Pombos - Pragas urbanas protegidas por lei. Repelente de pombos, repelente para pombos

Publicado em: 08/03/2011 |Comentário: 0 | Acessos: 1,596 |

Apesar de não pertencer a fauna brasileira o pombo urbano e protegido por lei federal, tornando-se crime inafiançável o abate deste tipo de ave.

O pombo-doméstico não é uma ave nativa das Américas. Ele originou-se a partir da pomba-das-rochas (Columba livia) da Europa, norte da África, Oriente Médio e Ásia, que foi domesticada e, como tal, introduzida pelo homem em praticamente todo o mundo. Em muitos lugares, pombos domésticos que escaparam, perderam-se ou foram intencionalmente soltos reverteram a um estado selvagem ou semi-selvagem, dando origem às populações ferais hoje estabelecidas em muitas cidades e também na zona rural. No Brasil, o pombo-doméstico foi introduzido pelos europeus já no século XVI, tendo-se adaptado muito bem aos grandes centros urbanos, devido à facilidade de encontrar alimento e abrigo.

Em liberdade, os pombos-domésticos permanecem próximos de habitações humanas, onde podem causar diversos problemas quando presentes em número excessivo. As fezes ácidas dos pombos, além de sujar, podem provocar danos à pintura de veículos e ao patrimônio histórico e artístico, bem como matar plantas ornamentais e gramados. O acúmulo de penas, fezes e restos de ninhos pode causar entupimentos em calhas ou tubulações de escoamento pluvial e o apodrecimento precoce de forros de madeira. Em armazéns, mercados ou depósitos, os pombos podem promover a contaminação de alimentos, pois transportam bactérias em seus pés. Além disso, em locais onde há concentração dessas aves freqüentemente também há proliferação de ratos, baratas e moscas. Mais importante, porém, pombos desempenham um importante papel na transmissão de várias doenças que  cometem humanos e animais domésticos, tais como criptococose, histoplasmose, ornitose, salmonelose, toxoplasmose, encefalite, dermatites, alergias respiratórias, doença de Newcastle, aspergilose e tuberculose aviária. Em muitos lugares, o pombo-doméstico já atingiu a condição de praga urbana, em razão de sua superpopulação, dos prejuízos econômicos que causa e dos riscos que representa à saúde pública, sendo necessário o controle populacional. Porém, é importante lembrar que, apesar de não pertencerem a uma espécie nativa do Brasil, os pombos que vivem em liberdade em nosso meio são considerados parte integrante da fauna silvestre brasileira, estando, portanto, amparados pela legislação de proteção à fauna. O seu controle deve ser feito por pessoas devidamente autorizadas e deve ser precedido de uma declaração de nocividade emitida por órgão governamental da área da Saúde, Agricultura ou Meio Ambiente. Além disso, a eliminação direta dos animais só pode ser realizada quando tiverem sido esgotadas medidas de manejo ambiental que restrinjam o acesso aos abrigos e fontes de alimento (Instrução Normativa IBAMA N° 109, de 03/8/2006). Do contrário, qualquer ação de controle que resulte na morte, danos físicos, sofrimento ou apreensão dos animais pode ser considerado crime passível das penas previstas em lei.

 

Medidas de controle

São muitas as ações recomendadas para auxiliar na solução de problemas causados por pombos-domésticos. Atualmente a medidas de controles mais comuns, são a utilização de repelentes em forma de gel ou repelente eletrônico.

O gel repelente funciona da seguinte forma: No local infestado deve ser retirados, ninhos, ovos e filhotes, para este procedimento utilize luvas e mascaras, pois as fezes e piolhos são condutores de diversas doenças.

Depois do local limpo e seco utilize a espátula que acompanha o produto e aplique em faixas continuas de 3 a 4mm de espessura e de 3 a 4 de largura. O gel repelente Byebird repele a ave por contato, onde tiver o produto à ave não permanece, tem durabilidade media de 06 meses a 01 ano, não sai com água e nem derrete com o calor, sendo totalmente atóxico, não causando danos ao meio ambiente!

Este produto e comercializado a mais de 12 anos.

O aparelho eletrônico repele as aves por ultrasom, sua melhor eficiência e comprovada em locais fechados, pois o ultrasom fica concentrado inibindo a presença dos pombos. A casa dos repelentes possui uma linha completa de produtos, para proteger pessoas e o meio ambiente.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/meio-ambiente-artigos/pombos-pragas-urbanas-protegidas-por-lei-repelente-de-pombos-repelente-para-pombos-4369000.html

    Palavras-chave do artigo:

    repelente de pombos

    ,

    repelente para pombos

    ,

    repelente eletronico de pombos

    Comentar sobre o artigo

    Casa dos Repelentes

    Pensando no bem estar e segurança de sua família, a Casa dos Repelentes tem uma linha completa de repelentes eletrônicos, um repelente eletrônico ecologicamente correto que auxilia na redução de quantidade de pernilongos, formigas, ratos, baratas e pombos no ambiente. Seu principio de funcionamento está baseado na emissão de sinais sonoros não audíveis pelos seres humanos, mas que incomodam os insetos, fazendo com que eles saiam do local.

    Por: Casa dos Repelentesl Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 10/03/2011 lAcessos: 2,337
    Casa dos Repelentes

    A casa dos repelentes surgiu para preencher um espaço cada vez mais crescente de produtos ecólogicos. Dada a preocupação com a degradação do meio ambiente, o mixo de produtos ecologicos esta crescendo.Agora voce pode se ver livre de pombos, pardais, morcegos, ratos e insetos em geral, sem contaminar sua residência ou industria. Os produtos, como o gel repelente BYEBIRD e APARELHOS ULTRASOM, de longa duração, foram testados e aprovados por milhares de consumidores, que resolveram seus problemas

    Por: Casa dos Repelentesl Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 07/03/2011 lAcessos: 1,233
    Odalberto Domingos Casonatto

    O chamado "depósito de lixo dos Oceanos", localizado no Oceano Pacífico, esta envergonhando a humanidade e a cada dia se torna maior. Hoje se calcula ter a dimensão do Estado de Minas Gerais, podendo ser maior. Outro alerta é que perto de nós no Oceano Atlântico também começa se formar montanhas de lixo de plástico acumulado pelas correntes marítimas. A humanidade não pode se contentar com denúncias, mas urgentemente tomar decisões que mudem as atitudes do ser humano frente ao lixo de plástico.

    Por: Odalberto Domingos Casonattol Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 15/09/2014

    Este artigo objetiva analisar a importância da agroecologia como um meio sustentável visando acabar com o uso dos agrotóxicos. O presente artigo mostra a agroecologia como uma alternativa que veio para amenizar os diversos problemas e impactos ambientais que surgem na agricultura e também para eliminar o uso do agrotóxico no campo.

    Por: janil Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 10/09/2014
    Benedicto Ismael Camargo Dutra

    Agora, surge uma visão desoladora com a limitação de recursos naturais, alterações do clima, crise econômico-financeira. O homem sempre fugindo de sua responsabilidade de ser um beneficiador, impondo sua vontade, sem refletir que a vida é uma passagem rápida.

    Por: Benedicto Ismael Camargo Dutral Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 20/08/2014 lAcessos: 12
    Adilson Stewart

    Os primeiros incineradores deixaram uma imagem negativa, mas contudo foram responsáveis pelas pesquisas que se seguiram até que se chegasse a filtragens adequadas dos gases oriundos da queima. Do penico aos filtros atuais é este caminho que vemos neste texto.

    Por: Adilson Stewartl Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 30/06/2014 lAcessos: 15
    Adilson Stewart

    Bons exemplos devem ser observados com mais atenção. A Noruega é uma boa prova disto, afinal eles estão importando lixo para queimarem em seus incineradores, enquanto por aqui, alguns recebem o dinheiro para o lanche e transporte para levantarem placas contra os incineradores sem ao menos ter uma noção do que isso significa. O Brasil tem sentido a mudança climática, assim como todo o planeta e precisamos estar atentos.

    Por: Adilson Stewartl Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 27/06/2014 lAcessos: 15
    Adilson Stewart

    Somos, entre outras coisas, o pais do futebol, não há como negar, mas não vivemos ou sobrevivemos desta atividade, apenas um pequeno e seléto grupo vive. Nossa realidade nos impulssiona a ver o quanto a administração pública deixa para tráz em favor da realização de um campeonato mundial de futebol aqui e nem só para o futebol somos a "bola da vez".

    Por: Adilson Stewartl Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 27/06/2014
    Sergio Rosa

    Não há como negar que as normas ou diretrizes impostas pela Organização Mundial de Saúde em relação à qualidade da água para o consumo humano é extremamente rígida e eficaz. Mesmo assim milhões de pessoas no mundo inteiro, principalmente crianças de até cinco anos, ainda morrem ou sofrem doenças causadas por água contaminada ou de má qualidade. Doenças ou mortes que poderiam ser evitadas simplesmente melhorando a qualidade do serviço de saneamento

    Por: Sergio Rosal Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 26/06/2014 lAcessos: 14

    Adote hábitos de alimentação saudável para colaborar com a neutralização de emissõe de carbono e adquirir créditos de carbono

    Por: Tiago Flores Diasl Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 24/06/2014
    Casa dos Repelentes

    Pensando no bem estar e segurança de sua família, a Casa dos Repelentes tem uma linha completa de repelentes eletrônicos, um repelente eletrônico ecologicamente correto que auxilia na redução de quantidade de pernilongos, formigas, ratos, baratas e pombos no ambiente. Seu principio de funcionamento está baseado na emissão de sinais sonoros não audíveis pelos seres humanos, mas que incomodam os insetos, fazendo com que eles saiam do local.

    Por: Casa dos Repelentesl Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 10/03/2011 lAcessos: 2,337
    Casa dos Repelentes

    Esta ave robusta, com seu bico curto e cônico, é uma criatura bastante familiar em todas as cidades. Existem mais de 60 espécies relacionadas na Europa, Ásia, África e América. O pardal instalou-se nos primeiros povoados há muito tempo atrás e hoje vive bem tanto no campo quanto nas cidades. Pardais e agricultores são inimigos porque o pardal causa grandes prejuízos nos pomares e plantações de cereais. Nas cidades, essas aves se reúnem ao entardecer em bandos muito barulhentos.

    Por: Casa dos Repelentesl Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 08/03/2011 lAcessos: 4,925
    Casa dos Repelentes

    A casa dos repelentes surgiu para preencher um espaço cada vez mais crescente de produtos ecólogicos. Dada a preocupação com a degradação do meio ambiente, o mixo de produtos ecologicos esta crescendo.Agora voce pode se ver livre de pombos, pardais, morcegos, ratos e insetos em geral, sem contaminar sua residência ou industria. Os produtos, como o gel repelente BYEBIRD e APARELHOS ULTRASOM, de longa duração, foram testados e aprovados por milhares de consumidores, que resolveram seus problemas

    Por: Casa dos Repelentesl Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 07/03/2011 lAcessos: 1,233
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast