Reciclagem de Pneus e Decoração

Publicado em: 06/09/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 2,703 |

Os pneus usados podem ser reutilizados após sua recauchutagem. Esta consiste na remoção por raspagem da banda de rodagem desgastada da carcaça e na colocação de uma nova banda. Após a vulcanização, o pneu "recauchutado" deverá ter a mesma durabilidade que o novo. A economia do processo favorece os pneus mais caros, como os de transporte (caminhão, ônibus, avião), pois neste segmento os custos são melhores monitorados.

Há limites no número de recauchutagem que um pneu suporta sem afetar seu desempenho. Assim sendo, mais cedo ou mais tarde, os pneus são considerados inservíveis e descartados. Os pneus descartados podem ser reciclados ou reutilizados para diversos fins. Neste caso, são apresentadas, a seguir, várias opções:

- Na engenharia civil:
O uso de carcaças de pneus na engenharia civil envolve diversas soluções criativas, em aplicações bastante diversificadas, tais como, barreira em acostamentos de estradas, elemento de construção em parques e playgrounds, quebra-mar, obstáculos para trânsito e, até mesmo, recifes artificiais para criação de peixes.

pneu-2-300x288.jpg

- Na regeneração da borracha:O processo de regeneração de borracha envolve a separação da borracha vulcanizada dos demais componentes e sua digestão com vapor e produtos químicos, tais como, álcalis, mercaptanas e óleos minerais. O produto desta digestão é refinado em moinhos até a obtenção de uma manta uniforme, ou extrudado para obtenção de material granulado.
A moagem do pneu em partículas finas permite o uso direto do resíduo de borracha em aplicações similares às da borracha regenerada.

- Na geração de energia:
O poder calorífico de raspas de pneu equivale ao do óleo combustível, ficando em torno de 40 Mej/Kg. O poder calorífico da madeira é por volta de 14 Mej/Kg.
Os pneus podem ser queimados em fornos já projetados para aperfeiçoar a queima.
Em fábricas de cimento, sua queima já é uma realidade em outros países. A Associação Brasileira de Cimento Portland ( ABCP ) informa que cerca de 100 milhões de carcaças de pneus são queimadas anualmente nos Estados Unidos com esta finalidade, e que o Brasil já está experimentando a mesma solução.

- No asfalto modificado com borracha:O processo envolve a incorporação da borracha em pedaços ou em pó. Apesar do maior custo, a adição de pneus no pavimento pode até dobrar a vida útil da estrada, porque a borracha confere ao pavimento maiores propriedades de elasticidade ante mudança de temperatura. O uso da borracha também reduz o ruído causado pelo contato dos veículos com a estrada. Por causa destes benefícios, e também para reduzir o armazenamento de pneus velhos, o governo americano requer que 5% do material usado para pavimentar estradas federais seja de borracha moída.

Asfalto+Borracha.jpg

Da próxima vez que trocar os pneus do seu carro, lembre-se de que eles podem se tornar peças exclusivas para a sua casa.

pneu+reciclado.jpg
Pneu velho, descartado em lugares proibidos, só traz problemas para a natureza e para a saúde do homem - além de demorar cerca de 600 anos para se decompor. Ele pode virar criadouro de mosquitos da dengue, poluir rios e entupir bueiros. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, também não podem ser incinerados a céu aberto, devido à emissão de substâncias altamente tóxicas.

Para diminuir o impacto ambiental que o produto causa, empresas investem na reutilização do material para fazer sapato, asfalto ecológico e até móveis. A empresa americana Bristol & Bath lançou a coleção Second chance ( segunda chance, em português). Entre os produtos feitos com materiais reutilizados, estão os dois modelos de pia Kobe, feitas com pneus. Uma solução ecologicamente correta e com efeito interessante. A partir de US$ 2,300.

Já a loja Recycoool desenvolve sofás, poltronas e mesinhas de centro com a câmara do pneu. Como a borracha dessa parte é mais maleável, o design dos móveis é marcado por gomos presos por uma armação de metal. Uma solução inteligente e criativa para não disperdiçar nenhuma parte da roda.

sofás+e+poltronas.jpg

Fonte:Express Rodas e Pneus

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/meio-ambiente-artigos/reciclagem-de-pneus-e-decoracao-3211556.html

    Palavras-chave do artigo:

    pneus

    ,

    pneu

    ,

    roda

    Comentar sobre o artigo

    Alguns fabricantes codificam os pneus para veículos para caminhonetes e jipes, de maneira diferenciada.

    Por: Biral Automóveis> Indústria automotival 27/10/2009 lAcessos: 363
    Gilson Pneus

    Aprenda a ler as informações do seu pneu e economizar com dicas de manutenção. "A atenção que ajuda a economizar", esse é o titulo de mais uma matéria publicada no Automania especial, do jornal O DIA, que disponibilizamos no nosso site.

    Por: Gilson Pneusl Automóveis> Indústria automotival 31/08/2010 lAcessos: 559
    Web pneu

    Tire suas dúvidas e saiba o que fazer quando o pneu do seu carro fura.

    Por: Web pneul Automóveisl 02/09/2011 lAcessos: 112
    Gilson Pneus

    Remold é um processo de reciclagem de pneus, que transformam pneus já rodado em novos, aproveitando carcaças que seriam descartadas. Esse processo além de ajudar ao meio-ambiente, gera pneus tão bons para uso, quanto novos.

    Por: Gilson Pneusl Automóveis> Indústria automotival 31/08/2010 lAcessos: 692
    Web pneu

    Alguns elementos que alteram a pressão são furos, pregos, válvulas em mau funcionamento e rodas amassadas. Na troca de pneus por novos, em carros com tração dianteira, coloque os novos atrás, pois essa parte precisa de mais aderência, já que não conta com a força matriz. Apesar de ser mais econômico trocar parcialmente os pneumáticos, o certo é substituir todos os antigos por novos ao mesmo tempo, pois ao longo da vida ficam com a mesma concentração de desgaste e o comportamento é similar.

    Por: Web pneul Automóveis> Automobilismol 01/10/2010 lAcessos: 152
    Gilson Pneus

    O novo modelo é o Firehawk SZ90μ RFT*, criado pela Firestone, empresa pertencente a Bridgestone. O novo pneu revolucionou o conceito dos pneus Firestone europeus, pois foi o primeiro a apresentar a tecnologia Run-Flat dentro do velho continente. Leia a matéria completa no site da Gilson Pneus.

    Por: Gilson Pneusl Automóveisl 09/05/2012 lAcessos: 67
    Helena Carvão

    O índice de acidentes que ocorrem todos os dias na hora de trocar pneus é alarmante. Este fato se dá pela pouca importância que o motorista do veículo dá aos pneus e a esta ação.

    Por: Helena Carvãol Automóveis> Carrosl 01/03/2012 lAcessos: 109

    Economia e segurança. Essas são as palavras que resumem os benefícios ao se fazer a manutenção correta dos pneus. "Eles podem durar o dobro do tempo, ou seja, dá para economizar no mínimo uns R$ 480, que é o preço médio de um jogo de pneus novos".

    Por: Biral Automóveis> Carrosl 15/05/2009 lAcessos: 2,989 lComentário: 1

    Rodas Esportivas www.runacar.com.br Rodas de Liga Leve, Dicas e Cuidados que deve ser tomados. Loja Virtal de Rodas www.runacar.com.br

    Por: Milton Alvesl Automóveis> Carrosl 05/05/2011 lAcessos: 627
    Liéber Zen

    Já parou para observar que nos outros países há pessoas que produzem sua própria energia elétrica? Fazendo da utilização da rede de energia vinda concessionárias um uso raro? Muitas dessas pessoas até já conseguem distribuir a energia produzida para pessoas das duas proximidades. A água da chuva é sempre aproveitada também,

    Por: Liéber Zenl Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 28/01/2015 lAcessos: 19
    JORGE FLOQUET

    Ainda sobre a queima de fogos que acontece nos finais de ano, observem que a cada ano que se passa tornam-se mais potentes e duradouras. Onde está o ministério público que não proíbe esse absurdo? Na queima de fogos, são três tipos de poluição: sonora, química e luminosa. Tudo bem, você acha bonito, não é? Mas, os animais que estão no seu entorno e em repouso? Que fogem assustados batendo em tudo que encontra pela frente e não voltam aos seus ninhos? O que se pode afirmar dos seus filhotes?

    Por: JORGE FLOQUETl Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 20/01/2015
    Michele Bazilio

    O artigo não defende o acesso irrestrito de cães nas areias, mas também não aprova uma proibição absoluta tal como frequentemente imposta. Reconhece a preocupação relativa à saúde pública, entretanto busca oferecer alternativas. Acima de tudo, convida à reflexão sobre se seriam os cães, os melhores amigos do homem, os verdadeiros culpados pela enorme poluição que hoje atinge areias e mares.

    Por: Michele Baziliol Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 19/01/2015 lAcessos: 28
    JORGE FLOQUET

    Não! Embora estejamos em pleno final de ano, não se trata da minha participação em maratotonas. Se trata de uma teoria científica que, devido a extrema urgência, tem que ser repassada imediatamente para aqueles que serão beneficiados. Por isso, fui acordado às 03h00 de 30/12/2014, para ser o facilitador desse aviso: à semelhança do que aconteceu no litoral santista no último dia 29/12/2014, evitem aglomeração neste final de ano em áreas propensas à descarga atmosférica, pois muitos choros

    Por: JORGE FLOQUETl Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 30/12/2014
    JORGE FLOQUET

    Neste sentido, a época atual –Réveillon- torna-se uma período de extremo perigo para aqueles que habitam ou se deslocam num ambiente de fortes descargas atmosféricas.Ou seja, os particulados provenientes da queima dos fogos de artifícios ou poluição diminuem, em muito, a rigidez dielétrica trazendo grandes riscos à população.Principalmente em locais de forte aglomeração.Perigo !

    Por: JORGE FLOQUETl Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 29/12/2014
    marli frageri

    concientizar as crianças para que tenhamos um futuro garantido sem tantos danos a saude.

    Por: marli frageril Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 03/12/2014 lAcessos: 12
    eva maria silva oliveira

    É difícil acreditar, mas a água também pode acabar. A impermeabilização acelerada do solo e a destruição da cobertura vegetal e das matas ciliares diminuem a capacidade de renovação dos lençóis freáticos.

    Por: eva maria silva oliveiral Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 01/12/2014 lAcessos: 16
    Jose Bechane

    Resumo Esse artigo foi criado no intuito de apresentar uma questão das casas construidas nos terrenos entulhados em zonas baixas afim de contribuir a despertar atenção sobre este problema as pessoas, a busca de uma consciencialização da sociedade sobre o assunto. O mesmo relata os riscos que ocorrem nestes locais no tempo chuvoso ou melhor contrapõe-se das construções nas proximidades dos locais lamacentos sem mínimas condições.

    Por: Jose Bechanel Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 23/11/2014

    Vantagens das Rodas de Alumínio As rodas de liga leve surgiram devido à necessidade de redução do peso dos veículos. As primeiras rodas de liga leve eram confeccionadas em liga de magnésio. No começo da década de 70, as rodas passaram a ser fabricadas com liga Alumínio/Silício, uma liga com propriedades mecânicas superiores e com menor peso que a liga de magnésio.

    Por: Biral Automóveis> Indústria automotival 10/08/2010 lAcessos: 1,001

    Os pneus, de modo geral, tem como durabilidade de 25 mil a 70 mil quilômetros, dependendo dos cuidados do usuário e do seu uso (off-road, esportivo, urbano, estradal, mineração,...

    Por: Biral Automóveis> Indústria automotival 27/10/2009 lAcessos: 13,483

    O desgaste dos pneus é condicionado pelo modelo do veículo e pelo cuidado com a manutenção dos mesmos. Notadamente, a maioria dos veículos de passeio apresenta um desgaste maior dos pneus dianteiros devido à predominância da tração dianteira e do maior peso no eixo dianteiro...

    Por: Biral Automóveis> Indústria automotival 27/10/2009 lAcessos: 2,166

    Alguns fabricantes codificam os pneus para veículos para caminhonetes e jipes, de maneira diferenciada.

    Por: Biral Automóveis> Indústria automotival 27/10/2009 lAcessos: 363

    Economia e segurança. Essas são as palavras que resumem os benefícios ao se fazer a manutenção correta dos pneus. "Eles podem durar o dobro do tempo, ou seja, dá para economizar no mínimo uns R$ 480, que é o preço médio de um jogo de pneus novos".

    Por: Biral Automóveis> Carrosl 15/05/2009 lAcessos: 2,989 lComentário: 1

    Pneus mais novos devem ser colocados na frente? É bom lavar o motor com água regularmente? Saiba o que é mito e o que é verdade no mundo das quatro rodas

    Por: Biral Automóveis> Carrosl 15/05/2009 lAcessos: 1,245

    Para um bom amante do off-road e trilhas, limpeza e revisão de alinhamento e balanceamento a cada trilha deixarão o 4x4 mais seguro, evitando futuros problemas.

    Por: Biral Automóveis> Carrosl 15/05/2009 lAcessos: 682

    Tudo que é de sua posse sofre influencia do que você acredita e pensa o carro estampa aquilo que você esta fazendo com você.

    Por: Biral Psicologia&Auto-Ajudal 28/04/2009 lAcessos: 475
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast