade de renovação dos lençóis freáticos.

    Por: eva maria silva oliveiral Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 01/12/2014 lAcessos: 13
    Jose Bechane

    Resumo Esse artigo foi criado no intuito de apresentar uma questão das casas construidas nos terrenos entulhados em zonas baixas afim de contribuir a despertar atenção sobre este problema as pessoas, a busca de uma consciencialização da sociedade sobre o assunto. O mesmo relata os riscos que ocorrem nestes locais no tempo chuvoso ou melhor contrapõe-se das construções nas proximidades dos locais lamacentos sem mínimas condições.

    Por: Jose Bechanel Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 23/11/2014

    No dia 03 de dezembro de 2011, os participantes do 3º Congresso Ibero-Americano de Engenharia Civil, realizado em Curitiba, aprovaram um Manifesto por Inovações no Pensar, Conceber e Gerir as cidades. Neste, os engenheiros, após debaterem amplamente o tema "Experiências e Conceitos Inovadores de Engenharia Civil nas Cidades"...

    Por: Central Pressl Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 13/11/2014 lAcessos: 11

    O processo de aprendizagem de uma linguá estrangeira envolve obrigatoriamente a percepção de que se trata da aquisição de um produto cultural complexo. Esse aprendizado iniciado no ensino fundamental, implica o cumprimento de etapas bem delineadas que, no ensino médio, culminarão com o domínio de competências e habilidades que permitirão ao aluno utilizar esse conhecimento em multimídias esferas de sua vida pessoal, acadêmicas e profissional.

    Por: Letícia ídalicia de oliveiral Educação> Línguasl 11/11/2012 lAcessos: 46

    Este trabalho tem como finalidade examinar algumas concepções de texto, coesão, coerência, narração, descrição e dissertação que vem sendo realizadas por vários lingüistas no campo da gramática textual. Esta busca teórica foi precisa, para que depois conseguíssemos analisar as redações de vestibulares. Para isso foi utilizada a pesquisa bibliográfica e a análise das produções.

    Por: Letícia ídalicia de oliveiral Educação> Línguasl 18/07/2012 lAcessos: 1,171

    Os aspectos que envolvem a inclusão fazem parte do momento histórico educacional, o qual demanda mudanças. Estas não ocorrem de modo rápido e também não são de fácil execução, pois os conceitos anteriores necessitam ser desconstruídos e ao mesmo tempo os novos conceitos que circulam no âmbito escolar se conflitam com aqueles existentes. Desta maneira, será no cotidiano deste implementar da inclusão escolar, através das experiências e reflexões das mesmas, que se estabelecerão neste processo soci

    Por: Letícia ídalicia de oliveiral Educaçãol 15/07/2012 lAcessos: 139
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast