BelezaModa

A importância do uso de jalecos no ambiente médico-hospitalar

23/01/2012 • Por • 596 Acessos

A saúde é um dos mais importantes elementos na vida das pessoas. Com o uniforme hospitalar, essa verdade é a mesma sob o contexto do ambiente curador. Os uniformes personalizados são projetados para colaboradores que trabalham em um determinado setor, diferenciando-os daqueles funcionários pertencentes à outros departamentos. Quando vemos funcionários bem vestidos com jalecos no ambiente hospitalar, apresentando seu belo e organizado uniforme, seguramente teremos uma impressão ou sensação que demonstra profissionalismo por parte daquela instituição de saúde. Hoje, as pessoas estão mais preocupados com sua aparência e como o quê irão vestir. A maioria das empresas têm um conjunto de normas a serem seguidas por seus funcionários nessa questão do vestuário, e essas organizações esperam, todavia, que seus colaboradores usem o uniforme hospitalar por várias razões. De diretores e executivos até os trabalhadores mais simples, é necessária a seleção adequada das roupas corporativas, pois isso poderá ou não dar uma identificação apropriada. Isto pode ajudar no retorno dos clientes ou fazer com que os clientes reconheçam os empregados. Os uniformes sociais tradicionalmente utilizados no ambiente hospitalar são denominados jalecos.

O uniforme hospitalar deve ser confortável, por isso, tem de ser concebido de forma adequada. Aqueles profissionais envolvidos em trabalhos pesados, como a equipe da enfermagem por exemplo, pode ser necessário confecionar vestuários corporativos mais resistentes e também confortáveis. Outra característica do ambiente hospitalar é o grande número existente em instrumentos e aparelhos médicos, e por isso os jalecos precisam ter mais bolsos tendo em vista carregar os itens utilizados pelos profissionais. Existem outras medidas de segurança que devem ser incluídas na concepção do uniforme hospitalar. Trabalhadores que atuam em ambientes com riscos à saúde, como isolamento e setores infecto-contagiosos, são necessárias máscaras e luvas em conjunto com o uniforme hospitalar ou um simples avental. Muitas vezes, é uma tarefa difícil implementar uma norma interna no hospital visando estabelecer regras na utilização dos jalecos, pois alguns departamentos exigem certas adaptações que nem sempre serão possíveis.

Quando o uniforme hospitalar traz o logotipo da instituição, ganha-se mais publicidade para sua organização hospitalar. Então, se os trabalhadores utilizam transportes públicos, facilmente serão identificados pelas outras pessoas como sendo colaboradores daquele hospital. No entanto, se no ambiente hospitalar não é utilizado o uniforme executivo, os funcionários farão uso da própria preferência em relação aos jalecos com os quais irão trabalhar. Como resultado, teremos um ambiente heterogêneo e confuso sob o ponto de vista organizacional. Mesmo o mundo corporativo é influenciado por tendências da moda, e no hospital não será diferente. Para um visual mais profissional, os fardamentos apropriados devem ser escolhidos com as cores apropriadas, correspondente ao esquema de cores próprios do hospital. Para as mulheres, a preferência em relação aos jalecos é pela cor branca, e em relação aos médicos não é diferente. Os homens costuma adaptar-se mais facilmente a vestuários com ar sóbrio e estilo sofisticado. No final, o uniforme hospitalar adequado é aquele o qual atende todos os requisitos nos aspectos estético e relacionados à segurança.  

Perfil do Autor

Alex Dantas

Para ler mais sobre jalecos e uniformes profissionais, visite o site da Unistamp Uniformes - http://www.unistampuniformes.com.br